Bernardo de Araújo Moraes Trovão

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atualmente, como Analista Ambiental, integra a equipe de responsável pelo Cadastro Ambiental Rural - CAR e pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR )no Serviço Florestal Brasileiro (SFB/MAPA). Trabalhou como Engenheiro Ambiental na Golder Associates Consultoria e Projetos, de 2008 a 2009, onde participou de diversos trabalhos nas áreas de mineração, siderurgia, produção de cimento e inventário de gases do efeito estufa. Elaborou o balanço hídrico industrial para uma mina de manganês da Vale; participou do licenciamento da Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) e de uma planta de moagem de escória da Votorantim, em Santa Cruz, através da elaboração de um PBA (Projeto Básico Ambiental); também trabalhou no desenvolvimento de um Sistema de Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa para a AES Tietê S.A. Atuou no IBAMA, de 2009 a 2015, como Analista Ambiental, tendo desempenhado diversas atividades: de 2009 a 2010 na CGPEG/DILIC/IBAMA, com licenciamento de atividades petróleo e gás marítimas; de 2010 a 2011 no ESREG/IBAMA de Parintins com atividades de fiscalização, educação ambiental e demandas associadas; de 2011 a 2015 atuou na DBFLO integrando a equipe responsável pelo CAR e pelo SICAR executando, também, ações de vistoria para anuência de supressão de mata atlântica Em 2015 passou à atuar no SFB, sendo que de 2016 a 2019 esteve como Coordenador de Cadastro de Florestas, responsável pelo SICAR e pelo CNFP . Tem experiência na área de legislação ambiental, em especial, na Lei 12.651/12 e seus regulamentos, Sensoriamento Remoto, Banco de Dados Geospacial e SIG.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ambiental

2002 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Não informado
Orientador: Tacio Mauro Pereira de Campos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2016

Especialização em Recuperação De Áreas Degradadas. (Carga horária: 0h). , Universidade Federal de Vicosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Serviço Florestal Brasileiro. , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Zona Cívico-Administrativa, 70043900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20287374

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Serviço Florestal Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental

Outras informações:
Atua nas atividades relacionadas ao: I - monitoramento técnico de programas e projetos, inclusive de cooperação técnica, científica e financeira, com entidades nacionais e internacionais no âmbito de suas competências; II - gerenciar o Cadastro Nacional de Florestas Públicas, criado pela Lei n° 11.284, de 2006; III - desenvolver e gerenciar o Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SICAR, respectivos módulos e aplicativos, e a integração de informações dos congêneres estaduais; IV - elaborar e viabilizar a execução das atividades de divulgação e treinamento no âmbito do SICAR e do Cadastro Nacional de Florestas Públicas; V - propor e elaborar estudos analíticos sobre a base de dados do SICAR e do CNFP; VI - apoiar tecnicamente os atores governamentais e não governamentais no âmbito de suas competências; X - reunir, sistematizar e atualizar dados e informações geográficas sobre o mapeamento e monitoramento da vegetação brasileira, para subsidiar a produção regular de estatísticas nacionais e o desenvolvimento das atividades finalísticas do SFB. Cargos Desempenhados: Coordenador de 31/01/2019 até hoje (FCPE 101.3); Gerente Executivo de 21/02/2017 a 24/08/2017 (DAS 101.4); Chefe de Divisão de 24/09/2015 a 20/02/2017 (DAS101.2).

2009 - 2014

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
De 2009 a 2010 na CGPEG/DILIC/IBAMA, trabalhou com licenciamento de atividades petróleo e gás marítimas; de 2010 a 2011 atuou no ESREG/IBAMA de Parintins com atividades de fiscalização, educação ambiental e demandas associadas; de 2011 a 2015 atuou na DBFLO integrando a equipe responsável pelo CAR e pelo SICAR executando, também, ações de vistoria para anuência de supressão de mata atlântica

2008 - 2009

Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental

Outras informações:
Participou de diversos trabalhos nas áreas de mineração, siderurgia, produção de cimento e inventário de gases do efeito estufa. Elaborou o balanço hídrico industrial para uma mina de manganês da Vale; participou do licenciamento da Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) e de uma planta de moagem de escória da Votorantim, em Santa Cruz, através da elaboração de um PBA (Projeto Básico Ambiental); também trabalhou no desenvolvimento de um Sistema de Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa para a AES Tietê S.A.

2007 - 2008

Golder Associates Brasil Consultoria e Projetos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiario Jornada 30 Horas

Outras informações:
Participou de diversos trabalhos nas áreas de mineração, siderurgia, produção de cimento e inventário de gases do efeito estufa.