Mariana Bisinotto Pereira

Graduada em Engenharia Química na Universidade Federal de Goiás (2016). Participou de projetos de pesquisa como Jovens Talentos para a Ciência (2013), Programa de iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (2014) e Programa de Iniciação Científica (2015/2016), atuando principalmente em temas como: Pré-tratamento Alcalino, Hidrólise Ácida e Enzimática, objetivando a otimização no processo de produção de etanol de segunda geração. Mestranda em Engenharia Química na Universidade Federal de Goiás (2019) em parceira com a Embrapa Agroenerigia, atuando na área de bioprocessos, em temas como imobilização enzimática e hidrólise enzimática de materiais lignocelulósicos.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Química

2017 - 2019

Universidade Federal de Goiás
Título: Imobilização de biocatalisadores para hidrólise enzimática de materiais lignocelulósicos,Ano de Obtenção: 2019
Carlos Alberto Galeano Suarez.Coorientador: Dasciana de Sousa Rodrigues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pré-tratamento organosolv.; Cellic Ctec 3.; Reuso de enzima.; Avicel..Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Química

2012 - 2016

Universidade Federal de Goiás
Título: Rota Bioquímica e Termoquímica: um estudo sobre as técnicas de conversão de biomassa
Orientador: Araceli Aparecida Seolatto

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Progressivo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Encontro Regional de Catálise. Celulases imobilizadas para hidrólise de biomassa. 2018. (Congresso).

13° Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES TOTAIS (ART) A PARTIR DO BAGAÇO DE FRUTAS. 2016. (Congresso).

12° Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX. OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES TOTAIS (ART) A PARTIR DO BAGAÇO DE FRUTAS. 2015. (Congresso).

XIX Jorneq - Jornada em Engenharia Química. 2014. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. PRODUÇÃO DE BIOETANOL A PARTIR DO BAGAÇO DE FRUTAS. 2013. (Congresso).

9° Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2012. (Congresso).

Congresso de Engenharia e Tecnologia (CET). 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Christian Gonçalves Alonso

Cabral, V. F.Alonso, C. G.BENATTI, C. T.Pinto, L. F.Cardozo-Filho, L.. Oxidação supercrítica de efluentes tóxicos: uma alternativa de tecnologia limpa. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Araceli Aparecida Seolatto

Produção de bioetanol a partir do bagaço da laranja, maracujá, manga e abacaxi; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Araceli Aparecida Seolatto;

Araceli Aparecida Seolatto

Produção de combustíveis a partir de resíduos da indústria do suco; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Araceli Aparecida Seolatto;

Carlos Alberto Galeano Suarez

Estratégias de imobilização para substratos lignocelulosicos; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Alberto Galeano Suarez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, M. B. ; NOGUEIRA, B. L. ; RODRIGUES, D. S. ; SUAREZ, C. A. G. ; MONTANO, I. D. C. . Imobilização sequencial de enzimas celulolíticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. B. ; NOGUEIRA, B. L. ; RODRIGUES, D. S. ; SUAREZ, C. A. G. ; MONTANO, I. D. C. . Celulases imobilizadas para a hidrólise de biomassa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. B. ; MACEDO, L. C. V. ; SEOLATTO, A. A. . Otimização Dos Processos De Obtenção De Açúcares Redutores Totais (ART) A Partir Do Bagaço De Frutas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. B. ; MACEDO, L. C. V. ; SEOLATTO, A. A. . Otimização Dos Processos De Obtenção De Açúcares Redutores Totais (ART) A Partir Do Bagaço De Frutas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. B. ; SEOLATTO, A. A. ; MENDES, T. P. P. . Comparação no rendimento de pré-tratamentos na hidrólise do bagaço de abacaxi para produção de biocombustíveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, M. B. ; MENDES, T. P. P. ; SEOLATTO, A. A. . Produção de Bioetanol a partir de Resíduos da Indústria de Suco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    Produção de biocombustíveis a partir de resíduos da indústria de sucos, Descrição: Este projeto visa estudar a capacidade de se produzir bioetanol a partir do bagaço da laranja, do limão e da tangerina. Pretende-se submeter esses tipos de biomassa a diferentes pré-tratamentos para avaliar qual proporciona maior produtividade de etanol. Baseados em estudos já realizados, o projeto visa combinar diversos tempos e temperaturas para obter aquela em que cada pré-tratamento apresenta maior eficiência. A busca por novas fontes de energia sempre esteve presente na história da humanidade. Se antes, essa busca era pautada apenas por fatores econômicos, hoje, se tem a necessidade de conciliá-los com a preservação do meio ambiente. Por isso, os estudos cujo objetivo é encontrar fontes de energia renováveis são de fundamental importância. Em particular, aqueles que buscam novas matérias primas nos resíduos têm um papel ainda mais importante, pois, além de tentar solucionar o problema energético, também contribui para a solução do problema do lixo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mariana Bisinotto Pereira - Integrante / Araceli Aparecida Seolatto - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional