Luanna dos Santos Ferreira

Graduanda em Direito pela Universidade católica do Salvador (UCSAL). Bolsista Probic/Unit; voluntária Provic/Unit. Aluna bolsista de IC nas pesquisas : Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o referencial de direitos humanos na adoção de política pública e O conselho municipal de saúde no município de Aracaju: controle social e participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS). Aluna Participante do Projeto de Extensão "Observatório de Violência, Crime e Sociedade"/ UCSAL. Integrante do Grupo de Pesquisa Direito cultural e políticas culturais na/para a periferia : desafios e propostas para um desenvolvimento multicultural no Brasil/UCSAL. Bolsista CNPq/UCSAL na IC: Juventude Negra e Biopolítica em Salvador/2019.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Direito

2016 - Atual

Universidade Católica do Salvador
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Graduação em andamento em Direito

2014 - Atual

Universidade Tiradentes

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Controle Social e Cidadania. (Carga horária: 40h). , Controladoria Geral da União, CGU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, L. S. ; SILVA, J. L. A. . FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II colóquio Heidegger. 2017. (Outra).

O atual cenário político-econômico brasileiro:análise e perspectivas. 2017. (Outra).

Paul Ricoeur: Ontologia e Hermenêutica. 2017. (Oficina).

V encontro do grupo subjetividade no pensamento contemporâneo. 2017. (Encontro).

17ª sEMPESQ.PLANO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA E O REFERENCIAL DE DIREITOS HUMANOS NA ADOÇÂO DE POLÍTICA PÚBLICA. 2015. (Outra).

17ª SEMPESQ.O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ARACAJU: CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). 2015. (Outra).

9ª semana de extensão da UNIT_SEMEX 2015. 2015. (Outra).

Congresso Interdisciplinar sobre Direitos Humanos das Mulheres. 2015. (Congresso).

III Congresso de Direito Crítico. 2015. (Congresso).

O papel das carreiras jurídicas de estado no combate à corrupção e na formulação de Políticas Públicas. 2015. (Outra).

XXIV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI-CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO. O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ARACAJU: CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)... 2015. (Congresso).

XXIV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI-CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO. 2015. (Congresso).

16ª SEMPESQ. 2014. (Outra).

III Colóquio Direito, Filosofia e Contemporaneidade. 2014. (Outra).

Programa de Apoio Pedagócio Integrado-PAPI. 2014. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Verônica Teixeira Marques

O conselho municipal de saúde no município de Aracaju: controle social, movimentos sociais e participação popular no sistema único de saúde (SUS); ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Tiradentes; Orientador: Verônica Marques;

Verônica Teixeira Marques

O Plano Nacional de Política Criminal e penitenciária e o referencial de direitos humanos na adoção de política pública; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Tiradentes, PROBIC-UNIT; Orientador: Verônica Marques;

Julie Sarah Lourau Alves da Silva

Juventude negra e biopolítica em Salvador; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Católica do Salvador, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Julie Sarah Lourau Alves da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SÁTIRO, G. S. ; MARQUES, V.T. ; FERREIRA, L. S. . O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ARACAJU: CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). In: Sempesq, 2015, Aracaju-SE. 17ª SEMANA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE TIRADENTES-SEMPESq ?Luz, Ciência, Tecnologia e Educação?. Aracaju-2015, 2015.

  • FERREIRA, L. S. ; MARQUES, V.T. . PLANO NACIONAL DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA E O REFERENCIAL DE DIREITOS HUMANOS NA ADOÇÂO DE POLÍTICA PÚBLICA. In: Sempesq, 2015, Aracaju-SE. 17ª SEMANA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE TIRADENTES-SEMPESq ?Luz, Ciência, Tecnologia e Educação?. Aracaju-2015, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Juventude negra e biopolítica em Salvador, Descrição: Esse projeto se inscreve no projeto do GP AFEC, Direito cultural e políticas culturais na/para a periferia : desafios e propostas para um desenvolvimento multicultural no Brasil, um projeto coordenado pela professora Julie Lourau do PPG em políticas Sociais e Cidadania com dimensão internacional, mais especificamente na linha 2 tratando do biopoder (Foucault) a qual é submetida a juventude negra de Salvador tendo tanto a questão do encarceramento em massa como a do genocídio da juventude negra. Essa pesquisa tem como suporte teórico ferramentas conceituais tais como necropolítica (Foucault, Mbembé), vida nua e estado de exceção (Agamben). Achille Mbembe, autor camaronês, apoiado no conceito de biopoder de Foucault, aponta os mecanismos pelos quais o Estado estabelece e mantém controle sobre quem pode viver e quem deve morrer a partir do conceito de necropolítica (MBEMBE, 2006). Agamben dialoga com esses conceitos no seu livro Homo Sacer e propõe os conceitos de ?vida nua? junto ao de ?estado de exceção?. A proposta é analisar em que medida esses conceitos se refletem na realidade dos jovens negros da periferia de Salvador. A análise terá como fundamento um levantamento de dados estatísticos e artigos da imprensa local. O que ficará no foco da análise é o imaginário social em torno da periferia e desses jovens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luanna dos Santos Ferreira - Integrante / julieSarah Lourau Alves da Silva - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Direito cultural e políticas culturais na/para a periferia : desafios e propostas para um desenvolvimento multicultural no Brasil, Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende identificar, discutir e analisar a implantação e as ações realizadas dentro do âmbito de ação do Conselho Municipal de saúde de Aracaju, Estado de Sergipe, observando-se principalmente como ocorre a participação popular e como se inserem os movimentos sociais na discussão, deliberação, controle e acompanhamento por parte do conselho de saúde da cidade no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Estarão sendo levados em consideração no desenvolvimento do projeto a lei nº 8.080/90 que regulamenta o SUS e suas diretrizes, a norma nº 8.142/90 que tem como parágrafo único "a criação e reformulação dos conselhos de saúde como poder executivo, respeitando os princípios da democracia, deverá acolher as demandas da população, consubstanciados nas conferencias de saúde," que propiciou em 4 de novembro de 2003 a aprovação da resolução nº 333. Esta resolução consente as diretrizes para a criação e renovação da estrutura dos conselhos municipais de saúde, visando a participação direta do povo através dos seus representantes, os conselheiros, na tomada de decisão no rumo do sistema único de saúde (SUS)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luanna dos Santos Ferreira - Integrante / julieSarah Lourau Alves da Silva - Coordenador / Ana-Claudia Gomes de Souza - Integrante / Romina Hushi - Integrante / Bas Ilele Malomalo - Integrante / Silvana Sá de Carvalho - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o referencial de direitos humanos na adoção de política pública., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Veronica Teixeira Marques em 30/04/2019., Descrição: O plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária (PNPCP), aprovado na 372ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciaria (CNPCP), em 26 de abril de 2006, traz a ideia de fortalecimento do ?controle social sobre o sistema prisional? (PNPCP, 2011), e traz como principal objetivo a defesa dos Direitos Humanos, bens da humanidade, paradigma de ordem internacional baseado em um plano universalista. A partir dessa perspectiva social e democrática o PNPCP será estudado qual a concepção de direitos humanos está presente na definição da política pública criminal e penitenciária (OLIVEIRA; MARQUES e MENDONÇA, 2013). Este trabalho pretende investigar e analisar o PNPCP, pontuando qual marco teórico dos direitos humanos está presente no Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária, identificando também as ideologias que o referendam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luanna dos Santos Ferreira - Integrante / Verônica Teixeira Marques - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    O conselho municipal de saúde no município de Aracaju: controle social e participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS)., Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende identificar, discutir e analisar a implantação e as ações realizadas dentro do âmbito de ação do Conselho Municipal de saúde de Aracaju, Estado de Sergipe, observando-se principalmente como ocorre a participação popular e como se inserem os movimentos sociais na discussão, deliberação, controle e acompanhamento por parte do conselho de saúde da cidade no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Estarão sendo levados em consideração no desenvolvimento do projeto a lei nº 8.080/90 que regulamenta o SUS e suas diretrizes, a norma nº 8.142/90 que tem como parágrafo único "a criação e reformulação dos conselhos de saúde como poder executivo, respeitando os princípios da democracia, deverá acolher as demandas da população, consubstanciados nas conferencias de saúde," que propiciou em 4 de novembro de 2003 a aprovação da resolução nº 333. Esta resolução consente as diretrizes para a criação e renovação da estrutura dos conselhos municipais de saúde, visando a participação direta do povo através dos seus representantes, os conselheiros, na tomada de decisão no rumo do sistema único de saúde (SUS)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luanna dos Santos Ferreira - Integrante / Verônica Teixeira Marques - Coordenador / Guadalupe Souza Sátiro - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Tiradentes. , Avenida Murilo Dantas, Farolândia, 49032490 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (75) 36244888

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
CNPq

2014 - 2015

Universidade Tiradentes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista iniciacao cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.