Vinícius Manhabosco

Atualmente é estagiário - Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2015 - Atual

Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Centro Tecnologico Frederico Jorge Logemann

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo do perfil do indiciado pelo crime de tráfico de drogas no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, Descrição: Com o fim de traçar um padrão do perfil do indivíduo que pratica o crime de tráfico de drogas, bem como da quantidade e natureza da drogas apreendida, encontra-se em desenvolvimento uma pesquisa empírica, com autorização do Tribunal de Justiça, nos processos da 10ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. O problema de pesquisa a ser analisado é a busca do parâmetro utilizado nos processos criminais em termos de quantidade de droga apreendida para fins de tipificação do delito previsto no art. 33 da Lei 11.313 de 2006, bem como do perfil do agente, considerando critérios como idade, raça, classe social e existência ou não de antecedentes criminais, e, nos processos com trânsito em julgado, se a decisão foi de natureza condenatória ou não. A metodologia utilizada será a de coleta de dados, visando uma análise de caráter quantitativo, de todos os processos da referida vara, no período de 6 meses, e, posteriormente, em 1 ano... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vinícius Manhabosco - Coordenador / Aline Pires de Souza Machado de Castilhos - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Estudo do perfil do indiciado pelo crime de porte ilegal de arma, Descrição: Objetivando estabelecer um perfil do agente que se enquadra na prática do delito de porte de arma, previsto na Lei 10.826 de 2003, nos artigos, 12, 14, 16 e 16,§ único, IV, bem como traçar um perfil estatístico do número de processos em que se obtém uma sentença absolutória, em que pese a prisão em flagrante delito, encontra-se em desenvolvimento uma pesquisa empírica, com autorização do Tribunal de Justiça, nos processos da 10ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. O problema de pesquisa a ser analisado é estabelecer a existência ou não da possibilidade de defesa em tais crimes, bem como traçar um padrão do agente, considerando critérios como idade, raça, classe social e existência ou não de antecedentes criminais. A metodologia utilizada será a de coleta de dados, visando uma análise de caráter quantitativo, de todos os processos da referida vara, no período de 6 meses, e, posteriormente, em 1 ano... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vinícius Manhabosco - Coordenador / Aline Pires de Souza Machado de Castilhos - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Tribunal de Justica do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estgiário