Thaís Caroline Buttow Rigolon

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos também pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processamento de Frutas e Hortaliças, análises de Corantes Naturais e Compostos Bioativos, além de análises físico-químicas de alimentos e microbiologia de alimentos. Atualmente é Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2017 - Atual

Universidade Federal de Viçosa
Paulo César Stringheta. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2015 - 2017

Universidade Federal de Viçosa
Título: PREDIÇÃO DO CONTEÚDO DE ANTOCIANINAS, FENÓLICOS TOTAIS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS FRUTOS DE AMORA (Rubus sp.), MIRTILO (Vaccinium sp.) E CASCA DE JABUTICABA (Plinia jaboticaba) USANDO PARÂMETROS COLORIMÉTRICOS,Ano de Obtenção: 2017
Paulo César Stringheta.Coorientador: Frederico Augusto Ribeiro de Barros. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2008 - 2014

Universidade Federal de Viçosa
Título: Utilização de Ferramentas da Qualidade, Planejamento e Controle da Produção na indústria Amazing Foods Ltda.
Orientador: Wilmer Edgar Luera Peña

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2005

Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

?Curso de Cromatografia Líquida de Alta Performance Acoplada a Detector DAD. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2015 - 2015

Análise de Experimentos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Boas Práticas de Fabricação. (Carga horária: 12h). , Gestão e Tecnologia de Alimentos Ltda, GTA, Brasil.

2013 - 2013

Produção de Vinhos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2013 - 2013

Produção de Cerveja. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2012 - 2012

Produção, Tecnologia e Degustação de Cerveja. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2011 - 2011

Desenvolvimento de Novos Produtos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Mini curso de Tecnologia de Cachaça. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Análise Físico-química de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Processamento de Frutas e Hortaliças.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII WORKSHOP DE QUÍMICA ? Química de Produtos Naturais. 2019. (Outra).

SIA - Simpósio de Integração Acadêmica.Avaliador de apresentação de painel. 2018. (Simpósio).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Estudo do processamento térmico de mirtilo (Vaccinium sp.) e seu efeito sobre os compostos bioativos. 2018. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Optimization of ultrasound-assisted extraction of phenolic compounds from jabuticaba (Plinia cauliflora) skins. 2018. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Avaliação da interferência de compostos não fenólicos e não antociânicos na caracterização química de extratos de amora (Rubus sp.), mirtilo (Vacccinum sp.) e casca de jabuticaba (Plinia cauliflora). 2018. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Foam mat drying characteristic of tomato pulp. 2018. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2018. (Congresso).

Simpósio de Integração Acadêmica - SIA 2017.Avaliador de Painel. 2017. (Simpósio).

Simpósio de Integração Acadêmica - SIA 2017.Avaliador de Apresentação oral. 2017. (Simpósio).

III Simpósio Acadêmico de Engenharia de Alimentos e Laticínios. 2013. (Simpósio).

Simpósio de Integração Acadêmica.Efeito da inoculação de bacteriófagos em queijo Minas Frescal no biocontrole de Salmonella Typhi. 2013. (Simpósio).

Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos. Efeito de pectinase de Thermomucor Indicae-seudaticae N31 sobre o teor de fenólicos totais, metanol e cor durante extração de suco de uva.. 2012. (Congresso).

Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos. 2012. (Congresso).

IV Jornadas Internacionais Sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos (Agrobioenvases 2012).Pitaias minimamente processadas tratadas com coberturas comestíveis: Efeito na cor e no conteúdo de betacianina.. 2012. (Outra).

IV Jornadas Internacionais Sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos (Agrobioenvases 2012). 2012. (Outra).

IV Jornadas Internacionais Sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos (Agrobioenvases 2012).Efeito de coberturas comestíveis na qualidade microbiológica e vida de prateleira de pitaias (Hylocereus costaricensis) minimamente processadas. 2012. (Outra).

IV Jornadas Internacionais Sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos (Agrobioenvases 2012).Medida da firmeza de pitaia (Hylocereus costaricensis) minimamente processada: Efeito de coberturas comestíveis.. 2012. (Outra).

SIA - Simpósio de Integração Acadêmica.Pitaias (Hylocereus costaricensis) minimamente processadas tratadas com coberturas comestíveis: Efeito no conteúdo de betacianinas, compostos fenólicos e na atividade antioxidante.. 2012. (Simpósio).

II Simpósio Acadêmico de Engenharia de Alimentos e Laticínios. 2011. (Simpósio).

XXIX Semana de Engenharia de Alimentos. 2010. (Outra).

III Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e V Semana de Engenharia de Alimentos. 2009. (Simpósio).

I Simpósio Acadêmico de Engenharia de Alimentos e Laticínios. 2009. (Simpósio).

Minicurso de Tecnologia de Cachaça. 2009. (Outra).

II Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e IV Semana de Engenharia de Alimentos. 2008. (Simpósio).

XXVII Semana de Engenharia de Alimentos. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcela Ferreira Filgueiras

STRINGHETA, P. C.;RIGOLON, T. C. B.. Padronização de Protocolos para a Produção Industrial de Corantes à Base de Bixina e Norbixina. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Érica Nascif Rufino Vieira

STRINGHETA, PAULO CESARDE BARROS, FREDERICO AUGUSTO RIBEIRO; VIEIRA, L. M.;VIEIRA, ÉRICA NASCIF RUFINO. PREDIÇÃO DO CONTEÚDO DE ANTOCIANINAS, FENÓLICOS TOTAIS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS FRUTOS DE AMORA (Rubus sp.), MIRTILO (Vaccinium sp.) E CASCA DE JABUTICABA (Plinia jaboticaba) USANDO PARÂMETROS COLORIMÉTRICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Frederico Augusto Ribeiro de Barros

STRINGHETA, P. C.;BARROS, F.; VIEIRA, E. N. R.; VIEIRA, LUCIANA MARQUES. Predição do conteúdo de antocianinas, fenólicos totais e capacidade antioxidante dos frutos de amora (rubus sp.), mirtilo (vaccinium sp.) e casca de jabuticaba (plinia jaboticaba) usando parâmetros colorimétricos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Paulo César Stringheta

STRINGHETA, P. C.DE BARROS, FREDERICO A. R.; VIEIRA, E. N. R.; VIEIRA, L. M.. PREDIÇÃO DO CONTEÚDO DE ANTOCIANINAS, FENÓLICOS TOTAIS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS FRUTOS DE AMORA (Rubus sp.), MIRTILO (Vaccinium sp.) E CASCA DE JABUTICABA (Plinia jaboticaba) USANDO PARÂMETROS COLORIMÉTRICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Paulo César Stringheta

STRINGUETA, P. C.; VIDIGAL, M. C. T. R.;BARROS, FREDERICO AUGUSTO RIBEIRO DE; LEITE JÚNIOR, BRUNO RICARDO DE CASTRO; SILVA, L. H. M... 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Luciana Marques Vieira

Stringheta, Paulo César; BARROS, FREDERICO AUGUSTO RIBEIRO DE; VIEIRA, E. N. R.;Vieira, L. M.. PREDIÇÃO DO CONTEÚDO DE ANTOCIANINAS, FENÓLICOS TOTAIS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS FRUTOS DE AMORA (Rubus sp.), MIRTILO (Vaccinium sp.) E CASCA DE JABUTICABA (Plinia jaboticaba) USANDO PARÂMETROS COLORIMÉTRICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Benício Paes Chaves

Ferramentas da qualidade na produção industrial de pão de queijo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: José Benício Paes Chaves;

Érica Nascif Rufino Vieira

Compostos bioativos; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Érica Nascif Rufino Vieira;

Frederico Augusto Ribeiro de Barros

Predição do conteúdo de antocianinas, fenólicos totais e capacidade antioxidante dos frutos de amora (rubus sp; ), mirtilo (vaccinium sp; ) e casca de jabuticaba (plinia jaboticaba) usando parâmetros colorimétricos; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Frederico Augusto Ribeiro de Barros;

Ellen silva Lago Vanzela

Vida de prateleira de pitaias (hylocereus costaricensis) minimamente processadas com coberturas comestíveis; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Ellen Silva Lago Vanzela;

Ellen silva Lago Vanzela

Estágio voluntário; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Ellen Silva Lago Vanzela;

Edimar Aparecida Filomeno Fontes

Avaliação Microbiológica, Física e Química de Queijo Minas Frescal tratado com bacteriófago de Escherichia coli; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edimar Aparecida Filomeno Fontes;

Edimar Aparecida Filomeno Fontes

Elaboração de Tabelas de Informação Nutricional de pitaias frescas produzidas no Estado de Minas Gerais e São Paulo visando comercialização das frutas em embalagens de papelão personalizadas; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edimar Aparecida Filomeno Fontes;

Paulo César Stringheta

Cromaticidade da predição de Compostos Antioxidantes; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Paulo César Stringheta

PREDIÇÃO DO CONTEÚDO DE ANTOCIANINAS, FENÓLICOS TOTAIS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS FRUTOS DE AMORA, MIRTILO E CASCA DE JABUTICABA USANDO PARÂMETROS COLORIMÉTRICOS; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Cesar Stringheta;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, JAQUELINE VIEIRA PIOVEZANA ; RIGOLON, THAÍS CAROLINE BUTTOW ; SOUZA, MARIANE SAMPAIO DA SILVEIRA ; ALVAREZ-LEITE, JACQUELINE ISAURA ; LUCIA, CERES MATTOS DELLA ; MARTINO, HÉRCIA STAMPINI DUARTE ; ROSA, CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA . Antiobesity effects of anthocyanins on mitochondrial biogenesis, inflammation, and oxidative stress: A systematic review. NUTRITION , v. 66, p. 192-202, 2019.

  • RIGOLON, T. C. B. ; PROCOPIO, F. R. ; BALBINO, D. F. ; RAMOS, A. M. ; STRINGHETA, P. C. ; FONTES, E. A. F. ; VANZELA, E. S. L. . Efeito de coberturas comestíveis na qualidade microbiológica e vida de prateleira de pitaias (Hylocereus costaricensis) minimamente processadas.. In: IV Jornadas Internacionais Sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos (Agrobioenvases 2012), 2012, Florianópolis. Anais da Agrobioenvases 2012, 2012.

  • RIGOLON, T. C. B. ; PROCOPIO, F. R. ; BALBINO, D. F. ; RAMOS, A. M. ; STRINGHETA, P. C. ; FONTES, E. A. F. ; VANZELA, E. S. L. . Pitaias minimamente processadas tratadas com coberturas comestíveis: Efeito na cor e no conteúdo de betacianina.. In: IV Jornadas Internacionais Sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos (Agrobioenvases 2012), 2012, Florianópolis. Anais da Agrobioenvases 2012, 2012.

  • RIGOLON, T. C. B. ; SOUZA, F. F. ; FERNANDES, B. C. N. ; RAMOS, A. M. ; STRINGHETA, P. C. ; FONTES, E. A. F. ; VANZELA, E. S. L. . Medida da firmeza de pitaia (Hylocereus costaricensis) minimamente processada: Efeito de coberturas comestíveis.. In: IV Jornadas Internacionais Sobre Avanços na Tecnologia de Filmes e Coberturas Funcionais em Alimentos (Agrobioenvases 2012), 2012, Florianópolis. Anais da Agrobioenvases 2012, 2012.

  • VALLE, M. H. A. ; TEIXEIRA, B. A. ; RIGOLON, T. C. B. ; STRINGHETA, P. C. ; Barros, F. A. R. . ULTRASOUND ASSISTED EXTRACTION OF SORGHUM ANTHOCYANINS. In: 1st International Congress on Bioactive Compounds and 2nd International Workshop on Bioactive Compounds: Food Design and Health, 2018, Campinas. Galoá anais e proceedings, 2018. v. 1.

  • VANZELLA, E. S. L. ; RIGOLON, T. C. B. ; DE-BARROS, S. N. ; GOMES, E. ; DA-SILVA, R. . Efeito de pectinase de Thermomucor Indicae-seudaticae N31 sobre o teor de fenólicos totais, metanol e cor durante extração de suco de uva.. In: Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, 2012, Lavras. Anais do I Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, 2012.

  • RIGOLON, T. C. B. ; VANZELLA, E. S. L. ; PROCOPIO, F. R. ; FONTES, E. A. F. ; RAMOS, A. M. ; STRINGHETA, P. C. . Pitaias (Hylocereus costaricensis) minimamente processadas tratadas com coberturas comestíveis: Efeito no conteúdo de betacianinas, compostos fenólicos e na atividade antioxidante.. In: SIA - Simpósio de Integração Acadêmica, 2012, Viçosa. Anais do Simpósio de Integração Acadêmica 2012, 2012.

  • SOUZA, H. ; Barros, F. A. R. ; CARVALHO, O. I. ; GUTIERREZ, E. A. ; RIGOLON, T. C. B. ; ROCHA, J. C. G. ; SILVA, J. S. ; TEIXEIRA, B. A. ; VIANA, K. W. C. . Extração e quantificação de antocianinas de sorgo e mirtilo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIGOLON, T. C. B. ; Barros, F. A. R. . CORANTES NATURAIS: MINI-CURSO NO EVENTO ALIMENTANDO O SABER (DA-EAL-UFV). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIGOLON, T. C. B. . Corantes Naturais como Compostos Bioativos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROCHA, J. C. G. ; VIANA, K. W. C. ; CAZAL, M. M. ; RIGOLON, T. C. B. . Processamento Artesanal de Frutas Desidratadas - Banana, Maçã e Tomate. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIGOLON, T. C. B. ; VIEIRA, L. S. ; SANTOS, S. T. . Boas Práticas de Fabricação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ANTOCIANINAS DE AÇAÍ: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE POTENCIAIS INTERFERENTES NA PREDIÇÃO DA CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E DAS INTERAÇÕES QUÍMICAS NO MICROENCAPSULAMENTO COM CARBOIDRATOS, Descrição: Identificar e quantificar compostos antociânicos e não antociânicos presentes no extrato bruto da polpa de açaí, utilizando HPLC-DAD; Caracterizar os extratos bruto e purificado por meio de análises de antocianinas totais, fenólicos totais e capacidade antioxidante pelos métodos ABTS, DPPH e FRAP; Investigar correlações e modelos matemáticos de predição para os extratos obtidos, dos teores de antocianinas totais, fenólicos totais e capacidade antioxidante através dos parâmetros colorimétricos L, a e b; Avaliar potenciais interferentes, presentes em açaí, nas análises de capacidade antioxidante e, consequentemente, nos modelos matemáticos de predição encontrados; Microencapsular o extrato purificado obtido, utilizando diferentes carboidratos como material de parede, por secagem em spray dryer e realizar a caracterização físico-química dos pós obtidos; Comparar os resultados obtidos na caracterização físico-química dos pós do extrato bruto com os pós do extrato purificado; Avaliar a estabilidade dos pós obtidos ao longo do armazenamento em diferentes condições de luz e temperatura; Avaliar a interação físico-química entre as antocianinas presentes no extrato e os materiais de parede.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Thaís Caroline Buttow Rigolon - Integrante / Paulo César Stringheta - Coordenador / Frederico Augusto Ribeiro de Barros - Integrante / Luís Henrique Mendes da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2017

    PREDIÇÃO DO CONTEÚDO DE ANTOCIANINAS, FENÓLICOS TOTAIS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS FRUTOS DE AMORA, MIRTILO E CASCA DE JABUTICABA USANDO PARÂMETROS COLORIMÉTRICOS, Descrição: Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, para obtenção do título de Magister Scientiae.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Thaís Caroline Buttow Rigolon - Integrante / Paulo César Stringheta - Coordenador / Frederico Augusto Ribeiro de Barros - Integrante / Érica Nascif Rufino Vieira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Viçosa - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Avaliação Microbiológica, Física e Química de Queijo Minas Frescal tratado com bacteriófagos com especificidade para Escherichia coli: alternativa de biocontrole e de extensão da vida de prateleira, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thaís Caroline Buttow Rigolon - Integrante / Edimar aparecida Filomeno Fontes - Coordenador / Regina Célia Mendonça - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Auxílio na elaboração de material didático para a disciplina TAL 354 de Tecnologia de Alimentos e Desenvolvimento de Projetos sobre Minimamente Processados de pitaia pré-tratada com coberturas comestíveis

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor I, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina QUI 119 - Laboratório de Química Analítica Aplicada - e da QUI 112 - Química Analítica.