Jordana Cristina de Jesus

É Associada de Políticas e Pesquisa do J-PAL LAC (Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab). Atuou como Coordenadora de Política de Cuidados, na Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres. É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Demografia e Ciências Atuariais. Co-coordena o Laboratório de Estudos de Gênero e População (Laegep) do Programa de Pós-Graduação em Demografia PPGDEM, onde é membro permanente. Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Demografia pelo Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas, também da UFMG. Desenvolveu pesquisa de doutorado com o apoio da Celade, com metodologia do projeto mundial NTA (National Transfers Accounts) sobre o tema de transferências intergeracionais de tempo de trabalho doméstico não remunerado. Entre 2015 e 2016 foi professora substituta no Departamento de Demografia da UFMG. É membro do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero - GeFam e coordenadora do Grupo de Trabalho População e Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais.

Informações coletadas do Lattes em 28/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Demografia

2015 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Trabalho doméstico não remunerado no Brasil: uma análise de produção, consumo e transferência
, Ano de obtenção: 2018. Simone Wajnman. Coorientador: Cassio Maldonado Turra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: trabalho doméstico; uso do tempo; transferências; afazeres domésticos.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos / Especialidade: Demografia Econômica.

Mestrado em Demografia

2013 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Gerações Sanduíche no Brasil
, Ano de Obtenção: 2015.Simone Wajnman.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: geração sanduíche; relações intergeracionais; Brasil.

Graduação em Ciencias Atuariais

2009 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: As Gerações Sanduíche no Brasil: Uma Análise a partir de Dados Censitários
Orientador: Simone Wajman

Formação complementar

2019 - 2019

Fundamentos de Python para Ciência dos Dados. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Workshop on Social Media Data for Demographic Research. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, Brasil.

2014 - 2014

Transformando a demografia em notícia - como ampliar a divulgação de conhec. (Carga horária: 2h). , Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Demografia da Família.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Ciências Atuariais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Política Pública e População.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Fontes de Dados Demográficos.

Organização de eventos

FUSCO, W. ; JESUS, J. C. ; QUEIROZ, S. N. . Encontro Nacional sobre Migrações, Trabalho e Gênero. 2021. (Congresso).

JESUS, J. C. ; MYRRHA, L. J. D. ; Guerra, M F ; COVRE-SUSSAI, M. ; REMY, M. A. P. A. . Encontro Nacional sobre População, Trabalho, Gênero e políticas públicas. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

3 Diálogo Nacional W20 Brasil.Como construir uma sociedade em que todos cuidem?. 2024. (Oficina).

Entre o global e o local: experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe.Entre o global e o local: experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe. 2024. (Encontro).

I Seminário do Mercosul Sobre Políticas de Cuidado.Mesa: Políticas e sistemas de cuidados sustentáveis: a importância das alianças, da participação social e do financiamento. 2023. (Seminário).

Semana de Inovação 2023 - Escola Nacional de Administração Pública.Como construir o Brasil que cuida?. 2023. (Encontro).

'XXII Encontro Nacional de Estudos Populacionais - População, informação e sociedade: Dinâmica demográfica e conhecimento no mundo pós-pandemia',. Mesa-Redonda: O viés de gênero e raça nos impactos da pandemia de Covid-19 e as perspectivas pós-pandemia. 2022. (Congresso).

Encontro Nacional sobre Migrações, Trabalho e Gênero.Trabalho remunerado e não remunerado. 2021. (Encontro).

Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población. University training in demography: What are the challenges in Brazil?. 2020. (Congresso).

VIII Simpósio de Atuária. 2019. (Simpósio).

Workshop de Projeções Populacionais com a metodologia das Nações Unidas. 2019. (Outra).

Conferência Internacional de População. The Protective Effect of Coresidence for Adolescent Mothers in Brazil. 2017. (Congresso).

Encontro Nacional de Estudo de População, Trabalho, Fecundidade, Comportamento Sexual e Reprodutivo.Associação entre transferências intergeracionais e frequência escolar de adolescentes mães no Brasil. 2017. (Encontro).

Conferência Europeia de População. The Protective Effect of Coresidence for Adolescent Mothers in Latin America. 2016. (Congresso).

VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. O efeito protetor da corresidência multigeracional para mães adolescentes na América Latina. 2016. (Congresso).

VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. A Geração Sanduíche no Brasil: realidade ou mito?. 2016. (Congresso).

Semana do Conhecimento. 2015. (Feira).

VI Congreso de Asociacion Latinoamerica de Poblacion. Mulheres das gerações sanduiche no Brasil: uma análise a partir dos dados censitários. 2014. (Congresso).

XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Geração Sanduíche: análise em contextos de cossobrevivência e corresidência no Brasil, 2008. 2014. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Famílias multigeracionais no Brasil, 1991-2010. 2014. (Encontro).

XVI Seminário sobre a Economia Mineira.Mulheres da Geração Sanduíche no Brasil: análise a partir de dados censitários. 2014. (Seminário).

Seminário Família, gênero e gerações ? entre mudanças e permanência.The ?sandwich generations? in Brazil: An Analysis of Census Data. 2013. (Seminário).

VII Encontro Nacional sobre Migrações. 2013. (Encontro).

XXI Jornadas Jóvenes Pesquisadores AUGM.As Mulheres da Geração Sanduiche no Brasil: uma análise a partir de dados censitários. 2013. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2012. (Congresso).

International Conference on Urban Health. Success Factors for Telemedicine Service Implementation. 2011. (Congresso).

XX Semana de Iniciação Científica. Fatores de sucesso para implementação de um serviço de telemedicina. 2011. (Feira).

XIX Semana de Iniciação Científica. Fatores associados à auto-percepção de saúde em idosos de Belo Horizonte. 2010. (Feira).

Participação em bancas

Aluno: Amadeu Clementino Araujo Neto

MEIRA, K. C.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE; SANTOS, J.. MORTALIDADE POR CÂNCER DO OVÁRIO SOB O ENFOQUE DEMOGRÁFICO. 2023. Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Elisa Rocha Couto Gomes

JESUS, J. C.; VILELA, E. M.; MUNIZ, J. O.. DETERMINANTES DA DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS E DE CUIDADO ENTRE HOMENS E MULHERES EM UNIÕES HETEROSSEXUAIS E HOMOAFETIVAS. 2022 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rislene Kátia Ramos de Sousa

ARAUJO, I. M.; QUEIROZ, S. N.;JESUS, J. C.. O MERCADO DE TRABALHO NO SEMIÁRIDO SETENTRIONAL NA PANDEMIA DA COVID-19. 2022 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SASKIA SANDRINELLI GUEDES DE ARAUJO LIMA HERMES

CAMPOS PALHARES, R. H.;JESUS, J. C.; MORALES, F. E. C.. Distribuição Espacial e Perfil dos Roubos e Furtos de Veículos na Cidade de Natal/RN. 2022. Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Weverton Thiago da Silva Rodrigues

MEIRA, KARINA CARDOSO; MAMBRINI, J. V. M.; SIMOES, T. C.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE. Suicído em homens no Brasil: uma análise sob a perspectiva demográfica. 2022. Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssica Alves de Lima Germine

PERES, R. G.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE; RICOLDI, A. M.; PAHIM, M. L. L.. Trabalho reprodutivo e reprodução social no Brasil: ausências e insuficiências no enfrentamento à pandemia e suas implicações para as relações de gênero, raça e classe. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Bruna Carolina Garcia

MARCONDES, G. S.;JESUS, J. C.; SOUZA, L. R.. O trabalho doméstico não remunerado no Brasil: uma análise a partir da PNAD Contínua 2019. 2021. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata de Souza Santos

JESUS, J. C.; TEIXEIRA, E. C.; SILVA, M. M. C.. "Desigualdade de gênero e alocação intradomiciliar de nutrientes na adolescência".. 2021 - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Isabela Tenório Mouzinho

JESUS, J. C.; SOUZA, E.; TEIXEIRA, E. C.. EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A OFERTA DE TRABALHO DE HOMENS E MULHERES NO BRASIL. 2021 - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Stephanie Duarte Souto,

SIVIERO, P. C. L.;JESUS, J. C.; MARSON, M. D.. O (DES)EQUILÍBRIO CONTÁBIL DA SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DE 2000 A 2016. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Alfenas.

Aluno: Vanessa Viana da Nóbrega

CORREA, C. S.; Guerra, M F; QUEIROZ, S. N.;JESUS, J. C.. Diferenciais de gênero no mercado de trabalho brasileiro em 2016 e 2017: uma aplicação acerca da elegibilidade a aposentadoria pelo RGPS. 2019. Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kaline Stephania Costa Lopes

MYRRHA, L. J. D.; QUEIROZ, S. N.; REMY, M. A. P. A.;JESUS, J. C.. Vulnerabilidade no Seridó Potiguar: diferenciais de gênero na composição da renda diante do enfrentamento climático. 2019. Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thamires da Silva Ribeiro

OLIVEIRA, A. C.; MOREIRA, A. A. C. M.; ALMEIDA, M. S.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE; BASTOS, V. P.. Mulheres Negras na Encruzilhada do Cuidado. 2023. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Mara de Fátima Viana Gandra

Wajnman, S; AMARAL, L. S. L.; VERONA, A. P. A.;Cassio M TurraJESUS, JORDANA CRISTINA DE; CAVENAGHI, S. M.. Mudanças nos padrões de formação das famílias domiciliares brasileiras: um estudo das complexidades recentes, dos diferenciais socioeconômicos e de papéis de gênero. 2023. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Mara de Fátima Viana Gandra

WAJNMAN, S.; AMARAL, L. S. L.; VERONA, A. P. A.; CAVENAGHI, S. M.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE. Mudanças nos padrões das famílias brasileiras: Implicações socioeconômicas e de relações de gênero. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Demografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: WENDELLA SARA COSTA DA SILVA

SOARES, W.;JESUS, J. C.; MORALES, F. E. C.;AGUIRRE, M. A. C.. "A família cresceu?": Regimes Demográficos, Difusão, tamanhos de famílias e composição familiar no Rio Grande do Norte (1960 a 2010). 2021 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: DENISE EVELYN MENDONÇA PIMENTEL

MARCONDES, G. S.;JESUS, J. C.; COSTA . SELETIVIDADE MARITAL ENTRE CASAIS HETEROSSEXUAIS NO BRASIL: DIFERENCIAIS DE IDADE E CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS ASSOCIADAS ENTRE 1991 E 2010. 2021 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lorena Regina de Oliveir

COLLA, C.; ALVES, L. R.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE. A mortalidade por causa externas na região metropolitana de Curitiba: uma relação com os fatores socioeconômicos nos anos de 2000, 2010 e 2022. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: ELIENE ANDRESSA DOS SANTOS ARAUJO

QUEIROZ, S. N.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE; ALVES, C. L. B.. MÃES SOLO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: DESAFIOS DA VIDA FAMILIAR E LABORAL NOS ANOS 2000 E 2010. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em ECONOMIA REGIONAL E URBANA) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Valeria Oliveira Pontes Alencar de Carvalho

QUEIROZ, S. N.;AGUIRRE, M. A. C.JESUS, J. C.; BEZERRA, P. R. C.. SOBREVIVÊNCIA E MORTALIDADE DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) NAS MESORREGIÕES DO RIO GRANDE DO NORTE, 2016 ? 2020. 2022 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SASKIA SANDRINELLI GUEDES DE ARAUJO LIMA HERMES

PALHARES, R. H.;JESUS, J. C.; CAMPOS . Distribuição Espacial e Perfil dos Roubos e Furtos de Veículos na Cidade de Natal/RN. 2022 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: WEVERTON THIAGO RODRIGUES DA SILVA

MAMBRINI, J. V. M.; FERNANDES, S. M. B. A.; SIMOES, T. C.;JESUS, J. C.; MEIRA, K. C.. Suicídio em homens no Brasil uma Análise sob a perspectiva demográfica. 2022 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Batista Marcelino

MACHADO, C. J.; RIBEIRO, A. P.; SILVA, L. S.;JESUS, JORDANA CRISTINA DE. Violência contra a Mulher em Santa Catarina: impacto da pandemia de COVID-19.. 2022 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Elisa Rocha Couto Gomes

JESUS, J. C.; VILELA, E. M.; MUNIZ, J. O.. DETERMINANTES DA DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS E DE CUIDADO ENTRE HOMENS E MULHERES EM UNIÕES HETEROSSEXUAIS E HOMOAFETIVAS. 2021 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jéssica Alves de Lima Germine

RICOLDI, A. M.;JESUS, J. C.; PERES, R. G.. BOLSA FAMÍLIA E TITULARIDADE FEMININA: Um estudo crítico da política pública no município de São Bernardo do Campo. 2021 - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Rislene Kátia Ramos de Sousa

ARAUJO, I. M.; QUEIROZ, S. N.;JESUS, J. C.. O Impacto da Pandemia da Covid-19 na Composição dos Rendimentos das Famílias do Semiárido Setentrional. 2021 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Viana da Nóbrega

CORREA, C. S.; QUEIROZ, S. N.;JESUS, J. C.. EFEITOS DOS DIFERENCIAIS DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL E INFORMAL BRASILEIRO SOBRE A ELEGIBILIDADE À APOSENTADORIA DO RGPS, 2016 E 2017. 2018.

Aluno: Kaline Stephania Costa Lopes

MYRRHA, L. J. D.; QUEIROZ, S. N.;JESUS, J. C.; APOLINARIO, V.. Vulnerabilidade no Seridó Potiguar: diferenciais de gênero no mercado de trabalho e a composição da renda diante do enfrentamento climático. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Leadson Pereira

JESUS, J. C.MYRRHA, L. J. D.. O HISTÓRICO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA - N° 20/2020. 2022 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karen Raquel Ferreira do Nascimento

PEREIRA, K. C. S. M.;JESUS, J. C.; MEIRA, K. C.. HOMICÍDIOS EM MULHERES BRASILEIRAS: QUANDO O DOMICÍLIO É O LOCAL MAIS INSEGURO. 2022 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANDREZA KALINE LIMA DE MOURA

AGUIRRE, M. A. C.JESUS, JORDANA CRISTINA DE. Política de investimento: análise da performance dos investimentos do Natalprev. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atuariais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tadeu Amorim Farias

FREIRE, F. H. M. A.; NUNES, M.;JESUS, J. C.. APLICAÇÃO DE MACHINE LEARNING EM SEGUROS DE AUTOS. 2021.

Aluno: Luciana Bruno Brand Nardy

MYRRHA, L. J. D.JESUS, J. C.. Luciana Bruno Brand Nardy tendo como Título da Monografia ?PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL: impactos no trabalho das mulheres?. 2021 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cristiane Alessandra Domingos de Araújo

JESUS, J. C.AGUIRRE, M. A. C.. A FECUNDIDADE NAS MACRORREGIÕES DO BRASIL NO CENÁRIO DA PANDEMIA DO COVID-19 E DA CRISE ECONÔMICA. 2021 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renato Silva Barroso de Carvalho

AGUIRRE, M. A. C.JESUS, J. C.. Fatores que impactam no custo de seguro aeronáutico no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atuariais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabriel José de Castro Marcelino

MIRANDA-RIBEIRO, A.;JESUS, J. C.. Diferenciais de expectativa de vida da população brasileira e da população beneficiária de planos de saúde em 2009 no Nordeste e no Sudeste do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Atuariais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Carolina Azeredo Maciel

MIRANDA-RIBEIRO, A.;JESUS, J. C.. Mudanças no perfil da mortalidade dos idosos brasileiros no período de 2000 a 2012. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Simone Pereira Santos

MIRANDA-RIBEIRO, A.; Ramírez, Sulma;JESUS, J. C.. Caracterização dos idosos em domicílios unipessoais no Brasil nos anos de 1991, 2000 e 2010. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

ONUSIC, L. M.; CARVALHO, J. V. F.;JESUS, J. C.; COSTA, J. A.; CAZZARI, R. B.; GALLETTI, T. P.. CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR ASSISTENTE A, NIVEL I. 2021. Universidade Federal de São Paulo.

Orientou

João Victor Rocha de Queiroz

A Urgência Na Revisão Do Fundo De Participação Dos Municípios À Luz Das Mudanças Demográficas; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

CECÍLIA PEIXOTO CORTEZ DOS SANTOS

CONTEXTO DEMOGRÁFICO E DESIGUALDADES DE GÊNERO NA CARREIRA DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UFRN; ; Início: 2023; Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

KELLY CHRISTINA DA SILVA MATOS PEREIRA

Feminicídios do Estado do Rio Grande do Norte; Início: 2023; Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Rislene Kátia Ramos Araújo de Sousa

Contribuição da Aposentadoria Rural na Qualidade de Vida de Famílias de/com Idosos que residem nas Áreas Rurais do Semiárido Setentrional; Início: 2022; Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Rislene Kátia Ramos de Sousa

O MERCADO DE TRABALHO NO SEMIÁRIDO SETENTRIONAL NA PANDEMIA DA COVID-19; 2022; Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

CECÍLIA PEIXOTO CORTEZ DOS SANTOS

GÊNERO, FILHOS E SERVIÇO PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO DE SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE NORTE; 2020; Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

KELLY CHRISTINA DA SILVA MATOS PEREIRA

Feminicídio contra a mulher potiguar: uma análise de 2011 a 2020; 2019; Dissertação (Mestrado em DEMOGRAFIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

Letícia Dias Maia

Trabalho doméstico não remunerado e a previdência social brasileira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Atuariais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

Pedro Gricelio da Cunha

Inovação na saúde suplementar: um estudo de caso na definição do preço médio de mensalidade com cashback; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Atuariais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

Luiza Fidélia Tolentino Custódio

Impacto do envelhecimento populacional sobre os gastos com internação no SUS: comparação entre as capitais São Paulo e São Luís; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

Simone Pereira Santos

Caracterização dos idosos em domicílios unipessoais no Brasil em 1991, 2000 e 2010; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Serviços de Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

Stephane Fernanda Soares Duarte

Combinação de bases de dados para o estudo das desigualdades em trabalho remunerado e não remunerado no Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atuariais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

Luciana Bruno Brand Nardy

Revisão da literatura para a combinação de bases de dados para o estudo das desigualdades em trabalho remunerado e não remunerado no Brasil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atuariais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Jordana Cristina de Jesus;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, CLARA RODRIGUES ALVES ; PIRES, MAGDA CARVALHO ; MEIRA, KARINA CARDOSO ; DE JESUS, JORDANA CRISTINA ; BORGES, ISABELA NASCIMENTO ; PAIXÃO, MARIA CRISTINA ; MENDES, MAYARA SANTOS ; RIBEIRO, LEONARDO BONISSON ; MARCOLINO, MILENA SORIANO ; ALKMIM, MARIA BEATRIZ MOREIRA ; RIBEIRO, ANTONIO LUIZ PINHO . Effect of a Structured Multilevel Telehealth Service on Hospital Admissions and Mortality During COVID-19 in a Resource-Limited Region in Brazil: Retrospective Cohort Study. JOURNAL OF MEDICAL INTERNET RESEARCH , v. 26, p. e48464, 2024.

  • JESUS, JORDANA CRISTINA DE ; TURRA, CASSIO MALDONADO ; WAJNMAN, SIMONE . An Empirical Method for Adjusting Time Use Data in Brazil. DADOS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 66, p. 1-31, 2023.

  • BARBOSA, HANNAH CARDOSO ; MARTINS, MARIA AUXILIADORA PARREIRAS ; JESUS, JORDANA CRISTINA DE ; MEIRA, KARINA CARDOSO ; PASSAGLIA, LUIZ GUILHERME ; SACIOTO, MANUELA FURTADO ; BEZERRA, ADRIANA FALANGOLA BENJAMIN ; SCHWARZBOLD, ALEXANDRE VARGAS ; MAURÍLIO, AMANDA DE OLIVEIRA ; FARACE, BARBARA LOPES ; SILVA, CARLA THAIS CÂNDIDA ALVES DA ; CIMINI, CHRISTIANE CORRÊA RODRIGUES ; SILVEIRA, DANIEL VITORIO ; CARAZAI, DANIELA DO REIS ; PONCE, DANIELA ; COSTA, EMANUEL VICTOR ALVES ; MANENTI, EULER ROBERTO FERNANDES ; CENCI, EVELIN PAOLA DE ALMEIDA ; BARTOLAZZI, FREDERICO ; MADEIRA, GLÍCIA CRISTINA DE CASTRO . Lesão Miocárdica e Prognóstico em Pacientes Hospitalizados com COVID-19 no Brasil: Resultados do Registro Nacional de COVID-19. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 120, p. 1-11, 2023.

  • MEIRA, KARINA CARDOSO ; SIMOES, T. C. ; GUIMARAES, R. M. ; SILVA, P. G. ; JESUS, J. C. ; MENDONCA, A. B. ; COVRE-SUSSAI, M. . Female homicides in Brazil and its major regions (1980-2019): An analysis of age, period, and cohort. Violence Against Women , v. 29, p. 1-26, 2023.

  • MEIRA, KARINA CARDOSO ; JESUS, JORDANA CRISTINA DE ; RODRIGUES, WEVERTON THIAGO DA SILVA ; DANTAS, EDER SAMUEL OLIVEIRA . SUICÃ?DIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SOB A PERSPECTIVA DE GÃ?NERO. (SYN)THESIS (RIO DE JANEIRO) , v. 15, p. 71-88, 2022.

  • FARIAS, T. A. ; JESUS, J. C. . Tarifação de Seguros de Automóveis no Mercado do Nordeste. REVISTA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL (UFPE) , v. 13, p. 1-16, 2019.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Geração sanduíche no Brasil: realidade ou mito?. REVISTA LATINOAMERICANA DE POBLACIÓN , v. 18, p. 43-61, 2016.

  • FUSCO, W. (Org.) ; MYRRHA, L. J. D. (Org.) ; JESUS, J. C. (Org.) . Migração, trabalho e gênero: textos selecionados. 1. ed. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2021. v. 1. 747p .

  • JESUS, J. C. ; Wajnman, S ; Cassio M Turra . Juventudes, usos do tempo e a Covid-19. In: Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Fundo de Populações das Nações Unidas. (Org.). População e desenvolvimento em debate: impactos multidimensionais da pandemia da Covid-19 no Brasil. 1ed.: Traços Publicações, 2021, v. 1, p. 51-59.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . Trabalho doméstico não remunerado e as transferências intergeracionais de tempo no Brasil. In: Hildete Pereira de Melo, Lorena Lima de Moraes. (Org.). A arte de tecer o tempo - perspectivas feministas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2020, v. , p. 139-167.

  • OJIMA, R. ; JESUS, J. C. . Novo coronavírus e condições de esgotamento sanitário no Nordeste. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. , p. 121-126.

  • JESUS, J. C. ; MEIRA, K. C. ; MYRRHA, L. J. D. . Na frente de combate à Covid-19: quem e quantos são os profissionais de saúde no Nordeste?. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 135-.

  • MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. ; MEIRA, K. C. . A linha de frente do combate à Covid-19 no Nordeste é feminina e tem baixos salários. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 145-150.

  • JESUS, J. C. . Sem internet em casa e sem bancos milhões de pessoas no Nordeste são invisíveis para o auxílio emergencial. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 151-154.

  • MEIRA, K. C. ; MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. ; OLIVEIRA, J. S. A. ; SILVA, P. S. . O perfil e a sobrecarga na jornada de trabalho de profissionais da linha de frente ao combate à pandemia da Covid-19. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 155-160.

  • MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. . Os desafios do home office para as mulheres, em tempos de isolamento social (devido ao Covid-19). In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 261-.

  • JESUS, J. C. ; MYRRHA, L. J. D. . O que já sabemos sobre os impactos socioeconômicos da pandemia da Covid-19 para as mulheres?. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 282-.

  • OJIMA, R. ; JESUS, J. C. . Desemprego e afastamentos sem remuneração marcam dilema do distanciamento social no Nordeste. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 288-.

  • OJIMA, R. ; JESUS, J. C. . A panaceia do home office na pandemia: evidências para a região Nordeste. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 299-.

  • JESUS, J. C. ; MYRRHA, L. J. D. . Os afazeres domésticos antes e depois da pandemia: desigualdades sociais e de gênero. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 304-.

  • JESUS, J. C. ; OJIMA, R. . Manter a suspensão das aulas é fundamental para conter a evolução dos casos de Covid-19. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 319-.

  • JESUS, J. C. ; OJIMA, R. . ?O ENEM não serve para corrigir injustiças? Mas deveria agravá-las? | As condições de estudo remoto de alunos de ensino médio. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 326-.

  • DIOGENES, V. H. ; JESUS, J. C. ; OJIMA, R. . A retomada da economia e a suspensão das atividades escolares: com quem ficam as crianças?. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 338-.

  • MEIRA, K. C. ; MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. . Violência doméstica no contexto de isolamento social no Nordeste e RN | Por que se preocupar?. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 347-.

  • PEREIRA, K. C. S. M. ; JESUS, J. C. . Os riscos de retrocessos no combate à violência de gênero no contexto da pandemia da Covid-19. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 357-.

  • JESUS, J. C. . Pelo menos 8 milhões de pessoas no Nordeste necessitariam do auxílio emergencial. In: Marcos Roberto Gonzaga; Ricardo Ojima; Luciana Conceição de Lima. (Org.). A pandemia em perspectiva regional: produções do observatório do nordeste para análise sociodemográfica da COVID-19. 1ed.Mossoró/RN: EDUERN, 2020, v. 1, p. 263-265.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Mulheres da geração sanduíche cuidam dos filhos e dos pais. O Tempo.

  • PEREIRA, K. C. S. M. ; JESUS, J. C. . Feminicídio na Pandemia no Estado do Rio Grande do Norte. In: Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba, 2021, Online. Anais do Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba, 2021. v. 1. p. 1-12.

  • PEREIRA, K. C. S. M. ; JESUS, J. C. ; MEIRA, K. C. . Feminicídios do Estado do Rio Grande do Norte de 2011 a 2019. In: Encontro de Administração da Justiça ? EnAJUS 2021, 2021, Lisboa. Anais do Encontro de Administração da Justiça ? EnAJUS. Curitiba: IBEPES, 2021. p. 1.

  • CUNHA, P. G. ; JESUS, J. C. . Cashback na saúde suplementar: um estudo de caso na definição do preço médio de mensalidade. In: IX Simpósio de Atuária, 2020, Recife. Anais do IX Simpósio de Atuária, 2020.

  • NOBREGA, V. V. ; CORREA, C. S. ; JESUS, J. C. . Diferenciais de gênero no mercado de trabalho brasileiro em 2016 e 2017. In: IX Simpósio de Atuária, 2020, Recife. Anais do IX Simpósio de Atuária, 2020.

  • FARIAS, T. A. ; JESUS, J. C. . Tarifação de seguros de automóveis no mercado do Nordeste. In: IX Simpósio de Atuária, 2020, Recife. Anais do IX Simpósio de Atuária, 2020.

  • NOBREGA, V. V. ; CORREA, C. S. ; JESUS, J. C. . Diferenciais de gênero no mercado de trabalho brasileiro em 2016 e 2017. In: Encontro Nacional sobre População, Trabalho, Gênero e Políticas Públicas, 2020, Campinas. Encontro intermediário dos grupos de trabalho da ABEP 2019, 2019.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . Trabalho doméstico não remunerado no Brasil: uma análise da produção, consumo e transferência. In: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018, Poços de Caldas. Anais do XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . O efeito protetor da corresidência multigeracional para mães adolescentes na América Latina. In: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . A Geração Sanduíche no Brasil: realidade ou mito?. In: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Geração Sanduíche: análise em contextos de cossobrevivência e corresidência no Brasil, 2008. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014, São Pedro. Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais: População, Governança e Bem-Estar, 2014.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Mulheres das gerações sanduíche no Brasil: uma análise a partir de dados censitários. In: VI Congresso da Associação Latino-americana de População, 2014, Lima. VI Congresso da Associação Latino-americana de População - Dinámica de población y desarrollo sostenible com equidad, 2014.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Mulheres das gerações sanduiche no Brasil: uma análise a partir dos dados censitários. In: XVI Seminário sobre a Economia Mineira: Repensando o Brasil, 2014, Diamantina. Anais do XVI Seminário sobre a Economia Mineira: Repensando o Brasil, 2014.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . The protective effect of corresidence for adolescent mothers in Latin America. In: Population Association of America Annual Meeting, 2017, Chiacago. Population Association of America Annual Meeting.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . The Protective Effect of Coresidence for Adolescent Mothers in Brazil. In: 28th International Population Conference, 2017, Cape Town. 28th International Population Conference, 2017.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . The Protective Effect of Coresidence for Adolescent Mothers in Latin America. In: 13th European Population Conference, 2016, Mainz. 13th European Population Conference, 2016.

  • JESUS, J. C. ; MARCOLINO, Milena Marcolino ; NUNES, M. C. S. ; ALKMIM, M. B. M. ; RIBEIRO, A. L. P. . Success Factors for Telemedicine Service Implementation. In: 10th International Conference on Urban Health, 2011, Belo Horizonte. Book of Abstracts 10 th International Conference on Urban Health, 2011.

  • JESUS, J. C. ; CRUZ, L. C. R. ; MARCOLINO, Milena Marcolino ; MELO, N. A. ; CARDOSO, C. S. ; ALKIMIM, M. B. M. . Monitoramento de Serviços de Telessaúde como Estratégia de Sustentablilidade. In: 5 Congresso Brasileiro e Internacional de Telemedicina e Telessaúde, 2011, Manaus. 5 Congresso Brasileiro e Internacional de Telemedicina e Telessaúde - Tema Central: Inovação e Sustentabilidade, 2011.

  • BARBOSA, H. C. ; MARTINS, M. A. P. ; SACIOTO, M. F. ; JESUS, J. C. ; MEIRA, K. C. ; PASSAGLIA, L. G. ; MARCOLINO, M. S. ; POLANCZYK, C. A. . MYOCARDIAL INJURY AND PROGNOSIS IN HOSPITALIZED BRAZILIAN COVID-19 PATIENTS: RESULTS FROM THE BRAZILIAN COVID-19 REGISTRY. In: 77th Brazilian Congress of Cardiology and 2022 World Congress of Cardiology, 2022, Rio de Janeiro. 77th Brazilian Congress of Cardiology and 2022 World Congress of Cardiology. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2022. v. 119. p. 139-139.

  • NASCIMENTO, K. R. F. ; JESUS, J. C. ; PEREIRA, K. C. S. M. ; MEIRA, K. C. . HOMICÍDIOS FEMININOS BRASILEIRAS: QUANDO O DOMICÍLIO É O LOCAL MAIS INSEGURO. In: 13 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2022, Salvador. 13 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Campinas: Galoá, 2022. v. 13.

  • MEIRA, K. C. ; DANTAS, E. S. O. ; CAMPOS ; JESUS, J. C. . IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS SUICÍDIOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. In: 11 Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2021, Fortaleza. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Epidemiologia.. Campinas: Galoá, 2021. v. 1.

  • MENEZES, L. S. ; JESUS, J. C. ; Wajnman, S . Idosas morando sozinhas na América Latina. In: XXV Jornadas de Jóvenes Investigadores, 2017, Itapúa. Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM - UNI 2017, 2017.

