Douglas Rodrigo Kaiser
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM (2005). Foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq) de 2001 a 2005. Possui Mestrado e Doutorado em Ciência do Solo . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Agronomia e Ciência do Solo, com ênfase em física e manejo e conservação do solo e da água. É professor permanente do mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis. Trabalha principalmente nos seguintes temas: sistema plantio direto, dinâmica da água no solo, estrutura do solo, resposta das culturas agrícolas ás condições físicas do solo, microbacias hidrográficas, impacto de sistemas de manejo na qualidade da água.
Informações coletadas do Lattes em 06/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência do Solo
2006 - 2010
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Estrutura e água em Argissolo sob distintos preparos na cultura do milho
, Ano de obtenção: 2010. Dalvan José Reinert. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciência do Solo
2005 - 2006
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Nitrato na solução do solo e na água de fontes para consumo humano numa microbacia hidrográfica produtora de fumo
, Ano de Obtenção: 2006.Dalvan José Reinert.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Lixiviação de nitrato; Contaminação da água; Cultura do fumo; Manejo do solo; Microbacia hidrográfica; Solos frágeis. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Manejo e Conservação do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Conservação de Solo e Água. Setores de atividade: Produção Vegetal.
Graduação em Agronomia
2000 - 2004
Universidade Federal de Santa Maria
Orientador: Dalvan José Reinert
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2014 - 2015
Curso de Pedologia Aplicada. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Workshop: Fundamentos de medidas físicas de solo e. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Curso de Capacitação Profissional em Educação. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Extensão em Línguas - ALEMÃO B2. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Extensão em Línguas - ALEMÃO B1. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Extensão em Línguas -INGLÊS B2. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Extensão em Línguas - INGLÊS B1. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Conservação de Solo e Água.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do solo e da água.
Participação em eventos
XXI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. 2020. (Congresso).
21st World Congress of Soil Science. 2018. (Congresso).
3rd International Soil Judging Contest. Técnico de equipe Brasileira. 2018. (Olimpíada).
III Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos. Técnico de equipe. 2018. (Olimpíada).
VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.Avaliador de trabalhos. 2018. (Outra).
XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. avaliador científico. 2018. (Congresso).
III Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água. 2017. (Seminário).
VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 2017. (Seminário).
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2017. (Congresso).
XI Reunião Sul brasileira de Ciência do Solo. 2016. (Congresso).
XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. 2016. (Congresso).
X Reunião Sul brasileira de Ciência do Solo. 2014. (Congresso).
Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos: manejo do solo, da água e de bacias hidrográficas.Agroquímicos e a qualidade da água. 2013. (Seminário).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2013. (Congresso).
IX Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. 2012. (Congresso).
Seminário Sobre o Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos.Mesa redonda: Redes integradas de análises e estudos de bacias integradas. 2012. (Seminário).
XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da água. 2012. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Armazenamento e disponibilidade de água para o girassol em solo arenoso sob diferentes níveis de compactação. 2009. (Congresso).
VII Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo. 2008. (Congresso).
XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Condutividade de ar em Argissolo submetido a diferentes manejos e níveis de compactação. 2008. (Congresso).
XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2007. (Congresso).
Fórum Solos & Ambiente: os solos e as cidades.II Fórum Solos & Ambiente: os solos e as cidades. 2006. (Simpósio).
XVI Reunião Braileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. XVI Reunião Braileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. 2006. (Congresso).
Curso de Fisiologia do Crescimento de Plantas e Modelagem em Agricultura.Curso de Fisiologia do Crescimento de Plantas e Modelagem em Agricultura. 2005. (Outra).
XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2005. (Congresso).
Curso de Atualização em Fertilidade do solo.Curso de Atualização em Fertilidade do solo. 2004. (Outra).
I Fórum Solos & Ambiente.I Fórum Solos & Ambiente. 2004. (Simpósio).
II Seminário: Arroz Irrigado: uso intensivo e sustenável de várzeas.II Seminário: Arroz Irrigado: uso intensivo e sustenável de várzeas. 2004. (Seminário).
XIX Jonada Acadêmica Integrada.XIX Jonada Acadêmica Integrada. 2004. (Outra).
XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. 2004. (Congresso).
XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.XVIII Jornada Acadêmica Integrada. 2003. (Seminário).
XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. XXIX Congresso Brasileiro de Ciencia do Solo. 2003. (Congresso).
AGRIBUSINESS: O SUCESSO PASSA POR ESTE CAMINHO.Agribusiness: o sucesso passa por este caminho. 2002. (Seminário).
XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. 2002. (Congresso).
XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. XVII Jornada Acadêmica Integrada. 2002. (Congresso).
XV SEAGRO-SEMANA ACADÊMICA DA AGRONOMIA.XV Semana Acadêmica da Agronomia. 2002. (Seminário).
II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM AGROECOLOGIA.II Seminário de Formação em Agroecologia. 2001. (Seminário).
XVI SEAGRO- SEMANA ACADÊMICA DA AGRONOMIA.XIV Semana Acadêmica da Agronomia. 2001. (Seminário).
XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2001. (Congresso).
SEMINÁRIO DE FORMAÇÃOEM AGROECOLOGIA.I Seminário de Formação em Agroecologia. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
TIMM, L. C.;KAISER, D. R.; ARMINDO, R. A.. Funções de energia hidráulica na análise da qualidade física de Neossolos sob diferentes usos em escala de bacia hidrográfica. 2021. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pelotas.
DAROIT, D. J.;KAISER, D. R.; BENTO, F. M.. REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO COM UMA MISTURA COMERCIAL DE DIESEL-BIODIESEL (B12): UMA AVALIAÇÃO EM MICROCOSMOS DOS EFEITOS DA ADIÇÃO DE COMPOSTOS (IN)ORGÂNICOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
SILVA, Vanderlei Rodrigues da; SILVA, R. F.;KAISER, D. R.. Atributos físicos e mecânicos de um Latossolo conduzido sob diferentes manejos. 2020. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; GIACOMINI, S. J.. Dinâmica de nitrato na solução do solo em sistemas com uso de plantas de cobertura do solo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
TIMM, L. C.; BESKOW, S.;KAISER, D. R.; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches. Análise da variabilidade espacial dos atributos físico-hídricos do solo de uma bacia hidrográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pelotas.
SILVA, Vanderlei Rodrigues da;KAISER, D. R.; ZWIRTES, A. L.. PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS E CARBONO DO SOLO APÓS APLICAÇÕES SUCESSIVAS DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DE AVES E SUÍNOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de Santa Maria.
DAROIT, D. J.;KAISER, D. R.. Potencial de atenuação natural de diesel (B8) e biodiesel (B100) em solo sem histórico de contaminação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
GUBIANI, P. I.;KAISER, D. R.; SCHENATO, R. B.;REINERT, D.J.. Indicadores de transporte de água no intervalo hídrico ótimo do solo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade Federal de Santa Maria.
SILVA, Vanderlei Rodrigues da; ROS, C. O.;KAISER, D. R.; SILVA, R. F.. Propriedades físico-hídricas de um Latossolo em sistemas de preparo e planos de cultivo. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; MINELLA, J.P.G.; BARROS, C.A.P. Propriedades físicas e infiltração de água no solo condicionadas pelo uso de plantas de cobertura. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
SEQUINATTO, L.;KAISER, D. R.; ALMEIDA, J. A.. Caráter retrátil de nitossolos e latossolos do sul do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA DO SOLO) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MARCHESAN, E.;KAISER, D. R.; SILVA, P. R. F.. Sistemas de implantação de milho em áreas de arroz irrigado. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.
SILVA, Vanderlei Rodrigues da;KAISER, D. R.; SILVA, R. F.. Variabilidade espacial da resistência do solo a penetração em um campo de futebol. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Agricultura de Precisão) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, J.M.;KAISER, D. R.; FLORIANO, E. P.. Relação dos atributos do solo com a produtividade de Eucaliptus na Metade Sul do RS. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
MINELLA, J.P.GKAISER, D. R.; TASSI, R.. Comportamento hidrossedimentológico de uma bacia hidrográfica rural utilizando técnicas de monitoramento e. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; FLEIG, F.D. Monitoramento do consumo de água do solo em plantio de Eucalyptus. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, Dalvan JoséKAISER, D. R.MINELLA, J.P.G. Matéria orgânica de um Argissolo Vermelho Distrófico úmbrico após a introdução de fitofisionomias antrópicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
BORGES, P.A.P;KAISER, D. R.; UHDE, L.T. Modelagem matemática do movimento da água em um perfil de solo heterogêneo. 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
LEVIEN, R.;KAISER, D. R.; MAZURANA, M.; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches. Diagnóstico do estado de compactação e descompactação em solos sob plantio direto no centro-sul do Paraná. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; MAZURANA, M.; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches; KOPPE, E.. RESISTÊNCIA DO SOLO COM CULTIVO DE ERVA-MATE E PLANTAS DE COBERTURA. 2021. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
TIMM, L. C.; MELLO, C. R.; COELHO, G.;KAISER, D. R.. Efeitos da variabilidade espacial da condutividade hidráulica do solo saturado na simulação de escoamento superficial direto em escala de bacia hidrográfica usando o modelo LISEM. 2020. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pelotas.
REICHERT, J.M.; COPETTI, André Carlos Cruz;KAISER, D. R.; SILVA, Vanderlei Rodrigues da; BAUMHARDT, E.. Comportamento hidrológico de três pequenas bacias hidrográficas rurais com diferentes coberturas vegetais de solo. 2019. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
DALMOLIN, R. S. D.; TENCATEN, A.;KAISER, D. R.; PEDRON, F. A.; SCHENATO, R. B.. Modelagem do terreno e mapeamento digital de solos por extrapolação das relações solo-paisagem. 2016. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; ELTZ, F. L. F.; DENARDIN, J. E.; GUBIANI, P. I.. Residualidade da escarificação mecânica e estratégias para mitigação da compactação do solo em sistema plantio direto. 2015. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; SOARES, R.; FRANCO, A. M. P.; VOGELMANN, E. S.. Transporte e redistribuição de sedimentos e dos estoques de carbono numa bacia hidrográfica rural afetada pela erosão hídrica no sul do Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, José Miguel; ROVEDDER, A. P. M.;KAISER, D. R.; MULLER, I;ALBUQUERQUE, J. A.. Intervalo hídrico ótimo e a determinação da densidade crítica de diferentes tipos de solos destinados ao plantio de Eucalyptus Saligna. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, D.R. dosKAISER, D. R.; BORTOLUZZI, E. C.; PELLEGRINI, J. B. R.; TASSI, R.. Dinâmica do fósforo em duas bacias hidrográficas rurais com predomínio de sistema plantio direto. 2014. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; MULLER, I; GATIBONI, L. C.; CECHIN, N. F.. Propriedades físicas e químicas do solo e crescimento de Eucalyptus Dunnii Maiden em diferentes espaçamentos de plantio.. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
RHEINHEIMER, Danilo dos Santos;KAISER, D. R.; GONCALVES, C. S.;MINELLA, J.P.G; PEITER, M. X.. Usos do solo e as respostas hidrossedimentológicas em pequenas bacias hidrográficas rurais pareadas localizadas na Região Central do Rio Grande do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, Dalvan JoséCARLESSO, R.KAISER, D. R.ALBUQUERQUE, J. A.; PERRANDO, E. R.. Dinâmica do armazenamento e da disponibilidade de água em Argissolo sob eucalipto e campo nativo. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, J.M.;KAISER, D. R.MINELLA, J.P.G; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches; GONÇALVES, A. D. M. A. Manejo físico de solo arenoso para o estabelecimento de culturas destinadas a produção de Etanol. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
GUBIANI, P.I.;KAISER, D. R.; MAFRA, A.; LANZZANOVA, M.; ZANON, A. J.. Capacidade da cultura de cobertura de inverno para melhorar a qualidade de solos no sul do Brasil. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
GUBIANI, P.I.;KAISER, D. R.; DRESCHER, M. S.; SCHENATO, R. B.; AMADO, T. J. C.. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE RAIOS X COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA POROSIDADE DE UM LATOSSOLO MANEJADO COM PLANTAS DE ADUBAÇÃO VERDE.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
GUBIANI, P. I.;KAISER, D. R.; SCHENATO, R. B.; DRESCHER, M. S.; AMADO, T. J. C.. RECUPERAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS E HIDRÁULICAS DE UM LATOSSOLO COMPACTADO CULTIVADO COM PLANTAS DE COBERTURA. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; SILVA, L. S.; DRESCHER, M. S.; SILVA, Vanderlei Rodrigues da. Uso de plantas de cobertura em cultivo perene, adição de matéria orgânica e sua influência na resistência do solo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MINELLA, J.P.GKAISER, D. R.; MERTEN, G. H.; CERDAN, O.; EVRARD, O.. Planejamento conservacionista de solo em grandes bacias hidrográficas: a modelagem da produção de sedimentos e da redistribuição de sedimentos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; KOPPE, E.; SILVA, V. R.;ALBUQUERQUE, J. A.. Estrutura e fluxo de ar e água no solo em sistemas com uso de plantas de cobertura. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
LEVIEN, R.; BAYER, C.; MAZURANA, M.;KAISER, D. R.; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches. DIAGNÓSTICO E MANEJO DA COMPACTAÇÃO EM SOLOS SOB PLANTIO DIRETO NO CENTRO-SUL DO PARANÁ. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REICHERT, J.M.;REINERT, D.J.KAISER, D. R.; GUBIANI, P. I.; HOLTHUSEN, D.. Estrutura do solo avaliada por parâmetros mecânicos, permeabilidade e espaço poroso. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REINERT, D.J.KAISER, D. R.; FLEIG, F.D; PREVEDELLO, J.; SEQUINATTO, L.. Variação temporal da temperatura e umidade do solo sob diferentes tipos de cobertura e relações com o crescimento inicial de erva mate. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, J.M.;REINERT, D.J.; HILDEBRAND, H. S.;KAISER, D. R.; SOARES, R.. Parametrização do modelo Ecofisiológico 3-PG com ênfase nas propriedades físico-químicas do solo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.
DALMOLIN, R. S. D.; TENCATEN, A.;KAISER, D. R.; PEDRON, F. A.; SCHENATO, R. B.. Modelagem do terreno e mapeamento digital de solos por extrapolação dos atributos do relevo em áreas intensamente cultivadas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
SANTOS, D.R. dos; PELLEGRINI, J. B. R.; GONCALVES, C. S.;KAISER, D. R.. Rasche. Identificação de fontes de sedimentos em bacias hidrográficas rurais no sul do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, José MiguelKAISER, D. R.MINELLA, J.P.G; UHDE, L.T; TASSI, R.. Avaliação dos Processos Hidrológicos em Diferentes Escalas com Técnicas de Monitoramento e Modelagem Matemática.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.
REICHERT, José MiguelKAISER, D. R.; GUBIANI, P. I.. Relatório de estágio na empresa Safras comércio de Insumos Agrícolas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.
MISSIO, E.; ROS, C. O.;KAISER, D. R.. Concurso público para professor. 2013. Universidade Federal do Pampa.
KAISER, D. R.. Participação da banca de avaliação de trabalhos submetidos a 61ª Reunião Anual da SBPC. 2009. Universidade Federal do Amazonas.
KAISER, D. R.. Participação na banca de avaliação de trabalhos para a 60ª Reunião Anual da SBPC. 2008.
KAISER, D. R.. Membro de banca avaliadora de trabalhos da 21° Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
Sistemas de manejo para a recuperação de solos compactados; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade Federal da Fronteira Sul; (Orientador);
Cosntrução e avaliação de sondas artesanais para menir a umidade do solo com equipamento TDR; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; (Orientador);
: Qualidade física do solo e produtividade de culturas agrícolas em sistema plantio direto consolidado; ; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Monitoria em Ciência do solo; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Fronteira Sul; (Orientador);
Monitoria em Ciência do solo; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Fronteira Sul; (Orientador);
ADIÇÃO DE ESTERCO E PEDOTURBAÇÃO EM PASTAGENS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL; 2020; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade Federal da Fronteira Sul,; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Restauração florestal em área degradada por pastagem no sul do Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade Federal da Fronteira Sul,; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação da qualidade física e resiliência de um Cambissolo Húmico em sistema de produção agropecuária; 2018; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA DO SOLO) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Plantas de cobertura e agregação do solo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Produção de biomassa de plantas de cobertura e seu efeito sobre a estrutura do solo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Dimensionamento de terraços para sistema plantio direto nas condições edafoclimáticas da região Missioneira do Rio Grande do Sul; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Diagnóstico da correspondência entre as classes de solos no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos com os sistemas internacionais utilizados pelas revistas brasileiras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estimativa da retenção e disponibilidade de água para os solos do Rio Grande do Sul; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Eficiência das plantas de cobertura na recuperação da estrutura do solo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Diagnóstico da situação do sistema plantio direto em Salvador das Missões-RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Sistema plantio direto: utilização de suas premissas para viabilidade e sustentabilidade da agricultura com enfoque nas Missões-RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação da qualidade física do solo em sistema integrado de produção agropecuária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Uso de plantas de cobertura no período outonal e seu efeito sobre atributos físicos do solo e a produtividade do trigo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Calibração de dispositivo TDR para estimativa da umidade volumétrica em Latossolo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Agregação do solo em sistema integrado de produção agropecuária; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Efeito de plantas de cobertura sobre atributos físicos em Latossolo sob preparo convencional e a produtividade da soja; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Efeito do nabo forrageiro e da aveia preta no periodo outonal sobre atributos físicos do solo e a produtividade do trigo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Impactos da colheita de milho para silagem sobre atributos do solo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Diagnóstico de atributos físicos de solos sob sistema de integração lavoura-pecuária; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Intervalo hídrico ótimo em Latossolo argiloso da região das Missões; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
; Influência de diferentes tipos de plantas sobre a estrutura do solo em plantio direto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
; Influência do extrato de alga (Ascophyllum nodosum) sobre o desempenho da cultura da canola; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Diagnóstico dos solos sob cultivo de alfafa na localidade de Rincão de São Pedro, no município de São Luiz Gonzaga; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação da eficiência agronômica do inoculante a base de Azospirillum brasiliense na cultura do milho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Compressibilidade e suscetibilidade a compactação de um Latossolo Vermelho sob diferentes condições de preparo e manejo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação das condições físicas do solo e desenvolvimento da cultura da canola exposta a diferentes sistemas de manejo do solo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Diagnóstico dos atributos físicos do solo em lavouras de alfafa no distrito de Rincão de São Pedro, no município São Luiz Gonzaga/RS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Efeitos da adubação com silicato de cálcio e magnésio sobre o desenvolvimento e a produtividade do milho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Análise do uso e aptidão dos solos da microbacia do Lajeado Pardo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação da eficiência agronômica de Azospirillun Brasiliensse na cultura do trigo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Infiltração e armazenamento de água em sistemas de manejo do solo e influência sobre a cultura do milho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
A cobertura com palha pode minimizar a compactação do solo ocasionada pelo tráfego de máquinas agrícolas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estrutura e dinâmica da água do solo em sistema de manejo para a produção de hortaliças; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Sistema de manejo do solo para a produção de hortaliças; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação de um coletor de solo para obtenção de amostras com estrutura preservada: efeito sobre propriedades físicas e hídricas; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Plantas de cobertura de outono/inverno e seu efeito sobre a qualidade estrutural e dinâmica da água no solo na cultura do milho; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Sistema de manejo do solo para a produção de hortaliças; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estrutura e dinâmica da água do solo em sistema de manejo para a produção de hortaliças; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Efeito de diferentes técnicas de recuperação sobre a diversidade de espécies e sobre a estrutura do solo em áreas degradadas pela atividade pecuária; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Efeito de diferentes técnicas de recuperação