Ligia Auxiliadora de Oliveira Py

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é orientador de aprendizagem da Fundação Oswaldo Cruz e psicóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: morte, envelhecimento, idosos, cuidado e velhice.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

1999 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Velhice nos arredores da morte: investigação da interdependên cia cosntruída na relação entre sujeitos idosos com Esclerose Lateral Amiotrófica e seus familiares.
Orientador: Maria Luiza Assumpção Lo Presti Seminério
Palavras-chave: velhice; morte; familiares; cuidado; interdependência.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Gerontologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social

1993 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Testemunhas vivas da História: um caminhar reflexivo sobre a ação de pessoas idosas em aulas de História do Brasil para alunos do segundo grau,Ano de Obtenção: 1996
Maria Luiza Assumpção Lo Presti Seminério.Palavras-chave: gerontologia; intergeracionalidade; idosos; saúde; memória.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Relações Interpessoais. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Psicologia

1978 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Instituição hospitalar: espaço institucional do morrer
Orientador: Wilma da Costa Torres

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Gerontologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tanatologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PY, L. ; Burlá, C. ; Py, L. . XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Pré-Congresso de Cardiogeriatria. Conduta no idoso com cardiopatia terminal. 2008. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Alzheimer. Vivendo o luto na doença de Alzheimer. 2008. (Congresso).

II Conferencia Regional Intergubernamantal sobre Envejecimiento.Humanização e Cuidados Paliativos (membro relator). 2007. (Simpósio).

III Congresso de Administração Hospitalar da Universidade São Camilo. Ética e bioética: o respeito ao ser humano e às suas necessidades. 2007. (Congresso).

V Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia - GERP 2007. Espiritualidade: paciente, familiares e profissionais da saúde. 2007. (Congresso).

XI Congresso de Terapia Intensiva do Estado de Rio de Janeiro. Quando a cura não é possível: a inevitável dor da perda - o paciente idoso. 2007. (Congresso).

II Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e Dor. Aspectos emocionais do paciente idoso em cuidados paliativos. 2006. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria. Finitude: abordagem do idoso e sua família. 2006. (Congresso).

International Workshop Brazil-Canada: Quality of end-of-life care.Psychosocial needs of patientes and families. 2006. (Oficina).

IV Congresso de Geriatria e Gerontologia da SBGG RJ. Finitude no universo da demência: ética do cuidado na dinâmica das relações. 2006. (Congresso).

IV Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia. Finitude e Infinitude. 2006. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Enfermagem. A importância do envelhecimento para o profissional de enfermagem. 2006. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Geritria e Gerontologia. A experiência da humildade do profissional na cena da morte do paciente idoso. 2006. (Congresso).

18 Congress of The International Association of Gerontology. When death beleaguers the elderly. 2005. (Congresso).

43º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Cuidado em saúde e o enfrentamento da morte. 2005. (Congresso).

II Simpósio e Psicologia.Inter e transdisciplinaridade: novos paradigmas em psicologia. 2005. (Simpósio).

I Jornada Científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.Excelência no controle de sintomas. 2005. (Simpósio).

I Jornada de Bioética do Hospital do Câncer IV.O dia-a-dia na prática clínica da não ressuscitação numa Unidade de Cuidados Paliativos: o ponto de vista do paciente. 2005. (Simpósio).

IX Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade de Instituições de Ensino Superior.A finitude humana como objeto de estudo. 2005. (Simpósio).

V Jornada de Psicologia Oncológica do INCA.A dinâmica das relações interpessoais na equipe de sade. 2005. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e Dor. Necessidades espirituais do paciente e sua família. 2004. (Congresso).

IV Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Tanatologia. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: PATRICIA LICHTENFELS

DOLL, J.;PY, L.. O CUIDADOR FAMILIAR, O PACIENTE TERMINAL E A MORTE: A VISÃO E O APRENDIZADO DE FAMILIARES CUIDADORES DE PACIENTES TERMINAIS EM UMA COMUNIDADE DE BAIXA RENDA DE UM CENTRO URBANO BRASILEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anelise Coelho da Fonseca

Fonseca MJM;PY, L.. Cuidados Paliativos como modalidade terapêutica em idosos portadores de doenças crônico-degenerativas admitidos em Unidade de Terapia Intensiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia Geral) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Michelle Bertóglio Closs

