Lucas Guimarães Neves

Mestre (Msc) em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica na Universidade Federal Fluminense (2015). Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Farmácia Industrial também pela Universidade Federal Fluminense (2007). Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas pela Fiocruz/Farmaguinhos (2010). Possui experiência em torno de 4 anos em Indústria Farmacêutica (multinacional e nacional), especificamente na parte da Produção de Injetáveis e Sólidos Orais. Cerca de 5 anos, atuando como Farmacêutico Hospitalar no Hospital Estadual Eduardo Rabello - IASERJ e desse, 3 anos concomitantemente, exercendo a função de Farmacêutico da Estratégia da Saúde da Família - ESF no Município do Rio de Janeiro. Atuação direta em Serviços Farmacêuticos voltados para Atenção Básica em Saúde. Trabalhando com educação ministrando palestras e minicursos ao longo de 2014 e 2015. Professor Instrutor da Faculdade de Medicina de Campos - FMC ministrando disciplinas de Química Orgânica, Química Geral e Primeiros Socorros ao longo dos anos de 2015 e 2016 para graduação de Farmácia. Atualmente sou Farmacêutico do quadro permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Carangola / MG e de Caparaó/MG. Em Carangola atuação no Programa DST/AIDS e Tuberculose, Vigilância em Saúde e como Fiscal Sanitário Farmacêutico. Em Caparaó atuação no Componente Básico e do especializado (Alto Custo) do Município e também com participação direta na administração e gestão da Assistência Farmacêutica Municipal.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Desafios e Práticas dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária no município do Rio Janeiro, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Wilson da Costa Santos
Coorientador: Selma Rodrigues de Castilho. Palavras-chave: Atenção Básica a Saúde; Avaliação da Assistência Farmacêutica; Atenção Primária à Saúde; Assistência Farmacêutica.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas

2008 - 2010

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A indústria farmacêutica e a Validação de Sistemas Computadorizados
Orientador: Lucyenne da Silva Barbosa

Graduação em Farmacia Industrial

2002 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Codificação e Seleção de Causas Básicas de Morte. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, SES - MG, Brasil.

2011 - 2011

Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica de Saúde. (Carga horária: 72h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Liderança e Gestão de Equipes. (Carga horária: 16h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2004 - 2004

Segurança em Laboratórios de Química. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2004 - 2004

Intrudução a Cromatografia Gasosa. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2003 - 2003

Introdução a Toxicologia Clínica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Industrial Farmacêutica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Síntese Orgânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio de Assistência Farmacêutica da CAP 5.1.DESAFIOS E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2016. (Simpósio).

VIII CONGRESSO MINEIRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NOVOS PARADIGMAS NO CUIDADO EM SAÚDE. A prática farmacêutica na Atenção Básica em Saúde. 2015. (Congresso).

I Simpósio sobre ética em pesquisa da Faculdade de Farmácia da UFF.DESAFIOS E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS NA ATENÇÃO PRMÁRIA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2013. (Simpósio).

III Encontro da Saúde e II Jornada Interna de Iniciação Científica.Auação farmacêutica em Saúde mental: orientção para uso correto de medicamentos no CAPS Lima Barretoo. 2012. (Encontro).

Semana de Monitoria Universidade Federal Fluminense.Medicamentos Utilizados para o Controle da Obesidade. 2006. (Encontro).

Sociedade Brasileira de Química 29ª Reunião Anual. Rotas alternativas na preparação de éteres de oximas. 2006. (Congresso).

Sociedade Brasileira de Química 28ª Reunião Anual. Benerva e a Preparação de Benzoínas Simétricas. 2005. (Congresso).

14º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Benerva e a Preparação de Benzoínas Simétricas. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Débora da Silva Muniz Machado

NEVES, Lucas Guimarães; FERREIRA, C. E. F.; FERREIRA, J. S.. Controle de Qualidade Físico-Químico de comprimidos de glibenclamida distribuídos pelo progra "Aqui tem Farmácia Popular" em Campos dos Goytacazes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Medicina de Campos.

Aluno: Eduardo Vieira de Oliveira

FERREIRA, C. E. F.;NEVES, Lucas Guimarães; MOURA, P. R. F.. O uso do Zolpidem frente aos benzodiazepínicos no tratamento do distúrbio do sono. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Medicina de Campos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marlene Silva da Cunha

CUNHA, M. S.. Validação de Sistemas computadorizados. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Industrial farmacêutica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Carmelinda Monteiro Costa Afonso

Santos, Wilson da Costa;Castilho,SR; Silva, Carolina Lazzarotto;AFONSO, C. M. C.; Benedito Carlos Cordeiro. Desafios e Práticas dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária no Município do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Selma Rodrigues de Castilho

Silva, C.L.;AFONSO, Carmelinda Monteiro Costa; CORDEIRO, B.C.;CASTILHO, S. R.; SANTOS, W. C.. Desafios e Práticas dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária do Município do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eugênia Cristina Souza Brenelli

Resolução Enzimática de alfa-Hidroxi Cetonas Através de Lipases; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq; do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Sabrina Calil-Elias

