Tarcísio de Souza Gaspar
Graduado (2005) e Mestre (2008) em História pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). É Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Suas pesquisas concentram-se na história do Período Moderno e do Brasil colonial, em especial no século XVIII, com ênfase na história das Minas Setecentistas. Atualmente desenvolve pesquisa a respeito da história dos sertões quilombolas do Cabo Verde, do Jacuí e do Rio Pardo, nas fronteiras entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo entre 1750-1850. Recebeu o Prêmio Diogo de Vasconcelos/BDMG Cultural em 2019, em razão de sua pesquisa de doutoramento a respeito da História do Palácio Velho de Ouro Preto.
Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social
2011 - 2016
Universidade de São Paulo
Título: Tapanhuacanga em Ruínas: História do Palácio Velho de Ouro Preto (c.1660-1825)
Orientador: em Arquivo Nacional da Torre do Tombo ( Fernanda Olival)
com Laura de Mello e Souza. Palavras-chave: História Moderna; Séculos XVII e XVIII.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Mestrado em História
2006 - 2008
Universidade Federal Fluminense
Título: Palavras no Chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII,Ano de Obtenção: 2008
Guilherme Pereira das Neves.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Linguagens Políticas; Oralidade; opinião pública.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia. Setores de atividade: Educação Superior.
Graduação em História_ Licenciatura e Bacharelado
2001 - 2005
Universidade Federal Fluminense
Título: Palavras no Chão: Murmurações e Vozes, Inconfidência, 1789
Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2013 - 2013
XXVI Simpósio Nacional de História. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG). (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2010 - 2010
I Jornada do NIEP-PréK. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2009 - 2009
IV Encontro do MP na Defesa do Patrimônio. (Carga horária: 22h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2007 - 2007
XXIV Simpósio Nacional de História. (Carga horária: 60h). , Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul, ANPUH/RS, Brasil.
2007 - 2007
II Colóquio Internacional Império de Várias Faces. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio Cultural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Metodologia da História.
Organização de eventos
GASPAR, Tarcísio de Souza . I Colóquio de História Local e Regional. 2017. (Outro).
Participação em eventos
30° Simpósio Nacional de História.Cartografia, documentação e memória dos quilombos situados nos sertões de Cabo Verde, Jacuí e Rio Pardo na segunda metade do século XVIII. 2019. (Simpósio).
Seminário Internacional Cultura Escrita na Época Moderna.Oralidade nas revoltas mineiras do século XVIII: a rebeldia para além do escrito. 2019. (Seminário).
XXXVI Encontro dos Pesquisadores e Historiadores dos Sertões do Jacuhy.Cartografia e toponímia de Jacuí na década de 1760: novas hipóteses e descobertas. 2019. (Encontro).
I Colóquio de História Local e Regional."A propósito da obra "Freguesia de Nossa Senhora da Assumpção do Cabo Verde e sua história". 2017. (Outra).
I Colóquio de História Local e Regional.A escravidão em Cabo Verde, em Muzambinho e em outras localidades da Freguesia de N. S. da Assumpção na segunda metade do século XVIII. 2017. (Outra).
XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia.Capitalista, homem laborioso, benfeitor, novo rico bisonho e interesseiro: a propósito da historiografia acerca do capitão-mor de Vila Rica, Henrique Lopes de Araújo. 2017. (Simpósio).
Semana de História Política/ VII Seminário Nacional de História.Palácios de barro, pedra e ouro: as primeiras casas de governadores nas Minas de Ouro (1703-1720).. 2015. (Seminário).
Simpósio Nacional de História."Servindo esta graça de exemplo para os mais que servem nas Minas": as solicitações de hábito da Ordem de Cristo por vassalos mineiros na primeira metade do séc. XVIII. 2015. (Simpósio).
8° Seminário Brasileiro de História e Historiografia: uma construção sensível de identidades.Lenda Admirável: história e historiografia do mito de Chico Rei. 2014. (Seminário).
IV Jornada Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.Entrevistando um ex-aluno: potencialidades de pesquisa acerca da memória e da história da antiga Escola Agrotécnica de Muzambinho, através do método de História Oral. 2012. (Outra).
XVIII Encontro Regional da ANPUH - MG.Um Potentado nas Juntas: notas sobre a atuação de Henrique Lopes de Araújo nas juntas de procuradores em Minas Gerais na década de 1710. 2012. (Encontro).
fHist - Festival de História.O Poeta e os Rumores de Inconfidência. 2011. (Outra).
XXVI Simpósio Nacional de História.Consideração aos merecimentos de Henrique Lopes de Araújo: notas preliminares sobre a história de um potentado mineiro (1711-1733). 2011. (Simpósio).
I Jornada do NIEP-PréK do Núcleo Interdisciplinar de estudos e pesquisas sobre Marx e o Marxismo - Pré-capitalismo da Universidade Federal Fluminense. 2010. (Outra).
VII Simpósio de História - O passado no presente: reflexões sobre os usos da história..Tapanhuacanga em ruínas: história, memória e patrimônio no Palácio Velho de Ouro Preto. 2010. (Simpósio).
V Semana de História Política. II Seminário Nacional de História:Política, Cultura e Sociedade.?Que um homem só seja capaz de pôr em perigo este governo com as suas sugestões?: murmurações nos motins de Caeté e da Barra do Rio das Velhas em 1718.. 2010. (Seminário).
IV Encontro do Ministério Público na Defesa do Patrimônio Cultural. 2009. (Encontro).
2 Colóquio Internacional Companhia das Índias: Império de Várias Faces ? Dinâmicas e representações do Poder no mundo ibérico da Época Moderna, realizado na Universidade Federal Fluminense entre os dias 21 e 23 de março de 2007.. 2007. (Outra).
XXIV Simpósio Nacional de História. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Motins e opinião pública: dimensões políticas e sociais da linguagem oral no século XVIII. 2007. (Simpósio).
I Seminário de Pós Graduandos em História Moderna.Murmurações na Conjuração Mineira: notas de uma linguagem oral. 2006. (Seminário).
XII Encontro Regional de História, ANPUH ?RJ.? ?E nós a chorarmos como os negros? ou as linguagens de Tiradentes entre o oral e o escrito?. 2006. (Encontro).
1o Colóquio Internacional Companhia das Índias - Núcleo de história colonial e ibérica nos Tempos Modernos. 2005. (Outra).
14 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres.14 Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres - Trabalho: Palavras no Chão: Murmurações e Voz Popular na Inconfidência Mineira de 1789. 2004. (Seminário).
XI Encontro Regional de História.XI Encontro Regional de História, ANPUH -RJ, Painel de Iniciação Científica: Kenneth Maxwell e a Inconfidência Mineira. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
GASPAR, Tarcísio de Souza; PEREIRA, M. C.; LIMA, M. G.; SILVA, G. J.. História da Escola Superior de Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
GASPAR, Tarcísio de Souza; STEFFENS, M. H.; NETO, M. D.. Concurso Público para o cargo de Professor, vaga de Ciências Humanas I, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
Comissão julgadora das bancas
NEVES, Guilherme Pereira das; SOUZA, L. M. E.; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Palavras no Chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, L. M. E.; Rodrigues, Aldair Carlos; Cymbalista, Renato; Marquese, Rafael de Bivar;NEVES, Guilherme Pereira das. Tapanhuacanga em ruínas. História do palácio velho de Ouro Preto (c. 1660-1825). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, L. M. E.; MARQUESE, R. B.; CYMBALISTA, R.; NEVES, G. P.;RODRIGUES, A. C.. Tapanhuacanga em Ruínas: história do Palácio Velho de Ouro Preto (1660-1825). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.
MARQUESE, R.. Tapanhuacanga em Ruínas. História do Palácio Velho de Ouro Preto (c.1660-1825). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, L. M.. Palavras no Chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
SOUZA, L. M.; KANTOR, Iris; SOUZA, Marina de Mello e. Tapanhuacanga em Ruínas: História do Palácio Velho de Ouro Preto. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.
