Rodrigo Hélio Nascimento de Andrade

Bacharel em Segurança Pública e Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrando em Justiça e Segurança na mesma universidade, hoje atua como Assessor na Subsecretaria de Reintegração Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP). Com experiência em pesquisa no sistema de justiça criminal, também atuou como Assessor do Diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Niterói, Assistente da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, Diretor e Coordenador de Planejamento e Projetos de Ensino da Escola de Gestão Penitenciária do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Justiça e Segurança

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: "Para além do miolo: um estudo etnográfico sobre o trabalho de policiais penais em atividades administrativas"
Jacqueline de Oliveira Muniz.Coorientador: Bóris Maia e Silva. Palavras-chave: Antropologia das Organizações; Trabalhos Administrativos; Policial Penal; Práticas Funcionais.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado interrompido em 2017 em Criminologia

2016 - Atual

Universidade do Porto
Orientador: ---
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Segurança Pública

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: Sobre um cenário: uma Audiência de Instrução de Julgamento (AIJ) em um caso de "repercussão"
Orientador: Lucia Eilbaum
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Transações Imobiliárias

2017 - 2018

Instituto Monitor S/C Ltda

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Segurança do Trabalho

2010 - 2011

Instituto Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Nilo Peçanha

Ensino Fundamental (1º grau)

2004 - 2007

Colégio Municipal Presidente Castello Branco

Formação complementar

2019 - 2019

Gestão de Projetos. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação para utilização do Sistema Eletrônico de Informações - SEI-RJ. (Carga horária: 16h). , Escola Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do RJ, EFAZ, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Capacitação sobre Garantias Legais em Territórios Instáveis. (Carga horária: 33h). , Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro, DPGERJ, Brasil.

2018 - 2018

Safe and Secure Approaches in Field Environments. (Carga horária: 25h). , United Nations Departament for Safety and Security, UNDSS, Brasil.

2011 - 2011

Ciclo de Palestras da Semana de Prevenção Contra Incêndios. (Carga horária: 10h). , Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, CBMERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Segurança Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Criminologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociologia Jurídica.

Organização de eventos

ANDRADE, R. . 1 Seminário Internacional do Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro: Polícia Penal, Criminologia e Ressocialização. 2020. (Outro).

Participação em eventos

1 Seminário do Sistema Prisional do Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Perspectivas.Organizador. 2019. (Seminário).

Administração de Conflitos em Perspectiva Comparada. 2019. (Seminário).

Fórum Brasileiro de Segurança Pública.Relatoria de mesas de debate. 2015. (Encontro).

29ª Reunião Brasileira de Antropologia.O Tribunal do Júri e os "Casos de Repercussão": Trabalho de Campo no Tribunal do Júri de Niterói e análise sobre Campos de Poder". 2014. (Encontro).

VIII Jornada de Alunos do PPGA/UFF. 2014. (Outra).

III Seminário Internacional INCT-InEAC. 2013. (Seminário).

Seminário de Segurança Pública. 2013. (Seminário).

Workshop "Cidades Inteligentes".---. 2013. (Outra).

Direito, Mercado Informal, Violência e Desigualdade. 2012. (Outra).

Seminário Nacional de Políticas de Juventude - Debatendo a Juventude Carioca.---. 2011. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Jacqueline de Oliveira Muniz

Muniz, J; SILVA, BORIS MAIA;MIRANDA, ANA PAULA MENDES. Ser (de dentro) ou Estar (de fora): Um estudo sobre categorias, carreira e trajetórias no serviço público penitenciário fluminense. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Justiça e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula Mendes de Miranda

MIRANDA, A. P. M.; MUNIZ, J. O.;SILVA, B. M. E.; EILBAUM, L.. Ser (de dentro) ou Estar (de fora): Um estudo sobre categorias, carreira e trajetórias no serviço público penitenciário fluminense. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Justiça e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Izabel Saenger Nuñez

NUEZ, Izabel Saenger.EILBAUM, L.SANTOS, F. M.; PIRES, L. S.. SOBRE UM CENÁRIO: UMA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO (AIJ) EM UM CASO DE ?REPERCUSSÃO". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Medeiros Santos

PIRES, L.EILBAUM, L.NUNEZ, I.MEDEIROS, Flavia. Sobre um cenário: uma audiência de instrução e julgamento (AIJ) em um caso de "repercussão". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Bóris Maia e Silva

MAIA, B.; MUNIZ, J.; EILBAUM, L.; MIRANDA, ANA PAULA MENDES DE. Navegando entre portos (in)seguros: uma etnografia das incertezas funcionais de policiais penais em atividades administrativas. 2022. Dissertação (Mestrado em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.