  • MONTILLA, D. E. R. ; WAJNMAN, S. ; Marques, A ; JESUS, J. C. ; MUZY, J. ; SILVA, L. S. . Proposta de Índice Municipal de Vulnerabilidade Sócio-familiar (IVSF) dos idosos para monitoramento de políticas públicas. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Famílias multigeracionais no Brasil, 1991-2010. In: XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014, São Pedro. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2014.

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Mulheres das Gerações Sanduíche no Brasil: uma análise a partir de dados censitários. In: XXI Jornadas Jóvenes Pesquisadores AUGM, 2013, Corrientes. Ciencia para el desarrollo de los pueblos. Corrientes: Universidad Nacional del Nordeste (UNNE), 2013. v. 2.

  • JESUS, JORDANA CRISTINA DE . Gender and Racial Differences in Time Transfers over the Life Course in Brazil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, JORDANA CRISTINA DE . O desafio de transformar o cuidado em objeto de política pública. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JESUS, JORDANA CRISTINA DE . Ver o invisibilizado: Divisão sexual do trabalho e as desigualdades socias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. ; MYRRHA, L. J. D. . Trabalho doméstico remunerado no Brasil: o que esperar após a crise da COVID-19?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . Gender differences in time transfers over the life course in Brazil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. . Diferenciais de gênero no uso do tempo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. . Invisível e diário: O Trabalho doméstico não remunerado no Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JESUS, J. C. . Alocação intrafamiliar do trabalho doméstico e a Covid-19: o que podemos esperar?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. . Estudos demográficos e suas influências nas políticas públicas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. . Mulheres, trabalhos e pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, J. C. . University training in Demography: what are the challenges in Brazil?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; Wajnman, S ; Cassio M Turra . Time Tranfer Accounts by types of households and income groups in Brazil. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. . Ainda mais desigual: novas evidências sobre o trabalho doméstico não remunerado no Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. . Desigualdades de gênero persistentes: o que evidenciam as pesquisas do IBGE?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. . Uma desigualdade leva à outra: mulheres, classe e raça no trabalho doméstico não remunerado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . Domicílios multigeracionais e fecundidade precoce na América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. ; Cassio M Turra . Associação entre transferências intergeracionais e frequência escolar de adolescentes mães no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; Wajnman, S ; Cassio M Turra . The protective effect of coresidence for adolescent mothers in Latin America. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JESUS, J. C. ; Wajnman, S ; Cassio M Turra . O efeito protetor da corresidência multigeracional para mães adolescentes na América Latina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; Wajnman, S . A Geração Sanduíche no Brasil: realidade ou mito?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. . Palestra sobre Gênero, Raça e Mercado de Trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JESUS, J. C. ; Wajnman, S . Mulheres da Geração Sanduíche no Brasil: análise a partir de dados censitários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Geração Sanduíche: análise em contextos de cossobrevivência e corresidência no Brasil, 2008. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Famílias multigeracionais no Brasil, 1991-2010. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; Wajnman, S . Mulheres das Gerações Sanduiche no Brasil: Uma análise a partir de dados censitários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; MARCOLINO, Milena Marcolino ; Mariana Cássia Soares Nunes ; ALKMIM, M. B. M. ; Antonio Luiz Pinho Ribeiro . Success Factors for Telemedicine Service Implementation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, J. C. ; FREITAS, E. D. ; CAMARGOS, V. P. ; CAIAFFA, W. T. ; XAVIER, C. C. ; PROEITTI, F. A. . Fatores Associados à Auto-percepção de Saúde em Idosos de Belo Horizonte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, J. C. . Infográfico: Perfil dos Domicílios de Pessoas Idosas no Nordeste. Natal: PPGDEM/ONAS, 2020 (Texto de Divulgação Científica).

  • JESUS, J. C. ; OJIMA, R. . Manter a suspensão das aulas é fundamental para conter a evolução dos casos de Covid-19. Natal: PPGDEM/ONAS, 2020 (Texto de Divulgação Científica).

  • JESUS, J. C. . Infográfico: Infográfico: acesso ao abastecimento de água da rede geral nas RM do Nordeste. Natal: PPGDEM/ONAS, 2020 (Texto de Divulgação Científica).

  • JESUS, J. C. . Pelo menos 8 milhões de pessoas no Nordeste necessitariam do auxílio emergencial. Natal: PPGDEM/ONAS, 2020 (Texto de Divulgação Científica).

  • OJIMA, R. ; JESUS, J. C. . Novo coronavírus e condições de esgotamento sanitário no Nordeste. Natal: PPGDEM/ONAS, 2020 (Texto de Divulgação Científica).

  • MEIRA, K. C. ; MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. . Violência doméstica no contexto de isolamento social no Nordeste e RN | Por que se preocupar?. Natal: PPGDEM/ONAS, 2020 (Texto de Divulgação Científica).

  • MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. . Os desafios do home office para as mulheres, em tempos de isolamento social (devido ao COVID-19). Natal: PPGDEM/ONAS, 2020 (Texto de Divulgação Científica).

Outras produções

JESUS, J. C. ; WAJNMAN, S. . Consultora na Economic Commission for Latin America and the Caribbean. 2017.

JESUS, J. C. . Coordenação Grupo de Trabalho População e Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. 2022.

JESUS, J. C. . Coordenação Grupo de Trabalho População e Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. 2021.

JESUS, J. C. . Membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte. 2021.

JESUS, J. C. . Coordenação Grupo de Trabalho População e Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. 2020.

JESUS, J. C. . Coordenação Grupo de Trabalho População e GêneroCoordenação Grupo de Trabalho População e Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. 2019.

JESUS, J. C. . Desigualdades de gênero no trabalho doméstico não remunerado no Brasil. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

JESUS, J. C. . Voz Ativa Entrevista: trabalho doméstico não remunerado. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SOBRAL, R. ; JESUS, J. C. . Mediação de mesa sobre Saúde Suplementar, realizada no VIII Simpósio de Atuária. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. ; COSTA, M. . Como a reforma da previdência vai atingir a vida das mulheres. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Guerra, M F ; MYRRHA, L. J. D. ; JESUS, J. C. . Reforma da previdência exige mais sacrifícios das mulheres. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Guerra, M F ; JESUS, J. C. ; MYRRHA, L. J. D. . Reforma da previdência: reflexões à luz das desigualdades. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

JESUS, J. C. . Trabalho doméstico não remunerado com Jordana Cristina. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

JESUS, J. C. . Tarefas domésticas gerariam R$ 580 bilhões ao ano se fossem remuneradas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

JESUS, J. C. . Homens são minoria em tarefas domésticas diz pesquisa. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

JESUS, J. C. . Geração sanduíche. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

JESUS, J. C. . Trabalho doméstico e escravização no contexto brasileiro atual. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, J. C. . Minicurso de pesquisas de Uso do Tempo na América Latina. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, J. C. . Regulamentação, Análise de Custos e Formação de Preços para Planos de Saúde. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, J. C. . Minicurso de Introdução aos Métodos Quantitativos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2023