sobre a diversidade de espécies e sobre a estrutura do solo em áreas degradadas pela atividade pecuária; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Recuperação da qualidade estrutural do solo pelo uso de plantas de cobertura de inverno e seu efeito sobre a dinâmica da água e produtividade do milho; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Plantas de cobertura de outono/inverno e seu efeito sobre a qualidade estrutural e dinâmica da água no solo na cultura do milho; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação de um coletor de solo para obtenção de amostras com estrutura preservada: efeito sobre propriedades físicas e hídricas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Efeito de diferentes técnicas de recuperação sobre a diversidade de espécies e sobre a estrutura do solo em áreas degradadas pela atividade pecuária; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Recuperação da qualidade estrutural do solo pelo uso de plantas de cobertura de inverno e seu efeito sobre a dinâmica da água e produtividade do milho; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação de um coletor de solo para amostras indeformadas: efeito sobre a curva de retenção de água no solo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Avaliação de um coletor de solo para amostras indeformadas: efeito sobre a curva de retenção de água no solo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Atributos físicos do solo em sistemas de integração lavoura-pecuária leiteira e produtividade da cultura da soja; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Construção e teste de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada - fase 2; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Impactos de um sistema integrado de produção agrícola e pecuária leiteira sobre a qualidade física do solo e produtividade da cultura do milho; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
O papel dos besouros coprófagos na melhoria das condições físicas do solo em pastagens; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Construção e teste de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estrutura e armazenamento de água em Latossolo sob diferentes sistemas de preparo e manejo para a cultura da soja; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Construção e teste de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
O papel dos besouros coprófagos na melhoria das condições físicas do solo em pastagens; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estrutura e armazenamento de água em Latossolo sob diferentes sistemas de preparo e manejo para a cultura da soja; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Infiltração e armazenamento de água em sistemas de manejo do solo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Efeitos da cobertura do solo com residuos vegetais na dissipação de forças compactadoras do solo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Monitoria em Ciência do solo; 2020; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Monitoria em Ciência do Solo; 2019; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio curricular realizado na ? Metalúrgica Kerkhoff Ltda?; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio final realizado na EMATER/ASCAR de Salvador das Missões-RS; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio em conservação do solo-Embrapa Trigo, Passo Fundo -RS; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio curricular em acompanhamento técnico e comercial em agricultura de precisão -Drakkar solos; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Monitoria em Ciência do solo; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Monitoria em Ciência do Solo; 2018; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio curricular realizado na ?Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Trigo, Passo Fundo; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório final apresentando atividades executadas durante o estágio final, realizado no Departamento de Tecnologia (CCGLTEC), Setor de Fertilidade do solo; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio curricular supervisionado realizado na empresa Integral Informática e Agricultura LTDA; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório final apresentando as atividades executadas durante o estágio final realizado na Fazenda Palmares, empresa SLC Agrícola; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório final apresentando as atividades executadas durante o estágio final realizado na Sementes Lazarotto; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório final apresentando as atividades executadas durante o estágio final realizado na EMATER/ASCAR de Salvador das Missões-RS; 2017; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Monitoria em Ciência do solo; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Monitoria em Ciência do Solo; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Monitoria em Ciência do Solo; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio em Agricultura Conservacionista - Embrapa Trigo; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio na Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas KF; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio na cooperativa tritícola Santo Ângelo; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio na SLC Agrícola ? Fazenda Planeste; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio na Emater/RS-Ascar de Roque Gonzalez -RS; 2016; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório de estágio realizado na Pioneer Sementes /Santa Rosa-RS; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório de estágio realizado na Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório das atividades desenvolvidas durante o estágio na Cooperativa Tritícola Regional São-LuizenseLtda; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Entágio em Transferência de tecnologia em agricultura conservacionista: sistema de produção de grãos/ Embrapa Trigo; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Estágio na Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga: Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente; 2015; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório de estágio realizado no Laboratório de Hidrossedimentologia da UFSM; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório de estágio realizado na CCGL TEC-Cruz Alta-RS; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório de atividades do estágio curricular obrigatório realizado na Embrapa Trigo; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório de estágio realizado na Embrapa Trigo; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Relatório de estágio em Biologia do solo e ambiente; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Douglas Rodrigo Kaiser;
Produções bibliográficas
-
RAUBER, L. R. ; SEQUINATTO, L. ; KAISER, D. R. ; BERTOL, I. ; BALDISSERA, T. C. ; GARAGORRY, F. ; SBRISSIA, A. ; PEREIRA, G. ; PINTO, C. . Soil physical properties in a natural highland grassland in southern Brazil subjected to a range of grazing heights. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT , v. 319, p. 1, 2021.
-
TIMM, L. C. ; SANTOS, R. C. V. ; SIQUEIRA, T. M. ; MELLO, C. R. ; SOARES, M. F. ; BESKOW, S. ; KAISER, D. R. . Spatial uncertainty analysis of the saturated soil hydraulic conductivity in a subtropical watershed. ENVIRONMENTAL EARTH SCIENCES (INTERNET) , v. 1, p. 1, 2021.
-
SOARES, MAURICIO FORNALSKI ; CENTENO, LUANA NUNES ; TIMM, LUÍS CARLOS ; MELLO, CARLOS ROGÉRIO ; KAISER, DOUGLAS RODRIGO ; BESKOW, SAMUEL . Identifying Covariates to Assess the Spatial Variability of Saturated Soil Hydraulic Conductivity Using Robust Cokriging at the Watershed Scale. JOURNAL OF SOIL SCIENCE AND PLANT NUTRITION , v. 20, p. 1, 2020.
-
SOBUCKI, LISIANE ; RAMOS, RODRIGO FERRAZ ; GUBIANI, ELCI ; BRUNETTO, GUSTAVO ; KAISER, DOUGLAS RODRIGO ; DAROIT, DANIEL JONER . Feather hydrolysate as a promising nitrogen-rich fertilizer for greenhouse lettuce cultivation. INTERNATIONAL JOURNAL OF RECYCLING OF ORGANIC WASTE IN AGRIC , v. 8, p. 493-499, 2019.
-
FREITAS, J. A. S. ; SILVA, V. R. ; LUZ, F. B. ; KAISER, D. R. ; ZWIRTES, A. L. . Soil carbon and physical-mechanical properties after successive applications of swine and poultry organic waste. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online) , v. 48, p. 390-398, 2018.
-
MUMBACH, GILMAR LUIZ ; KOTOWSKI, IVAN ENRIQUE ; SCHNEIDER, FABIO JOSÉ ANDRES ; MALLMANN, MICAEL STOLBEN ; BONFADA, ELCIO BILIBIO ; PORTELA, VALÉRIA ORTAÇA ; BONFADA, ÉVERSON BILIBIO ; KAISER, DOUGLAS RODRIGO . Resposta da inoculaÃÃo com Azospirillum brasilense nas culturas de trigo e de milho safrinha. SCIENTIA AGRARIA (ONLINE) , v. 18, p. 97-123, 2017.
-
WOLSKI, M. S. ; DALMOLIN, R. S. D. ; FLORES, C. A. ; BUENO, J. M. M. ; TENCATEN, A. ; KAISER, D. R. . Digital soil mapping and its implications in the extrapolation of soil-landscape relationships in detailed scale. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA , v. 52, p. 633, 2017.
-
GIACOMELI, ROBSON ; MARCHESAN, ENIO ; SARTORI, GERSON MENEGHETTI SARZI ; DONATO, GABRIEL ; SILVA, PAULO REGIS FERREIRA DA ; KAISER, DOUGLAS RODRIGO ; ARAMBURU, BRUNO BEHENCK . Escarificação do solo e sulcadores em semeadora para cultivo de milho em Planossolos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) , v. 51, p. 261-270, 2016.
-
KAISER, D. R. ; SEQUINATTO, L. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; DALBIANCO, Leandro . High Nitrogen Fertilization of Tobacco Crop in Headwater Watershed Contaminates Subsurface and Well Waters with Nitrate. Journal of Chemistry , v. 2015, p. 1-12, 2015.
-
SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; REICHERT, José Miguel ; ALBUQUERQUE, JACKSON ADRIANO ; REINERT, Dalvan José ; KAISER, DOUGLAS RODRIGO . Dispersion and flocculation of Vertisols, Alfisols and Oxisols in Southern Brazil. Geoderma Regional , v. 5, p. 64-70, 2015.
-
SOARES, J. C. W. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; KAISER, D. R. ; MINELLA, J.P.G. . Relação solo/paisagem e sua variação temporal em uma estação experimental de silvicultura. CIENCIA FLORESTAL , v. 25, p. 477-489, 2015.
-
REICHERT, José Miguel ; RODRIGUES, MIRIAM FERNANDA ; AWE, GABRIEL OLADELE ; RIQUELME, Ursino Federico Barreto ; KAISER, DOUGLAS RODRIGO ; REINERT, Dalvan José . Common bean in highly variable weather conditions, on sandy soils, and food security in a subtropical environment. Food and Energy Security , v. 1, p. n/a-n/a, 2015.
-
PREVEDELLO, J. ; VOGELMANN, E. S. ; KAISER, D. R. ; FONTANELA, E. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. . Agregação e matéria orgânica de um Argissolo sob diferentes preparos do solo para plantio de Eucalipto. Pesquisa Florestal Brasileira (Impresso) , v. 34, p. 149-158, 2014.
-
ORTIGARA, C. ; KOPPE, E. ; LUZ, F. B. ; BERTOLLO, A. M. ; KAISER, D. R. ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da . Uso do solo e propriedades físico -mecânicas de Latossolo Vermelho. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 38, p. 361-369, 2014.
-
PREVEDELLO, J. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; VOGELMANN, E. S. ; FONTANELA, E. ; REICHERT, José Miguel . Manejo do solo e crescimento inicial de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden em Argissolo. Ciência Florestal (UFSM. Impresso) , v. 23, p. 129-138, 2013.
-
SECCO, D ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. ; FERREIRA, Fernando Perobelli ; KAISER, D. R. ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da . Shear parameters associated with compaction states and degrees of water saturation in two Hapludox. African Journal of Agricultural Research , v. 8, p. 4906, 2013.
-
PREVEDELLO, J. ; VOGELMANN, E. S. ; KAISER, D. R. ; REINERT, D.J. . A funcionalidade do sistema poroso do solo em floresta de eucalipto sob Argissolo. Scientia Forestalis (IPEF) , v. 41, p. 566-566, 2013.
-
REICHERT, J.M. ; KAISER, D. R. ; SANTOS, D.R. dos ; SEQUINATTO, L. ; REINERT, D.J. ; BLUME, E. . Water contamination by agrichemicals in a small subtropical watershed with steep slopes and shallow soils under tobacco. Mitteilungen des Forschungsinstitus Wasser und Umwelt der Universität Siegen , v. 3, p. 79-86, 2012.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; COLLARES, Gilberto Louguercio . Compactação superficial de Latossolos sob integração lavoura - pecuária de leiteno noroeste do Rio Grande do Sul. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 41, p. 246-250, 2011.
-
REICHERT, J.M. ; ALBUQUERQUE, J.A. ; GUBIANI, P.I. ; KAISER, D. R. ; MINELLA, J.P.G. ; REINERT, D.J. . Hidrologia do solo, disponibilidade de água às plantas e zoneamento agroclimático. TÓPICOS EM CIÊNCIA DO SOLO , v. 7, p. 1-54, 2011.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; STRECK, Carlos Arnoldo ; PELLEGRINI, André . Nitrate and Ammonium in soil solution in tobacco management systems. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 34, p. 649-658, 2010.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; MINELLA, J.P.G . Dielectric constant obtained from TDR and volumetric moisture of soils in southern Brazil. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 34, p. 379-387, 2010.
-
REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; RIQUELME, Ursino Federico Barreto . Variação temporal de propriedades físicas do solo e crescimento radicular de feijoeiro em quatro sistemas de manejo. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 44, p. 310-319, 2009.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; KUNZ, Marcelo . Intervalo hídrico ótimo no perfil explorado pelas raízes de feijoeiro em um Latossolo sob diferentes níveis de compactação. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 845-855, 2009.
-
REICHERT, José Miguel ; ALBUQUERQUE, J. A. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; CARLESSO, R. ; URACH, F. . Estimation of water retention and availability in soils of Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 1547-1560, 2009.
-
COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. . Compactação de um Latossolo induzida pelo tráfego de máquinas e sua relação com o crescimento e produtividade de feijão e trigo. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 933-942, 2008.
-
VEIGA, Milton da ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. . Short and long term effects of tillage systems and nutrient sources on soil physical properties of a southern brazilian hapludox. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 1437-1446, 2008.
