Victória Valentim Freire

Tem experiência na área de Física Experimental. Desenvolveu um projeto na ára de FÍsica da Matéria Condensada com um material da família das escuteruditas colocado sob pressão, utilzando técnicas de difração de raios-x e fazendo análises de dados de medidas feitas dessas mesmas escuteruditas sob alta pressão em acelerador sincrotron, utilizando refinamento Rietveld. Durante o projeto participou como colaboradora em experimento no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron na área de Física dos Materiais. Atualmente finalizando um projeto na área de Física Nuclear com detector de radiação semicondutor de GaAs, simulando danos estruturais causados pela radiação.

Informações coletadas do Lattes em 08/06/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Bacharelado em Física

2017 - Atual

Instituto de Física da USP

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2014

Colégio Objetivo Ipiranga

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Matéria Condensada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro de Outono 2020 Sociedade Brasileira de Física. The crystal structure of the skutterudites RFe4Sb12 (R = Na, K, Ca, Sr, Ba) under high pressure. 2020. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Qualificação e calibração de detectores GaAs com pontos quânticos para detecção de nêutrons, Descrição: A utilização de dispositivos semicondutores em ambientes sob radiação intensa, como o espaço e grandes aceleradores de partículas, necessita que estes sejam caracterizados quanto a resposta nessas condições. Paralelamente, o desenvolvimento de novos materiais semicondutores abre possibilidades para a utilização de novos detectores em experimentos de Física Nuclear. Este projeto propõe a caracterização de resposta de células solares utilizadas na detecção de nêutrons com o uso de folhas conversoras, visando sua utilização não apenas em Física Nuclear mas também em aplicações como medidas de fluxo de nêutrons em altitude de cruzeiro para melhoria dos projetos de sistemas embarcados. Posteriormente, as células serão irradiadas com alta dose de nêutrons para simular efeitos de radiação, seguidas de nova caracterização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Victória Valentim Freire - Integrante / Vitor Ângelo Paulino de Aguiar - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    Introdução ao estudo de difração de raios-X sob pressão, Descrição: Neste projeto técnicas de difração de raios-x são aplicadas para fazer análise estrutural de escuteruditas preenchidas por elementos das famílias 1A e 2A, quando colocadas sob pressão. Essas estruturas possuem propriedades elásticas que se conectam com suas propriedades termoelétricas e magnéticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Victória Valentim Freire - Integrante / Fernando Assis Garcia - Coordenador., Financiador(es): Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio e Formação de Estudantes - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Instituto de Física. , Rua do Matão, 1371, Butantã, 05508090 - SAO PAULO, SP - Brasil, Telefone: (11) 993629757

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2020

Instituto de Física da USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

2020 - Atual

Instituto de Física da USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.