Monitoria em Farmacodinâmica II; 2006; Orientação de outra natureza; (FARMÁCIA INDUSTRIAL) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Euclides da Cunha; Orientador: Sabrina Calil-Elias;

WILSON DA COSTA SANTOS

Desafios e Práticas dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária no município do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Gestão e Administração da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Wilson da Costa Santos;

WILSON DA COSTA SANTOS

Monitoria na Disciplina Farmacodinâmica II; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Fundação Euclides da Cunha; Orientador: Wilson da Costa Santos;

Selma Rodrigues de Castilho

Desafios e práticas dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária no município do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof em Adm; e Gestão da Assist; Farmac; ) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Selma Rodrigues de Castilho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NEVES, Lucas Guimarães ; Brenelli, E. C. S. . Rotas Alternativas na preparação de éteres de oximas. In: Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia. Química é Energia: transforma a vida e preserva o ambiente, 2006.

  • NEVES, Lucas Guimarães . A prática Farmacêutica na Atenção Básica: desafios e perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Lucas Guimarães . O papel do Farmacêutico no SUS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Lucas Guimarães . Atuação do Farmacêutico na Indústria Farmacêutica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NEVES, Lucas Guimarães . A Prática Farmacêutica na Atenção Básica: desafios e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Lucas Guimarães ; Brenelli, E. C. S. . Rotas Alternativas na Preparação de Éteres de Oximas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, Lucas Guimarães ; SANTOS, W. C. ; Sabrina Calil-Elias . Medicamentos Utilizados para o Controle da Obesidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Brenelli, E. C. S. ; NEVES, Lucas Guimarães . Benerva e a Preparação de Benzoínas Simétricas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, Lucas Guimarães ; Brenelli, E. C. S. . Benerva e a Prearação de Benzoínas Simétricas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NEVES, Lucas Guimarães ; CASTILHO, S. R. ; CORDEIRO, B. . A prática farmacêutica na atenção primária em saúde: desafios e perspectivas.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

NEVES, Lucas Guimarães . Aplicação de Injetáveis. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NEVES, Lucas Guimarães . A prática farmacêutica na Atenção Básica em Saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2006

    Resolução Enzimática de a-Hidroxi Cetonas Através de Lipases, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Guimarães Neves - Integrante / Eugênia Cristina Souza Brenelli - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

14° Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Secretaria Municipal de Saúde de Carangola / MG

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Carangola/MG atuando na Secretaria de Saúde do Município em questão. Responsável pela dispensação e controle de estoque e Atenção Farmacêutica no Programa IST's/AIDS e Tuberculose. Operação do SICLOM, sistema de gerenciamento do Programa de AIDS e operação do SIGAF (Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica). Atuou nas demandas judiciais referentes a medicamentos do Município. Aquisição dos medicamentos referentes a ordens judiciais, pareceres técnicos para o setor jurídico Municipal e atendimento dessas demandas. Atualmente desempenhando funções de Coordenação de Vigilância em Saúde e concomitantemente Fiscal Sanitário Farmacêutico, realizando fiscalização sanitária de drogarias e farmácias presentes em Carangola.

  • 2016 - Atual

    Prefeitura Municipal de Caparaó

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Caparaó/MG atuando na Secretaria de Saúde do Município em questão. Responsável pela dispensação e controle de estoque do Componente Básico da Assistência Farmacêutica e Componente Especializa (Alto Custo). Operação do SIGAF (Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica). Participação na organização, gestão e administração da Assistência Farmacêutica Municipal.

  • 2015 - 2016

    Faculdade de Medicina de Campos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Instrutor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor 8 horas para o curso de Graduação em Farmácia, tendo ministrado até o momento os componentes curriculares de Primeiros Socorros (Urgência e Emergência), Química Geral, Química Orgânica I e II.

  • 2016 - 2017

    INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor PRONATEC, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bolsista Profissional do PRONATEC ? Professor Professor para o Curso Técnico de Saúde Bucal e Técnico de Enfermagem ministrando as seguintes disciplinas durante os módulos dos anos de 2016 e 2017: Primeiros Socorros (60 horas); O TSB e a Vigilância em Saúde Bucal I (90 h); Enfermagem em Saúde Coletiva II (30h).

  • 2011 - 2014

    secretaria municipal de saude do rio de janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutico Responsável Técnico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Farmacêutico Responsável Técnico Unidade de Atenção Primária em Saúde da SMS / RJ ? Estratégia Saúde da Família - ESF: Farmácia da rede municipal de Atenção Básica à Saúde. Responsável pela inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (set/2011), com implementação e estruturação dos serviços farmacêuticos no território da unidade. Realização de pedido, recebimento, controle de estoque e dispensação de medicamentos utilizados na Atenção Básica de Saúde. Assistência Farmacêutica a equipe técnica da Unidade e ao paciente. Realização de controle de estoque e dispensação de saneantes para uso interno na Unidade. Participação e realização de grupos de estudo para promoção da assistência farmacêutica com a população local, com a equipe de agentes comunitários de saúde e equipe técnica da Unidade. Criação de POP´s, formulários, preenchimento de documentação e supervisão da rotina da farmácia, para o cumprimento das Boas Práticas. Realização de visitas domiciliares e treinamentos para a equipe multidisciplinar da Estratégia de Saúde da Família.

