Tibério Gomes Diniz

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Campina Grande. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo nas Faculdades Integradas de Patos (FIP).

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental

2017 - 2019

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Vulnerabilidade ao desabastecimento em situação de intermitência no abastecimento de água,Ano de Obtenção: 2019
Carlos de Oliveira Galvão.Coorientador: Maria Helena Del Grande. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em engenharia civil

2012 - 2017

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Avaliação da aplicabilidade da norma de adaptação das medidas de segurança contra incêndio em edificações existentes. Caso de estudo: Edifício Lucas ? Campina Grande ?PB.
Orientador: Andréa Carla Lima Rodrigues

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Desenhista Copista. (Carga horária: 100h). , SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.

2012 - 2012

Administração,Rec. humanos,Contab. e Dep. Pessoal. (Carga horária: 10h). , Projeto Social Qualifica Brasil, QUALIFICA BRASIL, Brasil.

2006 - 2007

Microsoft Windows XP, digitação para escritório. (Carga horária: 150h). , B.Diniz Informática, B.DINIZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Cidade Expressa. 2014. (Seminário).

II Seminário de Engenharia Geotécnica da UFCG. 2013. (Seminário).

Ciclo de Palestras de Engenharia Civil e Arquitetura. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Moema da Nóbrega Euclides Lima

DINIZ, T. G.. Percepção dos usuários da Universidade Federal de Campina Grande para o uso da água: Campus Campina Grande - PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Del Grande

GALVAO, C. O.GRANDE, M. H. D.MIRANDA, LÍVIA IZABEL BEZERRA DESantos, Francine M.. Vulnerabilidade ao desabastecimento em situação de intermitência no abastecimento de água. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

LÍVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA

GALVÃO, C. O.; MORAIS, S. D. A.;MIRANDA, L. I. B.; SANTOS, F. M.. VULNERABILIDADE AO ABASTECIMENTO EM SITUAÇÃO DE INTERMITÊNCIA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos de Oliveira Galvão

Vulnerabilidade ao desabastecimento em situação de intermitência no abastecimento de água; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos de Oliveira Galvão;

Maria Helena Del Grande

Vulnerabilidade ao desabastecimento em situação de intermitência no abastecimento de água; 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande,; Coorientador: Maria Helena Del Grande;

Andrea Carla Lima Rodrigues

Avaliação da aplicabilidade da norma de adaptação das medidas de segurança contra incêndio em edificações existentes; Caso de estudo: Edificio Lucas ? Campina Grande ? PB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Andréa Carla Lima Rodrigues;

Dayse Luna Barbosa

ANÁLISE DO CONSUMO DE ÁGUA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Dayse Luna Barbosa;

Dayse Luna Barbosa

Indicadores de consumo de água nos Laboratórios de Hidráulica e Saneamento da UFCG; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Dayse Luna Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Brito, Y. M. A. de ; Oliveira, L. M. ; Santos, K. A. ; DINIZ, T. G. ; Rufino, I. A. A. . OSCILAÇÃO DO MONITORAMENTO DE SECAS EM CIDADES DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. In: XIV SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 2018, Maceió. XIV SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 2018.

  • DINIZ, T. G. ; Barbosa, D. L. . Análise do consumo de água na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2015, Campina Grande. XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2015.

  • DINIZ, T. G. ; Souza, J. A. ; Barbosa, D. L. . Mecanismos de controle do consumo de água no campus da UFCG. In: 5ª Reunião de Estudos Ambientais e II Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2015, Porto Alegre. 5ª Reunião de Estudos Ambientais e II Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2015.

  • DINIZ, T. G. ; Barbosa, D. L. . Indicadores de Consumo de água nos Laboratórios de Hidráulica e Saneamento da UFCG. In: XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2014, Campina Grande. XI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DINIZ, T. G. . Construção de unidade comercial com dois pavimentos com área total de 400 m². 2019.

DINIZ, T. G. . Projeto e execução de Ampliação de uma unidade residencial unifamiliar com a construção de uma garagem com área de 54,18 m² - ART OBRA / SERVIÇO Nº PB20180194383. 2018.

DINIZ, T. G. . Projeto e execução de reforma com ampliação de uma unidade comercial com área de 56 m² - ART OBRA / SERVIÇO Nº PB20180198111. 2018.

DINIZ, T. G. . Projeto e execução de um primeiro andar com área de 56 m² - ART OBRA / SERVIÇO Nº PB20180204047. 2018.

DINIZ, T. G. . Projeto e execução de construção de unidade residencial térrea unifamiliar com área total de 300 m²- ART OBRA / SERVIÇO Nº PB20180201226. 2018.

DINIZ, T. G. . Projeto e execução de reforma com ampliação de residência com 168 m² ART OBRA / SERVIÇO Nº PB20170153467. 2017.

DINIZ, T. G. . Projeto e execução de Instalação provisória de energia para 11 barracas ART OBRA / SERVIÇO Nº PB20170163091. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Impactos da Mudança Climática em Extremos Hidrológicos (Secas e Cheias), Descrição: O projeto tem por objetivo geral analisar os impactos da mudança climática em externos hidrológicos (secas e cheias) e propor estratégias de gestão adaptativa dos recursos hídricos com vistas ao planejamento dos recursos hídricos e à preparação da sociedade frente a esses eventos. O projeto é executado por três universidades brasileiras, UFC (coordenadora geral), UFCG e UNB com parceria com universidades estrangeiras (Estados Unidos, Alemanha e Holanda).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tibério Gomes Diniz - Integrante / Iana Alexandra Alves Rufino - Integrante / Carlos de Oliveira Galvão - Integrante / Eduardo Sávio P R Martins - Integrante / Márcia Maria Rios Ribeiro - Integrante / Hugo Moraes de Alcântara - Integrante / Dirceu Silveira Reis Jr. - Integrante / Francisco de Assis Souza Filho - Coordenador / John Elton de Brito Leite Cunha - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Agência Nacional de Águas - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    Análise do consumo de água na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG., Descrição: Atualmente um dos problemas mais discutidos mundialmente é a disponibilidade de recursos hídricos em quantidade e qualidade suficientes para uso humano. Para otimizar o consumo de água são adotadas medidas de Gestão de Demanda de Água (GDA), dentre elas a troca de equipamentos convencionais por poupadores de água. Este estudo quantifica o consumo de água de cinco prédios da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com a instalação dos hidrômetros foi possível monitorar o consumo de água nesses prédios através de leituras diárias de segunda a sexta. Nenhuma das edificações em estudo apresentou medidas que visam o uso racional da água e também, durante o período de monitoramento, não foi realizada a troca dos equipamentos convencionais por poupadores de água nos prédios, contudo foi feito uma estimativa da redução do consumo de água, segundo a literatura, que apontou uma redução significativa de mais de 50%, caso seja realizada essa troca, o que gera um impacto bastante significativo na conta mensal de água. Além da substituição dos equipamentos hidrossanitários, outras alternativas para redução do consumo seriam a captação da água da chuva e o reuso da água descartada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tibério Gomes Diniz - Integrante / Dayse Luna Barbosa - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Indicadores de Consumo de água nos Laboratórios de Hidráulica e Saneamento da UFCG, Descrição: Um dos maiores problemas enfrentados atualmente no mundo é a utilização indiscriminada e irracional dos recursos naturais, especialmente dos recursos hídricos. Nesse sentido, a adoção da Gestão da Demanda de Água (GDA) surge como alternativa, no caso dos recursos hídricos, para o uso racional dos mesmos. Várias ações podem ser tomadas a fim de se atingir a GDA. Este estudo refere-se ao uso de água nos laboratórios de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG. A partir do monitoramento diário do consumo de água dos três laboratórios pelos hidrômetros puderam-se determinar os indicadores de consumo de água nesses laboratórios, visando o uso racional deste recurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tibério Gomes Diniz - Integrante / Dayse Luna Barbosa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio de docência / Bolsista CNPq - Aulas ministradas e atividades correlatas na disciplina de "Geotecnologias aplicadas à Engenharia Civil", oferecida pela Universidade Federal de Campina Grande ao curso de graduação em Engenharia Civil. O estágio foi realizado sob a supervisão do Profª. Drª. Iana Alexandra Alves Rufino.

  • 2014 - 2015

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do Projeto de Iniciação Científica "Análise do consumo de água na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG."

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Campina Grande

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do Projeto de Iniciação Científica "Indicadores de Consumo de água nos Laboratórios de Hidráulica e Saneamento da UFCG" na Universidade Federal de Campina Grande.

  • 2016 - 2017

    Ourovel Empreendimentos Imobiliários

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Aprendiz em engenharia, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiário em Engenharia Civil na área de Construção Civil na obra do Residencial Mário Lago. Foram desenvolvidas atividades de gestão de obras de construção civil.

  • 2019 - Atual

    Faculdades Integradas de Patos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 26

    Outras informações:
    Disciplinas: Mecânica Geral e Isostática, Tecnologia das Construções I (Arquitetura e Urbanismo) e Sistemas Estruturais I (Arquitetura e Urbanismo).