Gabriel Di Pierro Siqueira

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é coordenador da área de juventude da Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação. Atua com formação, pesquisa e gestão de projetos com foco em jovens e coletivos juvenis, participação social, políticas públicas de juventude e trajetórias juvenis de educação e trabalho. Tem experiência nas área de Juventude, Políticas Públicas e Educação.

Informações coletadas do Lattes em 16/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

1998 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: No percurso das mãos - sentidos do trabalho
Orientador: Maximiliano Rezende

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Gestão Local em Segurança Pública. (Carga horária: 48h). , Oficina Municipal, OFICINA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil. 2019. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Políticas públicas e experiências juvenis no campo da educação e trabalho. 2018. (Congresso).

I Seminário Internacional de Administração Pública - Viva Curitiba.Olhares sobre juventude e seus impactos nas políticas públicas dirigidas a jovens. 2017. (Seminário).

Seminário ?Por uma pedagogia das juventudes?.Experiências metodológicas de trabalho educativo com jovens. 2017. (Seminário).

Seminário Jovens e Trabalho - Dilemas, Invenções e Caminhos.Mediação na mesa "Participação, ativismo e trabalho". 2017. (Seminário).

Oficina Plano em Diálogo.Juventude e mobilidade. 2016. (Oficina).

6ª Oficina Plano em Diálogo - Do Direito ao Território e à Mobilidade?.Jovens e mobilidade. 2014. (Oficina).

6º Seminário Nacional Homens e masculinidades: Práticas de intimidade e políticas públicas.?Outras formas de ser, viver e fazer a diferença? - Práticas de prevenção da violência com adolescentes e jovens e suas interfaces com a equidade de gênero. 2010. (Seminário).

Seminário Políticas Públicas de Juventude em Pauta. 2010. (Seminário).

I Simpósio Global Engajando Homens e Meninos Pela Igualdade de Gênero.Projeto Juventude, Gênero e Espaço Público. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Carla Corrochano

Jovens e trabalho: inova educação em São Paulo; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Macedo, Márcio ; SIQUEIRA, G. P. . Que segurança pública queremos? Pesquisa qualitativa sobre segurança pública. 1. ed. São Paulo: Gabriel DiAção Educativa, 2016. v. 1. 52p .

  • SIQUEIRA, G. P. . A bicicleta e o direito de mudar São Paulo. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 14 mar. 2019.

  • SIQUEIRA, G. P. ; FREITAS, M. V. . Cultura e apropriação da cidade por meio de iniciativas juvenis. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, p. 6 - 7, 04 nov. 2015.

  • SIQUEIRA, G. P. . Outras formas de ser, viver e fazer a diferença - práticas de prevenção da violência com adolescentes e jovens e suas interfaces com a equidade de gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIQUEIRA, G. P. ; Ortiz, Marília . Gênero fora da caixa - Guia prático para educadores e educadoras. São Paulo: Instituto Sou da Paz, 2011 (Guia metodológico para trabalhos educativos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SIQUEIRA, G. P. ; Pires, Tauá ; QUENCA, B. ; PEREIRA, F. L. B. . Agora é Lei: Lei 16.778 de 2018 - Composição do Conselho Estadual da Juventude. 2018.

SIQUEIRA, G. P. . Desafio Profissão -- Orientação Profissional na Escola Pública. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SIQUEIRA, G. P. . Institutos e fundações promovem mudanças em suas iniciativas para atender à realidade da juventude brasileira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LOPES, B. ; SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo. 2014; Tema: Escolha, formação e inserção profissional de jovens. (Site).

SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. ; SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. ; SIQUEIRA, G. P. . Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Que segurança pública queremos? Pesquisa qualitativa sobre segurança pública, Descrição: Pesquisa qualitativa desenvolvida no âmbito do projeto Segura Essa Ideia: Jovens Articuladores pelo Direito à Segurança (JADS), desenvolvido pela Ação Educativa, com recursos do Ministério da Justiça e da Oxfam Brasil. Buscou compreender, a partir da realização de grupos de diálogo com jovens, moradores e profissionais que atuavam com jovens, quais as compreensões sobre o problema da violência e quais seriam as suas respostas para lidar com ele. O trabalho teve como foco territorial as regiões administrativas de Sapopemba e São Mateus, na região leste do Município de São Paulo e ocorreu ao longo de 2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gabriel Di Pierro Siqueira - Integrante / Márcio Macedo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - Atual

    Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Área de Juventude, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordena as equipes da área, elabora, planeja, monitora e avalia projetos; redige relatórios institucionais. - Coordena o Projeto Tô no Rumo ? Jovens e Escolha profissional, que dá assessoria técnica e material a professores da rede pública para uso de metodologia de escolha e orientação profissional para jovens estudantes do ensino médio. - Supervisiona o projeto Arte e Cultura na Medida, que desenvolve metodologias pedagógicas para o atendimento de adolescentes em medida socioeducativa, considerando sua formação cidadã e possibilidades de geração de renda por meio da cultura. O trabalho ocorre em parceria com nove serviços conveniados (MSEs) do município de São Paulo. - Coordena o Projeto Juventude nas Cidades, que atua com a formação e articulação de coletivos juvenis atuantes no município de São Paulo em torno do direito à cidade, geração de trabalho e renda. O projeto ocorre também no Rio de Janeiro, Recife e Distrito Federal, em parceria com Oxfam Brasil, INESC, FASE, Criola, IBASE e Instituto Polis. - Desenvolve e coordena projetos no campo das políticas públicas de juventude e da participação juvenil, incluindo a gestão de equipes, avaliação e relatórios. - Coordenou, em 2015, o Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), que mobilizava e dava formação política para jovens atuarem em favor de seus direitos educativos. - Atuou na secretaria executiva do GT Juventude da Rede Nossa São Paulo, facilitando a articulação de organizações e grupos que atuam no campo das políticas públicas de juventude (PPJs), com a finalidade de construir uma agenda pública de propostas para o poder público executivo e legislativo do Município de São Paulo, além de realizar ações de incidência política.

  • 2006 - 2011

    Instituto Sou da Paz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    - Desenvolveu, dentro da Área de Juventude do Instituto, projetos específicos na interface gênero e violência, dirigidos a jovens e a profissionais que atuam com juventudes. - Realizou a formação de profissionais de organizações sociais e instituições públicas; desenvolveu campanhas de comunicação social e gênero com jovens; assessorou instituições públicas e privadas que atuam com jovens na realização de diagnóstico e implementação de planos de trabalho dirigidos à igualdade de gênero, participação feminina e valorização da diversidade; realizou eventos, ações coletivas e facilita redes em comunidades populares da cidade de São Paulo em parceria com lideranças, ONGs, poder público e grupos juvenis locais; elaborou projetos e relatórios para financiadores; - Como assistente do Programa São Paulo em Paz contribuiu para diagnóstico participativo e implementação de um plano de ação dirigido à prevenção de violência na região da subprefeitura de Guaianases (zona leste), Grajaú (zona sul) e Brasilândia (zona norte), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo.