Floricea Magalhães Araújo

Possui doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2002) e graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é professora Associada II no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Atuou como docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia entre os anos de 2008 a 2018, tendo atuado na gestão acadêmica como Coordenadora da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e da Natureza, Assessora e Vice-Diretora Pro Tempore do Centro de Formação de Professores e Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFRB. . Na Faculdade de Tecnologia e Ciências, atuou como docente dentre os anos de 2004 a 2008, tendo ministrado disciplinas de Química nas várias Áreas do Conhecimento: Saúde e Engenharia. Trabalha com temas extensionistas voltados a Biodiversidade, Etnobotânica e Tecnologia Social e Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Prospecção fitoquímica e de atividade biológica de plantas medicinais no Semiárido Baiano; Poiretia bahiana (Leguminosae), Acritopappus (Asteraceae), Óleos Voláteis, diterpenos, flavonoides, rotenoides e atividade antioxidante.

Informações coletadas do Lattes em 03/03/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2002 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Estudo químico das partes aéreas de Acritopappus confertus: uma contribuição à química de Asteraceae do Nordeste
Dirceu Martins. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Acritopappus confertus; Diterpenos; Sesquiterpenos; Asteracea.

Mestrado em Química

2000 - 2002

Universidade Federal da Bahia
Título: Estudo fitquímico biomonitorado da espécie Poiretia bahiana,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Dirceu Martins
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Poiretia bahiana; Isoflavonas; Rotenonas; Fungitoxicidade; Óleos essenciais.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Outros.

Graduação em Química Bacharelado

1995 - 1999

Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1989 - 1992

Instituto Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Aplicações pouco usuais (HR-MAS, CLAE-EFS-RMN e CL. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2010 - 2010

Jogos em ensino de química:teoria, metódo e aplica. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2010 - 2010

Estratégias aplicadas ao processo de ensino-aprend. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2009 - 2009

Estudos de Caso no Ensino de Química. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Currículos Integrativos: Exp. na área de saúde. (Carga horária: 84h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação Pedagógica Docente. (Carga horária: 21h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAÚJO, F. M. . IV seminário estudantil de pesquisa, inovação e pós-graduação (IV RECONCITEC). 2017. (Outro).

ALMEIDA, R. A. S. ; FONTES, A. S. ; ARAÚJO, F. M. . IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2016. (Congresso).

ARAÚJO, F. M. . III Ciclo de Apresentação de estudantes Bolsistas de Extensão. 2016. (Outro).

ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. . III Dia de Campo em Três lagoas e Santa Terezinha. 2016. (Outro).

ARAÚJO, F. M. . II Dia de Campo: Compartilhando Saberes com a comunidade e Campo Grande. 2014. (Outro).

ARAÚJO, F. M. . II Fórum de Licenciatura e III Seminário PIBID/UFRB. 2013. (Outro).

ARAÚJO, F. M. . III Simpósio Baiano de Licenciatura. 2013. (Outro).

ARAÚJO, F. M. ; FADIGAS, J. C. ; SOUSA, C. S. . V Encontro de Química da Bahia. 2012. (Outro).

ARAÚJO, F. M. ; Lopes, A. L. ; ASSIS, E. S . Concurso Docente Edital12/2008. 2009. (Concurso).

ARAÚJO, F. M. ; Pimentel, S. C. ; Godinho, L. F. R . II Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. O USO DE AGROTÓXICOS NA AGRICULTURA FAMILIAR MIGUELENSE (SÃO MIGUEL DAS MATAS - BA): UMA RELAÇÃO ENTRE PIBIC E ESCOLA. 2017. (Feira).

IV Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Recôncavo da Bahia. 2017. (Seminário).

Semana Pedagógica CETEC - Formação continuada para docente. 2017. (Outra).

XI Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP)..Quantificação de compostos fenólicos totais de plantas medicinais encontradas no recôncavo da Bahia. 2017. (Seminário).

9o Encontro de Formação de Professores (ENFOPE) e 10o Fórum Permanente de Inovação Educacional (FOPIE)Ediçaõ internacional.Contribuições dos projetos de pesquisa articulados a extensão na formação inicial docente. 2016. (Encontro).

III Ciclo de Apresentação de Estudantes Bolsistas de Extensão. 2016. (Encontro).

IV COBESA. 2016. (Congresso).

X Simposio Brasileiro de Farmacognosia e V Simpósio de Plantas Medicinaisdo vale do São Francisco.Avaliação citotoxica de Laurus nobillis L em Crithidia screening para ensaio com Leishmania amazonensis. 2015. (Simpósio).

37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.. Verificação da atividade biológica de plantas com propriedades anti-hipertensivas utilizadas em Três Lagoas-BA. 2014. (Congresso).

6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA COMO INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO E APRIMORAMENTO DOS SABERES RELACIONADOS ÀS PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO DO SEMIÁRIDO BAIANO.. 2014. (Congresso).

6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE JEQUITIBÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO ETNOBOTÂNICA PARA A ESPÉCIE NA COMUNIDADE DE CAMPO GRANDE EM SANTA TEREZINHA-BA.. 2014. (Congresso).

6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS EM QUINTAIS PELA COMUNIDADE DE SANTA TERESINHA-BA. 2014. (Congresso).

6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA INFORMAR INDICAÇÕES E CONTRAINDIÇÕES NO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE DE CAMPO GRANDE-BA. 2014. (Congresso).

Encontro Nacional do programa e apoio à Extensão Universitária - PROEXT. 2014. (Encontro).

VII Simposio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Simpósio Iberor.Levantamento etnobotânico de Lauros nobilis L. utilizado como Leishmanicida em cães. 2014. (Simpósio).

35a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ocorrência do alfa-terpinil acetato no óleo volátil de Chenopodium ambrosioides L. - Amaranthaceae. 2012. (Congresso).

35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Triagem quanto à atividade antibacteriana de óleos voláteis e extratos de plantas medicinais da comunidade de Três Lagoas, Amargosa - BA. 2012. (Congresso).

I Seminário do Núcleo de Formação - Extensão Universitária : Objetivos, Sujeitos e Métodos. 2012. (Seminário).

9 Simpósio Brasileiro de Educação Química.Enem 2001 a 2010: Análise quantitativa e qualitativa das questões de química. 2011. (Simpósio).

Curso de Formação em Economia Solidária e Tecnologias Sociais. 2011. (Encontro).

Segunda Jornada de Extensão da Bahia.Estudo Etnobotânico de Plantas do vale do Jiquiriçá: uma discussão do conhecimento popular e da biodiversidade regional na comunidade de Três Lagoas.. 2011. (Outra).

8o Simpósio Brasileiro de Educação Química- SIMPEQUI. 2010. (Simpósio).

IV Encontro de Química da Bahia.Uso de Modelos Moleculares: Uma contribuição ao ensino de Química nas escolas do Municipio de Amargosa-Bahia. 2010. (Encontro).

Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Análise das Bulas de Medicamentos de Fitoterápicos Comercializados no Municipio de Amargosa, Bahia, Brasil. 2010. (Outra).

Encontro de Educação Química da Bahia. 2009. (Encontro).

II Encontro de Pesquisadores do Recôncavos Sul. Implantação de Laboratórios para o ensino de Química. 2009. (Congresso).

III Seminario de Pesquisa do Recôncavo / III Seminário Estudantil de Pesquisa/ III Seminário de Pós-Graduação. 2009. (Seminário).

27a REUNIÃO ANUAL DA SBQ. Terpenóides e flavonóide de Acritopappus confertus (Asteraceae, Eupatorieae). 2004. (Congresso).

22A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Substâncias fungitóxicas de Poiretia bahiana. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alzeir Santana Santos

FERRER, S. R.; MARQUES, E. J.; SANTOS, A. V. A.;ARAÚJO, F. M.. Avaliação das atividades antibacterianas e antifúngicas e triagem fitoquímica de extratos hidroalcolicos de espécies vegetais do bioma naatinga. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias em Saúde) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Bruno Brito Lemes

NETA, L. C. S.ARAÚJO, F. M.. Estudo fitoquímico do caule e avaliação da atividade triponacida e da toxicidade contra Artemia salina de Deguelia costata (Benth) A.M.G. Azevedo (Fabaceae). 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual da Bahia.

Aluno: Flávia Luísa Lima Moura

ARAÚJO, F. M.. Prospecção Química e avaliação da atividade antiofídica das folhas de Zanthozylum monogynum A. St.-Hil (Rutaceae)?. 2013. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Ingrid Estefania Mancia de Gutierrez

LUCCHESE, A. M.; KREPSY, P. B.;ARAÚJO, F. M.; ALMEIDA, M. Z.; ALVES, C. Q.. Agerathum conyzoides L.:caracterização da droga vegetal e otimização do processo extrativo e do método analítico em CLAE/DAD. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Francis Almeida Silva

Teles, S;ARAÚJO, F. M.; Aona, L.Y.S.; Peixoto, C.P.. Etnobotânica e Etnofarmacologia de plantas medicinais e suas potencialidades na elaboração de produtos.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencias agrarias) - Revista Extensão on-line UFRB.

Aluno: Lorenzo Guimarães de Mello

ALMEIDA, R. A. S.;ARAÚJO, FLORICÉA M.; BOTELHO, G. L. P.; ARAUJO, F. M.. Qualidade da água subterrânea: Cenário dos poços em comunidades rurais no município de Riachão do Jacuípe e proposta de mitigação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Luiza Matos de Macedo

NETA, L. C. S.ARAÚJO, F. M.. Quantificação de fenólicos e flavonoides totais e avaliação da atividade leishmanicida de Mimosa tenuiflora (Willd) Poir. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: LEINAH SILVA SOUZA

ARAÚJO, F. M.; MENDES, M. P. L.;WATANABE, Y. N.. UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES A PARTIR DO TEMA CABELO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Nataélia Alves da Silva

ARAÚJO, F. M.WATANABE, Y. N.; SANTOS, F. J. S.. PESQUISA ARTICULADA À EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA NO CFP/UFRB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Sabrina dos Santos Ferreira

ARAÚJO, F. M.. Ensino de Forças intermoleculares:Uma proposta de experimentação utilizando plantas medicinais e técnicas de produtos naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Thiago santos da silva

MELO, P. N.;ARAÚJO, F. M.. O olhar de uma escola parceira sobre o PIBID. Expectativas e percepções.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Márjorie Carlados Santos Macedo Dantas

ARAÚJO, F. M.; Joelma Fadigas Cerqueira;WATANABE, Y. N.. A Química de Produtos Naturais como tema interdisciplinarpara o ensino de Química e Biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Karine Najla Souza de Jesus

WATANABE, Y. N.ARAÚJO, F. M.. Análise de livros didáticos do 9o ano do ensino fundamental:a influencia da formação dos autores sobre a discussão do conceito de matéria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Erivelton Ribeiro de Souza

ARAÚJO, F. M.SANTOS, F. R.; SILVA, Creuza Souza. ESTRUTURAS MOLECULARES NO ENSINO DE FUNÇÕES MISTAS EM QUÍMICA ORGÂNICA, A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS ENCONTRADAS EM PLANTAS COM PROPRIEDADES ANALGÉSICAS E ANTIINFLAMATÓRIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Fabiane Brandão Nogueira

ARAÚJO, F. M.; SANTOS, G. L. G.; Joelma Fadigas Cerqueira. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES NO ENSINO MÉDIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Saraí Aparecida Santiago de Sena

ARAÚJO, F. M.; Joelma Fadigas Cerqueira;WATANABE, Y. N.. O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DO RESGATE DA CULTURA/CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Eberson Marques Jesus Andrade

FERRAZ, C., G.ARAÚJO, F. M.; SILVA, Creuza Souza. TOXICIDADE DAS PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS COM FINS TERAPÊUTICOS EM AMARGOSA-BA/ BREJÕES-BA E SUAS ESTRUTURAS MOLECULARES NO AUXÍLIO AO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

ARAÚJO, F. M.; SANTOS, E. L.; SILVA, V. M.. Concurso Público para o cargo de professor Assistente. 2009. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

MAGATON, A. S.;ARAÚJO, F. M.. Seleção Professor Substituto. 2017. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

BRANCO, C. C. R.;ARAÚJO, F. M.; ANDRADE, B. S.. Promoção na Carreira da Classe de Professor Assistente para Adjunto. 2016. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dirceu Martins

ARAÚJO, Floricéa Magalhães;MARTINS, D.ROQUE, Nidia Franca; CHAVES, Mariana Helena. Estudo fitoquímico biomonitorado da espécie Poiretia bahiana (Leguminosae). 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Dirceu Martins

MARTINS, D.CRUZ, Frederico Guaré; DAVID, Jorge Maurício; Pessoa O.D. L.;GARCEZ, Walmir Silva. Estudo químico das partes aéreas de Acritopappus confertus: uma contribuição à química de Asteraceae do Nordeste. 2007. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Nidia Franca Roque

ROQUE, N. F.MARTINS, D.CHAVES, M. H.. Estudo Fitoquímico Biomonitorado da espécie Poiretia baihiana. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Jorge Maurício David

DAVID, J. M.; MARTINS, Dirceu; CRUZ, Frederico Guaré. A ocorrência de diterpenos no gênero Acritopappus. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jéssica Ferreira Mafra

Adição de própolis vermelha como antioxidante em embutido de tilápia fermentado com probióticos; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Victoria Gomes Martins

ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA DOS EXTRATOS DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO, USADAS COMO ANTI-HIPERTENSIVA PELA COMUNIDADE LOCAL; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Ana Clara Silva de Morais

ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA DOS EXTRATOS DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO, USADAS COMO ANTI-INFLAMATORIA PELA COMUNIDADE LOCAL; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Kleyman Rodrigues Magalhães

Estudo fitoquímico e de atividade biológica da espécie Croton tetradenius Bailf (Euphorbiaceae); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Thiago de Aragao Vasconcelos

Estudo químico e de atividade biológica da espécie Blanchetia heterotricha DC (Asteraceae); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Química Bacarelado) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Thailany de Almeida Magalhães

SÍNTESE DE POLÍMEROS CATIÔNICOS A PARTIR DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO À QUÍMICA VERDE NO TRATAMENTO DA ÁGUA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Mariana Pereira Santana Real

; Potencial antimicrobiano e antioxidante de extratos de orégano e tomilho em marinados de ostras; 2018; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Floricea Magalhães Araújo;

Aura Lacerda Crepaldi

Atividade antimicrobiana do extrato de jurema (Mimosa tenuiflora) frente a patógenos de peixes; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Floricea Magalhães Araújo;

Alexsandra Iarlen

Potencial atioxidante e antimicrobiano da própolis verde no revestimento edível de files de pescado; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Floricea Magalhães Araújo;

Saraí Aparecida Santiago de Sena

Estudo fitoquímico, atividade antioxidante e inibitória da acetilcolinesterase de Croton heliotropiifolius (EUPHORBIACEAE); 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Floricea Magalhães Araújo;

LEINAH SILVA SOUZA

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Nataélia Alves da Silva

PESQUISA ARTICULADA À EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA NO CFP/UFRB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Sabrina dos Santos Ferreira

Ensino de Forças Intermoleculares: uma proposta de experimentação utilizando plantas medicinais e técnicas de produtos naturais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Marjorie Carla do Santos Macedo Dantas

A QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS COMO TEMA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Saraí Aparecida Santiago de Sena

O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DO RESGATE DA CULTURA/CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS MEDICINAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Fabiane Brandão Nogueira

PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ESTUDO DAS FORÇAS INTERMOLECULARES NO ENSINO MÉDIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Erivelton Ribeiro de Souza

ESTRUTURAS MOLECULARES NO ENSINO DE FUNÇÕES MISTAS EM QUÍMICA ORGÂNICA, A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS ENCONTRADAS EM PLANTAS COM PROPRIEDADES ANALGÉSICAS E ANTIINFLAMATÓRIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Thúlio Victor Silva Rocha

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Lucas Gabriel Souza dos Santos

ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE BIOLÓGICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO, USADAS COMO ANTI-HIPERTENSIVA PELA COMUNIDADE LOCAL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Aldair Rocha Araujo

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE EXTRATOS DE PLANTAS USADAS COMO ANTIHIPERTENSIVA POR COMUNIDADES QUILOMBOLA DO SEMIÁRIDO BAIANO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Thailany de Almeida Magalhães

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Italo Nunes

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA ESPÉCIE DE Croton; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Jade Aisline Sousa dos Santos

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: ANALISANDO A INFLUÊNCIA DOS AGROTÓXICOS NA QUÍMICA DA PLANTA; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino médio) - Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Natalia Oliveira Santana

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: ANALISANDO A INFLUÊNCIA DOS AGROTÓXICOS NA QUÍMICA DA PLANTA; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino médio) - Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Alexandre Andrade Brito Dos Santos

Prospecção fitoquímica e ambiental de Plantas do Semiárido no território do Recôncavo; 2014; Iniciação Científica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Marjorie Macedo Dantas

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Reconcavo, Ministerio da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Karine Najla de Jesus

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (MEC/ SESU) Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Saraí Aparecida Santiago de Sena

Prospeccção fitoquímica e de atividade Periódica de Plantas do semiárido; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

valcinery Dos Santos Correia

Prospecção fitoquímica e atividade biológica dos óleos voláteis de plantas do semiárido: uma contribuição ao conhecimento químico da biodiversidade no Território do Recôncavo; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Leinah Silva e Silva

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Maurima Ruumão

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Saraí Aparecida Sena

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Bárbara Oliveira de Jesus

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Lizandra Silva de Oliveira

Estudo Fitoquímico e atividade biológica de Plantas do Vale do Jiquiriçá: uma contribuição ao conhecimento da biodiversidade local; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Jéssica da Cruz Anunciação

Prospecção fitoquímica e atividade biológica dos extratos de plantas do semiárido: uma contribuição ao conhecimento químico da biodiversidade no Território do Recôncavo; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (MEC/ SESU) Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Josué Gomes de Oliveira

Prospecção fitoquímica e atividade biológica dos óleos voláteis de plantas do semiárido: uma contribuição ao conhecimento químico da biodiversidade no Território do Recôncavo; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (MEC/ SESU) Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Jane de Carvalho Teles

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Revista Extensão on-line UFRB, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Caroline Elias Silva Santos

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2012; Iniciação Científica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministerio da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Camila Conceição Cruz

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministerio da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Leinah Silva e Silva

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (MEC/ SESU) Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Maurina Rumão de Almeida

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministerio da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Saraí Aparecida Santiago de Sena

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Bruna dos Santos Sampaio

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministerio da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Erivelton Ribeiro de Souza

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Nataélia Alves da Silva

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Sabrina dos Santos Ferreira

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Osvânio Manoel Barreto Júnior

Estudo Fitoquímico e Etobotânico de palantas do Vale do Jiquiriçá; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Antonio Marcos dos Santos Oliveira

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Bárbara Oliveira de Jesus

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médioa) - Colegio Estadual Pedro Calmon, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

James Lima Chaves

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Marjorie Carla dos Santos Macedo Dantas

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Lais Moreira

ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Sidnel Souza Nascimento

O uso de modelos e experimentação como suporte ao ensino de química orgânica nas escolas de ensino médio do municipio de Amargosa; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Marjorie Carla dos Santos Macedo Dantas

Estudo da composição química dos extratos, avaliação biológica e antioxidante de plantas do Vale do Jequiriçá: uma contribuição ao conhecimento químico da biodiversidade regional; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Camila Oliveira Fernandes

Estudo dos óleos voláteis, avaliação biológica e antioxidante de plantas do Vale do Jiquiriçá: uma contribuição ao conhecimento químico da biodiversidade regional; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Davi Ferreira Barreto

Uso de modelos moleculares como suporte ao ensino de Química Orgânica nas escolas de Nível Médio; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Léa Almeida de Melo

Uso de modelos moleculares como suporte ao ensino de Química Orgânica nas escolas de Nível Médio; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Wanderson Silva de Jesus

Implatação de Laboratórios para o Ensino de química; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Robenilson Ferreira dos Santos

Implantação de Laboratórios para o Ensino de Química; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Leia Almeida de Melo

Implantação de laboratórios para o ensino de licenciatura e formação de professores em Pedagogia, Matemática e Física; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Livia Oliveira de Souza

Estudo fitoquímico biomonitorado de extratos de plantas da família Asteraceae coletadas na Chapada Diamantina; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacarelado) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Livia Oliveira de Souza (co-orientada)

Estudo fitoquímico biomonitorado de extratos de plantas da família Asteraceae coletadas na Chapada Diamantina; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Química Bacharelado) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

JOÃO AUGUSTO MOURA

Comercialização de plantas medicinais: um estudo de caso na cidade de Cruz das Almas -Bahia; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Sarah dos Santos Araújo

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, (MEC/ SESU) Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Matheus Leão

PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministerio da Educação e Cultura; Orientador: Floricea Magalhães Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dirceu Martins

Estudo fitoquímico biomonitorado da espécie Poiretia bahiana (Leguminosae); 2002; 175 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dirceu Martins;

Dirceu Martins

Estudo químico das partes aéreas de Acritopappus confertus: uma contribuição à química de Asteraceae do Nordeste; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dirceu Martins;

Dirceu Martins

Estudo fitoquímico biomonitorado de extratos de folhas e galhos da espécie Poiretia bahiana; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dirceu Martins;

Dirceu Martins

Estudo fitoquímico biomonitorado das folhas da espécie Poiretia bahiana; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dirceu Martins;

Dirceu Martins

Estudo fitoquímico da espécie Poiretia bahiana; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dirceu Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, FLORICÉA M. ; DANTAS, MARJORIE C.S.M. ; E SILVA, LEINAH S. ; AONA, LIDYANNE Y.S. ; TAVARES, ISLAM F. ; DE SOUZA-NETA, LOURDES C. . Antibacterial activity and chemical composition of the essential oil of Croton heliotropiifolius Kunth from Amargosa, Bahia, Brazil. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 105, p. 203-206, 2017.

  • ARAÚJO, F. M. ; PASSOS, M.G.V.M. ; LIMA, E. O. ; ROQUE, N. F. ; GUEDES, M. L. S. ; NETA, L. C. S. ; CRUZ, F. G. ; MARTINS, D. . Composition and Antimicrobial Activity of Essential Oils from Poiretia bahiana C. Müller (Papilionoideae-Leguminosae). JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 20, p. 1805-1810, 2009.

  • ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. (Org.) ; FADIGAS, J. C. (Org.) . Professores de Química em Formação: contribuições para um ensino significativo. 1. ed. Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2016.

  • MAGALHAES, T. A. ; LACERDA, A. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, FLORICÉA M. . UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS CATIÔNICOS ORGÂNICOS NO TRATAMENTO DA ÁGUA: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TANÍFERO DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO BAIANO. In: Maurício Amormino Júnior. (Org.). Engenharia Sanitária e Ambiental: Tecnologias para a Sustentabilidade 4. 1aed.Ponta Grossa -PR: Atena Editora, 2019, v. 4, p. 169-178.

  • ARAÚJO, F. M. ; SENA, S. A. S. . O ensino de química orgânica a partir do resgate da cultura / conhecimento popular sobre plantas medicinais. In: Floricéa Magalhães Araújo; Joelma Cerqueira fadigas; Yuji Nascimento Watanabew. (Org.). Professores de química em formação: contribuições para um ensino significativo. 01ed.Cruz das Almas: EDitora UFRB, 2016, v. 01, p. 57-113.

  • MAGALHAES, T. A. ; CREPALDI, A. L. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Utilização de polímeros catiônicos orgânicos no tratamento da água: avaliação do potencial tanífero de plantas do Semiarido Baiano. In: V Congresso Baianao de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Juazeiro. V COBESA, 2018. v. Unico.

  • ARAÚJO, F. M. ; ALMEIDA, R. A. S. . Percepção popular quanto as praticas de saneamento. In: 8 Congresso Brasileiro de Extensão universitária, 2018, Natal. 8 CEBEU, 2018.

  • ARAÚJO, F. M. ; OLIVEIRA, J. G. ; SILVA, N. A. . Produção de Repelentes Naturais com Plantas Medicinais da Comunidade de Campo Grande em Santa Teresinha-BA. In: 8 Congresso Brasileiro de Extensão universitária, 2018. 8 CBEU, 2018.

  • ARAÚJO, F. M. ; SILVA, N. A. . Contribuições dos projetos de pesquisa articulados a extensão na formação docente. In: 9º Enfope e 10º Fopie, 2016, Aracaju-SE. Práticas Investigativas na Educação Superior, 2016. v. 9.

  • ARAÚJO, F. M. ; SENA, S. A. S. ; TELES, J. C. . DESENVOLVIMENTO DE UMA CARTILHA COMO INSTRUMENTO DE DISSEMINAÇÃO E APRIMORAMENTO DOS SABERES RELACIONADOS ÀS PLANTAS MEDICINAIS DA REGIÃO DO SEMIÁRIDO BAIANO. In: 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém do Pará. 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém do Pará: UFPA, 2014. v. 1.

  • ARAÚJO, F. M. ; OLIVEIRA, J. G. ; ANUNCIACAO, J. C. . REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE JEQUITIBÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO ETNOBOTÂNICA PARA A ESPÉCIE NA COMUNIDADE DE CAMPO GRANDE EM SANTA TEREZINHA-BA. In: 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém do Pará. 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém do Pará: UFPA, 2014. v. 1.

  • ARAÚJO, F. M. ; SILVA, N. A. ; JESUS, K. N. S. . ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA INFORMAR INDICAÇÕES E CONTRAINDIÇÕES NO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE DE CAMPO GRANDE-BA. In: 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém do Pará. 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém do Pará: UFPA, 2014. v. 1.

  • ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo . LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS EM QUINTAIS PELA COMUNIDADE DE SANTA TERESINHA-BA. In: 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém do Pará. 6o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belém do Pará: UFPA, 2014. v. 1.

  • ARAÚJO, F. M. ; SILVA, N. A. . ?EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE APRENDIZAGENS ADIQUIRIDAS POR MEIO DE UM PROJETO DE PESQUISA ARTICULADO À EXTENSÃO. In: XI Seminário de Iniciação à Docência, 2014, Natal, RN. XI Seminário de Iniciação à Docência, 2014.

  • CRUZ, C. ; JESUS, K. N. S. ; CARNEIRO JUNIOR, M. O. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Avaliação quantitativa sobre coleta seletiva e Lixo: Reciclando valores'. In: 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Aguas de Lindoia - SP. 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013. v. Unico.

  • SILVA, N. A. ; SOUZA, E. ; FERRAZ, C., G. ; NETA, L. C. S. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Avaliação da atividade antibacteriana dos Óleos Voláteis e Extratao das Plantas RHAPHIDON LAMIACEAE E HYPTIS UMBROSA da Comunidade de Três Lagoas, Amargosa-BA. In: 65 Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. 65 Reunião Anual da SBPC, 2013.

  • SILVA, L. S. E. ; OLIVEIRA, L. M. ; SENA, S. ; NETA, L. C. S. ; ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. . Levantamento Etnobotânico e atividade Biologica de Plantas Medicinais Utilizadas na comunidade de Três Lagoas. In: 65 Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. 65 Reunião Anual da SBPC, 2013.

  • VIRIATO, L. A. ; Santos, Natália Oliveira ; FADIGAS, J. C. ; ARAÚJO, F. M. ; SOUSA, C. S. . A Contribuição do PIBID Química/UFRB para a formação dos futuros educadores do Recôncavo da Bahia. In: 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Aguas de Lindoia - SP. 36 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013.

  • ARAÚJO, F. M. . Analise da Ação antibacteriana de Óleos Voláteis e Extratao de Plantas Medicinais Utilizadas na Comunidade de Três Lagoas. In: XVIII Seminari Acadèmic APEC: Desafiaments Contemporanis: Ciències, Cultures i Tecnologia en Temps de Crisi, 2013, Barcelona. XVIII Seminari Acadèmic APEC, 2013. v. Unico.

  • ARAÚJO, F. M. . Verificação da Atividade Antibacteriana dos óleos Voláteis e Extratos de Plantas Medicinais Utilizadas no tratamento de inflamações e infeccções na comunidade de Três Lagoas. In: XVIII Seminari Acadèmic APEC: Desafiaments Contemporanis: Ciències, Cultures i Tecnologia en Temps de Crisi, 2013, Barcelona. XVIII Seminari Acadèmic APEC.

  • Chaves, J. L. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Estudo Etnobotânico de Plantas do vale do Jiquiriçá: uma discussão do conhecimento popular e da biodiversidade regional na comunidade de Três Lagoas.. In: II Jornada de Extensão Universitária da Bahia, 2011, Cruz das Almas. II Jornada de Extensão Universitária da Bahia. Feira de Santana: Universidade Estadual de feira de santana, 2011. v. Unico. p. 1-3.

  • MARTINS, D. ; ARAÚJO, F. M. ; ROQUE, N. F. . Novos terpenóides isolados de Acritopappus confertus ( Asteraceae). In: XXVIII REUNIÃO ANULA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2006, Águas de Lindóia. XXVIII REUNIÃO ANULA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA.

  • MARTINS, D. ; SOUZA, L. O. ; ARAÚJO, F. M. ; ROQUE, N. F. . Novos ácidos diterpênicos de Acritopappus confertus (Asteraceae, Eupatorieae). In: XXVIII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUIMICA, 2005, Poços de Caldas. XXVIII REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUIMICA.

  • ARAÚJO, F. M. . Terpenóides e flavonóide de Acritopappus confertus (Asteraceae, Eupatorieae). In: 27a REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 2004, Salvador, 2004.

  • OLIVEIRA, I. S. ; ALMEIDA, L. C. B. ; ARAÚJO, F. M. ; PEREIRA, R. M. S. ; GUEDES, M. L. S. ; ROQUE, N. F. ; CRUZ, F. G. ; MARTINS, D. . Constituintes voláteis de Poiretia bahiana e Zornia flemmingioides (Leguminosae). In: 26a REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 2003, Poços de Caldas, 2003.

  • FERREIRA, D. S. P. ; ARAÚJO, F. M. ; GUEDES, M. L. S. ; ROQUE, N. F. ; CRUZ, F. G. ; REIS, A. A. ; CARDOSO, L. A. ; MARTINS, D. . Constituintes voláteis de Calea angustifolia e Prolobus nitidulus (Asteraceae). In: 26a REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 2003, Poços de Caldas, 2003.

  • SOUSA, E. C. ; GUEDES, V. R. ; ARAÚJO, F. M. ; BAUTISTA, H. P. ; CRUZ, F. G. ; REIS, A. A. ; MARTINS, D. . Constituintes voláteis de três espécimens de Acritopappus micropappus. In: 26a REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 2003, Poços de Caldas, 2003.

  • ARAÚJO, F. M. ; GUEDES, M. L. S. ; MARTINS, D. . ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DA ESPÉCIE POIRETIA BAHIANA. In: SBPC, 2001, Salvador. SBPC, 2001.

  • SERRA, L. P. ; MAFRA, J. F. ; SANTANA, ; ARAÚJO, F. M. ; BARRETO, N. S. E. . POTENCIAL ANTIMICROBIANO DO EXTRATO METANÓLICO DE Cariniana parvifolia CONTRA PATÓGENOS ALIMENTARES. In: IX CONGRESSO LATINO AMERICANO, XV CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS e VII ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL ,, 2019, Maceió. Revista Higiene alimentar, 2019. v. 33. p. 2563-2566.

  • Moura A. ; ARAÚJO, F. M. . O uso de agrotoxico na agricultura familiar Miguelense (São Miguel das Matas-BA): Uma relação entre o PIBIC e a escola. In: Feira de Ciencia Regional (Nordeste), 2017, Recife. FENECIT, 2017.

  • MAGALHAES, T. A. ; ARAÚJO, F. M. . Taninos em plantas do semiárido baiano: Estudo da viabilidade na produção de polímeros catiônicos para o tratamento da água. In: II Congresso Internacional da diversidade do semiárido, 2017, Campina Grande- Paraíba. II CONIDIS, 2017. v. UNICO.

  • ARAÚJO, F. M. ; Leão, M.G. ; ROCHA, T. V. ; OLIVEIRA, J. G. ; Aona, L.Y.S. . 'Relação entre metabólitos secundários e atividades medicinais em espécies de plantas utilizadas pela comunidade tradicional de Três Lagoas (Amargosa, BA). In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro/BA,. 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016.

  • ARAÚJO, F. M. ; ROCHA, T. V. ; Aona, L.Y.S. ; NUNES, I. L. ; ARAUJO, A. R. ; SANTOS, L. G. S. . Triagem fitoquímica dos extratos de Blanchetia heterotricha DC utilizada com fins medicinais pela comunidade quilombola de Três Lagoas ? Bahia. In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro/BA. 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016.

  • ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; Chaves, J. L. ; NETA, L. C. S. . Verificação da atividade biológica de plantas com propriedades anti-hipertensivas utilizadas em Três Lagoas-BA. In: 37a RASBQ, 2014, Natal-RN. 37a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no Cenário Econômico Atual, 2014. v. unico.

  • Santos, Natália Oliveira ; FADIGAS, J. C. ; SOUSA, C. S. ; ARAÚJO, F. M. . Experimentação na formação inicial de professores: construção de um caderno de experimentos no PIBID/Química da UFRB. In: 37a RASBQ, 2014, Natal-RN. 37a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no Cenário Econômico Atual. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2014. v. unico.

  • OLIVEIRA, L. M. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; Chaves, J. L. ; SENA, S. A. S. ; DANTAS, C. M. ; Vinhas, A., F. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. ; FERRAZ, C., G. . 'Ocorrência do Á-terpinil acetato no óleo volátil de Chenopodium ambrosioides L. - Amaranthaceae'. In: 35a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Aguas de lindoia. 35a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

  • Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; WATANABE, Y. N. ; Chaves, J. L. ; OLIVEIRA, L. M. ; SENA, S. A. S. ; FERRAZ, C., G. ; NETA, L. C. S. ; ARAÚJO, F. M. . Triagem quanto à atividade antibacteriana de óleos voláteis e extratos de plantas medicinais da comunidade de Três Lagoas, Amargosa - BA. In: 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química., 2012, Ághuas de Lindóia. 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

  • Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; Chaves, J. L. ; FIUSA, S. C. ; DANTAS, C. M. ; OLIVEIRA, M. S. ; WATANABE, Y. N. ; FERRAZ, C., G. ; ARAÚJO, F. M. . Estudo Sazonal da Constituição Química do Óleo Volátil de Chenopodium ambrosoides L. Aramantaceae. In: 52o Congresso Brasileiro de Química, 2012, Recife. 52o Congresso Brasileiro de Química, 2012.

  • SENA, S. A. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; JESUS, K. N. S. ; SILVA, L. S. E. ; WATANABE, Y. N. ; FERRAZ, C., G. ; NETA, L. C. S. ; ARAÚJO, F. M. . Avaliação quanto a atividade antibacteriana dos óleos voláteis e extratos das especies de Alecrim da Comunidade de Tês Lagoas-BA. In: 52o Congresso Brasileiro de Química, 2012, Recife. 52o Congresso Brasileiro de Química, 2012.

  • SOUZA, E. ; CRUZ, C. ; ALMEIDA, M. R. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; OLIVEIRA, A. M. S. ; WATANABE, Y. N. ; FERRAZ, C., G. ; NETA, L. C. S. ; ARAÚJO, F. M. . Avaliação da atividade antibacteriana dos óleos voláteis e extratos de palntas da Comunidade de Tês Lagoas, Amargosa-BA. In: 52o Congresso Brasileiro de Química, 2012, Recife. 52o Congresso Brasileiro de Química, 2012. v. Unico.

  • VIRIATO, L. A. ; Santos, Natália Oliveira ; SANTOS, Caroline Elias Silva ; SILVA, Creuza Souza ; ARAÚJO, F. M. ; FADIGAS, J. C. . As TICs e o Ensino de Química: um estudo de caso. In: I RECITEC Recôncavo, 2011, Cruz das Almas. I RECITEC RECÔNCAVO - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. Crus das Almas: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2011. v. Unico. p. 219-220.

  • Chaves, J. L. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO: UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS INDICADAS COMO ANTI- HIPERTENSIVAS. In: I RECITEC Recôncavo, 2011, Cruz das Almas. I RECITEC RECÔNCAVO - Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. Crus das Almas: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2011. v. Unico. p. 789-790.

  • SANTOS, Caroline Elias Silva ; SILVA, Creuza Souza ; ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. . ENEM: Análise Quantitativa e Qualitativa das questões de química no periodo de 2001 a 2010. In: XXV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Lavras. ENEM: Análise Quantitativa e Qualitativa das questões de química no periodo de 2001 a 2010, 2011.

  • ARAÚJO, F. M. ; CERQUEIRA, J. F. ; SILVA, Creuza Souza ; WATANABE, Y. N. . ?Enem 2001 a 2010: Análise Quantitativa e Qualitativa das questões de química?. In: 9º Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEQUI), 2011, Natal/RN. 9º Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEQUI), 2011.

  • FADIGAS, J. C. ; SILVA, Creuza Souza ; ARAÚJO, F. M. ; VIRIATO, L. A. ; WATANABE, Y. N. ; SANTOS, G. L. G. . Concepções dos alunos de Licenciatura em Química sobre Sustentabilidade, Redução, Reutilização e Reciclagem de materiais. In: 9º Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEQUI), 2011, Natal/RN,. 9º Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEQUI), 2011.

  • SILVA, Creuza Souza ; ARAÚJO, F. M. ; CERQUEIRA, J. F. ; FERRAZ, C., G. ; SANTOS, Caroline Elias Silva ; WATANABE, Y. N. . ?Influencia do uso das TICS na aprendizagem e contextualização dos conteúdos de Química no ensino médio, 2011. In: 9º Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEQUI), 2011, Natal/RN. 9º Simpósio Brasileiro de Educação em Química (SIMPEQUI), 2011.

  • ARAÚJO, F. M. ; CAVALLI, I. S. J. ; NETA, L. C. S. ; SANTANA, A. N. ; PEREIRA, M. G. . ?Avaliação da atividade leishmanicida,antimicrobiana e antioxidante de Mimosa tenuiflora (willd.) Poir. In: 12ºSimpósioBrasileirodeFarmacognosiae17ºSimpósioLatinoamericanodeFarmacobotânica,, 2019, Rio de Janeiro. 12SBF e 17SLF, 2019.

  • SANTOS, L. G. S. ; ROCHA, T. V. ; OLIVEIRA, J. G. ; ARAÚJO, F. M. . Quantificação das substâncias fenolicas totais em folhas e casca do Jequitibá Cravinho ( Cariniana parvifolia S. A. Mori). In: Encontro Nacional de Engenharia Florestal, 2017, Viçosa. Semana Florestal, 2017.

  • LACERDA, A. ; EVANGELISTA, N. S. ; ROCHA, A. S. ; ARAÚJO, F. M. . Eficiência do extrato de jurema preta (Mimosa tenuiflora) frente a um patógeno de aquicultura ornamental. In: XI Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SEPIP), 2017. XI SEPIP, 2017.

  • JESUS, B. O. ; ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. . Implantação de um Jardim Botânico: Valorização do Conhecimento Popular e da Biodiversidade Local. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto -MG. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

  • FERREIRA, S. S. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Exposição etnobotânica: divulgação científica para alunos da Educação Básica. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto, MG. 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016.

  • SILVA, N. A. ; JESUS, K. N. S. ; CAVALLI, I. S. J. ; SANTOS, F. R. ; ARAÚJO, F. M. . Avaliação Citotoxica do Oleo Essencial de Laurus nobilis L. em Crithidia:Screening para ensaios com Leisshmania amazonensis. In: X Simposio Brasileiro de Farmacognosia e V Simpósio de Plantas Medicinaisdo vale do São Francisco, 2015, Juazeiro. X Simposio Brasileiro de Farmacognosia, 2015.

  • Leão, M.G. ; SILVA, N. A. ; WATANABE, Y. N. ; Aona, L.Y.S. ; ARAÚJO, F. M. . Determinação de Teor de Fenois Totais no extrato matanólico de duas espécies medicinais utilizadaspela comunidade quilombola de Tres Lagoas- Bahia. In: X Simposio Brasileiro de Farmacognosia e V Simpósio de Plantas Medicinaisdo vale do São Francisco, 2015, Petrolina. X Simposio Brasileiro de Farmacognosia, 2015.

  • ARAÚJO, F. M. ; NETA, L. C. S. . Atividade antimicrobiana dos extratos dos frutos e folhas de Mimosa tenuiflora. In: X Simposio Brasileiro de Farmacognosia e V Simpósio de Plantas Medicinais do vale do São Francisco, 2015, Petrolina. X Simposio Brasileiro de Farmacognosia, 2015.

  • ARAÚJO, F. M. ; NETA, L. C. S. . Atividade antimicrobiana dos extratos metanólicos de Mimosa tenuiflora. In: X Simposio Brasileiro de Farmacognosiae V Simpósio de Plantas Medicinais do vale do São Francisco, 2015, Petrolina. X Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, 2015.

  • ARAÚJO, F. M. ; TELES, J. C. ; ANUNCIACAO, J. C. . Quantificação do teor total de fenóis em plantas nativas medicinais citadas por comunidades do semiárido da Bahia. In: IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, 2015, Cruz das Almas. III SEPIP, 2015.

  • ARAÚJO, F. M. ; ANUNCIACAO, J. C. ; OLIVEIRA, J. G. ; ARAUJO, S. S. . Triagem fitoquímica dos extratos das folhas e das sementes de Libidibia ferrea utilizadas para diabetes em comunidades do Recôncavo da Bahia. In: IX Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFRB e III Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação,, 2015, Cruza das Alams. III SEPIP, 2015.

  • JESUS, K. N. S. ; SANTOS, F. R. ; ARAÚJO, F. M. . Levantamento etnobotânico de Lauros nobilis L. utilizado como Leishmanicida em cães. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, 2014, Ilheus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, 2014.

  • JESUS, B. O. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Levantamento Etnofarmacológico de Plantas Medicinais abortivas indicadas por uma comunidade remanescente de quilombo. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, 2014, Ilheus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, 2014.

  • SILVA, N. A. ; JESUS, K. N. S. ; SANTOS, F. R. ; ARAÚJO, F. M. . Plantas com Propriedades Leishmanicidas utilizada pela população de Campo Grande. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, 2014, Ilheus. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, 2014.

  • TELES, J. C. ; ARAÚJO, F. M. . Plantas do semiárido: uma contribuição ao conhecimento da flora de campo Grande, santa Terezinha-BA. In: III Reconcitec, 2014, Cruz das Almas. VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, 2014.

  • FERREIRA, S. S. ; ARAÚJO, F. M. . UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS POR PACIENTES CADASTRADOS NO SISTEMA HIPERDIA DO SUS NA CIDADE DE AMARGOSA ? BA.. In: V Encontro de Química da Bahia, 2014, Porto seguro. VEQBA, 2014.

  • FERREIRA, S. S. ; ARAÚJO, F. M. . CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO DE MUDAS COM PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TRÊS LAGOAS - AMARGOSA/BA.. In: V Encontro de Química da Bahia, 2014, Porto seguro. V EQBA, 2014.

  • ALMEIDA, M. R. ; JESUS, B. O. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; SILVA, N. A. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . LEVANTAMENTO ETNOFARMACOLÓGICO DE PLANTAS MEDICINAIS COM AÇÃO CICATRIZANTE UTILIZADA NA COMUNIDADE DE TRÊS LAGOAS-BA. In: V Encontro de Química da Bahia, 2014, Porto seguro. V EQBA, 2014.

  • Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; SENA, S. A. S. ; OLIVEIRA, L. M. ; ARAÚJO, F. M. ; Chaves, J. L. ; OLIVEIRA, M. S. ; JESUS, B. O. ; OLIVEIRA, A. M. S. . O ELO ENTRE A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO RECÔNCAVO SUL DA BAHIA. In: VII Fórum Ambiental de Educação Ambiental, 2012, Salvador. VII Fórum Ambiental de Educação Ambiental, 2012. v. Unico.

  • Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; Chaves, J. L. ; FERNANDES, C. O. ; ARAÚJO, F. M. . Extração do Lapachol de três espécimes de Ipê (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl) de diferentes regiões do estado da Bahia: uma analise das técnicas extrativas propostas na literatura.?. In: I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia ? I RECITEC Recôncavo, 2011, Cruz das Almas. I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia ?, 2011. v. Unico.

  • ROCHA, S. A. ; MELO, L. A. ; JESUS, W. S. ; SANTOS, R. F. ; ARAÚJO, F. M. . Implantação de Laboratórios para o ensino de Química. In: II Encontro de Pesquisadores do Recôncavos Sul, 2009, Amargosa. Recôncavo da Bahia Educação e Interdisciplinaridade, 2009. v. Unico. p. 104-104.

  • SOUSA, C. S. ; ARAÚJO, F. M. ; GÓES, P. R. M. . Construção de um simulador hidrodinâmico do sistema circulatório humano. In: II Encontro de Pesquisadores do Recôncavos Sul, 2009, Amargosa. Recôncavo da Bahia Educação e Interdisciplinaridade, 2009. v. Único. p. 65-65.

  • ARAÚJO, F. M. . Óleos essenciais: extração, aplicação e perspectiva. In: II Congresso de Pesquisadores do Recôncavo Sul, 2009, Amargosa. Recôncavo da Bahia Educação e Interdisciplinaridade. v. Unico. p. 144-144.

  • ARAÚJO, F. M. ; MARTINS, D. ; SOUZA, J. P. ; GUEDES, M. L. S. . Triterpenos e benzoatos isolados de Croton musicapa. In: 24a REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 2001, POÇOS DE CALDAS. Livro de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2001. v. 2.

  • ARAÚJO, F. M. ; MARTINS, D. . Nova isoflavona glicosilada de Poiretia bahiana. In: XVI SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, 2000, RECIFE. LIVRO DE RESUMOS, 2000. v. 1. p. 149-149.

  • ARAÚJO, F. M. ; MARTINS, D. ; YOUNG, M. C. M. ; GUEDES, M. L. S. . Substância fungitóxica de Poiretia bahiana. In: 22a REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 1999, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1999. v. 2.

  • ARAÚJO, F. M. ; MARTINS, D. ; GUEDES, M. L. S. . Isoflavonas e Rotenonas de Poiretia bahiana. In: 21a REUNIÃO ANUAL DA SBQ, 1998, Poços de Caldas. Livro de resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1998. v. 2.

  • BATISTA, DANILO ; CAMPOS, PATRÍCIA ; SILVA, VALDENIZIA R. ; DE S. SANTOS, LUCIANO ; BEZERRA, DANIEL P. ; SOARES, MILENA B. P. ; COLEPICOLO, PIO ; ZAMBOTTI-VILLELA, LEONARDO ; PINTO, ERNANI ; ARAÚJO, FLORICEA M. ; MARTINS, DIRCEU ; FERNANDEZ, LUZIMAR G. ; LIGTERINK, WILCO ; CANUTO, GISELE A. B. ; DE CERQUEIRA, MARTINS DIAS ; RIBEIRO, PAULO R. . Piper anisum as a promising new source of bioactive metabolites. CHEMICAL PAPERS (ONLINE) , 2019.

  • ROCHA, T. V. ; NUNES, I. L. ; Aona, L.Y.S. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, FLORICÉA M. . ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS EXTRATOS DE BLANCHETIA HETEROTRICHA DC UTILIZADA COM FINS MEDICINAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TRÊS LAGOAS ? BAHIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, J. G. ; ARAÚJO, F. M. . Travesseiros aromáticos: compartilhando saberes com a comunidade de Campo Grande.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROCHA, T. V. ; ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. ; Aona, L.Y.S. ; LACERDA, A. ; SANTOS, L. G. S. . Quantificação de compostos fenólicos totais de plantas medicinais encontradas no recôncavo da Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Moura A. ; ARAÚJO, F. M. . O USO DE AGROTÓXICOS NA AGRICULTURA FAMILIAR MIGUELENSE (SÃO MIGUEL DAS MATAS - BA): UMA RELAÇÃO ENTRE PIBIC E ESCOLA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, F. M. . A Importância da Extensão para a Formação Universitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, F. M. . A importância da Ciencia e da Universidade na inclusão social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, F. M. . Verificação da Atividade Antibacteriana dos óleos Voláteis e Extratos de Plantas Medicinais Utilizadas no tratamento de inflamações e infeccções na comunidade de Três Lagoas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO, F. M. . Analise da Ação antibacteriana de Óleos Voláteis e Extratao de Plantas Medicinais Utilizadas na Comunidade de Três Lagoas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, N. A. ; SOUZA, E. ; NETA, L. C. S. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Avaliação da atividade antibacteriana dos Óleos Voláteis e Extratao das Plantas RHAPHIDON LAMIACEAE E HYPTIS UMBROSA da Comunidade de Três Lagoas, Amargosa-bA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, C. ; JESUS, K. N. S. ; CARNEIRO JUNIOR, M. O. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Avaliação quantitativa sobre coleta seletiva e Lixo: Reciclando valores'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. ; FERRAZ, C., G. ; Chaves, J. L. . Estudo Etnobotânico de Plantas do vale do Jiquiriçá: uma discussão do conhecimento popular e da biodiversidade regional na comunidade de Três Lagoas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. ; Joelma Fadigas Cerqueira . Enem 2001 a 201: Análise Quantitativa e Qualitativa das questões de química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO, F. M. ; FADIGAS, J. C. ; FERRAZ, C., G. ; WATANABE, Y. N. . Influencia do uso das TICS na aprendizagem e contextualização dos conteúdos de Química no ensino médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FADIGAS, J. C. ; ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. . Concepções dos alunos de Licenciatura em Química sobre Sustentabilidade, Redução, Reutilização e Reciclagem de materiais.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Chaves, J. L. ; Dantas , Marjorie Carla S. Macedo ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO: UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS INDICADAS COMO ANTI- HIPERTENSIVAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIRIATO, L. A. ; Santos, Natália Oliveira ; SANTOS, Caroline Elias Silva ; WATANABE, Y. N. ; SILVA, Creuza Souza ; ARAÚJO, F. M. ; FADIGAS, J. C. . As TICs e o Ensino de Química: um estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, M. P. L. ; ARAÚJO, F. M. ; CERQUEIRA, J. F. . O Ensino de Química na Pespectiva Interacionista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETO, D. F. ; ARAÚJO, F. M. ; FADIGAS, J. C. . Uso de Modelos Moleculares: Uma contribuição ao Ensino de Química Orgânica nas Escolas do Municipio de Amargosa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASTRO, J. A. ; Chaves, J. L. ; SOUSA, C. S. ; ARAÚJO, F. M. . Análise das Bulas de Medicamentos Fitoterápicos Comercializados no Município de Amargosa Bahia, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, F. M. ; MARTINS, D. ; YOUNG, M. C. M. . Substâncias Fungitóxicas de Poiretia bahiana. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JESUS, K. N. S. ; SILVA, N. A. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Plantas com Propriedades Leishmanicidas utilizadas pala População de Campo Grande, Santa Terezinha-BA. Infarma Ciências Farmacêuticas Vol 27 suplemento 1, 2015, 2015 (Revista).

  • SENA, S. A. S. ; ARAÚJO, F. M. . Valorizando os saberes e agregando mais: aprendendo funções orgânicas a partir das plantas medicinais / 2014 (Cartilha).

  • SENA, S. A. S. ; WATANABE, Y. N. ; ARAÚJO, F. M. . Plantas medicinais: propriedades e curiosidades 2014 (Cartilha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. ; SANTOS, F. R. . Relatorio Técnico Final -ARTICULAÇÃO EM REDE PARA O SEMIÁRIDO BAIANO. 2016. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, F. M. . Relatório Técnico Final- Pesquisa articulada a extensão. 2015. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, F. M. ; SENA, S. A. S. . Valorizando os saberes e agregando mais: aprendendo funções orgânicas a partir das plantas medicinais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

SENA, S. A. S. ; ARAÚJO, F. M. ; WATANABE, Y. N. . Plantas medicinais: propriedades e curiosidades. 2014. (Cartilha).

ARAÚJO, F. M. ; FERRAZ, C., G. . Química de Produtos Naturais: Fonte Natural de Fámacos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ARAÚJO, F. M. . Óleos Essenciais: extração, aplicação e perspectivas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    SÍNTESE DE POLÍMEROS CATIÔNICOS A PARTIR DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO À QUÍMICA VERDE NO TRATAMENTO DA ÁGUA, Descrição: A crescente redução no número de espécies de plantas do mundo, principalmente por causa, da interferência humana nos biomas impõe a necessidade de estudos químicos, biológicos e de conservação das espécies ainda existentes, antes que venham a ser extintas. No Brasil, em função da imensa biodiversidade, o problema tem despertado a atenção de pesquisadores em todo o mundo. Considerando que, o desenvolvimento sustentável de um país depende essencialmente de uma política consistente de educação, ciência, tecnologia e inovação, sustentada na preservação da natureza, na valorização e proteção da sua biodiversidade e na exploração racional de fontes naturais e num cenário que assegure a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, pode-se crer que o estudo fitoquímico de plantas nativas e endêmicas, com vista ao desenvolvimento tecnológico de novos produtos, tem muito a contribuir para que este ideal seja alcançado. Na fitoquímica o conhecimento da composição química de espécies vegetais pode, além de descobrir novas substâncias, contribuir para a produção de produtos de origem vegetal que venham cooperar com a química verde, na obtenção de substâncias que não gerem resíduos para o meio ambiente. Este projeto tem por principal objetivo identificar por meio de estudos fitoquímicos espécies de plantas, do semiárido baiano, quimicamente relevantes para a produção de polímeros naturais usando-os para o tratamento de água, como coagulante vegetal catiônico. No desenvolvimento deste projeto pretende-se, inicialmente, realizar levantamentos bibliográficos com base nas informações compartilhadas com a comunidade, a partir da abordagem etnobotânica das possíveis espécies que apresentam taninos, como metabolito secundário. Pretende-se ainda com este trabalho empregar técnicas convencionais da química de produtos naturais na extração, quantificação, purificação e caracterização destes compostos químicos presentes nos espécimes coletados. Dentre as diversas possibilidades associadas à execução desta proposta de pesquisa espera-se que a interação sinérgica entre a química, as ciências ambientais e agronomia possibilite a identificação e o mapeamento de espécies vegetais que forneçam insumos para a utilização de plantas de pequeno porte. Na busca de uma alternativa promissora que colabore para o desenvolvimento tecnológico local na produção de polímeros catiônico orgânico no tratamento da água e viabilize o estabelecimento de uma nova via tecnológica de produção mais barata, econômica e metodologicamente viável. Tendo em vista que, método usualmente empregado utiliza plantas de grande porte, que resulta numa tecnologia que demanda altos custos de produção, longo tempo (até anos) de cultivo das árvores, disponibilidade de grandes áreas para efetivação das plantações e cultivo das espécies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Coordenador / Yuji Nascimento Watanabe - Integrante / Thailany de Almeida Magalhães - Integrante / Amenson Trindade Gomes - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Universidade e escola básica na formação docente: ações colaborativas na construção de práticas transformadoras, Descrição: O projeto institucional intitulado: Universidade e escola básica na formação docente: ações colaborativas na construção de práticas transformadoras, aprovado no Edital CAPES nº11/2012, trata-se de uma proposta de reformulação ao Projeto Institucional em vigor na UFRB desde sua aprovação no Edital 02/2009, ampliando a atuação do PIBID para todas as áreas da formação de professores existentes nesta universidade, bem como no seu campo de atuação na Educação Infantil. Este projeto envolve nove (09) cursos de licenciatura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sendo sete (07) ofertados pelo Centro de Formação de Professores (CFP), um (01) no Centro das Ciências Agrárias e Ambientais (CCAAB) e um (01) no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), tratando-se de uma ação de caráter interdisciplinar na educação básica dos Municípios de Amargosa, Cachoeira e Cruz das Almas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (99) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Coordenador / Clarivaldo Santos de Sousa - Integrante / Joelma Cerqueira Fadigas - Integrante.

  • 2012 - Atual

    PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA E DE ATIVIDADE BIOLÓGICA DE PLANTAS DO SEMIÁRIDO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO QUÍMICO DA BIODIVERSIDADE NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO., Descrição: Este projeto tem por principal objetivo identificar por meio de estudos etnobotânicos, fitoquímicos e microbiológicos, espécies de plantas quimicamente relevantes e com potencial para atividade biológica, especialmente leishmanicida, fungicida e bactericida nas imediações do município de Castro Alves, região do Semiárido do Território de Identidade do Recôncavo, propondo técnicas de cultivo, beneficiamento e preservação. No desenvolvimento deste projeto pretende-se, inicialmente, fazer um levantamento etnobotânico das espécies de plantas utilizadas pelas comunidades residentes na região com vistas a contribuir para o conhecimento da biodiversidade local promovendo a criação de um registro de espécies medicinais. Pretende-se ainda com este trabalho investigar o processo específico de manejo da comunidade incentivando o uso de tecnologias menos agressiva, que favoreçam a conservação do ambiente visando o desenvolvimento sustentável da região e sua população. Em consonância com essa etapa este projeto prevê a preparação de extratos e óleos das espécies encontradas e a submissão dos mesmos a ensaios de atividade biológica, criando um banco de extratos e óleos com ênfase nas espécies pouco estudadas e endêmicas da região. Baseado no uso popular das plantas para o tratamento de afecções da pele (etnobotânica/etnofarcologia), este estudo ainda prevê testar o efeito de compostos extraídos de espécies de plantas no desenvolvimento in vitro de Leishmania amazonensis, um dos agentes causadores da LTA. Dentre as diversas possibilidades associadas à execução desta proposta de pesquisa espera-se que a interação sinérgica entre a química, as ciências da saúde e agronomia possibilite a identificação e o mapeamento de espécies vegetais com atividade biológica e que estas forneçam insumos para a produção de medicamentos que combatam, dentre outras doenças, a leishmaniose tegumentar americana (LTA), que no Brasil e especialmente na Região Nordeste, constitui uma das afecções dermatol. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Coordenador / Frederico Guaré Cruz - Integrante / Yuji Nascimento Watanabe - Integrante / Caline Gomes Ferraz - Integrante / Elisangela Fabiana Boffo - Integrante / Gil Luciano Guedes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2011 - Atual

    ESTUDO ETNOBOTÂNICO E FITOQUÍMICO DE PLANTAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ: UMA CONTRIBUIÇÃO À RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR E DA BIODIVERSIDADE REGIONAL, Descrição: No desenvolvimento deste projeto pretende-se, inicialmente, fazer um levantamento etnobotânico das espécies de plantas utilizadas pelas pessoas da comunidade do Vale do Jiquiriçá, com vistas a contribuir para o conhecimento da diversidade local incentivando a criação do registro de espécies medicinais e espécies de uso alimentar, que apresentam valor nutricional desconhecido. Pretende-se, ainda, com este trabalho investigar o processo específico de manejo da comunidade incentivando o uso de tecnologias menos agressiva, permitindo a conservação do ambiente visando o desenvolvimento sustentável da região e sua população. Em consonância com essa etapa, que visa uma construção coletiva e que tem seu laboratório vivo na sociedade buscando um desenvolvimento territorial sustentável, este projeto prevê a preparação de extratos e óleos das espécies encontradas e a submissão dos mesmos a ensaios antimicrobianos, ensaios de citotoxicidade e testes antioxidantes, criando um banco de extratos e óleos com espécies novas e endêmicas da região. Os extratos obtidos e óleos obtidos terão a sua composição química estudada, visando relacioná-la com implicações quimiossistemática, ecológicas e principalmente na busca de aplicações práticas, para os óleos. As substâncias isoladas dos extratos também serão submetidas à avaliação biológica. O estudo químico e biológico das espécies trabalhada permitirá o aproveitando do potencial econômico das mesmas, com a organização de cooperativa para cultivo e comercialização de mudas, proporcionando o desenvolvimento de metodologia de cultivo e sistematização do preparo destas espécies para consumo humano e/ou animal se for o caso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Coordenador / Lourdes Cardoso de Souza Neta - Integrante / Clarivaldo Santos de Sousa - Integrante / Yuji Nascimento Watanabe - Integrante / Caline Gomes Ferraz - Integrante / Adriano Fernandes Vinhas - Integrante / Raul Lomanto Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2010 - 2014

    Estudo Fitoquímico, Avaliação Biológica e Antioxidante de Plantas do Vale do Jiquiriçá: uma contribuição ao conhecimento químico da biodiversidade regional, Descrição: Este projeto visa realizar estudos fitoquímicos por meios de abordagens randômica e quimiotaxonômica, elaborar ensaios para avaliação biológica e antioxidante de espécies de plantas nativas do Vale do Jiquiriçá. No desenvolvimento deste trabalho pretende-se, inicialmente, fazer um levantamento botânico das espécies de plantas existentes no Vale do Jiquiriçá, através da abordagem randômica e/ou quimiotaxonômica, preparar os extratos e óleos dos espécimens coletados e submetê-los a ensaios antimicrobianos, ensaios de citotoxicidade e teste antioxidantes, criando um banco de extratos e óleos com espécies novas e endêmicas da região. Em consonância que essa etapa inicial, este projeto prevê o estudo da composição química dos extratos, visando relacioná-la com implicações quimiossistemáticas e ecológicas, e dos óleos voláteis, buscando aplicações práticas para os mesmos. As substâncias isoladas dos extratos também serão submetidas à avaliação biológica através de ensaios com Artemia salina Leach (citotoxicidade), com as bactérias Gram-positiva: Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus, Streptococcus mutans, Micrococcus luteus e as Gram-negativa: Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Salmonella typhimurium e ensaios para estudar as potencialidades antioxidantes. Os óleos voláteis que se apresentarem ativos serão submetidos a fracionamentos cromatográficos, visando ao isolamento das substâncias majoritárias presentes nos mesmos, buscando aplicações práticas para os mesmos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Coordenador / Lourdes Cardoso de Souza Neta - Integrante / Marcus Vinicius Bahia - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Produção de Biocombustível a Partir de Óleos Vegetais - Modelagem e Construção de um Reator Ultra-Sônico., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Integrante / Sergio Anunciação Rocha - Integrante / Clarivaldo Santos de Sousa - Coordenador / Sivanildo da Silva Borges - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    A Pesquisa Colaborativa na iniciação à docência: Uma ação entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB e as Escolas de Ensino Médio de Amargosa-Ba - Subprojeto de Química, Descrição: O presente projeto de pesquisa visa desenvolver uma trabalho de pesquisa colaborativa com as escolas de ensino médio; neste sentido, objetiva-se que este projeto de pesquisa promova a ampliação da massa crítica regional nesta área (professores de ensino médio), com a aglutinação de novos sujeitos voltados para a discussão sobre o ensino de Química e a formação docente em Química. Estas ações culminarão em reflexos positivos para a melhoria da qualidade do ensino dessa disciplina no município de Amargosa. Através da pesquisa colaborativa dentro das escolas de segundo grau, pretende-se desenvolver ações periódicas voltadas para o ensino da química, dando ênfase ao ensino contextualizado. Para tanto, os alunos bolsistas, juntamente com os supervisores e coordenadores, deverão discutir o programa da disciplina, elaborado pelo professor regente, buscando adequar as ações propostas com o referido programa de disciplina. Para cada assunto a ser abordado, os integrantes do grupo deverão propor temáticas contextualizadas, baseadas no emprego de exemplos do cotidiano. Busca-se com isto, desenvolver no aluno bolsista (futuro docente) a capacidade de contextualizar suas aulas, tornando-as mais próximas da classe. Paralelamente ao acompanhamento do desenvolvimento das atividades em sala de aula, serão desenvolvidas atividades diversas com foco nas seguintes datas científicas: Semana de Ciência e Tecnologia; Semana do Meio Ambiente; Dia Mundial da Água; dentre outros. As atividades previstas para estas datas incluem a realização das seguintes ações: a) Feira das Ciências, a ser realizada semestralmente. Esta atividade terá como principal objetivo promover a interdisciplinaridade entre a Química, a Física e a Filosofia, despertando nos futuros docentes o apreço pelas práticas interdisciplinares; b) Semana da Química Aplicada: Entendendo o cotidiano. Esta atividade, a ser realizada durante uma semana, terá o foco no estudo de reações químicas que se processam diariamente em .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Integrante / Clarivaldo Santos de Sousa - Coordenador / James Lima Chaves - Integrante / Yuji Nascimento Watanabe - Integrante / Valdirene dos Santos Lima - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Compostagem na Gestão de Resíduos Urbanos: Estudo de Caso na Região de Amargosa /BA, Descrição: O correto manejo dos resíduos sólidos é um dos principais desafios enfrentados pelos centros urbanos. A importância do aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos para reciclagem e fabricação de compostos orgânicos, está diretamente relacionada à sua viabilização econômica e social. Atualmente, mais de 70% de todo o lixo urbano é depositado a céu aberto e menos de 1,5% é utilizado no processo de compostagem. Em cidades de pequeno porte, a exemplo de Amargosa, estima-se uma produção média de lixo de aproximadamente 500 gramas diárias por habitante, com teor de matéria orgânica variando de 50% a 65%. A compostagem é uma técnica praticada pelos agricultores e jardineiros ao longo dos séculos. Restos de vegetais, estrume, restos de cozinha e outros tipos de resíduos orgânicos são amontoados em pilhas em local conveniente e deixados decompondo-se até estarem prontos para serem devolvidos ao solo ou até que o agricultor necessite melhorar a fertilidade do solo. A proposição de técnicas apropriadas para a compostagem, além de solucionar os problemas econômicos, ecológicos e até de saúde causados pelo acúmulo de lixo urbano, resulta na produção de matéria orgânica pronta para ser utilizada na agricultura, reduzindo o espaço utilizado nos aterros associados à matéria orgânica. A implantação da compostagem, além da contribuição para a redução do volume de matéria orgânica destinada aos aterros, bem como os custos operacionais por tonelada aterrada, pode também contribuir para a redução dos gastos para a aquisição de adubo orgânico pelo setor de manutenção de áreas verdes. Diante deste contexto a presente proposta de pesquisa objetiva investigar procedimentos viáveis para aproveitamento de resíduos sólidos urbanos no município de Amargosa, visando equacionar o desequilíbrio entre a produção dos resíduos e as escassas possibilidades de dispô-lo corretamente, sem agredir a saúde humana e o meio ambiente. Neste aspecto, será dado enfoque às diferentes técnicas disponíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Integrante / Clarivaldo Santos de Sousa - Coordenador / Simone Porcino de Jesus - Integrante / Caio Bomfim Landim - Integrante / James Lima Chaves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.

  • 2009 - 2009

    Implantação de laboratórios para o ensino de licenciatura e formação de professores em Pedagogia, Matemática e Física, Descrição: O projeto Prodocência, intitulado Implantação de laboratórios para o ensino de licenciatura e formação de professores em pedagogia, matemática e física , foi financiado pelo MEC e teve início em dezembro de 2007, sendo concluído em julho de 2009. Dentre seus objetivos esse projeto pretendeu: subsidiar a elaboração de propostas inovadoras para a educação básica com base na interação entre professores e profissionais em formação e desenvolver tecnologias alternativas nas áreas de pedagogia e ciências exatas para o ensino na educação básica . Na área de Pedagogia o Projeto Prodocência teve como finalidade construir estratégias de ensino para melhorar o processo de aprendizagem de estudantes de séries iniciais de uma escola pública. Diante disso, a equipe que atuou na área de Pedagogia desenvolveu uma proposta de pesquisa-ação numa escola da rede municipal de ensino de Amargosa objetivando implementar atividades que possibilitassem a redução de um dos maiores problemas enfrentados pela escola: dificuldades no desenvolvimento da compreensão leitora dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida numa turma de 3ª série do Ensino Fundamental com características de multirrepetência. No trabalho, a compreensão leitora é entendida como a reflexão sobre o texto, compreendendo o que está e não está explícito. As categorias de compreensão leitora utilizadas foram: Decodificação; Compreensão Literal e Compreensão de Entrelinhas (PIMENTEL, 2002). A partir do diagnóstico inicial da turma investigada constou-se que 62,5% dos estudantes apenas decodificam o texto, enquanto 37,5 % compreendem literalmente não extrapolando para a compreensão de entrelinhas. Após o período de intervenções e mediações pedagógicas, o diagnóstico final apontou que 19% dos estudantes permaneciam decodificando o texto, 24% faziam a compreensão literal e 57% avançaram para compreensão de entrelinhas. Os resultados do trabalho apontam o efetivo avanço de 75% dos estudantes no desenvolvimento da compreensão .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Integrante / Susana Couto Pimentel - Coordenador / Sergio Anunciação Rocha - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2008 - 2009

    Simulador Hidrodinâmico do Sistema Circulatório Humano, Descrição: Objetivo Geral Construir um protótipo de simulador hidrodinâmico controlado por microcomputador (por sistema de automação), o qual será aplicado para demonstrar o funcionamento do sistema circulatório humano, nos estados normal e alterado. Objetivos Específicos ( Metas Físicas ) Os resultados esperados são: Dar visão holística do funcionamento do corpo humano aos estudantes da área de saúde; Melhorar a aprendizagem das fisiopatologias cardíacas; Baratear custos com a manutenção de um biotério, uma vez que não vamos trabalhar com animais; Obtenção de dados conclusivos que permitam elaborar uma proposta viável para alternativa as práticas de vivisseção; Obtenção de um modelo funcional de interface virtual/mecânica; Comunicações com participação em congressos científicos nacionais e internacionais; Publicação de artigo científico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Floricea Magalhães Araújo - Integrante / Clarivaldo Santos de Sousa - Coordenador / Paulo Roberto Meira Góes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Reconhecimento pelas ações de extensionistas desenvolvidas do decênio da PROEXT-UFRB, PROEXT- UFRB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciencias Exatas e Tecnologicas. , Rua Rui Barbosa, 710, Centro, 45300000 - Cruz das Almas, BA - Brasil, Telefone: (75) 36214314, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2018

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Vice Diretora e Assessora Pro-Tempore do Centro de Formação de Professores (2009-2010) Coordenadora da área de conhecimento Ciências Exatas e da Natureza (2010-2011) Líder do Grupo de Pesquisa: Ciências, Tecnologia e Ensino de Química Coordenadora da área de Química pelo Programa Universidade para Todos - UPT/UFRB (2009-2012) Coordenadora Institucional do PIBID/UFRB (2012-2014) Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD.(2016-2017) Membro do colegiado do Curso de Bacharelado Ciências Exatas e Tecnológicas (2014-2018)

    Atividades

    • 05/2015

      Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica, Química Geral e Experimental

    • 07/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Exatas e Tecnologicas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado de Ciências e Tecnologia.

    • 07/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciencias Exatas e Tecnologicas, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2010

      Ensino, Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Geral e Experimental

    • 10/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Formação de Professores, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2015 - 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD..

    • 05/2012 - 05/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores, .,Cargo ou função, Membro do NDE.

    • 01/2011 - 06/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de licenciatura em química.

    • 08/2010 - 06/2013

      Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química de Produtos Naturais, Quimica Geral, Química Orgânica

    • 10/2010 - 04/2011

      Direção e administração, Centro de Formação de Professores, .,Cargo ou função, Cordenadora da área de conhecimento Ciências Exatas e da Natureza.

    • 06/2009 - 08/2010

      Direção e administração, Centro de Formação de Professores, .,Cargo ou função, Vice-diretor da Unidade.

    • 06/2009 - 08/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Formação de Professores, .,Cargo ou função, Assessora do Centro de Formação de Professores.

    • 03/2009 - 12/2009

      Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica

  • 2004 - 2008

    Faculdade de Tecnologia e Ciências

    Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2008 - 12/2008

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas de Físico Química

    • 07/2007 - 12/2008

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Analitica Instrumental

    • 08/2006 - 12/2008

      Ensino, Engenharia Mecatronica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Geral e Experimental

    • 08/2004 - 12/2008

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da quimica Organica e Inorganica

    • 03/2004 - 12/2008

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica e Fundamentos da Química Orgânica e Inorgânica