José Geraldo Ribeiro Gregório

Fonoaudiólogo. Graduado em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ (2007). Pós Graduado em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, IDE (2010), Recife-PE. Especialista em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), 2018. Atualmente é Fonoaudiólogo Pesquisador do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ), o qual realiza trabalho assistencial, interdisciplinar, transdisciplinar e de Pesquisa da Microcefalia decorrente a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV). Conhecimento em exames investigativos e fundamentais do processo de deglutição por meio da Videofluoroscopia da Deglutição (VFD) e Videoendoscopia da Deglutição (VED). Experiência ampla em Disfagia pediátrica, adulto e idoso. Atuação nas áreas de Disfagia, Motricidade Orofacial e patologias da Voz. Conhecimento também do processo de aquisição e desenvolvimento das linguagens, aspectos semânticos, pragmáticos, cognitivo, processo de ensino/aprendizagem e nas patologias da comunicação humana e síndromes. Experiência também nas áreas de Educação infantil, fundamental e médio, ligados a assuntos fonoaudiológicos. Fonoaudiólogo ambulatorial, clínico, hospitalar, home care e educacional. Fonoaudiólogo convidado da Associação de Atrofia Muscular Espinhal da Paraíba (AME-PB). Fonoaudiólogo em formação do conceito neuroevolutivo BOBATH.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar

2008 - 2010

Instituto de Desenvolvimento Educacional
Título: Uso de via alimentar alternativa em pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital público da cidade de João Pessoa/PB
Orientador: Profo. Ms. Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Graduação em Fonoaudiologia

2003 - 2007

Centro Universitário de João Pessoa
Título: Construção dos aspectos pragmáticos da linguagem em criança com TDAH
Orientador: Profa. Ms. Eneida Maria Gondim

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2002

Colégio Marista Pio X

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2018

Especialista em Disfagia. , Conselho Federal de Fonoaudiologia, CFFA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Disfagia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Motricidade Orofacial.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Voz.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fonoaudiologia Hospitalar.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fonoaudiologia Escolar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso BAYLEY III - Escala de Desenvolvimento Infantil..BAYLEY III - Escala de Desenvolvimento Infantil.. 2019. (Encontro).

I Fórum de Neurociências das APAES da Paraíba. Neurociências e Plasticidade.. 2018. (Outra).

MEDTROP 54o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. AVALIAÇÃO DA DISFAGIA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS.. 2018. (Congresso).

Treinamento da Avaliação do Desenvolvimento na primeira infância utilizando a Escala Bayley - Versão III.Avaliação do Desenvolvimento na primeira infância utilizando a ESCALA BAYLEY - Versão III. 2018. (Outra).

V COBRAFIN Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional. DISFAGIA E FUNÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS. 2018. (Congresso).

XVI SEMINÁRIO CONHECER CEDO PARA INTERVIR MELHOR. EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA.. 2018. (Seminário).

Encontro de Fono e Nutrição.Fono e Nutrição. 2017. (Encontro).

V Encontro Paraibano de Temas Neurológicos. Temas Neurológicos. 2017. (Congresso).

XV Seminário Conhecer cedo para intervir melhor.Atuação fonoaudiológica na Síndrome de Down. 2017. (Outra).

Curso de Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono: uma abordagem multidisciplinar.Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono: uma abordagem multidisciplinar. 2016. (Outra).

Palestra realizada com o tema: Disfagia. Disfagia. 2016. (Exposição).

XVII Meeting Nacional de Disfagia ? SBNPE.XVII Meeting Nacional de Disfagia ? SBNPE. 2016. (Outra).

Bandagem Funcional (THERAPY TAPING).Bandagem Funcional (THERAPY TAPING). 2014. (Outra).

XIII Seminário Conhecer cedo para intervir melhor.XIII Seminário Conhecer cedo para intervir melhor. 2014. (Outra).

Apresentação em forma de Pôster com o trabalho Perfil dos pacientes admitidos na UTI adulta da cidade de João Pessoa/PB no 19º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 8º Internacional de Fo Fonoaudiologia. Apresentação em forma de Pôster com o trabalho Perfil dos pacientes admitidos na UTI adulta da cidade de João Pessoa/PB. 2011. (Congresso).

I Curso de Atualização em Motricidade Oral da Paraíba.I Curso de Atualização em Motricidade Oral da Paraíba. 2006. (Outra).

I EXPO FONO. Construção da linguagem pragmática em criança com TDAH: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.. 2006. (Exposição).

I Expo Fono. Oficina de Primeiros Socorros e oratória. 2006. (Congresso).

II Jornada Paraibana Interdisciplinar com Enfoque Fonoaudiológico-UNIPÊ.II Jornada Paraibana Interdisciplinar com Enfoque Fonoaudiológico-UNIPÊ. 2006. (Outra).

XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia-UNIPÊ.XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia-UNIPÊ. 2005. (Encontro).

IV Encontro de Iniciação Científica. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcia Paiva de Oliveira

OLIVEIRA, Márcia Paiva. CONSTRUÇÃO DOS ASPECTOS PRAGMÁTICOS DA LINGUAGEM EM CRIANÇA COM TDAH - TRANTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FONOAUDIOLOGIA) - Centro Universitário de João Pessoa.