    O cuidado de idosos no pós pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades, Descrição: Este projeto é vinculado ao Programa Inova da Fiocruz, através do edital ?Territórios Sustentáveis e Saudáveis no contexto da pandemia de COVID-19?, o qual prevê a realização de ações de caráter territorializado. O SUS ainda tem uma fraca cobertura para as necessidades de cuidado da população idosa dependente e, ao mesmo tempo, possui imenso potencial para ampliar as ações voltadas para essa questão, sobretudo no âmbito da atenção primária em saúde. Nesse sentido, esse projeto busca fomentar respostas de curto e médio prazo para o cuidado de idosos no contexto pandêmico e pós-pandêmico, através de estratégias que combinam ações de pesquisa, de educação e de mobilização social. As ações serão realizadas em três territórios situados em municípios das regiões Norte e Nordeste do país. No que diz respeito às ações de pesquisa, estas buscam identificar, através de metodologias qualitativas, demandas relacionadas à necessidade de políticas públicas para o apoio ao cuidado de idosos no território, bem como potencialidades para a implantação de ações e programas voltadas para essa população. Nesse sentido está prevista a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e lideranças comunitárias que realizam ações voltadas para a pessoa idosa. No que diz respeito às ações de educação e formação, estas consistem na oferta de um curso remoto (pela internet) para "formadores de cuidadores", que depois poderão realizar ações com vistas à multiplicação dos conhecimentos adquiridos, tais como cursos, rodas de conversa e grupos de apoio para pessoas cuidadoras de idosos. Após a realização do curso, os egressos serão convidados a avaliar, através de questionário anônimo e de autopreenchimento, a experiência vivenciada no mesmo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Coordenador / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / Daniel Groisman - Integrante / Rachel Gouveia Passos - Integrante / Ana Gilda Soares dos Santos - Integrante / Ana Carolina Lima Cavaletti - Integrante / Zelia Pimentel Andrade - Integrante / Ronaldo dos Santos Travassos - Integrante / Denyse Lima Maia - Integrante / Glória de Maria Carvalho Duailibe - Integrante / Wanira Brito Soares - Integrante., Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Vulnerabilidade Sociodemográfica e Resiliência no Semiárido Setentrional: uma análise das características populacionais e os efeitos diretos e indiretos da pandemia da Covid-19, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Roberto Gonzaga em 15/04/2022., Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar as vulnerabilidades sociodemográficas e resiliências no Semiárido Setentrional, buscando entender o contexto desta população alvo a partir do seguinte tripé conceitual: vulnerabilidade (pré-pandemia), resiliência (durante a pandemia) e adaptação (pós-pandemia). Dando sequência e preenchendo lacunas de estudos já realizados na região, mas longe de esgotar as possibilidades de análise, este projeto está estruturado em cinco dimensões (planos de trabalho) que abarcam as seguintes temáticas: 1) Mercado de trabalho e renda, 2) Movimentos Migratórios, 3) Educação, 4) Saúde e 5) Segurança Pública. Os objetivos, metas e ações de cada dimensão se coadunam com o objetivo geral deste projeto que busca uma compreensão sobre as vulnerabilidades sociodemográficas e resiliência no Semiárido Setentrional à luz das características e dinâmicas populacionais da região, assim como seus efeitos diretos e indiretos pela pandemia da Covid-19. Espera-se, com este projeto, avançar na compreensão de políticas públicas e mecanismos de proteção social que possam mitigar e/ou minimizar os impactos da COVID-19 no acúmulo de condições sociodemográficas desfavoráveis na população da região. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Integrante / Cristiane Silva Correa - Integrante / Silvana Nunes de Queiroz - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / Wilson Fusco - Integrante / Moisés Alberto Calle Aguirre - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Karina Cardoso Meira - Integrante / JÁRVIS CAMPOS - Integrante / JOSE VILTON COSTA - Integrante / MARCOS ROBERTO GONZAGA - Coordenador / IVENIO DO ESPIRITO SANTO HERMES JUNIOR - Integrante / Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire - Integrante / Jonilson de Souza Figueiredo - Integrante / João Gomes da Silva - Integrante / Paulo Victor Maciel da Costa - Integrante / Guilherme Sousa Brandão - Integrante / Rislene Katia Ramos De Sousa - Integrante / Weverton Thiago da Silva Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Who Cares? Rebuilding care in a post-pandemic world, Descrição: A recente crise sanitária evidenciou a centralidade do cuidado. Ela despertou a atenção da miríade de conexões sociais que sustentam o cuidar para quão essencial é essa atividade. Mas, se o trabalho de cuidado nunca foi tão visível, poucas vezes foi tão precário. A pandemia do COVID19 revelou vulnerabilidades vividas seja por destinatários, seja por provedores. Evidências documentaram as consequências desproporcionalmente negativas para as mulheres - particularmente negras, migrantes e refugiadas, fossem elas trabalhadoras ou beneficiárias de cuidados. Revelou igualmente as limitações dos sistemas de cuidado, ao agravar em todo o mundo a chamada "crise dos cuidados", em especial nos espaços mais vulneráveis. O projeto que ora desenvolvemos objetiva analisar essa matriz fragmentada e descoordenada da prestação de cuidados, não raro marcada pela sobreposição de políticas e regulações muitas vezes concorrentes. Reconstruir uma organização social do cuidado robusta e resiliente requer uma compreensão abrangente da economia do cuidado, o que envolve aprender com iniciativas inovadoras nos diferentes países. Nossa equipe transnacional de especialistas, parceiros em redes de pesquisas comparativas anteriores, focaliza suas análises em seis países - Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França e Reino Unido, que representam variados regimes de bem-estar, níveis diversos de desigualdade, formas distintas de organização social dos cuidados e arquiteturas diversas para os sistemas de saúde - traços centrais para entender capacidades e explicar respostas à crise.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Integrante / Simone Wajnman - Integrante / Maria de Fátima Lage Guerra - Integrante / Daniel Groisman - Integrante / NADYA ARAUJO GUIMARÃES - Coordenador / ANA AMÉLIA CAMARANO - Integrante / ANNA BARBARA ARAUJO - Integrante / GUITA GRIN DEBERT - Integrante / LUANA SIMÕES PINHEIRO - Integrante / PEDRO GRAVATÁ NICOLI - Integrante / REGINA STELA CORREA VIEIRA - Integrante.

  • 2020 - 2023

    Rede de Pesquisa Observatório da Violência OBVIO, Descrição: Nas últimas décadas, o Brasil vem observando um crescimento nas taxas de violência nas suas mais distintas modalidades, seja no crime comum, até a violência fatal conectada ao crime organizado. Tal fenômeno encontra-se associado à consolidação do narcotráfico, às persistência da desigualdade socioeconômica, expressa através da concentração da riqueza e da renda, em contraste às precárias condições de vida de parte considerável da população, que vivem em bairros periféricos das grandes cidades, aonde a ausência do estado contribui para a explosão da violência, em particular o aumento do número de homicídios. A partir da identificação desse cenário, que provoca medo e insegurança na população do Brasil, particularmente nos habitantes da região nordeste, recorte geográfico dessa proposta de pesquisa, novas problematizações surgem como meio de dar respostas e suprir várias lacunas no que concerne aos estudos sobre violência e criminalidade para o subsidio de políticas de desenvolvimento para a região, quais sejam: Quais as causas da violência letal e da criminalidade no nordeste do país? Quais as suas tendências de curto e longo prazos? Quais os impactos para os habitantes, as cidades e a sociedade de um modo geral?Para se responder a essa agenda e subsidiar políticas públicas de segurança para o estado do Rio Grande do Norte, o Observatório da Violência (OBVIO) foi criado em 2012 (posteriormente denominado de Instituto Obvio), com o objetivo de constituir uma plataforma em que se permitisse acessar de forma transparente, dinâmica e confiável, informações sobre violência no Estado do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, os representantes do instituto se aproximaram da UFRN para que se constituísse uma rede de pesquisa, capaz de abrigar e auditar os dados, expandi-los para os outros estados do Nordeste e em direção a outros temas relacionados à violência, bem como no aprofundamento dos métodos e análises de diagnóstico e prognóstico sobre violência. Tem-se também objetivo garantir a independência do OBVIO em relação às gestões estatais, garantindo a qualidade e isonomia das pesquisas científicas e estudos sobre violência.Assume-se, portanto, como objetivo geral dessa proposta de estudo estabelecer a Rede de Pesquisa Observatório da Violência OBVIO, abrigada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir da integração de quatro grupos de pesquisa de abrangência nacional e internacional, sendo três internos à UFRN, envolvendo o Departamento de Turismo, de Demografia e Ciências Atuariais, de Saúde Coletiva (DSC) e o Departamento de Políticas Públicas (DPP), além de um grupo de pesquisa sediado no Departamento de Sociologia da UFPE. São eles: o Grupo de Pesquisa em Planejamento e Organização do Turismo (GEPPOT), o Grupo de Estudos Demográficos (GED), o Grupo de Pesquisa em Violência, Trabalho e Ilegalismos (GPVTI), e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança NEPS/UFPE. O objetivo é sistematizar e organizar o acesso aos dados produzidos pelo observatório, de forma a facilitar a coordenação de esforços entre os membros da rede, para se produzir e compartilhar conhecimento (de forma independente dos governos) para subsidiar políticas públicas de desenvolvimento regional e urbano no Nordeste Brasileiro, com foco na compreensão do fenômeno da violência em suas múltiplas dimensões.A equipe entende que os três grupos da UFRN, de diferentes áreas, compreendem, juntos, uma diversidade e interdisciplinaridade fundamentais para a compreensão do fenômeno da violência a partir de suas várias dimensões. Já o grupo do NEPS, da Universidade Federal de Pernambuco, trata-se de um grupo que também já realiza trabalhos com os grupos da UFRN, e cuja incorporação se justifica devido à sua abrangência em nível nacional e internacional, nos estudos sobre violência. A rede de pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Coordenador / Wilson Fusco - Integrante / Claudio Roberto de Jesus - Integrante / Karina Cardoso Meira - Integrante / JÁRVIS CAMPOS - Integrante / JOSE VILTON COSTA - Integrante / JULIANA GONCALVES MELO - Integrante / MARCOS ROBERTO GONZAGA - Integrante / OSWALDO GOMES CORREA NEGRAO - Integrante / RODRIGO FIGUEIREDO SUASSUNA - Integrante / THAYANE SILVA CAMPOS - Integrante / WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA - Integrante / ANA PATRICIA DIAS SALES - Integrante / IVENIO DO ESPIRITO SANTO HERMES JUNIOR - Integrante / Mozart Fazito - Integrante.

  • 2019 - 2022

    Uma desigualdade leva à outra: diferenciais socioeconômicos na produção, consumo e transferência de trabalho doméstico não remunerado e as implicações para o mercado de trabalho, Descrição: Chamada MCTIC/CNPq N 28/2018. Nas sociedades modernas, a produção de bens e serviços nos domicílios para o consumo direto das famílias ocupa parte significativa do trabalho social. Essa produção é feita através do trabalho doméstico não remunerado. Há várias décadas, pesquisadores vêm chamando atenção para a importância do trabalho doméstico dentro da economia e criticando o fato de essa produção não ser incluída na contabilidade da produção nacional, ignorando as longas jornadas nas atividades domésticas que as mulheres realizam, subestimando tanto a contribuição feminina para a economia como também o consumo das famílias. Para analisar a produção doméstica, as pesquisas de uso do tempo são essenciais. Atualmente, o Brasil não possui nenhuma pesquisa de uso do tempo representativa a nível nacional, o que limitou, por muito tempo, as possibilidades de análises. Essa limitação foi contornada a partir do desenvolvimento de uma metodologia que estima, a partir da PNAD, uma informação de melhor qualidade sobre o tempo que indivíduos dedicam ao trabalho doméstico não remunerado. O projeto ora proposto dará sequência a uma série de análises que serão feitas com a base de dados construída a partir da PNAD, que conta com informações inéditas sobre produção, consumo e transferência de tempo de trabalho doméstico não remunerado no Brasil. Uma vez que se dispõe pela primeira vez dessas informações, o objetivo é analisar os diferenciais entre homens e mulheres, em diferentes contextos socioeconômicos e arranjos domiciliares na produção doméstica e as conexões desses diferenciais com as desigualdades observadas no mercado de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Integrante / Simone Wajnman - Coordenador / Maria de Fátima Lage Guerra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2019 - Atual

    O emprego doméstico no Nordeste frente ao novo contexto legislativo, econômico, político e social: uma análise de 2015 a 2021, Descrição: O objetivo do projeto é acompanhar, a partir de 2015, a evolução emprego doméstico na força de trabalho feminina e as características das empregadas domésticas do Nordeste, dando continuidade aos estudos desenvolvidos no projeto de pesquisa sobre ?As especificidades do emprego doméstico no território nordestino?, que teve como foco o período de 2004 a 2014. Além disso, pretende-se compreender as consequências do novo cenário legislativo, econômico, político e social para a realidade das mulheres residentes no Nordeste e ocupadas no emprego doméstico. Também pretende-se dar continuidade e expandir a pesquisa qualitativa, iniciada em 2017, que têm como objetivo compreender as relações de trabalho, a trajetória migratória e o comportamento reprodutivo das domésticas entrevistadas. Essa pesquisa se iniciou na região metropolitana de Natal, e será expandida para as regiões metropolitanas de Recife, João Pessoa e do Cariri. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Integrante / Silvana Nunes de Queiroz - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Coordenador / Wilson Fusco - Integrante / Claudio Roberto de Jesus - Integrante / Victor Hugo Diogenes - Integrante / Ana Patrícia Dias Sales - Integrante / Priscila de Souza Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - 2021

    MAMA - Mães adolescentes muitos anos atrás: fecundidade na adolescência na perspectiva das mulheres de 30 em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Natal e Rio de Janeiro, Descrição: Entre 1980 e 2000, a Taxa de Fecundidade Total (TFT) brasileira experimentou uma importante queda, mas a Taxa Específica de Fecundidade (TEF) das mulheres de 15 a 19 anos continuou subindo, fazendo com que o peso da fecundidade na adolescência em relação à fecundidade total aumentasse nas últimas duas décadas do século passado. Somente em 2010 foi observada uma queda na TEF das mulheres entre 15 e 19 anos, o que não reduz a relevância do tema na agenda acadêmica e das políticas sociais, sobretudo pelos possíveis impactos que ter tido filho(a) na adolescência pode ter no futuro dessas mulheres. O objetivo central deste projeto é investigar como mulheres de 30 a 39 anos, que foram mães na adolescência, percebem a relação da fecundidade na adolescência com suas trajetórias de vida. Mais especificamente, este estudo pretende investigar como tais mulheres percebem o efeito que a fecundidade na adolescência teve em suas vidas no que tange às relações familiares, à escolaridade, à inserção no mercado de trabalho, ao estabelecimento de vínculos afetivos com um parceiro ou parceira e à formação de família. Para atingir o objetivo proposto, o estudo lançará mão de uma técnica qualitativa de pesquisa, a entrevista semiestruturada, na perspectiva de curso de vida. Serão entrevistadas 90 mulheres, 15 residentes em cada um dos seis municípios (Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Natal e Rio de Janeiro), 5 em cada nível educacional (até fundamental completo, médio incompleto ou completo, superior incompleto e mais). A expectativa é de que os resultados do projeto possam contribuir para ampliar a compreensão de questões relacionadas à fecundidade na adolescência, particularmente aquelas relacionadas ao efeito que a gravidez e o nascimento de um filho exercem nas trajetórias de vida das mulheres, bem como informar às e aos adolescentes sobre possíveis consequências desse evento demográfico. Embora exista um número expressivo de trabalhos que analisam a questão, poucos são os que abordam as percepções de mulheres de diferentes localidades e inseridas em diferentes realidades, tendo experimentado tal evento já há algum tempo, e menos ainda são os que se propõe a informar diretamente a população-alvo da pesquisa sobre os seus resultados. Assim, os resultados deste estudo podem fornecer subsídios importantes para gestores, pesquisadores e adolescentes preocupados com a dimensão da fecundidade na adolescência e com os possíveis efeitos que esse evento pode ter nas trajetórias educacionais, de trabalho, formação de família e relacionamentos futuros das mulheres. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Coordenador / Paula Miranda Ribeiro - Integrante / Adriana de Miranda Ribeiro - Integrante / Andréa Branco Simão - Integrante / Marília Miranda Fortes Gomes - Integrante / Ana Paula de Andrade Verona - Integrante / Raquel Zanatta Coutinho - Integrante / Angelita Alves de Carvalho - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / Luciana Correia Alves - Integrante / Glaucia dos Santos Marcondes - Integrante / Raquel Rangel de Meireles Guimarães - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Monitoramento e avaliação dos porgramas de assitencia estudantil da FUMP, Descrição: Construção de uma base de dados para monitoramento dos programas de assistência estudantil da Fundação Mendes Pimentel da UFMG e avaliação de impacto dos programas de assistência em andamento no período de 2011 a 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Coordenador / Simone Wajnman - Integrante / Cassio Maldonado Turra - Integrante / Ana Maria Hermeto C Oliveira - Integrante / Luciana Luz - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Encarceramento massivo e seu impacto no suporte familiar: raça, encarceramento parental e vulnerabilidade dos filhos em Minas Gerais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Coordenador / Maria Carolina Tomás - Integrante / Carla G Franco - Integrante / Janaína Teodoro Guiginski - Integrante / Karla Juliana Onofre da Silva - Integrante / Melissa Caldeira Brant de Souza Lima - Integrante / Rafael Andrés Urrego Posada - Integrante / Rodrigo Coeolho de Carvalho - Integrante / Dimitri Fazito - Integrante.

