Hugo Fernando Vale Cardoso

Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2016).

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado

2017 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: Gerar lixo é uma condição humana?: sobre resíduos, pessoas, organizações e impacto positivo
Orientador: Tânia Cristina Cruz

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2016

Universidade de Brasília, UnB

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia

Formação complementar

2018 - 2018

Compostagem Orgânica. (Carga horária: 68h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2017 - 2017

III Curso de Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana. (Carga horária: 30h). , Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, CEPAGRO, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Environmental Conservation & Indigenous Peoples. (Carga horária: 480h). , University of Maryland, UMD, Estados Unidos.

2011 - 2011

Princípios Constitucionais do Poder Legislativo. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

19º Congresso de Iniciação Científica da UnB. Fechar a boca: as percepções de adoecidos de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica sobre as restrições alimentares. 2013. (Congresso).

21ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. Migração e comensalidade: a influência das feiras populares na formação e transmissão de hábitos alimentares em Brasília (Feira da Ceilândia). 2013. (Congresso).

5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena. 2013. (Outra).

I Encontro de Iniciação Científica | IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. "Um santo remédio": Perspectivas de adoecidos crônicos sobre um grupo de ginástica. 2013. (Congresso).

III Semana de Antropologia do PPGA/UFPB.Entre histórias de vida e equipamentos audiovisuais: registros de uma pesquisa na guariroba/DF. 2013. (Encontro).

III Semana de Antropologia do PPGA/UFPB.Entre histórias de vida e equipamentos audiovisuais: registros de uma pesquisa na guariroba/DF. 2013. (Encontro).

I Simpósio Brasiliense de Alimentação, Cultura e Saúde."Fechar a boca": as percepções de adoecidos de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica sobre as restrições alimentares. 2013. (Simpósio).

IV Reunião Equatorial de Antropologia e XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. "Eu não tenho problema, tá controlada": As percpeções desenvolvidas entre indivíduos acometidos por diabetes melittus ou hipertensão arterial. 2013. (Congresso).

Seminários do DAN. 2013. (Seminário).

28ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

Seminário Internacional Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. 2012. (Seminário).

III Reunião de Antropologia da Ciência e da Técnica. 2011. (Congresso).

Pré-Alas Seminário Internacional de Sociologia. 2010. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Tânia Cristina da Silva Cruz

CRUZ, T. C. S.; SARAIVA, R. C. F.; FEITOSA, E. A. S. S.; NOGUEIRA, M. C. R.. Gerar lixo é uma condição humana? Sobre resíduos, pessoas organizações e impacto positivo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade do Cerrado) - Universidade de Brasília.

ELIANA APARECIDA SILVA SANTOS FEITOSA

CRUZ, T. C.; SARAIVA, R. C.; FEITOSA, E. A. S. S.;FEITOSA, Eliana Apárecida S.S.. GERAR LIXO É UMA CONDIÇÃO HUMANA?? SOBRE RESÍDUOS, PESSOAS, ORGANIZAÇÕES E IMPACTO POSITIVO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado) - Universidade de Brasília.

Foi orientado por

Eduardo Dimitrov

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Dimitrov;

Outras produções

VALE, H. F. . Relatório Final de Pesquisa de Iniciação Científica (ProIC/DPP/UnB/CNPq) Edital 2012/2013. 2013. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Como é conviver com a hipertensão arterial e a diabetes mellitus na Ceilândia? Aportes de uma Antropologia da cronicidade, Descrição: O acometimento por Diabetes Mellitus ou por Hipertensão Arterial Sistêmica de habitantes da Guariroba, bairro situado na Ceilândia, Região Administrativa IX do Distrito Federal, tem figurado significativamente em pesquisas da área de Antropologia da Saúde desenvolvidos neste local. Conhecer um pouco mais de perto como é conviver com estas doenças ditas ?crônicas? e perceber quais são as especificidades decorrentes deste convívio ocorrer na Guariroba constituem os principais objetivos deste projeto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Hugo Fernando Vale Cardoso - Integrante / Soraya Resende Fleischer - Coordenador / Jéssica Monique Batista - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
A minha participação neste projeto teve por objetivo etnografar a oferta e o consumo de alimentos na Feira da Ceilândia.

