Gabriel Ozorio de Almeida Soares

Possui graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2012), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente cursa doutorado no programa PPGAS do Museu Nacional/UFRJ. É pesquisadora associada ao Projeto T/terras indígenas e territórios conceituais: incursões etnográficas e controvérsias públicas - UnB/CNPq, coordenado pela Prof. Marcela Stockler Coelho de Souza (PPGAS/Departamento de Antropologia/UNB).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia Social

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Maraguápaji,
Bruna Franchetto. Coorientador: Lydie Oiara Bonilla Jacobs. Palavras-chave: Maraguá.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Sociologia

2015 - 2017

Universidade de Brasília, UnB
Título: Não existem cordas para nós. Relações de produção e pertencimento dentro do sistema de aviamento no Região do Médio Purus,Ano de Obtenção: 2017
Stefan Fornos Klein.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Médio Purus; aviamento; cartões; dívida; pertencimento.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Graduação em Antropologia

2005 - 2012

Universidade de Brasília, UnB
Título: Fora Arruda: uma etnografia do movimento Fora Arruda e Toda Máfia durante a ocupação da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Orientador: Antonádia Monteiro Borges

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Política na Escola. (Carga horária: 360h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, M. S. C. ; OLIVEIRA, E. S. ; SOARES, G. O. A. ; MOLINA, L. P. . Á Margem do Estado: Diálogo com lideranças de terras indígenas não reconhecidas na Amazônia. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Barreira de Faria Tavolaro

KLEIN, S. F.;TAVOLARO, Sergio B. F.; STOCKLER, M.. Não existem cordas para nós: relações de produção e pertencimento dentro do sistema de aviamento na Região do Médio Purus. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Stefan Fornos Klein

KLEIN, Stefan; SOUZA, M. S. C.; ROSA, M. C.. Não existem cordas para nós. Relações de produção e pertencimento dentro do sistema de aviamento no Região do Médio Purus. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Stefan Fornos Klein

KLEIN, Stefan; SOUZA, M. S. C.; TAVOLARO, S. B. F.. Não existem cordas para nós. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonádia Monteiro Borges

Fora Arruda e Toda Máfia durante a ocupação da câmara legislativa do Distrito Federal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Antonádia Monteiro Borges;

Bruna Franchetto

Uma etnografia do povo Maraguá; Início: 2019; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Stefan Fornos Klein

Não existem cordas para nós; Relações de produção e pertencimento dentro do sistema de aviamento no Região do Médio Purus; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stefan Fornos Klein;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOARES, G. O. A. ; HUBER, Adriana . Petrobras faz prospecção no Amazonas SEM consultar ribeirinhos e indígenas. Porantim, Brasília, DF, p. 9 - 10, 01 mar. 2014.

  • SOARES, G. O. A. . A Good Kind of Boss: Shamanism, merchandise and conceptualizations of anthropologists by the Madihadeni. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, G. O. A. . Maraguápaji: existence and the superimposition of conflicting spatial projects in the Abacaxis River Valley in the Central Amazon. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    T/terras indígenas e territórios conceituais: incursões etnográficas e controvérsias públicas, Descrição: O objetivo geral deste projeto é contribuir para a construção de uma interpretação antropológica que permita intervir no debate público recente em torno da noção de ?terra tradicionalmente ocupada?, tal como consta no caput e no §1 do Artigo 231 da Constituição Federal. Que a interpretação seja antropológica significa, de nosso ponto de vista, que o método fundamental de pesquisa seja etnográfico: pretendemos investigar e descrever em que consiste a ?ocupação da terra?? a vida na terra ? para diferentes coletivos indígenas. Quando dizemos que este é nosso método, entenda-se que se trata de um método de produção teórica, e não de ?coleta de dados?; a teorização que almejamos é etnográfica, e pretende submeter as próprias teorias antropológicas a crítica das idéias e práticas dos coletivos estudados. Quando dizemos que pretendemos investigar e descrever em que consistem as ?terras? que esses modos de ocupar e viver constituem, isso significa para nós descrever como se constituem as terras habitadas por nossos interlocutores a partir dos seus ?usos, costumes e tradições? ? isto é, a partir das suas próprias práticas de conhecimento e de suas territorialidades específicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriel Ozorio de Almeida Soares - Integrante / Marcela Stockler Coelho de Souza - Coordenador / Ester de Souza Oliveira - Integrante / Luísa Pontes Molina - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Laboratório T/terra

2017 - 2018

Conselho Indigenista Missionário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor

Outras informações:
Assessor ao CIMI Regional Norte I, Projeto de Mapeamento de Terras Indígenas não reconhecidas pelo Estado.

2016 - 2016

Conselho Indigenista Missionário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor

Outras informações:
Assessoria ao CIMI Regional Norte 1, equpie Cuniuá em relação a retenção de cartões indígenas

2013 - 2014

Conselho Indigenista Missionário

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Agente na Regional Norte I, Carga horária: 70, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1. Agente do CIMI na Regional Norte I, Médio Rio Purus junto aos povos Apurinã, Jamamadi, Jarawara, Madihadeni, Suruaha e Paumari. 2. Apoio logístico e institucional durante as mobilizações nacionais indígenas ocorridas em Brasília DF.

2011 - 2013

Coletivo da Cidade

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Antropólogo, Carga horária: 20

Outras informações:
Formulação do estatuto da entidade, obtenção de recursos financeiros, mediação de relações comunitárias, mediação de relações com ambientalistas e elaboração de projeto político-pedagógico.

2011 - 2012

Braga e Foina Sociedade de Advogados

Vínculo: Antropólogo, Enquadramento Funcional: Assessoria em processo de demarcação, Carga horária: 50

Outras informações:
Assessoria antropológica nos processos jurídicos referentes a demarcação da Terra Indígena do Bananal, Santuário dos Pajés, Distrito Federal.