Joao Marcelo de Paiva Brandao

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Concluiu o ensino médio no Coluni, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Pesquisador do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça- PRUNART/UFMG desde 2019, inscrito sob o cadastro de número 2019029. Extensionista do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Acesso à Justiça e Solução de Conflitos da Faculdade de Direito- RECAJ UFMG. Bolsista voluntário no projeto de Iniciação Científica vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e ao PRUNART/UFMG com o título: 'Gênero, trabalho e desigualdade: um estudo sobre um estudo sobre a equipe docente da Faculdade de Direito da UFMG", sob coordenação da Prof. Dra. Nathália Lipovetsky. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Direito.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2019 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Ensino Fundamental (1º grau)

2013 - 2015

Colégio Equipe de Ponte Nova

Formação complementar

2021 - 2021

Direito de Família. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Inverno da FFLCH - Estado de Exceção: história e historiografia. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2020 - 2020

Crimes Cibernéticos. (Carga horária: 20h). , Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, CEAPOLC/MG, Brasil.

2020 - 2020

Direito: noções. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

II Curso Básico em Direito Internacional dos Direitos Humanos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Operação de Computador, na categoria júnior. (Carga horária: 173h). , Informusic Papelaria, Informática e Treinamentos LTDA, INFORMUSIC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Organização de eventos

BRANDÃO, J. M. P. . I Congresso Interdisciplinar "Direito e Economia" e IV Congresso Interdisciplinar sobre La Deuda Pública. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

19ª Jornada de Extensão da UFMG - InterAção: UFMG + Comunidade enfrentando os desafios de 2020. 2020. (Exposição).

A vulnerabilidade LGBTQL+ em tempos de pandemia: Desmascarando o preconceito e a marginalização. 2020. (Exposição).

Ciclo de Debates on-line: Pela saúde mental como direito humano também no enfrentamento da crise: uma crítica do papel do Brasil na história e no presente no tratamento do adoecimento psíquico. 2020. (Exposição).

Ciclo de Debates on-line sobre A Crise Econômica e o Mercado de Trabalho na Pandemia: Um diálogo sobre o papel do Estado e a flexibilização dos direitos trabalhistas. 2020. (Exposição).

Ciclo de Debates on-line sobre A Sociedade e a Pandemia: Um olhar apurado sobre as desigualdades sociais e a luta pela justiça no Brasil em tempos de calamidade pública. 2020. (Exposição).

Ciclo de Debates on-line sobre o Pacto Federativo: Uma discussão sobre autonomia e protagonismo no combate ao novo Coronavírus. 2020. (Exposição).

Ciclo de Debates on-line sobre Saúde Pública, Dignidade da Pessoa humana e a Autonomia Individual: Um olhar apurado sobre os desafios da bioética em tempos do Novo Coronavírus. 2020. (Exposição).

Crimes cibernéticos e gênero: a extensão do espaço virtual no silenciamento das mulheres. 2020. (Exposição).

Fluxos Migratórios no séc. XXI: apontamentos sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas. 2020. (Congresso).

Isoladas e Violentadas: O Estado, o Direito e a Sociedade no combate à violência doméstica em tempos de pandemia. 2020. (Exposição).

Métodos consensuais de resolução de conflitos: presente e futuro. 2020. (Seminário).

O que são Crimes de Responsabilidade e quais os caminhos para um Impeachment no cenário político brasileiro recente. 2020. (Exposição).

V Simpósio Internacional de Filosofia da Dignidade Humana: O direito entre a política e a ideologia. 2020. (Simpósio).

XI Congresso RECAJ-UFMG: Desafios, Travessias e Potencialidades para o Direito e o Acesso à Justiça face aos Algoritmos, ao Big Data e à Inteligência Artificial. 2020. (Congresso).

I Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Direito e Economia. 2019. (Congresso).

IV Congresso Interdisciplinar sobre la deuda pública. 2019. (Congresso).

I Conferência: a juventude e o Futuro do Brasil - o Coluni na construção de um novo país. 2018. (Outra).

Escola do Legislativo. 2016. (Exposição).

Foi orientado por

Nathália Lipovetsky e Silva

Gênero, trabalho e desigualdade: um estudo sobre a equipe docente da Faculdade de Direito da UFMG; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Nathália Lipovetsky e Silva;

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

ACESSO A JUSTIÇA PELA VIA DOS DIREITOS EM FACE DA PANDEMIA DA COVID-19: PÍLULAS JURÍDICAS; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - PROEXT - PRO-REITORIA DE EXTENSÃ?O DA UFMG; Orientador: Adriana Goulart de Sena Orsini;

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

Projeto Pílulas Jurídicas - RECAJ UFMG; 2022; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade de Direito da UFMG, Pró-reitoria de Extensão da UFMG; Orientador: Adriana Goulart de Sena Orsini;

Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro

Determinantes da Prisão Preventiva: uma análise dos dados da defensoria pública de Minas Gerais; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • BRANDÃO, J. M. P. ; SOUZA, C. A. . A tecnologia como fator de promoção do acesso à justiça: breves reflexões. In: XI CONGRESSO RECAJ-UFMG, 2020, Belo Horionte. Anais do XI Congresso RECAJ UFMG, 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Gênero, Trabalho e Desigualdade: um estudo sobre a equipe docente da Faculdade de Direito da UFMG, Descrição: O objetivo geral da pesquisa é traçar, numa perspectiva histórica, o perfil das docentes da Faculdade e determinar as características do ambiente em que se desenvolveu (e se desenvolve) a conquista de espaço das mulheres na pesquisa e na docência no Direito. Aspectos como interseccionalidade entre gênero, raça e classe; divisão sexual do trabalho e das áreas de educação formal; legislação brasileira etc.; constituem variáveis que devem ser consideradas, para que seja possível realizar uma análise crítica e atual, que contribua de forma relevante para a transformação da realidade. A pesquisa será interdisciplinar, transitando dentre Direito, Sociologia e Ciência Política como setores do conhecimento e contará com abordagens diagnósticas, comparativas, compreensivas e propositivas do objeto investigado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Marcelo de Paiva Brandão - Integrante / Nathália Lipovetsky e Silva - Coordenador.

Prêmios

2014

Troféu de 2 lugar geral no 1° Concurso de Redação das 11 unidades da Rede Equipe de Ensino, Colégio Equipe de Rio Casca.

2012

Menção honrosa pelo desempenho na 8ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Ministério da Educação (MEC).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais. , Avenida João Pinheiro, número 100, Centro, 30130180 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34098600, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 8

2020 - 2020

Academia de Polícia Civil de Minas Gerais

Vínculo: Estagio não remunerado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio voluntário na 1ª Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Cibernéticos da cidade de Belo Horizonte (MG).