Cintia Maria Lanzarini Gouy

Experiência em pesquisa clínica (desde 2010), atuação em protocolos clínicos internacionais e projetos com iniciativa do pesquisador, na área pública e privada. Graduada em Farmácia pela UFRJ (2009). Mestrado em Gestão, Pesquisa & Desenvolvimento na área de pesquisa clínica pela Fundação Oswaldo Cruz (2014). Atualmente Tecnologista em Ciência e Tecnologia, exercendo a função de monitora de ensaios clínicos no INCA. Tutora à distância do curso de capacitação em pesquisa clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz - PROADI/SUS (2018). Realizou atividades na coordenação de pesquisas (2015) do INCA e coordenou o estudo RePORT no Lapclin-TB INI/Fiocruz (2014).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Fiocruz

2012 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Estudo comparativo entre os trâmites regulatórios para aprovação de estudos clínicos no Brasil e em outros países,Ano de Obtenção: 2014
Carmen Penido.Palavras-chave: Pesquisa Clínica; Ética; Processos Regulatórios; Ensaio Clínico.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Outros / Área: Bioética. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Farmácia

2005 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Oficina de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 16h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Capacitaçao em Pesquisa Clínica. (Carga horária: 80h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.

2016 - 2016

Design and Interpretation of Clinical Trials (Online). , Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.

2015 - 2015

Good Clinical Practice. , Produtos Roche Quimicos e Farmaceuticos, PRODUTOS ROCHE, Brasil.

2015 - 2015

Bioestatística. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2015 - 2015

Boas Práticas Clínicas. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Pesquisa Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Oncologia.

Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Regulatório.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica. 2013. (Encontro).

Encontro de Investigadores. 2011. (Encontro).

Encontro de Investigadores. 2011. (Outra).

XII Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica. 2011. (Encontro).

XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Cinetífica e Cultural da UFRJ.Estudo da potencialidade da zinco ftalocianina encapsulada em nanopartículas de poli-caprolactona para uso na terapia fotodinâmida do câncer. 2008. (Outra).

5 RIOPHARMA. Desenvolvimento e avaliação físico-química de emulsões contendo cetoconazol. In: 5 Congresso de Ciências Farmacêuticas. 2007. (Congresso).

II Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (RJ). 2007. (Outra).

I Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mariana Conceição de Souza

SOUZA, M. C.; SALGUEIRO, J. B.; M. S. Oliveira;PENIDO, C.. Estudo comparativo entre os trâmites regulatórios para aprovação de estudos clínicos no Brasil e outros países. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão, P&D na Industria Farmaceutica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Jennifer Braathen Salgueiro

SALGUEIRO, JENNIFER BRAATHEN. Estudo Comparativo entre os tramites regulatórios para aprovação de estudos clínicos no Brasil e outros países. 2014 - Fundação Oswaldo Cruz.

Elaine Cruz Rosas

SOUZA, M. C.; SALGUEIRO, J.; SANTINI, M.;ROSAS, E. C.. ?Estudo comparativo entre os trâmites regulatórios para aprovação de estudos clínicos no Brasil e em outros países. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão, Pes. e Desenv. na Indústria Farmacêutica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOUY, CÍNTIA M. LANZARINI ; PORTO, TIAGO F. ; PENIDO, CARMEN . Avaliação de ensaios clínicos no Brasil: histórico e atualidades. REVISTA BIOÉTICA (IMPRESSO) , v. 26, p. 350-359, 2018.

  • SOARES, M. V. ; LANZARINI, C. M. ; JUNIOR, E. R. ; SANTOS, E. P. ; RAMOS JUNIOR, P. R. S. . Improving the phototoxicity of the zinc phthalocyanine by encapsulation in nanoparticles: preparation, characterization and phototherapy studies. Acta Farmaceutica Bonaerense. Acta Farmaceutica Bonaerense , v. 29, p. 5-12, 2010.

  • LANZARINI, C. M. . Aula Monitoria de Ensaios Clínicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. . Aula sobre Pesquisa Clínica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. . Treinamento Legislaçoes em Pesquisa Clínica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. . RDC 36/2012 - Simplificação do Processo de Análise de Estudos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. . Treinamento Pendências Eticas e Regulatórias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. . Treinamento Instrução Normativa 4, de 11 de maio de 2009. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. . Treinamento IVRS, Suprimentos e Ficha Eletrônica de Dados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. ; RAMOS JUNIOR, P. R. S. ; SOARES, M. V. ; OLIVEIRA, M. R. ; JUNIOR, E. R. . Estudo de Potencialidade da Zinco Ftalocianina Encapsulada em nanopartículas de Poli-caprolactona para uso na Terapia Fotodinâmica do Câncer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. ; PINTO, C. S. C. ; JUNIOR, E. R. ; SANTOS, E. P. . Desenvolvimento e avaliação físico-química de emulsões contendo cetoconazol. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LANZARINI, C. M. ; PINTO, C. S. C. ; FREITAS, Z. M. F. ; JUNIOR, E. R. ; SANTOS, E. P. . Avaliação da Influência do Propilenoglicol na atividade termodinâmica do cetoconazol em formulações semi-sólidas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LANZARINI, C. M. . Pesquisa Clínica - Conceitos gerais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Estudo comparativo entre os trâmites regulatórios para a aprovação de estudos clínicos no Brasil e em outros países, Descrição: Apresentação dos processos regulatórios e respectivas normas vigentes para a aprovação de ensaios clínicos de medicamentos em diversos países. Abordagem das principais dificuldades no processo de aprovação de estudos clínicos no país e apresentação de sugestões para a regulamentação e processo brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cintia Maria Lanzarini Gouy - Coordenador / Carmen Penido - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor de ensaios clínicos, Carga horária: 40

Outras informações:
Realização de visitas de iniciação e acompanhamento de ensaios clínicos de iniciativa do pesquisador no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Elaboração de Relatórios de Monitoria e de documentação do estudo. Revisão de documentos essenciais. Treinamento do centro de pesquisa. Suporte na elaboração de sistemas de randomização em Ensaios Clínicos. Atividades de questões regulatórias dos estudos. Orientações aos pesquisadores e coordenadores de estudo para condução dos estudos de acordo com as Boas Práticas Clínicas. Suporte na elaboração e revisão de protocolos de pesquisa. Reuniões com os pesquisadores para discussão do protocolo de pesquisa. Suporte no Gerenciamento de dados, o que inclui auxílio na revisão e validação de Ficha Eletrônica de Dados (CRF), OpenClinica e REDCap. Participação na discussão com os pesquisadores na seleção de variáveis clínicas para a CRF. Elaboração e revisão de procedimentos operacionais. Aulas ministradas para o curso de Fellow em Pesquisa Clínica em Câncer com ênfase em Gerenciamento e Condução de Ensaios Clínicos. Liderança na monitoria de ensaios clínicos (2019).

2015 - 2016

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de ensaios clínicos, Carga horária: 40

Outras informações:
Suporte na condução de ensaios clínicos, incluindo triagem de potenciais participantes para a pesquisa, inserção de dados em fichas clínicas específicas e resolução de discrepâncias, suporte às visitas de monitoria no centro de pesquisa, acompanhamento junto ao pesquisador principal da ocorrência de eventos adversos graves e identificação e submissão de desvios do protocolo do estudo, suporte para que a condução do estudo ocorra de acordo com as Boas Práticas Clínicas e requerimentos regulatórios.

2018 - Atual

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10

Outras informações:
Tutora no Ensino à Distância no curso intermediário em Pesquisa Clínica realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde por intermédio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Atividades incluem mediar o processo de ensino e aprendizagem, propor discussões e interações em relação ao tema envolvido, estabelecer vínculos de comunicação, orientar os alunos na condução do curso e realização das atividades, elaborar relatórios gerenciais, avaliar a participação dos alunos, correção de questões dissertativas e fóruns de discussões, revisão do conteúdo das aulas e material de suporte. As aulas envolvem questões regulatórias de pesquisa clínica e de Boas Práticas Clínicas, bioética, epidemiologia, desenho e condução de estudos clínicos, equipes envolvidas com pesquisa clínica, entre outros.

2014 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de estudos - Projeto RePORT-BR, Carga horária: 40

Outras informações:
Participação em projetos de pesquisa (estudos clínicos) Coordenadora do estudo Pesquisa Regional Prospectiva e Observacional em Tuberculose no Brasil. Trata-se de um estudo de coorte com o objetivo de formar o primeiro biorrepositório de amostras biológicas de pacientes com tuberculose e contatos no Brasil, que poderá contribuir futuramente para o conhecimento da patogênese e mecanismos de cura e para a identificação futura de biomarcadores associados ao adoecimento. Participação em reuniões com pesquisadores do projeto de pesquisa. Auxílio no planejamento da realização do estudo no INI/ Fiocruz e demais centros de pesquisa (Manaus e Salvador). Elaboração de protocolo de transporte de amostras biológicas. Auxílio na organização/ montagem de laboratórios para análises do estudo. Logística de materiais do estudo para centros de pesquisa e laboratório. Treinamento de centros de pesquisa.

2012 - 2014

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Aluna de Mestrado, Enquadramento Funcional: Mestrando

Atividades

  • 09/2014 - 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Presidência da Fiocruz, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2012 - 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Tecnologia em Fármacos - Jacarepaguá, .,Linhas de pesquisa

2013 - 2014

GlaxoSmithKline, Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Liderança reg e responsabilidade técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Contratada por CRO ( Farmacodinâmica) para condução de estudos (ensaios clínicos) patrocinados pela GlaxoSmithKline

2010 - 2013

GlaxoSmithKline, Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa Clínica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação em Projetos de Pesquisa (ensaios clínicos) - contratada por empresa terceira (captativa) para condução de ensaios clínicos. Elaboração de dossiês éticos e regulatórios e respostas as pendências emitidas por CEP/ CONEP e ANVISA para ensaios clínicos multicêntricos em oncologia. Participação dos processos de viabilidade de projetos de pesquisa clínica. Implementação (período de aprovação ético-regulatória) e acompanhamento dos projetos dentro dos prazos e planejamento. Tradução, revisão e/ou preparo e submissão de documentos aos centros/comitês de ética e ANVISA. Auxílio na organização/ realização de reunião de investigadores. Organização dos arquivos do estudo, acompanhamento de submissão de documentos junto ao centro de pesquisa. Elaboração de relatórios periódicos sobre o andamento dos projetos. Auxílio na elaboração de estratégias de recrutamento. Treinamentos para centro de pesquisa e equipe interna.