Mariana dos Santos Vianna

Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Federal Fluminense. Bacharela em Segurança Pública e Social, pela Universidade Federal Fluminense. Tutora Acadêmica no Consórcio CEDERJ, da Fundação CECIERJ, atuando no curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social (SPU/UFF). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD/UFF), vinculado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-INEAC) e do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI). Ênfase em Segurança Pública e Administração de Conflitos, Sociologia do Conflito, Sociologia do Crime e da Violência. Editora Executiva do corpo editorial da Revista Eletrônica Ensaios (UFF), no período de 2018 a 2021.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia

2018 - 2020

Universidade Federal Fluminense
Título: Tecnopolíticas de Informação: A experiência da Central Disque-Denúncia do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2020
Daniel Veloso Hirata.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Disque-Denúncia, informação, atendimento; gestão, informação, Disque-Denúncia; Disque-Denúncia, tecnologia, informação, denúncia,.

Graduação em Segurança Pública

2012 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: Tudo é importante: A produção e a gestão da informação na Central Disque-Denúncia
Orientador: Pedro Heitor Barros Geraldo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Colorismo, Pardismo e Embranquecimento. (Carga horária: 20h). , Rede Pretitudes, PRETITUDES, Brasil.

2021 - 2021

Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle/Cederj. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2020 - 2020

Francês Iniciante II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2019 - 2019

Francês Iniciante I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Atualização de Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Sociais. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2016 - 2016

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2016 - 2016

CURSO DE FORMAÇÃO EM EAD COM ÊNFASE NA TUTORIA CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação do Curso de Segurança Pública- CEDERJ.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conflito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Crime e da Violência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Segurança Pública/Especialidade: Administração Institucional de Conflitos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Direito.

Organização de eventos

GERALDO, P. H. B. ; ABREU, João Vitor Freitas Duarte ; ANDRADE, B. O. A. ; VIANNA, Mariana S. . Seminário de Pesquisa "A organização profissional dos operadores do Direito". 2020. (Outro).

VIANNA, Mariana S. . Oficina de Editoração da Revista Eletrônica Ensaios. 2020. (Outro).

VIANNA, Mariana dos Santos ; SANTOS, Bianca. S. R. ; GRILLO, Carolina C. . VIII Seminário Fluminense de Sociologia. 2019. (Congresso).

VIANNA, Mariana dos Santos ; RIBEIRO, Breno B. ; MORETTONI, Marina M. ; SANTOS, Bianca. S. R. ; LA BARRE, Jorge de. ; SALUSTIANO, Ana Carolina M. . VII SEMINÁRIO FLUMINENSE DE SOCIOLOGIA. 2018. (Congresso).

KANT DE LIMA, Roberto ; EILBAUM, L. ; ABREU, João Vitor Freitas Duarte ; VIANNA, Mariana dos Santos . IV Seminário Internacional INCT-InEAC. 2016. (Congresso).

MIRANDA, A. P. M. ; PRATES, D. R. A. ; VIANNA, Mariana dos Santos . VII Jornada dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança. 2021. (Seminário).

I Seminário Internacional Questões de Moral, Moral em Questão. 2021. (Seminário).

Semana de Formação Docente para Mediadores - Conversas sobre Avaliação na Educação a Distância.. 2021. (Seminário).

Semana de Formação Docente para Mediadores - Participação política e a formulação de políticas educacionais em tempos de pandemia. 2021. (Seminário).

Seminário temático "Mulheres na Teoria Social". 2021. (Seminário).

III Encontro Acadêmico CEDERJ/UAB Polo Barra do Piraí.A gestão da informação na Central Disque-Denúncia. 2020. (Encontro).

Políticas Públicas e Segurança Pública em Debate. 2020. (Outra).

Seminário de Pesquisa "A organização profissional dos operadores do Direito".O desafio do tratamento igualitário para as profissões jurídicas: As políticas de inclusão profissional na DPRJ. 2020. (Seminário).

Seminário Internacional "Violência e Democracia" em comemoração aos 20 Anos do NECVU-UFRJ. 2020. (Seminário).

V Encontro de Pesquisas em Administração de Conflitos do PPGD-UVA.SEGURANÇA PÚBLICA E TECNOLOGIA: AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS FORMAS DE OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO NA CENTRAL DISQUE-DENÚNCIA. 2020. (Encontro).