DOLL, J.;PY, L.. RECUSA, CONFORMIDADE E LIBERTAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sara Ponzini Vieira

Dalgalarrondo P;PY, L.; Neri AL. O bem estar subjetivo em nonagenários: um estudo qualitativo. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Gerontologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kely de Azevedo Barbosa

Freitas MH;PY, L.; Arrais AR; Vianna LG. Religiosidade e o enfrentamento religioso em idosos sob cuidados paliativos. 2008. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Roberta Mercadante Santos

PY, L.; COSTA, S. G.; Goldman, S.N.; PAZ, S. F.. Saídas, invenções e poderes: estudos sobre velhices de mulheres. 2005. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Lúcia de Azeredo Couto

PY, L.; ROCHACOUTINHO, Maria Lucia; Papaléo Netto, M.; Goldman, S.N.. Reconstruções do dizer: um estudo psicossocial da velhice através da análise de discursos geriáticos. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Christianne Ramos Martins Barbosa

PY, L.; SOUZA, Maria Cecilia de Mello e; Goldman, S.N.; Pacheco, J.L.. Saúde, qualidade de vida e envelhecimento: a inclusão do homem idoso em programas para a terceira idade. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirna Barros Teixeira

PY, L.; LEÃO, Selma de Souza; Goldman, S.N.. Empoderamento de idosos em grupos direcionados à promoção da saúde.. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: PATRICIA LICHTENFELS

DOLL, J.;PY, L.; Moriguchi, E. H.; Kruse, M. H. L.; MACHADO, C. L. B.. O cuidador familiar, o paciente gravemente enfermo e a morte: a visão e os possíveis aprendizados de familiares cuidadores de pacientes gravemente enfermos em uma comunidade de baixa renda de um centro urbano brasileiro. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ciro Augusto Floriani

Schramm FR;PY, L.; Yamaguchi NH; Almeida JLT; Braz M. Moderno movimento hospice: fundamentos, crenças e contradições na busca da boa morte. 2009. Tese (Doutorado em Núcleo de Ética Aplicada e Bioética) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Kelly faria Simões

Souza Filho EA; Moreira ASP;PY, L.; Batista DCS; Pereira CAA. As representações sociais de vida e morte e contribuições psicossociais ao estudo do paciente em estágio avançado de uma doença crônica fatal. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Instituto de Psicologia UFRJ.

Aluno: Ana Lucia Azeredo Couto

ROCHACOUTINHO, Maria Lucia; Novaes MH;PY, L.; Goldman, S.N.; Barbosa RM. Visões sobre o processo de envelhecimento: um estudo do discurso de idosos. 2008. Tese (Doutorado em Programa EICOS) - Instituto de Psicologia UFRJ.

Aluno: Flávia Passos Soares

Bartholo R; Tunes E;PY, L.; Duarte FJM; Cosenza CAN; Delamaro MC. Diálogos para além da "idade produtiva": reflexões a partir de uma pesquisa no Estado do Rio de Janeiro. 2008. Tese (Doutorado em Ciências em Engenharia de Produção) - COPPE UFRJ.

Aluno: ELOÍSA ADLER SCHARFSTEIN

PY, L.; SZAPIRO, A. M.; PEDRO, R.; Pacheco, J.L.. Instituições de longa permanância: uma alternativa de moradia para os idosos brasileiros na vida contemporânes. 2006. Tese (Doutorado em Programa EICOS) - Instituto de Psicologia UFRJ.

Aluno: Fátima Cristina Melo Giovanini

PEGORARO, A.O.; REGO, S.T.A.;PY, L.; RIBEIRO, C.D.M.. Apoderando-se do câncer 'dos outros': uma análise bioética sobre a interferência familiar no processo de comunicação de prognósticos a pacientes com câncer. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em bioética, ética aplic) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Lucia Azeredo Couto

PY, L.; ROCHACOUTINHO, Maria Lucia; Goldman, S.N.. Intersecções do dizer: um estudo psicossocial da velhice através do discurso de idosos e gerontólogos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ELOÍSA ADLER SCHARFSTEIN

PY, L.; SZAPIRO, A. M.; PEDRO, R.. Instituições de longa permanência: uma alternativa de moradia para os idosos brasileiros na vida contemporânea. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariza Aparecida de Souza

