Elisangela Alves Almeida

Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Práticas Sociais da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus II, Alagoinhas. Participou de pesquisa voltada à História Política compreendendo o período de 1925 a 1945. Na referida pesquisa atuou como bplsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq. Ademais desenvolveu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), relacionado ao Golpe Civil Militar (1964). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à História Social e Política, buscando aprofundar as influências do golpe de 1964 no município de Alagoinhas-BA.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2018 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Título: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: A MARCHA DA FAMÍLIA, COM DEUS, PELA DEMOCRACIA EM ALAGOINHAS,Orientador:
Raimundo Nonato Pereira Moreira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Anticomunismo; Golpe de 1964; História; Memória.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em História

2012 - 2017

Universidade do Estado da Bahia
Título: A Marcha da Família com Deus, pela democracia, em Alagoinhas: Memória, História e Esquecimento
Orientador: Raimundo Nonato Pereira Moreira

Ensino Médio (2º grau)

1990 - 1993

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ NAVARRO DE BRITO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Semana de História da UFBA: Desafios contemporâneos à autoridade pública dos historiadores profissionais dos.A Marcha da família, com Deus, pela democracia e o golpe civil militar em Alagoinhas/BA. 2018. (Simpósio).

VIII Semana de História da UFBA: Desafios contemporâneos à autoridade pública dos historiadores profissionais dos. 2018. (Outra).

IV Semana de História- História e Democracia: ensino, pesquisa e outras práticas sociaisras.O Correio de Alagoinhas e o Prontuário GB 1890 como fontes para a biografia de Antônio Maciel Bonfim. 2016. (Simpósio).

VIII Encontro Estadual de História- ANPUH-BA. 2016. (Encontro).

VIII Encontro Estadual de História- ANPUH- BA.Das fontes impressas aos arquivos da repressão: Tecendo a biografia de Antônio Maciel Bonfim. 2016. (Simpósio).

XX Jornada de Iniciação Científica- UNEB.Das páginas dos jornais aos arquivos da repressão: O correio de Alagoinhas e o Prontuário GB 1890 como fontes para a biografia de Antônio Maciel Bonfim.. 2016. (Outra).

Curso de oratória Eloquence I. 2015. (Outra).

III Encontro Estadual de Ensino de História ANPUH-BA. 2015. (Encontro).

Mães no cativeiro: Tráfico, escravidão e resistência no século XIX Cuba-Brasil. 2015. (Seminário).

No Compasso da ditadura e na melodia da resistência III Encontro Estadual de Ensino de História. 2015. (Oficina).

XIX Jornada de Iniciação Científica- UNEB.Nos arquivos da repressão:O Prontuário GB 1890 como fonte para a biografia de Antônio Maciel Bonfim. 2015. (Outra).

Cinquenta anos do Golpe Civil - Militar de 1964. 2014. (Outra).

História e práticas narrativas: memórias, biografias e literatura. 2014. (Seminário).

III Semana de História - Histórias, sujeitos e trajetórias. 2014. (Outra).

I Seminário de Estágio Supervisionado.. 2014. (Seminário).

Noites historiográficas com o tema "A rainha destronada". 2013. (Outra).

"Intelectuais, raça e nação em Cuba". 2012. (Seminário).

"Regimes militares na América Latina". 2012. (Seminário).

II Semana de história. 2012. (Outra).

II Semana de História- Mulheres populares rebeldes: Uma trajetória da subversão feminina na sociedade contemporânea mundial e sertaneja nos séculos XIX e XX XX. 2012. (Oficina).

Palestra "Olhares norte-americanos sobre a escravidão e a abolição no Brasil". 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Raimundo Nonato Pereira Moreira

MOREIRA, RAIMUNDO NONATO PEREIRA; SANTOS, Marilécia Oliveira; LIMA, Thiago Machado de. A Marcha da Família, com Deus, pela Democracia em Alagoinhas: História, Memória e Esquecimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Marilécia Oliveira Santos

SANTOS, M. O.; MOREIRA, R.N.P.; LIMA, T. M.. A marcha da família, com Deus, pela democracia em Alagoinhas: História e esquecimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Thiago Machado de Lima

SANTOS, M. O.; MOREIRA, R. N. P.;LIMA, T. M.. A marcha da família com Deus pela Democracia em Alagoinhas: História e esquecimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elisangela Alves Almeida

História, Memória e Esquecimento: A Marcha da Família, Com Deus, Pela Democracia, Em Alagoinhas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elisangela Alves Almeida

História, Memória e Esquecimento: A Marcha da Família, Com Deus, Pela Democracia, Em Alagoinhas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Raimundo Nonato Pereira Moreira

HISTÓRIA, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: A MARCHA DA FAMÍLIA, COM DEUS, PELA DEMOCRACIA EM ALAGOINHAS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História, Cultura e Práticas Sociais) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Raimundo Nonato Pereira Moreira

A Marcha da Família, com Deus, pela Democracia em Alagoinhas: História, Memória e Esquecimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Raimundo Nonato Pereira Moreira;

Raimundo Nonato Pereira Moreira

Das páginas dos jornais aos arquivos da repressão: o Correio de Alagoinhas e o Prontuário GB 1890 como fontes para a biografia de Antônio Maciel Bonfim; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raimundo Nonato Pereira Moreira;

Raimundo Nonato Pereira Moreira

Nos arquivos da repressão: o Prontuário GB 1890 como fonte para a biografia de Antônio Maciel Bonfim; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raimundo Nonato Pereira Moreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    No rastro de Miranda: uma investigação histórica acerca da trajetória de Antonio Maciel Bonfim (1905- 1947), Descrição: Investigar e estudar a utilização do corpus documental referente ao Prontuário GB 1890 como suporte necessário à pesquisa que envolve a trajetória intelectual e política de Antonio Maciel Bonfim, o Miranda. Além disso, procurar problematizar a produção da documentação citada e a sua relação com o Estado Novo, objetivando seguir os passos necessários para atender às demandas necessárias para a realização da pesquisa em andamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisangela Alves Almeida - Integrante / Raimundo Nonato Pereira Moreira - Coordenador / Thais Gouveia Calazans - Integrante / Wilian de Souza Januário - Integrante / Leandro Augusto Neves Lins - Integrante / Bruna Meyer Pereira - Integrante.

  • 2010 - Atual

    No rastro de Miranda: uma investigação histórica acerca da trajetória de Antônio Maciel Bonfim (1905-1947), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Raimundo Nonato Pereira Moreira em 07/08/2018., Descrição: O projeto História, Memória e Esquecimento: a Marcha da Família, com Deus, pela Democracia em Alagoinhas inscreve-se na Linha de Pesquisa "Mundos do Trabalho, Práticas Sociais e Trajetórias" do Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Práticas Sociais (PPGHCPS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ademais, integra o projeto ?guarda-chuva? No rastro de Miranda: uma investigação histórica acerca da trajetória de Antônio Maciel Bonfim (1905-1947). A investigação principal intenta articular os conceitos (ou as noções) de Biografia, Memória e Poder, na perspectiva de compreensão da trajetória de uma personagem da História Política da Bahia. Assim, investiga e estuda a trajetória intelectual e a formação política de Antônio Maciel Bonfim (1905-1947), codinome Miranda, militante revolucionário nascido na cidade de Irará, estado da Bahia, e secretário-geral do Partido Comunista do Brasil (PCB) durante os anos de 1934 a 1936. Para tanto, a partir de uma análise sistemática do conjunto da literatura produzida sobre a história das organizações de esquerda ao longo da primeira metade do século XX e das diversas elaborações da memória comunista, discute as variadas interpretações relacionadas à biografia da personagem estudada. Em seguida, através da pesquisa em fontes documentais e jornalísticas, busca novos indícios relacionados à trajetória de Miranda, recorrendo às evidências disponíveis no Centro de Documentação e Memória de Alagoinhas (CENDOMA), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), no Arquivo Nacional (AN), no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ) e na Biblioteca Nacional (BN). No terceiro momento da investigação, evidencia o corpus documental produzido por Bonfim ? constituído por cartas, artigos de jornais e anotações esparsas. Finalmente, sistematiza os principais resultados da pesquisa sob a forma de dois artigos e um livro. A questão central que move a pesquisa é: a partir de quais elementos se cristalizou, na memória comunista e na historiografia das organizações brasileiras de esquerda, uma imagem negativa de Miranda, responsabilizado pelo fracasso do movimento de novembro de 1935 e estigmatizado como delator dos companheiros e traidor do Partido?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisangela Alves Almeida - Integrante / Raimundo Nonato Pereira Moreira - Coordenador / Matheus Felipe Almeida da Silva - Integrante / Geovânia Santana Amaro - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Subprojeto: Das páginas dos jornais aos arquivos da repressão: o Correio de Alagoinhas e o Prontuário GB 1890 como fontes para a biografia de Antônio Maciel Bonfim.

  • 2014 - 2015

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Subprojeto: Nos arquivos da repressão:O Prontuário GB 1890 como fonte para a biografia de Antônio Maciell Bonfim.

    Atividades

    • 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, Departamento de Educação DEDC Campus II.,Linhas de pesquisa