Marcos Antonio de Paula Albuquerque

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1981). Possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2002), Tem experiência na área de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo, com ênfase em serviços de construção, manutenção e estimulação de poços de petróleo. Cursou até o sexto semestre de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universidade Estácio do Ceará. Cursando Engenharia Civil no Centro Universitário Farias Brito (FBUNI), em Fortaleza-CE.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Civil

2019 - Atual

Centro Universitário Farias Brito

Graduação interrompida em 2019 em Arquitetura e Urbanismo

2016 - Interrompido

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC
Ano de interrupção: 2019

Graduação em Engenharia Química

1977 - 1982

Universidade Federal do Ceará
Título: Indústria de fabricação de sabão e detergentes
Orientador: Silvio Roberto Teixeira Barreira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Casing Design for Oil Wells. (Carga horária: 35h). , NExT - A Schlumberger Company, NEXT, Estados Unidos.

2011 - 2011

Lost Circulation Control School. (Carga horária: 40h). , Schlumberger Inc., SLB, Estados Unidos.

2001 - 2002

MBA em MBA Executivo Gestão Empresarial. (Carga Horária: 360h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. , Título: Plano de Negócio: Fábrica de Medicamentos Genéricos. , Orientador: Miguel Ferreira Lima.

1995 - 1995

ISO Serie 9000. (Carga horária: 40h). , Centro de Formación y Adestramiento de Petróleos de Venezuela y sus Filiale, CEPEP, Venezuela.

1991 - 1991

Effective Speaking and Human Relations. (Carga horária: 49h). , Dale Carnengie & Associates, Inc, DCC, Estados Unidos.

1982 - 1982

Introdução à Metrologia e Suas Aplicações. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia de Petróleo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PARKINSON, MARK ; MUNK, TREVOR KENNETH ; BROOKLEY, JESS G. ; CAETANO, AGOSTINHO DOMINGOS ; ALBUQUERQUE, MARCOS ANTONIO ; COHEN, DAVID ; REEKIE, MICHAEL ROBERT . Stimulation of Multilayered High-Carbonate-Content Sandstone Formations in West Africa Using Chelant-Based Fluids and Mechanical Diversion. In: SPE International Symposium and Exhibition on Formation Damage Control, 2013, Lafayette. SPE International Symposium and Exhibition on Formation Damage Control.

  • ALBUQUERQUE, MARCOS ANTONIO ; SMITH, CHRISTOPHER LLOYD ; SAXON, ALAN . Use of Novel Acid System Improves Zonal Coverage of Stimulation Treatments in Tengiz Field. In: SPE International Symposium and Exhibition on Formation Damage Control, 2013, Lafayette. SPE International Symposium and Exhibition on Formation Damage Control, 2006.

  • ALBUQUERQUE, MARCOS ANTONIO ; PARKINSON, MARK ; MUNK, TREVOR KENNETH ; BROOKLEY, JESS G. ; CAETANO, AGOSTINHO DOMINGOS ; COHEN, DAVID ; REEKIE, MICHAEL ROBERT . Stimulation of Multilayered High-Carbonate-Content Sandstone Formations in West Africa Using Chelant-Based Fluids and Mechanical Diversion. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALBUQUERQUE, MARCOS ANTONIO ; LEDERGERBER, ALAN G. ; SMITH, CHRISTOPHER LLOYD ; SAXON, ALAN . Use of Novel Acid System Improves Zonal Coverage of Stimulation Treatments in Tengiz Field. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1980 - 1983

centro educacional sao francisco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de disciplinas Matemática, Física e Química.

1982 - 1983

Norquímica - Nordeste Química Industrial LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Químico, Carga horária: 20

Outras informações:
Empresa especializada na fabricação de detergentes.

1983 - 1990

Dowell Schlumberger do Brasil LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Campo, Carga horária: 44

Outras informações:
Execução de operações de cimentação, estimulação e de ferramentas de fundo de poço em poços de petróleo em terra e offshore nas bacias petrolíferas dos estados do Rio Janeiro e do Espírito Santo. Desenho e avaliação de serviços de cimentação. Treinamento de técnicos de campo e novos engenheiros para execução dos serviços sob altos padrões de qualidade.

1990 - 1993

Schlumberger Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor Técnico Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerenciamento de cursos técnicos e operacionais para engenheiros de campo e técnicos em operações de cimentação, estimulação e intervenção com flexitubo em poços de petróleo. Instrutor de cursos técnicos e operacionais para engenheiros de campo e técnicos em operações de cimentação, estimulação e intervenção com flexitubo em poços de petróleo. Gerenciamento e treinamento de instrutores juniors para o alcance dos altos padrões de treinamento exigidos dos colaboradores da Schlumberger. Responsável pelo processo de desenvolvimento e atualização dos cursos técnicos. Condução de cursos técnicos e operacionais em inglês e em espanhol. Tradução de material técnico em inglês para espanhol. Pontos de destaque incluem a implementação de cursos técnicos de cimentação, estimulação e flexitubo em espanhol, e a preparação e implementação dos primeiros cursos de estimulação matricial e de operações com flexitubo no Kellyville Training Center da Schlumberger.

1993 - 1995

Schlumberger Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Serviços de Campo - Flexitubo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pelo gerenciamento de operações de estimulação matricial e de flexitubo no Lago Maracaibo para as operadoras Maraven e Lagoven (Atualmente PDVSA). Gerenciamento de três barcaças de operação com flexitubo. Principais responsabilidades incluíam: desenho de trabalhos de estimulação e de intervenção em poços de petróleo com a utilização de flexitubo, gerenciamento de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, treinamento e gerenciamento de pessoal, planejamento de curto, médio e longo prazo. Trabalhos com flexitubo incluíam: limpeza de poços, inicialização de produção através de levantamento artificial, serviços de pescaria, cimentação através de flexitubo, estimulação matricial, controle de produção de água, controle de produção de areia (gravel pack) e perfuração com flexitubo.

1995 - 1996

Schlumberger Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Vendas Técnicas, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável por escrever os programas de intervenção de poços para operações com flexitubo. Programas descritos em detalhes para cumprir com os rigorosos padrões exigidos nas operações no Mar do Norte.

1996 - 1997

Schlumberger Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Vendas Técnicas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela busca e reconhecimento de poços candidatos para intervenção e/ou estimulação para aumento ou recuperação de produção. Reconhecimento doe poços candidatos realizado com base no estudo do histórico dos poços e utilização de softwares para analise nodal. Projeto de operações de estimulação, controle de produção de água e operações com flexitubo nos poços candidatos com o objetivo de incremento de produção, bem como avaliações pós-execução para determinação da eficácia dos trabalhos realizados. Treinamento de jovens engenheiros em intervenção e estimulação de poços de petróleo.

1997 - 1998

Schlumberger Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico de Distrito, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por projetos de cimentação, estimulação e fraturamento hidráulico realizados pela Schlumberger em Equador. Treinamento de engenheiros jovens em operações de cimentação, estimulação e fraturamento hidráulico.

1998 - 2000

Schlumberger Serviços de Petróleo - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Serviços de Campo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por operações de cimentação e de estimulação matricial em poços de petróleo nas bacias offshore no Brasil, cujas operações eram realizadas pela Schlumberger.

2000 - 2002

Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Operações, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente das operações de cimentação, estimulação, fraturamento hidráulico e flexitubo em Sergipe e Alagoas.

2002 - 2006

Schlumberger Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Técnico e de Vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por desenho e avaliação pós-trabalho de operações de cimentação, estimulação e de operações com flexitubo. Treinamento de jovens engenheiros em operações em poços de petróleo.

2007 - 2010

Schlumberger Inc.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Técnico e de Vendas Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por desenho e avaliação pós-trabalho de operações de estimulação e de operações com flexitubo em poços de petróleo offshore Cabinda, Angola. Treinamento de jovens engenheiros em operações em poços de petróleo.

2010 - 2014

Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Técnico e de Vendas Sênior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por projetos e avaliação pós-trabalho de operações de cimentação primária, cimentação remedial e cimentação de abandono em poços de petróleo na plataforma continental brasileira. Treinamento de jovens engenheiros em operações em poços de petróleo.