QUEIROZ, M. F. A.; MELO JUNIOR, W.; VECCHIA, M. D.;PY, L.. A passagem do ambiente doméstico para po oinstituciponal: um estudo Ator-Redee o processo de entrada do idoso em uma instituição de longa permanência. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Leni de Jesus Gullo

PY, L.; MAFFIOLETTI, V. L. R.. Yoga e fisioterapia: uma estratégia de cuidado na promoção de saúde do cuidador. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicogeriatria) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosângela Durão de Freitas

PY, L.; CAMARA, V. D.; DIAS, K.. Viver sem medo de morrer. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar) - Universidade Federal Fluminense.

Gualda DMR; De Rose D; Stefanelli MC;PY, L.; Lopes RGC. Concurso público docente. 2008. Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Jardim Freire

FREIRE, M. J.. Velhice nos arredores da morte: investigação da interdependência construída na relação entre sujeitos idosos com esclerose lateral amiotrófica e seus familiares. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wilma da Costa Torres

Costa Torres, W.; SEMINÉRIO, M. L. A.; SIGELMANN, H.; FREIRE, M. J.; EIRAS, N. B.; GOLDMAN, S. N.. Velhice nos arredores da morte: investigação da interdependência construída na relação entre sujeitos idosos com esclerose lateral amiotrófica e seus familiares. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Élida Sigelmann

SIGELMANN, E.; SEMINÉRIO, M. L.; JARDIM, M.. Velhice nos arredores da morte. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Anelise Fonseca

Qualidade de vida de idosos com doenças graves (provisório); Início: 2007; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geriatria) - Hospital Pró-Cardíaco; (Orientador);

Maria Celia Figueiredo

Violência contra idosos no minicípio de Caxias (provisório); Início: 2007; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Geriatria) - Hospital Pró-Cardíaco; (Orientador);

Ana Lúcia de Azeredo Couto

Discursos em geriatria:perspectivas e contradições na abordagem geriátrica; 2003; Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid; E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Christianne Martins Barbosa

Participação de homens idosos em grupos de convivência; 2003; Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunid; E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Mirna Barros Teixeira

Empoderamento de idosos em grupos direcionados à promoção da saúde; 2002; Dissertação (Mestrado em Administração e Planejamento em Saúde) - Fundação Osvaldo Cruz,; Coorientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Samuel Rodrigues de Souza

Pintura de idosos: a construção da qualidade de vida; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Geriatria e Gerontologia Interdis) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Samuel Rodrigues de Souza

Pintura para idosos acima de 60 anos: um caminho para qualidade de vida; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Envelhecimento e Saúde do Idoso) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Christianne Martins Barbosa

Considerações sobre uma nova velhice nestes novos tempos: uma reflexão sobre o envelhecimento na perspectiva da cultura; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso) - Fundação Osvaldo Cruz; Orientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Roberta Mercadante dos Santos

Saúde e envelhecimento:questões para a promoção da saúde na velhice; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Ana Lucia Couto

Velhice? Velhices! O discurso geriátrico enquanto construção humanista; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Felipe Garcia

Atuando com idosos: um relato de uma prática teatral com idosos; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Christianne Martins Barbosa

envelhecimento e qualidade de vida: qual será o "caminho das pérolas"?; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ligia Auxiliadora de Oliveira Py;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Luiza Teixeira de Assumpcao Lo Presti Seminerio

Testemunhas Vivas da História; 1995; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Luiza Teixeira de Assumpcao Lo Presti Seminerio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Burlá, C. ; Azevedo D ; PY, L. . Diretivas antecipadas de vontade: autonomia como princípio e cidadania. JUSTIÇA ELEITORAL EM DEBATE , v. 8, p. 63-67, 2018.

  • BURLÁ, CLAUDIA ; PY, LIGIA . Palliative care: science and protection at the end of life. Cadernos de Saude Publica , v. 30, p. 1139-1141, 2014.

  • PY, L. ; OLIVEIRA, J. F. P. A. . À espera do nada. Ciencia & Saude Coletiva , v. 17, p. 1957-1959, 2012.

  • PY, L. . Idosos nos arredores da morte. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais , v. nº 9, p. 20-26, 2007.

  • PY, L. . A não-ressuscitação do ponto de vista do paciente em uma unidade de cuidados paliativos oncológicos. Revista Brasileira de Cancerologia , v. 53 (2), p. 237-240, 2007.

  • Burlá, C. ; PY, L. . Comunicação ao fim da vida. Prática Hospitalar , v. 43, p. 110-113, 2006.

  • Burlá, C. ; PY, L. . Peculiaridades da comunicação ao fim da vida de pacientes idosos. Bioética (Brasília) , v. 13, p. 97-106, 2006.

  • PY, L. ; LEIBING, A. . The new old aging and gerontology in Brazil. AGHE Exchange , Washington, v. 28, n.3, p. 1-10, 2005.

  • PY, L. . Cuidar do cuidador: transbordamento e carência. Revista Brasileira de Cancerologia , v. 50 (4), p. 346-350, 2004.

  • PY, L. ; Oliveira, A.C. . Humanizando o adeus à vida. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 27, n.2, p. 240-247, 2003.

  • FREITAS, Elizabete Viana de (Org.) ; PY, L. (Org.) . Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. v. 1. 1651p .

  • FREITAS, Elizabete Viana de (Org.) ; PY, L. (Org.) ; CANÇADO, Flavio (Org.) ; GORZONI, Milton (Org.) ; DOLL, J. (Org.) . Tratado de geriatria e gerontologia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. v. 1. 1.741p .

  • PY, L. ; Pacheco, J.L. (Org.) ; Sá, J.L.M. de (Org.) ; Goldman, S.N. (Org.) . Tempo de envelhecer:percursos e dimensões psicossociais. 2. ed. Holambra: Setembro, 2006. v. 1. 340p .

  • FREITAS, Elizabete Viana de (Org.) ; PY, L. (Org.) ; CANÇADO, Flavio (Org.) ; DOLL, J. (Org.) ; GORZONI, Milton (Org.) . Tratado de Geriatia e Gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. v. 1. 1.573p .

  • PY, L. ; Pacheco, J.L. (Org.) ; Sá, J.L.M. de (Org.) ; Goldman, S.N. (Org.) . Tempo: rio que arrebata. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Setembro, 2005. v. 1. 304p .

  • PY, L. . Velhice nos arredores da morte:a interdependência na relação entre idosos e seus familiares. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. v. 1. 278p .

  • PY, L. . Finitude:uma proposta para reflexão e prática em gerontologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Nau, 1999. v. 1. 190p .

  • PY, L. . Testemunhas vivas da História. 2. ed. Rio de Janeiro: Nau, 1999. v. 1. 128p .

  • PY, L. . Significações da velhice e a busca de sentido para a finitude: uma perspectiva psicossocial. In: Gisela G. S. Castro; Tânia Hoff. (Org.). Comunicação, consumo e envelhecimento no contemporâneo: perspectivas multidisciplinares. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2018, v. 1, p. 131-138.

  • Burlá, C. ; Azevedo D ; PY, L. . Cuidados paliativos. In: Elizabete Viana de Freitas; Ligia Py. (Org.). Tratado de geriatria e gerontologia. 4ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. 1, p. 1198-1208.

  • RAUTH, J. ; PY, L. . A história por trás da lei: o histórico, as articulações de movimentos sociais e científicos e as lideranças políticas envolvidas no processo de constituição da Política Nacional do Idoso.. In: Alexandre de Oliveira Alcântara; Ana Amélia Camarano; Karla Cristina Giacomin. (Org.). Política nacional do idoso: velhas e novas questões.. 1ed.Rio de Janeiro: IPEA, 2016, v. 1, p. 51-62.

  • PY, L. ; Oliveira JFP ; PESSINI, L. . Finitude humana na peculiaridade da velhice avançada. In: Matheus Papaléo Netto; Fábio Takashi Kitadai. (Org.). A quarta idade: o desafio da longevidade. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2015, v. 1, p. 451-457.

  • Oliveira JFP ; PY, L. . O homem, a velhice e seu apetite de infinito. In: Sueli Souza dos Santos; Sergio Antonio Carlos. (Org.). Envelhecendo com apetite pela vida: interlocuções psicossociais. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2013, v. 1, p. 9-165.

