Andressa Ferreira Martins

Graduanda em Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG). Possui interesse nas seguintes temáticas: arqueologia do contemporâneo; Boy's Love (yaoi).

Informações coletadas do Lattes em 16/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Arqueologia

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2012

E. E. E. M. Eng. Roberto Bastos Tellechea

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARAO, V. M. ; MARTINS, A. F. . Arqueologia da região de Mostardas e Tavares - a pré-história da costa central do RS. 2018. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro de Pesquisas Arqueológicas Invisibilizadas.Sobre a materialidade de fãs de BL e a construção do sentimento de pertencimento. 2019. (Encontro).

Aplicabilidade de plantas bioativas como recurso medicinal. 2018. (Oficina).

Bruxas e selfies: representações da mulher como mal no ocidente. 2018. (Oficina).

Por trás da maldição da múmia: o caso da tumba de Tutankhamon na Egiptologia. 2018. (Oficina).

Cultura material, ordem social e tecnologias de gênero. 2017. (Oficina).

I Ciclo de Oficinas da Arqueologia: interdisciplinaridade e troca de saberes. 2017. (Oficina).

Oficina de objetos: afeto, história e memória. 2017. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARTINS, A. F. . A tecnologia lítica: introdução à cadeira operatória e suas inferências na importância de seu estudo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Paisagens e Identidades: arqueologia dos excluídos na modernidade riograndina, Descrição: Este projeto que se inicia em 2013 e que deriva de uma pesquisa anterior, iniciada em 2007, busca as distintas formas tomadas pela paisagem riograndina, em seus aspectos físicos, sociais e simbólicos, verificando suas relações com diferentes grupos sociais que participaram da sua construção no bojo do processo de constituição da sociedade capitalista local, enfatizando os segmentos sociais mais desfavorecidos, na segunda metade do século XIX, e inícios do século XX. Ela focará especialmente na analise da vida cotidiana dos excluídos, através de diferentes formas de cultura material, incluindo a paisagem, como meios de expressão e comunicação.Afim de observar os contextos mais específicos e analisar a vida cotidiana dos agentes focados nesta pesquisa e as possíveis distinções de identidade, deverão ser realizadas escavações para que se possa obter um maior número de dados que poderão estar situados em sub-superfície. A atividade de pesquisa deverá complementar a formação acadêmica dos graduandos, através da implementação de um sitio escola, promover atividades de educação patrimonial e a divulgação dos conhecimentos gerados pela pesquisa, devendo resultar na elaboração de um mapa de valorização arqueológica da região estabelecendo zonas de interesse arqueológico, visando a gestão dos bens e objetivando colaborar na formulação e desenvolvimento de projetos de planejamento urbano. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andressa Ferreira Martins - Coordenador / Beatriz Thiesen - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional