Piethra Martinelli

Graduanda do Bacharelado de Ciências e Humanidades e do Bacharelado de Relações Internacionais pela UFABC. Pesquisa as Relações Internacionais, com ênfase nos Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura indígena, Brasil, Regime Internacional dos Direitos Humanos e infanticídio. É membro discente do Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Relações Internacionais da UFABC (GEDHRI-UFABC), coordenadora geral do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UFABC (CARI-UFABC) e possui bolsa CNPq de Iniciação Científica.

Informações coletadas do Lattes em 15/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências e Humanidades

2017 - Atual

Universidade Federal do ABC
Título: A prática do infanticídio entre alguns povos indígenas e a relação com o regime internacional de direitos humanos no Brasil: um diálogo complexo e necessário.
Orientador: José Blanes Sala

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2015

Colégio da Polícia Militar - Unidade Itaquera

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

Comissão julgadora das bancas

Diego Araujo Azzi

TOLEDO, D. G. C.; ZANELLA, C.;AZZI, D.. A utilização do discurso dos Direitos Humanos como instrumento para os fins da Globalização da Ordem Neoliberal: a tentativa de integração dos direitos trabalhistas fundamentais na 3ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio em Seattle (1999). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC.

Orientou

José Blanes Sala

A prática do infanticídio entre alguns povos indígenas e a relação com o regime internacional de direitos humanos no Brasil: um diálogo complexo e necessário; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Piethra Martinelli;

Foi orientado por

José Blanes Sala

A PRÁTICA DO INFANTICÍDIO ENTRE ALGUNS POVOS INDÍGENAS E A RELAÇÃO COM O REGIME INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: UM DIÁLOGO COMPLEXO E NECESSÁRIO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Blanes Sala;

Produções bibliográficas

  • MARTINELLI, P. ; BLANES SALA, José . A prática do infanticídio entre alguns povos indígenas e a relação com o regime internacional de direitos humanos no Brasil: um diálogo complexo e necessário.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Relações Internacionais da UFABC (GEDHRI-UFABC), Descrição: Tem como objetivo fomentar os direitos humanos para a comunidade acadêmica e em geral; através de pesquisa, projetos, produção de artigos e outras publicações, bem como materiais sobre direitos humanos; organização de eventos relacionados à área, bem como ações de extensão. O grupo conta com alunos da graduação e da pós-graduação e está vinculado à Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC, fruto de convênio com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Alguns alunos tem aderência ao projeto de pesquisa: "Direitos Humanos: dos fundamentos teóricos às tendências contemporâneas no nível local (cidades)" vinculado ao Programa de Pós Graduação de Ciências Humanas e Sociais da UFABC, financiado pelo Projeto Capes Print. Além dos trabalhos de pesquisa, nos últimos três anos, os membros do grupo vêm se dedicando ao projeto de extensão de Português como Língua de Acolhimento para Refugiados na região do ABC paulista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Piethra Martinelli - Integrante / José Blanes Sala - Coordenador / Débora Corrêa de Siqueira - Integrante / Ulysses Monteiro Molitor - Integrante / Camila Nascimento Silva - Integrante / Daniela Amaral de Paula - Integrante / Erika Andrea Bütikofer - Integrante / Giovanna Miron Fernandes de Moura - Integrante / Júlia Serra Martins - Integrante / Kethelyn Ribeiro Freire Santos - Integrante / Luciano Alexandrino dos Santos Junior - Integrante / Mariana Eunice Alves de Almeida - Integrante / Vitória Maria Breda Veronezi - Integrante / William Vinicius Pinto - Integrante / Yuri Braga Amaral - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do ABC

Vínculo: , Enquadramento Funcional: