Jardel Ramos da Encarnação

Licenciado em Ciências: Química e Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Foi voluntário e bolsista do PIBID na área de química.Voluntário (PACE),bolsista (PIBIC). Tem experiência na área de zoologia, com ênfase em zoologia.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química ambiental. Aluno de Pós- graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos na área de ciências ambientais (PPGCTRA).

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências - Biologia e Química

2011 - 2019

Universidade Federal do Amazonas
Título: Obtenção de carvão ativado proveniente dos resíduos do beneficiamento da madeira
Orientador: Alex Martins Ramos

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2000

Escola Estadual José Bentes Monteiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Comissão julgadora das bancas

Nívea Cristina Guedes Munin

Ramos, A. M.;MUNIN, NÍVEA CRISTINA GUEDES; MARTINS, V. L.. ESTUDO DE ADSORÇÃO DO CARVÃO ATIVADO PREPARADO A PARTIR DO BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS DE MADEIRA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Elson Almeida de Souza

MAIA, P. J. S.; RAMOS, A. M.;SOUZA, Elson Almeida de. Nanopartículas de prata mediadas por extrato vegetal na degradação eletroquímica de pesticidas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA RECURSOS AMAZÔNICOS) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Paulo José de Sousa Maia

Nanopartículas metálicas mediadas por extratos vegetais como catalisadores em reações de degradação eletroquímica de pesticidas; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA RECURSOS AMAZÔNICOS) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Alex Martins Ramos

Estudo de adsorção do carvão ativado preparado a partir de resíduos do beneficiamento da madeira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Alex Martins Ramos;

Gustavo Frigi Perotti

Utilização de Clitoria farchildiana in natura e na forma de carvão ativo para remoção de corantes; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA RECURSOS AMAZÔNICOS) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Coorientador);

Bruno Sampaio Sant'Anna

Padrões de Cor do gastrópode Pomacea amazonica; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Bruno Sampaio Sant'Anna;

Produções bibliográficas

  • ENCARNAÇÃO, J. R. ; RAMOS, A. M. ; MORAES NETO, E. F. . Obtenção de carvão ativado proveniente dos resíduos do beneficiamento da madeira.. In: XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2019, 2019, Itacoatiara. Obtenção de carvão ativado proveniente dos resíduos do beneficiamento da madeira., 2019.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Sistema de tratamento alternativo para água de abastecimento das comunidades ribeirinhas do município de Itacoatiara, Descrição: Descrição: A disponibilidade de água potável na zona rural do município de Itacoatiara tem sido um problema que ainda persiste desde os tempos antigos até hoje. Os principais fatores são a grande distância da rede de distribuição e variação no nível da água, especialmente no período da seca. Associado a tudo isso, está a falta de conhecimento por parte dos ribeirinhos quando aos usos e cuidados com os recursos hídricos. Diante desse problema esta pesquisa tem como obtivo principal desenvolver um sistema de tratamento alternativo que atenda aos índices de qualidade da água quanto as variáveis físico-química (oxigênio dissolvido, pH, temperatura, nitrogênio total, fósforo total, turbidez, resíduo total) e biológicas (coliformes totais e demanda bioquímica de oxigênio). Para isto, será montado e testado um sistema de tratamento baseado na ultrafiltração por membrana, constituído de um conjunto interconectado de válvulas, manômetros, tubulações, módulo de membrana e bomba. Este sistema será alimentado por uma corrente de água bruta, que após atravessa-lo, esteja adequada para o consumo. Parâmetros operacionais do sistema a serem medidos são: a pressão, a vazão e o tempo de filtragem. Para medir as variáveis físico-químicas serão utilizadas as técnicas analíticas clássicas como espectrofotometria (nitrogênio total, fósforo total, cloro residual livre, ferro total), eletrometria (temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica) turbidimetria (turbidez), gravimetria (sólidos totais e sólidos suspensos totais). Quanto as variáveis biológicas, será utilizada a técnica de incubação à 20 oC por cinco dias para medir a demanda bioquímica de oxigênio e em relação aos coliformes totais e fecais, a técnica do número mais provável. Espera-se com este projeto obter um sistema de tratamento que proporcione água adequada para o consumo humano nas comunidades distantes das redes de distribuição do município de Itacoatiara e diminuir o efeito das mudanças naturais, como a seca, sobre a disponibilidade de água potável. E por fim, que os resultados gerados pela pesquisa possam, de alguma forma, contribuir para a gestão dos recursos hídricos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Alex Martins Ramos - Coordenador / Genilson Pereira Santana - Integrante / Nívea Cristina de Carvalho Guedes - Integrante / Naziano Filizola Júnior - Integrante / Jardel Ramos da Encarnação - Integrante / Kessia Raiane Bezerra Sales - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jardel Ramos da Encarnação - Integrante / Alex Martins Ramos - Coordenador / Kessia Raiane Bezerra Sales - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Investigar o Padrão de cor do Gastrópode Pomacea amazonica, Descrição: Fatores como alimentação, luminosidade, local de ocorrência, tamanho e sexo podem influenciar na coloração das conchas de gastrópodes. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo Investigar o padrão de cor do gastrópode Pomacea amazonica. Os ovos dos caramujos serão coletados no município de Itacoatiara-Am, Brasil. Após eclosão os filhotes serão cultivados e fotografados por 90 dias. Para este experimento será usada uma máquina fotográfica de marca NIKON, modelo coolpix L810 com 16.1 megapixels e 26x de zoom, onde será montada uma mesa fotográfica com suporte para duas lâmpadas florescentes de 20w atrás de uma superfície branca para evitar reflexões, feito com papel vegetal medindo 30cm de altura por 22cm de largura de ambos os lados, sendo que esta máquina fotográfica será fixada e ajustada para capturar as imagens das cores das conchas dos animais que possam ocorrer ao longo do seu desenvolvimento. Cada quadro será convertido individualmente a valores de vermelho, verde e azul (RGB) imagem digitais que serão analisadas pelo programa (GIMP 6.0). Para verificar se há diferença entre os fatores sexo (macho ou fêmea) e tamanho do animal (classe: 10mm, 15mm e 25mm). Em relação a cor será utilizada análise de variância fatorial (ANOVA). Para estas análises será adotado o nível de significância de P<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jardel Ramos da Encarnação - Integrante / BRUNO SAMPAIO SANT'ANNA - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    A perda dos quelípodos influência na alimentação do caranguejo Dilocarcinus pagei?, Descrição: Resumo: Estudos sobre a biologia dos Decapoda têm sido desenvolvidos principalmente com espécies marinhas e esturianas. No entanto, no Brasil há uma grande variedade de espécies dulcícola Dilocarcinus pagei Stimpson são animais principalmente de hábitos noturnos que vivem abrigados durante a maior parte do dia. Apesar do grande investimento nos quelípodos, mesmos machos grandes podem autotomizar o quelípodo maior quando manipulados. Os trabalhos que relatam a biologia e ecologia dos tricodactilídeos são relativamente escassos, principalmente na região amazônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jardel Ramos da Encarnação - Coordenador / BRUNO SAMPAIO SANT'ANNA - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: