Ana Maria Stahl Zilles

Licenciada em Letras - Inglês/Português (1975) e Bacharelada em Tradução e Interpretação (1977) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Completou, na mesma universidade, o mestrado em Lingüística e Letras (1980) e o doutorado em Lingüística e Letras (1992), com estágio de 6 meses de bolsa sanduíche da CAPES na Florida International University. Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de Lingüística da New York University (2001-2002), com bolsa do CNPq. Trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1993 a 2004. De 2005 a 2010, participou do PPG Letras da UFRGS como colaboradora convidada, realizando diversas orientações de mestrado e doutorado. De 2005 até 2018 foi professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada. Áreas de interesse: variação e mudança linguística, políticas linguísticas, aquisição da linguagem, bilinguismo, ensino-aprendizagem de língua materna e línguas adicionais. Desde 2006 é editora da revista Calidoscópio. Em 2012, iniciou projeto de pesquisa sobre o tema Pedagogia da Variação, com o objetivo de caracterizar seus princípios norteadores.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística e Letras

1988 - 1992

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A ordenação de sujeito, verbo e objeto no discurso narrativo de crianças de 4 a 6 anos
Orientador: Jorge Campos da Costa e Feryal Yavas
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ordem sintática; narrativa infantil; funções discursivas; interface sintaxe-discurso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística e Letras

1976 - 1980

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Escolha do livro-texto de língua estrangeira,Ano de Obtenção: 1980
Orientador: Ignacio Antonio Neis
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: lingüística aplicada; livro-texto; Ensino de Língua Estrangeira.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras Bacharelado Em Tradução e Interpretação

1973 - 1977

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Letras - Licenciatura Plena Inglês/Português

1971 - 1975

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2001 - 2002

Pós-Doutorado. , New York University, NYU, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Língua Estrangeira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Língua Materna.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Variação e Mudança Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aquisição da Linguagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ZILLES, A. M. S. . Congresso Internacional Linguagem e Interação. 2005. (Congresso).

ZILLES, A. M. S. . I Encontro Nacional sobre Aquisição e Aprendizagem da Linguagem. 1989. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXXII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL.Avaliação de periódicos e livros da área de Letras/Humanidades pelo Qualis: reflexões programáticas. 2017. (Encontro).

II Seminário Linguagens, interações e aprendizagens.Da notícia à carta-aberta: (re)significação, mediação e cidadania. 2015. (Seminário).

Congresso Editores de revistas científicas: Em busca da excelência na área de Letras e Linguística. 2012. (Congresso).

Congresso Internacional Lingueagem e Interação II. Narrativas na sala de aula: sim ou não?. 2010. (Congresso).

Jornada de Estudos de 2010 da Secretaria de Educação e Cultura.Ler e escrever na escola ou para a escola?. 2010. (Outra).

Seminário de Linha do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UnB.Por uma política linguística de respeito à diversidade cultural: o caso de Walachai. 2010. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Editores Científicos: Periodismo científico no mundo contemporâneo: como podem avançar as publicações brtasileiras?. 2009. (Congresso).

Fórum: Uma visão da língua inglesa na educação de jovens e adultos - EJA. 2008. (Encontro).

Georgetown University Round Table in Linguistics. Evaluation in narrative co-construction: linguistic and cultural differences between two Brazilian communities. 2008. (Congresso).

International Congress for the Study of Child Language. Linguistic and cultural differences in mother-child narratives. 2008. (Congresso).

Colóquio nacional A pesquisa em letras e lingüística em tempo de pós-....Coordenadora da terceira sessão do GT Lingüística Aplicada. 2007. (Outra).

I Fórum internacional da diversidade lingüística. 2007. (Outra).

Mostra Uinisinos de Iniciação Científica.Atitudes lingüísticas dos professores de língua inglesa: por que (não) usar questionários na pesquisa. 2006. (Outra).

Mostra Unisinos de Iiniciação Científica.O realizado e o real da atividade na construção discursiva do sujeito trabalhador. 2006. (Outra).

Mostra Unisinos de Iniciação Científica.Análise do Front Matter em dicionários monolíngües da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola. 2006. (Outra).

Mostra Unisinos de Iniciação Científica.O referente em entrevistas com jovens universitários: uma perspectiva enunciativa. 2006. (Outra).

VII Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem.A co-construção de narrativas em díades mãe-criança: forma e função das perguntas. 2006. (Encontro).

Cinema Br em Movimento.Debatedora no evento Cinema BR em Movimento. 2005. (Outra).

Congresso Internacional Linguagem e Interação. Debatedora. 2005. (Congresso).

V Fórum de Línguas Estrangeiras.Mesa Redonda: Educação Lingüística para a cidadania. 2005. (Outra).

32nd NWAVE - New Ways of Analyzing Variation. Real, apparent, or both? Three types of evidence for a grammaticalization change in progress in Brazilian Portuguese. 2003. (Congresso).

III Congresso Internacional da ABRALIN. Variação na concordância verbal de primeira pessoa do plural nos dados de fala do Varsul/Rio Grande do Sul. 2003. (Congresso).

XVI Instituto Brasileiro de Lingüística. Estudos longitudinais em Sociolingüística. 2003. (Congresso).

Colóquio Nacional Letras em Diálogo e em Contexto: Rumos e Desafios. Gramaticalização de 'a gente' e concordância verbal na fala do Rio Grande do Sul. 2002. (Congresso).

Variação e mudança lingüística: fatores internos. 2002. (Outra).

V Encontro do CELSUL - outubro de 2002.Mudanças interrelacionadas: a 1ª pessoa do plural nos dados de Porto Alegre do Projeto Varsul. 2002. (Encontro).

A etnografia sociolingüística crítica e o estudo da linguagem na educação em cenários bilíngües. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Edilene Paula Kobolt

ZILLES, A. M. S.; AMARAL, L. I. C. do; FOSCHIERA, S. M. P.. A variante "vos" nos livros didáticos de espanhol distribuídos pelo PNLD (2011-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Elizabete Rocha de Souza Lima

ZILLES, A. M. S.; ALMEIDA, A. N.; SCHNACK, C.. (Re)pensando o material didático de língua inglesa para a EJA em uma perspectiva socialinclusiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ilza Léia Ramos Arouche

ZILLES, A. M. S.; FORTES, M.;FRONZA, C. de A.. Letramento em língua estrangeira no ensino superior: práticas sociais e uso de narrativas para ressignificação da leitura em LE e formação do leitor crítico. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Leila Amum Alles Barbosa

ZILLES, A. M. S.; VERÁSTEGUI, R. L. A.;KERSCH, D. F.. MORA NA FILOSOFIA: uma experiência de multiletramentos no Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria do Socorro Gomes Macedo

ZILLES, A. M. S.; SOARES, Simone;FRONZA, C. de A.. LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE: Contribuições da prática de leitura para a formação do profissional de Letras. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Elizabete Rocha de Souza

ZILLES, A. M. S.; ALMEIDA, A. N.; SCHNACK, C.. (Re)pensando o material didático de língua inglesa para a EJA em uma perspectiva inclusiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Clarice Maria Reis Godinho

KERSCH, D. F.ZILLES, A. M. S.; CORRÊA, M. C.. Histórias de letramento e concepções de leitura de alunas do curso de pedagogia de uma universidade pública do nordeste brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Angélica Prediger

KERSCH, D. F.ZILLES, A. M. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L.. O desenvolvimento das capacidades de linguagem e da sensibilidade frente à diversidade linguística e cultural em um projeto de educação linguística de língua alemã. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Charlies Uilian de Campos Silva

ZILLES, A. M. S.; TEIXEIRA, M.; LOPES, C. R. S.. Em torno do conceito de pronome: variação e políticas linguísticas em/de um livro didático. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: GREICI LENIR REGINATTO CAÑETE

KERSCH, D. F.ZILLES, A. M. S.ALTENHOFEN, C. V.. Representações sobre a política linguística do PEIF para as escolas de fronteira entre Brasil e Uruguai: integrar para quê?. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Morgana Paiva da Silva

VIEIRA, M. J. B.;ZILLES, A. M. S.; AMARAL, L. I. C. do. A inserção de 'a gente' na linguagem jornalísta de Zero Hora. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Silvana Regina Nascimento Agostinho

COELHO, I. L.;ZILLES, A. M. S.; MONGUILHOTT, I.;GORSKI, E. M.. A variação na concordância verbal de primeira pessoa do plural na escrita de alunos do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: César Augusto González

GUEDES, P. C.;ZILLES, A. M. S.; SIMÕES, L. J.;ALTENHOFEN, C. V.. Norma e variação nos livros didáticos de língua portuguesa e literatura aprovados pelo programa nacional do livro didático para o ano de 2009. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Greyce Dal Picol

FAGGION, C. M.;ZILLES, A. M. S.; FROSI, V. M.; PAVIANI, N. S.. A morfossintaxe na oralidade do Vêneto Sul-Rio-Grandense: perfil dialetal de comunidades rurais da região da 4ª Légua, Caxias do Sul/RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade) - Universidade de Caxias do Sul.

Aluno: Bruno Cardoso

COELHO, I. L.;ZILLES, A. M. S.; SEARA, I. C.; OLIVEIRA, L. C.. Um estudo variacionista sobre as formas verbais imperativas nas cidades de Florianópolis e Lages: uma questão de encaixamento. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andréa Burgos de Azevedo Mangabeira

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.GARCEZ, P. M.; SIGNORINI, I.. Participação, identidade e variação na EJA: o uso variável da concordância nominal de número como recurso simbólico e estilístico na construção de uma comunidade prática na sala de Língua Portuguesa. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Conie Helena Smolinski

ZILLES, A. M. S.; ALVES, I. M. R.; VETROMILLE-CASTRO, R.. My Penguin Pal: O desenvolvimento da proficiência linguística através do Jogo Eletrônico Club Penquin. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daniele Blos

ZILLES, A. M. S.FONTANA, B.; NICOLAIDES, C. S.. Centro de autoacesso: uma proposta para currículo bilíngue: a função dos centros de autoacesso na aprendizagem de língua inglesa e no desenvolvimento da autonomia do aprendiz. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jakeline Aparecida Semechechem

JUNG, N. M.; ROMUALDO, E. C.;ZILLES, A. M. S.. Letramento e identidades sociais em um município multilíngue no Paraná. 2010 - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Simone de Azevedo Ignácio

LIMA, M. dos S.; VILLALBA, T. K. B.;ZILLES, A. M. S.. "Não se pode mudar aquilo que não se conhece": uma reflexão sobre crenças de professoras de língua inglesa. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Paola Guimaraens Salimen

GARCEZ, P. de M.;ZILLES, A. M. S.; Gago, P. C.; SCHLATTER, M.. A atividade pedagógica de encenar em grupos na sala de aula de língua estrangeira: pedido de ajuda, ofertas de ajuda e aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tania Maria de Oliveira de Noli Vergueiro

SCHLATTER, M.;ZILLES, A. M. S.. Professores de francês apesar de tudo: o papel das representações sociais nessa história de persistência. 2009. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tania Maria de Oliveira de Noli Vergueiro

ZILLES, A. M. S.. Professores de francês apesar de tudo: o papel das representações sociais nessa história de persistência. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Freitag Schweikart

LIMA, M. dos S.;ZILLES, A. M. S.; ROTTAVA, L.. Crenças e mudanças de crenças de alunos-professores de inglês em período de estágio. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline Paulino da Rosa

ZILLES, A. M. S.GARCEZ, P. M.; SCHLATTER, M.; DORNELLES, C.. O professor é que diz quando se fala? A tomada de turnos de fala em atividades diferentes em uma turma de primeira série em educação bilíngüe. 2008 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carla Marli Adiers Stefanello

GRIGOLETTO, E.; SOUZA, A. P. R.;ZILLES, A. M. S.. Da competência comunicativa à lingüístico-discursiva: implicações para o ensino de aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Maria Cristina Fernandes Robazkievicz

BRIGGMANN, A. P.;GUIMARAES, A. M. M.ZILLES, A. M. S.. Aquisição da escrita: o caminho entre alfabetização e letramento. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: ANDREA MARIA ESCOBAR

ZILLES, A. M. S.LEFFA, V. J.; FRAGA, D. M.. Sentidos construídos em uma experiência de ensino e aprendizagem de língua inglesa a partir de um ambiente virtual de aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Letícia Caporlíngua Giesta

ZILLES, A. M. S.; SCHLATTER, M.; TRAVERSINI, C. S.; SIMÕES, L. J.. Livro didático dedicado ao ensino de língua estrangeira na educação infantil: noções de ensino e aquisição de vocabulário. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Redecker Schwabe

BISOL, L.;ZILLES, A. M. S.BRESCANCINI, C. R.. As orações relativas na produção escrita de alunos de ensino médio do município de Teutônia-RS. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Mendonça Soares

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.; AMARAL, L. I. C. do; SIQUEIRA, M.. Concordância verbal na fala de crianças de Porto Alegre. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARYUALÊ MALVESSI MITTMANN

ZILLES, A. M. S.GÖRSKI, E.; ROCHA, Marco. Construções de alçamento a sujeito: variação e gramaticalização. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daiane Martins de Oliveira

GÖRSKI, E.ZILLES, A. M. S.; COELHO, I. L.; ROCHA, M. A. E. da. Tudo: multifuncionalidade e definitude. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carmen Ângela Lazarotto

ASSIS-PETERSON, A. A.; SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.. A leitura em LE / Inglês e a leitura escolar: uma prática co-construída por professores e alunos. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Beatriz Maria Demoly Ohlweiler

GUEDES, P. C.; LOPES PERNA, C. B.;ZILLES, A. M. S.. Criação de um jornal na aula de português língua estrangeira. 2006 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alessandra Preussler de Almeida

ZILLES, A. M. S.; AMARAL, L. I. C. do; SIMÕES, L. J.; LUCCHESI, D.. A concordância verbal na comunidade de São Miguel dos Pretos, Restinga Seca, RS. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmen Grellmann Breunig

ZILLES, A. M. S.; JUNG, N. M.; GARCEZ, P. de M.;ALTENHOFEN, C. V.. Alternância de código como pedagogia culturalmente sensível nos eventos de letramento em contexto multilíngüe. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cibele Bortoli Bohn

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.FRONZA, C. de A.; FLORES, V. N.. A compreensão de diretivos por crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lídia Macedo

GOMES, W. B.;ZILLES, A. M. S.; WAGNER, A.. Conversar sobre o passado em família e sua influência na construção narrativa da criança. 2005 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Deisi Quintana de Souza

OSTERMANN, A. C.ZILLES, A. M. S.GARCEZ, P. M.. Troca de turnos nas díades mãe-criança e criança-criança: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elizabeth Penzlien Tafner

GÖRSKI, E.ZILLES, A. M. S.; COELHO, I. L.; BARROS, L.. As formas verbais de futuridade em sessões plenárias: uma abordagem sociofuncionalista. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivanilde da Silva

GÖRSKI, E.ZILLES, A. M. S.; COELHO, I. L.. De quem nós/a gente está(mos) falando afinal? Uma investigação sincrônica da variação entre nós e a gente como estratégias de designação referencial. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Zechlinski Maya

BRESCANCINI, C. R.ZILLES, A. M. S.. A variação da preposição 'para' na fala de Porto Alegre. 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Jacó Krug

ALTENHOFEN, C. V.ZILLES, A. M. S.; JUNG, N. M.; RAMBO, A. B.. Identidade e comportamento lingüístico na comunidade plurilíngüe alemão-italiano-português de Imigrante - RS. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Cao Ponso

ALTENHOFEN, C. V.ZILLES, A. M. S.; KAUFMANN, G.; MERCER, J. L. V.. A variação do português em contato com o italiano na comunidade bilíngüe de São Marcos - RS. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Líria Romero Dutra

OLIVEIRA, A. T.;ZILLES, A. M. S.; VIEIRA, M. J. B.. O clítico acusativo na redação escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Giovana Bressan

ZILLES, A. M. S.; SCHLATTER, M.; ALONSO, L. C.; PAVIANI, N. S.. A elaboração de tarefas com vídeos autênticos para o ensino de línguas estrangeiras. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: César Augusto González

ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.; GUEDES, P. C.; FARACO, C. A.. Práticas pedagógicas em uma perspectiva de pedagogia da variação linguística. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Natalia Labella Sanchez

ZILLES, A. M. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L.; FOSCHIERA, S. M. P.; HENDGES, G. R.; DA SILVA JÚNIOR, A. F.. Análise de necessidades e gêneros de texto para o planejamento de material didático de espanhol para fins específicos: o curso técnico em transações imobiliárias. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Adriana de Oliveira Gibbon

ZILLES, A. M. S.. A trajetória de gramaticalização da perífrase IR (presente) + infinitivo no domínio funcional do futuro: análise sincrônica e diacrônica em amostras de fala e escrita gaúchas. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Simone Daise Schneider

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.; SILVA, C. L. C.; AMARAL, L. I. C. do. Concordância nominal de número na fala de crianças de 3 a 6 anos de idade do município de Novo Hamburgo: variação linguística na infância. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Mendonça Soares

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.. A concordância verbal de terceira pessoa do plural na fala de crianças de uma creche comunitária de Porto Alegre: aprendizagem de uma regra variável. 2012 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Greyci Boness de Araújo

SPERB, T. M.;ZILLES, A. M. S.. A importância da interação mãe-criança no desenvolvimento do discurso narrativo e da teoria da mente. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Luísa Lenhard Bredemeier

ZILLES, A. M. S.; KNIJNIK, G.; TRAVERSINI, C. S.; FABRIS, E. T. H.; KREUTZ, L.. O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NAS ESCOLAS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ: UM ESTUDO DO JORNAL DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES TEUTO-BRASILEIROS CATÓLICOS DO RIO GRANDE DO SUL (1900-1939). 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Melissa Santos Fortes

SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. de M.;ZILLES, A. M. S.; GABBIANI, B.. Uma compreensão etnometodológica do trabalho de fazer ser membro na fala-em-interação de entrevista de proficiência de português como língua adicional. 2009. Tese (Doutorado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Roquele Schoffen

SCHLATTER, M.;ZILLES, A. M. S.; FLORES, V. N.. Gêneros do discurso e avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. 2009. Tese (Doutorado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Nilse Schneider

ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.; GUY, G. R.;ALTENHOFEN, C. V.; BRIGGMANN, A. P.. Atitudes e concepções lingüísticas e sua relação com as práticas sociais de professores em comunidades bilíngües alemão-português do Rio Grande do Sul. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANAMARIA KURTZ DE SOUZA WELP

SCHLATTER, M.;ZILLES, A. M. S.; POERSCH, M.; MOSCHERA, J.; IBAÑOS, A. M. T.. A consciência lingüística como atenuante da ansiedade no aprendizado de língua estrangeira. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vivian Hamann Smith

BARBOSA, M. C.; LOPES, R. S.;ZILLES, A. M. S.; VASCONCELOS, V.. A construção do sujeito narrador: linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Han Chul Kim

SCHLATTER, M.;ZILLES, A. M. S.; LIMA, M. dos S.; NICOLAIDES, C. S.; SANTOS, V. X.. Aquisição do artigo definido em português como segunda língua por aprendizes coreanos. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.; LAMPRECHT, R. R.;GUIMARAES, A. M. M.; COLLISCHONN, G.. Consciência fonêmica e aprendizado da leitura e da escrita: implicações de uma opção metodológica mais sintética ou mais global para a alfabetização. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felício Wessling Margotti

ALTENHOFEN, C. V.ZILLES, A. M. S.; MERCER, J. L. V.; VANDRESEN, P.; COLLISCHONN, G.. Difusão sócio-geográfica do português em contato com o italiano no sul do Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luís Isaías Centeno do Amaral

ZILLES, A. M. S.GÖRSKI, E.; MATZENAUER, C. L. B.;ALTENHOFEN, C. V.; SIMÕES, L. J.. A concordância verbal de segunda pessoa do singular em Pelotas e suas implicações lingüísticas e sociais. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neiva Maria Jung

GARCEZ, P. M.ZILLES, A. M. S.OSTERMANN, A. C.; DOLL, J.; CAVALCANTI, M. C.. Identidades sociais na escola: gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngüe. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Terumi Koto Bonnet Villalba

LIMA, M. dos S.;ZILLES, A. M. S.; QUIJANO, G. M. R.; ROTTAVA, L.; GONZALEZ, N. T. M.. "Pepe vio que no tiene jeito, su mujer es así mesmo": as delicadas relações lexicais entre L1 e L2 na aquisição de espanhol por universitários brasileiros. 2002. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: GREICI LENIR REGINATTO CAÑETE

ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.; GABBIANI, B.; BAPTISTA, L. M. T. R.. A co-construção de uma comunidade de prática virtual: desafios na formação de professores. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: César Augusto González

ZILLES, A. M. S.; GUEDES, P. C.;FARACO, C. A.; AMARAL, L. I. C. do;KERSCH, D. F.. Práticas pedagógicas em uma perspectiva de Pedagogia da Variação Linguística. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Glenda Heller Cáceres

ZILLES, A. M. S.; VARELA, L. N.;KERSCH, D. F.; DIEZ, X. C. L.. Políticas linguísticas para a aprendizagem de espanhol de espanhol numa escola pública tecnológica: a experiência de internacionalização no Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: FRANCISCA PAULA SOARES MAIA

ZILLES, A. M. S.; VITRAL, L. T.; ROQUE, E. T.. Gramaticalização de 'a gente' no dialeto mineiro. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Simone Daise Schneider

ZILLES, A. M. S.ALTENHOFEN, C. V.; SIMÕES, L. J.. Concordância nominal na fala de crianças de duas comunidades distintas: variação lingüística na infância. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Luísa Lenhard Bredemeier

KNIJNIK, G.; KREUTZ, L.; FABRIS, E. T. H.; TRAVERSINI, C. S.;ZILLES, A. M. S.. O português como língua estrangeira nas escolas da imigração alemã: um estudo do jornal da associação de professores teuto-brasileiros católicos do Rio Grande do Sul. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Luísa Lenhard Bredemeier

ZILLES, A. M. S.; KNIJNIK, G.; FABRIS, E. T. H.; TRAVERSINI, C. S.; KREUTZ, L.. O português como língua estrangeira nas escolas da imigração alemã: um estudo do jornal da associação de professores teuto-brasileiros católicos do Rio Grande do Sul. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Nilse Schneider

ZILLES, A. M. S.ALTENHOFEN, C. V.; SCHLATTER, M.. Atitudes de professores. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmen Maria Faggion

MENUZZI, S. M.; SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.. Usos do agente indeterminado em português, em registros escritos: percurso histórico. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dirce Welchen

ALTENHOFEN, C. V.; SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.. A concordância verbal de terceira pessoa no plural em Pelotas/ RS. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Von Mühlen

ZILLES, A. M. S.LIMBERGER, B.; MIRA, C.; CACERES, G. H.. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE MANUTENÇÃO DA VARIEDADE HUNSRÜCKISCH/HUNSRIK/HUNSRIQUEANO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fabiane Cristiana de Mello

KERSCH, D. F.ZILLES, Ana Maria Stahl; LIMA, M. dos S.. Se a língua espanhola está presente na América Latina, a América Latina está presente nos currículos de Letras português/espanhol?. 2015.

Aluno: Jane Engel Corrêa

GUIMARAES, A. M. M.ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.. O ensino dos gêneros orais através de projetos didáticos de gênero. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria do Socorro Gomes Macedo

ZILLES, A. M. S.FRONZA, C. de A.; SOARES, Simone. Leitura e formação docente: contribuições da prática de leitura para a formação do profissional de Letras. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fernando César dos Santos

ZILLES, A. M. S.FRONZA, C. de A.KERSCH, D. F.. A concepção de trabalho acadêmico de alunas do curso de Pedagogia à distância da UEMANet: um estudo de caso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Edilene de Paula Kobolt

ZILLES, A. M. S.; AMARAL, L. I. C. do; FOSCHIERA, S. M. P.. A variante 'vos' nos livros didáticos de espanhol distribuídos pelo PNLD. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Angélica Prediger

KERSCH, D. F.ZILLES, A. M. S.; GIERING, M. E.. A escrita na tela: estratégias de produção de texto como imagem na tela. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fernanda Von Mühlen

ZILLES, A. M. S.; SELL, M.; SCHNACK, C.. Valorizando os conhecimentos dos alunos: um projeto para aulas de Língua Materna e Alemã nos anos iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Igor Marques Ribeiro

ZILLES, A. M. S.; BREDEMEIER, M. L. L.; GIBK, C. K. S.. A concepção de variação linguística e material didático para o ensino de alemão a imigrantes na Alemanha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Isis da Costa Pinheiro

ZILLES, A. M. S.; SCHROEDER, D. N.; VILLALBA, T. K. B.; LIMA, M. dos S.. A Produção coletiva em inglês como língua estrangeiraa no ambiente virtual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Pamela Gerling da Silva

NORNBERG, N. E.;ZILLES, A. M. S.; MADCHE, F. C.. O ensino de inglês como língua estrangeira: ensinando através de atividades lúdicas, com auxílio de histórias infantis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vânia Cezar Peixoto

JAGGER, A.;ZILLES, A. M. S.; SCHNACK, C.. Ensino de língua inglesa para crianças: sim ou não? As crenças de uma família em relação às línguas adicionais. 2011 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mariane Gomes

FRONZA, C. de A.ZILLES, A. M. S.; FREITAS, A. L. P.. O ensino de língua portuguesa para surdos: um menino surdo e a escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ângela Barivieira

FRONZA, C. de A.ZILLES, A. M. S.; FREITAS, A. L. P.. Características da escrita no Orkut. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mireila Machado Moro

ZILLES, A. M. S.; PARADA, A. R.; LOMANDO, N. G.. Tipos textuais: um panorama da comunicação dirigida escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Neila Machado Pereira

ZILLES, A. M. S.FRONZA, C. de A.; VEDOVATTO, I. O. B.. A representação dos fonemas /s/ e /z/ na escrita de alunos de primeira e segunda sérires do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ana Paula Moraes dos Passos

MELLO, V. H. D.; HAAS, V.;ZILLES, A. M. S.. O papel semântico da conjunção e: uma abordagem enunciativa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lisandro de Oliveira

MOURA, A. B. N.ZILLES, A. M. S.KRIEGER, M. G.. Análise Terminológica dos manuais de ferramentas motorizadas da Stihl- BR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mônica Reichert

ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.; SCHNACK, C.. O inglês na escola pública: crenças de pais e alunos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fernanda Knecht

ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.; SCHNACK, C.. "Que bicho é esse?" Identificar, nomear e contradizer em narrativas infantis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Simone Closs Hoerlle

ZILLES, A. M. S.CHISHMAN, R. L. O.; HAAS, V.. Quem, o quê, onde e quando em narrativas co-construídas por mãe e criança ao compartilharem um livro de gravuras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Karla Juliana Haubert

ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.VOLKMANN, W.. Interação e alternância de códigos na fala de três crianças bilíngües alemão-português. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daiani Maria Selister

ZILLES, A. M. S.; GIBK, C. K. S.; CORONA, M. O.. Análise de material didático utilizado no ensino de inglês para crianças de cinco anos de idade na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bernardo Kolling Limberger

ZILLES, A. M. S.KERSCH, D. F.; BREDEMEIER, M. L. L.. A co-construção de narrativas entre mães e filhos falantes de alemão numa comunidade teuto-brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Bibiana Cardoso

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.; GUEDES, P. C.. O que levaremos da escola para que o dia nasça feliz?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Henrique Fiess Stocker

SIMÕES, L. J.;ZILLES, A. M. S.; TRAVERSINI, C. S.. Preconceito linguístico e formação de professores: os cursos de licenciatura desmistificam a variação?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luanda Rejane Soares Sito

ANJOS, J. C.; GARCEZ, P. de M.;ZILLES, A. M. S.. A associação comunitária como agência de letramento de uma comunidade quilombola do litoral do RS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raquel Consul

GIBK, C. K. S.;ZILLES, A. M. S.. O ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças em idade pré-escolar: refletindo sobre a prática pedagógica em uma sala de aula de um município da Serra Gaúcha. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tatiane Gabriela Sperb do Nascimento

GIBK, C. K. S.;ZILLES, A. M. S.. Material didático de língua inglesa na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Patrícia Beatriz Lemes

BACK, S.;ZILLES, A. M. S.. PRODUÇÃO DE FRICATIVAS NA FALA INFANTIL: um olhar sobre a fala de dois informantes com idade de 1;10 a 2;5. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ivana de Souza Schmitz

FUNCK, E. A.;ZILLES, A. M. S.. The gleam of particulars: women's voice in poetry. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rafaela Fetzner Drey

VEPPO, M. H. A.;ZILLES, A. M. S.. O Trabalho com Gênero de Texto no Ensino Médio: seqüência didática ou livro didático?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sabrina Gewehr Borella

MOREIRA, M. M.;ZILLES, A. M. S.. O livro Didático e sua Interação com os PCNS: uma proposta de avaliação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vanessa Viega Prado

LIMA, M. dos S.; SCHLATTER, M.;ZILLES, A. M. S.. Inglês na educação de jovens e adultos (EJA): uma proposta de ensino com enfoque em leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kelly Paes de Oliveira

DAMIN, C. P.;ZILLES, A. M. S.. A expansão da língua inglesa na língua portuguesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Simone de Azevedo Ignácio

FUNCK, E. A.;ZILLES, A. M. S.. Características da pronúncia de falantes brasileiros na aprendizagem da língua inglesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

ALMEIDA, A. N.; RIBAS, L. P.;ZILLES, A. M. S.. Concurso público de títulos e provas para o provimento do Cargo de Professor Classe A. 2014. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

PEREIRA, V. W.; SARAIVA, J. I. A.;ZILLES, A. M. S.. Banca de Concurso da UERGS. 2006. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

ZILLES, A. M. S.. Avaliadora na Mostra de Iniciação Científica UNISINOS. 2011. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

ZILLES, A. M. S.. Avaliadora na Mostra de Iniciação Científica UNISINOS. 2007. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

ZILLES, A. M. S.. Sessão de Apresentação de Trabalhos em Lingüística Aplicada do XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ZILLES, A. M. S.. Apresentação de Trabalhos da Sessão Especial do XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer

MATZENAUER, C.L.B.. A ORDENAÇÃO DE SUJEITO, VERBO E OBJETO NO DISCURSO NARRATIVO DE CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS. 1992. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Cristina Fernandes Robazkievicz

indefinido; Início: 2014; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);

Glenda Heller Cáceres

Políticas linguísticas e oferta de línguas adicionais em uma escola pública tecnológica: uma pesquisa-ação para a promoção da internacionalização da aprendizagem de espanhol no Ensino Médio; Início: 2013; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ingritt Maiara da Silva

Indefinido; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNIBIC; (Orientador);

Izadora Mayer

Critérios para programa televisivo sobre variação linguística informativo, educativo e combata o preconceito linguístico; ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Edilene de Paula Kobolt

A variante 'vos' nos livros didáticos de espanhol distribuiídos pelo PNLD (2011-2014); 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Elizabete Rocha de Souza Lima

(Re)pensando o material didático de língua inglesa para a EJA em uma perspectiva socialinclusiva; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Leila Amum Alles Barbosa

MORA NA FILOSOFIA: uma experiência de multiletramentos no Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Maria do Socorro Gomes Macedo

LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE: Contribuições da prática de leitura para a formação do profissional de Letras; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Ilza Léia Ramos Arouche

Letramento em língua estrangeira no ensino superior; 2015; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Charlies Uilian de Campos Silva

Em torno do conceito de pronome: variação e políticas linguísticas em/de um livro didático; 2014; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Conie Smolinski

My Penguin Pal: O desenvolvimento da proficiência linguística através do Jogo Eletrônico Club Penquin; 2012; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Rachel Mattos Bevilacqua

O papel da narrativa no ensino de inglês na escola pública; 2011; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Proposta de ação pedagógica interdisciplinar: integrando a língua inglesa a um projeto de leitura para a 5ª série do ensino fundamental; 2010; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Cristiane Ely Lemke

"O Profe, esse daí é o ponto de interrogação": a co-contrução da narrativa em uma sala de aula bilíngue; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Rosângela Markmann Messa

O papel do dialeto no aprendizado do alemão padrão; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Luciana Gossmann Araújo

Ensino de Língua Estrangeira na Educação Infantil: Um Estudo Sobre a Fala Institucional de Sala de Aula; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Viviane dos Santos Klein

Atividades de inglês ou atividades em inglês: contando histórias na sala de aula de língua estrangeira; 2009; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Hires Héglan

A co-construção de narrativas na interação entre mães e filhos de 3 e 5 anos em uma comunidade teuto-brasileira; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Angélica Scherer Ávila

Estilos narrativos de mães ao compartilharem livro de gravuras com seus filhos; 2007; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Cassiane Leonor Sartori Pereira

O livro didático de inglês como língua estrangeira e os parâmetros curriculares nacionais: convergências ou divergências; 2006; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Carmen Breunig

Alternância de código como pedagogia culturalmente sensível nos eventos de letramento em contexto multilíngüe; 2005; 198 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Alessandra Preussler de Almeida

A concordância verbal na comunidade de São Miguel dos Pretos, Restinga Seca, RS; 2005; 150 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Ester Mambrini

Teatro e variação: a colocação pronominal em duas versões de `A Viúva Pitorra`, de Joào Simòes Lopes Neto; 2004; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Eduardo Fortes Santos

Do falar quilombola à fala falquejada: um estudo de variação estilística; 2004; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Hilaine Gregis

Apagamento da vibrante pós-vocálica em Porto Alegre; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Carmen Maria Faggion

O uso de `ghe/ghen´ em registros escritos do dialeto italiano da Serra Gaúcha; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Lenara Meidel Karam

A variação entre o Futuro do Pretérito, o Imperfeito e a perífrase com IR na fala do Rio Grande do Sul; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Rosália Procasko Lacerda Mignoni

A transferência e a aquisição das vogais espanholas /e/ e /o/, em substantivos e adjetivos, por estudantes universitários brasileiros; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Cláudia Presser Sepé

Português Falado: um estudo de atitudes com professores da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Teresinha Py Elichirigoity

Estruturas sintáticas marcadas em dissertações de vestibular; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras) - Universidade Católica de Pelotas,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Maria Alvina Pereira Mariante

A realização de pedidos por crianças de 5 a 6 anos; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Dorotea Frank Kersch

A palavra ONDE no Português do Brasil; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Dercy Akele

A Avaliação na Narrativa de Pré-Adolescentes; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

César Augusto González

Práticas pedagógicas em uma perspectiva de pedagogia da variação linguística; 2018; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Natalia Labella Sanchez

Análise de necessidades e gêneros de texto para o planejamento de material didático de espanhol para fins específicos: o curso técnico em transações imobiliárias; 2016; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Dirce Welchen

A concordância verbal de 3a; pessoa do plural em Pelotas/RS; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Anelise Junqueira Bohnen

Estudo das palavras gaguejadas por crianças e adultos: caracterizando a gagueira como distúrbio de linguagem; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Maria Nilse Schneider

Atitudes e concepções lingüísticas e sua relação com as práticas sociais de professores em comunidades bilìngües alemão-português do Rio Grande do Sul; 2008; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Carmen Maria Faggion

A indeterminação em português: uma perspectiva diacrônico-funcional; 2008; Tese (Doutorado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Paulo Ricardo Silveira Borges

A gramaticalização de 'a gente' no português brasileiro: análise histórico-social-lingüística da fala das comunidades gaúchas de jaguarão e Pelotas; 2004; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Luís Isaías Centeno do Amaral

A concordância verbal de segunda pessoa do singular em Pelotas e suas implicações lingüísticas e sociais; 2003; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

June Campos

Aquisição do pretérito perfeito e imperfeito do indicativo em português como L2; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Loar Chein Alonso

A polidez e o ato de recusa em inglês como língua estrangeira; 1995; 0 f; Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Igor Marques Ribeiro

A concepção de variação linguística e material didático para o ensino de alemão a imigrantes na Alemanha; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Fernanda Von Mühlen

Valorizando os conhecimentos dos alunos: um projeto para aulas de Língua Materna e Alemã nos anos iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Úrsula Brancher da Costa

O tratamento dado à variação linguística em um livro didático de língua portuguesa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Tafarel Schmitt

Para além do padrão? Variação linguística na coleção didática LINKS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Jeferson Rodrigo Kern

O filme "Walachai" e a manutenção do Hunsrückisch no Rio Grande do Sul; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Carla Patrícia Dieter

Tradução de variedades dialetais em legendas de filmes: uma análise de My Fair Lady; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Mirella Maciel de Lima

Narrativas de aprendizagem de língua inglesa e a prática dos professores em sala de aula; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Christel Ilse Emilie Haag

Mixed bilingual couples and their language choice; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Sílvio Nei da Silva Machado

Duas balinhas por um real! Variação linguística e identidade: um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Eliza Bublitz

A Roda dos Livros: o que pensam os pais das crianças participantes?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Rodrigo Klassen Ferreira

Variedade de prestígio, variação, erro e adequação: o que têm a dizer os alunos de uma escola pública de Ensino Médio?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Karla Juliana Haubert

Interação e alternância de códigos na fala de três crianças bilíngües alemão-português; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Bernardo Kolling Limberger

A co-construção de narrativas entre mães e filhos falantes de alemão numa comunidade teuto-brasileira; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Daiani Maria Selister

Análise de material didático utilizado no ensino de inglês para crianças de cinco anos de idade na educação infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Mônica Reichert

O inglês na escola pública: crenças de pais e alunos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Fernanda Knecht

"Que bicho é esse?" Nomear e contradizer em narrativas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Simone Closs Hoerle

Quem, o quê, onde e quando em narrativas co-construídas por mãe e criança ao compartilharem um livro de gravuras; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Flavia Athanasio Schuck

material didático; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Barbara Tatiana Guedes

política lingüística; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Luciana Gossmann Araújo

Ensino de língua inglesa na Educação Infantil: uma proposta sócio-interacional; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Carla Elisângela Bündchen

A leitura em sala de aula: uma proposta de trabalho voltada para o letramento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Luciana de Souza Brentano

Quanto antes melhor: existe uma idade ideal para o aprendizado de uma língua estrangeira?; 2005; 79 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Paula Biegelmeier Leão

Formas de Tratamento no Sul do Brasil: contribuições da Geolingüística, da Sociolingüística e da Pragmática; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Patrícia da Rosa Mazzoca

A variação de "a gente" e " a ´ente" na fala de Porto Alegre; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Karine Quadros da Silva

A língua na representação étnica dos informantes de Flores da Cunha do Projeto Varsul; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Maria Angélica Massena de Azevedo

O preconceito lingüístico: considerações sobre o papel da mídia; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Milene Benachio

Preconceito Lingüístico: um estudo das concepções de língua/linguagem no 4o; ano normal do Instituto de Educação Flores da Cunha; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Elaine Teresinha Costa Capellari

A marcação de plural na fala de uma criança; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Tafarel Schmitt

"Esse livro é legal": Comentários e avaliações feitos por crianças sobre livros infantis; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Débora Spadotto

Orientação de letramento e desempenho escolar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Jeferson Rodrigo Kern

Hora de contar histórias, hora de ação conjunta; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Tafarel Schmitt

Respostas dadas por criançasa livros infantis durante sua recomendação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Tafarel Schmitt

Respostas dadas por crianças a livros infantis durante sua recomendação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Tafarel Schmitt

O papel do leitor na escrita de bilhetes infantis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Tafarel Schmitt

A interação discursiva na escrita de bilhetes infantis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Tafarel Schmitt

"Lê" ou "Eu gostaria que você lesse?": As escolhas textuais na produção de bilhetes infantis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Jeferson Rodrigo Kern

Roda dos livros: garantia de desenvolvimento de eitura?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Alemão) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Débora Spadotto

Orientações de letramento predominantes de Santa Maria do Herval; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Jeferson Rodrigo Kern

Interação entre alunos e professora durante a contação de histórias; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Bernardo Kolling Limberger

A narrativa na interação entre mães e filhos em comunidades monolíngües e bilíngües; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Fernanda Knecht

Forma e função das perguntas na interação entre mães e crianças de 3 anos ao compartilharem um livro de gravuras; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Simone Closs Hoerlle

As perguntas na co-construção de narrativas entre mães e crianças de 3 anos: Formas e Funções; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Hires Héglan Rodrigues Borges Batista

Estudo em tempo real de tendência: a concordância verbal de primeira pessoa do plural; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Vanessa Viega Prado

Gramaticalização de ?a gente? na fala da e para a criança; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Anelise Riva

Concordância verbal; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Michelle Raupp Selister

A gramaticalização de 'a gente' na fala da criança; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Stahl Zilles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZILLES, A. M. S. . ?Língua o quê?? Concepções do objeto de ensino, um problema para a Linguística Aplicada. Calidoscópio , v. 15, p. 1-5, 2017.

  • ZILLES, A. M. S. ; CACERES, G. H. ; VILLAVICENCIO, L. . O Certificado de Español, Lengua y Uso (CELU): entre linguagem, avaliação e políticas linguísticas. Calidoscopio (Online) , v. 12, p. 124-127, 2014.

  • LIMBERGER, B. ; ZILLES, A. M. S. . Narrativas bilíngues de mães e filhos de três anos: estilo, papéis interacionais e uso das línguas. Fórum Linguistico (Online) , v. 10, p. 29-47, 2013.

  • ZILLES, A. M. S. ; KERN, J. R. . Concepções de professores sobre contar histórias na escola. Revista Ecos , v. 13, p. 159-198, 2012.

  • ZILLES, Ana Maria Stahl ; FARACO, C. A. . Implantação do Acordo Ortográfico na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Calidoscópio , v. 10, p. 125-130, 2012.

  • ZILLES, A. M. S. ; KNECHT, F. . 'Vamos contar, eu e tu?' Andaimento e cultura na co-construção de uma narrativa infantil. Organon (UFRGS) , v. 23, p. 47-70, 2009.

  • ZILLES, A. M. S. . Leitura e mediação nos relatos de estudantes de Letras. Polifonia (UFMT) , v. 19, p. 133, 2009.

  • ZILLES, A. M. S. ; BATISTA, H. H. R. B. ; LIMBERGER, B. . A avaliação na co-construção de narrativas a partir de um livro de gravuras por mães e suas filhas de três anos. Desenredo (PPGL/UPF) , v. 3, p. 93-105, 2008.

  • ZILLES, A. M. S. . O que a fala e a escrita nos dizem sobre a avaliação social do uso de a gente?. Letras de Hoje (Impresso) , v. 42, p. 27-44, 2007.

  • ZILLES, A. M. S. . Grammaticalization of a gente as a cluster of changes: evidence from apparent and real time studies. Fórum Linguístico (UFSC. Impresso) , v. 4, p. 13-46, 2007.

  • GUY, G. R. ; ZILLES, A. M. S. . O ensino da língua materna: uma perspectiva sociolingüística. Calidoscópio (UNISINOS) , v. 4, p. 39-50, 2006.

  • ZILLES, A. M. S. . Ensino de línguas estrangeiras na educação infantil. Entrelinhas (UNISINOS.Online) , v. 3, p. 1-11, 2006.

  • ZILLES, A. M. S. . The development of a new pronoun: the linguistic and social embedding of 'a gente' in Brazilian Portuguese. Language Variation and Change (Print) , Cambridge, v. 17, n.1, p. 19-53, 2005.

  • ZILLES, A. M. S. ; KING, K. . Self-presentation in sociolinguistic interviews: Identities and language variation in Panambi, Brazil. Journal of Sociolinguistics (Print) , v. 9, n.1, p. 72-92, 2005.

  • ZILLES, A. M. S. . Grammaticalization of 'a gente' in Brazilian Portuguese. University of Pennsylvania. Working Papers in Linguistics (Online) , Philadelphia, v. 8, n.3, p. 297-310, 2002.

  • CAPELLARI, E. T. C. ; ZILLES, A. M. S. . A marcação de plural na linguagem infantil: estudo longitudinal. Revista da ABRALIN , Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 185-218, 2002.

  • ZILLES, A. M. S. . A posposição do sujeito ao verbo no português falado no Rio Grande do Sul. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 35, n.1, p. 75-96, 2000.

  • ZILLES, A. M. S. . Equívocos. Boletim da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil Alab, Santa Maria, v. 4, n.4, p. 47-54, 2000.

  • ZILLES, A. M. S. ; MAYA, L. Z. ; SILVA, K. Q. . A concordância verbal com a primeira pessoa do plural na fala de Panambi e Porto Alegre, RS. Organon (UFRGS) , Porto Alegre, v. 14, n.28 e 29, p. 195-219, 2000.

  • ZILLES, A. M. S. . O desenvolvimento do Background em narrativas de crianças de 4 a 9 anos. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 33, n.2, p. 203-211, 1998.

  • ZILLES, A. M. S. . A ordem VS com função apresentativa em relatos de crianças de 4 a 9 anos. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 30, n.4, p. 189-203, 1995.

  • ZILLES, A. M. S. . Projeto VARSUL: Banco de Dados e projetos de análise. Cadernos do IL (UFRGS) , Porto Alegre, v. 12, p. 29-31, 1994.

  • ZILLES, A. M. S. . Competência discursiva na fase de alfabetização: inter-relação entre pragmática e sintaxe. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 28, n.2, p. 121-138, 1993.

  • ZILLES, A. M. S. . Continuidade tópica e referência em narrativas orais de crianças de 4 a 6 anos. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 24, n.4, p. 79-95, 1989.

  • ZILLES, A. M. S. . Escolha do livro-texto de línguas estrangeiras. Letras de Hoje , PUC/RS - Porto Alegre, v. 44, p. 83-91, 1981.

  • ZILLES, A. M. S. ; BALSEMÃO ; SANTOS ; CULASSO ; KAUFMANN . Dificuldades de aprendizagem na 1ª série. Hífen (Uruguaiana) , FAFIUR - Uruguaiana, v. 5, n.8, p. 44-60, 1980.

  • ZILLES, A. M. S. ; MARIATH, A. M. A. . Roteiro de Leitura para Os Meninos da Rua Paulo. Hífen (Uruguaiana) , FAFIUR, Uruguaiana, v. 2, n.4, p. 47-61, 1978.

  • ZILLES, A. M. S. ; KREUTZ ; SANTOS ; COSTA ; TIETBOHL . A profissão de professor. Hífen (Uruguaiana) , FAFIUR - Uruguaiana, v. 2, n.4, p. 31-36, 1978.

  • ZILLES, A. M. S. ; MAGRO, M. C. . Os exercícios estruturais no aprendizado de línguas estrangeiras. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 30, p. 25-37, 1977.

  • ZILLES, A. M. S. . A questão da primazia da fala no ensino de língua estrangeira. Letras de Hoje , Porto Alegre, v. 30, p. 38-51, 1977.

  • ZILLES, A. M. S. ; FARACO, C. A. (Org.) . Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015. 320p .

  • GUY, G. R. ; ZILLES, A. M. S. . Sociolingüística Quantitativa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. v. 1. 239p .

  • ZILLES, A. M. S. . Estudos de Variação Lingüística no Brasil e no Cone Sul. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. v. 1. 295p .

  • ZILLES, A. M. S. . Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação. , 2005. v. I.

  • ZILLES, A. M. S. . Nova Gramática do Português Brasileiro: um olhar sociolinguístico. In: Carlos Alberto Faraco;  Francisco Eduardo Vieira. (Org.). Gramáticas brasileiras : com a palavra, os leitores. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2016, v. , p. 149-186.

  • ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Onde: prescrição, proscrição, descrição e ensino. In: Ana Maria Stahl Zilles; Carlos Alberto Faraco. (Org.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2015, v. , p. 145-191.

  • ZILLES, A. M. S. . A língua que a gente fala no Brasil. In: Paulo Coimbra Guedes. (Org.). Educação Linguística e Cidadania. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012, v. , p. 175-207.

  • GUY, G. R. ; ZILLES, A. M. S. . Ensino da Língua Materna sob uma Perspectiva Sociolinguística. In: Paulo Coimbra Guedes. (Org.). Educação Linguística e Cidadania. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012, v. , p. 123-154.

  • GUY, G. R. ; ZILLES, A. M. S. . Endangered Language Varieties: Vernacular Speech and Linguistic Standardization in Brazilian Portuguese. In: Kendall A. King; Natalie Schilling-Estes; Lyn Fogle; Jia Jackie Lou; Barbara Soukup. (Org.). Sustaining Linguistic Diversity: Endangered and Minority Languages and Language Varieties. 1ed.Washington, D.C.: Georgetown University Press, 2008, v. 1, p. 53-66.

  • ZILLES, A. M. S. . Apresentação. In: Carlos Alberto Faraco. (Org.). Norma Culta Brasileira: destando alguns nós. 1ed.São Paulo: Parábola, 2008, v. , p. 9-21.

  • ZILLES, A. M. S. . Prefácio. In: José Gaston Higert. (Org.). A linguagem falada culta na cidade de Porto Alegre: elocuções formais.. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, v. 1, p. 3-12.

  • ZILLES, A. M. S. ; BATISTA, H. H. R. B. . A concordância verbal de primeira pessoa do plural na fala culta de Porto Alegre. In: Paulino Vandresen. (Org.). Variação, mudança e contato lingüístico no portugüês da Região Sul. 1ed.Pelotas: EDUCAT, 2006, v. , p. 99-124.

  • ZILLES, A. M. S. ; FARACO, C. A. . As tarefas da sociolingüística no Brasil: balanço e perspectivas. In: Gorski, Edair M. & Coelho, Izete L.. (Org.). Sociolingüística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006, v. , p. -.

  • ZILLES, A. M. S. ; FARACO, C. A. . Considerações sobre o discurso reportado em corpus de língua oral. In: Paulino Vandresen. (Org.). Variação e Mudança no Português Falado na Região Sul. 1ed.Pelotas: Educat, 2002, v. , p. 14-45.

  • ZILLES, A. M. S. ; GARCEZ, P. M. . Estrangeirismos: desejos e ameaças. In: FARACO, Carlos A.. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001, v. , p. 15-36.

  • ZILLES, A. M. S. . Ainda os equívocos no combate aos estrangeirismos. In: FARACO, Carlos A.. (Org.). Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001, v. , p. 143-161.

  • GARCEZ, P. de M. ; ZILLES, A. M. S. . Estrangeirismos: empréstimo ou ameaça?. In: F.L. da Silva e H.M. de Melo e Moura. (Org.). O Direito à Fala: a questão do preconceito lingüístico. 1 aed.Florianópolis: Insular, 2000, v. , p. 39-51.

  • ZILLES, A. M. S. . Curso de conversação de Português: relato de experiência. In: Maria Jandyra Cunha; Percília Santos. (Org.). Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros. 1ed.Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999, v. , p. 71-85.

  • ZILLES, A. M. S. . Algumas características do português do Brasil. In: Paulo Coimbra Guedes. (Org.). Ensino de Português e Cidadania. Porto Alegre: PMPA/SMED, 1999, v. , p. 88-107.

  • ZILLES, A. M. S. ; KARAM, L. M. . O Projeto VARSUL. In: Angelika Gärtner. (Org.). Aquisição e Ensino de línguas. 1ed.Porto Alegre: UFRGS:DAAD: Instituto Goethe, 1997, v. , p. 126-127.

  • ZILLES, A. M. S. . A ordem verbo-sujeito no português falado no Rio Grande do Sul. In: Marília dos Santos Lima; Paulo Coimbra Guedes. (Org.). Estudos da Linguagem. 1ed.Porto Alegre: Sagra: D.C. Luzzatto Editores, 1996, v. , p. 19-29.

  • GARCEZ, P. M. ; ZILLES, A. M. S. . Políticas para tratar o patrimônio linguístico como recurso. Jornal da Universidade, Jornal da Univerisdade, p. 2 - 2, 31 maio 2011.

  • ZILLES, A. M. S. . Costumes, Hábitos e Idioma. Jornal VS, São Leopoldo, 25 jul. 2008.

  • ZILLES, A. M. S. . A carta de Carina - Processos de organização da informação. Jornal da Alfabetizadora, Porto Alegre, , v. 14, p. 20 - 21.

  • ZILLES, A. M. S. . Resenha - Leitura: Teoria, Avaliação e Desenvolvimento. Jornal da Alfabetizadora, Porto Alegre, , v. 24, p. 18 - 22.

  • ZILLES, A. M. S. . Língua política e preconceito. Jornal da Universidade/UFRGS, Porto Alegre, , v. 31, p. 4 - 4.

  • ZILLES, A. M. S. . O jeitinho brasileiro de falar português. Biblioteca Entre Livros, p. 72 - 75.

  • ZILLES, A. M. S. . Leitura e mediação nos relatos de estudantes e egressos do curso de Letras. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo, 2005.

  • ZILLES, A. M. S. . Estruturas Marcadas em Narrativas de Crianças: VS com função apresentativa. In: IX Encontro Nacional da ANPOLL, 1995, Caxambu. Anais do IX Encontro Nacional da ANPOLL - Lingüística, 1994. v. 2. p. 1289-1298.

  • ZILLES, A. M. S. ; LIMBERGER, B. . 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. In: O tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de alemão como língua estrangeira, 2015, São Leopoldo. Caderno de resumos do 9 Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 109-110.

  • ZILLES, A. M. S. ; SOUZA, G. L. . Nós e a gente: um estudo em tempo real. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2002. v. 1.

  • ZILLES, A. M. S. ; AIRES, K. M. L. . Referência a primeira pessoa do plural em Flores da Cunha e Porto Alegre. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2002. v. 1.

  • ZILLES, A. M. S. ; SILVA, K. Q. . Regras Variáveis na Concordância Verbal com a Primeira Pessoa do Plural em Comunidades do Rio Grande do Sul. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2002, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2002. v. 1.

  • ZILLES, A. M. S. ; AIRES, K. M. L. ; SOUZA, G. L. . A distribuição do uso de NÓS e A GENTE em quatro comunidades sul-rio-grandenses. In: XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 920-921.

  • ZILLES, A. M. S. ; MAZZOCA, P. R. . A variação entre A GENTE e A'ENTE na fala de Porto Alegre. In: XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 921-921.

  • ZILLES, A. M. S. ; SOUZA, G. L. ; SELISTER, M. R. . Mudam os indivíduos ou mudam as gerações? O uso de NÓS e A GENTE em Porto Alegre, décadas de 1970 e 1990. In: XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 921-921.

  • ZILLES, A. M. S. ; SILVA, K. Q. ; RIVA, A. . Uso da marca de primeira pessoa do plural na fala do Rio Grande do Sul. In: XIV Salão de Iniciação Cinetífica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 922-922.

  • SOUZA, G. L. ; SILVA, K. Q. ; AIRES, K. M. L. ; ZILLES, A. M. S. . Estudo comparativo do uso de NÓS e A GENTE. In: XII Encontro Regional do Projeto Varsul, 2001, Porto Alegre. XII Enc. Reg. do Proj. Varsul, IL/UFRGS, Programa e Resumos. Porto Alegre: IL/UFRGS, 2001. v. único. p. 14-14.

  • ZILLES, A. M. S. . O processo de gramaticalização de a gente. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Programa e resumos. Fortaleza: UFC/ ABRALIN, 2001. v. 1. p. 375-375.

  • ZILLES, A. M. S. . Pronominal change in progress: grammaticalization of a gente in Brazilian Portuguese. In: 30º NWAV, 2001, Raleigh, NC, EUA. Programa e Resumos, 2001. p. 172-172.

  • ZILLES, A. M. S. ; TREVISAN, J. B. . Alternância de códigos, mistura de línguas, língua e dialeto na visão dos informantes de Panambi/ VARSUL. In: XII Encontro Regional do Projeto VARSUL, 2001, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001. v. 1. p. 27-27.

  • ZILLES, A. M. S. . Variable subject-verb agreement with first person plural in spoken Brazilian Portuguese.. In: 29th New Ways of Analyzing Variation (NWAV), 2000, East Lansing. 29th NWAV - The Future of the Art. East Lansing: Michigan State University, 2000. v. único. p. 107-107.

  • ZILLES, A. M. S. ; SCHOSSLER, M. . O papel da escolaridade na escolha de NÓS ou A GENTE na fala de Porto Alegre. In: XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. v. único. p. 532-532.

  • ZILLES, A. M. S. ; MAYA, L. Z. . O uso de NÓS e A GENTE na Fala de Flores da Cunha, RS. In: XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. v. único. p. 532-532.

  • ZILLES, A. M. S. ; SILVA, K. Q. . Escolaridade versus classe social na realização variável da concordância verbal com a primeira pessoa do plural. In: XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. v. único. p. 532-533.

  • ZILLES, A. M. S. ; MAZZOCA, P. R. . O papel dos fatores sociais no processo de gramaticalização de A GENTE.. In: XII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2000, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. v. único. p. 531-531.

  • ZILLES, A. M. S. ; SOUSA, G. L. ; SCHOSSLER, M. . A variação no uso de NÓS e A GENTE na fala de Porto Alegre. In: IV Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL, 2000, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000. v. único. p. 138-138.

  • ZILLES, A. M. S. ; SILVA, K. Q. . A variação na concordância verbal com a primeira pessoa do plural na fala de Porto Alegre. In: IV Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL, 2000, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000. v. único. p. 138-139.

  • ZILLES, A. M. S. ; AIRES, K. M. L. ; MAYA, L. Z. . Variação no uso de NÓS e A GENTE na fala de Flores da Cunha, RS. In: IV Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL, 2000, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000. v. único. p. 140-140.

  • ZILLES, A. M. S. . A posposição do sujeito ao verbo no português falado no Rio Grande do Sul. In: II Congresso Nacional da ABRALIN, 1999, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999. p. 130-130.

  • ZILLES, A. M. S. ; SILVA, K. Q. ; MAYA, L. Z. . A concordância verbal com a primeira pessoa do plural na fala de Panambi e Porto Alegre. In: XI Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1999, Porto Alegre. XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1999. v. único. p. 477.

  • ZILLES, A. M. S. ; MAZZOCA, P. R. . O papel da escolaridade no processo de gramaticalização de A GENTE.. In: XI Salão de Iniciação Científica, 1999, Porto Alegre. XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1999. v. Único. p. 478.

  • ZILLES, A. M. S. ; SCHOSSLER, M. . As formas VOCÊ e TU na linguagem falada de Panambi. In: XI Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1999, Porto Alegre. XI Salão e VIII Feira de Iniciação Cietífica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1999. v. Único. p. 449.

  • ZILLES, A. M. S. . Aspectos pragmáticos dos tempos verbais no português do Brasil. In: V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1998, Porto Alegre. Livro de Programa e Resumos. Porto Alegre: UFRGS, 1998. v. 1. p. 245-245.

  • ZILLES, A. M. S. ; MAZZOCA, P. R. . Gramaticalização e apagamento do segmento 'g'na forma A GENTE.. In: X Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1998, Porto Alegre. X Salão e VII Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1998. v. Único. p. 465.

  • ZILLES, A. M. S. ; SCHOSSLER, M. . As formas de tratamento em programas de rádio de Porto Alegre.. In: X Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1998, Porto Alegre. X Salão e VII Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1998. v. Único. p. 465.

  • ZILLES, A. M. S. ; RECH, N. S. F. . A forma A GENTE em dois momentos da língua.. In: X Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1998, Porto Alegre. X Salão e VII Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1998. v. Único. p. 466.

  • ZILLES, A. M. S. ; RECH, N. S. F. . O uso de NÓS e A GENTE na fala de Porto Alegre e de São Borja.. In: IX Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1997, Porto Alegre. IX Salão e VI Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1997. v. Único. p. 389.

  • ZILLES, A. M. S. ; SOUZA, L. B. ; ALMEIDA, A. P. ; SCHOSSLER, M. . O preenchimento e o apagamento do sujeito de 1ª pessoa na linguagem falada de Porto Alegre.. In: IX Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1997, Porto Alegre. IX Salão e VI Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1997. v. Único. p. 389.

  • ZILLES, A. M. S. ; PRESTES, G. . Curso de Conversação de Português para Estrangeiros. In: III Seminário da Sociedade Internacional Português-Língua Estrangeira - SIPLE, 1996, Niterói. Anais do III Seminário da SIPLE. Niterói: SIPLE, 1996. p. 90-90.

  • ZILLES, A. M. S. ; FERREIRA, N. S. ; GALAN, A. C. ; TEIXEIRA, A. J. T. . Reanálise do uso de NÓS e A GENTE na fala de Porto Alegre.. In: VIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1996, Porto Alegre. VIII Salão e V Feira de Iniciação Científica - Livros de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1996. v. Único. p. 341.

  • ZILLES, A. M. S. ; PRESTES, G. J. . Reflexão sobre uma prática pedagógica no programa de português para estrangeiros.. In: VIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1996, Porto Alegre. VIII Salão e V Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1996. v. Único. p. 343.

  • ZILLES, A. M. S. ; BRESSAN, C. G. . Os demonstrativos ESTE e ESSE em traduções do italiano para o português - um estudo de caso.. In: VIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1996, Porto Alegre. VIII Salão e V Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Univesidade, 1996. v. Único. p. 343.

  • ZILLES, A. M. S. ; KARAM, L. M. ; GALAN, A. C. ; BRESSAN, C. G. ; GOLDNADEL, M. ; FERREIRA, N. S. . NÓS e A GENTE na fala de Porto Alegre - variação ou mudança?. In: VII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1995, Porto Alegre. VII Salão e IV Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1995. v. Único. p. 272.

  • ZILLES, A. M. S. ; GALAN, A. C. ; KARAM, L. M. ; BORGES, C. E. . Posposição do sujeito com verbos intransitivos na fala de Porto Alegre e São Borja.. In: VI Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1994, Porto Alegre. VI Salão e III Feira de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1994. v. Único. p. 275.

  • ZILLES, A. M. S. ; LIMBERGER, B. . O tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de alemão como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GONZÁLEZ, C. A. ; ZILLES, A. M. S. . A palavra onde em textos escolares: a gramática da língua e a gramática da norma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZILLES, A. M. S. . Variação Linguística em Livros Didáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZILLES, A. M. S. . Variação Linguística em Livros Didáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZILLES, A. M. S. . Narrativas na sala de aula: sim ou não?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BATISTA, H. H. R. B. ; ZILLES, A. M. S. . Evaluation in narrative co-construction: linguistic and cultural differences between two Brazilian communities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILLES, A. M. S. ; MELZI, G. ; KNECHT, F. ; LOPES, G. . Linguistic and cultural differences in mother-child narratives. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILLES, A. M. S. ; MELZI, G. ; KNECHT, F. ; LOPES, G. . Linguistic and Cultural Differences in Mother-Child Narratives. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIMÕES, L. J. ; ZILLES, A. M. S. ; DAL CORNO, G. M. ; BORGES, P. R. S. ; LIMA, M. dos S. . Mesa redonda: Língua Estrangeira e Diversidade Lingüística na Universidade: do Vestibular à Pós Graduação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILLES, A. M. S. ; BATISTA, H. H. R. B. ; LIMBERGER, B. K. ; KNECHT, F. ; HOERLLE, S. C. ; AVILA, A. S. . Sessão coordenada de comunicações: Língua, Cultura e Identidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZILLES, A. M. S. . Palestra: Desvendando Walachai. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZILLES, A. M. S. . Leitura e mediação nos relatos de estudantes e egressos do curso de Letras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZILLES, A. M. S. ; HEBERLE, V. M. ; ALTENHOFEN, C. V. . Mesa redonda: Educação lingüística para a cidadania. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZILLES, A. M. S. . Período crítico, falante nativo e sotaque: revisão de conceitos e implicações práticas no ensino de línguas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZILLES, A. M. S. . Estudo da variação e da mudança no português do Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZILLES, A. M. S. . Português ou Brasileiro? Lingüística e Ideologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZILLES, A. M. S. . Concordância variável de primeira pessoa do plural na fala do Rio Grande do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZILLES, A. M. S. . Por uma síntese dos estudos sobre a gramaticalização de 'a gente'. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZILLES, A. M. S. . Contribuições da Sociolingüística para o Ensino da Língua. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZILLES, A. M. S. ; SOUZA, J. . Práticas discursivas em interações institucionais, nas mídias, em políticas linguísticas e em textos literários. São Leopoldo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. . Diálogos entre Linguística Aplicada, Educação, Políticas Linguísticas e Estudos Literários. São Leopoldo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • FARACO, C. A. ; ZILLES, A. M. S. . Introdução. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ZILLES, A. M. S. ; SOUZA, J. . Práticas discursivas, interação e contextos. São Leopoldo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. . Linguística Aplicada para a formação docente: materiais didáticos, objetos de ensino e fundamentos teóricos. São Leopoldo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. ; SOUZA, J. . Linguística Aplicada ao Estudo de Textos, TICs e Léxico. São Leopoldo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. . Apresentação. São Leopoldo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. . Múltiplos olhares para os textos e para as competências a eles associadas. São Leopoldo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Apresentação. São Leopoldo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. . Apresentação. São Leopoldo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. . Apresentação. São Leopoldo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Apresentação, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Apresentação. São Leopoldo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • KERSCH, D. F. ; ZILLES, A. M. S. . Apresentação. São Leopoldo - RS, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ZILLES, A. M. S. . Apresentação. São Leopoldo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ZILLES, A. M. S. . VARBRUL: Análise avançada. Porto Alegre: Cadernos de Tradução/Instituto de Letras/ UFRGS, 1998. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZILLES, A. M. S. . Consultora ad hoc CAPES. 2014.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc na Revista Letrônica. 2017.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista Scripta. 2017.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários. 2017.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc na Revista Revel. 2016.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc na Revista Signótica. 2014.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc na Revista Signótica. 2014.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista DELTA. 2014.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista Letrônica. 2013.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista Signótica. 2013.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista Diadorim. 2011.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc CNPq. 2010.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista Abralin. 2010.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista Ad Hoc - CNPq. 2009.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Language Policy - LPOL 204. 2009.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Sociolinguistic Studies. 2009.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Language Policy - LPOL 144. 2008.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista Alfa. 2008.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista Ad Hoc CNPq. 2008.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc do Portal Scielo. 2006.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc do CNPq. 2004.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc da Revista da ABRALIN. 2003.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc do CNPq. 2003.

ZILLES, A. M. S. . Questões metodológicas no estudo quantitativo de processos de gramaticalização e mudanças inter-relacionadas. 2002.

ZILLES, A. M. S. . Parecerista ad hoc do CNPq. 2002.

ZILLES, A. M. S. ; GUIMARÃES, E. ; MUGNAINI, R. ; ALMEIDA, M. . Avaliação de periódicos e livros da área de Letras/Humanidades pelo Qualis: reflexões programáticas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ZILLES, A. M. S. . Programa Conexão Unisinos - Variação Linguística. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZILLES, A. M. S. . As vantagens de ser bilíngue. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZILLES, A. M. S. . As vantagens de ser bilíngue no mercado de trabalho. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZILLES, A. M. S. . Programa Blá Blá Blá da Rádio Unisinos FM 103.3. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZILLES, A. M. S. . Telejornal da TV Unisnos / Canal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZILLES, A. M. S. . Programa Revista ABC. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FARACO, C. A. ; ZILLES, A. M. S. . Variação no português falado e escrito no Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ZILLES, A. M. S. . Bom Dia Brasil. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZILLES, A. M. S. . Calidoscópio - Revista de Linguística Aplicada. 2015. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. . Calidoscópio - Revista de Linguística Aplicada. 2014. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. . Calidoscópio - Revista de Linguística Aplicada. 2013. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Calidoscópio - Revista de Linguística Aplicada. 2012. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. . Contrastes entre a Língua Falada e a Língua Escrita. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Calidoscópio - Revista de Linguística Aplicada. 2011. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. . Relatório Técnico CNPq - Edital MCT/CNPq 14/2008 Universal. 2011. (Relatório de pesquisa).

ZILLES, A. M. S. . Relatório Técnico CNPq: Bolsa Auxílio Técnico 502901/2008-0. 2011. (Relatório de pesquisa).

ZILLES, A. M. S. . Políticas Linguísticas no Brasil: embates e propostas. 2011. (Mesa Redonda).

ZILLES, A. M. S. . Palestra: A polêmica do livro do MEC. 2011. (Palestra: Encontros de Ética).

ZILLES, A. M. S. . Coordenadora do Painel: Livro didático: o certo e o errado na mídia. 2011. (Coordenadora de Painel).

ZILLES, A. M. S. . Palestra: Variação Linguística em livros didáticos. 2011. (Palestra).

ZILLES, A. M. S. ; JAGGER, A. ; SCHNACK, C. . Variacão e Bilinguismo. 2011. (Palestra).

ZILLES, A. M. S. . Palestra: Velhos embates e novas propostas de políticas linguísticas para o Brasil. 2011. (Palestra).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Pós-Graduação- Multidiversidade linguística. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Calidoscópio - Revista de Linguística Aplicada. 2010. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. . Português - Um nome, muitas línguas: os debates do "Salto para o Futuro". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLES, A. M. S. ; KERSCH, D. F. . Calidoscópio - Revista de Linguística Aplicada. 2009. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. ; SCHNACK, C. ; LEMKE, C. E. ; JAGGER, A. ; ARAUJO, L.G. . Young Children`s Forum. 2009. (Mesa Redonda).

ZILLES, A. M. S. . Ensino de Língua Inglesa para crianças: o que há de especial nisso?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLES, A. M. S. . Calidoscópio - Revista de Lingüística Aplicada. 2008. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. . Relatório Técnico. 2008. (Relatório de pesquisa).

ZILLES, A. M. S. . Calidoscópio - Revista de Lingüística Aplicada. 2007. (Editoração/Periódico).

ZILLES, A. M. S. . A Gramaticalização de A Gente. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLES, A. M. S. . Educação lingüística em inglês como LE através de material autêntico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLES, A. M. S. . Mesa redonda Cultura no ensino de língua estrangeira: o caso do inglês na educação infantil. 2006. (Mesa redonda: Ensino de Línguas e Cultura).

ZILLES, A. M. S. . Mesa redonda Um olhar sociolingüístico para o texto literário no ensino de língua materna. 2006. (Mesa redonda: Ensino de Língua Materna e Lingüística).

ZILLES, A. M. S. . Palestra O ensino de línguas estrangeiras na educação infantil. 2006. (Palestra: Encontros de Ética).

ZILLES, A. M. S. . Mesa Redonda Variação. 2006. (Mesa redonda: Variação).

ZILLES, A. M. S. . Mesa redonda Gramaticalização de ?a gente?: um processo de múltiplas regras variáveis. 2006. (Mesa redonda: Variação).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Pós-Graduação - Especialização em Leitura e Produção Textual. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Especialização em Estudos da Linguagem. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Mestrado da PUC/RS. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Mestrado da Universidade Católica de Pelotas. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Metodologia do Ensino de Português, Língua Inglesa e Literatura. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLES, A. M. S. . Cursos de Especialização em Alfabetização e Educação Pré-Escolar. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Especialização sobre Ensino de Língua e Literatura, 1º e 2º graus. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZILLES, A. M. S. . Contribuições da Lingüística para o Ensino de Redação e Leitura. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Língua Portuguesa e Civilização Brasileira. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZILLES, A. M. S. . Curso de Português para Estrangeiros. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZILLES, A. M. S. ; ALMEIDA, A. P. ; GREGIS, R. ; SCHNEIDER, H. . Revista ABC: debate sobre preconceito linguístico. 2011.