Atividades

  • 06/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria Regional de Brasília (DIREB), Programa de Alimentação e Nutrição (PALIN).,Linhas de pesquisa

2015 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Participei do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em Ciências Sociais ao longo dos dois anos finais da minha graduação, nos quais estive mais voltado para a Licenciatura. A minha inserção em sala de aula se deu sob a Coordenação da Professora Haydée Caruso (SOL/UnB) e supervisão do Professor Pedro Lacerda, docente no Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia. As minhas atividades no Programa consistiram em acompanhar as aulas do Professor Pedro Lacerda, elaborar e ministrar aulas para alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, além de participar de atividades extra-curriculares da escola e auxiliar os alunos na produção de filmes curta metragens. Enquanto uma equipe de licenciandos em formação, nos reuníamos semanalmente com outros participantes do projeto para compartilharmos impressões, possibilidades de intervenção e dificuldades próprias ao trabalho de professor. Havia ainda reflexão e discussão em grupo de elementos teóricos pertinentes ao universo do magistério.

2013 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 10

Outras informações:
O projeto consiste em produzir um documentário com base na pesquisa etnográfica realizada entre 2008 e 2014 no bairro da Guariroba (Ceilândia/DF) com senhoras e senhores em sua experiência com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. O documentário pode ser assistido no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=ZPyiRylth2M

2011 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 12

Outras informações:
Como bolsista do Laboratório de Imagem e Registro de Interações Sociais (IRIS), instância do Departamento de Antropologia voltada a incentivar a produção audiovisual por parte de discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, algumas das minhas atribuições consistem em facilitar a utilização de equipamentos de registro de som e imagem por estes indivíduos; montar e divulgar mostras fotográficas; viabilizar projeções e debates de documentários etnográficos; gerenciar e expandir o acervo de livros e obras fílmicas.

2013 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitor na disciplina de Antropologia Visual, sob supervisão do professor Carlos Emanuel Sautchuk.

2012 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa de Iniciação Científica realizada no âmbito do PIBIC/CNPq sob orientação da professora Soraya Resende Fleischer, com o projeto "Fechar a boca": As percepções de adoecidos de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica sobre as restrições alimentares.

Atividades

  • 09/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia (DAN), Grupo de Estudos em Teoria Antropológica (GESTA).,Linhas de pesquisa

  • 01/2013 - 12/2013

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Antropologia (DAN), .,Serviço realizado, Este serviço consistiu em digitalizar e disponibilizar virtualmente as 30 edições do periódico Anuário Antropológico publicadas entre 1976 e 2008.

  • 01/2013 - 12/2013

    Extensão universitária , Instituto de Letras (IL), Departamento de Letras (LET).,Atividade de extensão realizada, Multilinguismo e Inclusão Cultural em Narrativas Audiovisuais.

  • 07/2012 - 07/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia (DAN), .,Linhas de pesquisa

  • 06/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , Instituto de Relações Internacionais (IREL), .,Atividade de extensão realizada, AMUN Kids.

  • 06/2011 - 07/2011

    Extensão universitária , Departamento de Antropologia (DAN), .,Atividade de extensão realizada, Conservação, Vida Social e Desenvolvimento entre o Povo Indígena Kayapó do Sudeste da Amazônia.

2015 - 2017

Instituto de Projetos de Economia Solidária

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
No Instituto de Projetos de Economia Solidária atuei como Estagiário no Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) realizado entre 2015 e 2017 nas Regiões Administrativas de Ceilândia e Cidade Estrutural. O Projeto tinha por objetivo consolidar uma Rede de Comercialização conjunta, de micro e pequenos empreendedores, dos segmentos de Alimentação, Confecção, Cultura e Setor de Beleza. Neste projeto eram atividades de minha competência apresentar o projeto à comerciantes locais, coletar dados sobre a realidade do comércio local, etnografar o fluxo de bens e serviços nas cidades, acompanhar reuniões, produzir registros escritos e audiovisuais.