Micael Soares da Silva

Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Especialista em Saúde Pública pelas Faculdades INTA(2013). Especialista em Educação na Saúde Para Preceptores no SUS pelo Sírio-Libanês(concluída em dezembro de 2020-aguardando certificado).

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Educação na Saúde para Preceptores no SUS

2019 - Atual

Hospital Sirio-Libanes

Especialização em Saúde Pública

2011 - 2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Título: Os Determinantes Sociais que Implicam no Processo de Situação de Rua em Sobral/CE
Orientador: Rosalice Araújo de Sousa
Bolsista do(a): Pró-Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu, FACULDADES INTA, Brasil.

Graduação em Serviço Social

2002 - 2007

Universidade Federal da Paraíba
Título: A Proteção Social Destinada às Pessoas com Deficiência à Luz da Reabilitação Inclusiva
Orientador: Sandra Magda Araújo de Almeida Xavier

Formação complementar

2019 - 2019

Curso Básico de Vigilância das IST, HIV/AIDS, Sífilis Congênita e Hepatites. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

SILVA, M. S. . Fórum para elaboração do plano de enfrentamento a violência sexual infanto juvenil de Sobral. 2011. (Outro).

SILVA, M. S. ; KERN, J. F. . I Simpósio de Desenvolvimento e Vida Sexual Adolescente. 2009. (Outro).

Participação em eventos

I Encontro Nacional do Projeto DGPSUS.O uso de metodologias ativas como estratégia de apoio formativo na atuação do preceptor no Sistema Saúde Escola de Sobral - CE. 2019. (Encontro).

Treinamento em coleta, armazenamento e transporte de material biologico.Treinamento em coleta, armazenamento e transporte de material biologico de HIV e Hepatites Virais. 2019. (Outra).

Encontro Estadual dos Serviços de Saúde Especializados em HIV/AIDS e Hepatites Virais.Encontro Estadual dos Serviços de Saúde Especializados em HIV/AIDS e Hepatites Virais. 2018. (Encontro).

IV Fórum do Serviço Social.25 anos do Código de Ética do Assistente Social - Luta pela Liberdade, Democracia e Justiça Social. 2018. (Outra).

Oficina de Monitoramento e Avaliação das Ações de Controle das IST.Oficina de Monitoramento e Avaliação das Ações de Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. 2018. (Oficina).

Simpósio sobre Tubercilose para Profissionais de Saúde, Instituições Formadoras e Gestores.Simpósio sobre Tuberculose para Profissionais de Saúde, Instituições Formadoras e Gestores. 2018. (Simpósio).

III Fórum do Serviço Social do HRN.O Assistente Social em defesa do SUS e da Seguridade SOcial: uma abordagem crítica frente á realidade nacional. 2017. (Outra).

I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos HumanosNO.I Conferencia Municipal de Publicas Publicas e Direitos Humanos da População LGBTT. 2016. (Outra).

II Fórum do Serviço Social do HRN.Desafio e Possibilidades da Prática Profissional do Assistente Social na Saúde. 2016. (Outra).

X Semana do Serviço Social das Faculdades INTA.80 Anos do Serviço Social: Uma profissão Inscrita no Brasil. 2016. (Outra).

Curso sobre Doação de Órgãos e Transplantes.Curso sobre Doação de Órgãos e Transplantes. 2015. (Outra).

Capacitação do Enfrentamento da Epidemia da AIDS.Capacitação do Enfrentamento da Epidemia da AIDS entre GAYS, HSH, TRAVESTIS E FEMINILIZÇÃO. 2014. (Outra).

Curso: Cuidados Psicossociais em DST/Aids.Curso: Cuidados Psicossociais em DST/Aids. 2013. (Outra).

Encontro com Profissionais dos Serviços de Atendimento Especializadddo.Encontro com Profissionais dos Serviços de Atendimento Especializado. 2013. (Encontro).

Oficina de Tratamento de Pacientes Cirróticos.Oficina de Tratamento de Pacientes Cirróticos portadores de Hepatite C com Inibidores de Protease. 2013. (Oficina).

Capacitação sobre o Sistema único de Assistência Social.Capacitação sobre o Sistema único de Assistência Social. 2012. (Outra).

Curso de Formação de Educadores.Curso de Formação de Educadores. 2012. (Outra).

Oficina de Aconselhamento em DST/Aids para profissionais de saúde.Oficina de Aconselhamento em DST/Aids para profissionais de saúde. 2012. (Oficina).

Seminário de Capacitação de Diretores e Coordenadores.Drogas por que? Desafios para a Educação. 2012. (Seminário).

II Conferencia Estadual de Políticas Públicas para LGBTT.II Conferencia Estadual de Políticas Públicas para LGBTT. 2011. (Outra).

I Seminário de Estágio Supervisionado.I Seminário de Estágio Supervisionado. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Hellinard da Vincy Lima Ferreira

SILVA, M. S.. Pedagogia nos Espaços Não Escolares através de ações de promoção da saúde. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Aluno: Rosana de Oliveira Nascimento

SILVA, M. S.. Serviço Social na Habitação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Tatiane Carneiro do Vale

SILVA, M. S.; Meyrianne Nogueira da Silva. A atuação do Assistente Social no Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Norte do Paraná.

Orientou

Maria do Socorro Alves Patriolino

Projeto de Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Micael Soares da Silva;

Ilca Marques Fontenele

Projeto de Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Micael Soares da Silva;

Francisca Silvana Mendes da Silva

Projeto de Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Micael Soares da Silva;

Rodrigo Rocha Miranda e Kirna Karina Queiroz

O que Pensam os ADOLESCENTES; 2009; Orientação de outra natureza; (PROJETO SOCIAL PARA COMUNIDADE RIBEIRINHA) - AGENCIA ADVENTISTA DE DESENVOLVIMENTO E RECURSOS ASSISTENCIAIS - AMAZONAS/A; Orientador: Micael Soares da Silva;

Foi orientado por

Sandra Magda Araújo de Almeida Xavier

A Proteção Social destinada às Pessoas com deficiência a luz da Reabilitação Inclusiva; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Sandra Magda Araújo de Almeida Xavier;

Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida

A Proteção Social Destinada às Pessoas com Deficiência à luz da Rehabilitação Inclusiva; 2007; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - UFPB/Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes; Orientador: Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida;

JULIANA BRAGA DE PAULA

EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES NO SUS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS) - Hospital Sírio-Libanês; Orientador: Juliana Braga de Paula;

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. S. . AIDS e outras IST's. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. S. . A importância da equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. S. . Doênças Sexualmente Transmissíveis(DST's) e Métodos de Prevenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. S. . HOMOFOBIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

SILVA, M. S. . Infecções Sexualmente Transmissiveis e AIDS. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Prevenção às Infecçoes sexulmente transmissiveis no período carnavalesco. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Dia Mundial de Combate a AIDS em Sobral. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Dia Mundial de Combate a AIDS 2018 em Sobral. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Saúde do Homem sobralense. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Ação no Centro Pop Sobral. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Treinamento em Sifilis para profissionais de saúde em Sobral. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Programação do 1 de Dezembro - Dia Mundial de Combate a Aids. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Dia Mundial de Combate a AIDS em Sobral. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, M. S. . Apresentação do Serviço de Infectologia em Sobral - CE. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Grupo de Estudos sobre Políticas da Seguridade Social e Educação, Descrição: Discussão e analise baseada nos estudos sobre a conjuntura atual e políticas sociais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Micael Soares da Silva - Coordenador / Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida - Integrante.

Prêmios

2018

Dia do Assistente Social e a relevância de serviços prestados aos Sobralenses, Camara Municipal de Sobral.

2018

Menção Honrosa pela contribuição no Movimento LGBT de Sobral/CE, Coordenadoria dos Direitos Humanos de Sobral e Camara Municipal de Sobral.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Referência em Infectologia de Sobral, Centro de Referência em Infectologia de Sobral. , Rua Coronel Antônio Mendes Carneiro, 545, Centro, 62010160 - Sobral, CE - Brasil, Telefone: (88) 36955167

Experiência profissional

2006 - 2006

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Aluno da Base de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 60

Outras informações:
Aluno regular do Curso de Graduação de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, integrante do grupo de Estudos sobre Políticas da Seguridade Social e Educação, sobre a orientação acadêmica da Professora Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida.

2009 - 2010

Instituto Adventista de Educação e Assistência Social Norte Brasileira

Vínculo: Contrato de Tempo Determinado, Enquadramento Funcional: Assistente Social - Coord. de Projeto Social, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assistente Social do Instituto Adventista de Educação e Assistência Social Norte Brasileira, Coordenando o Projeto Social Intitulado: "Sou Nota 10", desenvolvido em parceria com a Escola Estadual José Mota, para os alunos (crianças e adolescentes) desta Instituição de Ensino. Trabalhando questões psicossociais dos alunos, juntamente com os professores, pais e familiares e comunidade em geral, sendo o foco principal as questões sociais envolvendo a sexualidade das crianças e adolescentes do Município de Manacapuru/AM (local onde esta situada a Escola), fazendo articulação e fortalecendo a rede de atenção socioassistencial do Município, trazendo em pauta, a importância de vida sexual adolescente.

2014 - 2015

Anhanguera de Educação a Distância - EAD

Vínculo: , Enquadramento Funcional: TUTOR PRESENCIAL, Carga horária: 5

Outras informações:
Tutor Anhanguera de Educação a Distância - EAD de setembro de 2014 a setembro de 2015 fazendo parte do quadro organizacional Anhanguera, Polo Sobral/CE, sábado matutino.

2017 - 2020

Prefeitura Municipal de Sobral

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente de Saúde da Prefeitura Municipal de Sobral, ligado a Secretaria da Saúde do Município, na Atenção Especializada, atuando no Centro de Infectologia Referência em Infectologia de Sobral - CRIS, desenvolvendo as atividades de: planejamento estratégico e executor de ações de promoção de saúde e adesão ao tratamento das IST/HIV/AIDS; atividades educativas com grupos e na comunidade; atuação nos programas de Hepatites Virais e IST/HIV/AIDS; visitas domiciliares e institucionais; interação com as redes de apoio sócio assistencial do Município de Sobral e das cidades atendidas dentro da macro região; elaboração de relatórios sociais;orientações acerca de direitos sociais e encaminhamentos diversos.

2012 - 2017

Prefeitura Municipal de Sobral

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente Social da Prefeitura Municipal de Sobral, ligado a Secretaria de Saúde do Município, na Atenção Secundária, atuando no Centro de Infectologia/COAS, desenvolvendo as atividades de: análise sócio-econômica das pessoas atendidas pelo serviço; atendimento individual, coletivo e familiar na promoção de saúde e adesão ao tratamento das IST/HIV/AIDS; atividades educativas com grupos e na comunidade; atuação nos programas de Hepatites Virais e IST/HIV/AIDS; visitas domiciliares e institucionais; interação com as redes de apoio sócio assistencial do Município de Sobral e das cidades atendidas dentro da macro região; elaboração de relatórios sociais;orientações acerca de direitos sociais e encaminhamentos dos pacientes para políticas públicas.

2010 - 2013

Prefeitura Municipal de Sobral

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente Social do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Extrema Pobreza, desenvolvendo as atividades de acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de direitos;visitas domiciliares e institucionais;orientação acerca dos direitos sociais;elaboração de estudos sociais;encaminhamentos dos usuários às diferentes políticas públicas, bem como supervisão de estágio para as alunas das Faculdades UNOPAR (núcleo Sobral/CE) e do Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA, Sobral/CE.

2014 - 2020

HOSPITAL REGIONAL NORTE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente social no HRN (Hospital Regional Norte) do ISGH (Instituto de direitos sem fins lucrativos, responsável pela gestão de unidades de saúde e serviços no estado do Ceara) com atividades de planejamento, orientação, execução e avaliação de trabalhos relacionados com o desenvolvimento e acompanhamento dos pacientes, acompanhantes e familiares em seus aspectos sociais, acompanhar, orientar e encaminhar os mesmos para analise de solução de questões sócias correlacionadas à situação de internação, articulação com a rede socioassistencial, se utilizando de medidas de precaução universal de biossegurança e assessoramento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área quando necessário.