Eli Gomes Castanho

Doutor em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP, na área de Linguagem e Educação. Mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Também é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola, pela UnB. Graduado em Letras: Português e Espanhol, pela UNISO, Universidade de Sorocaba. É professor de Línguas Portuguesa e Espanhola, junto ao IFSP campus Salto. Suas pesquisas têm se voltado a contextos sociolinguisticamente complexos, em especial o de fronteira, bem como a questões de ensino-aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira), sobretudo no contexto da educação profissionalizante e tecnológica.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística Aplicada

2012 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: Entre a Tradição e a Tradução: representações sobre identidades e línguas da fronteira
Terezinha de Jesus Machado Maher. Palavras-chave: políticas linguísticas; identidades; representação; ideologia linguística.

Mestrado em Língua Portuguesa

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM DO CAIPIRA: CENAS DE ENUNCIAÇÃO E ETHOS EM CAUSOS DE CORNÉLIO PIRES,Ano de Obtenção: 2009
Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento.Bolsista do(a): Secretaria do Estado de Educação - São Paulo, SEE-SP, Brasil. Palavras-chave: Cultura Caipira; gênero discursivo; CAUSO; Análise do discurso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Especialização em Metodologia de Ensino de Espanhol

2008 - 2009

Universidade de Brasília, UnB
Título: Expressões idiomáticas nos filmes: uma possibilidade de ensino de língua e cultura
Orientador: Prof. Dr. Augusto César Luitgards Moura Filho
Bolsista do(a): Secretaria do Estado de Educação - São Paulo, SEE-SP, Brasil.

Especialização em Língua Portuguesa

2005 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A macroestrutura de um causo de Cornélio Pires à luz da Historigrafia Lingüística
Orientador: Professor Doutor Jarbas Vargas Nascimento

Graduação em Letras: Português e Espanhol

1999 - 2002

Universidade de Sorocaba
Título: Gramática de pre(con)ceitos: o caso do gerundismo
Orientador: Professor Doutor Luiz Percival Leme Britto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Español Avanzado. (Carga horária: 30h). , Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.

2009 - 2009

Extensão universitária em Francês Instrumental para Pós-graduandos - Nível I. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2009 - 2009

A rede aprende com a rede. (Carga horária: 60h). , Secretaria do Estado de Educação - São Paulo, SEE-SP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em A Análise de Discurso por Dominique Maingueneau. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 44h). , Secretaria do Estado de Educação - São Paulo, SEE-SP, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Práticas de leitura na contemporaneidade. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2007 - 2007

Gêneros do discurso/texto como objetos de ensino. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Ler para aprender. (Carga horária: 80h). , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, FFCLS, Brasil.

2006 - 2006

Ensino Médio em rede: o currículo em áreas. (Carga horária: 60h). , Secretaria do Estado de Educação - São Paulo, SEE-SP, Brasil.

2003 - 2003

Variação e mudança lingüística. (Carga horária: 135h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TORCHI, G. F. C. ; CASTANHO, E. G. . I SEIMULTI - Seminário Internacional de Multilinguismo e Interculturalidade. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Gêneros na esfera agrária: relato de uma experiência de Português para fins específicos. 2017. (Simpósio).

VI SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Desenvolvimento de aplicações para o ensino-aprendizagem de língua(gem): relato de uma experiência com o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática. 2017. (Simpósio).

63º GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Quando políticas linguísticas se refletem em práticas: representações sobre línguas e identidades na fronteira do Brasil com o Paraguai. 2015. (Simpósio).

Primer Congreso Latinoamericano de Glotopolítica. Representaciones sobre las lenguas de la frontera Brasil/Paraguay. 2015. (Congresso).

IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.A construção de um currículo de Língua Portuguesa no ensino médio integrado ao técnico: a experiência do IFMS. 2014. (Simpósio).

XX SETA - Seminário de Teses em andamento.Representação e ideologia linguística sobre o hibridismo linguístico-cultural da fronteira do Brasil com o Paraguai. 2014. (Seminário).

19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). http://inplasil2013.com.br/ANAIS%20DO%2019_INPLA%20E%205_SIL_2013_05_12_2013.pdf. 2013. (Congresso).

19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). PRESSUPOSTOS PARA O ENSINO DA LEITURA COM VISTAS AO DIÁLOGO INTERCULTURAL: A PROPÓSITO DA DEMARCAÇÃO DOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS. 2013. (Congresso).

XVIII SETA - Seminário de Teses em Andamento.Práticas de letramento para a interculturalidade: identidade polêmicas na sala de aula. 2012. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Hipertextos e Tecnologias Educacionais.O TDC no ensino médio integrado ao técnico e o uso das novas tecnlogias.. 2011. (Encontro).

II Colóquio Internacional de Análise do Discurso.A imagem do caipira nos causos de Cornélio Pires. 2009. (Outra).

11º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba.Amadeu Amaral e Cornélio Pires: as formas de tratamento na variante caipira. 2008. (Encontro).

55º GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos. O causo: a constituição da língua, da história e de um gênero discursivo. 2007. (Congresso).

9º Seminário Internacional de Educação. 2007. (Seminário).

V Congresso Internacional de Educação - Uma escola para cidadãos. 2007. (Congresso).

V SENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino.O tupinismo como estrangeirismo e o ensino da norma lingüística do Brasil. 2007. (Seminário).

Seminário: Brasil: um país de todos?.A linguagem e o Brasil de Guimarães Rosa. 2006. (Seminário).

II Congresso Internacional de Educação. 2004. (Congresso).

IV Encontro de Educadores. 2004. (Encontro).

14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

13º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2001. (Congresso).

Seminário de Professores de Espanhol. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Naiara Siqueira Silva

MAHER, T. J. M.; CAVALCANTI, M. C.;CASTANHO, E. G.. "Eu falo boliviano e brasileiro": a educação linguística de filhos de imigrantes bolivianos em uma instituição de Educação Infantil da rede pública de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruna Ximenes Corazza

MAHER, T. J. M.; BIONDO, F. P.;CASTANHO, E. G.. Se conselho fosse bom... As produções das feminilidades no Jornal das Moças e Capricho. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lorena Maria Nobre Tomás

NASCIMENTO, J. V.CASTANHO, E. G.; FERREIRA, L. A.; ZANON, M.; SILVA, S. L.. Manaus e o Manauara na prática discursiva do jornal A Crítica. 2019. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lorena Maria Nobre Tomás

NASCIMENTO, J. V.; DIAS, A. R.;CASTANHO, E. G.. Representações identitárias do sujeito manauara e da cidade de Manaus na cenografia de felicitação de A Crítica Especial. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Naiara Siqueira Silva

MAHER, T. J. M.; CAVALCANTI, M. C.;CASTANHO, E. G.. A educação linguística dos filhos de imigrantes bolivianos: um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil da Rede Pública no Município de Carapicuíba, Região Metropolitana de São Paulo. 2018.

Aluno: Bruna Ximenes Corazza

MAHER, T. J. M.; BIONDO, F. P.;CASTANHO, E. G.. Se conselho fosse bom... As produções de feminilidades através dos tempos: do Jornal das Moças à Capricho. 2017.

Aluno: Tatiana Pfuller Wommer

LOPES, J. P. M.; SILVA, K. I. E.;CASTANHO, E. G.. A iniciação científica no desempenho acadêmico/profissional/social dos estudantes egressos do curso superior de tecnologia em Agronegócio: um estudo de caso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Andrea Aline Flores

LOPES, J. P. M.;CASTANHO, E. G.; SOUZA, J. B. A.. Letramento Digital de ingressantes em cursos técnicos da modalidade de educação a distância do pollo Ramiro de Noronha. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ana Paula Martins

MAHER, T. J. M.; NOGUEIRA, A. S.;CASTANHO, E. G.. Chamem a polícia, assassinaram o português! Legendagem e preconceito linguistico em um rograma de TV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Octávio Augusto Bueno da Silva

MAHER, T. J. M.; NOGUEIRA, A. S.;CASTANHO, E. G.. O preconceito linguístico como barreira à inclusão digital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vinicius Giro Teixeira

MAHER, T. J. M.; VICENTIN, K. A.;CASTANHO, E. G.. Sexualidade e homofobia: representações de alunos de um cursinho pré-vestibular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Amanda Ágata Contieri

MAHER, T. J. M.; MORONI, A. S.;CASTANHO, E. G.. Histórias contadas na música caipira: a temática da religiosidade e dos elementos da natureza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Juliana santos ramos

MAHER, T. J. M.; SANTOS, L. A. dos;CASTANHO, E. G.. "Multiculturalidade, identidade e representação em "Entre os muros da escola"". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

CASTANHO, E. G.; ALENCAR, B. A.; LUZZI, M.. Concurso de provas e títulos para o cargo de professor EBTT, Português/Espanhol, edital 03/2016. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

CASTANHO, E. G.; ALENCAR, B. A.; SOUZA, M. M. K. M.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de professor EBTT Português/Espanhol - Edital 01/2016. 2016.

CARVALHO, M. P.; ALENCAR, B. A.;CASTANHO, E. G.. Concurso de provas e títulos para o cargo de professor EBTT, Português/Espanhol, edital 01/2015. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Mont'alvão Junior; VIEIRA, A. A. S.;CASTANHO, E. G.. Concurso Público para a vaga de docente de Português do IFMS. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

RODRIGUES, C. S.;CASTANHO, E. G.; ROCHA, F. A.. Processo seletivo para contratação de professor de Português/Inglês. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jarbas Vargas Nascimento

MAHER, T. M.; CAVALCANTI, M. C.;NASCIMENTO, J.V.; OLIVEIRA, G. M; SANTOS, M. E. P. Entre a tradição e a tradução: representações sobre identidades e línguas na fronteira Brasil/Paraguai. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Elena Pires Santos

MAHER, Terezinha de Jesus Machado;CAVALCANTI; NASCIMENTO, J. V.; OLIVEIRA;PIRES-SANTOS, MARIA ELENA. Entre a tradição e a tradução: representações sobre identidades e línguas na fronteira Brasil/Paraguai. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Inácio Rodrigues de Oliveira

Nascimento, Jarbas V.;OLIVEIRA, I. R.; Silva, Maria Cecília Pérez S.. A Construção de uma imagem do caipira: cenas da enunciação e ethos discursivo em Cornélio Pires. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Roxane Helena Rodrigues Rojo

ROJO, R. H. R.. O texto de divulgação científica no meio digital e a retórica dos hiperlinks: Uma experiência no Ensino Médio integrado ao Técnico. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Cecília Pérez de Souza e Silva

SOUZA E SILVA, M. C. P.; NASCIMENTO, J. V.; OLIVEIRA, I.R. A CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM DO CAIPIRA: CENAS DE ENUNCIAÇÃO E ETHOS DISCURSIVO EM CAUSOS DE CORNÉLIO PIRES. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CARLOS EDUARDO MENDES DE MORAES

NASCIMENTO, J. V.; SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza e; OLIVEIRA, Inácio Rodrigues de;MORAES, C. E. M.MORAES, C. E. M.; CRESCITELLI, Mercedes Fátima de Canha. A construção de uma imagem do caipira: cenas de enunciação ethos discursivo em causos de Cornélio Pires. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Terezinha de Jesus Machado Maher

MAHER, T. M.; CAVALCANTI, M. C.; NASCIMENTO, J. V.; OLIVEIRA, G. M.; SANTOS, M. E. P.. Entre a tradição e a tradução: representações sobre identidades e línguas da fronteira Brasil/Paraguai. 2016. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Terezinha de Jesus Machado Maher

MAHER, T. M.. Entre a Tradição e a Tradução: representações sobre identidades e línguas da fronteira Brasil/Paraguay. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Terezinha de Jesus Machado Maher

MAHER, T. M.; ZUCCOLILLO, C. M. R.; OLIVEIRA, G. M.. Ideologia linguística e representações sobre o hibridismo linguístico-cultural no contexto da fronteira Brasil/Paraguai. 2014 - Universidade Estadual de Campinas.

Terezinha de Jesus Machado Maher

MAHER, T. M.. (Qualificação de Projeto) Ideologia Linguística e Representações sobre o hibridismo linguístico-cultural no Contexto de Fronteira Brasil/Paraguai. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Neiva Maria Jung

MAHER, T. J. M.; OLIVEIRA, G. M.;JUNG, N. M.. Entre a Tradução e a Tradição: representações sobre identidades e línguas da fronteira Brasil/Paraguai. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Gilvan Müller de Oliveira

MAHER, T. J. M.; CAVALCANTI, M. C.; NASCIMENTO, J. V.;OLIVEIRA, G. M.; SANTOS, M. E. P.. ENTRE A TRADIÇÃO E A TRADUÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOBRE IDENTIDADES E LÍNGUAS NA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Gilvan Müller de Oliveira

MAHER, T.;OLIVEIRA, GILVAN MÜLLER DE; ZOCCOLILLO, C. M. R.. Ideologia linguística e representações sobre o hibridismo linguístico-cultural no contexto da fronteira Brasil/Paraguai. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniel Franklin Nunes Ferreira

O Técnico Administrativo em Educação: o caso do Técnico em Agropecuária; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Eliton da Silva

Evasão de jovens e adultos no ensino médio integrado - PROEJA: um estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso co Sul ? Campus Ponta Porã; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Flávia Alves Guerreiro

Lunita: aplicativo auxiliar no processo letramento de crianças bilíngues; 2016; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Inegrado ao Técnico em Informática) - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Yasmin Alves Guerreiro

Saberes das fontes: levantamento do conhecimento sobre plantas com potencial uso na agricultura na feira livre de Pedro Juan Caballero, Paraguaii; 2016; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agricultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Giovanna Lozano Dauzacker

Semáforo verbal: um aplicativo auxiliar para o ensino de gramática; 2015; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Juliana Arevalos Bordão

App Zygmundi: uma abordagem lúdica da variação e preconceitto linguísticos no Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Aline Soares da Silva

Como se sustenta a sustentabilidade na revista Dinheiro Rural?; 2014; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agricultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Thifany Vargas Barbosa

Hibridismos e Expressões Idiomáticas do Guarani e Espanhol Paraguaios: análise do filme Siete Cajas; 2014; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Esteic Janaina Santos Batista

Utilização do GoogleDocs integrado ao Moodle como ferramenta para o ensino-aprendizagem da (re)escrita; 2014; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Caroline Lopes

Agricultura e Literatura: análise das pragas em; 2014; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agricultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Orientador: Eli Gomes Castanho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Augusto Cesar Luitgards Moura Filho

Expressões idiomáticas no filme "E sua mãe também"; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores de espanhol) - Universidade de Brasília; Orientador: Augusto César Luitgards Moura Filho;

Jarbas Vargas Nascimento

A Construção de uma Imagem do Caipira: Cenas de Enunciação e Ethos Discursivo em Causos de Cornélio Pires; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria de Estado de educação de São paulo; Orientador: Jarbas Vargas Nascimento;

Jarbas Vargas Nascimento

O gênero discursivo causo; 2007; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Jarbas Vargas Nascimento;

Jarbas Vargas Nascimento

A macroestrutura de um causo de Cornélio Pires àluz da historiografia lingüística; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Jarbas Vargas Nascimento;

Terezinha de Jesus Machado Maher

Entre a Tradição e a Tradução: representações sobre línguas e identidades na fronteira Brasil/Paraguai; 2016; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Terezinha de Jesus Machado Maher;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CASTANHO, E. G. . O texto de divulgação científica no meio digital e a retórica dos hiperlinks: uma experiência no ensino médio integrado ao técnico. Calidoscopio (Online) , v. 14, p. 423-432, 2017.

  • SANCHES, A. B. ; CASTANHO, E. G. ; VIVIANI, F. C. . Game of Thrones e o jogo das minorias na internet. COMPOSIÇÃO: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL , v. 1, p. 16-28, 2017.

  • CASTANHO, E. G. ; VIVIANI, F. C. . Igualdade de gênero na diversidade dos gêneros: relato de experiência. COMPOSIÇÃO: REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL , v. 1, p. 592-610, 2017.

  • BATISTA, E. J. S. ; CASTANHO, E. G. . Utilização do Google Docs na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita: relato de uma experiência no ensino médio integrado. LinguaTec , v. 1, p. 1-44, 2016.

  • CASTANHO, E. G. ; NASCIMENTO, J. V. . O gênero de discurso causo, coisa de caipira, coisa de Minas. Recorte (UninCor) , v. 10, p. 1-21, 2013.

  • CASTANHO, E. G. ; NASCIMENTO, J. V. . Continuidades e Descontinuidades Históricas em Análise do Discurso. Interletras (Dourados) , v. 1, p. 1-9, 2008.

  • CASTANHO, E. G. . A construção de um currículo de Língua Portuguesa no ensino médio integrado ao técnico: a experiência do IFMS. In: IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 3.

  • CASTANHO, E. G. ; LAGUILIO, I. P. . O texto de divulgação científica no ensino médio integrado ao técnico e o uso das tecnologias digitais. In: Encontro Nacional de Hiperteto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. IV Encontro Nacional de Hipertextos e Tecnologias Educacionais. Sorocaba: Abehte/Uniso, 2011.

  • CASTANHO, E. G. . Práticas de letramento para a interculturalidade: identidade polêmicas na sala de aula. In: XVIII SETA - Seminário de Teses em andamento, 2012, Campinas. Caderno de Resumos Expandidos do Anais do XVIII SETA. Campinas: UNICAMP/Publicações IEL, 2012. v. 1. p. 175-177.

  • CASTANHO, E. G. . A LITERATURA PAULISTA COMO CAMPO DISCURSIVO: CORNÉLIO PIRES E SEUS CAUSOS. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo: IDP, 2013. v. 1. p. 1-649.

  • CASTANHO, E. G. . PRESSUPOSTOS PARA O ENSINO DA LEITURA COM VISTAS AO DIÁLOGO INTERCULTURAL: A PROPÓSITO DA DEMARCAÇÃO DOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL), 2013, São Paulo. Anais do 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada (InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (SIL). São Paulo: IDP, 2013. v. 1. p. 1-649.

  • CASTANHO, E. G. . O TDC no ensino médio integrado ao técnico. In: IV Encontro Nacional de Hipertextos e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Caderno de resumos do IV Encontro Nacional de Hipertextos e Tecnologias Educacionais. Sorocaba: Eduniso, 2011. v. 1. p. 1-132.

  • CASTANHO, E. G. . O ethos no discurso literário: o caso do causo. In: 1º SINIEL - Simpóstio Internacional do Núcleo Interdiciplinar de Estudos da Linguagem, 2010, Recife-PE. Caderno Eletrônico de Resumos do 1º SINIEL. Recife: UFRPE, 2010. v. 1. p. 1-209.

  • CASTANHO, E. G. . A imagem do caipira nos causos de Cornélio Pires. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II CIAD. São Carlos: Ufscar, 2009. v. 1.

  • CASTANHO, E. G. . Cenas de enunciação e ethos discursivo em causos de Cornélio Pires. In: 57º Seminário do GEL, 2009, Ribeirão Preto/SP. SEMINÁRIO DO GEL, 57, 2009.

  • CASTANHO, E. G. . AMADEU AMARAL E CORNÉLIO PIRES: AS FORMAS DE TRATAMENTO NA VARIANTE CAIPIRA. In: 11º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba, 2008, Sorocaba. Caderno de Resumos do 11. Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba; 6. Encontro de Extensão da Universidade de Sorocaba: ciência e tecnologia no Estado de São Paulo: universidade e pesquisa. Sorocaba: Uniso, 2008. v. 1. p. 1-72.

  • CASTANHO, E. G. . O TUPINISMO COMO ESTRANGEIRISMO E O ENSINO DA NORMA LINGÜÍSICA DO BRASIL. In: V SENALE: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO: POSSIBILIDADES E LIMITES, 2007, PELOTAS-RS. O TUPINISMO COMO ESTRANGEIRISMO E O ENSINO DA NORMA LINGÜÍSICA DO BRASIL. PELOTAS-RS: UCPEL, 2007. v. 1. p. 118-118.

  • CASTANHO, E. G. . O CAUSO E A CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA, DA LÍNGUA E DE UM GÊNERO DISCURSIVO. In: GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO ESADO DE SÃO PAULO, 2007, FRANCA. O CAUSO E A CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA, DA LÍNGUA E DE UM GÊNERO DISCURSIVO, 2007.

  • CASTANHO, E. G. . Eduacação bi/multilíngue na fronteira do Brasil (MS) com o Paraguai: políticas linguísticas, representações e práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASTANHO, E. G. . Representaciones sobre las lenguas de la frontera Brasil/Paraguay. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTANHO, E. G. . Pressupostos para o ensino da leitura com vistas ao diálogo intercultural: a propósito da demarcação dos territórios indígenas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTANHO, E. G. . A Literatura Paulista como campo discursivo: Cornélio Pires e seus causos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASTANHO, E. G. ; ABREU, C. M. G. . Implicações das teorias de gênero discursivo/textual para o ensino da leitura e escrita. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CASTANHO, E. G. . Sequência didática para o ensino do gênero texto de divulgação científica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Práticas de letramentos na educação profissionalizante e tecnológica, Descrição: Este projeto visa à criação de um grupo de pesquisa focado no desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento de práticas de letramento em cursos da educação profissionalizante e tecnológica. O grupo surge da necessidade de repensar o currículo ligado às Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, propondo a criação de artefatos específicos para o avanço em práticas letradas em diferentes esferas, da profissional à estética. Para isso, serão propostas discussões de bibliografia relevante à área, a fim de embasar possível reestruturação do ementário e fomentar práticas de desenvolvimento de sequências didáticas para a especificidade da educação profissional e tecnológica. Espera-se, com essa dinâmica, atrelar a produção científica dos professores participantes ao desenvolvimento de material (produção técnica), sua aplicação e avaliação, indissociavelmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eli Gomes Castanho - Coordenador / Carolina Samara Rodrigues - Integrante / Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti - Integrante / Pedro Leites Junior - Integrante / Álvaro Gomes de Lima Ribeiro - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Estudo e desenvolvimento de TICs facilitadoras de multiletramentos em escolas públicas de Ponta Porã, Descrição: As tecnologias da informação e comunicação têm transformado o modo como o ser humano interage por meio da linguagem. Isso tem consequências para o ensino das línguas de modo geral, mais do que fazer uso da fala e da escrita, a imagem em diferentes suportes têm cumprido importante papel nas interações. Além disso, um modo que desconhece fronteiras tem convocado os cidadãos a interagirem por meio da rede mundial de computadores, fazendo uso de diferentes gêneros textuais. Partindo dessa premissa, o projeto busca estudar o contexto da fronteira e propor o desenvolvimento de aplicação de TICs que possam favorecer o chamado multiletramentos dos estudantes de escolas públicas do entorno do IFMS-PP, democratizando o acesso a tecnologia por alunos e professores, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e gestão da diversidade linguística da fronteira. São proposto, neste projeto, duas frentes de desenvolvimento: um aplicativo auxiliar na alfabetização de crianças falantes de guarani e espanhol; e o estudo da viabilidade do desenvolvimento de um aplicativo para leitura e escrita do gênero infográfico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eli Gomes Castanho - Coordenador / Flávia Alves Guerreio - Integrante / Isabele de Souza Silva - Integrante / Ricardo Augusto Lins do Nascimento - Integrante / Rafael Barczysczyn Vilhanueva - Integrante / Sávio Vinicius Barone Cantero - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2016 - 2017

    Multiletramentos para a interculturalidade, Descrição: A fronteira do Brasil com o Paraguai, exatamente onde se localiza o campus do IFMS Ponta Porã, é um contexto bastante diverso do ponto de vista cultural. Essa diversidade foi, por muito tempo, entendida como um problema, um obstáculo para a implementação de atividades de ensino escolarizadas, sobretudo no que se refere à língua, entendida, por vezes, como elemento ?puro?. O presente projeto, ao contrário, vê a diversidade da fronteira como recurso a ser explorado, conhecido e compreendido. Nesse sentido, serão desenvolvidos três planos de trabalho que se integram, que versam sobre: (i) reconhecimento das plantas à venda na feira de Pedro Juan Caballero com potencial de uso na agricultura; (ii) estudo bibliográfico das etnias indígenas presentes no estado de Mato Grosso do Sul e suas produções literárias como cantos; (iii) desenvolvimento de um jogo, em dispositivo móvel, para o reconhecimento e visibilidade das etnias indígenas de Mato Grosso do Sul por estudantes do entorno do IFMS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eli Gomes Castanho - Coordenador / Yasmin Alves Guerreiro - Integrante / Rute Sayão de Oliveira Correa - Integrante / Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti - Integrante / Rafael Pelloso de Carvalho - Integrante / Beatriz Oliveira Abrahão - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2016

    Igualdade de gêneros na diversidade dos gêneros: multiplicando o debate sobre violência contra a mulher no município de Ponta Porã, Descrição: Este projeto tem caráter de pesquisa e extensão e objetiva propiciar, em escolas públicas de Ponta Porã, um espaço para fruição estética, reflexão e sistematização de conceitos teóricos, a partir de atividades significativas de leitura e escrita, dos mais diversos gêneros textuais/discursivos com temática voltada para a construção da igualdade de gêneros. Trata-se de uma continuidade das atividades do projeto Oficina de Textos & Ideias, de modo que seus participantes irão desempenhar atividades de planejamento e execução de estratégias que incitem o debate sobre violência contra mulher, já iniciado naquele projeto, inclusive premiado em duas categorias no 10º Prêmio Construindo a Igualde de Gênero, da Secretaria de Mulheres e CNPq.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eli Gomes Castanho - Coordenador / Fabrícia Carla Viviani - Integrante / Juliana Arévalos Bordão - Integrante / Gabriela Camargo Pacher - Integrante / Iveth Ariel da Silva - Integrante / Giovana Lozano Dauzacker - Integrante / Milena Beatriz Pereira Ferro - Integrante / Yasmin Alves Guerreiro - Integrante / Flávia Alves Guerreio - Integrante / Rute Sayão de Oliveira Correa - Integrante / Ana Gabriela Caballero Fernandes - Integrante / Letícia de Jesus Santos - Integrante / Karine Yumi Maeda - Integrante / Adriana Jara Freitas - Integrante / Gabriela Arce Ojeda - Integrante / Guilherme Sanches Correa - Integrante / Manuela Macena dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Bolsa.

  • 2012 - 2016

    Oficina de Textos e Ideias, Descrição: O projeto em questão nasceu de um pedido vindo dos próprios estudantes para que fossem oferecidas algumas oficinas focadas no preparo para a redação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). A necessidade da oficina consistia, principalmente, no argumento de que as aulas regulares não contemplavam tempo necessário para um estudo mais aprofundado das técnicas de escrita, espaço de tempo para revisão, retorno significativo do professor. A partir dessa necessidade, as disciplinas de Língua Portuguesa e Sociologia, representados pelos professores Eli Castanho e Fabrícia Viviani, propuseram oficinas de leitura e escrita, oferecidas em período contrário ao horário de estudos regulares. A atividade recebeu o título de ?Oficina de Textos e Ideias?. A proposta buscou expandir o desejo inicial dos alunos, no sentido de oferecer-lhes uma formação mais integral aos envolvidos no projeto, para além dos exames externos. Por fim, o objetivo das oficinas seria proporcionar um momento para discussão de temas relevantes (com a professora de Sociologia) e outro momento para a escrita de textos predominantemente argumentativos a partir dos temas discutidos (com o professor de Língua Portuguesa). Assim, o projeto contemplou a integração das interfaces geração de conteúdo (ideias) e sistematização do conteúdo via escrita (texto). Daí então, ?Oficina de Textos e Ideias?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eli Gomes Castanho - Coordenador / Esteic Janaína dos Santos Batista - Integrante / Fabrícia Carla Viviani - Integrante / Juliana Arévalos Bordão - Integrante / Gabriela Camargo Pacher - Integrante / Yasmin Alves Guerreiro - Integrante / Flávia Alves Guerreio - Integrante / Gabriela Arce Ojeda - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 5

  • 2011 - 2012

    Identidade e linguagem: Pesquisa-ação sobre o perfil sociolinguístico do aluno ingressante no IFMS Campus Ponta Porã, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eli Gomes Castanho - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero, Secretaria de Políticas para as Mulheres e CNPq.

2015

10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Categoria Orientador de estudante de ensino médio, Secretaria de Políticas para as Mulheres e CNPq.

2010

Aprovação em 1º lugar no concurso publico para professor de português/espanhol, IFMS - Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

2010

Aprovação em 3º lugar para o cargo de professor de português, IFBA - Instituto Federal da Bahia.

2004

Aprovação em 2º lugar em concurso para professor de português, Prefeitura Municipal de Salto de Pirapora.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Salto. , Rua Barão do Rio Branco, 1780, Vila Teixeira, 13320271 - Salto, SP - Brasil - Caixa-postal: 287, Telefone: (11) 46029191, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Espanhola

  • 2017 - 2018

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2018

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2015

      Ensino, Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecno, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Educação I, Pesquisa em Educação II, Dimensões da Ciência e Tecnologia, Profissão Professor

    • 02/2015

      Ensino, Bacharelado em Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

    • 08/2011

      Ensino, Agronegócio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

    • 02/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, LEM: Espanhol, Língua Portuguesa e Literaturas

    • 07/2012 - 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFMS - Campus Ponta Porã, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso superior tecnológico em Agronegócio.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal da Grande Dourados

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenado Adjunto do PEIF, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Coordenador Adjunto do Programa Escolas Interculturais de Fronteira

  • 2004 - 2011

    Escola Municipal de ensino Fundamental Professor José Marcello

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Português, Carga horária: 22

  • 2010 - 2011

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 10

  • 2008 - 2010

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Oficina Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2008

    Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 24

  • 2001 - 2002

    Escola de Ed. Infantil e de Ensino Fund. Arco-íris

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 10

  • 2001 - 2001

    Escola Fisk de Salto de Pirapora

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 10

  • 2002 - 2004

    Polícia Civil do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Escrivão de Polícia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.