  • Burlá, C. ; Azevedo D ; PY, L. . Cuidados paliativos. In: Ana Carolina Brochado Teixeira; Luciana Dadalto. (Org.). Dos hospitais aos tribunais. 1ed.Belo Horizonte: Del Rey, 2013, v. 1, p. 3-651.

  • PY, L. ; Oliveira JFP . Interdisciplinaridade e multiprofissionalidade em gerontologia: conjugação de saberes e alões. In: SESC - Departamento Nacional. (Org.). Educação em rede: gerontologia. 1ed.Rio de Janeiro: SESC-Departamento Nacional, 2013, v. 3, p. 8-148.

  • PY, L. . Apresentação. In: Natália Alves Barbieri; Carolina Guimarães de Baptista. (Org.). Travessias do tempo: acompanhamento terapêutico e envelhecimento. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. 1, p. 1-240.

  • PY, L. ; OLIVEIRA, J. F. P. A. . Um cuidador a ser cuidado. In: Rachel Duarte Moritz. (Org.). Conflitos bioéticos do viver e do morrer. 1ed.Brasília: CFM, 2011, v. 1, p. 89-99.

  • PY, L. ; Trein, F. ; OLIVEIRA, J. F. P. A. ; Azevedo D . O tempo e a morte na velhice. In: Elizabete Viana de Freitas; Ligia Py, Flavio Cançadf, Milton Gorzoni; Johannes Doll. (Org.). Tratado de geriatrioa e gerontologia. 3ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. 1, p. 1350-1359.

  • Burlá, C. ; PY, L. ; Scharfstein, E.A. . Como estão sendo cuidados os idosos no final da vida?. In: Ana Améia Camarano. (Org.). Cuidados de longa duração para a polulação idosa: um novo risco social a ser assumido?. 1ed.Rio de Janeiro: IPEA, 2010, v. 1, p. 279-302.

  • PY, L. ; Burlá, C. . Cuidados ao fim da vida. In: Maria Elena Guariento; Anita Liberalesso Neri. (Org.). Assistência ambulatorial ao idoso. 1ªed.Campinas: Alínea, 2010, v. 1, p. 353-360.

  • Burlá, C. ; PY, L. ; Scharfstein, E.A. . Cuidados ao fim da vida.. In: Perracini, Monica Rodrigues; Fló, Claudia Marina. (Org.). Funcionalidade e envelhecimento. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, v. , p. 279-285.

  • PY, L. ; Pacheco, J.L. ; OLIVEIRA, J. F. P. A. . Morte na velhice. In: Franklin Santana Santos. (Org.). Cuidados paliativos: discutindo a vida, a morte e o morrer. 1ªed.São Paulo: Atheneu, 2009, v. , p. 179-191.

  • Burlá, C. ; PY, L. . Finitude e os cuidados ao fim da vida. In: Tomiko Born. (Org.). cuidar melhor e evitar a violência. Brasília: Secretarioa Especial de Direitos Humanos, 2008, v. , p. 217-228.

  • Burlá, C. ; PY, L. . Humanizando el final de la vida en pacientes ancianos: manejo clinico y terminalidad. In: Pessini L, Bertachini L. (Org.). Humanización y cuidados paliativos. 1ed.México: Dabar, 2008, v. 1, p. 163-175.

  • PY, L. ; Burlá, C. . Bioética: a ética da vida. In: Borges, Ana Paula; Coimbra, Angela Maria. (Org.). Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. 1ªed.Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz, 2008, v. , p. 281-290.

  • Burlá, C. ; PY, L. . Cuidados paliativos: cuidados ao fim da vida. In: Borges, Ana Paula; Coimbra, Angela Maria. (Org.). Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. 1ªed.Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz, 2008, v. , p. 269-280.

  • DOLL, J. ; PY, L. . O idoso na relação com a morte: aspectos éticos. In: Anita Liberalesso Neri. (Org.). Qualidade de vida na velhice: enfoque multidisciplinar. Campinas: Alínea, 2007, v. , p. 279-300.

  • PY, L. ; OLIVEIRA, J. F. P. A. . Envelhecimento e morte. In: Dora Incontri e Franklin Santana Santos. (Org.). A arte de morrer: visões plurais. Bragança Paulista: Comenius, 2007, v. , p. 172-178.

