Cloris Elaine de Castro Samos Paris

Possui bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (1999). É formada pelo INDAC - Instituto de Artes e Ciências (2004) como Técnica de Artes Dramáticas. Logo apos a sua formação aprofunda seus estudos com training sobre o método Jersey Grotowski ?Action: O Corpo no Espaço e a Construção de Partituras de Ações Físicas? - Inês Aranha e ?Técnicas Teatrais Contemporâneas Grotowski e Butô? - Persi-Jade e Jorge Lopes Ramos. Aprofundou-se também em treinamentos físicos com ?Suzuki? - Mariana Lima e dança com ?Contato e Improvisação? - Gisele Calazans e Lívia Seixas. Alem de aprimorar as técnicas vocais com Andréa Drigo no ?Caminho do Canto? e clown com Beth Dorgam na ?Oficina de Clown?. Atuou em diversas produções teatrais como atriz e assistente de direção na Companhia Nua direção de Ines Aranha com os espetáculos Sete Contra Tebas, Oceano Mar, Minha Mae e como atriz na Cia Imaginaria direção de Eduardo Parisi com o espetáculo Umas Férias. Em 2008 se transfere para Milão onde continua os seus estudos com ?The Garden ? Ongoing Educational Project: Laboratorio Permanente de Pesquisa Metodo Grotowski? - Domenico Castaldo, ?Vocis Motus, Voz Falada e Voz Cantada? - Sabine Uitz, ?Clown Clandestino? - Pierre Byland, ?Interpretação com Mascara Neutra e Expressiva? - Companhia Familie Floz e ?Interpretação com Mascara Larvaria? - Miguel Gutierrez. Desenvolve a sua atividade como atriz em produções teatrais na Italia como ?Hamlet? e ?Salomé? do Teatro Urlo com direção de Vittorio Vaccaro. ?Donne In Sospensione ovvero verdi d?invidia? da Compagnia Duchessa Rossa, texto e direção Cinzia Brugnola e Cloris Paris. ?Piccolo - L?ultimo Albero? do Teatro del Buratto, direção Aurelia Pini. Atua como performance em ?Dummies Project? de Ufostudio, performance com Mascara Larvarias, direção Federico Bertozzi e como manipuladora em ?Giocagiocattolo?, produção Teatro del Buratto, direção Jolanda Cappi e Giusy Colucci e ?La fabbrica del colore, omaggio a Bruno Munari? laboratorio creativo a cura do Teatro del Buratto. Tecnica de manipulação: Black Theater. Alem disso participa em alguns curta-metragem como atriz: ?Kino? ? Direção Lorenzo Carbone, ?Clacson? ? Direção Alessandro Melchionda; como preparadora de atores ?Diciasette? ? Direção Nicolò Merlin e como performance ?The Dummies Chronicles, Episodio Zero Alive!? Direção Federico Bertozzi e Happy Birthday Dummy! ? Direção Letizia Giangualano. Professora de interpretação na escola ?Ars ? Arte e Spettaculo? de Codogno e na ?Fondazione Humaniter? em Milão. Retorna ao Brasil em março de 2013 onde participa do espetáculo ?Aparelhos de Superar Ausências? do Coletivo Phila7 no teatro da oficina Oswald de Andrade em outubro de 2013 e ?Uma Mãe? do Cia Teatro X em abril de 2019 no teatro de Utopias. Vivência atualmente como docente do curso livre de teatro para crianças de 06 à 14 anos, atuando na introdução de conceitos básicos de interpretação e de jogos teatrais no Teatro Escola Macunaíma e na Contemporânea das Artes; Orientou crianças nos encontros do Programa de Iniciação Artística (Piá) da Prefeitura de São Paulo junto com outros artistas educadores de diferentes linguagens como música, dança e artes integradas. [Céus Jd. Paulistano e Vl. Atlântica] no ano de 2017; Ministrou o workshop de voz explorando o movimento físico e vocal, utilizando a voz falada (texto) e a voz cantada (música) como elementos para descobertas de novas possibilidades de (des)construções, reconstruções e apropriação orgânica da voz e do texto ao elenco. [Grupo RIA]. Participou como atriz em alguns curtas metragens no Brasil como: AM:PM ? Dir. Cesar Bruno; Para Onde Vamos ? Dir. João Perrone

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

1993 - 1999

Universidade Anhembi Morumbi
Orientador: não

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Artes Dramáticas

2002 - 2004

Indac - Intituto de Artes e Ciências

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Teatro Escola Macunaíma

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Artista Educadora Autonoma