Giovana Paula Ramos Silveira Leite

Graduanda do 6° período em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais é bolsista de Iniciação Científica do projeto ?Entre performance argumentativa e hermenêutica protetiva: o papel da Justiça do Trabalho de Minas Gerais na pandemia do Covid-19?. Foi estagiária na Fundação Israel Pinheiro (2020) e bolsista de extensão do Grupo de Pesquisa e Extensão RE-HABITARE (2019-2020).

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação interrompida em 2017 em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2017

Curso técnico/profissionalizante em Edificações

2014 - 2016

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Formação complementar

2020 - 2020

Minicurso em Responsabilidade Ambiental. (Carga horária: 6h). , Grupo de Estudos em Direito Ambiental, GEDA, Brasil.

2020 - 2020

How to Write a Research Paper. , Karger Learn, KARGER, Estados Unidos.

2020 - 2020

Novas Faces do Direito do Trabalho. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Fundamentos das Ciências Políticas. (Carga horária: 25h). , Centro Acadêmico Afonso Pena, CAAP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso de Formação no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. (Carga horária: 10h). , Grupo de Estudos em Direito Internacional dos Direitos Humanos, GEDI-DH, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso de Extensão Direito à Moradia, Cidade e Conflito. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Grupo de Estudos em Constituição e Política. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Psicologia Investigativa e Criminal Profiling. (Carga horária: 8h). , INTEGRA EXTENSÃO PROFISSIONAL, INTEGRA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Organização de eventos

LEITE, G. P. R. S. . Oficina de Planejamento Acadêmico. 2020. (Outro).

LEITE, G. P. R. S. . Sociedade em Perspectiva. 2020. (Outro).

LEITE, G. P. R. S. . UFMG nas ruas. 2019. (Outro).

LEITE, G. P. R. S. . UFMG nas ruas. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Advogados não usam mais cartões de visitas. 2019. (Seminário).

Colóquio Sobre Eleições e Discurso de Ódio. 2019. (Outra).

Semana do Conhecimento da UFMG.Direito à Moradia e Direito à Cidade: Enfoque Audiovisual. 2019. (Encontro).

UFMG nas ruas.Atendimento Jurídico. 2019. (Outra).

Direito Penal, Racionalidade e Dogmática. 2018. (Seminário).

Tribunal do Júri Simulado. 2018. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

SENA, A. G. O.VASCONCELOS, A. G.ARAUJO, A. J. C.. Acesso à justiça pela via dos direitos, conflitos trabalhistas e pandemia: análise dos conflitos trabalhistas judicializados na justiça do trabalho mineira durante a pandemia de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi orientado por

Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau

Monitoria Voluntária em formato ERE - de DPC I; 2021; Orientação de outra natureza; (Direito) - Faculdade de Direito da UFMG; Orientador: Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau;

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

Mapeamento dos conflitos trabalhistas na pandemia: uma análise da atuação da justiça do trabalho mineira na pandemia da covid19; ; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

Efetivação de Direitos e o Acesso à Justiça Durante a Pandemia: o papel da justiça do trabalho mineira na pandemia da covid-19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito da UFMG; Orientador: Adriana Goulart de Sena Orsini;

Produções bibliográficas

  • LEITE, G. P. R. S. . ACESSO À JUSTIÇA, PANDEMIA E O TRABALHO DOS MOTORISTAS DE PLATAFORMAS DIGITAIS: ANÁLISE DOS JULGADOS DO TRT - 3a REGIÃO QUE ABORDAM OS DIREITOS DOS MOTORISTAS PLATAFORMIZADOS DURANTE A PANDEMIA.. In: XI CONGRESSO RECAJ-UFMG: DESAFIOS, TRAVESSIAS E POTENCIALIDADES PARA O DIREITO E O ACESSO A JUSTIÇA FACE AOS ALGORITMOS, AO BIG DATA E À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 2020, Belo Horizonte. O direito do trabalho no século XXI, 2020. p. 22-29.