Bóris Maia e Silva

MUNIZ, J.;MAIA, B.; MIRANDA, ANA PAULA MENDES DE; EILBAUM, L.. Ser (de dentro) ou Estar (de fora): Um estudo sobre categorias, carreira e trajetórias no serviço público penitenciário fluminense. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Lucia Eilbaum

EILBAUM, Lucia; SANTOS, F. M.; NUNEZ, I.;Pires, Lenin. Sobre um cenário: uma audiência de instrução e julgamento em um caso de "repercussão". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Jacqueline de Oliveira Muniz

GESTÃO PENITENCIÁRIA E PRODUÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Justiça Criminal e Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Roberto Kant de Lima

Crimes de repercussão crimes comuns:a administração judicial de conflitos no estado do Rio de Janeiro; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Kant de Lima;

Thiago Lobo Fonseca

Modelagem Sísimica Aplicada a Prospecção de Hidrocarbonetos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico de Segurança do Trabalho) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago Lobo Fonseca;

Lenin dos Santos Pires

Sobre um Cenário: Uma Audiencia de Instrução e Julgamento (AIJ) em um Caso de Repercussão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lenin dos Santos Pires;

Bóris Maia e Silva

Navegando entre portos (in)seguros: uma etnografia das incertezas funcionais de policiais penais em atividades administrativas; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Bóris Maia e Silva;

Lucia Eilbaum

Sobre um cenário: uma audiência de instrução e julgamento em um caso de; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucia Eilbaum;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, R. H. N. ; KANT DE LIMA, Roberto . O Tribunal do Júri e os 'casos de repercussão': Trabalho de Campo no Tribunal do Júri de Niterói e análise sobre Campos de Poder. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, R. . Sobre um cenário: uma Audiência de Instrução e Julgamento (AIJ) em um caso de 'repercussão' 2016 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    'Crimes de repercussão' x 'crimes comuns': a administração judicial de conflitos no estado do Rio de Janeiro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Kant de Lima em 18/06/2015., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Helio Nascimento de Andrade - Integrante / Lucia Eilbaum - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Flavia Medeiros Santos - Integrante / Marta Fernandez y Patallo - Integrante / Izabel Nuez - Integrante / Barbara Lupetti - Integrante / Sabrina de Souza - Integrante / Raiane Pereira Rodrigues - Integrante / Marlon Gobbi - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Os ?crimes de repercussão?: racionalidades e moralidades na administração judicial de conflitos no estado do Rio de Janeiro., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Helio Nascimento de Andrade - Coordenador / Lucia Eilbaum - Integrante / Roberto Kant de Lima - Integrante.

Prêmios

2009

Notebook, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Subsecretaria de Reintegração Social. , Praça Cristiano Otoni, Centro, 20221250 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23349469, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2022

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Secretaria de Estado de Segurança

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Prefeitura Municipal de Niterói

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prestei assessoria à criação de cursos normais e especializados para os Guardas Municipais de Niterói. Os cursos foram implementados e estão em funcionamento. Acompanhei e dei aula aos alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal de Niterói. O curso foi concluído e a experiência docente foi muito proveitosa e reconhecida. Assessorei diretamente o Diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Ordem Pública. Contribui em todo o trabalho desenvolvido no período.

2019 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio docência. Disciplinas: 1) Modelos e Instituições de Segurança Pública em uma Perspectiva Comparada I e 2) Mídia e Segurança Pública

2014 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciação Científica no âmbito do projeto ?Crimes de repercussão? x ?crimes comuns?: a administração judicial de conflitos no estado do Rio de Janeiro, desenvolvido no âmbito do Edital Universal/CNPq, coordenado pelo professor Dr. Roberto Kant de Lima.

2013 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciação Científica no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ? Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), com coordenação geral do professor Dr. Roberto Kant de Lima (UFF), no âmbito do sub-projeto ?Os ?crimes de repercussão?: racionalidades e moralidades na administração judicial de conflitos?, coordenado pela professora Dr. Lucia Eilbaum.

2010 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro (Aluno), Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20