Melissa Souza de Lima

Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2016), onde atuou como bolsista de iniciação científica (PIBIC/ CNPQ) no Projeto Pró-Saúde - Instituto de Medicina Social. Intercâmbio na Universidade de Coimbra - Portugal 2012/2013

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Química

2018 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Educação Física

2009 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Influência do Método Pilates na Força Abdominal, Equilíbrio e Flexibilidade de Mulheres de 50 a 80 anos
Orientador: José Silvio de Oliveira Barbosa
com

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2008

Colégio EME

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2007

COLEGIO GONÇALVES DIAS

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Instrutor de Pilates. (Carga horária: 200h). , Instituto Fisart, FISART, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Introdução à Saúde Global. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas. , Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas, CBDCR, Brasil.

2006 - 2007

Assistente Administrativo. (Carga horária: 560h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIMA, M. S. . Monitor/voluntário em atividades esportivas e sócio culturais. 2012. (Outro).

LIMA, M. S. . XXIII Encontro Escolar de Ginástica Rítmica do IEFD. 2011. (Festival).

LIMA, M. S. . Monitor/voluntário em atividades esportivas e sócio culturais. 2011. (Outro).

LIMA, M. S. . XXII Encontro Escolar de Ginástica Rítmica do IEFD. 2010. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Jogos Mundiais Militares do CISM.Participação no 5º Jogos Mundiais Militares do CISM. 2011. (Outra).

Palestra Informativa para os Jogos Mundiais Militares. 2011. (Seminário).

V Painel Integrado - Recreação - Ginástica. V Painel Integrado - Recreação - Ginástica. 2011. (Exposição).

III Painel Integrado - Recreação - Ginástica. III Painel Integrado - Recreação - Ginástica. 2010. (Exposição).

II Painel Integrado - Recreação - Ginástica. II Painel Integrado - Recreação - Ginástica. 2010. (Exposição).

I Clínica Virtual CBDA/ CORREIOS/ GOL/ PENALTY de Pólo Aquático. 2009. (Oficina).

I Painel Integrado - Recreação - Folclore - Ginástica. I Painel Integrado - Recreação - Folclore - Ginástica. 2009. (Exposição).

Semana Acadêmica de Educação Física - UERJ. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciane Pires da Costa

BARBOSA, J. S. O.;Pires, L.; OLIVEIRA, P. C. S.. Influência do método pilates na força abdominal, equilíbrio e flexibilidade de mulheres de 50 a 80 anos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia de Souza Lopes

Violência e Discriminação: Efeitos Contextuais e Individuais na Saúde Mental de Funcionários de uma Universidade no Rio de Janeiro - Estudo Pró-Saúde; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia de Souza Lopes;

Eduardo Faerstein

Miomas uterinos: desigualdades étnicos-raciais e sócio-econômicas na ocorrência em mulheres brasileiras; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eduardo Faerstein;

Eduardo Faerstein

Determinantes e Consequências Biológicas, Comportamentais e Sociais da Obesidade; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei; Orientador: Eduardo Faerstein;

Eduardo Faerstein

Determinantes e Consequências Biológicas, Comportamentais e Sociais da Obesidade; 2017; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Eduardo Faerstein;

Eduardo Faerstein

A epidemia de obesidade, além do balanço energético: fatores contextuais e evidências longitudinais no Rio de Janeiro; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Educação Física) - UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Eduardo Faerstein;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, M. S. . Prevalência de miomas uterinos e acesso a plano de saúde: achados do estudo Pró-Saúde. In: 27ª UERJ Sem Muros - 25ª Semana de Iniciação Científica, 2016, Rio de Janeiro. 25ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. p. 380-381.

  • LIMA, M. S. . Incidência de Miomas Uterinos segundo características de cor/raça e escolaridade: Estudo Pró-Saúde. In: 26ª UERJ SEM MUROS - 24ª Semana de Iniciação Científica, 2015, Rio de Janeiro. 24ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UERJ, 2015. v. 24.

  • LIMA, M. S. . Exposição à violência direta e indireta e prevalência de Transtornos Mentais Comuns. In: 25ª UERJ SEM MUROS - 23ª Semana de Iniciação Científica, 2014, Rio de Janeiro. 23ª SEMIC - UERJ - Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 23.

  • LIMA, M. S. . Influência da posição socioeconômica ao longo da vida nas desigualdades de cor/raça na ocorrência de miomas uterinos: Estudo Pró-Saúde. In: 24ª UERJ SEM MUROS - 22ª Semana de Iniciação Científica, 2013, Rio de Janeiro. 22ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UERJ, 2013. v. 22.

  • LIMA, M. S. . Núcleo de Ginástica Rítmica Desportiva representativo da UERJ/ Ginástica Desportiva (GRD) e Metodologia do Ensino da GRD. In: 23ª UERJ Sem Muros - 12ª Semana da Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. 12ª Semana da Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

  • LIMA, M. S. . Núcleo de Ginástica Rítmica Desportiva Representativo da UERJ. In: 22ª UERJ Sem Muros - 11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. 11ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, 2011.

  • LIMA, M. S. . Prevalência de miomas uterinos e acesso a plano de saúde: achados do estudo Pró-Saúde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. S. . Incidência de Miomas Uterinos segundo características de cor/raça e escolaridade: Estudo Pró-Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. S. . Exposição à violência direta e indireta e prevalência de Transtornos Mentais Comuns. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. S. . Influência da posição socioeconômica ao longo da vida nas desigualdades de cor/raça na ocorrência de miomas uterinos: Estudo Pró-Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. S. . Núcleo de Ginástica Rítmica Representativo da UERJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. S. . Painel Informativo LAMGRES - Laboratório Multidisciplinar de Ginástica Rítmica com foco em Educação e Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Determinantes e Consequências Biológicas, Comportamentais e Sociais da Obesidade, Descrição: A atual pandemia de obesidade, de curso explosivo, também no Brasil tende a concentrar-se nos estratos mais pobres da população, e ameaça reverter tendências históricas de aumento da vida média, além de impor custos crescentes ao sistema de saúde. Até o momento não há registro de ações bem sucedidas com impacto populacional, em geral focadas em ações educativas dirigidas a aspectos da dieta e atividade física. Há, portanto, crescente interesse na investigação de fatores que adicionalmente contribuam para a complexa determinação do excesso de peso. Esta proposta assenta-se em dados de cerca de 4 mil participantes das 4 fases do Estudo Pró-Saúde (EPS: 1999-2015), coorte conduzida entre funcionários de campi universitários no Rio de Janeiro. Será investigado amplo conjunto de fatores potencialmente contribuintes para a obesidade e suas consequências. Dados já coletados, além de parâmetros bioquímicos e genéticos a serem gerados em subamostra no âmbito da proposta, serão objeto de análises multivariadas transversais e longitudinais entre indicadores de obesidade e características biológicas, comportamentais, contextuais e sociais. Serão também desenvolvidas atividades de ensino na graduação e pós-graduação, de divulgação científica e de etapas preliminares da fase 5 do EPS. A equipe multidisciplinar de 14 doutores conta com epidemiologistas, nutricionistas, pesquisadores clínicos, geneticista e cientistas sociais vinculados a 5 unidades acadêmicas da UERJ (Medicina Social, Nutrição, Biologia, Medicina e Ciências Sociais) e a seus respectivos programas de pós-graduação, possui expertise e produção relevantes, tem antecedentes de trabalho colaborativo e dispõe de infraestrutura adequada. Serão elaborados 24 artigos científicos, com incorporação de 8 bolsistas de IC e 26 pós-graduandos. Os recursos solicitados são essenciais ao cumprimento das metas; 75% do orçamento refere-se a custeio, de modo consistente com o estágio atual deste projeto de longo prazo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Melissa Souza de Lima - Integrante / Eduardo faerstein - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Determinantes e Consequências Biológicas, Comportamentais e Sociais da Obesidade, Descrição: A atual pandemia de obesidade, de curso explosivo, também no Brasil tende a concentrar-se nos estratos mais pobres da população, e ameaça reverter tendências históricas de aumento da vida média, além de impor custos crescentes ao sistema de saúde. Até o momento não há registro de ações bem sucedidas com impacto populacional, em geral focadas em ações educativas dirigidas a aspectos da dieta e atividade física. Há, portanto, crescente interesse na investigação de fatores que adicionalmente contribuam para a complexa determinação do excesso de peso. Esta proposta assenta-se em dados de cerca de 4 mil participantes das 4 fases do Estudo Pró-Saúde (EPS: 1999-2015), coorte conduzida entre funcionários de campi universitários no Rio de Janeiro. Será investigado amplo conjunto de fatores potencialmente contribuintes para a obesidade e suas consequências. Dados já coletados, além de parâmetros bioquímicos e genéticos a serem gerados em subamostra no âmbito da proposta, serão objeto de análises multivariadas transversais e longitudinais entre indicadores de obesidade e características biológicas, comportamentais, contextuais e sociais. Serão também desenvolvidas atividades de ensino na graduação e pós-graduação, de divulgação científica e de etapas preliminares da fase 5 do EPS. A equipe multidisciplinar de 14 doutores conta com epidemiologistas, nutricionistas, pesquisadores clínicos, geneticista e cientistas sociais vinculados a 5 unidades acadêmicas da UERJ (Medicina Social, Nutrição, Biologia, Medicina e Ciências Sociais) e a seus respectivos programas de pós-graduação, possui expertise e produção relevantes, tem antecedentes de trabalho colaborativo e dispõe de infraestrutura adequada. Serão elaborados 24 artigos científicos, com incorporação de 8 bolsistas de IC e 26 pós-graduandos. Os recursos solicitados são essenciais ao cumprimento das metas; 75% do orçamento refere-se a custeio, de modo consistente com o estágio atual deste projeto de longo prazo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Melissa Souza de Lima - Integrante / Eduardo faerstein - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    A epidemia de obesidade, além do balanço energético: fatores contextuais e evidências longitudinais no Rio de Janeiro, Descrição: Não há evidencias de resultados efetivos, em populações, de ações educativas que visem garantir balanço energético em padrões ideais. A pandemia de obesidade segue seu curso explosivo, permitindo vislumbrar uma reversão das tendências declinantes das doenças cardiovasculares. Outros fatores causais da obesidade vêm sendo postulados, mas ainda à margem das concepções predominantes. O presente projeto visa investigar alguns "determinantes dos determinantes", ampliando a vertente de estudos sobre o ambiente construído (built environment), constructo multidimensional sobre as condições contextuais que podem tornar-se "obesogênicas". , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Melissa Souza de Lima - Integrante / Eduardo faerstein - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Maracanã, 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340886

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa TCT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica. Agência Financiadora: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Título de projeto: A epidemia de obesidade, além do balanço energético: fatores contextuais e evidências longitudinais no Rio de Janeiro.

  • 2014 - 2016

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), Carga horária: 20

  • 2013 - 2014

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica (PIBIC/UERJ), Carga horária: 20

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação à Docência, Carga horária: 20

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Educação Física - Esporte e Lazer, Carga horária: 20

  • 2014 - 2016

    Sesc - Administracão Nacional

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Educação Física - Esporte e Lazer, Carga horária: 20