Manuel Bouzon

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1954), graduação em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana(1958), especialização em Assiriologia e História Antiga pela Westfälische Wilhelms Universität Münster(1964), mestrado em Historia Antiga Oriental pelo Pontifício Instituto Bíblico(1960), doutorado em História Antiga e Medieval pelo Pontifício Instituto Bíblico(1969) e pós-doutorado pela Westafälische Wilhelms Universität Münster(1988). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. Atuando principalmente nos seguintes temas:profetismo em Mari, o fenômeno profetico no antigo Oriente, corporações profeticas, o fenômeno profético em Israel.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Antiga e Medieval

1964 - 1969

Pontificío Instituto Bíblico
Título: Die Prophetenkorporationen in Israel und im Alten Orient. Ein Beitrag zur Geschichte der nebiistischen Bewegung.
Orientador: Ernst Vogt
Palavras-chave: profetismo em Mari; o fenômeno profetico no antigo Oriente; corporações profeticas; o fenômeno profético em Israel.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: História do Movimento Profético Em Israel e no Antigo Oriente.

Mestrado em Historia Antiga Oriental

1958 - 1960

Pontificío Instituto Bíblico
Título: AS CORPORAÇÕES PROFÉTICAS NO ANTIGO ISRAEL.,Ano de Obtenção: 1960
Orientador: ERNST VOGT
Palavras-chave: As Corporacoes Profeticas; Israel; Movimento Profetico No Antigo Oriente; Profetismo.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Especialização em Assiriologia e História Antiga

1960 - 1964

Westfälische Wilhelms Universität Münster

Graduação em Teologia

1954 - 1958

Pontifícia Universidade Gregoriana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1987 - 1988

Pós-Doutorado. , Westafälische Wilhelms Universität Münster. , Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Grego

Compreende Bem.

Hebraico

Compreende Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas/Especialidade: Assiriologia e Semitistica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História da Teologia/Especialidade: História do Antigo Israel e Exegese do Antigo Testamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV. Encontro Nacional do G.T. de História Antiga.Participação em mesa redonda apresentando uma contribuição sobre a epopéia de Gilgamesh e sua ideologia. 2004. (Outra).

Semana Teológica.Conferência: O fundo mitológico médio-oriental dos relatos da Criação de Gn 2-3. 2002. (Seminário).

IX SIMPÓSIO DE HISTÓRIA ANTIGA.Conferência: O Homem que não queria morrer. Nas fontes da epopéia de Gilgamesh. 2002. (Simpósio).

Mesa Redonda.Participação: 'A escatologia judaica à luz da escatologia semita. 2001. (Outra).

Semana de Teologia.Conferência: As raizes judaicas de Jesus Cristo. 2001. (Outra).

Ciclo de conferências.Conferência: 'Ciência e Ideologia nos 'Códigos'de Leis do Antigo Oriente'. 1999. (Outra).

II. Jornada de Estudos da Antiguidade.Participação em Mesa Redonda. 1999. (Outra).

II. Simpósio Internacional de História Antiga e Medieval do Cone Sul.Conferência: 'O templo, o palácio e o pequeno produtor na Baixa Mesopotâmia pré-sargônica. 1996. (Simpósio).

VI. Ciclo de Debates em História Antiga.Conferência: 'O processo de composição das coleções jurídicas cuneiformes e seu valor na vida cotidiana da Antiga Babilônia. 1996. (Simpósio).

I. Simpósio Internaciona de História Antiga.Conferência: 'Lei, ciência e ideologia na composição dos antigos corpos legais cuneiformes. 1994. (Simpósio).

I. Simpósio Internacional de História Antiga.Conferência: 'O alcance social dos decretos dos reis de Larsa durante o período paleobabilônico. 1994. (Simpósio).

V. Simpósio de História Antiga.Seminário sobre: A sociedade e a Economia na Baixa Mesopotâmia. 1992. (Seminário).

V. Simpósio de História Antiga.Conferência: 'Povos e línguas da antiga Síria. 1992. (Simpósio).

Ciclo de conferências.Conferência: 'Legislações cuneiformes, natureza e abrangência. 1992. (Outra).

I Ciclo Internacional de Conferências em História Antiga Oriental. Conferência: 'A propriedade fundiária na Baixa Mesopotâmia durante o período paleobabilônico'. 1991. (Congresso).