Wanessa Fernandes Moura da Silva

MOURA, W. F. S.; BARBOZA, Patrícia. Uso de via alternativa em pacientes admitidos na Unidade Terapia Intensiva de um Hospital Público na cidade de João Pessoa ? PB. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Motricidade Orofacial com Ênfase em Fonoaudiologia) - Faculdade Redentor Instituto de Desenvolvimento Educacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eneida Maria Gondim

Construção dos Aspectos Pragmáticos da Linguagem em Crianças com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FONOAUDIOLOGIA) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Eneida Maria Gondim;

Milton Tavares de Melo Júnior

Construção Dos Aspectos Pragmáticos Da Linguagem Em Criança Com TDAH ? Transtorno De Déficit De Atenção / Hiperatividade; 2007; Orientação de outra natureza; (Fonoaudiologia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Milton Tavares de Melo Júnior;

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Uso de via alimentar alternativa em pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva Adulta de um hospital público da cidade de João Pessoa/PB; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar) - Faculdade Redentor - Instituto de Desenvolvimento Educacional; Orientador: Wagner Teobaldo Lopes de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MELO, A. ; GREGÓRIO, J. G. R. ; COSTA, A. C. M. B. F. ; REGIS, T. ; TAVARES, J. S. . DISFAGIA E FUNÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS. In: DISFAGIA E FUNÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS, 2018, Florianópolis. DISFAGIA E FUNÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS, 2018.

  • MELO, A. ; GREGÓRIO, J. G. R. ; PINHEIRO, H. C. G. ; MARQUIS, V. W. P. B. ; FERREIRA, R.B.V. . AVALIAÇÃO DA DISFAGIA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS.. In: AVALIAÇÃO DA DISFAGIA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS., 2018, Recife. AVALIAÇÃO DA DISFAGIA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS., 2018.

  • GREGÓRIO, J. G. R. ; OLIVEIRA, B. R. ; ANDRADE, W. L. . Perfil dos pacientes admitidos na UTI adulta da cidade de João Pessoa/PB. In: 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia, 2011., 2011, São Paulo. Perfil dos pacientes admitidos em uma UTI adulta da cidade de João Pessoa-PB., 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Avaliação da Disfagia de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV)., Descrição: Investigar a Disfagia nas crianças com Microcefalia causada pela SCZV, Através de avaliação clínica fonoaudiológica e exames de deglutição como a Videofluoroscopia da deglutição (VFD) e Videoendoscopia (FEES).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Geraldo Ribeiro Gregório - Integrante / Ana Claudia Martins Brito Furtado da Costa - Integrante / Valeria Wanderley Pinto Brandão Marquis - Integrante / Adriana Melo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Especialista em Disfagia, Conselho Federal de Fonoaudiologia.

2015

Honra ao Mérito, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE-CG.

2006

Primeiro lugar da exposição (I Expo Fono), Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto. , Rua Salvino de Oliveira Neto, Jardim Tavares, 58402040 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 32010403

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trabalho assistencial e de pesquisa nas áreas de Disfagia, Motricidade Orofacial e Linguagem de crianças com Microcefalia decorrente a Síndrome Congênita do Zika Vírus.

  • 2014 - 2019

    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação na área de Disfagia em crianças com Encefalopatia crônica não progressiva e Motricidade Orofacial, no qual a família estabelece papel fundamental na reabilitação. Orientação com relação a importância do tratamento fonoaudiológico e as limitações encontradas, seja no processo de deglutição e/ou na forma de comunicação, quando possível.

  • 2015 - 2018

    Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atuação na área de Dificuldade de deglutição em crianças com Paralisia Cerebral, proporcionando uma melhor qualidade de vida e na melhor maneira de se alimentar diante de quadros neurológicos, sem que corram riscos de vida por engasgos ou pneumonias aspirativas, sempre levando em consideração o papel da família como peça fundamental na reabilitação.

  • 2010 - 2015

    Prefeitura Municipal de Mãe D'água PB

    Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo efetivo, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação em Fonoaudiologia Educacional de forma preventiva por meio de palestras, orientações, triagens e oficinas nas escolas e creches. As respectivas áreas de atuação são: Linguagem oral e Linguagem escrita, Motricidade Orofacial, Audição, Disfagia e Voz. Público-alvo: pais, alunos, professores e a própria comunidade. Atuação em Fonoaudiologia Clínica nas seguintes patologias: paralisia cerebral, dificuldade de deglutição, síndromes, TDAH, dislexia, distúrbio de aprendizagem, autismo, desvio fonético e fonológico, afasia, distúrbio oromiofuncional, atraso simples de linguagem e decorrente a?, fissura lábio palatina, gagueira, disfonias funcionais, orgânico-funcionais e orgânicas. Atuação Hospitalar nas dificuldade de deglutição, estimulação e orientação neonatal, orientação e estimulação de desenvolvimento da linguagem.

  • 2012 - Atual

    Clínica José Pinto Brandão

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atuação nas áreas de Disfagia, Voz, Motricidade Orofacial e Linguagem. Patologias que comprometam as funções estomatognáticas e oromiofuncionais; aspectos vocais e da linguagem do indivíduo criança, adulto e idoso. Participação e investigação em exame investigativo do processo de deglutição por meio da Videoendoscopia da deglutição (VED).

  • 2012 - 2015

    Fisiolar Saúde Assistência Domiciliar

    Vínculo: Atendimento Domiciliar, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Atendimento domiciliar em pacientes acamados, sequelados por lesões neurológicas como Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Traumatismos Cranioencefálicos (TCE). Doenças Degenerativas como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Lateral Amiotróficas (ELA), Esclerose Múltipla entre outras, que possam comprometer a deglutição, qualidade vocal e a qualidade de vida.