Brenna Pinheiro Bastos

Licenciada em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Botânica na Universidade Estadual de Feira de Santana e atualmente doutoranda pela mesma instituição. Experiência em estudos de Palinologia Aplicada. Desenvolveu pesquisas sobre a caracterização dos recursos tróficos explorados por abelhas sem ferrão (Meliponini) em área de Mata Atlântica, fomentando o desenvolvimento de estudos interdisciplinares entre palinologia e ecologia.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Botânica

2019 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana
Marcos da Costa Dórea. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós-graduação em Botânica

2017 - 2019

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: USO DO PÓLEN POR ABELHAS SEM FERRÃO EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA NO LITORAL NORTE DA BAHIA,Ano de Obtenção: 2019
Marcos da Costa Dórea.Coorientador: Luciene Cristina Lima e Lima. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2016

Universidade do Estado da Bahia
Título: RECURSOS TRÓFICOS UTILIZADOS POR Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915) (APIDAE, MELIPONINI) EM UMA ÁREA DE MATA OMBRÓFILA DENSA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, BAHIA, BRASIL
Orientador: Luciene Cristina Lima e Lima

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Movimento Criativo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Produção Oral: interações acadêmicas. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2018 - 2018

Estratégias de leitura em língua inglesa. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2018 - 2018

Evolução das estruturas reprodutivas nas plantas terrestres. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2016 - 2016

Redação Científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2015 - 2015

Astrofísica na Educação Básica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2014 - 2014

XII Curso sobre criação das abelhas sem ferrão. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2014 - 2014

Propriedade Intelectual. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2014 - 2014

Gerência de Projetos. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2014 - 2014

Nicho: conceitos básicos e introdução à modelagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2014

Como elaborar um artigo científico. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2014 - 2014

Submissão de projetos ao CEP. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2013 - 2013

Minicurso de Palinologia Aplicada. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BASTOS, B. P. . Calourada de Biologia 2015.1 - Os caminhos do Biólogo: Perspectivas para o Futuro. 2015. (Outro).

BASTOS, B. P. . I Mostra de Iniciação Científica. 2015. (Exposição).

BASTOS, B. P. . Colóquio para o Ordenamento da Atividade Apícola do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

38 Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES.Diversidade florística na dieta nutricional de Tetragonisca angustula (Latreille, 1811) (Apidae, Meliponini) em um fragmento de Mata Atlântica, Alagoinhas, Bahia. 2018. (Encontro).

68ª Reunião Anual da SBPC. ANÁLISE POLÍNICA DOS MÉIS DE Frieseomelitta meadewaldoi (COCKERELL, 1915), NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, BAHIA. 2016. (Congresso).

Congresso Nordestino de Biólogos. Autoavaliação no Estágio de Docência de Biologia: Um Estudo de Caso. 2016. (Congresso).

II BioAÇÃOfest.Plantas Apícolas: uma relação flores e abelhas. 2016. (Oficina).

Lab X. 2016. (Outra).

SEMANA UNIVERSITÁRIA DE PESQUISA em EXTENSÃO: UNEB Alimentando a Bahia com formação e conhecimento científico. 2016. (Outra).

XIV International Palynological Congress - X International Organisation of Palaeobotany Conference. Pollen loads on bees, floral visitors of Tibouchina francavillana Cogn. and Tibouchina lhotzkyana Cogn. (Melastomataceae), Bahia, Brazil. 2016. (Congresso).

67 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência.Afinidade botânica da massa polínica armazenada por Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915) (Meliponinae) em área de Mata Ombrófila Densa no município de Alagoinhas, Bahia. 2015. (Outra).

7 Encontro de Meio Ambiente de Alagoinhas.Diversidade da Flora Nativa na Dieta Nutricional de Abelhas Melipona Illiger, 1806 (Meliponini) em um Ambiente Transicional de Mata Atlântica/Caatinga, Bahia, Brasil. 2015. (Encontro).

Calourada de Biologia 2015.1 - Os caminhos do Biólogo: Perspectivas para o Futuro. 2015. (Outra).

Congresso Nacional de Estágio, Trainee e Carreira. 2015. (Congresso).

Empreendorismo em Pauta. 2015. (Oficina).

I Mostra de Iniciação Científica do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. I Mostra de Iniciação Científica. 2015. (Feira).

XIX Jornada de Iniciação Científica da UNEB.ANÁLISE POLÍNICA DOS MÉIS DE Frieseomelitta meadewaldoi (COCKERELL, 1915), NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, BAHIA. 2015. (Outra).

I Simpósio Brasileiro de Pesquisa Aplicada e Inovação. 2014. (Simpósio).

IX Semana de Biologia da Universidade Federal da Bahia.Análise palinológica do pólen armazenado por Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915) (Apidae, Meliponinae) em um fragmento de Mata Atlântica, Alagoinhas, Bahia. 2014. (Outra).

XVIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.Recursos Tróficos Utilizados por Abelhas nativas (Apidae, Meliponinae) em uma Área de Mata Ombrófila Densa no Município de Alagoinhas, Bahia. 2014. (Outra).

VIII Semana de Biologia da UFBA. 2013. (Encontro).

III Calourada de Biologia: "Energia Sustentável para Todos". 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Caroliny Lima Oliveira

COELHO, A.A.O.P.BASTOS, B. P.FERREIRA, C. A.. Florística, Taxonomia e Aspectos da Biologia Floral da Subtribo Cassiinae (Leguminosae) em um Fragmento de Mata Ombrófila Densa no Município de Alagoinhas, Bahia, Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos da Costa Dórea

DÓREA, M. C.; CARVALHO, C. A. L.;SANTOS, F.A.R.. Uso do pólen por abelhas sem ferrão em área de Mata Atlântica no litoral norte da Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Francisco de Assis Ribeiro dos Santos

DÓREA, Marcos da CostaSANTOS, F. A. R.CARVALHO, Carlos Alfredo Lopes de. Uso do pólen por abelhas sem ferrão em área de mata atlântica no Litoral Norte da Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Carlos Alfredo Lopes de Carvalho

DOREA, M. C.;SANTOS, Francisco de Assis Ribeiro dosCARVALHO, C. A. L. de. Uso do pólen por abelhas sem ferrão em área de Mata Atlântica no Litoral Norte da Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Viviane Miranda Karam

KARAM, V. M.; BATISTA, R. O.; Lima, L. C. L.. RECURSOS TRÓFICOS UTILIZADOS POR Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915) (APIDAE, MELIPONINI) EM UMA ÁREA DE MATA OMBRÓFILA DENSA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS, BAHIA, BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Luciene Cristina Lima e Lima

LIMA, L. C. L.; BATISTA, R. O.; KARAM, V. M.. Recursos tróficos utilizados por Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915) (Apidae, Meliponini) em uma área de mata ombrófila densa no município de Alagoinhas, Bahia, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Máise Silva Santana dos Santos

INFLUÊNCIA DA HETEROGENEIDADE ESPACIAL SOBRE A REDE DE INTERAÇÃO PLANTA- ABELHA NA MATA ATLÂNTICA DO SUL DA BAHIA; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Marcos da Costa Dórea

AVALIAÇÃO DA DIETA DE ABELHAS SEM FERRÃO (MELIPONINI) E A HETEROGENEIDADE ESPACIAL DA MATA ATLÂNTICA DO SUL DA BAHIA; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcos da Costa Dórea

Uso do pólen por abelhas sem ferrão em área de Mata Atlântica no litoral norte da Bahia; 2019; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos da Costa Dórea;

Luciene Cristina Lima e Lima

Uso do pólen por abelhas sem ferrão em área de Mata Atlântica; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Luciene Cristina Lima e Lima;

Luciene Cristina Lima e Lima

Recursos tróficos utilizados por Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915) (Apidae, Meliponini) em uma área de Mata Ombrófila Densa no município de Alagoinhas, Bahia, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Luciene Cristina Lima e Lima;

Luciene Cristina Lima e Lima

Análise polínica dos méis de Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915), no município de Alagoinhas, Bahia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Luciene Cristina Lima e Lima;

Luciene Cristina Lima e Lima

Recursos tróficos utilizados por abelhas nativas (Apidae-Meliponinae) em uma área de Mata Ombrófila Densa no município de Alagoinhas, Bahia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luciene Cristina Lima e Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BASTOS, B. P. ; OLIVEIRA, D. C. . Conhecer para conservar: os serviços ecológicos-chave das abelhas nos ecossistemas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTOS, B. P. ; SANTOS, S. O. . Palinologia aplicada: o estudo da morfologia dos grãos de pólen. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASTOS, B. P. . Viver e Aprender: Pelo Direito de Ser Criança. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    PARES ? Palinoteca referência do semiárido: ampliação e disponibilização pública de imagens palinológicas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco de Assis Ribeiro dos Santos em 13/06/2016., Descrição: Sistematização da ampliação do acervo da palinoteca referência para as plantas do semiárido brasileiro via a palinoteca da UEFS, que é única, e também é uma forma para a rápida disponibilização dos resultados (imagens) desse acervo na internet, de modo que todos possam fazer uso do mesmo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Brenna Pinheiro Bastos - Integrante / Francisco de Assis Ribeiro dos Santos - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Análise polínica dos méis de Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell, 1915), no município de Alagoinhas, Bahia, Descrição: O estudo aqui proposto visa à caracterização palinológica do mel produzido por abelhas nativas eussociais Frieseomelitta meadewaldoi (Cockerell,1915), popularmente conhecidas como moça branca e inferir, a partir do espectro polínico, as espécies vegetais nativas potencialmente importantes para a sobrevivência e manutenção dessas colônias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Brenna Pinheiro Bastos - Integrante / Luciene Cristina Lima e Lima - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Recursos tróficos utilizados por abelhas nativas (Apidae, Meliponinae) em uma área de Mata Ombrófila Densa no município de Alagoinhas, Bahia, Descrição: O estudo proposto visa à caracterização palinológica do pólen armazenado por abelhas nativas eussociais - Frieseomelitta sp. e inferir a partir desse espectro polínico as espécies vegetais nativas, potencialmente importantes para a sobrevivência e manutenção dessas colônias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Brenna Pinheiro Bastos - Integrante / Luciene Cristina Lima e Lima - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

1 lugar na XIX Jornada de Iniciação Científica da UNEB, na área de Ciências Biológicas, Universidade do Estado da Bahia.

2014

1 Lugar na XVIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB, na área de Ciências Biológicas, Universidade do Estado da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária

Outras informações:
Estágio Voluntário na disciplina optativa Palinologia, do curso de Ciências Biológicas

2014 - 2015

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - FAPESB, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 36

Outras informações:
Monitora voluntária do projeto de extensão "HUNEB nas escolas: difundindo a diversidade vegetal"

2013 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Verde Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UNEB

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Conselheira Fiscal, Carga horária: 40

2015 - 2016

Verde Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UNEB

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Diretora Presidente, Carga horária: 120

2015 - 2015

Verde Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UNEB

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Diretora de Marketing, Carga horária: 40

2014 - 2015

Verde Empresa Júnior de Ciências Biológicas da UNEB

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40