  • 2009 - 2014

    Hospital Estadual Eduardo Rabello - IASERJ

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutico, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Plantonista de 24 horas semanais. O Hospital é ambulatorial e de internação, basicamente destinados a pacientes idosos (centro geriátrico). Realização de aprazamento / ?aviamento? de prescrições médicas, dispensação de medicamentos, assistência farmacêutica a equipe técnica, controle de estoque e dispensação de medicamentos controlados pela portaria 344/98, controle de dispensação de antimicrobianos, além de controle de estoque de medicamentos, inclusive com solicitação de medicamentos e correlatos a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) para reposição do estoque da farmácia. Orientação farmacêutica e treinamento para equipe de Enfermagem.

  • 2006 - 2008

    Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S/A

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Produção / Líquidos Estéreis, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Abertura, elaboração e tratamento de Relatórios de Desvio; tratamento e suporte em casos de Relatórios de Investigação; elaboração de Relatório de Retrabalho; elaboração, abertura, tratamento e controle de Solicitações de Mudanças; revisão de processos de fabricação e de processos cadastro. Revisão e treinamentos para aprovação de novas versões de procedimentos. Acompanhamento de auditorias de órgãos regulamentadores como VISA, por exemplo. Montagem, atualização e controle do Gantt (programação e seqüência de produção) junto ao PCP na produção de Líquidos Estéreis. Conferência de Ordens de Produção. Colaboração com o setor de Tecnologia Farmacêutica no acompanhamento do desenvolvimento de produtos (líquidos estéreis). Acompanhamento direto na validação de alguns processos de Líquidos Estéreis (media fill, lavagem de ampolas antes do envase, esterilização de produtos e materiais, entre outros). Conhecimentos de SAP (lançamento de horas de Ordens de Produção, conferência e fechamento de Ordens de Produção, baixa de materiais, análise de custos, entre outros).

  • 2008 - 2009

    Instituto Biochimico Indústria Farmacêutica Ltda

    Vínculo: Empregatício CLT, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção Co-responsável Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Produção de Fracionamento de Pós Estéreis (penicilínicos, cefalosporínicos e carbapenêmicos), Líquidos Estéreis (hormônios) e Anestésicos Inalatórios. Coordenação dessa produção composta de cerca de 30 funcionários diretos distribuídos em dois turnos. Iniciação das operações da área de fabricação industrial de hormônios peptídeos injetáveis. Responsável pelo sistema de produção de água para injetável, com participação direta da validação do mesmo. Acompanhamento direto na Inspeção da VISA ? RJ, sendo o representante legal da produção. Elaboração e implementação de novas sistemática sobre teste de integridade de filtros esterilizantes, regras de acesso e conduta a áreas classificadas e limpeza de áreas limpas. Participação direta na validação de limpeza da área de envase asséptico. Conferência de Ordens de Produção, abertura e tratamento dos desvios de qualidade de produção.

  • 2010 - 2011

    Química e Farmaceutica Nikkho do Brasil ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Supervisionar a operação, a programação, preenchimento e conciliação de documentações de produção, análise de ocorrências de produção, assegurar a condições operacionais e ambientais de BPF, solicitando serviços, sugerindo melhorias, treinando e orientando funcionários, de uma produção de Sólidos Orais (Comprimidos e Drágeas). Revisão, atualização e preenchimento de toda documentação relacionada a BPF dessa produção, como por exemplo, documentação de produção de lote, POP´s, relatórios técnicos, relatórios de não conformidades, entre outros. Produção composta por duas compressoras Stinfer e uma compressora Lawes, além de três drageadeiras Lawes. Participação direta na confecção e execução da Programação de Produção de sólidos orais. Auxílio nas atividades de documentações de produção, POP?s, entre outras, no setor de Desenvolvimento e Produção de produtos Biológicos. Contato direto com processo de fabricação de extração protéicos alimentares, e fabricação de lisados a partir de cepas microbiológicas fúngicas e bacterianas para produção dos antígenos mistos, constituintes dos medicamentos biológicos.

  • 2006 - 2006

    Pronep Procedimentos em Nutrição Enteral e parenteral LTDA

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiário - Garantia da Qualidade. Empresa responsável por produção de Injetáveis de grande volume (nutrição parenteral e oncológicos). Participação direta na estruturação do sistema de Garantia de Qualidade da empresa. Execução de auditorias internas de Boas Práticas de Fabricação; auxílio na elaboração, organização e aplicação de treinamentos para funcionários envolvidos na produção; acompanhamento na elaboração e oficialização de procedimentos. Participação em processos de validação. Noções práticas de manipulação de Quimioterápicos.

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    FAPERJ Aluno de Iniciação Científica em Química Orgânica, coordenado pela professora Drª Eugênia Cristina Souza Brenelli GQO/UFF. Experiência em edição e interpretação de espectros de RMN de 1H, de RMN de 13C e de espectros de Infravermelho; pesquisa bibliográfica avançada nos periódicos disponíveis na rede e elaboração de relatórios das atividades de pesquisa realizadas.