  • PY, L. ; Trein, F. . Finitude e infinitude: dimensões do tempo na experiência do envelhecimento.. In: Freitas,Elizabete Viana de ; Py, Ligia; Cançado, Flavio A.Xavier; Doll, Johannes; Gorzoni. Milton Luiz. (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, v. 1, p. 1353-1360.

  • PY, L. . Envelhecimento e subjetividade. In: Ligia Py; Jaime L.Pacheco; Jeanete L.M. de Sá; Sara N. Goldman. (Org.). Tempo de envelhecer: percursos e dimensões psicossociais. 2ed.Campinas: Setembro, 2006, v. 1, p. 97-120.

  • PY, L. . Tanatologia. In: Renato Veras; Roberto Lourenço. (Org.). Formação humana em geriatria e gerontologia. 1ed.Rio de Janeiro: UnATI UERJ, 2006, v. 1, p. 3-344.

  • PY, L. ; Burlá, C. . Decisões clínicas ao fim da vida. In: Liberman A; Freitas EV; Neto FS; Taddei CFG. (Org.). Diagnóstico e tratamento em cardiologia geriátrica. 1ed.Barueri/SP: Manole, 2005, v. 1, p. 446-452.

  • PY, L. ; DOLL, J. . Espiritualidade e finitude. Tempo: rio que arrebata. 1ªed.Holambra/SP: Setembro, 2005, v. 1, p. 277-290.

  • PY, L. ; Oliveira, A.C. . Humanizando o adeus à vida. In: Pessini, L.; Bertachini, L... (Org.). Humanização e cuidados paliativos. 1ed.São Paulo: Loyola, 2004, v. 1, p. 135-147.

  • PY, L. ; Burlá, C. . Humanizando o final da vida em pacientes idosos: manejo clínico e terminalidade. In: Pessini, L.; Bertachini, L.. (Org.). Humanização e cuidados paliativos. 1ed.São Paulo: Loyola, 2004, v. 1, p. 125-134.

  • PY, L. ; Scharfstein, E.A. . Caminhos da maturidade:representações do corpo, vivências dos afetos e consciência da finitude. In: Neri, A.L.. (Org.). Maturidade e velhice: trajetórias individuais e socioculturais. 1ed.Campinas: Papirus, 2001, v. 1, p. 117-150.

  • PY, L. ; BARBOSA, Christianne Ramos Martins ; Teixeira, M.B. . Demência: uma aproximação psicológica. In: Sara Nigri Goldman; Serafim Fortes Paz. (Org.). Cabelos de neon. 1ed.Niterói: Talento Brasileiro, 2001, v. 1, p. 96-120.

  • PY, L. ; Sathler, J. . Pensando perdas e aquisições no processo de envelhecer:o trabalho psíquico. In: Sociedade Brasileira de Gerioatria e Gerontologia RJ. (Org.). Caminhos do envelhecer. 1ed.Rio de Janeiro: Revinter, 1994, v. 1, p. 15-18.

  • PY, L. ; Burlá, C. . Humanizando o final da vida em pacientes idosos:manejo clínico e terminalidade. In: III Congresso de Geriatria e Gerontologia, 2002, São Paulo. GERP 2003, 2003.

  • PY, L. . Contribuições da Tanatologia à intervenção gerontológica. In: Congresso de Geriatria e Gerontologia, 1999, São Paulo. Consensos em Geriatria e Gerontologia, 1998.

  • PY, L. . When death beleaguers the elderly. In: XVIII Congress of The International Association of Gerontology, 2006, Rio de Janeiro. Gerontology: Abstracts. Basel / São Paulo: Karger / Manole, 2006. p. 322-322.

  • PY, L. ; BARBOSA, Christianne Ramos Martins ; Souza, S.R. ; Silva, T.M. ; Ribeiro, Y. ; SANTOS, J. S. . Grupo de encontro: valorização do envelhecer no convívio intergeracional. In: Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2004, Salvador. Resumos Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Salvador: SBGG, 2004. v. 1. p. 1-185.

  • PY, L. ; BARBOSA, Christianne Ramos Martins ; Ribeiro, Y. ; Silva, T.M. ; Souza, S.R. . Ações multiplicadoras para a formação de alunos universitários no campo do envelhecimento. In: III Congresso de Geriatria e Gerontologia, 2003, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Resumos III Congresso de Geriatria e Gerontologia, 2003.

