Marina Soares Araújo Morgan da Costa

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019) e, atualmente, mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membra dos grupos de pesquisa Poéticas Fotográficas (UFOP) e Escutas (UFMG). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, redação e social media.

Informações coletadas do Lattes em 31/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Comunicação Social

2021 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna

Graduação em Jornalismo

2012 - 2019

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: A comunicação organizacional dentro de grandes empresas: análise de um jornal interno por meio de critérios organizacionais
Orientador: André Quiroga Sandi

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Conceitos Fundamentais da Psicanálise. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2020 - 2020

Gestão de referências com o Mendeley. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Organização de eventos

MORGAN, Marina . Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Assessora de Programação. 2013. (Festival).

Participação em eventos

Colóquio Discente: Ainda assim nos levantamos. 2021. (Simpósio).

Fórum das Letas - Palestra: Jornalismo, memória e literatura de não-ficção: por que 1968 e 2018 ainda não terminaram. 2020. (Outra).

Fórum das Letras - Mesa-Redonda: Em torno das perguntas de Clarice. 2020. (Outra).

Fórum das Letras - Mesa-Redonda: Escrita poética: diálogos e intertextualidades em contextos de pa pandemia. 2020. (Outra).

Sou Mais Juventude. 2013. (Outra).

Produções bibliográficas

  • FREITAS, T. Z. ; BARBOSA, C. ; CORONA, J. ; MORGAN, Marina ; LIMA, S. ; CARVALHO, A. L. . Quem resiste à lama?. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII Prêmio Expocom 2016, 2016, São Paulo. Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Salto. XXI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2016.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Grupo de Pesquisa e Estudos em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade [ESCUTAS], Descrição: Criado em 2011, o grupo atualmente é coordenado pela professora Graziela Mello Vianna e pelo professor Nísio Teixeira e investiga produções simbólicas relacionadas a elementos sonoros, tais como o ruído, as paisagens sonoras e a canção, tendo como núcleo comum o desenvolvimento de análises performáticas, lítero-musicais e sonoras dessas produções. Análises notadamente inspiradas em autores da comunicação, da musicologia, da semiótica, da história, da sociologia e dos soundstudies, que busquem compreender o potencial expressivo desse tipo de produção e a sua imbricação com outros discursos veiculados nos media considerando ainda os contextos sócio-culturais, históricos e comunicacionais em torno de tais manifestações. O grupo integra pesquisadores, graduandos, mestrandos e doutorandos da UFMG e de outras instituições. A partir deste núcleo comum e, incluindo-se aí, na égide comunicacional, as pesquisas e discussões se interessam pela perspectiva jornalística, em especial o jornalismo cultural (publicações que abordam o tema, em especial nos anos de consolidação do rádio no Brasil, entre 1930 e1950), pela perspectiva publicitária (jingles, spots e campanhas educativas), pelos soundstudies, pelos estudos da música, da canção e da performance. São realizadas reuniões quinzenais para discussão das temáticas propostas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Soares Araújo Morgan da Costa - Integrante / Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Poéticas Fotográficas, Descrição: O Poéticas Fotográficas se dedica a investigações acerca da fotografia, entendendo-a como parte de processos e experiências comunicacionais. O grupo promove estudos sobre a produção de sentidos possível às imagens fotográficas, privilegiando uma perspectiva relacional, da criação à fruição. Para isso, explora diferentes modulações técnicas, estéticas e políticas da fotografia. A fotografia vernacular, o fotojornalismo, o fotodocumentário e a fotografia artística são alguns dos objetos que, em seus limites imprecisos, interessam às pesquisas empreendidas. O grupo foi fundado em 2014 e desde 2015 é associado à Rede Integrada de Pesquisa sobre Teorias e Análise da Fotografia (Rede Grafo). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Soares Araújo Morgan da Costa - Integrante / Ana Carolina Lima Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (Nível Mestrado), Carga horária: 5

Outras informações:
Pesquisador (Nível Mestrado) do Projeto República: núcleo de pesquisa documentação e memória/UFMG

2022 - 2023

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 20

Outras informações:
Redatora de Projetos Institucionais no Centro de Comunicação (Cedecom) UFMG

2021 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: