Elismauro Francisco de Mendonca

possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia João Prudente (1982), mestrado em Odontologia Diagnóstico Bucal [SP - Bauru] pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Odontologia Diagnóstico Bucal Sp Bauru pela Universidade de São Paulo (1988). No período de 1999 a 2000, realizou programa de pós-doutorado na Universidade do Texas no Health Science Center em San Antonio, USA, Dental Diagnostic Science Department. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás, coordenador do setor de estomatologia do Hospital Araujo Jorge e coordenador do Centro Goiano de Doenças da Boca (CGDB). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Radiologia, Patologia e Estomatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico oral, câncer bucal, imagem digital, biologia molecular e tratamento de lesões no complexo bucomaxilofacial. Na docência atua tanto na graduação quanto na pós-graduação (lato senso e estrito senso). Atua no desenvolvimento de pesquisas clinicas e laboratoriais e orienta iniciação científica (PIBIC e PIVIC) e alunos de pós-graduação estrito senso. Além das atividades de pesquisa tem atuado de forma expressiva em atividades de extensão no Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. Atualmente é o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Combate ao Câncer em Goiás.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Odontologia Diagnóstico Bucal Sp Bauru

1985 - 1988

Universidade de São Paulo
Título: ESTUDO DO PROCESSAMENTO E DA EXAUSTAO COM FILME RADIOGRAFICO EKTASPED, PROCESSADO NAS SOLUCOES KODAK (CONVENCIONAL) E INODON (MONOBANHO),A-TRAVES DA ANALISE DA DENSIDADE OPTICA E DE VOLUME DE PRATA.
Orientador: PROF. DR. ORIVALDO TAVANO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: EXAUSTAO; DENSIDADE; PROCESSAMENTO.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Odontologia Diagnóstico Bucal [SP - Bauru]

1983 - 1985

Universidade de São Paulo
Título: AVALIACAO DO POTENCIAL IRRITATIVO E COMPARACAO IN VITRO DO GRAU DE RADIOPACIDADE DE MEIOS DE CONTRASTES LIPOSSOLUVEIS E HIDROSSOLUVEIS.,Ano de Obtenção: 1985
Orientador: PROF. DR. HALIN NAGEN FILHO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: INFLAMACAO; RADIOPACIDADE; CONTRASTE.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Radiologia Odontológica

1983 - 1985

Universidade de São Paulo

Graduação em Odontologia

1979 - 1982

Faculdade de Odontologia João Prudente

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1999

Pós-Doutorado. , University of Texas System, UT System, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Radiologia Odontológica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 -

Capacitação em Pesquisa Clínica. (Carga horária: 78h). , Hospital Alemão Oswaldo Crus PROAD SUS, PROAD SUS, Brasil.

2016 - 2016

Curso Inglês com Enfoque comunicativo - Pré-intermediário, nivel B1. (Carga horária: 32h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÃ?S, UFG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Patologia Bucal.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Clínica Odontológica/Especialidade: Radiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Radiologia Odontológica/Especialidade: Métodos Avançados de Imagens.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Patologia Bucal/Especialidade: ONCOLOGIA.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MENDONCA, E. F. ; ALMEIDA, O. P. ; Batista, A. C. . III Encontro de Patologia Oral Digital. 2013. (Congresso).

MENDONCA, E. F. . IV CONGRSSSO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA ODONTOLOGICA. 2001. (Congresso).

MENDONCA, E. F. ; DAMANTE, J. H. ; SILVA, M. A. G. S. . Presidente do IV CONGRESSO BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

45o. Congresso da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral. Coordenador do Seminário de Imagens.. 2019. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Protocolo preventivo odontológico e fotobiomodulação: impacto na qualidade de vida de pacientes em tratamento do câncer de cabeça e pescoço. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação de citocinas inflamatórias em saliva de pacientes com carcinoma espinocelular de cavidade oral e em linhagens celulares. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Carcinoma adenóide cístico de glândulas salivares: análise clinicopatológica de 44 casos. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação de células dendríticas no Carcinoma adenóide cístico de glândulas salivares. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Perfil da resposta imunológica antitumoral de osteossarcomas orais: um estudo multicêntrico. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Perfil clínico-morfológico do líquen plano oral: um estudo retrospectivo. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação da expressão combinada de marcadores inflamatórios em carcinoma de células escamosas de cavidade oral. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Associação dos linfócitos infiltrantes de tumor com a recorrência do carcinoma adenóide cístico de glândulas salivares. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Protocolo preventivo odontológico: monitoração da saúde oral dos pacientes em tratamento de câncer na região de cabeça e pescoço. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. 2 Intensidade de pixels em região de anquilose dentária em tomografia computadorizada de feixe cônico. 2018. (Congresso).

35a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Monitoração dos efeitos adversos orais em pacientes com câncer de cabeça e pescoço seguindo um protocolo preventivo odontológico. 2018. (Congresso).

44o. Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral. Conferencia clinico-patológica.. 2018. (Congresso).

XXII JABRO - Associação Brasileira de Radiologia Odontologica.. Tumor odontogenico epitelial calcficante agressivo.. 2018. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação de neutrófilos no carcinoma espinocelular de cavidade oral e leucoplasia. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação da resposta imunológica citotóxica em carcinomas adenóides císticos de glândulas salivares. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação do potencial neoplásico de lesões vasculares de cabeça e pescoço por meio da expressão das proteínas GLUT-1, WT1, CD105 e Ki-67. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Expressão da interleucina-17 no carcinoma espinocelular de cavidade oral e sua associação com a angiogênese. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Imunoexpressão de CXCL12 e MMP-9 em adenomas pleomórficos e carcinomas mucoepidermoides de glândulas salivares. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação do ligante de morte celular programada 1 e granzima B no carcinoma mucoepidermóide de glândula salivar menor. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Análise da imunoexpressão da p16 e p53 com parâmetros clínicomorfológicos em carcinoma de células escamosas de língua entre jovens e idosos. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Análise da imunoexpressão da isoforma alfa do receptor de glicocorticoide, Bcl-2 e Bax em carcinomas de células escamosas de lábio inferior. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Programa de matriciamento e rastreamento do câncer de boca para o Sistema Único de Saúde: estruturação e piloto. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. 6 Imunoexpressão de cxcl12 e bcl-2 em adenoma pleomórfico e carcinoma mucoepidermóide. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Análise comparativa da imunoexpressão da Ativina A, Ki-67 e Bcl-2 em carcinoma de células escamosas de língua em pacientes jovens e idosos. 2017. (Congresso).

34a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação da relação entre CXCL-8, nitrito e mieloperoxidase salivares e a severidade da mucosite oral quimioinduzida. 2017. (Congresso).

34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação de fitoterápico com finalidade profilática e curativa para mucosite oral: estudo piloto. 2017. (Congresso).

43.o Congrssso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral. Conferencia Clinico-patológica.. 2017. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Maloclusão e características dentofaciais em meninas com puberdade precoce central. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Imunoexpressão de c-erbB-2 e vimentina em carcinomas espinocelulares orais em correlação com características clínicas e prognóstico. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Expressão de p16 e p53 no fronte de invasão tumoral do carcinoma espinocelular e basaloide de cavidade oral. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Expressão do HLA-G em carcinomas mucoepidermóides de glândula salivar menor e sua associação com a gradação histológica. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Avaliação da imunoexpressão da interleucina 17 em carcinoma espinocelular de cavidade oral. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Falha da resposta imunológica antitumoral em carcinomas mucoepidermóides de glândula salivar menor. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Carcinoma Mucoepidermoide: Investigação do potencial neoplásico baseado na apoptose, atividade mucosecretora e proliferação celular. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Maloclusão e características dentofaciais em meninas com puberdade precoce central. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Alta expressão tecidual da Interleucina-17 em lesões potencialmente malignas de cavidade oral. 2016. (Congresso).

33a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. 8 Elevada expressão das citocinas imunossupressoras IL-10 e TGF-β2 em osteossarcomas de boca. 2016. (Congresso).

42o. Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral. Sessão Clinico-Patológica I. 2016. (Congresso).

42o. Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral. Seminário de Lâminas. 2016. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica. Significância clínica da expressão da IL-10 e TGF-β no carcinoma espinocelular de boca. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Auto-percepção da aparência facial de pacientes com deformidades visíveis decorrentes de cirurgia de câncer de cabeça e pescoço. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Estudo clínico fase I para avaliação da citotoxicidade em mucosa bucal de fitomedicamento para prevenção e tratamento da mucosite oral. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Efeito do Laser de Baixa Intensidade na mucosite oral e citocinas inflamatórias salivar em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Expressão elevada da proteína HLA-G em Osteossarcomas de boca. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação da expressão de receptor de Glicocorticóide em Lesão Central de Células Gigantes dos ossos gnáticos. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Expressão elevada da proteína HLA-G em Osteossarcomas de boca. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Expressão de E-caderina, β-catenina e Ki-67 no fronte de invasão tumoral de carcinomas espinocelular e escamoso basalóide. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Contribuição da tomografia computadorizada de feixe cônico na avaliação das lesões ósseas da região bucomaxilofacia. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Auto-percepção da aparência facial de pacientes com deformidades visíveis decorrentes de cirurgia de câncer de cabeça e pescoço. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Caracterização da mucosite oral em pacientes oncológicos submetidos à quimio e/ou radioterapia. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Carcinoma adenóide cístico: caracterização clínica e patológica de 40 casos. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação dos níveis salivares de mediadores inflamatórios em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos a laserterapia. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Relevância da expressão do antígeno leucocitário humano-E na carcinogênese labial. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Expressão da proteína Osteocalcina em Lesões Centrais de Células Gigantes dos ossos gnáticos. 2015. (Congresso).

32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Expressão de receptores da calcitonina em Lesão Central de Células Gigantes do complexo maxilo-mandibular. 2015. (Congresso).

5th World Congress of the International Academy of the Oral Oncology. Seminário de Lâminas. 2015. (Congresso).

31a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação da expressão da IL-10 no carcinoma espinocelular de boca e sua relação com metástase regional. 2014. (Congresso).

31a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Análise das relações anatomotopográficas das estruturas dentárias com o seio maxilar por meio da tomografia computadorizada. 2014. (Congresso).

31a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Adesão de pacientes com câncer oral a um protocolo de preparo odontológico: impacto na interrupção da radioterapia e na sobrevida. 2014. (Congresso).

31a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Estudo clínico-patológico de Lesão Central de células gigantes de um centro de referência em Goiás. 2014. (Congresso).

31a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Qualidade de vida em pacientes com sequelas decorrentes de tratamento cirúrgico de câncer de cabeça e pescoço. 2014. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral. Seminário de lâminas.. 2014. (Congresso).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL. Simpósio de Lâminas.. 2013. (Congresso).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL. Burkitt Lymphoma : Case report. 2013. (Congresso).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL. Preparation and dental follow-up program on the survival of Patients with nometastatic cancer of the oral cavity.. 2013. (Congresso).

XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL. Chondroblastic Osteosarcoma: a report of case. 2013. (Congresso).

16 th International Congress on Oral Pathology and Medicine and 20th Braziilian Congreess of Oral Medicine and Pathology -2012. Pleomorphic adenoma or oral minor salivary glands: investigation of neoplastic potential based on cellular proliferation, apoptosis and mucosecretory activity.. 2012. (Congresso).

II Reunião Brasileira de Patologia Oral Digital.Sindrome de Melkerson -Rosental e Doença de Kimura. 2012. (Encontro).

IADR General Session. Citotoxic response in lymph nodes of patients with oral cancer.. 2011. (Congresso).

III Bienal de Cancerologia da Associação de Combate ao Cancer em Goiás. Cuidados Odontológicos com o paciente portador de Câncer. 2009. (Congresso).

International Association of Oral Patology.IAOP-Seção Latinoamericana e Caribenha (International Association of Oral Pathology),. 2009. (Encontro).

14o. Congresso Internacional de Odontologia. Diagnóstico Bucal: Discussão de Casos Clínicos. 2007. (Congresso).

21o. Congresso Brasileiro de Odontopdiatria. Displasia Odontomaxilar segmentar: a importancia do diagnóstico na qualidade de vida do paciente. 2007. (Congresso).

24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Expressão da quimiocina MCP-1/CCL2 em Carcinoma espinocelular de boca. 2007. (Congresso).

24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPQO. Migração de Céulas T regulatórias em Carcinoma Espinocelular de boca. 2007. (Congresso).

25o. CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Cisto Epidermóide. 2007. (Congresso).

6a. JORNADA ACADEMICA DE ODONTOLOGIA DA CATÓLICA.Tumor odontogênico císico calcificante intra-ósseo: Relato de 02 casos. 2007. (Outra).

II BIENAL DE CANCEROLOGIA DO HOSPITAL ARAUJO JORGE. Câncer Inicial de Boca - O papel do Dentista no Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca.. 2007. (Congresso).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA. Conferência Clínico patológica. 2007. (Congresso).

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA. Palestrante da Conferencia Clínico-Patológica. 2007. (Congresso).

10 th European Congress of Dentomaxillofacial Radiology. The influence of spiral tomography in implant dimensions planning. 2006. (Congresso).

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA. Leiomiosarcoma de Baixo Grau em Gengiva. 2006. (Congresso).

V Congresso Brsileiro de Câncer Bucal. Contribuição da tomografia computadorizada no estadiamento clínico e no plano de tratamento do carcinoma espinocelular de boca. 2004. (Congresso).

Educação Continuada da ABO - GOIAS.Sistemas Digitais na Imaginologia. 2003. (Encontro).

V CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO DE ODONTOLOGIA. CANCER BUCAL UMA REALIDADE NO NOSSO PAÍS. 2003. (Congresso).

XI CONGRESSO E 29a. JORNADA BRASILEIROS DE ESTOMATOLOGIA. Sessao Interativa de Radiologia. 2003. (Congresso).

12o. Congresso Internacional de Odontologia de Goiás. Perspectivas futuras na Imaginologia - Sistemas Digitais. 2002. (Congresso).

III Congresso Odontológico de Mato Grosso. Como Diagnosticar e tratar as lesões mais frequentes da Cavidade Bucal. 2002. (Congresso).

1. Congresso Internacional de Odontologia. Imagem Digital no Novo Milênio. 2001. (Congresso).

IV CONGRESSO GOIANO DE ODONTOLOGIA. Metodos avançados de Diagnóstico. 2001. (Congresso).

Curso de Radiologia Digital. 11. Congresso Internacional de Odontologia de Goiás. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nádia do Lago Costa

Aguiar, Maria Cássia FerreiraBatista, A. C.MENDONCA, E. F.. Avliação da Expressão da Granzima B e sua relação com o prognóstico do Carcinoma Espinocelular de boca. 2009. Dissertação (Mestrado em Clinica odontológica) - Faculdade de Odontologia da UFG.

Aluno: Geisa Badauy Lauria Silva

MELO, N. S.;SILVA, M. A. G. S.MENDONCA, E. F.. O uso do laser de baixa intensidade (GaAIAs) na prevenção de mucosite bucal em pacietnes submetidos ao transplante de medula ósseaa. 2006. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Satiro Watanabe

MENDONCA, E. F.; MANTESSO, A.; GUERRA, E. N. S.. Avaliação da Imunoexpressão do PCNA, ki67 e ciclina B1 considerando o padrão de invasão celular no Carcinoma Espinocelular de boca. 2005. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Katia Fernandes Muricy Rodrigues

GUERRA, E. N. S.;MENDONCA, E. F.SILVA, M. A. G. S.. O papel do laser de baixa intensidade eda clorexidina 0,12% no tratamento da mucosite bucal em crianças leucêmicas submetidas a quimioterapia. 2005. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Marcus Vinicius Paiva de Oliveira

CRUZ, A. D.; SADDI, V. A.;MENDONCA, E. F.. Implicações do Polimorfismo do codon 72 e do Gene p53 no Carcinoma Laringeo. 2005. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Suzana Teixeira Braga

GUERRA, E. N. S.;MENDONCA, E. F.; MELO, N. S.. Avaliação Hematológica do paciente com Carcinoma espinocelular de lábio, cavidade bucal e palato. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sílvio Zerbini Borges

MENDONCA, E. F.RIBEIRO-ROTTA, R. F.. Estudo das manifestações Bucomaxilofaciais da esclerose sistêmica. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Radiologia Bucomaxi) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Nádia do Lago Costa

BATISTA, A. C.MENDONCA, E. F.LARA, V. S.; RODINI, C. O.; OLIVEIRA, J. C.. Avaliação de macrofagos e suas citocinas IL-10, IL-12,IL-23,INF-y e TGF-B em carcinoma espinocelular de cavidade oral. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Helenisa Helena de Oliveira Neto

Batista, A. C.MENDONCA, E. F.RIBEIRO-ROTTA, R. F.; JAHN, B. C.. Significânica clinico-patológica da expressão das quimiocinas CCL19/ELC/MIP-3B e CCL21/SLC/6CKine e de seu receptor CCR7 em carcinoma espinocelular de boca. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rogério Ribeiro de Paiva

GUERRA, E. N. S.;SILVA, M. A. G. S.MENDONCA, E. F.; FIGUEIREDO, P. T. S.; LEITE, A. F.. O Uso da Ressonância Magnética no Estadiamento do Câncer de Boca. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rubelisa Cândido Gomes de Oliveira

Ribeiro-Rotta, Rejane FariaMENDONCA, E. F.LELES, C. R.; MELO, L. G. N.; PEREIRA, L. A. V. D.. Microarquitetura de sítios ósseos para implantes dentarios: correlação clinico-radiográfica e com a estabilidade primária. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Tessa Botelho de Lucena

Lucena; PINTO JUNIOR, D. S.; MANTESSO, A.; MARANHAO, C.;MENDONCA, E. F.. Expresssao por imunoistoquimica das proteinas c-erbB-2 e vimentina em carcinomas epidermóides bucais em correlação com características clínicas e prognóstico. 2009. Tese (Doutorado em Odontologia (Patologia Bucal)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliete Neves da Silva Guerra

MENDONCA, E. F.; ARAUJO, N. S.. Expressão Imuno-histoquímica da cliclina D1 e do p16 em Carcinoma Epidermóide da boca: correlação clinico-patológica. 2002. Tese (Doutorado em Odontologia (Patologia Bucal)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robson Rodrigues Garcia

MENDONCA, E. F.; Freitas. Avaliação da Resistencia , à remoção por tração de parafusos de titânio inserido em tibias de coelhos. 2001. Tese (Doutorado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Aluno: Ana Sueli Rodrigues Cavalcante

MENDONCA, E. F.; Marcucci. Queilite Actínica: Estudo Clinico e Histológico. 2000. Tese (Doutorado em Odontologia) - Fac. de Odontologia de São Jose dos Campos.

Aluno: Flavia Martins Silveira

MENDONCA, E. F.SILVA, M. A. G. S.; NERY NETO, I.. O uso da subtração digital em Periodontia. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Imaginologia Dento-Maxi) - Faculdades Integradas da Associação Educativa Evangélica.

Aluno: Allison Filipe Martins

Batista, A. C.MENDONCA, E. F.. Avaliação comparativa da densidade de células dentriticas CD1a e CD83+ em carcinoma espinocelular de cavidade oral e lábio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG.

Aluno: Jean Carlos Barbosa Ferreira

VALLADARES NETO, J.;MENDONCA, E. F.. Dyskeratosis congenita with generalized short root anomaly: a orthodontic case?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG.

Aluno: Carla Bianca F

MENDONCA, E. F.. Mendonça e outros.Halitose. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Amanda Cristina Pereira e Flavia N

MENDONCA, E. F.; LINO JUNIOR, R.. Meira de Oliveira.Análise ultraestrutural de Cisticercus cellulosae. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia) - Faculdade de Farmácia da UFG.

Aluno: Diemis Ricardo Masson e outros

MENDONCA, E. F.. Implicações clínicas das lesões bucais mais frequentes no contexto do laboratório de Patologia da FO-UFG. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás.

CAPELOZA, A. L. A.; FENYO, M.;MENDONCA, E. F.. Concurso de professor Titular da professora Izabel Rubira Ficher Bullem. 2019. Faculdade de Odontologia de Bauru.

MENDONCA, E. F.. Concurso de professor titular do Professor Pablo Augustin Vargas. 2015. Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

MENDONCA, E. F.; HAITER NETO, F.; MARCUTTI, G.. Concurso de Professor titular da Profa. Maria Alves Garcia Santos Silva. 2015. Universidade Federal de Goiás.

MENDONCA, E. F.; DAMANTE, J. H.; HAITER NETO, F.. Concurso de professor titular da Profa. Rejane Faria Ribeiro-Rotta. 2015.

MENDONCA, E. F.; FIGUEIREDO, M. A. Z.; CARVALHO, Y. R.. Concurso para Professor Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Patologia Oral. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MENDONCA, E. F.RIBEIRO-ROTTA, R. F.. Concurso Público para Professor Assistente da Disciplina de Patologia Bucal da UFG.. 2002. Universidade Federal de Goiás.

MENDONCA, E. F.. Concurso de Livre docencia da Universidade de São Paulo prof. Norberto Nobuto Sugaya. 2014. Universidade de São Paulo.

MENDONCA, E. F.; ARANA-CHAVES, V. E.. Concurso de Livre Docencia do Professor Fabio Abreu Alves. 2014. Universidade de São Paulo.

JORGE JUNIOR, J.; ALMEIDA, J. D.; MIGLIARI, D. A.; CAVALCANTE, A. S. R.; CABRAL, L. A. G.;MENDONCA, E. F.. Avaliação da expressão de citoqueratinas na citologia esfoliativa da mucosa bucal de pacientes fumantes. 2008. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

CAPELOZA, A. L. G. A.; COSTA, N. P.;MENDONCA, E. F.; TAVANO, O.; DAMANTE, J. H.. Avaliação do processo de digitalização de dois scanners e uma câmera digital por meio dos valores de pixels atribuídos a uma imagem radiográfica,. 2004. Faculdade de Odontologia de Bauru.

ARAUJO, N. S.;MENDONCA, E. F.. Membro da Comissão de Avaliação Trienal dos Cursos de Pos-graduação em Odontologia da CAPES. 2007. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

MENDONCA, E. F.. 1o. Encontro de pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFG. 2006. Universidade Federal de Goiás.

ARAUJO, N. S.;MENDONCA, E. F.. Membro da Comissão de Avaliação da Pós-graduação trienal da CAPES. 2006. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

ARAUJO, N. S.;MENDONCA, E. F.. Membro da Comissão de Avaliação da Pós-graduação trienal da CAPES. 2005. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clovis Monteiro Bramante

BRAMANTE, C. M.; CHINELATO Luis Eduardo; BERNARDINELI Norberti; TAVANO Orivaldo. Estudo do processamento e da exaustão do filme periapical ektaspeed, nas soluções Kodak( convencional) e inodon (monobanho) através da análise subjetiva e das densidades opticas e de volume de prata. 1988. Tese (Doutorado em Diagnóstico Oral) - Faculdade de Odontologia de Bauru Usp.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Arthur Wilson Florencio da Costa

Caracterização microscópica e molecular de lesões vasculares de boca ? Expressão das proteínas WT1, GLUT-1, CD-105 e Ki-67; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Allisson Filipe Lopes Martins

TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA: ANÁLISE MOLECULAR E ECONÔMICA; Início: 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Clinica Odontológica) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Marília Oliveira Morais

ADESÃO AO PROTOCOLO ODONTOLÓGICO PREVENTIVO PARA PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: IMPACTO NA SOBREVIDA E INTERRUPÇÃO DA RADIOTERAPIA, ESTUDO PROSPECTIVO; Início: 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Clinica Odontológica) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Inara Carneiro Costa Rege

ANQUILOSE DENTÁRIA: PREVALÊNCIA, ACURÁCIA DIAGNÓSTICA E CORRELAÇÃO HISTOLÓGICA COM EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO; Início: 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Clinica Odontológica) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Tessa de Lucena Botelho

Início: 2016; Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás;

Angélica Ferreira Oton Leite

Início: 2015; Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás;

Emanuel Junio Rodrigues Moreira

Caracterização da condição de saúde bucal de pacientes com cancer de boca submetidos ao protocolo de prevenção e controle ocontologico durante a radio e ou quimioterapia; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Ana Paula Gonçalves de Jesus

IMPACTO DO PROTOCOLO DE CUIDADOS ODONTOLÓGICOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Breno Soares Arruda

Estudo clinico randomizado duplo-cego de medicamentos fitoterapicos com finalidade profilática e curativa da mucosite oral (fase 1); Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; (Orientador);

Wilson José Mariano Junior

Correlação de alterações patológicas com a espessura de folículos pericoronários de terceiros molares não irrompidos em tomografia computadoriza de feixe cônico; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-graduação em Clinica odontológica) - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFG; ,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Arthur Wilson Florencio da Costa

Caracterização microscópica e imunohistoquimica de lesões vasculares de cabeça e pescoço- Expressão das proteinas GLUT 1, WT1, CD 105 e KI-67; 2017; Dissertação (Mestrado em Clinica odontológica) - Faculdade de Odontologia da UFG,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Allisson Filipe Lopes Martins

Expressão de Osteocalcina e de receptores da calcitonina e glicocorticoides em lesão central de células gigantes do complexo maxilo-mandibular; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Jean Carlos Barbosa Ferreira

Adenoma Pleomórfico de Glândulas Salivares Menores: avaliação do potencial neoplásico, índice de proliferação celular e apoptose; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Clinica odontológica) - Faculdade de Odontologia da UFG,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Carlos Henrique Pereira

Expressão de Proteinas de Adesão (E-caderina e B-Catenina) e proliferação celular (ki-67) no fronte de invasão tumoral de cancinoma espinocelular e escamoso basaloide; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Marília Oliveira Morais

ÍNDICE DE ADESÃO AO PROGRAMA DE PREPARO E CONTROLE ODONTOLÓGICO DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA SUBMETIDOS A TRATAMENTOS ADJUVANTES DE RADIOTERAPIA E/OU QUIMIOTERAPIA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS; 2013; Dissertação (Mestrado em Clinica odontológica) - Faculdade de Odontologia da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Mariana Silveira Soares

Avaliação da expressão de E-caderina Beta-catenina e integrinas a2B1 e a3B1 em carcinomas espinocelulares de cavidade oral; 2013; Dissertação (Mestrado em Clinica odontológica) - Faculdade de Odontologia da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Thiago Oliveira Sousa

Subtração Digital Associada a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico: Um novo método para acompanhamento de reparo ósseo; 2013; Dissertação (Mestrado em Clinica odontológica) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Inara Carneiro Costa Rege

Ocorrencia de anormalidades nos seios maxilares detectada em exames de tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) em uma amostra de pacientes assintomáticops; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Angélica Ferreira Oton Leite

Impacto do laser de baixa potência (InGaAlP) na qualidade de vida dos pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia exclusiva ou associada à quimioterapia; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Larissa Santana Arantes Elias

Expressao de reguladores da Reabsorção ossea ( Rank/ RANKL,OPG) e formação ossea (osteocalcina) em lesões relacionadas ao osso e osteosarcoma; 2010; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Daniela Sirianni

Neoplasias malignas em cavidade orbitária e reabilitação pós-cirúrgica em um hospital brasileiro de oncologia - estudo retrospectivo de 12 anos; 2010; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Cíntia Ferreira Gonçalves

EXPRESSÃO DA PROTEINA KI-67 E DA GLICOPROTEINA MUC1 EM CARCINOMAS MUCOPEPIDERMÓIDE DE GLÂNDULAS SALIVARES MENORES; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Luciano Sandoval Carneiro

Comparação entre implantes unitários de superficie tratada e não tratada por subtração radiográfica digitaql em protocolos de carga imediata e convencional; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Anelise Carrilho Correia de Castro

Avaliação da densidade dos mastócitos e sua correlação com o grau de colagenização e de vascularização nos tecidos gengivais sob terapia com nifedipina; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,; Coorientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Luciano Alberto de Castro

Análise microscópica e da imunoexpressão dos marcardores de proliferação celular ki-67 e ciclina B1 no epitélio gengival de pacientes sob terapia com nifedipina; 2006; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Janaína Benfica e Silva

Avaliação do processo de reparo de lesões periapicais pós-tratamento endodontico por meio de subtração digital radiográfica; 2006; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

José Veira de Spíndula Filho

Detecção do HPV e avaliação do índice de proliferação celular em Carcinomas espinocelulares e carcinomas verrucosos de boca; 2006; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Satiro Watanabe

Avaliação da Imunoexpressão do PCNA, Ki67 e Ciclina B1 considerando o padrão de invasão celular no Carcinoma Espinocelular de Boca; 2005; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Geisa Badauyt Lauria

Uso do laser de baixa intensidade na prevenção de mucosite bucal em pacientes submetidos a transplante de medula óssea; 2004; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás,; Coorientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Tessa Botelho de Lucena

Contribuição da tomografia Computadorizada no estadiamento clinico e no plano de tratamento do Carcinoma Espino-celular de boca; 2003; Dissertação (Mestrado em Odontologia (Radiologia Buco Maxilo Facial)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Ismar Nery Neto

Mixoma Odontogênico: Variantes microscópicas e de imagem; Importancia no comportamento biológico; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Radiologia Bucomaxi) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Káthia Fernandes Muricy Rodrigues

O papel do laser de baixa intensidade e da clorexidina 0,12% no tratamento de mucosite bucal em crianças leucêmicas submetidas a quimioterapia; 2003; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás,; Coorientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Flávia Aline Silva

Estudo Cefalométrico comparativo do crescimento craniofacial em crianças portadoras de Sindrome de Dow e de má-oclusão de classe III; 2001; Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

W

C; ROCHA; USO DO AZUL DE TOLUIDINA COMO METODO AUXILIAR NA DETECCAO DE DISPLAIAS EPITELIAIS E CARCINOMAS DA MUCOSA BUCAL; ATUANDO COMO CO-ORIENTA DOR DO TRABALHO, POIS A MAIOR PARTE DA METODOLOGIA DO TRABALHO FOI REALIZADO EM GOIANIA SOB NOSSA ORIENTACAO; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Odontologia (Cirurgia e Traum; Buco-Maxilo Facial)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Inara Carneiro Costa Rege

Anquilose dentária: desafios no diagnóstico utilizando exame de tomografia computadorizada de feixe cônico; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Clinica odontológica) - Faculdade de Odontologia da UFG, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Angélica Ferreira Oton Leite

Expressão de citocinas em amostras de saliva e sangue de pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia exclusiva ou associada à quimioterapia após aplicação local do laser de baixa potência; ; 2014; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás, Financiadora de Estudos e Projetos; Coorientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Thiago Oliveira Sousa

2017; Faculdade de Odontologia da UFG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Elismauro Francisco de Mendonca;

Tessa de Lucena Botelho

2016; Faculdade de Odontologia da UFG,; Elismauro Francisco de Mendonca;

Angélica Ferreira Oton Leite

2015; Faculdade de Odontologia da UFG, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Elismauro Francisco de Mendonca;

Anelise Daher Vaz Castro

Estudo da condição pulpar e periodontal de molares decíduos após pulpotomia com pasta CTZ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Odontopediatria) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Lucas Borges Fleury Fernandes

Avaliação da Expressão do p16 e do p53 no fronte invasivo do carcinoma de células escamosas e sua variante carcinoma escamoso basaloide; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Stefhanie Santos Parreira

Tumor odontogenico epitelial calcificante com caracteristicas clinicopatológicas incomum: relato de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Denise Ferreira Vieira

Lesões detectadas em Campanhas de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Sebastião Silvério de Sousa Neto

A TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA: ANÁLISE MOLECULAR E ECONÔMICA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Sebastião Silvério de Sousa Neto

ÍNDICE DE ADESÃO AO PROGRAMA DE PREPARO E CONTROLE ODONTOLÓGICO DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA SUBMETIDOS A TRATAMENTOS ADJUVANTES DE RADIOTERAPIA E/OU QUIMIOTERAPIA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Ana Paula Gonçalves de Jesus

A TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA: ANÁLISE MOLECULAR E ECONÔMICA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Luiz Felipe Rodrigues Siqueira

Formulação e Estudo Clinico Randomizado Duplo-cego de Medicamentos Fitoterápicos com Finalidade Profilática e Curativa da Mucosite; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Paulo Otávio Carmo Sousa

AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO DAPROTEÍNA P53 EM CARCINOMA ESPINOCELULAR E CARCINOMA ESCAMOSO BASALÓIDE DE CAVIDADE ORAL; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Marcela Ramos Abraão Elias

ÍNDICE DE ADESÃO AO PROGRAMA DE PREPARO E CONTROLE ODONTOLÓGICO DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA SUBMETIDOS A TRATAMENTOS ADJUVANTES DE RADIOTERAPIA E/OU QUIMIOTERAPIA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Marcela Ramos Abraão Elias

Adenoma Pleomórfico de Glândulas Salivares Menores: avaliação do potencial neoplásico, índice de proliferação celular e apoptose; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Denise Ferreira Vieira

Impacto do laser de baixa potencia (InGaAIP) na qualidade de vida de pacientes portadores de cancer de cabeça e pescoço submetidos a radioterapia Exclusiva ou Associada a Quimioterapia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Wender Henrique Teles de Oliveira

EFEITO DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO FLUXO SALIVAR E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO APÓS TRATAMENTO RADIOTERÁPICO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Marília Oliveira Morais

AVALIAÇÃO DO FLUXO SALIVAR EM PACIENTES PORTADORES DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO E QUIMIOTERÁPICO SUBMETIDOS À LASERTERAPIA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Larissa Santana Elias Arantes

Avaliação da Expressão Imunoistoquímica do PCNA, KI-67 E CICLINA B1 em leucoplasias e carcinomas bucais; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Helenisa Helena de Oliveira Neta

Estudo comparativo da presença de Mastocitos em Carcinomas espinocelulares e lesões cancerizáveis da boca: correlação com fatores de prognóstico clíinico e microscópico; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Eveline Jorge Marcelino

O papel do Cirurgião Dentista no Diagnóstico precoce do Cancer de boca; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Daiane Lacerda Mendonça

O papel do Cirurgião Dentista no diagnóstico precoce do Carcinoma Espinocelular; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Jéssica Silva Buso

Atendimento Odontológico do Paciente com Câncer Bucal na Cidade de Goiânia 2018-2020; 2018; Orientação de outra natureza; (Odontoloiga) - Faculdade de Odontologia da UFG; Orientador: Elismauro Francisco de Mendonca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, EDUARDA HELENA LEANDRO ; ABRAHÃO ELIAS, MARCELA RAMOS ; VASCONCELOS, VICTOR HUGO FERNANDES ; HAITER-NETO, FRANCISCO ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO ; SOUSA, THIAGO OLIVEIRA . Ex Vivo Detection of Apical Delta in Premolars: A Comparative Study Using Periapical Radiography, Cone-beam Computed Tomography, and Micro-computed Tomography. JOURNAL OF ENDODONTICS , v. 45, p. 549-553, 2019.

  • MARTINS, ALLISSON FILIPE LOPES ; NOGUEIRA, TÚLIO EDUARDO ; Morais, Marília Oliveira ; Oton-Leite, Angélica Ferreira ; Valadares, Marize Campos ; Batista, Aline Carvalho ; FREITAS, NILCEANA MAYA AIRES ; Leles, Cláudio Rodrigues ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO . Effect of photobiomodulation on the severity of oral mucositis and molecular changes in head and neck cancer patients undergoing radiotherapy: a study protocol for a cost-effectiveness randomized clinical trial. Trials , v. 20, p. article 97-article 97, 2019.

  • MOSCONI, CARLA ; DE ARRUDA, JOSÉ ALCIDES ALMEIDA ; DE FARIAS, ANA CAROLINE RODRIGUES ; OLIVEIRA, GABRIELLA ALVES QUIXABEIRA ; DE PAULA, HENRIQUE MOURA ; FONSECA, FELIPE PAIVA ; MESQUITA, RICARDO ALVES ; Silva, Tarcília Aparecida ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO ; Batista, Aline Carvalho . Immune microenvironment and evasion mechanisms in adenoid cystic carcinomas of salivary glands. ORAL ONCOLOGY , v. 88, p. 95-101, 2019.

  • ALVES, POLLIANNA MUNIZ ; DE ARRUDA, JOSÉ ALCIDES ALMEIDA ; ARANTES, DIEGO ANTÔNIO COSTA ; COSTA, SARA FERREIRA SANTOS ; SOUZA, LUCAS LACERDA ; PONTES, HÉLDER ANTÔNIO REBELO ; FONSECA, FELIPE PAIVA ; MESQUITA, RICARDO ALVES ; NONAKA, CASSIANO FRANCISCO WEEGE ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO ; Batista, Aline Carvalho . Evaluation of tumor-infiltrating lymphocytes in osteosarcomas of the jaws: a multicenter study. VIRCHOWS ARCHIV , v. 474, p. 201-207, 2019.

  • LOPES, MARIA LUIZA DINIZ DE SOUSA ; GONZAGA, AMANDA KATARINNY GOES ; MOSCONI, CARLA ; PALOMINO, GUSTAVO MARTELLI ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO ; Batista, Aline Carvalho ; SILVEIRA, ÉRICKA JANINE DANTAS DA . Immune response and evasion mechanisms in lip carcinogenesis: An immunohistochemical study. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY , v. 98, p. 99-107, 2019.

  • SILVA, RICARDO NATÃ FONSECA ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Batista, Aline Carvalho ; Alencar, Rita de Cássia Gonçalves ; MESQUITA, RICARDO ALVES ; COSTA, NADIA LAGO . T-Cell/Histiocyte-Rich Large B-Cell Lymphoma: Report of the First Case in the Mandible. HEAD AND NECK PATHOLOGY (PRINT) , v. 1, p. 1-7, 2018.

  • SILVA, RICARDO NATÃ FONSECA ; DALLARMI, LAÍS BUENO ; ARAUJO, ANA KAROLINE CARVALHO ; ALENCAR, RITA CASSIA GONÇALVES ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Silva, Tarcília Aparecida ; Batista, Aline Carvalho ; COSTA, NADIA LAGO . Immunohistochemical analysis of neutrophils, interleukin-17, matrix metalloproteinase-9, and neoformed vessels in oral squamous cell carcinoma. JOURNAL OF ORAL PATHOLOGY & MEDICINE , v. 1, p. 1-7, 2018.

  • DE SENA, LUANA SAMARA BALDUÍNO ; DA SILVEIRA, ÉRICKA JANINE DANTAS ; Batista, Aline Carvalho ; Mendonça, Elismauro Francisco ; ALVES, POLLIANNA MUNIZ ; NONAKA, CASSIANO FRANCISCO WEEGE . Immunoexpression of glucocorticoid receptor alpha (GRα) isoform and apoptotic proteins (Bcl-2 and Bax) in actinic cheilitis and lower lip squamous cell carcinoma. JOURNAL OF ORAL PATHOLOGY & MEDICINE , v. 47, p. 788-795, 2018.

  • PAULA JUNIOR, D. F. ; MENDONCA, E. F. ; COSTA, P. S. S. ; LELES, C. R. . Malocclusion and maxillofacial characteristics of young girls having precocious puberty. International Journal of Paediatric Dentistry , v. 1, p. 7-7, 2018.

  • SANTOS FILHO, EDVANDE XAVIER DOS ; ARANTES, DIEGO ANTONIO COSTA ; OTON LEITE, ANGÉLICA FERREIRA ; Batista, Aline Carvalho ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO DE ; MARRETO, RICARDO NEVES ; NAVES, LETÍCIA NASSER ; LIMA, ELIANA MARTINS ; Valadares, Marize Campos . Randomized clinical trial of a mucoadhesive formulation containing curcuminoids (Zingiberaceae) and Bidens pilosa Linn (Asteraceae) extract (FITOPROT) for prevention and treatment of oral mucositis - phase I study. CHEMICO-BIOLOGICAL INTERACTIONS , v. 291, p. 228-236, 2018.

  • DE ARRUDA, JOSÉ ALCIDES A ; SCHUCH, LAUREN F ; ABREU, LUCAS G ; SILVA, LENI VERÔNICA O ; MONTEIRO, JOÃO LUIZ GC ; PINHO, RODRIGO FC ; SILVA, LEORIK P ; DE SOUSA, SUZANA COM ; DE ANDRADE, BRUNO AUGUSTO B ; ROMAÑACH, MARIO JOSÉ ; DE QC LOURENÇO, SIMONE ; BATISTA, ALINE C ; DE MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO ; MARTINS, MANOELA D ; RADOS, PANTELIS V ; RIVERO, ELENA RC ; DE SOUZA, LÉLIA B ; PINHEIRO, MARIA DAS GR ; GOMES, ANA PAULA N ; VASCONCELOS, ANA CAROLINA U ; SOBRAL, ANA PAULA V ; MESQUITA, RICARDO A . A multicentre study of 268 cases of calcifying odontogenic cysts and a literature review. ORAL DISEASES , v. 24, p. 1282-1293, 2018.

  • DE ABREU, PRISCILA MARINHO ; CÓ, ANNA CLARA GREGÓRIO ; AZEVEDO, PEDRO LEITE ; DO VALLE, ISABELLA BITTENCOURT ; DE OLIVEIRA, KARINE GADIOLI ; Gouvea, Sônia Alves ; CORDEIRO-SILVA, MELISSA FREITAS ; LOURO, IÚRI DRUMMOND ; DE PODESTÁ, JOSÉ ROBERTO VASCONCELOS ; LENZI, JEFERSON ; SENA, AGENOR ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO ; VON ZEIDLER, SANDRA LÚCIA VENTORIN . Frequency of HPV in oral cavity squamous cell carcinoma. BMC CANCER , v. 18, p. 324, 2018.

  • DOS SANTOS FILHO, EDVANDE XAVIER ; DA SILVA, ARTUR CHRISTIAN GARCIA ; DE ÁVILA, RENATO IVAN ; Batista, Aline Carvalho ; MARRETO, RICARDO NEVES ; LIMA, ELIANA MARTINS ; DE OLIVEIRA, CECÍLIA MARIA ALVES ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO ; Valadares, Marize Campos . Chemopreventive effects of FITOPROT against 5-fluorouracil-induced toxicity in HaCaT cells. LIFE SCIENCES , v. 193, p. 300-308, 2018.

  • NOGUEIRA, TE ; ADORNO, M ; MENDONCA, E ; LELES, C . Factors associated with the quality of life of subjects with facial disfigurement due to surgical treatment of head and neck cancer. Medicina Oral Patologia Oral y Cirugia Bucal , v. 23, p. e132-e132, 2018.

  • MARTINS, ALLISSON FILIPE LOPES ; PEREIRA, CARLOS HENRIQUE ; Morais, Marília Oliveira ; SOUZA, PAULO OTÁVIO CARMO ; FERNANDES, LUCAS BORGES FLEURY ; Batista, Aline Carvalho ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO . p53 and p16 expression in oral cavity squamous cell and basaloid squamous cell carcinoma. Oral Cancer , v. 2, p. 7-17, 2018.

  • FERREIRA, JEAN CARLOS BARBOSA ; Oton-Leite, Angélica Ferreira ; GUIDI, RAFAELA ; Mendonça, Elismauro Francisco . Granular cell tumor mimicking a squamous cell carcinoma of the tongue: a case report. BMC Research Notes , v. 10, p. 14, 2017.

  • Rege, Inara Carneiro Costa ; GARCIA, ROBSON RODRIGUES ; Mendonça, Elismauro Francisco . Primary Extracranial Meningioma: A Rare Location. HEAD AND NECK PATHOLOGY (PRINT) , v. 1, p. 1-6, 2017.

  • MOSCONI, CARLA ; ARANTES, DIEGO ANTÔNIO COSTA ; Gonçalves, Andréia Souza ; Alencar, Rita de Cássia Gonçalves ; Oliveira, José Carlos ; Silva, Tarcília Aparecida ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Batista, Aline Carvalho . Immunohistochemical investigations on the expression of programmed cell death ligand 1, human leukocyte antigens G and E, and granzyme B in intraoral mucoepidermoid carcinoma. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY , v. 83, p. 55-62, 2017.

  • SALVADOR, DANIELLA RIBEIRO NAVES ; SOAVE, DANILO FIGUEIREDO ; SACONO, NANCY TOMOKO ; DE CASTRO, EDUARDO FERNANDES ; Silva, Geisa Badauy Lauria ; E SILVA, LARISSA PEREIRA ; Silva, Tarcília Aparecida ; Valadares, Marize Campos ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Batista, Aline Carvalho . Effect of photobiomodulation therapy on reducing the chemo-induced oral mucositis severity and on salivary levels of CXCL8/interleukin 8, nitrite, and myeloperoxidase in patients undergoing hematopoietic stem cell transplantation: a randomized clinical trial. LASERS IN MEDICAL SCIENCE , v. 1, p. 1-2, 2017.

  • YAMAMOTO-SILVA, FERNANDA PAULA ; SILVA, BRUNNO SANTOS DE FREITAS ; Batista, Aline Carvalho ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO DE ; PINTO-JÚNIOR, DÉCIO DOS SANTOS ; Estrela, Carlos . Chondroblastic osteosarcoma mimicking periapical abscess. Journal of Applied Oral Science , v. 25, p. 455-461, 2017.

  • SOUSA, THIAGO OLIVEIRA . Detection of Bone Mineral Density Changes by Subtraction of Cone-Beam Computed Tomography Images: A Pilot Study. JOURNAL OF DENTAL HEALTH, ORAL DISORDERS & THERAPY , v. 8, p. 1-1, 2017.

  • MARTINS, A. F. L. ; ARANTES, D. A. C. ; BELLOTTI, A. ; MENDONCA, E. F. . Well-differentiated Squamous Cell Carcinoma and a Foreign Body Reaction ? A Case Report. OHDM - ORAL HEALTH AND DENTAL MANAGEMENT , v. 16, p. 1-4, 2017.

  • ARANTES, DIEGO ANTONIO COSTA ; Costa, Nádia Lago ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Silva, Tarcília Aparecida ; Batista, Aline Carvalho . Overexpression of immunosuppressive cytokines is associated with poorer clinical stage of oral squamous cell carcinoma. Archives of Oral Biology , v. 61, p. 28-35, 2016.

  • SOARES, MARIANA QUIRINO SILVEIRA ; MENDONCA, EF. . Lichen planus-like drug reaction associated with recombinant human growth hormone therapy in a child patient with Turner syndrome. Dermatology Online Journal , v. 22, p. 1, 2016.

  • GONÇALVES, CÍNTIA FERREIRA ; MORAIS, M. O. ; DE CÁSSIA GONÇALVES ALENCAR, RITA ; BATISTA, ALINE CARVALHO ; MENDONCA, E. F. . Solitary langerhans cell histiocytosis in an adult: case report and literature review. BMC Research Notes , v. 9, p. 19, 2016.

  • COSTA ARANTES, DIEGO ANTONIO ; Gonçalves, Andréia Souza ; JHAM, BRUNO CORREIA ; DUARTE, ELIZA CARLA BARROSO ; DE PAULA, ÉLBIO CANDIDO ; DE PAULA, HENRIQUE MOURA ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Batista, Aline Carvalho . Evaluation of HLA-G, HLA-E, and PD-L1 proteins in oral osteosarcomas. Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology , v. 16, p. pii: S2212-4403-pii: S2212-4403, 2016.

  • SILVA, G. B. ; SACONO, N. T. ; OTON- LEITE, A. F. ; MENDONCA, E. F. ; ABREU, M. H. N. ; BARIANI, C. ; ARANTES, A. M. ; DUARTE, L. G. L. ; QUEIROZ JUNIOR, C. M. ; SILVA, T. A. ; Batista, A. C. . Effect of low-level laser therapy on inflammatory mediator release during chemotherapy-induced oral mucositis: a randomized preliminary study. Lasers in Medical Science , v. 30, p. 117-126, 2015.

  • AVILA, P. H. M. ; Ávila, RI ; SANTOS FILHO, E. X. ; Bastos, C.C.C. ; Batista, A. C. ; MENDONCA, E. F. ; Serpa, R.C. ; Marreto, R.N. ; Cruz, A.F. ; Lima, E.M. ; Valadares, M.C. . Mucoadhesive formulation of Bidens pilosa L. (Asteraceae) reduces intestinal injury from 5-fluorouracil-induced mucositis in mice. Toxicology Reports , v. 2, p. 563-573, 2015.

  • PEREIRA, CARLOS HENRIQUE ; Morais, Marília Oliveira ; MARTINS, ALLISSON FILIPE LOPES ; SOARES, MARIANA QUIRINO SILVEIRA ; Alencar, Rita de Cássia Gonçalves ; Batista, Aline Carvalho ; Leles, Cláudio Rodrigues ; Mendonça, Elismauro Francisco . Expression of adhesion proteins (E-cadherin and β-catenin) and cell proliferation (Ki-67) at the invasive tumor front in conventional oral squamous cell and basaloid squamous cell carcinomas. Archives of Oral Biology , v. 61, p. 8-15, 2015.

  • CASTRO, J. G. L. ; FERREIRA, G. M. ; CASTRO, L. A. ; MENDONCA, E. F. . A rare occurrence of lymphoepithelial cyst in the palatine tonsil: a case report and discussion of the etiopathogenesis. International Journal of Clinical and Experimental Pathology , v. 8, p. 4264-4268, 2015.

  • BASTOS, CARLA CAROLINE CUNHA ; ÁVILA, PAULO HENRIQUE MARCELINO DE ; FILHO, EDVANDE XAVIER DOS SANTOS ; ÁVILA, RENATO IVAN DE ; Batista, Aline Carvalho ; FONSECA, SIMONE GONÇALVES ; LIMA, ELIANA MARTINS ; MARRETO, RICARDO NEVES ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO DE ; Valadares, Marize Campos . Use of Bidens pilosa L. (Asteraceae) and Curcuma longa L. (Zingiberaceae) to treat intestinal mucositis in mice: toxico-pharmacological evaluations. Toxicology Reports , v. 1, p. 1-2, 2015.

  • FILHO, EDVANDE XAVIER DOS SANTOS ; ÁVILA, PAULO HENRIQUE MARCELINO ; BASTOS, CARLA CAROLINE CUNHA ; Batista, Aline Carvalho ; NAVES, LETÍCIA NASSER ; MARRETO, RICARDO NEVES ; LIMA, ELIANA MARTINS ; MENDONÇA, ELISMAURO FRANCISCO DE ; Valadares, Marize Campos . Curcuminoids from Curcuma longaL. reduced intestinal mucositis induced by 5-fluorouracil in mice: bioadhesive, proliferative, anti-inflammatory and antioxidant effects. Toxicology Reports , v. 1, p. 1-2, 2015.

  • Gonçalves, Andréia Souza ; OLIVEIRA, JÉSSICA PETINI ; OLIVEIRA, CAROLINA FERRARI PILONI ; Silva, Tarcília Aparecida ; Mendonça, Elismauro Francisco ; WASTOWSKI, ISABELA JUBÉ ; Batista, Aline Carvalho . Relevance of HLA-G, HLA-E and IL-10 expression in lip carcinogenesis. Human Immunology , v. 1, p. 1-3, 2015.

  • MARTINS, ALLISSON FILIPE LOPES ; SOUZA, PAULO OTÁVIO CARMO ; REGE, I. C. C. ; MORAIS, MARÍLIA OLIVEIRA ; MENDONCA, E. F. . Glucocorticoids, calcitonin, and osteocalcin cannot differentiate between aggressive and nonaggressive central giant cell lesions of the jaws. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology , v. 120, p. 386-395, 2015.

  • SOARES, M. Q. S. ; MENDONCA, J. A. ; MORAIS, M. O. ; MENDONCA, E. F. ; Batista, A. B. ; Mendonça, E. F. . E-cadherin, β-catenin, and α2β1 and α3β1 integrin expression in primary oral squamous cell carcinoma and its regional metastasis. Histology and Histopathology , v. 30, p. 1213-1222, 2015.

  • MORAIS, M. O. ; MENDONCA, E. F. ; LELES, CLÁUDIO RODRIGUES ; DOURADO PINEZI, JULIANA CASTRO ; FRANCISCO MENDONÇA, ELISMAURO . The effect of preventive oral care on treatment outcomes of a cohort of oral cancer patients. Supportive Care in Cancer , v. 24, p. 1663, 2015.

  • OTON-LEITE, ANGÉLICA F. ; SILVA, GEISA BADAUY L. ; MORAIS, MARÍLIA O. ; SILVA, TARCÍLIA A. ; LELES, CLÁUDIO R. ; Valadares, Marize Campos ; PINEZI, JULIANA CASTRO D. ; Batista, Aline C. ; Mendonça, Elismauro F. . Effect of low-level laser therapy on chemoradiotherapy-induced oral mucositis and salivary inflammatory mediators in head and neck cancer patients. Lasers in Surgery and Medicine (Print) , v. 47, p. 296-305, 2015.

  • VON ZEIDLER, SANDRA ; GUIDI, RAFAELA ; Alencar, Rita de Cássia Gonçalves ; AGUIAR, RENATO ; MENDONÇA, ELISMAURO ; BATISTA, ALINE ; RIBEIRO-ROTTA, REJANE . Atypical esthesioneuroblastoma invading oral cavity: a case report and review of the literature. Diagnostic Pathology , v. 9, p. 10, 2014.

  • FERREIRA, JEAN CARLOS BARBOSA ; Morais, Marília Oliveira ; ELIAS, MARCELA RAMOS ABRAHÃO ; Batista, Aline Carvalho ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. . Pleomorphic adenoma of oral minor salivary glands: An investigation of its neoplastic potential based on apoptosis, mucosecretory activity and cellular proliferation. Archives of Oral Biology , v. 59, p. 578-585, 2014.

  • von Zeidler, S. V. ; Botelho, T. S. ; MENDONCA, E. F. ; Batista, A. C. . E-cadherin as a potential biomarker of malignant transformation in oral leukoplakia: a retrospective cohort study.. BMC Cancer (Online) , v. 14, p. 972, 2014.

  • JHAM, BC. ; COSTA, NL. ; BATISTA, AC. ; MENDONCA, EF. . Traumatic neuroma of the mandible: a case report with spontaneous remission. Journal of Clinical and Experimental Dentistry , v. 6, p. e317-20, 2014.

  • RODRIGUES, C. D. ; SILVEIRA, M. F. ; Alencar, A. H. G. ; SILVA, M. A. G. S. ; MENDONCA, E. F. ; ESTRELA, C. . Three-dimensional images contribute to the diagnosis of mucous retention cyst in maxillary sinus. Medicina Oral, Patología Oral y Cirugía Bucal (Internet) , v. 18, p. 151-157, 2013.

  • Rege, I.C.C. ; COSTA, N. L. ; Batista, A. C. ; BATISTA, Aline Carvalho ; SILVA, C. M. ; MENEGHINI, A. J. ; MENDONCA, E. F. . High-grade primary leiomyosarcoma in the mandible: Diagnosis and treatment. Head & Neck (Print) , v. 3, p. n/a-n/a, 2013.

  • Mendonça, Elismauro Francisco ; SOUSA, THIAGO OLIVEIRA ; Estrela, Carlos . Non-Hodgkin Lymphoma in the Periapical Region of a Mandibular Canine. Journal of Endodontics , v. 39, p. 839-842, 2013.

  • COSTA, EDMAR FERNANDES ; NOGUEIRA, TÚLIO EDUARDO ; DE SOUZA LIMA, NATHÁLIA CAROLINE ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Leles, Cláudio Rodrigues . A qualitative study of the dimensions of patients? perceptions of facial disfigurement after head and neck cancer surgery. Special Care in Dentistry , v. XX, p. n/a-n/a, 2013.

  • SIRIANI, D. ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. . A 12-Year Retrospective Survey of Management of Patients with Malignant Neoplasms in the Orbital Cavity in a Brazilian Cancer Hospital. The Open Dentistry Journal , v. 7, p. 140-145, 2013.

  • Oton-Leite, Angélica Ferreira ; Elias, Larissa Santana Arantes ; Morais, Marília Oliveira ; Pinezi, Juliana Castro Dourado ; LELES, C. R. ; SILVA, MARIA ALVES GARCIA SANTOS ; MENDONCA, E. F. . Effect of low level laser therapy in the reduction of oral complications in patients with cancer of the head and neck submitted to radiotherapy. Special Care in Dentistry , v. 33, p. 294-300, 2013.

  • FLORENZANO, S. ; ELIAS, L. S. A. ; LEITE, A. F. O. ; SILVA, C. ; ESTRELA, C. ; MENDONCA, E. F. . Endodontic materiala diffusion in the pathogenesis of maxillary sinus aspergollosis. Stomatos (ULBRA) , v. 19, p. 36-43, 2013.

  • Batista, Aline Carvalho ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Arantes Elias, Larissa Santana ; Andrade, Bruno Augusto Benevenuto ; Almeida, Oslei Paes ; León, Jorge Esquiche . Nonlipidized juvenile xanthogranuloma: An unusual variant with a potential diagnostic pitfall. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology (Print) , v. 76, p. 295-299, 2012.

  • Carneiro, L. ; da Cunha, H. ; Leles, C. ; Mendonca, E. . Digital subtraction radiography evaluation of longitudinal bone density changes around immediate loading implants: a pilot study. Dento-Maxillo-Facial Radiology , v. 41, p. 241-247, 2012.

  • Gleber-Netto, Frederico Omar ; Florêncio, Taynara Nunes Guedes ; de Sousa, Silvia Ferreira ; Abreu, Mauro Henrique Nogueira Guimarães ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Aguiar, Maria Cássia Ferreira . Angiogenesis and lymphangiogenesis in mucoepidermoid carcinoma of minor salivary glands. Journal of Oral Pathology & Medicine , v. 41, p. 603-609, 2012.

  • FRANÇA, CRISTIANE M. ; Batista, Aline C. ; BORRA, RICARDO C. ; VENTIADES-FLORES, JOSE A. ; Mendonça, Elismauro F. ; DEANA, ALESSANDRO M. ; MESQUITA-FERRARI, RAQUEL A. ; DE NATALI CALY, DECIO ; DE MELLO RODE, SIGMAR ; FARIA, MIRIAM R. . Macrophage migration inhibitory factor and oral cancer. Journal of Oral Pathology & Medicine , v. 16, p. n/a-n/a, 2012.

  • COSTA, NADIA LAGO ; Valadares, Marize Campos ; SOUZA, PEDRO PAULO CHAVES ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Oliveira, José Carlos ; SILVA, TARCÍLA APARECIDA ; Batista, Aline Carvalho . Tumor-associated macrophages and the profile of inflammatory cytokines in oral squamous cell carcinoma. Oral Oncology (1997) , v. 1, p. 1-1, 2012.

  • Rege, Inara Carneiro Costa ; SOUSA, T. O. ; LELES, C. R. ; Mendonça, E. F. . Occurrence of maxillary sinus abnormalities detected by cone beam ct in. BMC Oral Health (Online) , v. 12, p. 1, 2012.

  • Freitas Cordeiro-Silva, Melissa ; Stur, Elaine ; Agostini, Lidiane Pignaton ; Podestá, José Roberto Vasconcelos ; Oliveira, José Carlos ; Soares, Mariana Silveira ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Gouvea, Sônia Alves ; Zeidler, Sandra Ventorin ; Louro, Iúri Drumond . Promoter hypermethylation in primary squamous cell carcinoma of the oral cavity and oropharynx: a study of a Brazilian cohort. Molecular Biology Reports , v. 39, p. 10111-10119, 2012.

  • OLIVEIRA-NETO, HELENISA HELENA ; SOUZA, PEDRO PAULO CHAVES ; SILVA, MÁRCIO ROBERTO BARBOSA ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Silva, Tarcília Aparecida ; Batista, Aline Carvalho . The expression of chemokines CCL19, CCL21 and their receptor CCR7 in oral squamous cell carcinoma and its relevance to cervical lymph node metastasis. Tumor Biology , v. 34, p. 65-70, 2012.

  • Morais, André Luiz Gomide ; Mendonça, Elismauro Francisco ; de Alencar, Ana Helena Gonçalves ; Estrela, Carlos . Intraosseous Lipoma in the Periapical Region of a Maxillary Third Molar. Journal of Endodontics , v. 37, p. 554-557, 2011.

  • Costa, Nádia Lago ; Gonçalves, Andréia Souza ; Souza-Lima, Nathália Caroline ; Jaime-Paiva, Luís Gustavo ; Junqueira-Kipnis, Ana Paula ; Silva, Tarcília Aparecida ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Batista, Aline Carvalho . Distinct expression of perforin and granzyme B in lip and oral cavity squamous cell carcinoma. Journal of Oral Pathology & Medicine , p. no-no, 2011.

  • Faitaroni, Luiz Augusto ; Bueno, Mike Reis ; Carvalhosa, Artur Aburad ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Estrela, Carlos . Differential Diagnosis of Apical Periodontitis and Nasopalatine Duct Cyst. Journal of Endodontics , v. 37, p. 403-410, 2011.

  • Gonçalves, Cíntia Ferreira ; Morais, Marília Oliveira ; Alencar, Rita de Cássia Gonçalves ; Mota, Eliane Duarte ; Silva, Tarcília Aparecida ; Batista, Aline Carvalho ; Mendonça, Elismauro Francisco . Expression Of Ki-67 and MUC1 In mucoepidermoid carcinomas of young and adult patients: Prognostic implications. Experimental and Molecular Pathology (Print) , v. 90, p. 271-275, 2011.

  • Spíndula-Filho, José Vieira ; Cruz, Aparecido Divino ; Oton-Leite, Angélica Ferreira ; Batista, Aline Carvalho ; Leles, Cláudio Rodrigues ; Cássia Gonçalves Alencar, Rita ; Saddi, Vera Aparecida ; Mendonça, Elismauro Francisco . Oral squamous cell carcinoma versus oral verrucous carcinoma: an approach to cellular proliferation and negative relation to human papillomavirus (HPV). Tumor Biology , v. 32, p. 409-416, 2011.

  • Silva, Geisa Badauy Lauria ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Bariani, Cesar ; Antunes, Heliton Spindola ; Silva, Maria Alves Garcia . The Prevention of Induced Oral Mucositis with Low-Level Laser Therapy in Bone Marrow Transplantation Patients: A Randomized Clinical Trial. Photomedicine and Laser Surgery , v. 29, p. 27-31, 2011.

  • Oton-Leite, Angélica Ferreira ; Corrêa de Castro, Annelise Carrilho ; Morais, MarÃ&shy ; Pinezi, Juliana Castro Dourado ; Leles, Cláudio Rodrigues ; Mendonça, Elismauro Francisco . Effect of intraoral low-level laser therapy on quality of life of patients with head and neck cancer undergoing radiotherapy. Head & Neck (Print) , v. 34, p. n/a-n/a, 2011.

  • Costa, Nádia Lago ; Alencar, Rita de Cássia Gonçalves ; Valadares, Marize Campos ; Silva, Tarcília Aparecida ; MENDONCA, E. F. ; Batista, Aline Carvalho . The clinicopathological significance of the expression of Granzyme B in oral squamous cell carcinoma. Oral Oncology , v. 46, p. 185-189, 2010.

  • Zancope, E. ; COSTA, N. L. ; Junqueira-Kipnis, A. P. ; Valadares, M. C. ; SILVA, T. A. ; LELES, C. R. ; Mendonça, E. F. ; BATISTA, A. C. . Differential infiltration of CD8 + and NK cells in lip and oral cavity squamous cell carcinoma. Journal of Oral Pathology and Medicine , v. 39, p. 162-167, 2010.

  • CASTRO, L. A. ; ELIAS, L. S. A. ; OTON-LEITE, A. F. ; SPINDULA FILHO, J. V. ; LELES, C. R. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Long-term effects of nifedipine on human gingival epithelium: a histopathological and immunohistochemical study. Journal of Oral Science , v. 52, p. 55-62, 2010.

  • Batista, Aline Carvalho ; Costa, Nádia Lago ; Oton-Leite, Angélica Ferreira ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Alencar, Rita de Cássia Gonçalves ; Silva, Tarcília Aparecida . Distinctive clinical and microscopic features of squamous cell carcinoma of oral cavity and lip. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology and Endodontics , v. 109, p. e74-e79, 2010.

  • Benfica e Silva, J. ; LELES, C. R. ; Alencar, A. H. G. ; NUNES, C. A. B. C. M. ; Mendonça, E. F. . Digital subtraction radiography evaluation of the bone repair process of chronic apical periodontitis after root canal treatment. International Endodontic Journal (Print) , v. 43, p. 673-680, 2010.

  • Watanabe S ; WATANABE, R. ; Oton-Leite, Angélica Ferreira ; ALENCAR, R. C. G. ; OLIVEIRA, J. C. ; LELES, C. R. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Analysis of cell proliferation and pattern of invasion in oral squamous cell carcinoma. Journal of Oral Science , v. 52, p. 417-424, 2010.

  • ELIAS, L. S. A. ; Oton-Leite, Angélica Ferreira ; SILVA, C. M. ; SILVA, C. M. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Epidermoid cyst: highlights on diagnosis and magnetic ressonance imaging features. Revista Odonto Ciência (PUCRS. Impresso) , v. 25, p. 204-207, 2010.

  • Elias, Larissa Santana Arantes ; Costa, Rafael Ferreira ; Carvalho, Marco Aurélio ; Batista, Aline Carvalho ; Silva, Tarcília Aparecida ; Leles, Cláudio Rodrigues ; Mendonça, Elismauro Francisco . Markers of bone remodeling in neoplastic and bone-related lesions. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology and Endodontics , v. 110, p. 624-631, 2010.

  • Gonçalves, Cíntia F. ; Costa, Nádia do L. ; Oliveira-Neto, Helenisa H. ; Jesus, Luciano A. ; Sant&amp ; Leles, José L. ; Silva, Maria A.G.S. ; Mendonça, Elismauro F. ; Batista, Aline C. . Melanotic Neuroectodermal Tumor of Infancy: Report of 2 Cases. Journal of Oral and Maxillofacial Surgery (Print) , v. 68, p. 2341-2346, 2010.

  • Leles, Cláudio Rodrigues ; Leles, José Luiz Rodrigues ; Souza, Carlos de Paula ; Martins, Rafael Ragonezi ; Mendonça, Elismauro Francisco . Implant-Supported Obturator Overdenture for Extensive Maxillary Resection Patient: A Clinical Report. Journal of Prosthodontics , p. no-no, 2009.

  • Marques, Karlla Dias Siqueira ; Andrade, Flávia Reis ; Castro, Luciano Alberto ; Vêncio, Eneida Franco ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Ribeiro-Rotta, Rejane Faria ; Silva, Tarcília Aparecida ; Batista, Aline Carvalho . A Slow-Growing Palatal Mass: A Challenging Differential Diagnosis. Journal of Oral and Maxillofacial Surgery (Print) , p. 1-6, 2009.

  • Marques, Karlla Dias Siqueira ; MENDONCA, A. R. ; MENDONCA, E. F. ; SILVA, M. R. B. ; BATISTA, A. C. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . Chondrosarcoma of the temporomandibular joint: a case report in a child. Journal of Orofacial Pain , v. 23, p. 275-281, 2009.

  • Zancopé, Eduardo ; Pereira, Andrea Castro ; Ribeiro-Rotta, Rejane Faria ; Mendonça, Elismauro Francisco ; Batista, Aline Carvalho . Mucocele in Posterior Dorsal Surface of Tongue: An Extremely Rare Location. Journal of Oral and Maxillofacial Surgery (Print) , v. 67, p. 1307-1310, 2009.

  • MOREIRA, G. ; FULGENCIO, L. B. ; MENDONCA, E. F. ; LELES, C. R. ; BATISTA, A. C. ; SILVA, T. A. . T regulatory cell markers in oral squamous cell carcinoma: Relationship with survival and tumor aggressiveness. Oncology Letters , v. 1, p. 127-132, 2009.

  • DINIZ, A. F. N. M. S. ; MENDONCA, E. F. ; LELES, C. R. ; GUILHERME, A. S. ; CAVALCANTE, M. ; SILVA, M. A. G. S. . Changes in the pre-surgical treatment planning using conventional spiral tomography. Clinical Oral Implants Research , v. 19, p. 249-253, 2008.

  • SILVA, T. A. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. ; LELES, C. R. ; FUKADA, S. ; CUNHA, F. . Comparative expression of RANK, RANKL,and OPG in keratocystic odontogenic tumour, ameloblastoma, and dentigerous cyst.. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontics , v. 105, p. 333-341, 2008.

  • MENDONCA, E. F. ; SILVA, C. M. ; MENEGHINI, A. J. ; SILVA, G. B. L. ; ARAUJO FILHO, J. A. ; BATISTA, A. C. . Low-grade gingival leiomyossarcoma in a child.. Journal of Dentistry for Children , v. 75, p. 160-164, 2008.

  • OLIVEIRA NETO, H. H. ; SILVA, E. T. ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. ; ALENCAR, R. C. G. ; SILVA, T. A. ; BATISTA, A. C. . Involvement of CXCL 12 and CXCR4 in lymph node metastasis and development of squamous cell carcinomas. Tumor Biology , v. 29, p. 262-271, 2008.

  • ANDRADE, F ; SOUSA, D ; MENDONCA, E ; SILVA, T ; LARA, V ; BATISTA, A ; MENDONCA, E. F. . Expression of bone resorption regulators (RANK, RANKL, and OPG) in odontogenic tumors. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontics , v. 106, p. 548-555, 2008.

  • DINIZ, A. F. N. M. S. ; A. FILHO, J. A. ; ALENCAR, R. C. G. ; GARCIA, R. R. ; SILVA, M. R. B. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. ; SILVA, M. A. G. S. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Low-grade central osteosarcoma of the mandible: a case study report. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontics , v. 103, p. 246-252, 2007.

  • OLIVEIRANETO, H ; LEITE, A ; COSTA, N ; ALENCAR, R ; LARA, V ; SILVA, T ; LELES, C ; MENDONCA, F ; BATISTA, A ; Mendonça, E. F. . Decrease in mast cells in oral squamous cell carcinoma: Possible failure in the migration of these cells. Oral Oncology , v. 43, p. 484-490, 2007.

  • COELHO, J. M. ; OLIVEIRA, B. S. ; REZENDE, D. F. ; SILVA, C. M. ; Watanabe S ; MENDONCA, E. F. . Cisto ósseo Traumático - Relato de Casos. FOA. Revista da Faculdade de Odontologia de Anápolis , v. 9, p. 56-59, 2007.

  • CASTRO, L. A. ; VENCIO, E. F. ; MENDONCA, E. F. . Epithelial Inclusion Cyst after free gingival graft: a case report. International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry , v. 27, p. 465-469, 2007.

  • SILVA, T. A. ; RIBEIRO, F. L. L. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; Watanabe S ; ALENCAR, R. C. G. ; FUKADA, S. ; CUNHA, F. ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Dual role of CCL3/CCR1 in oral squamous cell carcinoma: Implications in tumor metastasis and local host defense.. Oncology Reports , v. 18, p. 1107-1116, 2007.

  • OLIVEIRA NETO, H. H. ; SPINDULA FILHO, J. V. ; SILVA, C. M. ; DALLARA, M. C. S. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Unicystic Ameloblastoma in a child: A differential diagnosis from dentigerous cyst and the inflmamatory follicular cyst. Journal of Dentistry for Children , v. 74, p. 245-249, 2007.

  • SILVA, G. B. L. ; BARIANI, C. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Clinical manifestations due to severe plaminogen deficiency: A case report. Journal of Dentistry for Children , v. 73, p. 179-182, 2006.

  • RODRIGUES, K. M. F. ; SILVA, M. A. G. S. ; MENDONCA, E. F. ; BARIANI, C. ; SILVA, G. B. L. . O papel do laser de baixa intensidade e da clorexidina 0,12% no tratamento da mucosite bucal em crianças leucêmicas submetidas a quimioterapia. ROBRAC. Revista de Odontologia do Brasil Central , v. 39, p. 24-31, 2006.

  • Barros CA ; Martins R R ; Silva JB ; Souza JB ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Rhinolit: a radiographic finding in a dental clinic. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology, and Endodontics , Estados Unidos da América, v. 100, n.4, p. 486-490, 2005.

  • MOREIRA, D. T. ; NASCIMENTO, R. R. ; WATANABE, R. ; MENDONCA, E. F. ; SILVA, M. A. G. S. ; Watanabe S . Linfoma de Burkitt - Relato de Caso. FOA. Revista da Faculdade de Odontologia de Anápolis , Brasil., v. 7, n.1, p. 19-22, 2005.

  • MENDONCA, E. F. ; CARNEIRO, L. S. ; Silva JB ; SILVA, C. M. ; PALMEIRA, G. B. L. S. . Complicações bucais da quimioterapia e radioterapia no tratamento do câncer. Revista da Associação Brasileira de Odontologia, São Paulo, v. XIII, n.3, p. 151-157, 2005.

  • LELES, C. R. ; QUEIROZ, K. V. ; MENDONCA, E. F. ; COMPAGONI, M. A. ; BARCELOS, B. A. . Candidiase associada ao uso de proteses totais. Revista JBC, 2005.

  • GONDO, R. M. ; SILVA, C. M. ; MENDONCA, E. F. ; MELO, P. E. C. ; CASTRO, A. C. C. . Prevenção e tratamento dos efeitos adversos da Radioterapia no Complexo bucomaxilofacial- Uma Revisão de Literatura. FOA. Revista da Faculdade de Odontologia de Anápolis , Brasil., v. 7, n.2, p. 48-51, 2005.

  • MENDONCA, E. F. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. ; SILVA, M. A. G. S. ; BATISTA, A. C. . Lichen sclerosus et atrophicus of the oral mucosa. Journal of Oral Pathology & Medicine, v. 33, n.10, p. 637-640, 2004.

  • MENDONCA, E. F. ; Lucena ; CARDOSO, L. L. M. . Contribuição da Radiologia Digital na Clinica Odontologica. ROBRAC. Revista de Odontologia do Brasil Central , Goiania- Goiás, v. 12, n.33, p. 18-23, 2003.

  • RIBEIRO-ROTTA, R. F. ; CRUZ, M. L. ; PAIVA, R. R. ; MENDONCA, E. F. ; SPINI, T. H. ; MENDONCA, A. R. . O papel da ressonância magnética no diagnóstico do adenoma pleomórifico: Revisão da literatura e relato de casos. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia , São Paulo- SP., v. 69, n.5, p. 699-707, 2003.

  • MENDONCA, E. F. ; VENCIO, E. F. ; CAIXETA, W. B. C. . PROGRAMA DE PREVENCAO DO CANCER BUCAL NO MUNICIPIO DE GOIANIA. REVISTA ODONTOLOGICA DO BRASIL CENTRAL, v. VII, n.23, p. 27-31, 1998.

  • MENDONCA, E. F. ; MARTINS, R. F. . MANIFESTACOES BUCAIS EM DECORRENCIA DA RADIOTERAPIA DA REGIAO DE CABE CA E PESCOCO. ANAIS DA DECIMA JORNADA ACADEMICA PROF. DR. MARIO TANOMARU FILHO, v. 01, n.-, p. 117-117, 1996.

  • MENDONCA, E. F. ; SOUSA, F. ; A, H. . SCHIWANNOMA. ANAIS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, v. 01, n.-, p. 45-45, 1996.

  • MENDONCA, E. F. ; SOUSA, H. A. . PATOLOGIA DOS MIXOMAS ODONTOGENICOS. ANAIS DO IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, v. 01, p. 164-164, 1996.

  • MENDONCA, E. F. ; F, M. E. ; VENCIO, E. F. ; SILVA, C. M. . FIBROMA OSSIFICANTE. ANAIS DO IV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA, v. 01, p. 166-166, 1996.

  • ROCHA, W. C. ; MENDONCA, E. F. . O UZO DO AZUL DE TOLUIDINA COMO METODO AUXILIAR DA DETECCAO DE DISPLASIAS EPITELIAIS E CARCINOMAS NA MUCOSA BUCAL. REVISTA ODONTO CIENCIA, v. 11, n.21, p. 27-48, 1996.

  • MENDONCA, E. F. ; ROCHA, F. ; A, E. . AVALIACAO DE FATORES RELACIONADOS A COLONIZACAO BUCAL POR STREPTOCO- COS MUTANS, LACTOBACILLUS SP NA ETIOLOGIA DA CARIE , EM CRIANCAS DE 07 A 12 ANOS.. REVISTA DA ABO NACIONAL . V. 1, N. 2 , PAG. 03-04, SAO PAULO -1996, v. 01, n.-, p. 03-04, 1996.

  • MENDONCA, E. F. ; REIS, I. T. . INFECTION CONTROL DURING RADIOGRAPHIC PROCEDURES. JOURNAL DENTAL RESEARCH, v. 74, n.3, p. 780-782, 1995.

  • MENDONCA, E. F. ; SOUSA, S. C. O. M. . Doenças Infecciosas. In: Leo Kriger; Samuel Jorge Moyses;Simone Tetu Moyses; Oslei Paes de Almeida. (Org.). Patologia Oral. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2016, v. 1, p. 31-47.

  • MENDONCA, E. F. ; PINTO, L. V. ; MANOEL, W. J. . Neoplasia das Glandulas Salivares. In: Celmo Celeno Porto; Arnaldo Lemos Porto. (Org.). Clinica Médica na Prática Diária. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. 1, p. 552-554.

  • PINTO, L. V. ; MENDONCA, E. F. . Sialoadenite. In: Celmo Celeno Porto;Arnaldo Lemos Porto. (Org.). Clínica Médica na Prática Diaria. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. 1, p. 556-557.

  • PINTO, L. V. ; MENDONCA, E. F. . Sialolitiase. In: Celmo Celeno Porto;Arnaldo Lemos Porto. (Org.). Clinica Médica na Prática Diária. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. 1, p. 558-558.

  • PINTO, L. V. ; MANOEL, W. J. ; MENDONCA, E. F. . Neoplasia da boca. In: Celmo Celeno Porto;Arnaldo Lemos Porto. (Org.). Clínica Médica na Pratica Diária. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, v. 1, p. 550-552.

  • MENDONCA, E. F. ; ESTRELA, C. . Healing process after Endodontic Treatment. Endodontic Science. 1ed.São Paulo: Editora Artes Médicas Ltda, 2009, v. 2, p. 1175-1196.

  • MENDONCA, E. F. ; ESTRELA, C. . Processo de Repara após o tratamento endodontico. In: Carlos Estrela. (Org.). Ciencia Endodontica. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2004, v. 2, p. 919-939.

  • ESTRELA, C. ; MENDONCA, E. F. . REPARO APOS TRATAMENTO ENDODONTICO. In: CARLOS ESTRELA E JOSE ANTONIO P. FIGUEIREDO. (Org.). ENDODONTIA PRINCIPIOS BIOLOGICOS E MECANICOS. 1ed.SAO PAULO: ARTES MEDICAS, 1999, v. , p. 295-314.

  • OLIVEIRA NETO, H. H. ; ALENCAR, R. C. G. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Identificação e quantificação de mastócitos (triptase positivos) pelo método da strepatividina-biodina-peroxidase (imunoistoquímica) em carcinomas espinocelulares e lesões cancerizáveis da boca.. In: COMPEEX, 2006, Goânia. Anais do III CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, 2006.

  • LEITE, A. F. O. ; COSTA, N. L. ; ALENCAR, R. C. G. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Identificação e quantificação de células c-kit positivas no infiltrado inflmatório (mastócitos recém-migrados) pelo método da streptavidina-biotina-peroxiadase (imunoistoquímica) em carcinoma espinocelulares e lesões cancerizáveis de boca.. In: III CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO (COMPEEX)., 2006. ANAIS DO III CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO (COMPEEX). GOIANIA- GOIÁS.

  • JESUS, A. P. G. ; MORAIS, M. O. ; MARTINS, A. F. L. ; LEITE, A. F. O. ; MENDONCA, E. F. . Impacto do protocolo de cuidados odontologicos na qualidade de vida dos pacientes com cancer de cabeça e pescoço submetidos a radioterapia e quimioterapia. In: 14 Congresso de Pesquisa e Ensino e extensão ., 2017, Goiânia. Anais do 14. Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG.. UFG.: cegraf, 2017. p. 26-26.

  • Rege, I.C.C. ; MORAIS, M. O. ; MARTINS, A. F. L. ; COSTA, A. W. F. ; BOTELHO, T. L. ; MENDONCA, E. F. . Idiopathic cervical resorption of the entire permanent dentition: case report. In: 42. Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral., 2017, Manaus - Amazonas. Anais do 42. Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral.. Manaus Amazonas.: SOBEP., 2016. v. 1. p. 1-1.

  • BARBOSA, F. T. L. ; MUNDIM, M. B. V. ; COSTA, NL. ; MENDONCA, E. F. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . Programa de matriciamento e rastreamento do câncer de boca para o Sistema Único de Saúde: estruturação e piloto. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 733-73.

  • ARANTES, DIEGO ANTONIO COSTA ; Valadares, M. C. ; MENDONCA, E. F. ; ALMEIDA, A. C. G. ; ARRUDA, B. S. ; SIQUEIRA, L. F. R. ; CARVALHO, J. L. ; BATISTA, A. C. . Avaliação de fitoterápico com finalidade profilática e curativa para mucosite oral: estudo piloto. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 74-74.

  • OLIVEIRA, I. A. ; SALVADOR, DANIELLA RIBEIRO NAVES ; SILVA, G. B. L. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Avaliação da relação entre CXCL-8, nitrito e mieloperoxidase salivares e a severidade da mucoite oral quimioinduzida. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, CAMPINAS-SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 179-179.

  • MATOS, R. A. ; SILVA, R. N. F. ; ARAUJO, A. K. C. ; MENDONCA, E. F. ; SILVA, T. A. ; BATISTA, A. C. ; COSTA, N. L. . Avaliação de neutrófilos no carcinoma espinocelular de cavidade oral e leucoplasia. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas- SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 222-222.

  • OLIVEIRA, G. A. Q. ; FARIAS, A. C. R. ; MOSCONI, CARLA ; MENDONCA, E. F. ; SILVA, T. A. ; PAULA, H. M. ; BATISTA, A. C. . Avaliação da resposta imunológica citotóxica em carcinomas adenoides císticos de glândulas salivares. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 222-222.

  • MOSCONI, CARLA ; ARANTES, DIEGO ANTONIO COSTA ; Gonçalves, Andréia Souza ; ALENCAR, R. C. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Avaliação do ligante de morte celular programada 1 e granzima B no carcinoma mucoepidermoide de glândula salivar menor. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Researh, 2017. v. 31. p. 273-273.

  • SENA, L. S. B. ; BATISTA, A. L. A. ; SILVEIRA, E. J. D. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. ; ALVES, POLLIANNA MUNIZ ; NONAKA, CASSIANO FRANCISCO WEEGE . Análise da imunoexpressão da isoforma alfa do receptor de glicocorticoide, Bcl-2 e Bax em carcinomas de células escamosas de lábio inferior. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 274-274.

  • ANDRADE, J. M. ; BATISTA, A. L. A. ; CAVALCANTI, Y. W. ; SOUZA, L. B. ; MENDONCA, E. F. ; GODOY, G. P. ; NONAKA, CASSIANO FRANCISCO WEEGE ; ALVES, POLLIANNA MUNIZ . Análise comparativa da imunoexpressão da Ativina A, Ki-67 e Bcl-2 em carcinoma de células escamosas de língua em pacientes jovens e idosos. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 322-322.

  • BARNABE, L. E. F. ; SOUZA, D. N. ; GORDON-NUNEZ, M. A. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. ; DE SOUZA, LÉLIA B ; NONAKA, CASSIANO FRANCISCO WEEGE ; ALVES, POLLIANNA MUNIZ . Avaliação da imunoexpressão da p16 e p53 com parâmetros clinico-morfológicos em carcinoma de células escamosas de língua entre jovens e idosos. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 322-322.

  • PIRES, E. G. ; SANTOS, J. M. A. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. ; AGUIAR, M. C. F. ; ALVES, POLLIANNA MUNIZ ; NONAKA, CASSIANO FRANCISCO WEEGE ; GORDON-NUNEZ, M. A. . Imunoexpressão de CXCL12 e MMP-9 em adenomas pleomórficos e carcinomas mucoepidermoides de glândulas salivares. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 323-323.

  • SILVA, RICARDO NATÃ FONSECA ; DALLARMI, LAÍS BUENO ; ARAUJO, ANA KAROLINE CARVALHO ; MENDONCA, E. F. ; SILVA, T. A. ; BATISTA, A. C. ; COSTA, NL. . Expressão da Interleucina-17 no carcinoma espinocelular de cavidade oral e sua associação com a angiogênese. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 470-470.

  • CAROLINO, R. A. ; SANTOS, J. M. A. ; AGUIAR, M. C. F. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. ; ALVES, POLLIANNA MUNIZ ; NONAKA, CASSIANO FRANCISCO WEEGE ; GORDON-NUNEZ, M. A. . Imunoexpressão de cxcl12 e blc-2 em adenoma pleomórfico e carcinoma mucoepidermoide. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 521-521.

  • COSTA, A. W. F. ; MENDONCA, E. F. ; MORAIS, MARILIA OLIVEIRA ; BATISTA, A. C. ; MARTINS, A. F. L. ; OTON-LEITE, A. F. . Avaliação do potencial neoplásico de lesões vasculares de cabeça e pescoço por meio da expressão das proteínas GLUT-1, WT1, CD105 e Ki-67. In: 34ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2017, Campinas - SP. Brazilian Oral Research, 2017. v. 31. p. 524-524.

  • ARANTES, D. A. C. ; COSTA, N. L. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Significância clínica da expressão da IL-10 e TGF-β no carcinoma espinocelular de boca. In: 32a. Reunião da Sociedade brasileira de Pesquisa Odontologica, 2015, Campinas São Paulo. Significância clínica da expressão da IL-10 e TGF-β no carcinoma espinocelular de boca, 2015. v. 29. p. 60-60.

  • ARRUDA, B. S. ; ARANTES, D. A. C. ; BATISTA, A. C. ; LEITE, A. F. O. ; MENDONCA, E. F. . Estudo clínico fase I para avaliação da citotoxicidade em mucosa bucal de fitomedicamento para prevenção e tratamento da mucosite oral. In: 32. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas - São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 140-140.

  • SOUSA, P. O. C. ; MARTINS, A. F. L. ; REGE, I. C. C. ; MENDONCA, E. F. ; FERNANDES, L. B. F. . Avaliação da expressão de receptor de Glicocorticóide em Lesão Central de Células Gigantes dos ossos gnáticos. In: 32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas-SP. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 142-142.

  • FERNANDES, L. B. F. ; MARTINS, A. F. L. ; SOUSA, P. O. C. ; MORAIS, M. O. ; Rege, I.C.C. ; MENDONCA, E. F. . Expressão de receptores da calcitonina em Lesão Central de Células Gigantes do complexo maxilo-mandibular. In: 32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas-SP. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 190-190.

  • GONCALVES, A. S. ; OLIVEIRA, JÉSSICA PETINI ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Relevância da expressão do antígeno leucocitário humano-E na carcinogênese labial. In: 32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 269-269.

  • MOSCONI, C. ; ARANTES, D. A. C. ; GONCALVES, A. S. ; DUARTE, E. C. B. ; MENDONCA, E. F. ; Batista, A. C. . Expressão elevada da proteína HLA-G em Osteossarcomas de boca. In: 32a. Reunião da Sociedade Brasileira de |Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 271-271.

  • SALVADOR, D. ; SILVA, G. B. ; LEITE, A. F. O. ; SACONO, N. T. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Caracterização da mucosite oral em pacientes oncológicos submetidos à quimio e/ou radioterapia. In: 32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas- SP.. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 274-274.

  • MORAIS, M. O. ; LEITE, A. F. O. ; SILVA, G. B. L. ; Rege, I.C.C. ; LELES, C. R. ; Valadares, M.C. ; Batista, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Efeito do Laser de Baixa Intensidade na mucosite oral e citocinas inflamatórias salivar em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. In: 32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa odontologica, 2015, Campinas -SP. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 319-319.

  • COSTA, A. W. F. ; ELIAS, M. R. A. ; MARTINS, A. F. L. ; Rege, I.C.C. ; MORAIS, M. O. ; MENDONCA, E. F. . Carcinoma adenóide cístico: caracterização clínica e patológica de 40 casos. In: 32.a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas - São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 321-321.

  • SANTOS, A. ; TOMEH, J. E. K. ; MENDONCA, E. F. ; Silva, MAGS . Contribuição da tomografia computadorizada de feixe cônico na avaliação das lesões ósseas da região bucomaxilofacial. In: 32. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas - São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 515-515.

  • MARTINS, A. F. L. ; SOUSA, P. O. C. ; MORAIS, M. O. ; Rege, I.C.C. ; FERNANDES, L. B. F. ; MENDONCA, E. F. . Expressão da proteína Osteocalcina em Lesões Centrais de Células Gigantes dos ossos gnáticos. In: 32. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas - São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 516-516.

  • PEREIRA, C. H. ; MORAIS, M. O. ; SOARES, M. Q. S. ; MARTINS, A. F. L. ; Rege, I.C.C. ; BATISTA, A. C. ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. . Expressão de E-caderina, β-catenina e Ki-67 no fronte de invasão tumoral de carcinomas espinocelular e escamoso basalóide. In: 32. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas - São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 518-518.

  • Rege, I.C.C. ; LEITE, A. F. O. ; MORAIS, M. O. ; MARTINS, A. F. L. ; LELES, C. R. ; Valadares, M.C. ; Batista, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Avaliação dos níveis salivares de mediadores inflamatórios em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos a laserterapia. In: 32. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas - São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 520-520.

  • SILVA, L. C. ; NOGUEIRA, T. E. ; ADORNO, M. R. ; MENDONCA, E. F. ; LELES, C. R. . Auto-percepção da aparência facial de pacientes com deformidades visíveis decorrentes de cirurgia de câncer de cabeça e pescoço. In: 32. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2015, Campinas - São Paulo. Brazilian Oral Research, 2015. v. 29. p. 531-531.

  • MUNDIM, M. B. V. ; FERREIRA, A. B. ; MARTINS, A. F. L. ; MENDONCA, E. F. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . LEPROSY, PARACOCCIDIOIDOMYCOSIS, AND SQUAMOUS CELL CARCINOMA: DIAGNOSTIC INEFFICIENCY OR A PUBLIC HEALTH SYSTEM FAIL- URE?.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL, 2015, Campina Grande-PB. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology, 2015. v. 120. p. e-7-e-118.

  • ARANTES, D. A. C. ; COSTA, NL ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. ; Vêncio, Eneida Franco ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . DISTINCT CLINICAL AND MICROSCOPIC FEATURES OF ADENOID CYSTIC CARCINOMA: 3 CASE REPORTS.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL, 2015, Campina Grande-PB. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology. USA: Elsevier, 2014. v. 120. p. e-17-e-108.

  • FERREIRA, A. B. ; PAULA, M. S. ; NASCIMENTO, M. C. ; MENDONCA, E. F. ; COSTA, NL ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . DIAGNOSIS AND MANAGEMENT OF MUCOEPIDERMOID CARCINOMA: 2 CASE REPORTS. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL, 2015, Campina Grande-PB. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology. USA.: Elsevier, 2014. v. 120. p. e-21-e-21.

  • SILVA, K. C. ; JAHN, B. C. ; Silva CM ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. ; COSTA, NL . TRAUMATIC NEUROMA OF THE MANDIBLE WITH SPONTANEOUS REMISSION.. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL, 2015, Campina Grande PB. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology and Oral Radiology. USA: Elsevier, 2014. v. 120. p. e-70-e-70.

  • CELES, M. ; CARMO, G. ; OLIVEIRA, F. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. ; DUARTE, E. C. B. . Evaluation of tumor microenvironment in salivary gland neoplasms. In: VIRCHOWS ARCHIV, 2015, usa. VIRCHOWS ARCHIV, 2015. v. 467. p. s-90-s-90.

  • OLIVEIRA, C. F. P. ; SANTANA, E. ; Gonçalves, Andréia Souza ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, AC. . Avaliação da expressão da IL-10 no carcinoma espinocelular de boca e sua relação com metástase regional. In: 31.a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP.: Sponsors, 2014. v. 28. p. 133-133.

  • ADORNO, M. R. ; NOGUEIRA, T. E. ; MENDONCA, E. F. ; LELES, C. R. . Qualidade de vida em pacientes com sequelas decorrentes de tratamento cirúrgico de câncer de cabeça e pescoço. In: 31.a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Águas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP: Sponsors, 2014. v. 28. p. 162-162.

  • MARTINS, A. F. L. ; SOUSA, P. O. C. ; REGE, I. C. C. ; Nunes, C.A.B.C ; MORAIS, M. O. ; MENDONCA, E. F. . Estudo clínico-patológico de Lesão Central de células gigantes de um centro de referência em Goiás. In: 31a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP: Sponsors, 2014. v. 28. p. 291-291.

  • MORAIS, M. O. ; ELIAS, M. R. A. ; PINEZI, J. C. D. ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. . Adesão de pacientes com câncer oral a um protocolo de preparo odontológico: impacto na interrupção da radioterapia e na sobrevida. In: 31.a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP.: Sponsors, 2014. v. 28. p. 295-295.

  • SERPA, G. C. ; NUNES, C. A. B. C. M. ; MENDONCA, E. F. ; ALENCAR, A. H. G. ; GUEDES, O. A. ; ESTRELA, C. . Análise das relações anatomotopográficas das estruturas dentárias com o seio maxilar por meio da tomografia computadorizada. In: 31a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2014, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP: Sponsors, 2014. v. 28. p. 329-329.

  • MARTINS, A. F. L. ; ARANTES, D. A. C. ; GONCALVES, A. S. ; MENDONCA, E. F. ; Costa, Nádia do L. ; Batista, A. C. . Avaliação comparativa da densidade de células dendríticas maduras no Carcinoma Espinocelular de lábio e cavidade oral. In: 30a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2013, Águas de Lindóia -SP. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP.: Sponsors, 2013. v. 27. p. 192-192.

  • MORAIS, M. O. ; ELIAS, M. R. A. ; SOARES, M. Q. ; FERREIRA, J. C. B. ; PINEZI, J. C. D. ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. . Influência da adesão ao programa de preparo e controle odontológico na sobrevida de pacientes com câncer em cavidade oral não metastático. In: 30a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO, 2013, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo -SP: Sponsors, 2013. v. 27. p. 324-324.

  • FERREIRA, J. C. B. ; CASTRO, A. C. C. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Relação entre Densidade de Mastócitos, Angiogênese e Colagenização em Tecidos Gengivais de Pacientes sob Terapia com Nifedipina. In: 30a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa odontológica - SBPqO, 2013, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP.: Sponsors, 2013. v. 27. p. 324-324.

  • SOARES, M. Q. ; MORAIS, M. O. ; BATISTA, AC. ; MENDONCA, E. F. . Avaliação da expressão de E-caderina, B-catenina, Integrina alfa 2 beta 1 e alfa3 beta1 em Carcinoma de Células escamosas de Cavidade oral. In: 30.a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2013, Águas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo - SP.: Sponsors, 2013. v. 27. p. 327-327.

  • SOUSA, THIAGO OLIVEIRA ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. . Subtração digital em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico: um novo método para monitoramento de reparo ósseo. In: 30a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. SBPqO, 2013, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP: Sponsors, 2013. v. 27. p. 356-356.

  • Zeidler, Sandra Ventorin ; CORDEIRO-SILVA, M. ; AGOSTINI, L. ; SOARES, M. ; MENDONCA, E. F. ; GOUVEA, S. ; LOURO, I. . Análise epigenética de carcinoma de células escamosas oral e orofaríngeo. In: 28a Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research, 2011. v. 25. p. 23-23.

  • Oliveira-Neto, Helenisa H. ; SOUSA, P. ; COSTA, C. ; MENDONCA, E. F. ; SILVA, T. A. ; BATISTA, A. C. . Significância clínico-patológica da expressão das quimiocinas CCL19 e CCL21 no carcinoma espinocelular de boca. In: 28 a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo: Sponsors, 2011. v. 25. p. 42-42.

  • MARTINS, A. F. L. ; COSTA, NL. ; Gonçalves, Andréia Souza ; ARANTES, D. A. C. ; MENDONCA, E. F. ; Batista, Aline C. . Avaliação comparativa da densidade de células dendríticas no Carcinoma Espinocelular de lábio e cavidade oral. In: 28 a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindoia - SP. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP: Sponsors, 2011. v. 25. p. 167-167.

  • SOUSA, THIAGO OLIVEIRA ; Morais, Marília Oliveira ; Rege, Inara Carneiro Costa ; MENDONCA, E. F. ; LELES, C. R. . Ocorrência de anormalidades nos seios maxilares de pacientes assintomáticos obtida por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico. In: 28a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Aguas de Lindoia - SP.. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP: Sponsors, 2011. v. 25. p. 345-345.

  • SILVA, G. B. L. ; GUIDI, R. ; MENDONCA, E. F. ; ALENCAR, R. C. G. ; BATISTA, A. C. . CARCINOMA ESPINOCELULAR EM LÍNGUA APÓS TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA EM UM ADOLESCENTE COM ANEMIA DE FANCONI. In: XIX Congresso Brasileiro de Estomatologia, 2011, Recife. Int J Dent, 10(Supl 2): 25-163. Recife-Pe: Universidade Federal de Pernanbuco, 2011. v. 20. p. 25-163.

  • MENDONCA, E. F. ; LEITE, A. F. O. ; Watanabe S ; ALENCAR, R. C. G. ; BATISTA, A. C. . LIPOSARCOMA INFLAMATÓRIO BEM DIFERENCIADO EM MUCOSA BUCAL: RELATO DE CASO. In: XIX Congresso Brasileiro de Estomatologia, 2011. Int J Den. Recife-Pe: Universidade Federal de Pernanbuco. v. 10. p. 25-163.

  • MORAIS, M. O. ; CANDIDO, G. A. ; SOUSA, T. O. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . SCHWANOMA SOLITÁRIO EM CAVIDADE ORAL: RELATO DE CASO. In: XIX Congresso Brasileiro de Estomatologia, 2011, Recife-PE. Int J Dent. Recife-PE: Universidade Federal de Pernanbuco, 2011. v. 10. p. 25-163.

  • SOUSA, T. O. ; MORAIS, M. O. ; MUNDIM, M. B. V. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . CARCINOMA AMELOBLÁSTICO: RELATO DE CASO. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, 2011, Recife-PE. IJD. International Journal of Dentistry. Recife-PE: Universidade Federal de Goiás, 2011. v. 10. p. 25-163.

  • MUNDIM, M. B. V. ; MORAIS, M. O. ; Ribeiro-Rotta, Rejane Faria ; CASTRO, L. A. ; MENDONCA, E. F. . LINFOMA NÃO-HODGKIN DE GRANDES CÉLULAS B: RELATO DE CASO. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, 2011, Recife -PE. IJD. Iternational Journal of Dentistry. Recife-PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2011. v. 10. p. 25-163.

  • BATISTA, A. C. ; GONCALVES, A. S. ; COSTA, N. L. ; MENDONCA, E. F. ; SILVA, T. A. . RESPOSTA DE DEFESA DE LINFONODOS METASTÁTICOS E NÃO METASTÁTICOS DE PACIENTES COM CARCINOMA ESPINOCELULAR DE BOCA. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, 2011, Recife-PE. IJD. International Journal of Dentistry. Recife-PE: Universidade Federal de Pernambuco., 2011. v. 10. p. 23-163.

  • MORAIS, M. O. ; GONÇALVES, C. F. ; SILVA, T. A. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . EXPRESSÃO DE KI-67 E MUC1 EM CARCINOMA MUCOEPIDERMÓIDE DE PACIENTES JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES PROGNÓSTICAS. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, 2011, Recife-PE. IJD International Journal of Dentistry. Recife-PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2011. v. 10. p. 25-163.

  • OLIVEIRA NETO, H. H. ; SOUZA, P. P. C. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . SIGNIFICÂNCIA CLÍNICO-PATOLÓGICA DA EXPRESSÃO DAS QUIMIOCINAS CCL19 E CCL21 NO CARCINOMA ESPINOCELULAR DE BOCA. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, 2011, Recife-PE. IJD International Journal of Dentistry. Recife-PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2011. v. 10. p. 25-163.

  • SOUSA, T. O. ; Rege, I.C.C. ; MORAIS, M. O. ; LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. . OCORRÊNCIA DE ANORMALIDADES NOS SEIOS MAXILARES DE PACIENTES ASSINTOMÁTICOS DETECTADA POR MEIO DE TCFC. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, 2011, Recife- PE. IJD. International Journal of Dentistry. Recife - PE: Recife-PE, 2011. v. 10. p. 25-163.

  • Costa, Nádia do L. ; PIRES, A. ; BATISTA, A. C. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. . Avaliação de células T regulatórias em linfonodos de pacientes com Carcinoma Espinocelular de boca. In: 28a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica., 2011, Águas de Lindoia. Brazilian Oral Research. São Paulo-SP: Sponsors, 2011. v. 25. p. 349-349.

  • LEITE, F. L. R. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; MENDONCA, E. F. ; ALENCAR, R. C. G. ; SILVA, T. A. ; BATISTA, A. C. . Avaliação da quimiocina CCL3 e de sue receptor CCR1, em carcinomas espinocelulares de boca.. In: VI JORNADA ACADEMICA DE ODONTOLOGIA DA CATOLICA DE BRASILIA, 2007, BRASILIA. Anais da VI Jornada Academica Odontológica da Católica de Brasilia, 2007. p. 36-36.

  • RIBEIRO, F. L. L. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. ; ANDRADE, F. R. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Tumor odontogênico cístico calcificante intra e extra-ósseo : relato de 2 casos. In: VI JORNADA ACADEMICA DE ODONTOLOGIA DA CATOLICA DE BRASILIA, 2007, BRASILIA. Anais da VI Jornada Academica de Odontologia da Católica de Brasilia. Brasilia -DF., 2007. p. 19-19.

  • BARBOSA, G. K. S. ; SPINI, T. H. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . Cistos envolvendo dentes inclusos e periapices dentários/dens in dente: cisto dentígero, folicular inflamatório ou radicular?. In: VI JORNADA ACADEMICA DE ODONTOLOGIA DA CATOLICA DE BRASILIA, 2007, BRASILIA-DF. Anais da VI Jornada Academica de Odontologia da Católica de Brasilia. BRASILIA-DF, 2007. p. 21-21.

  • RIBEIRO, F. L. L. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Tumor Odontogênico cistico calcificante intra e extra-ósseo: relato de 02 casos. In: 6a. JORNADA ACADEMICA DE ODONTOLOGIA DA CATÓLICA, 2007, Brasilia. Anais da 6a. Jornada Academica de Odontologia da Católica. BRASILIA - DF: PUC - BRASILIA, 2007. v. 1. p. 19-19.

  • RIBEIRO, F. L. L. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. ; ALENCAR, R. C. G. ; SILVA, T. A. . Avaliação da quiocina CCL3 e de seu receptor CCR1, em carcinoma espinocelualar de boca. In: 6a. JORNADA ACADEMICA DE ODONTOLOGIA DA CATÓLICA, 2007, Brasilia. Anais da 6a. Jornada Acadêmica de Odontologia da Católica. BRASILIA: PUC- BRASILIA, 2007. v. 1. p. 36-25.

  • GONCALVES, C. F. ; MENDONCA, E. F. . Displasia Odontomaxilar segmentar: a importância do diagnóstico na qualidade de vida do paciente. In: 21o. Congresso Brasileiro de Odontopdiatria, 2007, Fortaleza - CE. Anais do 21o. Congresso Brasileiro de Odontopediatria. Fortaleza-Ce, 2007. v. 1. p. 20-21.

  • MOREIRA, G. ; FERREIRA, F. O. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. ; FUKADA, S. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; SILVA, T. A. . Migração de Células T regulatórias em carcinoma espinocelular de boca. In: 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPQO, 2007, Atibaia - SP. Braz Oral Research. São Paulo -SP: SBPQO, 2007. v. 21. p. 214-214.

  • FERREIRA, F. O. ; MOREIRA, G. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. ; LELES, C. R. ; FUKADA, S. ; SILVA, T. A. . Expressão da quimiocina MCP-1/CCL2 em carcinoma espinocelular de boca. In: 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2007, Atibaia - SP. Braz Oral Res. São Paulo-SP.: SBPQO, 2007. v. 21. p. 124-124.

  • CUNHA, M. M. ; DUARTE, R. S. ; SILVA, C. M. ; MENDONCA, E. F. ; MENEGHINI, A. J. . Cisto epidermóide. In: 25o. CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, 2007, São Paulo. Anais do 25 CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. São Paulo - SP.: APCD, 2007.

  • MENDONCA, E. F. ; PAULA, E. C. ; SILVA, G. B. L. ; BARIANI, C. ; BATISTA, A. C. . Manifestações Clínicas Bucais devido a severa deficiência de plasminogênio. In: XIV Congresso Brasileiro de Estomatologia, 2006, Natal- RN. Anais/XIV Congresso Brasileiro de Estomatologia. Natal- RN: Sociedade Brasileira de Estomatologia. v. 2. p. 212-212.

  • MENDONCA, E. F. ; SILVA, C. M. ; MENEGHINI, A. J. ; A. FILHO, J. A. ; BATISTA, A. C. . Leiomiosarcoma de baixo grau em gengiva. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTOMATOLOGIA, 2006, Natal-RN. Anais/XIV Congresso Brasileiro de Estomatologia. NATAL-RN: Sociedade Brasileira de Estomatologia, 2006. v. 2. p. 25-25.

  • OLIVEIRA NETO, H. H. ; RIBEIRO, F. L. L. ; SILVA, T. A. ; ALENCAR, R. C. G. ; Watanabe S ; MENDONCA, E. F. ; BATISTA, A. C. . Identificação e quantificação da quimiocina MIP-1 alfa/CCL3 em carcinoma espinocelular de boca. In: Decima terceira reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO, 2006, Atibaia-SP. Brasilian Oral Research (Proceedings of the 23rd Anual SBPqO Meeting), 2006. v. 20. p. 226-226.

  • LEITE, A. F. O. ; COSTA, N. L. ; OLIVEIRA NETO, H. H. ; SILVA, T. A. ; MENDONCA, E. F. ; ALENCAR, R. C. G. ; LELES, C. R. ; BATISTA, A. C. . Avaliação da densidade de mastócitos em carcinomas espinocelulares de boca: correlação com parâmetros clinico/microscópico.. In: Décima terceira Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), 2006, Atibaia. Brazilian Oral Research (Proceeding of the 23 rd Annual SBPqO Meeting), 2006. v. 20. p. 50-50.

  • SILVA, M. A. G. S. ; DINIZ, A. F. N. M. S. ; MENDONCA, E. F. ; LELES, C. R. ; CALVALCANTI, M. P. ; CARNEIRO, L. S. . The influence of spiral tomography in implant dimensions planning. In: 10 th European Congress of Dentomaxillofacial Radiology, 2006, Leuven. Report of the 10 th European Congress of Dentomaxillofacial Radiology. Leuven Belgica: Academia Europeia de Radiologia Bucomaxilofacial., 2006. p. 166-166.

  • Lucena ; MENDONCA, E. F. . Contribuição da Tomografia Computadorizada no estadiamento clínico e no plano de tratamentodo carcinoma espinocelular de boca. In: V Congresso Brsileiro de Câncer Bucal, 2004, São Paulo. Acta Oncológica Brasileira. São Paulo -Sp: Fundação Antonio Prudente, 2004. v. 24. p. 729-729.

  • MENDONCA, E. F. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . Condrossarcoma da Articulação temporo-mandibular: Relato de Caso clínico. In: XI Congresso e 29a. Jornada Brasileiros de Estomatologia, 2003, Recife-PE. Anais do XI Congresso e 29a. Jornada Brasileira de Estomatologia. Rio de Janeiro-RJ: Sociedade Brasileira de Estomatologia, 2003. p. 8-8.

  • MENDONCA, E. F. . Perspectivas futuras na imaginologia. In: 12o. Congresso Ineternacional de Odontologia de Goiás, 2002, Goiania. Anais do 12. Congresso Internacional de Odontologia de Goiás, 2002.

  • MENDONCA, E. F. ; Lucena . Contribuição da Imagem Digital na Odontologiaa. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA, 2001, Goiânia. Anais do IV CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA ODONTOLOÓGICA. Belohorizonte - MG: ABRO, 2001. v. 1. p. 5.

  • MENDONCA, E. F. . Complicações Bucais da Quimioterapia e Radioterapia na Região de Cabeça e Pescoço. In: IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO, 2001, Goiânia. ANAIS DO IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO DE ODONTOLOGIA. Goiania: Centro Academico Horace Wells, 2001. v. 1. p. 7.

  • MENDONCA, E. F. ; Souza . Variantes Histológicas do Ceratocisto Odontogênico. In: IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO, 2001, Goiânia. ANAIS DO IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO. Goiania: Centro Academico Horace Wells, 2001. v. 1. p. 7.

  • MENDONCA, E. F. . Cárie de Radiação - Prevenção e Controle. In: 11. Congresso Internacional de Odontologia de Goiás, 2000, Goiânia. Anais do 11. Congresso Internacional de Odontologia de Goiás, 2000. v. 1.

  • MENDONCA, E. F. ; Mendonca . O papel do Cirurgião Dentista no Diagnóstico precoce do Câncer Bucal. In: IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO, 2000, Goiânia. ANAIS DO IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO. GOIANIA: ANAIS DO IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO GOIANO, 2001. v. 1. p. 8.

  • MENDONCA, E. F. ; PALMEIRA, G. B. L. S. ; SILVA, M. A. G. S. ; RODRIGUES, K. M. F. ; BARIANI, C. ; LELES, C. R. ; RIBEIRO-ROTTA, R. F. . The role of laser inpreventing oral mucosits. Journal of Dental Research , Estados Unidos., v. 84, n.S issue, 2005.

  • PALMEIRA, G. B. L. S. ; BARIANI, C. ; BATISTA, A. C. ; MENDONCA, E. F. . Manifestações clínicas num portador de deficiencia de plasminogênio e terapia aplicada. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia , Brasil, v. 26, n.Suplemento, p. 178-178, 2004.

  • MENDONCA, E. F. ; Nummikoski . Comparison of two intraoral Radiographic methods in alveolar bone loss quantification. Dentomaxillofacial Radiology Journal., v. 32, p. 258-281, 2003.

  • MENDONCA, E. F. ; MARIANO JUNIOR, W. J. ; MORAIS, M. O. ; ARANTES, D. A. C. ; MARTINS, A. F. L. . Caso Clinico Apresentado no 43. Congresso Brasileiro de EStomatologia e Patologia oral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LELES, C. R. ; MENDONCA, E. F. ; MORAIS, M. O. . EVALUATION OF PREVENTIVE ORAL CARE ON TREATMENT OUTCOMES OF A COHORT OF ORAL CANCER PATIENTS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONCA, E. F. . O Método Diagnóstico ? Passo a Passo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Batista, A. C. ; Francisco de Mendonça,E . Sindrome de Melkerson-Rosental e Doença de Kimura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, N. L. ; MENDONCA, E. F. ; Valadares, M. C. ; BATISTA, A. C. . Citotoxic response in lymph nodes of patients with oral cancer.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDONCA, E. F. . O processo de diagnóstico clínico-radiográfico de lesões do complexo dentomaxilofacial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONCA, E. F. . Interpretação radiográfica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONCA, E. F. . Leiomiosarcoma primario de alto grau de mandibula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDONCA, E. F. ; MORAIS, L. A. ; RIBEIRO, L. M. . Displasia Fibrosa Assintomatica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEZERRA, L. C. ; CEZINI, M. C. ; ARAUJO, P. I. C. ; GROISMAN, S. ; MATHEUS, W. D. ; CAVALCANTI, W. E. S. ; AMANTE, C. J. ; MENDONCA, E. F. ; CAETANO, J. C. ; KIKUCHI, B. . Manual de Saúde Bucal na Doença Falciforme. Brasília: Editora MS, 2005 (Manual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENDONCA, E. F. . Consultor junto a Coordenação de área de Odontologia da CAPES.. 2006.

MENDONCA, E. F. . Parecer em processo de apoio a pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo. 2010.

MENDONCA, E. F. . Consultor adoc da CAPES em processos de acordo com solicitação do coordenador de área da CAPES. 2008.

MENDONCA, E. F. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Araújo Jorge da ACCG. 2007.

MENDONCA, E. F. ; BEZERRA, L. C. ; CEZINI, M. C. ; ARAUJO, P. I. C. ; GROISMAN, S. ; MATHEUS, W. D. ; CAVALCANTI, W. E. S. ; AMANTE, C. J. ; CAETANO, J. C. ; KIKUCHI, B. . Manual de Saúde Bucal na Doença Falciforme. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS DE ADESÃO, APOPTOSE E PROLIFERAÇÃO CELULAR EM CARCINOMA ADENÓIDE CÍSTICO DE CAVIDADE ORAL, Descrição: O tipo mais comum de câncer de cavidade oral é o carcinoma de células escamosas, representando aproximadamente 95% de todas as neoplasias malignas. Dentro dos 5% restantes, encontram-se as neoplasias de glândulas salivares1. O estudo das neoplasias que acometem este sítio tem sido objeto de investigação do nosso grupo de pesquisa. Anteriormente a este projeto, nosso grupo avaliou proliferação celular, apoptose, atividade mucosecretora, angiogênese e imunosupressão nas neoplasias benignas e malignas mais comuns das glândulas salivares, tais como o adenoma pleomórfico e o carcinoma mucoepidermoide, respectivamente. Nossos achados sugerem que a alterações na expressão de algumas proteínas como Ki-67, Bax e Bcl-2 podem estar relacionadas à patogênese e crescimento desses tipos de tumores.Diante deste contexto, pretendemos agora investigar o carcinoma adenóide cístico (CAC), uma neoplasia maligna que acomete a cavidade oral e que, embora apresente um crescimento lento, é caracterizada por altas taxas de recorrência, metástase e, eventualmente morte. Tendo em vista a localização do CAC em cavidade oral e seu comportamento agressivo, o qual pode ser verificado nos altos índices de metástases a distância e baixa sobrevida dos pacientes, este estudo poderá contribuir no futuro com novos indicadores de prognóstico no planejamento do tratamento e poderá ampliar o conhecimento sobre os processos de carcinogênese deste tumor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Jean Carlos Barbosa Ferreira - Integrante / Henrique Moura de Paula - Integrante.

  • 2017 - Atual

    A TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTENCIA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL EM PACIENTES COM CANCER DE CABEÇA E PESCOÇO SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA: ANALISE MOLECULAR E ECONÔMICA., Descrição: Mucosite oral (MO) interfere negativamente na qualidade de vida e eleva os custos do tratamento do câncer de cabeça e pescoço (CCP). A terapia com o Laser de Baixa Potência (LBP) reduz a severidade da MO, no entanto, sua influência nos mediadores inflamatórios e no estresse oxidativo não está elucidada. Não há estudos de custo-efetividade levando em consideração desfechos reportados pelo paciente. O objetivo do estudo é avaliar aspectos biológicos e econômicos do LBP no tratamento da MO em pacientes com CCP submetidos a radio e/ou quimioterapia, alocados em dois grupos: LBP e controle. Amostras de saliva serão coletadas para estudo de mediadores da inflamação e estresse oxidativo. Analise de custo-efetividade levará em consideração os custos do LBP e a qualidade de vida do paciente. Este trabalho contribuirá para ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de ação do LBP e possibilitará a incorporação de novas tecnologias pelo Sistema Único de Saúde com base em evidencias científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Allisson Filipe Lopes Martins - Integrante / Marilia Oliveira Morais - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Avaliação de mediadores envolvidos na imunosupressão local e evasão de células de tumores malignos de glândulas salivares., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aline Carvalho Batista em 09/08/2016., Descrição: O antígeno leucocitário humano (HLA) não clássico, o ligante de morte celular programada (PDL) e as citocinas imunossupressoras TGF-β e IL-10 caracterizam-se por um conjunto de proteínas capazes de inibir os linfócitos T citotóxicos (LTCs), células natural killer e apresentadoras de antígenos. Desta forma, quando esses mediadores são expressos por células neoplásicas podem propiciar a imunossupressão local e o escape das mesmas à resposta imunológica antitumoral favorecendo sua invasão e metástase. O objetivo deste estudo é avaliar a expressão das proteínas HLA-G, HLA-E, PDL-1, TGF-β1, TGF-β2, TGF-β3 e IL-10, por meio da técnica de imunoistoquímica, em amostras de carcinoma mucoepidermóide (CME) (n=30) e carcinoma adenoide cístico (CAC) (n=30). A associação destas proteínas com a densidade de LTCs ativados, com a gradação histológica dos tumores, metástases linfonodais e a distância e sobrevida dos pacientes será também investigada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Integrante / Aline Carvalho Batista - Coordenador / Rita de Cássia G. Alencar - Integrante / Jose Carlos Oliveira - Integrante / Tarcília Aparecida Silva - Integrante / Diego Antonio Costa Arantes - Integrante / Andreia Sousa Gonçalves - Integrante / Carla Mosconi - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA: ANÁLISE MOLECULAR E ECONÔMICA, Descrição: A mucosite oral (MO) é um dos principais efeitos colaterais da radioterapia (RT) e quimioterapia (QT), terapias rotineiramente utilizadas para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço (CCP). Níveis severos de MO estão relacionados à dor intensa, requerendo o uso de analgésicos opioides e até mesmo de suplementação nutricional, além de resultar em um maior número de consultas e, em alguns casos, interrupção do tratamento. Tal condição pode interferir negativamente na sobrevida e/ou cura da doença, onerando o tratamento do CCP. A terapia com o Laser de Baixa Potência (LBP) tem-se mostrado eficaz em reduzir os índices de níveis severos de MO, além de auxiliar na analgesia e acelerar a cura das lesões. Apesar de vários estudos demonstrarem a eficácia do LBP no tratamento da MO, o real mecanismo de ação dessa terapia e a sua influência nos mediadores inflamatórios quantificados em saliva não estão elucidados. Tampouco, há descrito na literatura qual o protocolo ideal para aplicação do LBP e avaliações econômicas dessa terapia levando em consideração a custo efetividade da intervenção relacionada à desfechos reportados pelo paciente, como a qualidade de vida. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar molecularmente, clinicamente e economicamente o uso do LBP no tratamento da MO em pacientes com CCP submetidos ao tratamento radioterápico e/ou quimioterápico. Serão selecionados 50 indivíduos diagnosticados com CCP com indicação para RT e QT, os quais serão alocados de forma randomizada em dois grupos: I - irradiação com LBP cinco vezes por semana; II - grupo controle. Amostras de saliva serão coletadas para o estudo de interleucinas e metaloproteinases envolvidas na inflamação e estresse oxidativo. Será realizada análise de custo-efetividade da terapia com LBP, levando-se em consideração os custos da instalação de um programa de laserterapia, e tendo como desfecho o impacto da saúde oral na qualidade de vida, a qual será mensurada com o emprego do questionário OHIP-14.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Claudio Rodrigoes Leles - Integrante / Angelica Ferreira Oton Leite - Integrante / Allisson Filipe Lopes Martins - Integrante / Marilia Oliveira Morais - Integrante / Ana Paula Gonçalves de Jesus - Integrante / Sebastião Silverio de Sousa Neto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Expressão imunoistoquimica da E-caderina, β-catenina e Integrinas α2β1 e α3β1 em carcinomas mucoepidermóides de glândulas salivares menores, Descrição: O Carcinoma Mucoepidermóide (CME) é a neoplasia maligna mais comum das glândulas salivares, ocorrendo em cerca de 30% do total de lesões malignas de glândula salivar. No entanto, os estudos moleculares principalmente relacionados ao prognóstico dessas lesões são bastante escassos. Alterações na expressão imunoistoquímica das proteínas E-caderina, β-catenina e Integrinas α2β1 e α3β1 estão associadas à perda de diferenciação, aquisição de um fenótipo invasivo e pior prognóstico em diversos tipos de câncer. Assim, com o intuito de identificar possiveis marcadores prognósticos, o objetivo deste estudo será avaliar a expressão dessas proteinas em Carcinomas Mucoepidermóides (CME) de glândulas salivares menores de cavidade oral. Quarenta amostras de carcinomas mucoepidermóides de glândula salivar menor intraoral serão avaliadas, por meio da técnica imunoistoquímica. O padrão de expressão destas proteínas será correlacionado com características clinico-patológicas incluindo estadiamento clinico, sitio anatômico, gradação histológica e sobrevida global.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Paulo Otavio do Carmo Sousa - Integrante / Tessa de Lucena Botelho - Integrante / Arthur Wilson F Costa - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudo Clínico Randomizado Duplo-cego de medicamentos fitoterápicos com finalidade profilática e curativa da mucosite oral (Fase I), Descrição: No Estado de Goiás, os pacientes portadores desta neoplasia maligna recebem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Araújo Jorge (HAJ), mantido pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) que é referência no tratamento de neoplasias malignas. Durante o tratamento oncológico, os pacientes necessitam de cuidados especiais com a saúde bucal, principalmente quando terapias adjuvantes como radioterapia (RT) e quimioterapia (QT) estão associadas ao tratamento. Cada modalidade de tratamento apresenta toxicidade peculiar com efeitos adversos locais e sistêmicos, com repercussão fisiológica e interferência direta na qualidade de vida do paciente. Dentre os principais efeitos adversos destacam-se: a mucosite oral (MO), a xerostomia e a dor, o que muitas vezes leva à interrupção do tratamento interferindo na sobrevida e/ou cura da doença . A MO é uma resposta inflamatória da mucosa oral à ação de drogas antineoplásicas e radiação ionizante utilizadas no tratamento do CCP (3, 6, 9, 10). Essa complicação ocorre em quase 100% dos pacientes submetidos à RT na região de cabeça e pescoço e provoca a morte de células do epitélio da mucosa oral, geralmente quando a dose de irradiação atinge aproximadamente 20Gy . O controle das complicações da RT e QT consiste basicamente no alívio dos sintomas e prevenção de infecções por medicação tópica ou sistêmica (colutórios, anti-sépticos, antiinflamatórios e analgésicos), o que nem sempre resulta em melhora satisfatória . Os tratamentos empregados para a MO são paliativos e diversificados, incluindo antioxidantes, como amifostina, melatonina e alopurinol protetor da mucosa como sucralfato de benzidamina e antiinflamatório com ação anestésica. No entanto, ainda não está estabelecido um tratamento ?padrão-ouro? para MO, sendo de extrema importância o desenvolvimento de novos recursos terapêuticos efetivos e acessíveis ao paciente oncológico. Nosso grupo de pesquisa tem nos últimos anos investigado o efeito do Laser de Baixa Potência no controle da MO e resultados satisfatórios tem sido encontrados evidenciando a melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores de CCP bem como a redução da severidade das lesões. Não há nenhuma dúvida que a ação benéfica desta terapia impede as interrupções das terapias adjuvantes como a Radioterapia possibilitando uma maior efetividade da terapia e consequentemente possibilitando aumento na sobrevida global do paciente. Considerando, portanto, a necessidade de um bom controle dos vários efeitos adversos durante as terapia adjuvantes e em especial da MO, nosso grupo de pesquisa, tendo em vista, a realidade do nosso Estado e região rico em plantas com poder medicinal decidiu investir na formulação de um medicamento que, também, auxiliasse no controle da MO e que juntamente com o LBP pudesse melhorar ainda mais a condição clínica dos pacientes. Diante disto, duas plantas medicinais foram selecionadas para a formulação dos medicamentos, a Curcuma longa e a Bidens Pilosa, ambas com propriedades medicinais antiinflamatórias. Portanto, este trabalho busca soluções baseadas em fitomedicamentos oriundos da biodiversidade brasileira em diferentes formas farmacêuticas e usos clínicos inovadores para o tratamento e prevenção da mucosite oral. Formulações de liberação controlada com propriedades mucoadesivas baseados em espécimes brasileiras para o tratamento da mucosite oral foram desenvolvidas e seus efeitos biológicos serão avaliados em amostras biológicas (saliva e sangue) de pacientes em tratamento do CCP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Angélica Ferreira O. Leite - Integrante / Edvande Xavier dos Santos Filho - Integrante / Marize Campos Valadares - Integrante / Diego Antonio Costa Arantes - Integrante.

  • 2015 - Atual

    TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO TRATAMENTO DA MUCOSITE ORAL EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA: ANÁLISE MOLECULAR E ECONÔMICA, Descrição: A mucosite oral (MO) é um dos principais efeitos colaterais da radioterapia (RT) e quimioterapia (QT), terapias rotineiramente administradas para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço (CCP). Níveis severos de MO estão relacionados à dor intensa, dificuldade de deglutição e interrupção da radioterapia. Em geral requerem o uso de analgésicos opióides e até mesmo de suplementação nutricional, além de resultar em um maior número de consultas e ou internação do paciente. A interrupção da terapia pelos efeitos adversos pode interferir negativamente na sobrevida e/ou cura da doença, onerando o tratamento do CCP para o Sistema Único de Saúde. A terapia com o Laser de Baixa Potência (LBP) tem-se mostrado eficaz em reduzir os índices de níveis severos de MO, além de auxiliar na analgesia e acelerar a cura das lesões. Apesar de vários estudos demonstrarem a eficácia do LBP no tratamento da MO, o real mecanismo de ação dessa terapia e a sua influência nos mediadores inflamatórios quantificados em saliva não estão completamente elucidados. Além disso, não há descrito na literatura o protocolo ideal para aplicação do LBP e mesmo avaliações econômicas dessa terapia considerando custo-efetividade dessa intervenção associado à desfechos reportados pelo paciente tendo como base a qualidade de vida. Assim, o objetivo deste estudo será avaliar aspectos clinico-patológicos e econômicos do uso do LBP no tratamento da MO em pacientes com CCP submetidos a tratamento radioterápico e/ou quimioterápico. Serão selecionados 50 indivíduos diagnosticados com CCP com indicação para RT e QT, os quais serão alocados de forma randomizada em dois grupos: I - irradiação com LBP cinco vezes por semana; II - grupo placebo. Adicionalmente, amostras de saliva serão coletadas para o estudo de interleucinas e metaloproteinases envolvidas na inflamação (IL-6, IL-8 e IL-17, MMP-3 e MMP-8). Além disso, o estresse oxidativo também será investigado na saliva por meio da quantificação de Nitrito, Malondialdeido, Capacidade Antioxidante Total e o biomarcador 8-hidróxi-2?-deoxiguanosina. As coletas de saliva serão realizadas previamente a realização da RT e QT, e após 7, 21 e 30 sessões de RT. A MO será avaliada utilizando-se a escala da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do National Cancer Institute (NCI), além da Escala de Relato do Paciente sobre Sintomas de Mucosite Oral (PROMS). Para análise de custo-efetividade da terapia com LBP, levando-se em consideração os custos da instalação de um programa de laserterapia em um Hospital de referência do SUS para tratamento de câncer, tendo como desfecho o impacto da saúde oral na qualidade de vida será mensurada com o emprego do questionário OHIP-14. Desta forma, será calculado a razão de custo-efetividade incremental em relação aos dois protocolos testados e o questionário OHIP-14 será utilizado como instrumento para medir a qualidade de vida do paciente. Os resultados dessa investigação contribuirá para elucidar os mecanismos biológicos da ação do LBP na mucosa oral e permitirá a obtenção de informações para melhor alocação de recursos e implantação pelo Sistema único de Saúde da terapia com LBP para tratamento da MO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Claudio Rodrigoes Leles - Integrante / Marize Campos Valadares - Integrante / Allisson Filipe Lopes Martins - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Caracterização microscópica e molecular de lesões vasculares de boca ? Expressão das proteínas WT1, GLUT-1, CD-105 e Ki-67, Descrição: As lesões vasculares em geral podem apresentar características clínicas e microscópicas semelhantes, portanto, o diagnóstico dessas lesões pode ser um desafio e casos de diagnóstico impreciso podem levar a condutas clinico-terapêuticas inadequadas. O comportamento dessas lesões pode ser avaliado através da expressão de certas proteínas como a WT1, GLUT-1, CD105 e Ki-67, por meio da técnica de imunohistoquímica. A Tumor de Wilms 1 é uma proteína útil para diferenciar lesões vasculares neoplásicas das malformações vasculares e a proteína GLUT-1 é fortemente expressa em células endoteliais de hemangiomas sendo altamente específica para identificar essas lesões. Outras proteínas, como a CD105 e a Ki-67, podem ser avaliadas em tecidos vasculares e são importantes para a caracterização do comportamento biológico dessas lesões. A CD105 é uma proteína fortemente expressa em casos de proliferação de células endoteliais, podendo então ser utilizada para distinguir vasos sanguíneos novos daqueles pré-existentes e a proteína Ki-67 é útil como ferramenta auxiliar para distinguir tumores benignos e malignos através do índice de proliferação celular. Nosso objetivo é avaliar a expressão das proteínas WT1, GLUT-1, CD105 e Ki-67 exclusivamente em lesões vasculares de boca. Serão utilizadas amostras de blocos parafinados com espécimes teciduais de 40 lesões diagnosticadas como de origem vascular. A expressão das proteínas será avaliada nas células endoteliais tanto neoplásicas quanto nas decorrentes malformações vasculares e serão consideradas positivas as células tumorais que apresentarem marcação citoplasmática para WT1 e CD105, de membrana para GLUT-1 e nuclear para Ki-67. As amostras positivas serão avaliadas por método semi-quantitativo, onde a porcentagem das células positivas e a intensidade da marcação serão subdivididas em escores. Posteriormente os escores serão multiplicados e calculados conforme proposto por Wakulich et al. (2002). Como resultados esperados o correto diagnóstico e caracterização das lesões poderão auxiliar na escolha do tratamento ideal, minimizando intervenções desnecessárias ou inadequadas e contribuirão também para estabelecer condutas clínicas mais apropriadas na dependência do diagnóstico da natureza neoplásica ou de má-formação dessas lesões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Arthur Wilson Florencio da Costa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2018

    FATORES ASSOCIADOS AO BEM ESTAR PSICOSSOCIAL DE PACIENTES COM SEQUELAS APARENTES DECORRENTES DE CIRURGIA ONCOLÓGICA NA REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO, Descrição: O Câncer de cabeça e pescoço é um termo utilizado para representar as neoplasias malignas que incidem o trato aerodigestivo superior. Seu tratamento inclui diferentes intervenções terapêuticas de acordo com o estadiamento do tumor, sendo que a abordagem cirúrgica pode culminar em sequelas consideráveis e alterações biopsicossociais. O objetivo deste estudo é analisar os fatores associados ao bem estar psicossocial de pacientes com sequelas aparentes decorrentes de cirurgia oncológica na região de cabeça e pescoço. Será realizado um estudo transversal com metodologia quantitativa, os sujeitos da pesquisa serão selecionados nos setores de Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço e de Fonoaudiologia do Hospital Araújo Jorge / Associação de Combate ao Câncer de Goiás (HAJ/ACCG), em Goiânia-GO. Serão convidados a participar indivíduos que tenham realizado cirurgia ressectiva para o tumor em região bucomaxilofacial como parte da terapia do câncer, sem reabilitação protética. Esta pesquisa será submetida aos Comitês de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos e Animais da Universidade Federal de Goiás (CEPUFG) e do Hospital Araújo Jorge. Serão coletados dados sobre bem estar psicossocial relacionado à Qualidade de Vida e autopercepção da aparência, dados sociodemográficos, clínicos e bem estar espiritual por meio de questionários. Dados clínicos relacionados ao tratamento da doença serão obtidos nos prontuários. Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e inferencial utilizando testes de comparação de grupos (teste t e Anova). Será realizada também análise de regressão simples e múltipla para verificar a associação entre as variáveis dependentes (relacionadas à qualidade de vida e autopercepção da aparência) e variáveis independentes (sociodemográficas, clínicas e bem estar espiritual). Para tratamento estatístico dos dados será utilizado o programa estatístico IBM-SPSS 21.0.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Integrante / Claudio Rodrigoes Leles - Coordenador / Tulio Eduardo Nogueira - Integrante / MARIA DO CARMO MATIAS FREIRE - Integrante / LILLIANE BRAGA MONTEIRO DOS REIS - Integrante / MARINA CESAR MACHADO - Integrante.

  • 2014 - 2018

    AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO DA CITOCINA IL-17 NO CARCINOMA ESPINOCELULAR DE BOCA: RELAÇÃO COM FATORES DE PROGNÓSTICO CLÍNICO E MICROSCÓPICO, Descrição: O Carcinoma Espinocelular (CEC) de boca é uma das neoplasias malignas mais prevalentes, possui elevada morbidade e mortalidade e alto índice invasão local e metástases regionais. Recentemente, grande interesse tem se voltado para o estudo das células imune-inflamatórias presentes no microambiente tumoral, bem como pela produção dos mediadores químicos produzidos por essas células e pelas células tumorais. Nesse contexto, as células Th17 e sua citocina interleucina 17 (IL-17) têm sido relacionadas com a redução do número de linfócitos T citotóxicos, aumento da migração de neutrófilos e angiogênese no microambiente tumoral. No entanto, o entendimento das vias moleculares que contribuem com o processo de iniciação e progressão tumoral via IL-17 ainda permanecem desconhecidas. O objetivo desse estudo será avaliar a expressão da citocina IL-17 e das células Th17, através das técnicas de imunoistoquímica, ELISA, citometria de fluxo e qRT-PCR, em amostras tecidual, sanguínea e salivar de pacientes com CEC primário de cavidade oral, com de lesões potencialmente malignas de cavidade oral (leucoplasia) e em indivíduos saudáveis. Em adição, será avaliada a relação da IL-17 com parâmetros de prognóstico clínicos (tamanho da lesão primária, presença de metástase e sobrevida dos pacientes) e microscópicos (gradação microscópica do tumor; invasão local; intensidade do infiltrado inflamatório, proliferação celular, apoptose, angiogênese, migração de neutrófilos, degradação da matriz extracelular, e com as populações de linfócitos T e neutrófilos) do CEC de cavidade oral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Integrante / Tarcilia Aparecida da Silva - Integrante / Aline Carvalho Batista - Integrante / Nádia Lago Costa - Coordenador / Marize Campos Valadares - Integrante / ANA KAROLINE CARVALHO ARAUJO - Integrante.

  • 2014 - Atual

    AVALIAÇÃO DE MOLÉCULAS E CITOCINAS ENVOLVIDAS NO ESCAPE IMUNOLÓGICO EM DESORDENS POTENCIALMENTE MALIGNAS DE BOCA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aline Carvalho Batista em 30/07/2019., Descrição: As desordens potencialmente malignas (DPMs) de boca consistem em tecidos morfologicamente alterados, os quais apresentam maior risco de transformação maligna que o tecido normal. Dentre as DPMs de boca, as mais frequentes são a leucoplasia (LE), queilite actínica (QA) e o líquen plano (LP). Atualmente sabe-se que as imunidades inata e adaptativa desempenham papel preponderante no combate as células mutadas ou geneticamente alteradas, no entanto a maioria dos cânceres tem desenvolvido estratégias imunomodulatórias que lhes permitem a evasão ou resistência à resposta imune. Dentre os mecanismos de escape imunológico utilizados pelas células mutadas pode-se citar a expressão das moléculas HLA-G, HLA-E, PDL1 e PDL2 e das citocinas IL-10 e TGF-beta. HLAs e PDLs exercem importante efeito inibitório contra a citólise mediada por células Natural Killer e linfócitos T citotóxicos (LTCs), os quais são fundamentais no desenvolvimento de uma resposta imune antitumoral efetiva. O objetivo deste estudo será avaliar a expressão das moléculas HLA-G, -E, PDL-1, -2, IL-10 e TGF; e a resposta imunológica antitumoral (LTCs CD8+, PD1+, CTL4+ e granzima B+; Foxp3+, CD57+, CD68+ e CD163+) em DPMs; bem como a relação desses mediadores/resposta imunológica com fatores de prognóstico das lesões e com o risco para transformação maligna. Amostras da lesão e/ou de saliva dos pacientes acometidos pela LE (n=70), QA (n=70) e LP (n=70) serão obtidas e submetidas às técnicas de imunoistoquímica e ELISA para identificação e mensuração das protéinas ou células. Mucosa oral saudável será incluída como controle. Análise semi-quantitativa da expressão das moléculas imunomodulatórias e quantitativa das células imunológicas/mm2 serão realizadas. Nossos achados poderão contribuir para um melhor entendimento dos fatores que favorecem a evasão das células epiteliais alteradas do sistema imunológico os quais podem estar associados a lesões ou pacientes que apresentam maior risco de transformação maligna.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Integrante / Rejane Faria Ribeiro-Rotta - Integrante / Aline Carvalho Batista - Coordenador / Nádia Lago Costa - Integrante / Diego Antonio Costa Arantes - Integrante / ANA CAROLINA CAMPOS MIRANDA - Integrante / INGREDY MOREIRA DE FREITAS VIEIRA - Integrante.

  • 2014 - Atual

    ADESÃO AO PROTOCOLO ODONTOLÓGICO PREVENTIVO PARA PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO: IMPACTO NA SOBREVIDA E INTERRUPÇÃO DA RADIOTERAPIA, ESTUDO PROSPECTIVO, Descrição: O câncer de cabeça e pescoço (CCP) apresenta alto índice de incidência e mortalidade. O principal tratamento para o CCP é o procedimento cirúrgico. Devido ao diagnóstico tardio desse grupo de lesões, terapias adjuvantes tais como quimioterapia e radioterapia, podem ser necessárias para o tratamento. Entretanto, essas terapias utilizadas apresentam efeitos adversos nos tecidos adjacentes, principalmente em cavidade oral, e dentre os efeitos os mais comuns destaca-se a mucosite, a dor e a redução do fluxo salivar. Essas complicações podem ser minimizadas através do suporte da equipe odontológica antes, durante e pós-tratamento oncológico. O objetivo, portanto, desse estudo prospectivo será verificar o índice de adesão dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde ? SUS no Hospital Aráujo Jorge da ACCG, ao Protocolo Preventivo Odontológico (PPO) e verificar a influência desse protocolo na redução dos efeitos adversos advindos da radioterapia e quimioterapia. Além disso, será investigada interrupção ou não da RT e a influência do PPO na sobrevida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Claudio Rodrigoes Leles - Integrante / Marilia Oliveira Morais - Integrante / Arthur Wilson F Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    ANQUILOSE DENTÁRIA: PREVALÊNCIA, ACURÁCIA DIAGNÓSTICA E CORRELAÇÃO HISTOLÓGICA COM EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO, Descrição: O exame de TCFC tem tido um crescente aplicação nas diversas áreas de atuação da odontologia, principalmente nas especialidades de Cirurgia e Ortodontia, por permitir uma melhor avaliação da região anatômica em estudo, sem sobreposições, com cortes multiplanares e com possibilidade de reconstrução volumétrica tridimensional. Devido a essa demanda crescente desse tipo de exame no diagnóstico de dentes anquilosados, destaca-se a importância de avaliar a acurácia da TCFC nos dentes não irrompidos com suspeita de anquilose. Vale ressaltar que os dentes não irrompidos apresentam como principal limitação ao diagnóstico à impossibilidade de realizar avaliações clínicas subjetivas (inspeção, percussão e mobilidade). Além disso, a determinação da condição de anquilose dentária é primordial para a definição do correto plano de tratamento e tomada de decisão por parte do profissional. Não há estudos na literatura demonstrando a acurácia do exame de TCFC no diagnóstico de anquilose de dentes não irrompidos correlacionando aos seus aspectos histológicos e radiográficos. Objetivos: - Realizar avaliação quantitativa e qualitativa de dentes anquilosados em exame de tomografia computadorizada por feixe cônico. Objetivos específicos - avaliar a frequência de dentes anquilosados na amostra estudada e dados demográficos como gênero, idade e dentes acometidos (subprojeto 1) - avaliar qual reconstrução multiplanar (MPR) permite melhor avaliar a presença ou ausência do espaço do ligamento periodontal e de área de reabsorção por substituição (subprojeto 2). - avaliar a sensibilidade e especificidade do exame de TCFC no diagnóstico de anquilose dentária (subprojeto 3). - Propor classificação para o grau de anquilose dentária, levando em consideração avaliação histológica, por histograma e no exame de tomografia computadorizada por feixe cônico (subprojeto 3).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Claudio Rodrigoes Leles - Integrante / Inara Carneiro Costa Rege - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Expressao de Osteocalcina e de receptores da calcitonina e glicoorticoide em lesão central de celulas gigantes no complexo maxilo-mandibular, Descrição: A Lesão Central de Células Gigantes (LCCG) é uma lesão intraóssea, benigna, idiopática, às vezes agressiva. A maioria das LCCGs ocorrem na mandíbula com predileção para o sexo feminino, com média de idade entre 20 a 30 anos. Na avaliação histopatológica verifica-se a presença de células gigantes multinucleadas permeando células mesênquimais ovóides ou fusiformes e macrófagos arredondados. A curetagem cirúrgica é a terapia mais frequentemente utilizada para a LCCG, no entanto, a literatura apresenta três terapias alternativas para o tratamento não cirúrgico dessas lesões: (1) injeções de corticosteróides, (2) calcitonina e (3) interferon alfa ? 2a. Estudos tem demonstrado que o uso de spray via nasal de calcitonina e ou corticóide intralesional reduzem o tamanho da lesão e por vezes leva a sua completa resolução, mas por vezes esses tratamentos também falham. Atualmente, com os avanços da biologia molecular, foi observado que este tipo de lesão pode apresentar células com receptores para glicocorticoides e calcitonina que podem atuar na remissão dessas lesões por atuarem no processo inflamatório e no processo de reparo ósseo. Estas lesões, também, apresentam um alto índice osteolítico levando a reabsorção óssea e para avaliar o potencial de reparo ósseo uma proteína que pode ser investigada é a osteocalcina, que é um ótimo marcador da atividade osteoblástica e neoformação óssea. O propósito, portanto, desta investigação será avaliar expressividade dos receptores de glicocorticoide (GCR) e calcitonina (CTR) e da proteína osteocalcina em lesões de LCCG por meio da técnica da imuno-histoquímica e suas possíveis associações com fatores clínicos, radiográficos e microscópicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Inara Carneiro Costa Rege - Integrante / Allisson Filipe Lopes Martins - Integrante / Marilia Oliveira Morais - Integrante / Paulo Otavio do Carmo Sousa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2012 - 2014

    Adenoma Pleomórfico de Glândulas Salivares Menores: avaliação do potencial neoplásico, índice de proliferação celular e apoptose., Descrição: Adenoma pleomórfico (AP) é a neoplasia benigna mais comum das glândulas salivares que acomete principalmente a glândula parótida (70 a 80%), seguido da glândula submandibular (8%) e glândula salivar menor (7 % a 15%)1. Em essência, são tumores derivado do mioepitélio, que apresentam diferenciação tanto epitelial quanto mesenquimal, e devido a sua diversidade histológica, foi denominado de ?tumor misto?. A histologia é caracterizada por elementos epiteliais dispersos pela matriz, exibindo diferentes graus de tecido mixóide, hialino, condróide e até mesmo ósseo 2,3. Esta neoplasia é de etiologia incerta e há indícios que a exposição aos raios Ultra Violeta aumenta o risco de desenvolvê-la4. Quando em glândula salivar menor, o palato é o sítio anatômico mais freqüente, seguido pelo lábio, mucosa bucal, assoalho bucal, língua, tonsilas e região retromolar 5 . O tumor pode se desenvolver em qualquer idade, sendo mais comum entre a 4º e 6º década de vida. Além disso,observa-se uma leve predileção pelo sexo feminino 6,7. O AP em glândulas salivares menores é um tumor benigno que exige atenção especial, tendo em vista sua localização em cavidade oral e seu potencial para transformação maligna, principalmente nos casos onde o tumor permanece por longos períodos sem diagnóstico e tratamento8. Nos casos em que ocorre a transformação maligna os índices de mortalidade são bastante altos 9,10. Diante deste contexto, esta pesquisa torna-se relevante, e tem como propósito investigar o potencial neoplásico do AP através da expressão da glicoproteína MUC1, proteína muco secretora, presente nos ácinos das glândulas salivares, cuja função é a de mediar interações entre células-microambiente 11. Tem sido descrito na literatura a superexpressão desta glicoproteína em tumores de glândulas salivares, dentre eles o AP, entretanto, não há trabalhos na literatura correlacionando se a expressão desta glicoproteína está associada a um maior ou menor índice de proliferação celular e rela. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Morais, Marília Oliveira - Integrante / Jean Carlos Barbosa Ferreira - Integrante / Cláudio Rodrigues Leles - Integrante / Marcela Ramos Abrahão Elias - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2012 - 2014

    EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS DE ADESÃO E PROLIFERAÇÃO CELULAR EM CARCINOMA ESPINOCELULAR E CARCINOMA ESCAMOSO BASALÓIDE, Descrição: O câncer de boca representa umproblema de saúde pública. Estima-se que esta neoplasia acometa anualmente cerca de 275.000 pessoas em todo o mundo, sendo que dois terços desses casos ocorrem em países em desenvolvimento. No Brasil, a estimativa de novos casos para o ano de 2012 realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresenta o câncer de boca como o décimo primeiromais frequente no gênero feminino e o quinto no gênero masculino. Dentre os diferentes tipos de câncer de boca, o Carcinoma espinocelular (CEC), tem sido relatado como o mais frequente, representando aproximadamente 90% das neoplasias malignas da cavidade oral. A etiologia do CEC oral é multifatorial3, sendo o principal fator etiológico para o seu desenvolvimento o consumo combinado de fumo e álcool. A infecção por Papiloma Vírus Humana (HPV), poluição ambiental, deficiências nutricionais, condição precária de saúde bucal e presença de lesões com potencial de transformação maligna também já tiveram sua importância relatada no desenvolvimento desta neoplasia.Nos últimos anos, foram identificados vários marcadores biológicos que podem modular a progressão do tumor e assim fornecer informações úteis para o prognóstico e tratamento do CEC e CEB oral. O objetivo deste trabalho é verificar a expressão das proteínas ki-67, beta-catenina, E-caderina, p53, p16 em carcinoma escamoso basalóide e carcinoma espinocelular e sua associação com as variáveis clínicas e patológicas,utilizando técnica imunohistoquímica .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Rita de Cássia G. Alencar - Integrante / Claudio Rodrigoes Leles - Integrante / Carlos Henrique Pereira - Integrante / Mariana Quirino Soares - Integrante / Allisson Filipe Lopes Martins - Integrante / Marilia Oliveira Morais - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio de Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Investigação do papel das moléculas de adesão de E-caderina, β-catenina, Integrinas α2β1 e α3β1 em carcinomas espinocelulares de boca com e sem metástase linfonodal., Descrição: Avaliar as moléculas de adesão E-caderina, β-catenina, Integrina α2β1 e α3β1 em CEC de boca de pacientes com e sem metástase linfonodal, tanto no sitio primário quanto nos linfonodos metastáticos no intuito de verificar o potencial dessas moléculas de adesão no processo de metástase e como marcadores de prognóstico.? Correlacionar a expressão de E-caderina, β-catenina no parênquima e Integrina α2β1 e α3β1 no estroma tumoral e as variáveis clínico-patológicas a fim de verificar o potencial dessas moléculas no processo de invasão tumoral, metástase e como marcadores de prognóstico. ? Investigar a expressão das proteínas E-caderina, β-catenina, Integrina α2β1 e α3β1 no sítio primário e em linfonodos metastáticos por imuno istoquimica. ? Avaliar da expressão gênica do mRNA das proteínas E-caderina, β-catenina, Integrina α2β1 e α3β1 por meio de PCR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Batista, Aline C. - Integrante / Leles, Cláudio Rodrigues - Integrante / Soares, Mariana Silveira - Integrante / Juliana Andrade Mendonça - Integrante / Marilia Oliveira Morais - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    SUBTRAÇÃO DIGITAL ASSOCIADA À TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO: UM NOVO MÉTODO PARA ACOMPANHAMENTO DE REPARO ÓSSEO, Descrição: O processo de reparo ósseo é frequente na prática odontológica e o seu controle e processos de monitoração deste fenômeno são importantes. A cicatrização óssea é esperada durante o tratamento de lesões de diversas naturezas, sendo que o seu curso é determinante para o estabelecimento do processo de cura e definição de prognóstico. A visualização clínica deste processo tem sido uma constante na prática diária na ciência da saúde e muitas vezes o acompanhamento deste processo tem sido auxiliado pela utilização de métodos convencionais de imagens e mais recentemente por métodos tomográficos computadorizados e por técnica que permite a subtração de imagens. O monitoramento do processo de reparo ósseo utilizando a subtração digital radiográfica (SDR) tem se mostrado como uma técnica sensível à percepção de mínimas variações de mineralização óssea9,18,25. Uma limitação da subtração se deve ao fato de utilizar exames radiográficos bidimensionais7, que, além de gerarem a sobreposição de estruturas que estão em níveis diferentes de profundidade, não permitem uma avaliação tridimensional da região examinada2,6. Para esta análise tridimensional da topografia das estruturas mineralizadas do complexo dento-maxilo-facial, os Cirurgiões Dentistas recorrem cada vez mais à tomografia computadorizada e em especial as de feixe cônico (TCFC)13,29,33. Entretanto, esta tecnologia ainda não foi utilizada para quantificar, em valores de pixel/voxel, o processo de ganho ou perda mineral nos casos em que se espera reparo ósseo. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa será desenvolver pela primeira vez um método de monitoração do processo de ganho ou perda mineral em especial no reparo ósseo associando o método de SDR em imagens obtidas por TCFC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Leles, Cláudio Rodrigues - Integrante / Thiago Oliveira Sousa - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    ÍNDICE DE ADESÃO AO PROGRAMA DE PREPARO E CONTROLE ODONTOLÓGICO DE PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA SUBMETIDOS A TRATAMENTOS ADJUVANTES DE RADIOTERAPIA E/OU QUIMIOTERAPIA E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS, Descrição: O câncer de cavidade oral apresenta alta taxa de mortalidade e seu tratamento influencia na qualidade de vida dos pacientes, tendo em vista que o tratamento pode promover desfiguração, dificuldades de fonação, deglutição e respiração. O principal tratamento para o câncer de boca é o procedimento cirúrgico, entretanto, na maioria dos casos, nos quais o diagnóstico é realizado em estágios avançados, há a necessidade de realizar tratamentos adjuvantes como radioterapia e quimioterapia. Estes tratamentos considerados adjuvantes são importantes para impedir o desenvolvimento e o controle da doença, consequentemente aumentando a sobrevida dos pacientes. Estas terapias, entretanto, podem apresentar efeitos adversos nos tecidos adjacentes ao sitio primário da doença e dentre os mais conhecidos estão a mucosite, a dor, a redução do fluxo salivar, disfagia e manifestações sistêmicas. Diante disto, os pacientes precisam estar apoiados por equipes transdisciplinares e dentre elas a equipe odontológica que dará suporte antes, durante e pós-tratamento com estas terapias adjuvantes. O objetivo, portanto, deste trabalho será realizar um estudo coorte retrospectivo do período de 1989 a 2009 que verificará o índice de adesão dos pacientes ao protocolo de prevenção e controle odontológico e verificar a influência do protocolo na redução dos efeitos adversos advindos das terapias adjuvantes (radioterapia e/ou quimioterapia) e a associação deste protocolo quanto à sobrevida livre de doença e sobrevida global do paciente portador e neoplasia maligna em boca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Claudio Rodrigoes Leles - Integrante / Marilia Oliveira Morais - Integrante / Marcela Ramos Abrahão Elias - Integrante / Juliana Castro Dourado Pinezi - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - Atual

    FORMULAÇÃO E ESTUDO CLINICO RANDOMIZADO DUPLO-CEGO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS COM FINALIDADE PROFILÁTICA E CURATIVA DA MUCOSITE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marize Campos Valadares em 20/12/2016., Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer a cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a FBM Indústria farmacêutica com o propósito central de realizar a formulação e o estudo clinico randomizado duplo-cego de medicamentos fitoterápicos com finalidade profilática e curativa da mucosite, condição clinica ainda sem tratamento medicamentoso específico. Serão preparadas formulações de fitomedicamentos inovadores de liberação controlada com propriedades mucoadesivas baseadas em princípios ativos encontrados em exemplares existentes na biodiversidade brasileira e aqui cultivados para o tratamento da mucosite. Tendo em vista que atualmente não existe um tratamento padrão para a mucosite, é de extrema importância o desenvolvimento de novos recursos terapêuticos efetivos e acessíveis ao paciente oncológico. Este projeto busca soluções baseadas em fitomedicamentos oriundos da biodiversidade brasileira em formas farmac6euticas e usos clínicos inovadores para o tratamento e prevenção da mucosite.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Integrante / Aline Carvalho Batista - Integrante / Geisa Badaui Lauria Silva - Integrante / Eliana Martins Lima - Integrante / Angélica Ferreira Oton Leite - Integrante / Marize Campos Valadares - Coordenador / MARRETO, RICARDO NEVES - Integrante / Diego Antonio Costa Arantes - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Formulação e Estudo Clinico Randomizado Duplo-cego de Medicamentos Fitoterápicos com Finalidade Profilática e Curativa da Mucosite, Descrição: O projeto tem como objetivo estabelecer a cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a FBM Indústria farmacêutica com o propósito central de realizar a formulação e o estudo clinico randomizado duplo-cego de medicamentos fitoterápicos com finalidade profilática e curativa da mucosite, condição clinica ainda sem tratamento medicamentoso específico. Serão preparadas formulações de fitomedicamentos inovadores de liberação controlada com propriedades mucoadesivas baseadas em princípios ativos encontrados em exemplares existentes na biodiversidade brasileira e aqui cultivados para o tratamento da mucosite. Tendo em vista que atualmente não existe um tratamento padrão para a mucosite, é de extrema importância o desenvolvimento de novos recursos terapêuticos efetivos e acessíveis ao paciente oncológico. Este projeto busca soluções baseadas em fitomedicamentos oriundos da biodiversidade brasileira em formas farmacêuticas e usos clínicos inovadores para o tratamento e prevenção da mucosite.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Integrante / Aline Carvalho Batista - Integrante / Eliana Martins Lima - Integrante / Ricardo Neves Marreto - Integrante / Marize Campos Valadares - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Expressão de citocinas em amostras de saliva e sangue de pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia exclusiva ou associada à quimioterapia após aplicação local do laser de baixa potência., Descrição: É comum em pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP)o desenvolvimento de complicações agudas resultantes do tratamento radio e/ou quimioterápico. As complicações orais mais comuns são mucosite oral (MO), dor e redução do fluxo salivar; efeitos que influenciam a qualidade de vida (QV) dos pacientes. Vários estudos relatam os benefícios do Laser de Baixa Potência (LBP) na prevenção e tratamento dessas complicações, o que conseqüentemente contribui com a melhora da QV. Estudo desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa em 2009 confirmou que o LBP tem impacto positivo na Qualidade de Vida (QV) de pacientes com CCP e reduz significativamente as complicações orais decorrentes do tratamento oncológico. Entretanto, o mecanismo de ação do LBP na MO induzida pela radioterapia (RT) em humanos ainda não está totalmente elucidado. Portanto, a proposta deste estudo será verificar o efeito do LBP na produção de citocinas pró e antiinflamatórias na saliva e sangue dos pacientes com CCP submetidos à RT exclusiva ou associada à quimioterapia (QT), através de ensaios de ?Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay? (ELISA). Além disto, propomos correlacionar os níveis das citocinas no sangue e saliva com parâmetros clínicos-patológicos (dor, grau de mucosite,xerostomia e dose e tipo de agente quimioterápico). A realização deste trabalho contribuirá para elucidar os mecanismos biológicos da provável ação na resposta inflamatória do laser nos tecidos da mucosa oral, além de reforçar a aplicação dessa modalidade terapêutica, não invasiva e de baixo custo durante o tratamento oncológico. Acredita-se que com a implantação desta terapêutica na rede pública resultará na redução da interrupção dos tratamentos oncológicos decorrente dos efeitos adversos, melhor controle da doença e qualidade de vida do paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Angélica Ferreira O. Leite - Integrante / Leles, Cláudio Rodrigues - Integrante / SILVA, TARCÍLA APARECIDA - Integrante / Aline Carvalho Batista - Integrante., Financiador(es): Faculdade de Odontologia da UFG - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2011

    ACHADOS INCIDENTAIS DE ALTERAÇÕES DA NORMALIDADE DOS SEIOS MAXILARES OBSERVADAS EM EXAMES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO (TCFC), Descrição: Detectar através de exames obtidos por tomografia computadorizada por feixe cônico as alterações da normalidade congênitas ou adquiridas mais freqüente dos seios maxilares.Classificar as alterações da normalidade de acordo a natureza das alterações podendo estas ser: inflamatórias, císticas, degenerativas, neoplásicas, iatrogênicas e sistêmicas.2 Avaliar a prevalência destas alterações relacionando-as à dados demográficos como gênero, idade e localização anatômica dentro do seio maxilar e estabelecer a possível etiopatogenia das lesões com base no diagnóstico tomográfico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Thiago Oliveira Sousa - Integrante / Inara Carneiro Costa Rege - Integrante / Claudio Rodrigues Leles - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2008 - 2010

    Impacto do laser de baixa potência (InGaAlP) na qualidade de vida dos pacientes portadores de câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia exclusiva ou associada à quimioterapia., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / Ribeiro-Rotta, Rejane Faria - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    Expressão de reguladores da reabsorção óssea (RANK/ RANKL/ OPG) em lesões fibro-ósseas e outras lesões relacionadas ao osso, Descrição: A reabsorção óssea é um dos principais eventos biológicos responsáveis pela evolução e agressividade de lesões ósseas relacionadas aos maxilares e depende da formação e ativação dos osteoclastos. Uma das principais via de diferenciação e ativação dos osteoclastos envolve o sistema recentemente descoberto, RANK (receptor ativador do fator nuclear NFkB)-RANKL (receptor ativador do fator nuclear NFkB ligante)-OPG (osteoprotegerina). O RANKL é uma molécula importante para a diferenciação das células hematopoiéticas progenitoras em osteoclastos maduros e exerce seus efeitos por meio de sua ligação ao receptor RANK. Por outro lado, a osteoclastogênese é bloqueada na presença da OPG, um receptor solúvel que ao se ligar ao RANKL impede a sua ligação ao seu receptor RANK, inibindo assim a diferenciação de osteoclastos. A proposta deste estudo será identificar, quantificar e avaliar comparativamente a expressão das moléculas reguladoras da reabsorção óssea RANK, RANKL e OPG em lesões relacionadas aos ossos, com alta prevalência na maxila e mandíbula, que apresentam comportamento clínico e biológico distintos. Neste contexto, cinco lesões serão consideradas: 1- displasia fibrosa (DF); 2- a lesão central de células gigantes (LCCG); 3- cisto ósseo aneurismático; 4- fibroma ossificante (FO) e 5- osteossarcoma (OS). A identificação das moléculas reguladoras da reabsorção óssea será feita por meio da técnica da imunoistoquímica e a análise morfométrica do número de células RANK+, RANKL+ e OPG+ por mm2, bem como a proporção destas células em relação às células negativas, será realizada com auxílio de um retículo de integração. Além disto, propomos determinar a expressão gênica do RNAm das proteínas RANK, RANKL e OPG, através da reação em cadeia da polimerase (RT-PCR), em tempo real, nestas lesões citadas acima. A identificação e quantificação da expressão do RANKL, o principal mediador da osteoclastogênese, e de seu inibidor solúvel OPG em diferentes tumores odontogênicos benignos p. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Aline Carvalho Batista - Integrante / CLAUDIO RODRIGUES LELES - Integrante / Tarcilia Aparecida da Silva - Integrante / Larissa Santana Arantes Elias - Integrante / Marco Aurelio Carvalho - Integrante / Rafael Ferreira da Costa - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    NEOPLASIAS MALIGNAS EM CAVIDADE ORBITÁRIA E REABILITAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA EM UM HOSPITAL BRASILEIRO DE ONCOLOGIA - ESTUDO RETROSPECTIVO DE 12 ANOS, Descrição: Tumores malignos em cavidade ocular em geral requerem tratamento cirúrgico, porém, há poucos estudos registrando a prevalência de tumores na região orbital e a reabilitação pós-cirúrgica através de próteses bucomaxilofaciais. O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de tumores malignos na cavidade orbitária, as modalidades cirúrgicas empregadas como tratamento e a reabilitação protética pós-cirúrgica. Uma amostra retrospectiva de conveniência foi selecionada de 269 prontuários de pacientes atendidos no Hospital Araújo Jorge (Goiânia, Goiás, Brasil), referência regional para tratamento oncológico e apoiado pelo Sistema Único de Saúde, no período entre 1998 a 2009. Dados relativos a variáveis clínico-patológicas, suporte psicológico, reabilitação protética e desfecho clínico foram investigados. A análise estatística descritiva revelou que a faixa etária variou de 1 a 92 anos, com média de 43,5 anos, sendo 50,2% dos pacientes do gênero feminino. Os tumores mais prevalentes foram carcinoma basocelular (CBC) - 58%, retinoblastoma (RB) - 17,1%, carcinoma espinocelular de conjuntiva (CECC) - 7,1%, melanoma maligno (6,7%) e rabdomiossarcoma (RBS) - 4,5%. Do total, 250 pacientes (92,3%) foram submetidos a cirurgia por meio de exenteração (78%) ou enucleação (21,6%). Apenas 25 pacientes (9,3%) receberam apoio psicológico e 29 pacientes (10,8%) receberam a reabilitação protética ocular. As variáveis associadas a reabilitação estética ocular foram idade (p<0,001) e tipo de cirurgia (p<0,001). Conclui-se, então, que há baixos índices de cuidados protéticos e atenção psicológica oferecida aos pacientes e, que o processo estético reabilitador foi influenciado pela idade jovem do paciente e nos casos de enucleação cirurgica do globo ocular. Palavras-chave: neoplasias orbitárias, prevalência, prótese ocular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2009

    EXPRESSÃO DA PROTEINA KI-67 E DA GLICOPROTEINA MUC1 EM CARCINOMAS MUCOPEPIDERMÓIDE DE GLÂNDULAS SALIVARES MENORES. Implicação Prognóstica, Descrição: Investigar a significância prognóstica dos índices de proliferação celular e da atividade mucossecretora no Carcinoma Mucoepidermóide (CME) de glândulas salivares menores de cavidade oral através da imunoexpressão da proteína Ki-67 e da glicoproteína MUC1 em indivíduos jovens e adultos, correlacionando-os aos parâmetros clínico-patológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Elismauro Francisco de Mendonca - Coordenador / Tarcilia Aparecida da Silva - Integrante / Cintia Ferreira Gonçalves - Integrante / Batista, Aline Carvalho - Integrante / Morais, Marília Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Medalha Panain na Areá de Estomatologia, Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo.

2015

Trabalho premiado na categoria Painel Aspirante e Efetivo durante 32a. Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontollógica. Areá 7 - PN 1759, Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica..

2015

Menção Honrosa. PN1732 Martins AFL*, Souza POC, Morais MO, Rege ICC, Fernandes LBF, Mendonça EF - Expressão da proteína Osteocalcina em Lesões Centrais de Células Gigantes dos ossos gnáticos., Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica..

2015

Terceiro lugar - Poster científico - Ciogo /2015. Avaliação da citotoxidade em mucosa bucal de fitomedicamento para tratamento da mucosite oral ( Estudo Clinico Fase 1). Apresentado pelo aluno PIBIC, CIOGO - Congresso Internacional de Odontologia - ABO- Goiás.

1995

PREMIO ESTIMULO KOLYNOS DE INICIAÇÃO À PESQUISA, KOLYNOS DO BRASIL.

1993

MEDALHA ARAO RUMEL, ASSOCIACAO BRASILEIRA DE RADIOLOGIA ODONTOLOGICA.

1993

PREMIO ESTIMULO KOLYNOS DE PESQUISA PELA ORIENTACAO DO MELHOR TRABALHODE PESQUISA ,ORIENTANDO A ACADEMICA FLAVIA ALINE SILVA, KOLINOS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Odontologia, Departamento de Ciências Estomatológicas. , Praça Universitária S/N, UNIVERSITARIO, 74605220 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 32096067, Fax: (62) 32096327

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1985 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    professor titular

    Atividades

    • 09/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação do regime de Professor Associado.

    • 10/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CAPES, .,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação da CAPES dos cursos de pós-graduação estrito senso da área de Odontologia.

    • 10/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Odontologia, Departamento de Ciências Estomatológicas.,Linhas de pesquisa

    • 10/1985

      Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOPATOLOGIA DOS TECIDOS MOLES DA BOCA, PATOLOGIA GERAL E BUCO DENTAL, RADIOLOGIA E SEMIOLOGIA, ESTOMATOLOGIA

    • 10/1985

      Ensino,,Disciplinas ministradas, PATOLOGIA GERAL E BUCO DENTAL, RADIOLOGIA ODONTOLOGICA, SEMIOLOGIA, ESTOMATOLOGIA

    • 10/1985

      Serviços técnicos especializados , Faculdade de Odontologia, Laboratório de Patologia.,Serviço realizado, SERVICO DE ANATOMO PATOLOGIA DESENVOLVIDO NO LABORATO RIO DE PATOLOGIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFG PROGRAMA DE EXTENSAO NO HOSPITAL ARAUJO JORGE DA ASSO- CIACAO DE COMBATE AO CANCER EM GOIAS.

    • 03/1994 - 07/1999

      Direção e administração, Faculdade de Odontologia, Departamento de Ciências Estomatológicas.,Cargo ou função, COORDENADOR DO CURSO DE GRADUACAO DE ODONTOLOGIA.

  • 2010 - Atual

    Hospital Araújo Jorge

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Araújo Jorge da ACCG em parceria com a FUNAPE/UFG.

  • 1988 - Atual

    Hospital Araújo Jorge

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Setor de Estomatologia, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Ha um convenio de colaboração mútua entre a Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Odontologia e o Hospital Araujo Jorge da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. Desde 1988 a Faculdade de Odontologia, através do Professor Elismauro desempenha um programa de prevenção e diagnóstico de lesões que acometem a cavidade Bucal. Ém um campo para pesquisa e estágios tanto para a graduação como para a pós-graduação.

    Atividades

    • 01/1991

      Ensino, Residencia em Oncologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estomatologia aplicada a Oncologia

    • 08/1988

      Direção e administração, Departamento de Cabeça e pescoço, .,Cargo ou função, Coordenador do serviço de estomatologia do Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, sem vínculo empregatício, como atividade de extensão em parceria com a Universidade Federal de Goiás pelo convênio de parceria entre as duas.

    • 08/1988

      Estágios , Departamento de Cabeça e pescoço, .,Estágio realizado, Sob responsabilidade do Prof. Elismauro é oferecido Estágio a Academicos e Profissionais de Odontologia da cidade de Goiânia e Anapolis..

    • 08/1988

      Extensão universitária , Departamento de Cabeça e pescoço, .,Atividade de extensão realizada, Atendimento de pacientes que procuram o Hospital Araujo Jorge para diagnostico e prevenção de doenças da boca..

  • 1996 - 2000

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profesor convidado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Prof. convidado da FAFEOD para ministrar a disciplina de Fisiopatologia dos Tecidos Moles da Boca. A disciplina é ministrada durante uma semana em período integral perfazendo o total de 40 horas.

    Atividades

    • 05/1996 - 05/2000

      Ensino, Odontologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiopatologia dos Tecidos moles da boca

  • 1985 - Atual

    FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)