  • LEITE, G. P. R. S. . UM OLHAR TRIDIMENSIONAL SOBRE A MULHER PLATAFORMIZADA: ANÁLISE DA SITUAÇÃO DAS MULHERES QUE TRABALHAM POR PLATAFORMAS DIGITAIS SOB A TEORIA DE NANCY FRASER. In: XI CONGRESSO RECAJ-UFMG: DESAFIOS, TRAVESSIAS E POTENCIALIDADES PARA O DIREITO E O ACESSO A JUSTIÇA FACE AOS ALGORITMOS, AO BIG DATA E À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 2020, Belo Horizonte. DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E TECNOLOGIAS DA CONTEMPORANEIDADE, 2020. p. 57-64.

  • LEITE, G. P. R. S. . Acesso à Justiça, Pandemia e o Trabalho dos Motoristas de Plataformas Digitais: análise dos julgados do TRT - 3ª Região que abordam os direitos dos motoristas de plataformizados durante a pandemia.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, G. P. R. S. . Um Olhar Tridimensional Sobre a Mulher Plataformizada: análise da situação das mulheres que trabalham por plataformas digitais sob a teoria de Nancy Fraser.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEITE, G. P. R. S. ; SOUTO, J. P. A. . Direito à Moradia e Direito à Cidade: Enfoque Audiovisual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LEITE, G. P. R. S. . Remoções Forçadas nas Vilas São Vicente, São Nicodemos e Santo Antônio. 2019; Tema: Remoções Forçadas. (Site).

LEITE, G. P. R. S. . Direito à Cidade: Um Olhar sobre a Mobilidade Urbana em Belo Horizonte.. 2019; Tema: Mobilidade Urbana e Direito à Cidade. (Site).

LEITE, G. P. R. S. . Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2019; Tema: Mobilidade Urbana e Direito à Cidade. (Site).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DE EXTENSÃO/PBEXT Ações Afirmativas, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como bolsista do Projeto de Pesquisa e Extensão RE-HABITARE, coordenado pelo Prof. Marco Antônio de Sousa Alves, sob inscrição no Siex N°402974, realizando atividades de manutenção da plataforma online rehabitare.ufmg.br, que funciona como fonte de pesquisa para interessados no tema da moradia adequada e, realizando capacitação em escolas públicas sobre as temáticas do direito à moradia e do direito à cidade. Durante o período de agosto de 2019 à janeiro de 2020.

2019 - 2020

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Conselho de Representação CRD, Enquadramento Funcional: Representante Discente

Outras informações:
Representante Discente Suplente na Câmara Departamental do Departamento de Direito Público e Titular na Assembleia do Departamento de Direito Público de dezembro 2019 à dezembro 2020.

2019 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DE EXTENSÃO/FORMEXT, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Foi Bolsista Proext da Plataforma pelo Direito à Moradia, parte do Projeto de Pesquisa e Extensão RE-HABITARE, registrado no SIEX com número 402974 sob orientação do Prof. Daniel Gaio, no período compreendido entre 01/07/2019 a 31/07/2019. Atuando na manutenção do site rehabitare.ufmg.br e na realização de um projeto audiovisual que consistiu na divulgação de 5 vídeos, elaboração de 3 textos e realização de uma oficina de produção e edição de vídeo.

2019 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participante de Projeto de Extensão, Carga horária: 6

Outras informações:
Participou do Projeto de Pesquisa e Extensão: RE-HABITARE, registrado no SIEX com número 402974 sob orientação do Prof. Daniel Gaio, no período compreendido entre 27/04/2019 a 30/06/2019. Atuou nas áreas de direito à moradia, direito à cidade e educação popular, realizando capacitações em escolas públicas.

2020 - 2020

Fundação Israel Pinheiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Jurídica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como estagiária jurídica na Fundação Israel Pinheiro de Janeiro à Abril de 2020 nas áreas de direito ambiental e urbanístico, realizando trabalhos, majoritariamente, no concerne as atividades de Gerenciamento de Assessoria Técnica Independente em comunidades impactadas por instalação de barragens, Projetos de Regularização Fundiária e jurídico interno.

2019 - 2020

Centro Acadêmico Afonso Pena

Vínculo: Diretor de Extensão, Enquadramento Funcional: Diretora de Extensão

Outras informações:
Diretora de Extensão na gestão REAPROXIMAR (dez/2019 à dez/2020).

2020 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
É bolsista de Iniciação Científica do projeto ?Entre performance argumentativa e hermenêutica protetiva: o papel da Justiça do Trabalho de Minas Gerais na pandemia do Covid-19? sob orientação da Prof. Dr. Adriana Goulart de Sena Orsini.