VI Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia. ENTRE PRÁTICAS PROFISSIONAIS E MORALIDADES INSTITUCIONAIS: O TRABALHO DOS ATENDENTES E DOS AGENTES DA SEGURANÇA PÚBLICA NA CENTRAL DISQUE-DENÚNCIA DO RIO DE JANEIRO. 2020. (Congresso).

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. Novas Tecnologias e Segurança Pública: uma análise sobre as transformações na obtenção de informação pela Central Disque-Denúncia. 2019. (Congresso).

6 Seminário de Discussão, Acompanhamento e Avaliação de Desempenho do do Curso de Tcnólogo em Segurança Pública e Social - UFF/CEDERJ. 2019. (Seminário).

XIII Reunião de Antropologia do Mercosul. Segurança Pública e Tecnologia reflexões sobre as relações entre humanos e não-humanos a partir dos meios de obtenção de informação pela Central Disque-Denúncia. 2019. (Congresso).

V Semana Acadêmica de Segurança Pública.Comentador do Grupo de Trabalhos "Administração de Conflitos, Segurança Pública e Direitos Humanos".. 2018. (Seminário).

V Encontro Nacional de Antropologia do Direito.A construção da verdade e a gestão da informação na Central Disque-Denúncia. 2017. (Seminário).

VI Encontro de Pesquisa Empírica em Direito.Gestão da Informação e Produção da verdade: Uma análise entre as formas de gestão da informção no Disque-Denúncia. 2016. (Encontro).

9 Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2015. (Outra).

IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito.A BOA DENÚNCIA - A produção dos relatos para a construção de informações na Central Disque-Denúncia.. 2015. (Encontro).

V Encontro de Pesquisa Empírica em Direito.A BOA DENÚNCIA - A produção dos relatos para a construção de informações na Central Disque-Denúncia.. 2015. (Encontro).

Encontro Regional dos Estudantes de Direito. 2014. (Congresso).

II Semana de Segurança Pública. 2014. (Seminário).

I Semana de Segurança Pública. 2014. (Seminário).

VIII Jornada dos Alunos do PPGA. 2014. (Seminário).

Encontro Regional dos Estudantes de Direito. 2013. (Congresso).

VII Jornada dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. 2013. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Pedro Heitor Barros Geraldo

GERALDO, Pedro Heitor Barros; Santos, Flávia Medeiros dos; PATRÍCIO, Luciane. "Tudo é importante": A produção e a gestão da informação pela Central Disque-Denúncia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Medeiros Santos

PATRICIO, L.;MEDEIROS, Flavia; GERALDO, P. H. B.. "Tudo é importante": A produção e a gestão da informação pela Central Disque - Denúncia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Carolina Christoph Grillo

HIRATA, D.; CARDOSO, B.;GRILLO, C. C.. O "novo DD": Uma análise sobre as transformações na obtenção de informação pela Centra Disque-Denúncia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense.

Luciane Patrício Barbosa Martins

GERALDO, P. H. B.; SANTOS, F. M.;MARTINS, Luciane Patrício Barbosa. Tudo é importante: A produção e a gestão da informação pela Central Disque-Denúncia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Tatiana Dahmer Pereira

PEREIRA, T. D.; MANSUR, M.C.; JORGE, L. M. L.. Responsabilidade social empresarial (RSE) - um estudo crítico à luz da experiência na Eletrobrás Nuclear. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Pedro Heitor Barros Geraldo

"Tudo é importante": A produção e a gestão da informação pela Central Disque-Denúncia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Heitor Barros Geraldo;

Pedro Heitor Barros Geraldo

A produção da informação para a política pelo Disque-denúncia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação; Orientador: Pedro Heitor Barros Geraldo;

Daniel Veloso Hirata

A PRODUÇÃO E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO PELA CENTRAL DISQUE-DENÚNCIA; 2018; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Daniel Veloso Hirata;

Tatiana Dahmer Pereira

Responsabilidade social empresarial (RSE): um estudo crítico à luz da experiência na Eletrobrás Eletronuclear; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Tatiana Dahmer Pereira;

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS VIANNA, MARIANA ; BARROS GERALDO, PEDRO HEITOR . A CONSTRUÇÃO DA VERDADE E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA CENTRAL DISQUE-DENÚNCIA. REVISTA DE ESTUDOS EMPÍRICOS EM DIREITO , v. 5, p. 148-157, 2019.

  • VIANNA, Mariana S. ; GERALDO, P. H. B. . A Boa Denúncia: A construção dos relatos para a produção da informação na Central Disque-Denúncia. CONFLUÊNCIAS (NITERÓI) , v. 19, p. 48-63, 2017.

  • VIANNA, Mariana S. ; GERALDO, P. H. B. . A construção da verdade e a gestão da informação na Central Disque-Denúncia. In: V Encontro Nacional de Antropologia do Direito, 2017, SÃO PAULO. Anais V Encontro Nacional de Antropologia do Direito. São Paulo: USP, 2017.

  • VIANNA, Mariana S. . A gestão da informação na Central Disque-Denúncia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA, Mariana S. . Segurança Pública e Tecnologia: as transformações tecnológicas nas formas de obtenção da informação na Central Disque-Denúncia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA, Mariana S. . Novas Tecnologias e Segurança Pública: uma análise sobre as transformações na obtenção de informação pela Central Disque-Denúncia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA, Mariana S. . Segurança Pública e Tecnologia reflexões sobre as relações entre humanos e não-humanos a partir dos meios de obtenção de informação pela Central Disque-Denúncia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA, Mariana S. ; GERALDO, P. H. B. . A construção da verdade e a gestão da informação na Central Disque-Denúncia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIANNA, Mariana dos Santos ; GERALDO, P. H. B. . Gestão da informação e produção da verdade: Uma análise entre as formas de gestão da informação no Disque-Denúncia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GERALDO, P. H. B. ; VIANNA, Mariana dos Santos . A ?BOA DENÚNCIA?: A produção dos relatos para a construção de informações na Central Disque-denúncia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANNA, Mariana dos Santos . A ?BOA DENÚNCIA?: A produção dos relatos para a construção de informações na Central Disque-denúncia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

VIANNA, Mariana dos Santos . RELATÓRIO - Mesa 05 - Homicídios de Jovens Negros (sessão1) - 9 Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2015.

VIANNA, Mariana dos Santos . RELATÓRIO - Conferência Internacional I: Risco e insegurança no cotidiano dos policiais - 9 Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2015.

VIANNA, Mariana dos Santos . RELATÓRIO - Mesa 21 - Violência estatal: a visão das vítimas - 9 Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2015.

VIANNA, Mariana dos Santos . RELATÓRIO - Mesa 29 - Homicídios, direitos humanos e acesso à justiça - 9 Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2015.

VIANNA, Mariana dos Santos . RELATÓRIO - Oficina Especial 2 - Mídia e novas narrativas sobre a segurança e a violência - 9 Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 2015.

VIANNA, Mariana S. . V. 16: Revista Ensaios - 2020 (Jan-Jun). 2020. (Editoração/Periódico).

VIANNA, Mariana dos Santos . V. 17: Revista Ensaios - 2020 (Jul-Dez). 2020. (Editoração/Periódico).

VIANNA, Mariana dos Santos . EDITORIAL. V. 17: Revista Ensaios - 2020 (Jul-Dez). 2020. (Editoração/Periódico).

VIANNA, Mariana dos Santos . V. 14: Revista Ensaios - 2019 (Jan-Jun). 2019. (Editoração/Periódico).

VIANNA, Mariana dos Santos . V. 13: Revista Ensaios - 2018 (Jul-Dez). 2018. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    The Propagation of Organized Criminal Factions in Brazil, Descrição: Brazil's prison-based criminal networks, or prison gangs, have proven capable of both threatening governments with orchestrated violence and protest, and dramatically reducing street-level crime through the imposition of criminal codes of conduct and gang truces. From their long-standing home bases in Rio and São Paulo, they are currently spreading across the country. This project seeks to map the expansion of sophisticated prison gangs from their "bases" within São Paulo and Rio de Janeiro States' prison systems to almost every state in Brazil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana dos Santos Vianna - Integrante / Benjamin Lessing - Coordenador / Leonardo Brama - Integrante / Douglas Block - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Roubos, proteção patrimonial e letalidade no Rio de Janeiro, Descrição: Contribuir para a defesa dos direitos humanos em geral e do direito a vida em particular por meio da crítica às políticas de segurança pública no Rio de Janeiro: esclarecer e qualificar as relações entre as práticas de execuções extrajudiciais e o direcionamento do uso da força em operações policiais e militares para a proteção patrimonial em detrimento da defesa da vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana dos Santos Vianna - Integrante / Daniel Veloso Hirata - Coordenador / Carolina Christoph Grillo - Integrante / Renato Coelho Dirk - Integrante / Maria Isabel Couto - Integrante / Cecilia Olliveira - Integrante / Gabriel Gordo Alcantara - Integrante / Fernanda Gobbi - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Projeto de consolidação do NECSo (Núcleo de Estudos em Conflitos, Segurança Pública e Justiça), Descrição: Esta proposta tem por fito consolidar o Núcleo de Estudos em Conflitos e Sociedade (NECSo) composto pelos pesquisadores do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. O grupo de pesquisadores está envolvido em diferentes projetos institucionais, tais como os cursos de Bacharelado e Tecnólogo em Segurança Pública e Social, o projeto de criação do Curso de Pós-Graduação em Sociologia do Conflito, os projetos de pesquisa financiados pela Faperj discriminados na metodologia desse projeto, mas também outros projetos institucionais como o Curso de Especialização em Justiça Criminal e Segurança Pública, a especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental e o curso de formação para a Guarda Municipal de Niterói, por exemplo. A articulação entre esses pesquisadores está calcada na construção do INCT-InEAC que foi recentemente renovado pelo CNPQ. Esse projeto tem por objetivo a consolidação do Grupo de pesquisa emergente NECSo envolvendo os professores do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana dos Santos Vianna - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    A produção da informação para a polícia pelo Disque-Denúncia, Descrição: Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana dos Santos Vianna - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2009 - Atual

    INCT-InEAC - Programa de Pesquisa e Formação em Segurança Pública, Justiça Criminal e Processos de Administração Institucional de Conflitos. A Proximidade e a Macrocriminalidade, em perspectiva comparada., Descrição: Edital N 15/2008 ? MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/ FAPERJ/FAPESP ? INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Promover um programa de pesquisa e formação, nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, a respeito das formas institucionais de administração de conflitos nos diferentes âmbitos dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal. O principal objetivo e, assim, a produção de pesquisas empíricas, em suas bases quantitativas e qualitativas, que permitam propor e avaliar políticas públicas, em nível federal, estadual e municipal, na área de Segurança Pública e do Acesso Justiça, bem como desenvolver tecnologias de intervenção social nesses campos.(CNPq/FAPERJ). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Kant de Lima - Coordenador / Ronaldo Lobão - Integrante / Marco Antônio da Silva Mello - Integrante / Maria Stella de Amorim - Integrante / Jorge da Silva - Integrante / Fábio Reis Mota - Integrante / Mario Miranda da Silva Neto - Integrante / SIMONE LAHUD GUEDES - Integrante / João Baptista Borges Pereira - Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Daniel dos Santos - Integrante / Sabrina Souza da Silva - Integrante / KÁTIA SENTO SÉ MELLO - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Lenin Pires - Integrante / Lucía Eilbaum - Integrante / Paulo Gabriel Hilú da Rocha Pinto - Integrante / Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva - Integrante / Frederico Policarpo de Mendonça Filho - Integrante / Sofia Tiscornia - Integrante / Ruth Stanley - Integrante / Jorge Zaverucha - Integrante / Lana Lage da Gama Lima - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante / Daniel Schroeter Simião - Integrante / Vivian Ferreira Paes - Integrante / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Marcos Alexandre Veríssimo - Integrante / BARBOSA, Antonio Rafael - Integrante / Virgínia Karla Vivas Taveira - Integrante / Lúcio Pinho Duarte - Integrante / Lia Zanotta Machado - Integrante / Delma Pessanha Neves - Integrante / Herbert Toledo Martins - Integrante / Laurent Thevenot - Integrante / Marc Breviglieri - Integrante / Daniel Cefai - Integrante / Pedro Garcia Sanchez. - Integrante / Laurent Muchielli - Integrante / René Levy - Integrante / José Manuel Resende - Integrante / Flavia Medeiros Santos - Integrante / Martha Fernandez y Patallo - Integrante / Sonia Maria Oliveira de Castro - Integrante / Priscila de Jesus - Integrante / Julia Mara Fontoura - Integrante / Tássia Thais Rufino Pimenta - Integrante / Yule Saturnino Mansur - Integrante / Bianca Ribeiro da Silva - Integrante / Jéssica Nunes da Cruz - Integrante / Vivian da Silva Teixeira - Integrante / João Vitor Freitas Duarte Abreu - Integrante / Letícia de Jesus Manso - Integrante / Túlio Maia Franco - Integrante / Monique Torres - Integrante / Josie da Silva Lessa - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana dos Santos Vianna - Integrante / Roberto Kant de Lima - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2020

University of Chicago, UChicago

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Acadêmico, Carga horária: 30

2015 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário INCT-InEAC, Carga horária: 20

2017 - 2017

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa, Carga horária: 40