Arlindo Bezerra da Silva Junior

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), 29 anos, ator, produtor cultural, integrante fundador da Bololô Cia. Cênica, e membro gestor do espaço cultural A Boca Espaço de Teatros localizado no bairro da Ribeira da cidade de Natal-RN, trabalhou na gestão cultural do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare por cinco anos. Na Bololô atua nos espetáculos Todo Avental (2011) com direção de Alex Cordeiro; Na Mesa com o Bobo (2012), criado em parceria com o Grupo Clowns e Jovens Escribas (coletivo de escritores potiguar); Retrato do Artista Quando Coisa (2012) com a direção da Luna Lunera (BH); Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento (2013) com direção de Luis Fernando Marques e Margem Ribeira (2014) com direção de Marcondes Lima. Dentro do Grupo Clowns de Shakespeare, foi responsável pelo gerenciamento do espaço do Barracão Clowns e das demandas administrativas do Grupo, secretariando os Projetos dos Clowns de Shakespeare, O Capitão e a Sereia Sesi Vila Leopoldina (2009), Farsa da Boa Preguiça (2010), Ponto de Cultura Barracão Mambembe, Sua Incelença, Ricardo III (2010), Projeto Balaio Teatral Manutenção Clowns de Shakespeare - Petrobras, HamletI20 CHESF e BNB (2012-2013). Além dessas atividades, trabalha na área de produção cultural, tendo atuado como produtor local dos espetáculos, Rainha [(s)] Isabel Teixeira e Georgete Fadel, Guerra Cega Simplex... Coletivo Bruto, Larvárias Cia. do Giro, A Comédia do Trabalho Cia. do Latão, Retábulo do Grupo Piollin, Quer TC? do bailarino Rodrigo Silbat, Festival das Artes Cênicas Especial 60 Anos Banco do Nordeste 2012, R& J de Shakespeare Juventude Interrompida RJ (2012), Beijo no Asfalto PE (2013) , Dom Quixote Circo Mínimo 2013 (SP), Uma Flor de Dama e BR TRANS (2013), Projeto Jornada Cultural (2014), Projeto Facetas em Trânsito Circulação O Bizarro Sonho de Steven (2015), A Santa Casa (2015), O Dia em que Sam Morreu do Grupo Armazém (RJ), Caravana 3 Marias (SA), Projeto Sim, Somos Bizarras - Rumos Itau (2015). Participou de cursos, oficinas e intercâmbio com os profissionais: Adelvane Néia (SP), Maurice Durozier (FR), Nathalie Joly (FR), Leonardo Lessa (MG), André Carreira (UDESC), Rômulo Avelar (MG), Ivan Andrade (SP), Charles Fricks (RJ) e Fatima Toledo (RJ). Publicou a crônica Uma Cidade de Caminhos Incertos, Becos e Ruelas no livro Travessa da Alfândega, organizado pelo autor José Correia. Participante, membro ativo e fundador da Rede Potiguar de Teatro, colaborando com o pensamento e articulação de políticas públicas para o segmento do teatro no Rio Grande do Norte. No audiovisual atuou no curta Três Vezes Maria do Coletivo Caboré (RN), Ainda não lhe fiz uma canção de amor da Casu Filmes (RN), e fez a preparação de elenco do curta Cuscuz Peitinho de Rodrigo Sena. Na publicidade gravou campanhas para a Assembleia Legislativa, SEBRAE, Prefeitura do Natal e ANORC através da Ginga Filmes e Prisma Filmes.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em LICENCIATURA EM TEATRO

2007 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção e Gestão Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I MOSTRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEFET - RN. 2008. (Outra).

XVI SEMANA DE HUMANIDADES - UFRN.A concepção de loucura em Foucault no processo de criação em Beckett. 2008. (Outra).

VII COLÓQUIO HUMANITAS. 2008. (Outra).

I SEMANA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Makários Maia Barbosa

BARBOSA, M. M.; HADERCHPEK, R. C.; COSTA, R.. "TODO AVENTAL" NA BOLOLÔ: ANÁSLISE DA FORMAÇÃO DE UM COLETIVO CÊNICO E DE U PROCESSO COLABORATIVO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ronaldo Fernando Costa

SILVA JUNIOR, A. B.; HADERCHPEK, R.; BARBOSA, M. M.;COSTA, R. F.. Todo Avental na Bololô: Análise da Formação de um Coletivo Cênico e de um Processo Colaborativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

HADERCHPEK, R.; BARBOSA, M. M.; COSTA, R. F.. "Todo Avental" na Bololo: Analise da formacao de um coletivo cenico e de um processo colaborativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alex Beigui de Paiva Cavalcante

Documentário: Imagens do Corpo Híbrido em Cena; Início: 2008; Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM TEATRO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alex Beigui de Paiva Cavalcante

Documentário: Imagens do Corpo Híbrido em Cena; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Alex Beigui de Paiva Cavalcante;

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

"Todo Avental" na Bololô: Análise da formação de um coletivo cênico e de um processo colaborativo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Robson Carlos Haderchpek;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Uma Cidade de Caminhos Incertos, Becos e Ruelas. In: José Correia Torres Neto. (Org.). Travessa da Alfândega Crônicas. 1ed.Natal: Caravela Selo Cultural, 2011, v. 1, p. 21-150.

  • SILVA JUNIOR, A. B. ; SEVERO, Rodrigo ; BEZERRA, Camille . A concepção de loucura em Foucault no processo de criação em Beckett. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Três Vezes Maria. 2014. Audiovisual.

Margem Ribeira. 2014. Teatral.

Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento. 2013. Teatral.

Retrato do Artista Quando Coisa. 2012. Teatral.

Todo Avental. 2011. Teatral.

Cena curta - Flor Carnívora. 2008. Teatral.

Nas Asas da História - A Cidade Iluminada. 2008. Teatral.

Alienação. 2007. Teatral.

A Grande Serpente. 2005. Teatral.

Manga Rosa. 2015 (Produção cultural).

Memórias de Quintal. 2015 (Produção cultural).

Cocozurbanos. 2015 (Produção cultural).

O Dia em que Sam Morreu. 2015 (Produção cultural).

Caravana 3 Marias. 2015 (Produção cultural).

Sim, Somos Bizarras. 2015 (Produção cultural).

Jornada Cultural. 2014 (Produção cultural).

Beijo no Asfalto. 2013 (Produção cultural).

Mire Veja. 2013 (Produção cultural).

Armadilhas Brasileiras. 2013 (Produção cultural).

Dom Quixote. 2013 (Produção cultural).

Uma Flor de Dama. 2013 (Produção cultural).

Festival das Artes Cênicas - 60 Anos - BNB. 2012 (Produção cultura).

R & J de Shakespeare - Juventude Interrompida. 2012 (Produção cultural).

Larvárias. 2011 (Produção cultural).

Rainha [(s)]. 2010 (Produtor cultural).

Guerra Cega Simplex Feche os Olhos e Voe ou Guerra Malvada. 2010 (Produção cultural).

Retábulo. 2010 (Produção Cultural).

A Comédia do Trabalho. 2009 (Produção cultural).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Documentário: Imagens do Corpo Híbrido em Cena, Descrição: Objetivos - Possibilitar a inserção dos agentes envolvidos na pesquisa no espaço do debate crítico sobre o uso da imagem do travesti; - Compor junto ao coordenador da pesquisa um documentário a partir dos resultados e análise do discurso e das diferentes mídias em jogo; - Selecionar e organizar o acervo temático e iconográfico da pesquisa; - Aprofundar nossa investigação sobre as questões relacionadas a gênero e performatividade, associando sempre que possível teoria e prática. Metodologia A partir da leitura teórica bibliográfica já existente da pesquisa, sistematizar os debates em forma de Ciclos entre os envolvidos a partir dos filmes e principais registros coletados. Registrar de modo analítico o material iconográfico da pesquisa, tomando como ponto de partida a coerência dos dados levantados e as diretrizes conceituais propostas pelo projeto. De posse dos dados acima levantados e das etapas acima descritas elaborar um roteiro para a execução do Documentário fílmico. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arlindo Bezerra da Silva Junior - Coordenador., Número de orientações: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Bololô Cia. Cênica. , Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira, 59012180 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33220090

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional