Zara Dobura

Atriz, encenadora, bailarina, cantora/compositora, modelo e artista visual. Cursando Último semestre de Bacharelado em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC). Realizou na academia a produção de quatro amostras acadêmicas de artes cênicas: VI MAÇÃ (2015), VII MAÇÃ (2017) VIII MAÇÃ (2018) e a IX MAÇÃ (2019). Em 2016 finalizou a pesquisa realizada em dois semestres de monitoria em Teoria das Artes Cênicas I e Teoria das Artes Cênicas II: Tragédias gregas, canônicos romanos e comédias da antiguidade. Em 2016 concluiu o projeto de extensão Teatro Italiano: Da história a Cena, idealizado e dirigido por Luciah Tavares e Nilo Correa, do curso línguas italiano da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) na qual se faz uma longa retomada nas produções dramatúrgicas italianas ao longo dos séculos, apresentando peças na língua italiana, como : Menecmi (2015, texto de Plauto), La Locandiera (2016, texto de Carlo Goldoni), La Mandragola (2016, texto de Nicolau Maquiavel) e Sogno d'una notte di mezza sbornia (2016, texto de Eduardo de Filippo). Em 2017 atuou em cinco curta-metragens universitários: Atriz principal em ?A lista? (dirigido por Gabriel Neves), ?O prazer secreto? (dirigido por Victor Toth), coadjuvante em ?Quando estou só? (dirigido por Amanda Moreira) e ?Paralisia? (dirigido por Rafael Minari) e figurante em ?Kenzo? (dirigido por Lincolin Sato). Em abril de 2017 passou no 12º Festival de teatro universitário em Fèz Marrocos com a peça "The clown is the new palhaço". Em novembro de 2017 compôs o 2º EXPERIMENTA com a peça ?Isto não é uma fábula? (direção de Lucas Lima e texto de guilherme de figueiredo), trabalho responsável pela primeira temporada da atriz e por gerar o relatório "Grupo de teatro duZEUSes: Projeto de Montagem de A raposa e as Uvas, e Guilherme Figueiredo" para a bolsa cultura no ano de 2017. Em 2018 foi monitora de Encenação teatral II. Em maio de 2018 passou para o 17º JOTE TITCAC em Blumenau com "Finalmente você está morto". Em junho de 2018 atuou como atriz principal no curta ?Passo Nulo?, produzido no 22º Rally universitário do Festival Audiovisual Mercosul com a temática "Soy Latino Americano". Em junho de 2018 passou para o XXII Encontro dos estudantes de arte (Enearte) - Belém do Pará com três trabalhos: "Estamos Cavando um Buraco", "Desatando Nós" e "Cantos da voz". Em 2018 compôs o 3º EXPERIMENTA com as peças "Pseudologia Fantástica" e o trabalho de conclusão de curso "Disforia". Em 2019 foi monitora voluntária da matéria de Teatro de animação I. Em 2019 passou para o XXIII Encontro dos estudantes de arte (Enearte) - Parahyba 2019 com a exibição do curta "MIS.S. GENDER". Julho de 2019 apresentou "Disforia", (peça que abarca os estudos Queer e tem como temática a disforia de gênero) para a finalização de sua graduação em Artes Cênicas com ênfase em atuação.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Artes Cênicas

2015 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias

Ensino Fundamental (1º grau)

2004 - 2011

Escola de Educação Básica São Domingo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2015

Curso de Japonês. (Carga horária: 162h). , Up! Idiomas, UPI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Encenação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dramaturgia Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação Cinematográfica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Canto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabiana Lazzari de Oliveira

OLIVEIRA, F.L.; DOBURA, Z.; COELHO, M.C.; ZAMARIOLI, D.. DISPFORIA: Memorial descritivo de um corpo (trans) político. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Prfa

Maíra Castilhos; Disforia: A construção da potência cênica através do corpo político; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maíra Castilhos Coelho

DISFORIA: Memorial descritivo de um corpo (trans) político; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Paulo Ricardo Berton

Monitoria na disciplina Encenação Teatral ii; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Paulo Ricardo Berton;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Nataly Delacour ; Waleska Georgiana ; DOBURA, Z. . Pseudologia Fantástica. 2018. Teatral.

DOBURA, Z. . PASO NULO. 2018. Audiovisual.

DOBURA, Z. . O PRAZER SECRETO. 2018. Audiovisual.

Julia Rojas ; MAIER, D. ; DOBURA, Z. . SIDERURGIA MAGRAL. 2018. Audiovisual.

DOBURA, Z. . DISFORIA. 2018. Teatral.

Lucas Lima ; DOBURA, Z. . ISTO NÃO É UMA FÁBULA. 2017. Teatral.

Robson Esteves ; MARIO, W. ; DOBURA, Z. . THE CLOWN IS THE NEW PALHAÇO. 2017. Circense.

DOBURA, Z. . InTRANSmissível. 2019. Outra.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Teoria de Artes Cênicas I e II, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2019

    Estágios , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Estágio realizado, Estagiária na secretária do curso de graduação em Artes Cênicas.

  • 03/2019 - 07/2019

    Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.,Atividade realizada, Monitoria Voluntária em Teatro de animação I.

  • 04/2018 - 07/2018

    Estágios , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Estágio realizado, Estagiária na Coordenação de Gestão Ambiental - Reitoria 2 - Perfomances Artísticas com temática do meio Ambiente.

  • 04/2017 - 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2016 - 07/2017

    Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .,Cargo ou função, Presidente do Centro Acadêmico de Artes Cênicas (CAAC) da UFSC.