  • PY, L. ; BARBOSA, Christianne Ramos Martins ; Couto, A.L. ; Garcia, F.F. ; Teixeira, M.B. . Projeto de Valorização do Envelhecer. In: II Congresso de Extensão da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Extensão da UFRJ, 2001.

  • PY, L. ; BARBOSA, Christianne Ramos Martins ; Couto, A.L. ; Garcia, F.F. ; Teixeira, M.B. . Metodologia de Intervenção Psicológica num Projeto Universitário de Atenção a Idosos. In: I Congresso de Geriatria e Gerontologia, 1999, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso de Geriatria e Gerontologia - RJ, 1999.

  • PY, L. . Age friendly. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PY, L. . O cuidado: deuses, mitos e a nossa humanidade. Rio de Janeiro: Grupo Gen, 2019 (Artigo).

  • PY, L. . Envelhecimento: um sentido novo para o que perdemos e ganhamos. Rio de Janeiro: Grupo Gen, 2018 (Artigo).

  • PY, L. . Reflexões sobre o processo de identificações e a experiência do desamparo no envelhecimento 2017 (Artigo).

  • PY, L. . Gerontologia: uma ciência interdisciplinar. Rio de Janeiro: Grupo Gen, 2016 (Artigo).

  • PY, L. . Envelhecimento e finitude. Rio de Janeiro: Grupo Gen, 2016 (Artigo).

  • PY, L. . Prefácio II. Belo Horizonte, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PY, L. . Curso de atualização em geriatria e gerontologia. 2007.

PY, L. ; Burlá, C. . Curso de educação à distância: geriatria e gerontologia. 2007.

PY, L. . Programa de Valorização do Envelhecer. 2007.

PY, L. ; Burlá, C. . Seminários de Tanatologia. 2007.

PY, L. . Longevidade: modo de usar G1 Globo - Perdas e luto. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PY, L. . Café Filosófico: Finitude e o sentido da vida. 2017.

PY, L. . 50 Mais CBN: Perdas e luto na velhice. 2015.

PY, L. . Pós-Graduação em Geriatria Clínica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Farmácia Oncológica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso e Especialização em Serviço Social em Oncologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Psicologia em Oncologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Psicologia em Oncologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Serviço Social em Oncologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Farmácia em Oncologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Gerontologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Pós-Graduação em Geriatria Clínica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . 1º Curso de Tanatologia, Educação para a morte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PY, L. . Curso de Especialização em Psicologia em Oncologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Serviço Social em Oncologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Burlá, C. ; PY, L. . Cuidados ao fim da vida para o paciente geriátrico. 2006. .

Burlá, C. ; PY, L. . Na demência, ao fim da vida. 2006. .

PY, L. . Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PY, L. . Curso de Especialização em Gerontologia Social. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Burlá, C. ; PY, L. . Cuidados ao fim da vida. 2005. .

PY, L. ; Goldman, S.N. ; FREIRE, M. J. . Paicologia Social do Envelhecimento. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PY, L. ; Burlá, C. . Curso de Especialização em Enfermagem. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

Presidente de Honra do XIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

2000

Título de Especialista em Gerontologia, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

1998

Presidente de Honra do I Congresso da SBGG-RJ, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia. , Av. Venceslau Bras 95, Botafogo, 22290-140 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22953208, Fax: (21) 38735328, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1989 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades na UFRJ:Coordenadora do Projeto de Valorização do Envelhecer (PROVE)e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Neurologia Deoliondo Couto; Pesquisadora Convidada do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tanatologia (NEPT), Supervisora de estágio curricular em Psicologia Clínica Hospitalar e Coordenadora da disciplina IPS 247, do Instituto de Psicologia.

    Atividades

    • 03/2002

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social do Envelhecimento, Tanatologia

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Neurologia Deolindo Couto, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ética em Pesquisa.

    • 03/1996

      Estágios , Instituto de Psicologia, .,Estágio realizado, Gerontologia.

    • 03/1996

      Extensão universitária , Instituto de Neurologia Deolindo Couto, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Valorização do Envelhecer PROVE.

    • 03/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2002 - 12/2002

      Treinamentos ministrados , Pro Reitoria de Pessoal, .,Treinamentos ministrados, Atendimento a aposentados idosos

  • 2010 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador de aprendizagem, Carga horária: 20