  • 2013 - 2016

    A família domiciliar brasileira e as perspectivas relacionadas ao envelhecimento da população, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Coordenador / Simone Wajnman - Integrante / Francismara Fernandes Guerra - Integrante / Marcela Eugenia Alvear Potacio - Integrante / Maria de Fátima Lage Guerra - Integrante / Maria Carolina Tomás - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Construção do Índice de Vulnerabilidade Sócio-familiar do Idoso, Descrição: O SISAP-Idoso, de consulta online por meio do seguinte endereço eletrônico www.saudeidoso.icict.fiocruz.br, disponibiliza indicadores de saúde do idoso e de seus determinantes para todos os municípios brasileiros e unidades federadas assim como políticas e programas que contemplem a saúde do idoso. No sistema relacionam-se ambas dimensões com a finalidade de oferecer ao gestor uma ferramenta de acompanhar e monitorar de metas e políticas no seu território. O Sistema compreende os seguintes objetivos centrais: 1. Oferecer aos gestores em saúde informações e indicadores que auxiliem a tomada de decisões e o planejamento de ações voltadas à população idosa, tanto no âmbito municipal como estadual. 2. Sistematizar e acompanhar as políticas, programas e instrumentos de gestão, como o Pacto pela Vida, relacionadas com a saúde do idoso. 3. Oferecer informações acerca das condições de saúde e qualidade de vida da população idosa nos diferentes níveis a pesquisadores e interessados na temática. 4. Propor indicadores diretos ou indiretos de monitoramento de metas e diretrizes pactuadas pelas políticas e programas nacionais e internacionais. 5. Disponibilizar o acesso livre e universal à informação em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Integrante / Dalia Elena Romero Montilla - Coordenador / Aline Pinto Marques - Integrante / Leticia Sabbadini da Silva - Integrante / Heglaucio da Silva Barros - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Interrelações entre composição dos arranjos domiciliares, pobreza e desigualdade de renda: evidências sobre o Brasil recente, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Integrante / Simone Wajnman - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Observação social sistemática: aplicação da observação direta das condições físicas e sociais de uma vizinhança, Descrição: Neste projeto propomos conduzir um estudo de observação direta tendo como modelo a Observação Social Sistemática, com o objetivo de complementar as informações obtidas por meio do inquérito promovido pelos projetos Determinantes Sociais/ MOVE-SE. Esta abordagem tem sido pouco explorada em pesquisas científicas em saúde coletiva, brasileira e internacional. A documentação dos efeitos do lugar na saúde dos indivíduos e a incorporação da OSS em inquéritos populacionais de grande porte é inovadora e pode trazer implicações importantes no planejamento das ações de promoção e redução das iniqüidades em saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jordana Cristina de Jesus - Integrante / Eulilian Dias de Freitas - Integrante / Vitor Passos Camargos - Integrante / Fernando Augusto Proeitti - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078900 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (31) 34097100, Ramal: 7207

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Adjunta do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais

Atividades

  • 07/2018

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GERENCIAMENTO ATUARIAL, LEGISLAÇÃO DE SEGURO E PREVIDÊNCIA, MATEMÁTICA ATUARIAL I, TARIFAÇÃO DE SEGUROS, PRÁTICAS ATUARIAIS EM PENSÕES, INTRODUÇÃO AO SEGURO E PREVIDÊNCIA, TÓPICOS ESPECIAIS EM ATUÁRIA

  • 01/2023 - 07/2023

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Atuariais.

  • 01/2021 - 12/2022

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do curso de Ciências Atuariais.

  • 01/2019 - 12/2022

    Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

  • 01/2019 - 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Representante docente do DDCA no Consec.

2023 - 2024

Ministério das Mulheres

Vínculo: Função Comissionada Executiva, Enquadramento Funcional: Coordenadora

2024 - Atual

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora independente

Outras informações:
Apoio técnico para elaboração de instrumentos de coleta (questionários) para pesquisa de Uso do Tempo a ser implementada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), sob demanda e em parceria com a Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

2024 - Atual

Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Associada de Políticas e Pesquisa

Outras informações:
Associada de Políticas e Pesquisa do J-PAL LAC. Atuação no projeto Expansão das Parcerias com Governos no Brasil Proteção Social, na assistência técnica a parcerias no âmbito de políticas e sistemas de cuidados e família.

2017 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

2015 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Monitora da disciplina de Técnicas de Análise Demográfica sob a orientação dos professores Simone Wajnman e José Alberto M. de Carvalho (Cedeplar/FACE-UFMG)

2013 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Monitora da disciplina de Introdução aos Modelos Lineares sob orientação do professor Gilvan de Ramalho Guedes (Cedeplar/FACE-UFMG)

2012 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica sob orientação da Professora Simone Wajnman, na área de Demografia da Família

2009 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica sob orientação do Professor Fernando Augusto Proietti. Título do trabalho desenvolvido: Fatores associados à auto-percepção de saúde em idosos de Belo Horizonte.

Atividades

  • 02/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Informática Básica em regime voluntário no projeto "Incluir"

  • 03/2017 - 07/2017

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.,Estágio realizado, 4. Monitora da disciplina de Introdução aos Modelos Lineares no curso de pós-graduação em Demografia.

  • 02/2017 - 07/2017

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.,Estágio realizado, Monitora da disciplina de Intro.

  • 07/2016 - 07/2016

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Estágio realizado, Monitora do curso de Dados Agregados do Programa de Treinamento Intensivo promovido pela Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH).

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Gestão de Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componentes da Dinâmica Demográfica

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciencias Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Envelhecimento e Saúde

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Gestão de Serviços de Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componentes da Dinâmica Demográfica

  • 10/2015 - 10/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Avaliadora dos trabalhos apresentados na XIX Semana de Graduação.

  • 07/2015 - 07/2015

    Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Estágio realizado, 5. Monitora do curso de Regressão Linear do Programa de Treinamento Intensivo promovido pela Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH).

  • 08/2014 - 12/2014

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.,Estágio realizado, 3. Monitora da disciplina de Técnicas de Análise Demográfica II no curso de pós-graduação em Demografia.

  • 03/2014 - 07/2014

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional.,Estágio realizado, 2. Monitora da disciplina de Técnicas de Análise Demográfica I no curso de pós-graduação em Demografia.

  • 03/2013 - 07/2013

    Estágios , Faculdade de Ciências Econômicas.,Estágio realizado, Introdução aos Modelos Lineares no curso de pós-graduação em Demografia.

  • 08/2010 - 02/2011

    Estágios , Hospital das Clínicas da UFMG.,Estágio realizado, Estágio no Centro de Telessaúde.

2023 - Atual

Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Visitante Convidada

Outras informações:
Programa de Pesquisador Visitante Convidado da Unicamp-PPVC, junto à Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.Contribuição para o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado Estudo Atuarial doPlano de Benefícios Previdenciários dos Servidores da Unicamp. O projeto de pesquisa dispõe definanciamento da PRP/Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp).

2013 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2019 - Atual

Associação Brasileira de Estudos Populacionais

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora do GT População e Gênero, Carga horária: 1

Atividades

  • 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Fiscal.,Cargo ou função, Membro.

2009 - 2013

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desempenhava atividades de gestão da informação no Centro de Telessáude do Hospital das Clínicas da UFMG.

2011 - 2012

Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.