SOUZA, L. M. E.; NEVES, G. P.; SILVA, M. B. N.;FIGUEIREDO, Luciano R.A.. Palavras ao chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
Orientou
Trabalho Final de Licenciatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Tarcísio de Souza Gaspar;
Trabalho Final de Licenciatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Tarcísio de Souza Gaspar;
Trabalho Final de Licenciatura; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Tarcísio de Souza Gaspar;
Monitoria da disciplina de História; 2017; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Tarcísio de Souza Gaspar;
Arquivo Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; 2011; Orientação de outra natureza; (Bruna Carla Venrando) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Tarcísio de Souza Gaspar;
Arquivo Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho; 2011; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Tarcísio de Souza Gaspar;
Arquivo Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho; 2011; Orientação de outra natureza; (Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Tarcísio de Souza Gaspar;
Foi orientado por
Palavras no Chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII; 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;
Palavras no Chão: Murmurações e Voz popular em Minas Gerais - Inconfidência Mineira, 1789; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;
Inconfidência Mineira; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;
Tapanhuacanga em ruínas - a história do Palácio Velho de Vila Rica; 2016; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Laura de Mello e Souza;
Produções bibliográficas
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Listas dos Quintos e do Real Donativo: atividades econômicas, mineração e escravidão no Termo de Vila Rica (1715-31). História Econômica & História de Empresas (ABPHE) , v. 24, p. 773-822-822, 2021.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Uma Corte Colonial: arquitetura, mobiliário, ornamentos e utensílios do Palácio Velho de Ouro Preto (1721-1735). ANAIS DO MUSEU PAULISTA: HISTÓRIA, CULTURA E MATERIAL (IMPRESSO) , v. 27, p. 1-42, 2019.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Resenha de 'Guerra Literária: panfletos da Independência (1820-23)'. Organizadores José Murilo de Carvalho, Lúcia Bastos e Marcello Basile. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014; 4 volumes.. Varia História (UFMG. Impresso) , v. 31, p. 905-908, 2015.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . O fermento da rebeldia. REVISTA DO ARQUIVO PUBLICO MINEIRO , v. Ano L, p. 23-41, 2014.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . História, Memória e Patrimônio do distrito de Engenheiro Corrêa em Ouro Preto. Patrimônio e Memória (UNESP) , v. 7, p. 225-249, 2011.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Bocas de fogo no conflito entre forasteiros e paulistas. Revista tempo de conquista , v. 6, p. 1-21, 2010.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Estas vozes proferidas (...) em si são nada, mas são sinais de muito?: murmurações nos Furores Sertanejos de 1736 em Minas Gerais. Revista de História (USP) , v. 162, p. 73-104, 2010.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . O Arraial de São Gonçalo do Tijuco: história, memória e patrimônio do distrito de Amarantina em Ouro Preto. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso) , v. 23, p. 41-69, 2010.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Derrama, boatos e historiografia: o problema da revolta popular na Inconfidência Mineira. TOPOI (RIO DE JANEIRO) , v. 11, p. 51-73, 2010.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . 'Que o papel admitia quanto se lhe quisesse escrever': boatos, murmurações e memória da Inconfidência Mineira. Mnemosine Revista , v. 1, p. 73-100, 2010.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . 'E nós a chorarmos como os negros' ou a linguagem política de Tiradentes. REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA (UFRJ) , v. 5, p. 1-33, 2009.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . De boca em boca (Quem tem boca vai à forca). Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 43, p. 54-57, 2009.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . A Ilusão e a Cura - Reis Taumaturgos, Marc Bloch. Cantareira (UFF) , v. 8, p. 1-7-7, 2005.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Palavras no Chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2011. v. 1. 356p .
-
FIGUEIREDO, L. R. A. ; GASPAR, Tarcísio de Souza . Os palácios e a rebeldia popular: a criação da capitania de Minas Gerais e a (re)definição de sua 'cabeça' (1719-1721). In: José Newton Coelho de Meneses. (Org.). Orbe e Encruzilhada. Minas Gerais. 300 anos. 1ed.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2020, v. 1, p. 51-80.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Palavra de Tiradentes. In: Luciano Raposo de Almeida Figueiredo. (Org.). História do Brasil para ocupados - Os mais importantes historiadores apresentam de um jeito original os episódios decisivos e os personagens fascinantes que fizeram o nosso país. 1ed.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013, v. 1, p. 466-471.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . A taverna e o sapateiro: devassa, metodologia e história social da comunicação. In: MONTEIRO, Rodrigo Bentes. (Org.). Espelhos Deformantes. Pesquisas em História Moderna (séculos XVI - XIX).. 1ed.São Paulo: Alameda, 2008, v. 1, p. 117-138.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Origens de Muzambinho: disputas passadas, conflitos presentes. Muzambinho Notícias, Muzambinho-MG, 04 jun. 2018.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Muzambinho: uma cidade pré-histórica. A Folha Regional, Muzambinho-MG, , v. 951, p. 15 - 15, 04 set. 2009.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Sertões do Cabo Verde, do Jacuí e do Rio Pardo: quilombos, conquista e colonização na segunda metade do século XVIII - notas de uma pesquisa em andamento. In: XXII Encontro Regional de HIstória da Anpuh MG, 2020, Viçosa. Anais do XXII Encontro Regional de HIstória da Anpuh MG:, 2020. v. 1. p. 483-490.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Cartografia, documentação e memória dos quilombos situados nos sertões de Cabo Verde, Jacuí e Rio Pardo na segunda metade do século XVIII. In: 30° Simpósio Nacional de História, 2019, Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019.
-
VASHIST, U. ; GASPAR, Tarcísio de Souza . Febre Maligna nos sertões do Cabo Verde: causa mortisnos registros de óbito da Freguesia de Nossa Senhora da Assumpção do Cabo Verde (1813-1824). In: 30° Simpósio Nacional de História, 2019, Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil, 2019.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Oralidade nas revoltas mineiras do século XVIII e na Inconfidência Mineira: a rebeldia para além do escrito. In: Seminário Internacional cultura escrita no mundomoderno, 2019, Belo Horizonte - Ouro Preto. Anais do Seminário Internacional cultura escrita no mundomoderno. Belo Horizonte: UFMG. v. 1. p. 218-224.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Capitalista, homem laborioso, benfeitor, novo rico bisonho e interesseiro: a propósito da historiografia acerca do capitão-mor de Vila Rica, Henrique Lopes de Araújo.. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Palácios de barro, pedra e ouro: as primeiras casas de governadores nas Minas de Ouro (1703-1720).. In: Semana de História Política/ VII Seminário Nacional de História, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política. Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas. VII Seminário Nacional de História. Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ-PPGH, 2015. p. 2699-2716.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . 'Servindo esta graça de exemplo para os mais que servem nas Minas': as solicitações de hábito da Ordem de Cristo por vassalos mineiros na primeira metade do séc. XVIII.. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais d XXVIII oSimpósio Nacional de História, 2015.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Lenda Admirável: história e historiografia do mito de Chico Rei. In: 8 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto, 2014, Ouro Preto. Anais do 8 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto. Ouro Preto: EDUFOP, 2014. v. 1. p. 1-15.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Um Potentado nas Juntas: notas sobre a atuação de Henrique Lopes de Araújo nas juntas de procuradores em Minas Gerais na década de 1710. In: XVIII Encontro Regional da ANPUH-MG, 2013, Mariana. Dimensões do poder na história. Ouro Preto: EDUFOP, 2013. v. 1. p. 1-21.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Consideração aos merecimentos de Henrique Lopes de Araújo?: notas preliminares sobre a história de um potentado mineiro (1711-1733). In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH. São Paulo: ANPUH/SP, 2011. v. 1. p. 1-19.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Tapanhuacanga em ruínas: história, memória e patrimônio no Palácio Velho de Ouro Preto. Notas Preliminares de Pesquisa.. In: VII Simpósio de História - O passado no presente: reflexões sobre os usos da história., 2010, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias. São Gonçalo: Universidade Salgado de Oliveira, 2010. p. 576-609.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Boatos e Murmurações nas Minas da segunda metade do século XVIII: opinião pública e inconfidências. In: III Seminário Dimensões da Política na História, 2010, Juiz de Fora. Anais Eletrônicos do III Seminário Dimensões da Política na História: Culturas Políticas, Redes Sociais e Relações de Poder. Juiz de Fora, 2010. v. 1. p. 362-375.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Mais facilmente se conhecem, mais brevemente se descobrem e mais prontamente se evitam. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza ; VENERANDO, B. C. ; GOMES, A. W. S. ; KAWAMURA, C. H. H. . Entrevistando um ex-aluno: potencialidades de pesquisa acerca da memória e da história da antiga Escola Agrotécnica de Muzambinho, através do método de História Oral. In: 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2012, Muzambinho. Anais da 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2012. v. 1. p. 1-6.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Tapanhuacanga em Ruínas: história, memória e patrimônio no Palácio Velho de Ouro Preto. Notas Preliminares de Pesquisa.. In: VII Simpósio de História. O passado no presente: reflexões sobre os usos da história., 2010, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias. São Gonçalo: Universidade Salgado de Oliveira, 2010. p. 105-105.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Que um homem só seja capaz de pôr em perigo este governo com as suas sugestões?: murmurações nos motins de Caeté e da Barra do Rio das Velhas em 1718.. In: V Semana de História Política. II Seminário Nacional de História:Política, Cultura e Sociedade, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ/PPGH, 2010. p. 85-85.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ??Mais facilmente se conhecem, mais brevemente se descobrem e mais prontamente se evitam?: uma história do Palácio Velho de Ouro Preto?. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética. Fortaleza, 2009. v. 1. p. 41-41.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Motins e Opinião Pública: dimensões políticas e sociais da linguagem oral no século XVIII". In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. Caderno de Resumos. São Leopoldo: Oikos/Anpuhrs, 2007. v. 1. p. 558-558.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ? ?E nós a chorarmos como os negros? ou as linguagens de Tiradentes entre o oral e o escrito?. In: Usos do Passado: XII Encontro Regional de História. ANPUH-RJ, 2006, Niterói. Usos do Passado: XII Encontro Regional de História. ANPUH-RJ. Rio de Janeiro: Editora da ANPUH. p. 184.-184..
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Murmurações na Conjuração Mineira: notas de uma linguagem oral. In: I Seminário de Pós Graduandos em História Moderna, 2006, Niterói. I Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna PPGH-UFF - Caderno de Resumos, 2006. v. 1.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Kenneth Maxwell e a Inconfidência Mineira?. In: XI Encontro Regional de História, 2004, Rio de Janeiro. Democracia e Conflito: XI Encontro Regional de História, ANPUH- RJ, 2004. p. 189-190.-189-190..
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Murmurações e Voz Popular na Inconfidência Mineira de 1789. In: XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres, 2004, Niterói. XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres - Caderno de Resumos, 2004.
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . 'Sertões do Cabo Verde, do Jacuí e do Rio Pardo: quilombos, conquista e colonização na segunda metade do século XVIII ? notas de uma pesquisa em andamento.'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TARDELI, A. B. M. ; TEREZA, L. R. ; GASPAR, Tarcísio de Souza . Cartografia e história quilombola nos Sertões do Cabo Verde na segunda metade do século XVIII: a propósito de uma incongruência cartográfica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEREZA, L. R. ; TARDELI, A. B. M. ; GASPAR, Tarcísio de Souza . A escravidão nos Sertões do Rio Pardo: análise dos registros de batismos da Freguesia de N. S. da Conceição do Bom Sucesso do Rio Pardo (1775-1800). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Oralidade nas revoltas mineiras do século XVIII: a rebeldia para além do escrito. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . A escravidão em Cabo Verde, em Muzambinho e em outras localidades da Freguesia de N. S. da Assumpção na segunda metade do século XVIII. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . 'A propósito da obra 'Freguesia de Nossa Senhora da Assumpção do Cabo Verde e sua história'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . 'Servindo esta graça de exemplo para os mais que servem nas Minas': as solicitações de hábito da Ordem de Cristo por vassalos mineiros na primeira metade do séc. XVIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Palácios de barro, pedra e ouro: as primeiras casas de governadores nas Minas de Ouro (1703-1720).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Lenda Admirável: história e historiografia do mito de Chico Rei.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Um Potentado nas Juntas: notas sobre a atuação de Henrique Lopes de Araújo nas juntas de procuradores em Minas Gerais na década de 1710. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza ; VENERANDO, B. C. ; GOMES, A. W. S. ; KAWAMURA, C. H. K. . Entrevistando um ex-aluno: potencialidades de pesquisa acerca da memória e da história da antiga Escola Agrotécnica de Muzambinho, através do método de História Oral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Consideração aos merecimentos de Henrique Lopes de Araujo: notas preliminares sobre a história de um potentado mineiro (1711-1733). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . "O Poeta e os Rumores de Inconfidência". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Tapanhuacanga em ruínas: história, memória e patrimônio no Palácio Velho de Ouro Preto.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Que um homem só seja capaz de pôr em perigo este governo com as suas sugestões?: murmurações nos motins de Caeté e da Barra do Rio das Velhas em 1718.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Motins e Opinião Pública: dimensões políticas e sociais da linguagem oral no século XVIII. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ? ?E nós a chorarmos como os negros? ou as linguagens de Tiradentes entre o oral e o escrito?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . Murmurações na Conjuração Mineira: notas de uma linguagem oral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Palavras no Chão: murmurações e voz popular na Inconfidência Mineira de 1789?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza . ?Kenneth Maxwell e a Inconfidência Mineira?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GASPAR, Tarcísio de Souza ; CALDAS, B. T. . O Pálácio Velho: dossiê histórico e arquitetônico. Ouro Preto: Prefeitura Municipal de Ouro Preto, 2009 (Dossiê).
Outras produções
GASPAR, Tarcísio de Souza . Parecer Ad Hoc para a Revista Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2018.
GASPAR, Tarcísio de Souza . Parecer ad hoc para a Revista Tempo (História, UFF), em vista de artigo submetido a este periódico. 2016.
GASPAR, Tarcísio de Souza . Parecer ad hoc para a Revista de História Temporalidades (dossiê Instituições, poderes e magistrados no mundo luso-brasileiro.. 2014.
GASPAR, Tarcísio de Souza . Arquivo Histórico da Cidade de Muzambinho. 2008.
NEVES, O. G. P. ; GASPAR, Tarcísio de Souza . Relatório de Pesquisa do Projeto "Linguagens do Império: Cultura e Política no Mundo Luso-brasileiro (1777-1824)". 2008. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Arquivo Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho., Descrição: Cadastrado no Núcleo de Incentivo à Pesquisa e à Extensão (NIPE) do IFSULDEMINAS, este projeto visou dar início à organização de um arquivo público destinado a abrigar o Patrimônio Cultural de natureza documental relacionado à história do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tarcísio de Souza Gaspar - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
CULTURA, PODER E RELIGIOSIDADE NO IMPERIO COLONIAL PORTUGUES, Descrição: Participante do projeto de pesquisa na qualidade de aluno de graduação bolsista de IC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Tarcísio de Souza Gaspar - Integrante / Ronaldo Vainfas - Coordenador / G P Orientador-Neves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2008
AS LINGUAGENS DO IMPÉRIO: CULTURA E POLÍTICA NO MUNDO LUSO-BRASILEIRO (1777-1824), Descrição: Participante deste projeto de pesquisa na qualidade de aluno graduando e mestrando, bolsista de IC e de pós-graduação, respectivamente. Este projeto fez parte da pesquisa integrada " Cultura, Poder e Religiosidades no Império Colonial Português (séculos XVI-XIX)". Análise da cultura política luso-brasileira do final do século XVIII e início do século XIX, do ponto de vista das linguagens políticas de J. G. A. Pocock, a partir sobretudo da documentação relativa às inconfidências do período, com o objetivo de avaliar a importância, em termos de difusão e assimilação, da idéia de império luso-brasileiro, proposta por Rodrigo de Souza Coutinho e a possibilidade de formulação, por parte da elite no Brasil, de um projeto de independência. Tendo trabalhado com a chamada Conspiração dos Suassunas, ocorrida em Pernambuco em 1801, e com a chamada Conjuração dos Alfaiates (Bahia, 1798).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Tarcísio de Souza Gaspar - Integrante / Guilherme Pereira das Neves - Coordenador / Aline Brito de Oliveira - Integrante / Cristiane Maria Macedo - Integrante / Francisco Galdames - Integrante / Gilmar Alvim - Integrante / Nelson Mendes Cantarino - Integrante / Rafael Rodrigues Dias Alves - Integrante / Renato Luiz Bacelar Cajueiro - Integrante / Regina Célia de Melo Morais - Integrante / Sheila Conceição Silva Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Prêmios
2019
Prêmio Diogo de Vasconcelos 2018-2019., BDMG Cultural.
2019
Diploma de Reconhecimento do Mérito Cultural e Comenda Uriel Tavares, Academia Muzambinhense de Letras.
2017
Menção honrosa no Prêmio Tese Destaque do Programa de História Social - USP, Universidade de São Paulo.
2007
Bolsa Nota Dez, FAPERJ / PPGH-UFF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Campus Muzambinho. , Estrada de Muzambinho, km 35, Morro Preto, 37890000 - Muzambinho, MG - Brasil, Telefone: (35) 35715051
Experiência profissional
2010 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico do IFSULDEMINAS (CPPHJ).
-
10/2017 - 02/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.,Cargo ou função, Representante Docente no Colegiado do Curso Técnico Integrado e Subsequente em Agropecuária.
-
04/2017 - 04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho.,Cargo ou função, Membro do CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) do IFSULDEMINAS.
-
03/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior.,Cargo ou função, Representante Docente no Conselho Superior (ConSup) do IFSULDEMINAS.
2008 - 2008
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de História Moderna, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento Brasileiro
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Patrimônio
2010 - 2010
Centro Universitário da Fundação Educacional GuaxupéVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2010 - 08/2010
Ensino, HISTÓRIA, SOCIEDADE E CULTURA NA CONTEMPORANEIDADE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Oralidade na Construção do Processo Histórico
2005 - 2007
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo CristoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2005 - 03/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil
-
03/2005 - 02/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral
2008 - 2009
Prefeitura Municipal de Ouro PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Historiador, Carga horária: 40
2006 - 2008
Universidade Federal FluminenseVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - 2008
Universidade Federal FluminenseVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Equipe
Outras informações:
Pesquisador integrante, nas qualidades de graduando e de pós-graduando, do Núcleo Companhia das Índias de História Ibérica e Colonial na Época Moderna, ligado ao Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.
2003 - 2005
Universidade Federal FluminenseVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2003 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa
-
08/2003 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa
2003 - 2005
Pré-Vestibular Alternativo AMAUTAVínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor da área de Lingua Portuguesa
Atividades
-
03/2003 - 12/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Gramática Portuguesa
-
03/2003 - 12/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Interpretação de Textos
-
03/2003 - 12/2005
Extensão universitária , ICHF-UFF.,Atividade de extensão realizada, Docência em pré-vestibular popular.
Você é Tarcísio de Souza Gaspar?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tarcísio de Souza Gaspar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?