Mariana Pereira Fagundes
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e aluna de Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias (LABMAM/FIOCRUZ) e como colaboradora no Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática (LAGFB/FIOCRUZ).
Informações coletadas do Lattes em 08/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Biologia Celular e Molecular
2022 - Atual
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Caracterização das isoformas das proteínas codificadas pelos genes ML0568 e ML1182 de Mycobacterium leprae
Philip Noel Suffys.Coorientador: Leila de Mendonca Lima. Bolsista do(a): Fundação de Apoio à FIOCRUZ, FIOTEC, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas
Aperfeiçoamento em andamento em Licenciatura em Regime Especial de Formação Pedagógica de Docentes
2024 - Atual
Graduação em Ciências Biológicas
2017 - 2022
Universidade Estácio de Sá
Título: Otimização do uso de amostras paucibacilares em estudos de tipagem molecular de Mycobacterium leprae
Orientador: Sidra Ezidio Gonçalves Vasconcellos
Formação complementar
2024 -
Iniciação em Ciência em Animais de Laboratório. (Carga horária: 30h). , Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, ICTB, Brasil.
2020 - 2020
Desenho e Construção de Primers. (Carga horária: 5h). , II Simpósio de Biomedicina da Baixada Fluminense, UNESA, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso de Biologia Molecular Aplicada a Genética Médica. (Carga horária: 6h). , Ciência com Café - Assessoria e Divulgação Científica, CIÊNCIA COM CAFÉ, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à Divulgação Científica. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS. (Carga horária: 20h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2019 - 2020
Hanseníase na Atenção Básica. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2019 - 2019
Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratórios de Pesquisas Biomédica. (Carga horária: 20h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2017 - 2017
Cultivo de Plantas Medicinais e Fitoterapia. (Carga horária: 5h). , FisioBio Trainning, FISIOBIO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Organização de eventos
NEVES, G. M. S. ; MOTTA, V. H. L. L. ; FAGUNDES, M. P. ; ALMEIDA, K. F. D. ; OLIVEIRA, G. J. D. ; BRITO, R. J. D. S. C. C. ; FERREIRA, L. R. P. ; PITANGUI, I. S. . IX Semana da Biologia da Universidade Estácio de Sá Campus Norte Shopping. 2019. .
NEVES, G. M. S. ; FAGUNDES, M. P. . Dia E do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estácio de Sá. 2019. (Exposição).
Participação em eventos
30 Reunião Anual de Iniciação Científica PIBIC/PIBITI (RAIC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).Detecção de Mycobacterium leprae através PCR quantitativo para auxiliar o diagnóstico da Hanseníase em países endêmicos. 2022. (Encontro).
I Workshop de Bacteriologia Molecular. 2021. (Encontro).
Webinar Series in Biomedicine: Meet the Professor 2021 com Samuel Goldenberg. 2021. (Seminário).
II Simpósio de Biomedicina da Baixada Fluminense. 2020. (Simpósio).
IX Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular (1 Edição Online). 2020. (Outra).
II Workshop do Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias.Expressão gênica em sistemas heterólogos como ferramenta para estudos funcionais de genes com importante papel farmacogenético e na resistência de micobactérias.. 2019. (Encontro).
I Workshop em Ferramentas Moleculares Aplicadas ao Estudo Diagnóstico. 2019. (Encontro).
IX Semana da Biologia da Universidade Estácio de Sá Campus Norte Shopping. Introdução à Análise Molecular da Resistência a Rifampicina no espectro da Hanseníase. 2019. (Feira).
Participou como Ouvinte na disciplina de Pós Graduação em Métodos Experimentais em Biologia Molecular. 2019. (Outra).
Comissão julgadora das bancas
FERREIRA, A. G. C. N.; SCHMITZ, VERONICA; GOMES NETO, F.;ROSA, THABATTA L. S. A.. Caracterização das isoformas das proteínas codificadas pelos genes ML0568 e ML1182 de Mycobacterium leprae. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.
Foi orientado por
Análise de mutações novas no gene rpoB de Mycobacterium leprae e a resistência a rifampicina; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Raquel Lima de Figueiredo Teixeira;
Caracterização das isoformas das proteínas codificadas pelos genes ML0568 e ML1182 de Mycobacterium leprae; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Marcos Gustavo Araujo Schwarz;
Produções bibliográficas
-
FAGUNDES, M. P. ; VASCONCELLOS, S. E. G. . Detecção de Mycobacterium leprae através de PCR quantitativo para auxiliar o diagnóstico da hanseníase em países endêmicos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAGUNDES, M. P. ; TEIXEIRA, R. L. F. ; SUFFYS, P. N. . Introdução à Análise Molecular da Resistência a Rifampicina no espectro da Hanseníase. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FAGUNDES, M. P. ; TEIXEIRA, R. L. F. . Expressão gênica em sistemas heterólogos como ferramenta para estudos funcionais de genes com importante papel farmacogenético e na resistência de micobactérias.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2022
Otimização do uso de amostras paucibacilares em estudos de tipagem molecular de Mycobacterium leprae, Descrição: O principal desafio do estudo molecular de Mycobacterium leprae está associado ao fato de ser um patógeno intracelular obrigatório e, portanto, ser incapaz do cultivo in vitro dependendo diretamente da coleta de amostras provenientes de pacientes com diagnosticados clínico de hanseníase, ou então, de cobaias do método de Shepard (1960). Por consequência, torna-se necessário otimização do processo de extração do DNA micobacteriano em boa quantidade e integridade, e que sejam implementadas técnicas que permitam a quantificação de material genético de forma rápida e precisa. Visando aperfeiçoar o uso de amostras paucibacilares, frequentemente excluídas de estudos moleculares e filogenéticos de M. leprae, este estudo busca utilizar o qPCR como uma ferramenta auxiliar para determinar amostras elegíveis para métodos de tipagem molecular. Sendo assim, utilizamos o ensaio de qPCR com alvo 16S rRNA e RLEP para predição de amostras seguido da técnica de genotipagem por MLVA 17 loci. Com os dados obtidos podemos concluir que este trabalho irá contribuir para um melhor entendimento epidemiológico e molecular da hanseníase, além de validar o uso da técnica de PCR, tendo como alvo 16S rRNA e RLEP, preditor de ensaios de tipagem molecular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Fagundes - Integrante / Sidra Ezidio Gonçalves Vasconcellos - Coordenador.
-
2022 - Atual
Caracterização das isoformas das proteínas codificadas pelos genes ML0568 e ML1182 de Mycobacterium leprae, Descrição: Embora os primeiros estudos de Mycobacterium leprae relatem uma baixa diversidade genética, após o sequenciamento de genoma completo foram observados diversos marcadores moleculares relevantes como os SNPs e os VNTRs. Os genes ML1182 e ML0568 possuem sequências repetitivas conhecidas como 12-5 (ML1182) e 27-5 (ML0568) que estão diretamente relacionados com proteínas da família PPE (12-5) e a proteínas de parede celular e/ou processos celulares (27-5), porém possuem função desconhecida. Estudos realizados demonstraram uma relação direta entre os números de repetições nestes genes com as duas maiores linhagens de M. leprae circulantes no Brasil, a linhagem tipo 4 é prevalente nas regiões Norte e Nordeste, enquanto a linhagem tipo 3 na região Sudeste. Sendo assim, esta proposta tem como objetivo realizar a caracterização molecular dos produtos proteicos variantes dos genes ML1182 e ML0568 através de análises in sílico para compreensão do impacto estrutural e funcional das STRs. Realizar a análise da frequência dos distintos números de cópias na população amostral e correlacioná-las aos diferentes genótipos de Mycobacterium leprae. E, por fim, realizar a clonagem e expressão das diferentes proteínas em Escherichia coli. A hanseníase apresenta diferentes formas clínicas e são poucos os estudos que relacionam a fisiopatologia da hanseníase e a linhagem infectante. Com base no exposto acreditamos que a caracterização molecular e estudos funcionais das diferentes isoformas das proteínas codificadas pelos genes ML1182 e ML0568 das linhagens prevalentes no Brasil, possam auxiliar em um melhor entendimento da doença, bem como suas aplicabilidades seja em testes diagnósticos, ensaios vacinais, estudos filogeográficos e/ou epidemiologia molecular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Fagundes - Integrante / Philip Noel Suffys - Coordenador / Leila de Mendonca Lima - Integrante.
-
2020 - 2022
Detecção de Mycobacterium leprae através PCR quantitativo para auxiliar o diagnóstico da Hanseníase em países endêmicos, Descrição: O objetivo desta proposta é desenvolver um melhor procedimento de extração de DNA para amostras clínicas de pacientes com hanseníase e seus contatos e um procedimento baseado em PCR em tempo real para a detecção do M. leprae e verificamos o uso da PCR em tempo real como preditor da eficiência da técnica de MLVA para tipagem de M. leprae de diferentes espécimes clínicos. Os procedimentos serão então, comparados e validado em diferentes institutos o que possibilitará o aprimoramento da confirmação diagnóstica de pacientes com hanseníase.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Pereira Fagundes - Integrante / Sidra Ezidio Gonçalves Vasconcellos - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. , Fundação Oswaldo Cruz, Bonsucesso, 21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25621606, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias/IOC-FiocruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado Acadêmico, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2022
Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias/IOC-FiocruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
2019 - 2019
Laboratório de Biologia Molecular Aplicada a Micobactérias/IOC-FiocruzVínculo: Colaborador Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Oswaldo Cruz.,Linhas de pesquisa
2022 - 2022
Laboratório de Genômica Funcional e BioinformáticaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2022 - 12/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ).,Linhas de pesquisa
2020 - 2020
Universidade Estácio de SáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor de Fund. Microbiologia e Imunologia, Carga horária: 6
Atividades
-
01/2020 - 06/2020
Extensão universitária , Universidade Estácio de Sá Campus Norte Shopping.,Atividade de extensão realizada, A monitoria é uma atividade de auxílio à docência que proporciona ao aluno monitor o aprofundamento de seus conhecimentos sobre o conteúdo ministrado e desperta seu interesse pela prática pedagógica..
Você é Mariana Pereira Fagundes?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Pereira Fagundes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?