III Simpósio de História Antiga.Apresentação da conferência: 'Aspectos sócio-econômicos da sociedade paleobabilônica. 1989. (Simpósio).

III Simpósio de História Antiga e Medieval.Apresentação da conferência: 'Os contratos de compra de escravos no reino de Larsa. 1988. (Simpósio).

Modo de Produção Asiático e a História Antiga do Mediterrâneo.Os modos de produção da Baixa Mesopotâmia no terceiro e segundo milênios da era pré-cristã. 1986. (Simpósio).

Ciclo de Conferência 'De Ebla a Damasco.Conferência sobre 'Povos e Línguas da Síria Antiga'. 1986. (Outra).

XXXII Rencontre Internationale d'Assyriologie. Participação como convidado do Altorientalisches Seminar de Münster. 1985. (Congresso).

Simpósio sobre a Divinação na antiga Babilônia.O Uso do transe extático no processo de advinhação da antiga Babilônia. 1985. (Simpósio).

II Simpósio Nacional de História Antiga.A Assiriologia e o Estudo da História Antiga. 1985. (Simpósio).

Seminário sobre a história da Baixa Mesopotâmia.A história da Baixa Mesopotâmia de Ur III a Hammurbi. 1982. (Seminário).

Mesa Redonda sobre o Código de Hammurabi.Hammurabi e o seu Código. 1982. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

BOUZON, E.. Membro da comissão julgadora do concurso de professor titular de Neyde Thelm. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BOUZON, E.. Membro da comissão julgadora do concurso para professor titular de Emanuel Araujo. 1995. Universidade de Brasília.

BOUZON, E.. Membro da comissão julgadora do concurso de professor titular de Vánia Froes. 1995. Universidade Federal Fluminense.

BOUZON, E.. Membro da comissãojulgadora do concurso para professor titular de Ciro F.S. Cardoso. 1993. Universidade Federal Fluminense.

BOUZON, E.. Concurso de livre docencia na área de Linguística e Línguas Orientais de Rifka Berezin. 1985. Universidade de São Paulo.

BOUZON, E.. Membro da banca julgadora da tese de doutorado de Maria de Lurdes Horta da Palma como arguente. 2004. Universidade de Lisboa.

BOUZON, E.. Membro da comissão julgadora da tese de doutorado de Sônia Rebel de Araujo. 1999. Universidade Federal Fluminense.

BOUZON, E.. Membro da comissão julgadora da tese de doutorado de Antônio Brancaglion Junior. 1999. Universidade de São Paulo.

BOUZON, E.. Membro da comissão julgadora da tese de doutorado de Norma Musco Mendes. 1996. Universidade Federal Fluminense.

BOUZON, E.; CHARPIN, D.; LAFONT, B.; HUOT, L.. Membro da comissão julgadora da tese de doutorado de Kátia Pozzer Paim. 1996. Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne.

BOUZON, E.. Membro da comissão julgadora da tese de doutorado de Lúcia Weiler. 1992. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eliezer Alves de Assis

O conceito al-tehî saddiq harbeh (não sejas justo demais) em Qoh 7,15-18; Início: 2005; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Dionisio Oliveira Soares

Hesiodo em Daniel: implicações literárias entre Dn 2, 31-46 e Os Trabalhos e Dias de Hesiodo, 106-201; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Antonio Carlos Frizzo

Aspectos jurídicos e sociais em Dt 24, 17-22; Início: 2005; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Vicente Artuso

A revolta de Core, Datã e Abiram; Um enredo de conflito de autoridade em Nm 16-17; Início: 2005; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Osvaldo Luiz Ribeiro

Culpa e Des-culpa no pós-exílio judaico; A teologia histórico-social dos complexos criação-dilúvio do Templo de Jerusalém; Início: 2004; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ricardo Lengruber Lobosco

A moral sexual e o incesto na legislação israelita e babilônica; Análise do Código de Santidade (Lv 18,1-18; 20,10-21) e do Código de Hammurabi (154-158); Início: 2003; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Paulo Severino da Silva Filho

O livro de Malaquias e seu processo de composição; Início: 2001; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Cristiane Nascimento da Silva

A sociedade babilônica à luz das coleçoes do direito cuneiforme; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Vanessa Sattamini Varão Monteiro

A sociedade babilônica à luz das coleções do direito cuneiforme; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Cláudia Nascimento de Oliveira

O processo de felicidade em Qohelet; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Andrea Claudia Rodrigues Barbosa

Ex 21, 28-36 e seus paralelos no direito cuneiforme; 2005; 180 f; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Samuel de Jesus Duarte

Carpe Diem O sentido da vida em Qoh 9,7-10; 2005; 134 f; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Ricardo Lengruber Lobosco

Traços escatológicos em Ezequiel; Análise exegética de Ez 11,14-21; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Paulo Severino da Silva Filho

O amor de Deus na história de Israel; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Manuel Bouzon;

Marcelo Rede

A Apropriação do Universo Material; O Controle do espaço em Larsa durante o Período Babilônico Antigo; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Jose Luiz Jansen de Mello Neto

E Ma Yi'Sra El - Análise Crítica de Dt 6,4-9; 1998; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Francisco Rodrigues Orofino

A Revolta de Jeú - Análise Sócio-Historica de 2 Rs 9,14-28; 1996; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Cid Mauro de Araújo de Oliveira

Jeremias e A Casa de Davi À Luz de Jeremias 21:11 - 23:8, Profecia e Política No Reino de Judá do Século Vi A; C; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

MARIA DE LOURDES CORREIA LIMA

O Termo Hesed Nos Escritos de Oseias; Historia e Evolucao de Um Con ceito Veterotestamentario; ; 1990; Dissertação (Mestrado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

MARIE CELINE NOGUEIRA

O Termo Ebyon Nos Escritos da Escola Deuteronomista; Historia e Evolucao de Um Conceito do Antigo Israel; ; 1989; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Pedro Kramer

O Berit No Antigo Israel; ; 1976; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Antonio Everaldo Marinho

Atanasia - A imortalidade em Sb 3,1-9; Uma contribuição para a compreensão da anástasis; 2003; 200 f; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Paulo Ferreira Valério

Da não aniquilação do justo com os pecadores à aniquilação do justo em favor dos pecadores; Justiça e misericordia na ação salvífica de Deus em Gn 18,16-33 e Is 52,13-53,12; 2003; 277 f; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Ozeas Caldas Moura

Mas um justo, por sua fé, viverá (Hab 2,4b); A funcão do vocábulo 'emunâ no livro do profeta Habacuc; ; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Francisco Rodrigues Orofino

A anestia de Neemias; Uma leitura de Ne 5 à luz dos decretos de anistia dos reis mesopotâmicos; ; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Galo Severo Sánchez Bravo

Sofrer sem motivo; A teodiceia da moldura narrativa do livro de Jó; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Antonio Ramos dos Santos

O sector ´privado´ na economia da Babilónia Recente (626-539 a; C; ); O modelo fundiário e o modelo comercial; ; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em História Pré Clássica) - Universidade de Lisboa,; Orientador: Manuel Bouzon;

MARIE CELINE NOGUEIRA

Sof; 3 No Contexto Atual do Livro de Sofonias; 1997; Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Maria Laura Gorgulho

O Servo Soferdor Nos Escritos do Deutero-Isaias; Uma Contribuicao Ao Estudo da Historia do Tema do Justo Sofredor No Antigo Oriente; ; 1989; Tese - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Manuel Bouzon;

Paula Accioly de Andrade

Caos e criação no ideário do Oriente Antigo: Egito e Babilônia; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Manuel Bouzon;

Andrea Claudia Rodrigues Barbosa

O protocolo da aliança em Dt 26,16-19; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Manuel Bouzon;

Paula Accioly de Andrade

Mitos de criação n o antigo Egito de da antiga Mesopotâmia; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Manuel Bouzon;

Andrea Claudia Rodrigues Barbosa

Contribuições anglosaxonicas ao problema da historiografia do Pentateuco: A nova crítica; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia e História Antiga) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Paula Angelmann Strasser

Contribuições anglo-saxonicas ao problema da historiografia do Pentateuco: Análise narrativa; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia e História Antiga) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Christina Yukie Caldas

As origens do Antigo Israel à luz da historiografia moderna: a linha de N; K; Gottwald em The Tribes of Yahweh; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Teologia e História Antiga) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Silvia Maria Mesquita Pereira

As origens do Antigo Israel à luz da historiografia moderna: a tese de N; P; Lemche, Early Israel; ; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Gisele Porto Sanglard

Propriedade e modo de produção na Baixa Mesopotâmia durante o período babilônico antigo: análise prosopográfica dos contratos redigidos durante o reinado de Samsu-iluna; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Sílvia Ilg

Propriedade rural e modo de produção na Baixa Mesopotâmia durante o período babilônico antigo: preços de aluguel de imóveis e variação de preços; 1992; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Luciana Rego Fagerlande

Propriedade Rural e modo de produção na Baixa Mesopotâmia durante o período babilônio antigo: um estudo prosopográfico do contratos; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Katia Lerner

Propriedade rural e modo de produção no período babilônico antigo; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Sociologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Alex Akcelrud Finkel

Propriedade rural e modo de produção na Baixa Mesopotâmia durante o período babilônico antigo: os contratos de compra e venda de escravos de Larsa; 1989; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Bouzon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOUZON, E. ; O aborto provocado por agressões na legislação médio-assíria e seus paralelos nas legislações do antigo Oriente. CADMO - Revista do Instituto Oriental da Universidade de Lisboa, Lisboa, v. 14, p. 31-52, 2005.

  • BOUZON, E. ; Algumas observações sobre Ex 21, 22-25 à luz do direito cuneiforme. Atualidade Teológica (PUCRJ) , Rio de Janeiro, n.20, p. 137-155, 2005.

  • BOUZON, E. ; Propriedade e Economia na Antiga Babilónia até ao Império de Hammurabi. CADMO - Revista do Instituto Oriental da Universidade de Lisboa, Lisboa-Portugal, v. 13, n.1, p. 27-53, 2004.

  • BOUZON, E. ; Jer 33, 14-18: Uma promessa messiânica ?. Atualidade Teológica (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 16, p. 9-24, 2004.

  • BOUZON, E. ; Direitos e deveres dos cidadãos no direito cuneiforme. Communio (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 22, n.2 e 3, p. 565-579, 2004.

  • BOUZON, E. ; Lev 19, 23-35 suas implicações no direito cuneiforme. Atualidade Teológica (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 6, n.10, p. 51-72, 2002.

  • BOUZON, E. ; ORIGEM E NATUREZA DAS COLEÇÕES DO DIREITO CUNEIFORME . Justiça & História , Porto Alegre, v. 2, n.3, p. 17-54, 2002.

  • BOUZON, E. ; Os contratos de arrendamento de pomares no direito do antigo Oriente.. CADMO - Revista do Instituto Oriental da Universidade de Lisboa, Lisboa, v. 11, p. 33-54, 2002.

  • BOUZON, E. ; O DIREITO À PROPRIEDADE FUNDIÁRIA NA ANTIGA BABILÔNIA ATÉ O IMPÉRIO DE HAMMURABI. Revista de Direito Imobiliário , São Paulo, v. 51, p. 179-202, 2001.

  • BOUZON, E. ; Lei e Direito nas Coleções Legais do Antigo Oriente. Direito, Estado e Sociedade , Departamento de Direito da Puc, v. 19, p. 65-96, 2001.

  • BOUZON, E. ; VIOLÊNCIA E LEI NA SOCIEDADE DO ANTIGO ISRAEL À LUZ DE EX 21,2-22. Magis Cadernos de Fé e Cultura, Centro Loyola/ Rio de Janeiro, v. 38, p. 155-173, 2000.

  • BOUZON, E. ; ESCRAVIDÃO E DÍVIDAS NA LEGISLAÇÃO CUNEIFORME E SEUS REFLEXOS NA LEGISLAÇÃO DO ANTIGO ISRAEL. CADMO - Revista do Instituto Oriental da Universidade de Lisboa , LISBOA, v. 8/9, p. 29-48, 1999.

  • BOUZON, E. ; A Escravidão por Dívidas na Baixa Mesopotâmia e No Antigo Israel. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 82-100, 1998.

  • BOUZON, E. ; A SAGA DE GILGAMESH E SUAS FONTES. CADMO - Revista do Instituto Oriental da Universidade de Lisboa , LISBOA, v. 6/7, p. 31-61, 1997.

  • BOUZON, E. ; O Templo, o Palácio e O Pequeno Produtor Na Baixa Mesopotâmia Pre-Sargónica. CADMO, LISBOA, v. 4/5, p. 29-51, 1995.

  • BOUZON, E. ; Lei, Ciência e Ideologia na Composição dos 'Códigos'Legais Cuneiformes. CADMO, LISBOA, v. 3, p. 21-47, 1993.

  • BOUZON, E. ; O alcance social da Simdat Sarrim nos contratos paleobabilonicos de Larsa. CADMO, LISBOA, n.2, p. 77-100, 1992.

  • BOUZON, E. ; A Propriedade Fundiária na Baixa Mesopotamia durante o Período Paleo-Babilonico. CADMO, LISBOA, v. 1, n.1, p. 9-30, 1991.

  • BOUZON, E. ; O Uso do Transe Extático no Processo da Adivinhação Babilônica. CLÁSSICA, v. 4, n.4, p. 35-52, 1991.

  • BOUZON, E. ; Hammurabi e seu Código.. DEDALO, v. 23, n.1, p. 18-24, 1984.

  • BOUZON, E. ; A Carta de Hammurabi Tcl 7, 38. DEDALO, v. 23, n.1, p. 51-56, 1984.

  • BOUZON, E. ; A Mensagem Teológica do Immanuel (Is 7,1-17. REB, Rio de Janeiro, v. 32, n.128, p. 826-841, 1972.

  • O Código de Hammurabi. 10. ed. PETRÓPOLIS: VOZES, 2003. 238p .

  • UMA COLEÇÃO DE DIREITO BABILÔNICO PRÉ-HAMMURABIANO. LEIS DO REINO DE ESNUNNA. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. v. 1. 207p .

  • CONTRATOS PRE-HAMMURABIANOS DO REINO DE LARSA. 1. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2000. v. 1. 391p .

  • Ensaios Babilônicos. Sociedade,Economia e Cultura Na Babilônia Pré-Cristã. 1. ed. PORTO ALEGRE: EDITORA DA PUC DE PORTO ALEGRE, 1998. 156p .

  • As Cartas de Hammurabi.. 1. ed. PETROPOLIS: EDITORA VOZES, 1986. 240p .

  • As Leis de Eshnunna.. 1. ed. PETROPOLIS: EDITORA VOZES, 1981. 171p .

  • ROMER, K. J. . A Palavra de Deus no anúncio e na pregação Ano C. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 1980. v. 1. 345p .

  • ROMER, K. J. . A Palavra de Deus no Anúncio e na Pregação Ano B. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 1979. v. 1. 386p .

  • ROMER, K. J. . A Palavra de Deus no anuncio e na pregação Ano A. 1. ed. São Paulo: Paulina, 1978. v. 1. 390p .

  • Die Prophetenkorporationen In Israel und im Alten Orient. (Excet. da Tese de Doutorado). MÜNSTER/ALEMANHA: , 1969. 43p .

  • A possibilidade da paz na perspectiva bíblica. In: Instituto Nacional de Pastoral e Centro Loyola-Rio. (Org.). Violência e paz à luz da Pacem in Terris. 1ed.São Paulo: Paulina, 2005, v. 1, p. 116-126.

  • A responsabilidade civil e o direito dos cidadãos no direito cuneiforme. In: J. A. Ramos et alii. (Org.). Percursos do Oriente Antigo. Estudos de homenajem ao Professor Doutor José Nunes Carreira na sua jubilação académica. 1ed.Lisboa: Instituto Oriental, 2004, v. 1, p. 83-98.

  • Gen 2,4b-24 e os relatos mitológicos do Antigo Oriente. In: Ivo Müller. (Org.). Perspectivas para uma nova Teologia da Criação. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2003, v. 1, p. 133-151.

  • EINIGE BEMERKUNGEN ZUM PARAGRAPH 60 DER HAMMURABI-STELE. In: O. LORETZ; K.A. METZLER; H. SCHAUDIG. (Org.). EX MESOPOTAMIA ET SYRIA LUX. Festschrift für Manfried Dietrich.. 1ed.MÜNSTER: UGARIT-VERLAG, 2002, v. , p. 73-87.

  • As raizes judaicas da escatologia neotestamentária. In: Mario de França Miranda. (Org.). A pessoa e a mensagem de Jesus. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2002, v. 1, p. 97-108.

  • O Profetismo no Antigo Oriente e no Antigo Testamento. In: Maria Clara Bingemer e Eliana Yunes. (Org.). Profetas e profecias numa visão interdisciplinar e contemporânea. 1ed.São Paulo: Edições Loyola - Editora Puc-Rio, 2002, v. 1, p. 39-46.

  • EINIGE BEMERKUNGEN ZUM KH 117 UND ZUR SCHULDKNECHTSCHAFT IM ALTEN ISRAEL. In: Simonetta Graziani. (Org.). STUDI SUL VICINO ORIENTE ANTICO DEDICATI ALLA MEMORIA DE LUIGI CAGNI. 1ed.Napoli: Istituto Universitario Orientale. Dipartamento di Studi Asiatici, 2000, v. 1, p. 47-69.

  • Recht und Wissenschafti in der Redaktionsgeschichte der keilschriftlichen Rechtssammlungen. In: M. Dietrich und O. Loretz. (Org.). DUB-SAR ANTA-MEN Studien zur Altorientalistik. 1ed.Neukirchen-Vluyn: Neukirchner Verlag, 1998, v. , p. 39-61.

  • Die Soziale Beteutung des Simdat-Sarrim-Aktes nach den Kaufverträgen der Rim-Sin-Zeit. In: M. Dietrich und O. Loretz. (Org.). VOM ALTEN ORIENT ZUM ALTEN TESTAMENT, FESTSCHRIFT FUR W. FREIHERR VON SODEN. 1ed.NEUKIRCHEN-VLUYN: NEUKIRCHNER VERLAG, 1995, v. , p. 11-30.

  • O Trabalho Escravo À Luz dos Contratos Paleobabilônicos de Larsa. In: Ciro F. Cardoso e M. Bouzon. (Org.). O MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO. NOVA VISITA A UM VELHO CONCEITO. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1991, v. , p. 37-53.

  • Os Modos de Produção Na Baixa Mesopotâmia No Terceiro e Segundo Milênios da Era Pré-Cristã. In: Ciro F. Cardoso e M. Bouzon. (Org.). O MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO. NOVA VISITA A UM VELHO CONCEITO. RIO DE JANEIRO: CAMPUS, 1990, v. , p. 17-35.

  • Jer 20, 7-9. In: J. Schreiner. (Org.). Die alttestementlichen Lesungen der Sonn- und Festtage. 1ed.Würzburg: Echter Verlag, 1972, v. A-3, p. 25-34.

  • Jes 66, 18-21. In: J. Schreiner. (Org.). Die alttestamentlichen Lesungen der Sonn- und Festtage. 1ed.Würzburg: Echter Verlag, 1971, v. c-3, p. 17-28.

  • Jes 7, 1-14. In: J. Schreiner. (Org.). Die alttestamentlichen Lesungen der Sonn- und Festtage. 1ed.Würzburg: Echter Verlag, 1971, v. A-1, p. 45-57.

  • Hosea 6, 3-5. In: J. Schreiner. (Org.). Die alttestamentlichen Lesungen der Sonn- und Festtage. 1ed.Würzburg: Echter Verlag, 1971, v. A-2, p. 63-71.

  • Amos 7, 12-17. In: J. Schreiner. (Org.). Die alttestamentlichen Lesungen der Sonn- und Festtage. 1ed.Würzburg: Echter Verlag, 1970, v. B-3, p. 56-63.

  • Jer 33,14-16. In: J. Schreiner. (Org.). Die alttestamentlichen Lesungen der Sonn- und Festtage. 1ed.Würzburg: Echter Verlag, 1970, v. C-1, p. 9-18.

  • BOUZON, E. ; As Legislações Cuneiformes, sua Natureza e Abrangência. In: SIMPOSIO DE HISTORIA ANTIGA, 1992. PELOTAS/RS. p. 0-0.

  • BOUZON, E. ; Povos e Línguas na Antiga Siria. In: V SIMPOSIO DE HISTORIA ANTIGA, 1992. PORTO ALEGRE/RS. p. 0-0.

  • BOUZON, E. ; Aspectos Socio-Economicos da Sociedade Paleo-Babilonica. In: III SIMPOSIO DE HISTORIA ANTIGA - UFRGS, 1989, Porto Alegre. III Simpósio de História Antiga. PORTO ALEGRE/RS: Departamento de História da UFRGS, 1989. p. 9-18.

  • BOUZON, E. ; Aspectos sócio-econômicos da sociedade paleo-babilônica. In: III Simpósio de História Antiga, 1989, Porto Alegre, 1989.

  • BOUZON, E. ; Os Contratos de Compra de Escravos de Larsa. In: III SIMPOSIO NACIONAL DE HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL / UFMG, 1988, Belo Horizonte. Trabalho livre e trabalho escravo na Antiguidade e na Idade Média. BELO HORIZONTE/MG: FAFICH/UFMG. v. 7. p. 15-25.

  • BOUZON, E. ; Os Modos de Produção da Baixa-Mesopotamia no Terceiro e Segundo Milênios A.C'. In: SIMPOSIO MODO DE PRODUCAO ASIATICO E A HIST. ANTIGA DO MEDITER., 1986. CURITIBA. p. 0-0.

  • BOUZON, E. ; Povos e Linguas da Siria Antiga. In: SEMINARIO ''DE EBLA A DAMASCO'', MUSEU DE ARQUEOL. E ETNOLOGIA/USP, 1986. SAO PAULO. p. 0-0.

  • BOUZON, E. ; O Uso do Transe Extatico no Processo de Divinação da Babilônia Antiga. In: SIMPOSIO SOBRE A DIVIN.BABILONICA-MUSEU DE ARQUEOL. E ETNOLOGIA /USP, 1985, São Paulo. SAO PAULO, 1985.

  • BOUZON, E. ; A Assiriologia e o Estudo da Historia Antiga. In: II SIMPOSIO NAC. DE HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL/UFF, 1985. NITEROI. p. 0-0.

  • BOUZON, E. ; Memória & Festa no Antigo Oriente Próximo: A tradição das origens na literatura mítica da Mesopotâmia. 2005 (Mesa Redonda) .

  • BOUZON, E. ; Narrativas histórico-literárias do mundo antigo oriental: A epopéia de Gilgamesh. 2004 (Mesa Redonda) .

  • BOUZON, E. ; As seitas judaicas do sec. II a.C.. 2004 (Mesa Redonda) .

  • BOUZON, E. ; A paixão de Cristo de Mel Gibson. 2004 (video-conferência) .

  • BOUZON, E. ; Elementos Bíblicos para uma reflexão sobre a paz. 2003 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; A escatologia judaica à luz da escatologia semita. 2001 (Mesa Redonda) .

  • BOUZON, E. ; Ciência e ideologia nos Códigos de Leis do Antigo Oriente. 1999 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; A Épica babilônica à luz do modelo de Gilgamesh. 1999 (Mesa Redonda) .

  • BOUZON, E. ; O Templo, o Palácio e o Pequeno Produtor na Baixa Mesopotâmia pré-sargônica. 1996 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; O processo de composição das coleções jurídicas cuneiformes e seu valor na vida cotidiana da antiga Babilônia. 1996 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; Lei, ciência e ideologia na composição dos antigos corpos legais cuneiformes. 1994 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; O alcance social dos decretos dos reis de Larsa no período pré-hammurabiano. 1994 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; As legislações cuneiformes, sua natureza e abrangência. 1992 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; Povos e Línguas da antiga Síria. 1992 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; Aspectos sócio-econômicos da sociedade páleo-babilônica. 1991 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; Os Contratos de compra de escravos no reino de Larsa. 1988 (Conferência) .

  • BOUZON, E. ; Os modos de producão da Baixa Mesopotâmia no terceiro e segundo milênios da era pré-cristã. 1986 (Simpósio sobre o modo de produção asiático e a História Antiga do Mediterrâneo) .

  • BOUZON, E. ; A Assiriologia e o Estudo da História Antiga. 1985 (Mesa Redonda) .

  • BOUZON, E. ; Hammurabi e o seu Código . 1982 (Mesa Redonda) .

  • BOUZON, E. ; A História da Baixa Mesopotâmia nos períodos de Ur III a Hammurabi. 1982 (Seminário de História Antiga) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Teologia. , Rua Marques de Sao Vicente, 225, Gávea, 22453-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 31143100, Fax: (21) 31143102

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1969 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1972

    Ensino, Teologia Bíblica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Exegese dos livros proféticos, Problemas atuais de exegese do Pentateuco, Exegese dos livros sapienciais, Introdução à literatura apocalíptica do AT, Língua Acádica I, Língua Acádica II

  • 05/1969

    Ensino, Teologia e História Antiga, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Pentateuco, Literatura Sapiencial, Literatura Profética, Seminários de História Antiga, Introdução ao modo de pensar semita, História Antiga