ZILLES, A. M. S. . Language and Nationalism in Contemporary Brazil. 2003 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Folk metalanguage in Panambi: the good, the bad, and the perfect. 2003 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Grammaticalization of ?a gente? and verbal agreement in monolingual and bilingual communities. 2003 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Variação e mudança no português que a gente fala no Brasil. 2003 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. . "A gente não quer só comida": a gramaticalização de 'a gente' sob a perspectiva da sociolingüística. 2003 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. . The linguistic and social embedding of ?a gente? in Brazilian Portuguese. 2002 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. ; ANJOS, J. C. ; GUY, G. . Diálogo com a Sociologia: a construção do conceito de classe. 2001 (Mesa-Redonda) .

ZILLES, A. M. S. . Brazilian Portuguese: studying regional diversity in the South. 2001 (palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Grammaticalization of a gente in Brazilian Portuguese. 2001 (palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Razões para uma abordagem histórico-diacrônica do Português no Brasil. 2000 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Razões para uma abordagem histórico-diacrônica do português no Brasil. 2000 (Palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Preconceito Lingüístico (19/01/2000) e Que língua ensinar? Os conceitos de língua padrão, língua culta, norma e variedades (20/01/2000). 2000 (Curso) .

ZILLES, A. M. S. . Perspectivas para o estudo de narrativas infantis. 1997 (palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Características do Português do Brasil. 1997 (palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Mesa Redonda Português como língua estrangeira: Pesquisa e Ensino. 1994 (palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Lingüística do discurso e a sintaxe da narrativa. 1991 (palestra) .

ZILLES, A. M. S. . Competência discursiva na fase de alfabetização: inter-relação entre pragmática e sintaxe. 1990 (palestra) .

ZILLES, A. M. S. . O despertar para a leitura. 1990 (painel) .

ZILLES, A. M. S. . Aspectos Pragmáticos em Narrativas de Pré-Escolares. 1989 (palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Pedagogia da variação linguística: princípios norteadores, Descrição: Este estudo tem como foco os princípios que devem embasar ou nortear a Pedagogia da Variação Linguística no Brasil. Como não há consenso na literatura sobre o tema, os documentos oficiais serão examinados a fim de determinar as diretrizes preconizadas pelo MEC (PCNs, OCEM, PNLD) e pela Secretaria de Educação do RS (Referenciais Curriculares) sobre como tratar a variação linguística no ensino de línguas. Tais diretrizes serão confrontadas com a literatura sociolinguística, socio-histórica e pragmática, áreas que procuram explicar o uso variável da linguagem. Essa será a base para o exame crítico do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa, tanto do Ensino Fundamental, quanto Médio. Espera-se, com isso, propor as bases de uma Pedagogia da Variação que supere as limitações até agora constatadas, oferecendo-se a autores de livros didáticos, a professores, a formadores de opinião e ao público em geral esclarecimentos sobre como lidar com essas questões e, assim, combater o preconceito linguístico, a violência simbólica e a exclusão social. Paralelamente, os princípios da Pedagogia da Variação servirão de base para a UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Pró- Reitoria de Ensino e Pesquisa Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós- Graduação elaboração de uma série de programas audiovisuais de esclarecimento e sensibilização sobre o funcionamento da linguagem, tendo em vista a formação de professores, o ensino à distância e a exibição em mídias educativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Maria Stahl Zilles - Coordenador / Carlos Alberto Faraco - Integrante / Tafarel Schmitt - Integrante / Úrsula Brancher da Costa - Integrante / Natália Labella de Sanchéz - Integrante / Charlies Uilian de Campos - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2008 - 2011

    A co-construção de narrativas na família e na escola, Descrição: Este projeto dá continuidade a dois outros projetos anteriormente desenvolvidos na Unisinos:Diferenças socioculturais e lingüísticas na interação entre mães e filhos em idade pré-escolar: a co-construção de narrativas por falantes monolíngues e bilíngües e A co-construção de narrativas na interação entre mães e filhos de 3 e 5 anos em uma comunidade teuto-brasileira (CNPq 401250/2006-7). Em ambos analisaram-se as narrativas de dí­ades compostas por mães e seus filhos(as) de 3 e 5 anos. Participaram desses projetos indiví­duos monolíngües de Porto Alegre e bilíngües alemão-português de Santa Maria do Herval (SMH). O atual projeto focaliza a produção de narrativas na famí­lia e na escola, com os objetivos a seguir descritos. 1) Comparar práticas familiares e prá¡ticas escolares de produção de narrativas e SMH, tendo em vista que a orientaãoo de letramento da famí­lia influencia no posterior sucesso escolar (práticas de letramento familiar próximas das esperadas na escola foram associadas a sucesso escolar, enquanto práticas distantes das esperadas podem resultar em fracasso). 2) Acompanhar longitudinalmente, por no mí­nimo três anos, um grupo de 5 a 10 crianças, a fim de examinar o desenvolvimento de seu letramento tendo em conta um constante incentivo à leitura nas visitas da equipe de pesquisa. 3) Discutir possí­veis variações no suporte dado pelas mães a seus filhos na contação de histórias, em termos de andaimento (por perguntas, pistas, modelos a serem seguidos). 4) Realizar reuniões de reflexão com os professores participantes, incluindo o os ví­deos de sala de aula contendo prá¡ticas narrativas, a fim de incentivá-los a respeitar diferenças entre alunos e incrementar e qualificar sua participação. Além disso, dada a importância das narrativas nas culturas, e seu papel crucial no desenvolvimento discursivo das crianças, este projeto focalizará também o trabalho pedagógico com narrativas no ensino de lí­nguas estrangeiras (inglês, espanhol, alemão) na Educa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Maria Stahl Zilles - Coordenador / Dorotea Frank Kersch - Integrante / RACHEL BEVILACQUA - Integrante / JEFERSON RODRIGO KERN - Integrante / Débora Spadotto - Integrante / Tafarel Schmitt - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4

  • 2005 - 2008

    Diferenças socioculturais e lingüísticas na interação entre mães e filhos em idade pré-escolar: a co-construção de narrativas por falantes monolíngües e bilíngües, Descrição: Estudo das práticas conversacionais e narrativas de falantes monolíngües de português e de falantes bilíngües de comunidade sul-riograndense a fim de verificar que estilos são empregados pelas mães ao conversarem (em português) com seus filhos de 3 e 5 anos sobre eventos passados ou ao narrarem uma estória a partir de um livro de gravuras. Tais práticas fomentam o desenvolvimento da linguagem da criança e seu letramento, podendo ter maior ou menor relação com as práticas priorizadas na escola e, neste sentido, podendo contribuir em maior ou menor grau para o letramento e o sucesso escolar das crianças. A maioria das pesquisas na área é sobre crianças adquirindo inglês, de modo que o estudo da aquisição de outras línguas em outros ambientes culturais é essencial para a discussão das teorias existentes. As práticas conversacionais e narrativas das díades brasileiras serão comparadas com as de díades peruanas, bem como com as de díades "hispano-americanas" e "euro-americanas" de famílias que vivem nos Estados Unidos, em colaboração com a pesquisadora Gigliana Melzi, da New York University. Pretende-se comparar também os estilos narrativos adotados pelas mães nos dois contextos previstos na pesquisa: conversa sobre eventos passados e conversa com base na narrativa construída com livro de gravuras. Pretende-se discutir até que ponto possíveis diferenças nos estilos de narrar se relacionam com o contexto narrativo, com as práticas lingüísticas, culturais e sociais dos grupos envolvidos no estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ana Maria Stahl Zilles - Coordenador / Hires Héglan Rodrigues Borges Batista - Integrante / Angelica Scherer Avila - Integrante / Bernardo Kolling Limberger - Integrante / Fernanda Knecht - Integrante / Simone Closs Hoerlle - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa.Número de orientações: 9

  • 2003 - 2009

    A concordância verbal número-pessoal no português falado no Sul do Brasil, Descrição: Este projeto tem como tema a variação na Concordância Verbal (CV) Número-Pessoal (DNP) na fala da região Sul do Brasil. Focalizaremos as seguintes formas: a) a desinência de primeira pessoa do plural (DNP-P4), em paralelo com o uso de 'a gente', seguido de verbo flexionado ou não (P3 ou P4) - 'nós cantamos/cantamo/canta' ou 'a gente canta/cantamos/cantamo'; b) a desinência de terceira pessoa do plural, aplicada tanto a 'vocês' (P5) quanto a 'eles/elas' (P6) - 'vocês cantam/canta' e 'eles cantam/canta'. Prevê-se a possibilidade de encontrarmos outras variantes nos dados (por exemplo, 'cheguemo' em lugar de 'chegamos') , o que ampliará o leque de formas focalizadas. Há, na literatura, diversos modos de conceber a variação na CV observada na sociedade brasileira, entre os quais estão: a) a visão de que há fluxos e contra-fluxos na língua; b) a concepção gerativista de perda da flexão associada à perda do parâmetro do sujeito nulo; c) a proposta de variação ao longo do continuum dialetal; d) o debate acerca da crioulização prévia e descrioulização do português popular do Brasil; e) a visão de tendências sociais contrárias (aquisição e perda de marcas), tendendo à convergência. A própria existência dessas diferentes perspectivas de análise motiva o desenvolvimento deste projeto. Para discutir tais perspectivas, buscamos configurar o quadro mais abrangente possível do fenômeno em questão no contexto delimitado para esta pesquisa, qual seja, o Sul do país, levando em conta não só a sua delimitação sócio-geográfica, mas também sua história social específica. Sendo assim, este projeto se justifica por procurar discutir essas diversas concepções teóricas a respeito da variação na CV no Brasil a partir da análise de dados de comunidades distintas, levando em conta diferentes características sociais (etnia, contato lingüístico, escolaridade, idade, gênero) e testando diferentes abordagens teórico-metodológicas (estudos em tempo aparente e tempo real, estudo da fala em. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Maria Stahl Zilles - Coordenador / Dirce Welchen - Integrante., Número de orientações: 4

  • 1999 - 2004

    Varsul e Nurc: ampliação da amostra de Porto Alegre e recontato, Descrição: Este projeto, vinculado ao projeto interinstitucional Varsul, visa a ampliar o Banco de Dados referentes a Porto Alegre de modo a permitir a testagem da validade ou a generalidade de determinadas asserções da sociolingüística variacionista quanto ao papel das características sociais nos processos de variação e mudança lingüística. A primeira asserção diz respeito à relação feita por A. Kroch (1978) entre classe social/elite cultural e resistência a processos de mudança em curso, especialmente de mudanças fonológicas, cujos líderes, neste modelo, seriam os membros das classes sociais mais baixas. Para testar tal hipótese, decidiu-se ampliar o Banco de Dados Varsul e incluir também falantes com terceiro grau ou curso universitário completo. A segunda asserção é de que o falante adulto se mantém estável (decorre daí que, na metodologia de tempo aparente, suponha-se que a fala de uma pessoa 'hoje' - no momento da coleta - represente a fala do período em que a mesma tinha entre 15 e 17 anos de idade). Decidiu-se ampliar os dados de Porto Alegre e recontatar pessoas entrevistadas nos anos 1970 pelo Projeto NURC. Foi possível gravar 16 entrevistas de recontato, o que tem permitido estudos de tempo real do tipo painel (comparação da fala de indivíduo por indivíduo em dois marcos temporais distintos: anos 70 e anos 90), conforme descrito em Labov (1994). A terceira asserção a testar diz respeito ao papel das sucessivas gerações nos processos de mudança gradual na comunidade: cada nova geração amplia o uso das formas inovadoras, levando o processo adiante. Para estudar a validade desta asserção, além das entrevistas de recontato, decidiu-se ampliar a amostra de Porto Alegre de modo a ter dados comparáveis dos anos 70 e 90 de acordo com faixa etária e gênero. Por fim, ampliou-se a amostra com dados de adolescentes de Porto Alegre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Stahl Zilles - Coordenador., Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1977

Láurea Acadêmica, PUC/RS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Comunicação, Programa de Pós Graduação Em Lingüística Aplicada. , Av. Unisinos, 950, Cristo Rei, 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275, Telefone: (51) 5901100, Ramal: 1338, Fax: (51) 5908486, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - 2018

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Comunicação, Área de Conhecimento e Aplicação de Língua e Lingüística.,Linhas de pesquisa

  • 02/2005

    Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário: "Português: um nome, muitas línguas": os debates do programa Salto para o Futuro, Aprendizagem de Segunda Língua, Seminário: Letramento Crítico, Seminário: Pedagogia da Variação, Teorias de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

  • 02/2005

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O leitor e o texto de língua inglesa, Ensino de Inglês no Contexto Brasileiro, Concepções de Gramática, Aprendizagem de inglês como língua estrangeira, Leitura e Letramento, Noções Básicas de Lingüística, Produção textual e ensino

2001 - Atual

Parábola Editorial

Vínculo: Conselho editorial, Enquadramento Funcional: Membro do conselho editorial

1978 - 1986

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Uruguaiana

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1978 - 12/1986

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística I, Lingüística II, Lingüística III, Lingüística IV, Didática I (Língua Inglesa), Prática de Ensino, Literatura Inglesa, Didática III (Língua Inglesa), Didática IV (Língua Inglesa), Língua Inglesa IV, Língua Inglesa VI, Língua InglesaV, Prática de Ensino de 1º grau (língua inglesa)

  • 03/1980 - 12/1980

    Direção e administração, Curso de Letras, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

2002 - 2002

New York University

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividade acrescida ao projeto inicial de pós-doutorado mediante convite do Departamento de Lingüística da NYU e aprovação do CNPq. Observação: O registro acima "dedicação exclusiva" refere-se às atividades de pós-doutorado como um todo, nas quais a disciplina mencionada aqui foi incluída.

Atividades

  • 01/2002 - 05/2002

    Ensino, Linguistics, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Graduate Seminar - Sociolinguistics: Corpus Linguistics and Grammaticalization

1987 - 1988

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Durante o ano de 1987, o trabalho foi realizado na PUC/RS - CAMPUS II, em Uruguaiana. Em 1988, houve transferência para Porto Alegre.

Atividades

  • 01/1987 - 06/1988

    Ensino, Letras Bacharelado Em Tradução e Interpretação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística III, Lingüística IV

  • 10/1987 - 10/1987

    Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Lingüísticos.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora executiva do I Seminário Integrado de Letras e Artes da PUC/RS, CAMPUS II, Uruguaiana..

2004 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador convidado, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): aposentada, Carga horária: 0

1993 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aposentadoria em agosto de 2004. Processo de colaborador convidado em andamento.

Atividades

  • 10/1993 - 12/2004

    Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicolingüística do Desenvolvimento, Lingüística Aplicada, Variação em Português, Lingüística Geral, Tópicos em Aquisição da Língua Materna, Teoria da Variação e Mudança Lingüística

  • 05/2003 - 08/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do PPG-Letras, Representante da área de Linguagem no Contexto Social.

  • 10/2002 - 08/2004

    Direção e administração, Instituto de Letras, .,Cargo ou função, Representante da Área de Linguagem no Contexto Social junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS..

  • 10/1993 - 08/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Linhas de pesquisa

  • 10/1993 - 08/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Lingüísticos I, Estudos Lingüísticos II, Filologia Românica, Lingüística Aplicada à Tradução, Lingüística II, Lingüística e Ensino, Lingüística e Tradução, Psicolingüística, Variação e Mudança Lingüística

  • 05/2001 - 10/2001

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Representante da Área de Linguagem no Contexto Social junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (afastamento para pós-doutorado).

  • 05/2001 - 06/2001

    Extensão universitária , Instituto de Letras, .,Atividade de extensão realizada, XII Encontro Regional do Projeto Varsul.

  • 05/2001 - 05/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Letras/IL, Programa de Pós-Graduação em Letras/IL.,Atividade realizada, Participação na Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado intitulada 'O Radicci no contato italiano-português da região de Caxias do Sul: identidade, atitudes lingüísticas e manutenção do bilingüismo', de Salete Rosa Pezzi dos Santos, Mestrado Int.

  • 01/2001 - 04/2001

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Representante da Área de Linguagem no Contexto Social junto à Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS (Comissão Pró-Tempore).

  • 04/1997 - 04/2001

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Instituto de Letras - CELLIL..

  • 12/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Participação em banca examinadora da dissertação de mestrado da Profa. Jane Mari de Sousa, no PPG/IL/UFRGS, no dia 18/12/2000. Título do trabalho: de mãos dadas trabalharemos todos pela vida inteira: como as aulas de Língua Portuguesa centradas na produç.

  • 01/1999 - 12/2000

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Instituto de Letras.

  • 11/2000 - 11/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Membro de Banca Examinadora da Tese de Doutorado de Arcanjo Pedro Briggman, intitulada Dispositivo escolar e ensino de língua portuguesa..

  • 04/2000 - 04/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro de banca examinadora da Dissertação de Mestrado "O uso de dicionários como recurso pedagógico na sala de aula de língua estrangeira", de Vera Müller, defendida em 18/04/2000, IL/UFRGS.

  • 01/2000 - 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro de banca examinadora da monografia de conclusão de graduação "Latim vivo: novo método de ensino de latim a partir de uma abordagem comunicativo-interacional", de Eduardo Marcant Engelsing, 24/01/2000, IL/UFRGS.

  • 01/2000 - 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Palestrante no Curso de Verão 2000, Área de Expressão, promovido pela SMED/PMPA, 19 e 20 de janeiro de 2000, com os temas "Preconceito lingüístico", "Que língua ensinar? Os conceitos de língua padrão, língua culta, norma e variedades".

  • 09/1999 - 09/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Assessoria aos professores do Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA-, da SMED/PMPA, 29/09/1999, com o tema "O Português do Brasil e o Ensino da Língua na Escola" (3h).

  • 07/1999 - 07/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "A reconstrução da discursividade na escrita: da redação escolar ao discurso", de Rute Izabel Simões Conceição, IL/UFRGS.

  • 07/1999 - 07/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Prof. responsável, junto ao PPG-Letras, pelo curso livre (15h) "Línguas em contato: code-switching, transferência, manutenção e substituição", ministrado pelo prof. Gregory R. Guy (York University, Toronto).

  • 12/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "A alternância entre o pretérito imperfeito e o futuro do pretérito na fala de Florianópolis", de Tereza Santos da Silva, Centro de Comunicação e Expressão, UFSC..

  • 01/1997 - 12/1998

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Coordenadora-substituta da Comissão de Pesquisa do Instituto de Letras.

  • 11/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Coordenadora da V Semana de Letras (45h/aula). Neste mesmo evento, coordenadora de mesa-redonda intitulada "Narrativas e Culturas vistas interdisciplinarmente" e ministrante do minicurso intitulado "Introdução à Análise Quantitativa".

  • 09/1998 - 09/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "From Negro to African-American: a study of misrepresentation in the U.S. Press", de Maria Elizabeth da Costa Gama, Centro de Comunicação e Expressão, UFSC.

  • 06/1998 - 06/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Professora responsável, junto ao PPG-Letras, pelo Curso livre (15h/a) "Metas da análise quantitativa em lingüística", ministrado pelo professor Gregory R. Guy (York University, Toronto, Canadá).

  • 03/1998 - 03/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "As preposições e a dissolução casual no Latim Vulgar", de Leila Teresinha Maraschin, Centro de Artes e Letras, UFSM.

  • 03/1998 - 03/1998

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "A tessitura do discurso fragmentado da mídia para adolescentes: uma análise da retórica persuasiva da Capricho", de Najara Ferrari Pinheiro, Centro de Artes e Letras, UFSM.

  • 10/1997 - 10/1997

    Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Coordenadora da IV Semana de Letras/ X Encontro Gaúcho dos Estudantes de Letras (50h/aula). Neste mesmo evento, participante da mesa-redonda intitulada "O Instituto de Letras na busca de mais letras".

  • 10/1997 - 10/1997

    Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da mesa-redonda temática "Unidade e Diversidade: aspectos da variação no português do Sul do Brasil", durante o Colóquio Internacional Discurso, Memória, Identidade: 25 anos do PPG-Letras, UFRGS.

  • 10/1997 - 10/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da tese de Doutorado "Modos de subjetivação e o dispositivo escolar da linguagem", de Arcanjo Pedro Briggmann, FACED/UFRGS.

  • 03/1995 - 10/1997

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Representante docente da área IV na Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFRGS como suplente em 1995 e 1996 e como efetiva no período de março a outubro de 1997.

  • 08/1997 - 08/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "O processo de aquisição da regra de palatalização do português como segunda língua, por falantes nativos de espanhol", de Maura Pereira Konzen, IL/UFRGS.

  • 07/1997 - 07/1997

    Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas.,Atividade de extensão realizada, Professora (10h/aula) do curso de Extensão Universitária "Formação de Professores de Português para Estrangeiros: Aspectos do Português Falado e Ensino de Língua Estrangeira".

  • 12/1996 - 12/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de mestrado "Construções bi-transitivas no português falado: forma e função", de Isaura Naumann, CCE/UFSC.

  • 04/1996 - 12/1996

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Lingüística, Filologia e Teoria Literária na Comissão de Pesquisa do IL/UFRGS.

  • 09/1996 - 10/1996

    Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.,Atividade de extensão realizada, Professora (8h/aula) do curso de Extensão Universitária "Uma Política Didático-Pedagógica para o Ensino de Língua Portuguesa na Escola-Cidadã" (UFRGS/SMED).

  • 09/1996 - 09/1996

    Extensão universitária , Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do I Encontro de Variação Lingüística do Cone Sul, promovido pelo Projeto VARSUL/UFRGS, com apoio do Projeto VARSUL/PUC/RS.

  • 08/1996 - 08/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Professora responsável, junto ao PPG-Letras, pelo curso livre (30h/a) "Tópicos de Sociolingüística", ministrado pelo professor Gregory Riordan Guy (York University, Toronto, Canadá), na UFRGS. Nesta atividade, cabe à professora responsável avaliar os rel.

  • 07/1996 - 07/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "O ensino de redação nas escolas de 2º grau de Bento Gonçalves: características, problemas e alternativas de solução", de Vanilda Salton Köche, IL/UFRGS.

  • 07/1996 - 07/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "O papel dos mecanismos coesivos no processo de compreensão textual", de Fernanda Pizarro de Magalhães, IL/UFRGS.

  • 12/1995 - 12/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da tese de Doutorado "Rhetorical features and disciplinary cultures: a genre-based study of academic book reviews in Linguistics, Chemistry and Economics", de Désirée Motta-Roth, CCE/UFSC.

  • 11/1995 - 11/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora de tese de Doutorado "O escrever na escola: da alfabetização ao letramento", de Cleci Maraschin, FACED/UFRGS.

  • 10/1995 - 10/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro de banca examinadora da defesa de proposta de tese de Doutorado "Por uma psicogênese dos aspectos formais de apresentação textual: uma análise das relações entre o possível, o necessário e a norma convencional", de Vivian Edite Steyer, FACED/UFRGS.

  • 09/1995 - 09/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "A transferência na aquisição de anáfora pronominal em espanhol por universitários brasileiros", de Terumi Villalba, IL/UFRGS.

  • 08/1995 - 08/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "As categorias vazias pronominais: uma análise alternativa com base na LIBRAS e reflexos no processo de aquisição", de Ronice Müller de Quadros, ILA/PUCRS.

  • 06/1995 - 06/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Membro da banca examinadora da dissertação de Mestrado "O Aspecto como marca variável da distinção foreground/background em narrativas orais de crianças e adultos", de Mônica Argenta Scalabrin Barreto, IL/UFRGS.

  • 03/1995 - 05/1995

    Direção e administração, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística e Filologia.,Cargo ou função, Representante da área de Estudos da Linguagem na Comissão Coordenadora da Pós-Graduação do IL/ UFRGS.

  • 10/1994 - 10/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras, Instituto de Letras.,Atividade realizada, Participação em banca examinadora da dissertação de Mestrado "Neutralização das vogais médias pós-tônicas", de Maria José Blaskovski Vieira, outubro de 1994, IL/UFRGS.