-
COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. . Qualidade física do solo na produtividade da cultura do feijoeiro num Argissolo. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 41, n.11, p. 1663-1674, 2006.
-
STRECK, Carlos Arnoldo ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. . Modificações em propriedades físicas com a compactação do solo causada pelo tráfego induzido de um trator em plantio direto. Ciência Rural , Santa Maria, v. 34, n.3, p. 755-760, 2004.
-
RAUBER, L. R. ; KAISER, D. R. ; PEREIRA, G. E. ; PINTO, C. E. . COMPORTAMENTO FÍSICO-HÍDRICO DE UM CAMBISSOLO HÚMICO SOB PASTAGEM NATURAL NO PLANALTO CATARINENSE. In: Antonio Tolrino de Rezende; Veras Lúcio Keury Almeida Galdino; Giovanni de Farias Seabra. (Org.). PLANEJAMENTO AMBIENTAL, RECURSOS HÍDRICOS E PATRIMÔNIO CULTURAL (Tomo III). 3ed.Boa Vista - Roraima: Editora da UFRR, 2020, v. 3, p. 171-179.
-
RAUBER, L. R. ; MACHADO, A. L. S. ; KAISER, D. R. ; SEQUINATTO, Leticia . Qualidade estrutural do solo sob sistema integrado de produção agropecuária com produção de silagem. In: Giovanni Seabra (Organizador). (Org.). Terra ? Habitats Urbanos e Rurais. 1ed.Ituiutaba: Barlavent, 2019, v. 1, p. 459-471.
-
KAISER, D. R. ; PELLEGRINI, A. ; REICHERT, J.M. ; SANTOS, D.R. dos ; REINERT, D.J. . O sistema de produção de fumo e o potencial de contaminação com nitrato da água superficial e subsuperficial. In: Tales Tiecher. (Org.). Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: impacto das atividades agropecuárias na contaminação do solo e da água. 1ed.Frederico Westphalen: URI, 2017, v. 2, p. 107-123.
-
PELLEGRINI, A. ; MEINERZ, G. R. ; KAISER, D. R. . Compactação do solo em sistemas intensivos de integração lavoura-pecuária leiteira. In: Tales Tiecher. (Org.). Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: práticas alternativas de manejo visando a conservação do solo e da água. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2016, v. 1, p. 49-64.
-
GUBIANI, P. I. ; KAISER, D. R. ; REICHERT, J.M. ; MINELLA, J.P.G ; REINERT, D.J. . Processos e propriedades físico-hídricas do solo no crescimento e na produtividade dos cultivos. In: Luiz Antônio Carvalho Leite, Giovana Alcântara Maciel , Adenir Sérgio Ferreira de Araújo. (Org.). Agricultura conservacionista no Brasil. 1ed.Brasília-DF: Embrapa, 2014, v. 1, p. 551-579.
-
KAISER, D. R. ; REICHERT, J.M. ; REINERT, D.J. ; RODRIGUES, M. F. ; HORN, R. ; FLEIGE, H. ; BRANDT, A. A. . Soil Physical Capacity and Intensity Properties for Achieving Sustainable Agriculturein the Subtropics and Tropics: A Review. In: Julia Krümmelbein, Rainer Horn & Marcello Pagliai. (Org.). Soil Degradation. 42ed.Reiskirchen, Germany: CATENA VERLAG GMBH, 2013, v. 42, p. 1-57.
-
REICHERT, José Miguel ; ALBUQUERQUE, J. A. ; GUBIANI, P. I. ; KAISER, D. R. ; MINELLA, J.P.G ; REINERT, Dalvan José . Hidrologia do solo, diponibilidade de água às plantas e zoneamento agroclimático. In: FILHO, O. K.; MAFRA, A. L.; GATIBONI, L.C. (Org.). Tópicos em Ciência do Solo. 1ed.VIçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011, v. VII, p. 1-54.
-
REICHERT, José Miguel ; GUBIANI, P. I. ; KAISER, D. R. . A contribuição da física do solo para a definição do crescimento e produtividade dos cultivos. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010.
-
REICHERT, José Miguel ; GUBIANI, P. I. ; KAISER, D. R. . A contribuição da física do solo para a definição do crescimento e produtividade dos cultivos. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010.
-
RODRIGUES, M. F. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Maurício . Condutividade ao ar e resistência à penetração do solo e crescimento radicular do milho em um solo compactado e preparado. In: XVI Jornadas de Jóvenes Investigadores, 2008, Montevideo. La Investigación em la Universidad Latinoamericana a 90aos de la Reforma de Córdoba: Investigación e innovación para la inclusión social, 2008.
-
KAISER, D. R. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; AITA, Celso . Lixiviação de nitrato em manejos do solo para a cultura do fumo. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju-SE, 2006.
-
SEQUINATTO, Leticia ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; KAISER, D. R. ; CORCINI, Adão Leonel Mello . Quantidade de sedimentos escoados durante eventos chuvosos numa microbacia rural. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju-SE, 2006.
-
KAISER, D. R. ; BRAGA, Fabiano de Vargas Arigony ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SEQUINATTO, Leticia ; KUNZ, Maurício . Concentração de nitrato na solução do solo e na água de fontes para consumo humano numa microbacia hidrográfica produtora de fumo. In: VI Reunião Sul- brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Fertilidade em solo. (RE) emergindo sistemas, 2006.
-
SEQUINATTO, Leticia ; COPETTI, André Carlos Cruz ; REICHERT, José Miguel ; RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; REINERT, Dalvan José ; KAISER, D. R. ; CORCINI, Adão Leonel Mello . Concentração de fósforo na água e no sedimento produzido numa chuva em pequena bacia hidrográfica produtora de fumo. In: VI Reunião Sul- brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Fertilidade em solo: (RE) emergindo sistema, 2006.
-
VEIGA, Milton da ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel . Variação temporal de características fisico-hídricas de um Nitossolo Vermelho, em diferentes sistemas de manejo. In: VI Reunião Sul- brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo. Fertilidade em solo: (RE) emergindo sistemas, 2006.
-
VIVENTE, B. ; PAWLOWSKI, E. ; WENZEL, B. J. ; WERLE, L. ; RIBAS, I. F. ; KAISER, D. R. . Disponibilidade de água e atributos físicos do solo sob sistema de plantio direto e preparo convencional na produção de repolho (Brassica oleracea). In: XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do solo, 2020, Porto Alegre. Conhecimento aplicado ao campo e a cidade, 2020.
-
PAWLOWSKI, E. ; VIVENTE, B. ; WENZEL, B. J. ; WERLE, L. ; RIBAS, I. F. ; KAISER, D. R. . Atributos físicos do solo em cultivo de alface sob diferentes sistemas de preparo e manejo do solo. In: XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do solo, 2020, Porto Alegre. Conhecimento aplicado ao campo e a cidade, 2020.
-
RIBAS, I. F. ; VIVENTE, B. ; PAWLOWSKI, E. ; WERLE, L. ; MACHADO, C. M. ; KAISER, D. R. . Impactos da colheita de milho para silagem sobre atributos físicos do solo. In: XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do solo, 2020, Porto Alegre. Conhecimento aplicado ao campo e a cidade, 2020.
-
WERLE, L. ; HECK, R. L. ; VIVENTE, B. ; PAWLOWSKI, E. ; RIBAS, I. F. ; KAISER, D. R. . Disponibilidade de água e atributos físicos do solo em sistemas de manejo para a cultura da canola. In: XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do solo, 2020, Porto Alegre. Conhecimento aplicado ao campo e a cidade, 2020.
-
COSTA, L. M. ; KAISER, D. R. . Avaliação da qualidade estrutural do solo pelo método visual (VESS) e sua relação com atributos físicos de um Latossolo Vermelho. In: XIII Reunião Sul Brasileira de Ciência do solo, 2020, Porto Alegre. Conhecimento aplicado ao campo e a cidade, 2020.
-
MACHADO, A. L. S. ; DUARTE, J. ; DAPPER, F. P. ; KAISER, D. R. . Métodos de Amostragem e Qualidade Física das Amostras de Solos para a Determinação da Densidade e Distribuição de Poros. In: XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2018, Xanxerê. Solo, Água, Ar e Biodiversidade: componentes essenciais para a vida. Chapecó-SC: Argos, 2018.
-
MELO, A. G. ; KAISER, D. R. ; LEMES, F. L. . Calibração De Dispositivo TDR (Time Domain Reflectometry) Para Estimativa De Umidade Volumétrica Em Latossolo. In: XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2018, Xanxerê. Solo, Água, Ar e Biodiversidade: componentes essenciais para a vida. Chapeco-SC: Argos, 2018.
-
WEBLER, C. D. P. ; KAISER, D. R. ; CHASSOT, T. ; LEMES, F. L. ; DUARTE, J. . Efeito de Diferentes Técnicas de Restauração Florestal sobre a Fauna Edáfica. In: XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2018, Xanxerê. Solo, Água, Ar e Biodiversidade: componentes essenciais para a vida. Chapecó-SC: Argos, 2018.
-
RAUBER, L. R. ; LEMES, F. L. ; KAISER, D. R. . Intervalo hídrico ótimo para avaliação da qualidade física do solo em um sistema integrado de produção agropecuário leiteiro. In: XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2018, Xanxerê. Solo, Água, Ar e Biodiversidade: componentes essenciais para a vida. Chapecó-SC: Argos, 2018.
-
DUARTE, J. ; KAISER, D. R. . Avaliação de um coletor de solo para amostras indeformadas: efeitos sobre a curva de retenção de água no solo. In: VIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2018, Realeza-PR. Educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil frente a um mundo globalizado. Chapecó-SC: UFFS, 2018.
-
SKALINSKI, I. ; STEINKE, C. G. ; KAISER, D. R. . Recuperação da qualidade estrutural do solo pelo uso de plantas de cobertura de inverno e seu efeito sobre a dinâmica da água e produtividade do milho. In: VIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2018, Realeza-PR. Educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil frente a um mundo globalizado. Chapecó-SC: UFFS, 2018.
-
LEMES, F. L. ; WEBLER, C. D. P. ; GARCIA, D. O. ; GALLECZKA, L. M. ; KAISER, D. R. . Efeito de diferentes técnicas de recuperação sobre a diversidade de espécies e sobre a estrutura do solo em áreas degradas pela atividade pecuária. In: VIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2018, Realeza-PR. Educação, ciência, tecnologia e inovação no Brasil frente a um mundo globalizado. Chapecó-SC: UFFS, 2018.
-
SANTOS, A. P. ; KAISER, D. R. . Diagnóstico de fertilidade de um solo sob diferentes anos de cultivo de alfafa. In: I Simpósio de Integração da Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação, 2018, Lages-SC. I Simpósio de integração da Pós-Graduação, Ciência , Tecnologia e Inovação, 2018.
-
SANTOS, V. P. ; SANTOS, A. P. ; KAISER, D. R. . Diagnóstico do efeito da mecanização sobre a densidade do solo cultivado com alfafa. In: I Simpósio de Integração da Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação, 2018, Lages-SC. I Simpósio de Integração da Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação, 2018.
-
RAUBER, L. R. ; LEMES, F. L. ; KAISER, D. R. . Atributos físicos do solo em um sistema integrado de produção agropecuária leiteiro. In: I Simpósio de Integração da Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação, 2018, Lages-SC. I Simpósio de Integração da Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação, 2018.
-
RAUBER, L. R. ; LEMES, F. L. ; KAISER, D. R. . Atributos físicos do solo em sistemas de integração lavoura pecuária leiteira e produtividade da cultura da soja. In: VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Erechim-RS. Habitats de inovação e desenvolvimento, 2017.
-
MACHADO, A. L. S. ; DAPPER, F. P. ; RAUBER, L. R. ; LEMES, F. L. ; KAISER, D. R. . Construção e teste de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada-fase 2. In: VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Erechim-RS. Habitats de inovação e desenvolvimento, 2017.
-
LEMES, F. L. ; RAUBER, L. R. ; SCHNEIDERS, E. M. ; KAISER, D. R. . Impactos de um sistema integrado de produção agrícola e pecuária leiteira sobre a qualidade física do solo e produtividade da cultura do milho. In: VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Erechim-RS. Habitats de inovação e desenvolvimento, 2017.
-
MACHADO, C. M. ; MACHADO, A. L. S. ; ADAMS, G. A. ; KAISER, D. R. . Avaliação de um Coletor Alternativo para Amostragem de Solo. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen. Qualidade do solo e ambiente de produção, 2016.
-
RAUBER, L. R. ; KAISER, D. R. ; MACHADO, A. L. S. . Atributos físicos do solo em Integração lavoura - pecuária leiteira e produtividade da cultura da soja. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen. Qualidade do solo e ambiente de produção, 2016.
-
MACHADO, A. L. S. ; MACHADO, C. M. ; KAISER, D. R. ; SCHNEIDERS, E. M. ; ADAMS, G. A. ; RAUBER, L. R. . Estrutura e armazenamento de água em Latossolo sob diferentes sistemas de manejo para a cultura da soja. In: XI Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2016, Frederico Westphalen. Qualidade do solo e ambiente de produção, 2016.
-
ADAMS, G. A. ; KAISER, D. R. ; RAUBER, L. R. . O papel dos besouros coprófagos na melhoria das condições físicas do solo em pastagens. In: VI Jornada de iniciação científica e tecnológica, 2016, Cerro Largo. Ciência e tecnologia transformando a sociedade, 2016.
-
MACHADO, C. M. ; ADAMS, G. A. ; KAISER, D. R. . Construção e teste de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada. In: VI Jornada de iniciação científica e tecnológica, 2016, Cerro Largo. Ciência e tecnologia transformando a sociedade, 2016.
-
MACHADO, A. L. S. ; SCHNEIDERS, E. M. ; KAISER, D. R. . Estrutura e armazenamento de água em Latossolo sob diferentes sistemas de preparo e manejo para a cultura da soja. In: VI Jornada de iniciação científica e tecnológica, 2016, Cerro Largo. Ciência e tecnologia transformando a sociedade, 2016.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, D.J. ; REICHERT, J.M. . Intervalo hídrico ótimo no perfil do solo explorado pelo sistema radicular do milho. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. Fatos e mitos em Ciência do Solo, 2014.
-
BONFADA, E. B. ; KAISER, D. R. ; MALLMAN, M. S. ; PORTELA, V. O. ; MUMBACH, G. L. ; BONFADA, E. B. . Efeito da Adubação com Silicato de Cálcio e Magnésio Sobre a Produtividade do Milho (Zea mays).. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, com o tema, 2014, Pelotas. Fatos e mitos em Ciência do Solo, 2014.
-
MALLMAN, M. S. ; KAISER, D. R. ; PORTELA, V. O. ; MUMBACH, G. L. ; BONFADA, E. B. . Efeito do Manejo e Preparo do Solo em Atributos Físicos e em Componentes de Rendimento de Milho e Soja num Latossolo Argiloso. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. Fatos e mitos em Ciência do Solo, 2014.
-
PORTELA, V. O. ; MALLMAN, M. S. ; MUMBACH, G. L. ; BONFADA, E. B. ; KAISER, D. R. . Efeitos da Cobertura do Solo com Resíduos Vegetais na Dissipação de Forças Compactadoras do Solo. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. Fatos e mitos em Ciência do Solo, 2014.
-
MUMBACH, G. L. ; MALLMAN, M. S. ; PORTELA, V. O. ; BONFADA, E. B. ; KAISER, D. R. . Efeitos e Persistência da Escarificação Mecânica em Atributos Físicos de um Solo Argiloso sob Plantio Direto. In: X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo, 2014, Pelotas. Fatos e mitos em Ciência do Solo, 2014.
-
MALLMAN, M. S. ; PORTELA, V. O. ; KAISER, D. R. . Efeito de diferentes manejos do solo na infiltração de água em um Latossolo Vermelho. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem?, 2013.
-
MALLMAN, M. S. ; PORTELA, V. O. ; BONFADA, E. B. ; KAISER, D. R. . Indicadores de qualidade física do solo em sistemas de preparo e manejo em Latossolo Vermelho. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem?, 2013.
-
PREVEDELLO, J. ; KAISER, D. R. ; FONTANELA, E. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel . Permeabilidade do solo influenciada pelos diferentes tamanhos de poros em Argissolo sob campo nativo e eucalipto. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Solos nos Biomoas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas, 2011.
-
DETTMER, M. S. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; RODRIGUES, M. F. . Permeabilidade do solo ao ar e condutividade hidráulica saturada em solo franco arenoso sob diferentes níveis de compactação. In: XVIII REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil, 2010.
-
KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; RHEINHEIMER, Danilo dos Santos . Water contamination by nitrate and pesticide in a small watershed under tobacco cultivation. In: 19th World Congress of Soil Science, Soil Solutions for a Changing World, 2010, Brisbane-Australia. Soil solutions for a changing world.
-
REICHERT, José Miguel ; ALBUQUERQUE, J. A. ; REINERT, Dalvan José ; KAISER, D. R. . Water retention estimation and plant availability for subtropical Brazilian soils. In: 19th World Congress of Soil Science, Soil Solutions for a Changing World, 2010, Brisbane, Australia. Soil solutions for a changing world.
-
OLIVEIRA, A ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; DETTMER, M. S. . Infiltração de água em solo sob diferentes níveis de compactação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; DETTMER, M. S. ; OLIVEIRA, A ; RODRIGUES, M. F. . Armazenamento e disponibilidade de água para o girassol em solo arenoso sob diferentes níveis de compactação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009.
-
KAISER, D. R. ; RODRIGUES, M. F. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; FONTANELA, E. ; PREVEDELLO, J. . Variação temporal de indicadores físicos em Argissolo sob diferentes níveis de compactação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009.
-
UHDE, L.T ; BARROS, C.A.P ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; GELAIN, N. S. . Características físicas, químicas e morfológicas de Argissolo Vermelho em duas posições de uma topossequência. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009.
-
PREVEDELLO, J. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; FONTANELA, E. ; GELAIN, N. S. ; KAISER, D. R. . Crescimento inicial do Eucalyptus grandis em Argissolo sob diferentes níveis de preparo do solo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios, 2009.
-
RODRIGUES, M. F. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; ALBUQUERQUE, J. A. ; KUNZ, Maurício ; REICHERT, José Miguel . Distribuição de poros e condutividade hidráulica saturada em Argissolo submetido a diferentes manejos e níveis de compactação. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro - RJ. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008.
-
PREVEDELLO, J. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; FONTANELA, E. . Resistência à Penetração e Crescimento Inicial de Eucalyptus Grandis Hill exMaiden. Afetados pelo Preparo do Solo em Argissolo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro -RJ. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008.
-
KUNZ, Maurício ; KAISER, D. R. ; ALBUQUERQUE, J. A. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; RODRIGUES, M. F. ; GELAIN, N. S. . Resistência mecânica do solo à penetração e crescimento radicular do milho em um Argissolo submetido a diferentes manejos e níveis de compactação. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008.
-
DALBIANCO, Leandro ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; GUBIANI, P. I. ; KAISER, D. R. ; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches . Comportamento em curto prazo das variáveis físico-hídricas de um Latossolo Vermelho submetido à calagem e diferentes sistemas de preparo do solo. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008.
-
ALBUQUERQUE, J. A. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; RODRIGUES, M. F. ; KUNZ, Maurício . Densidade relativa de um Argissolo e sua relação com atributos do solo e produtividade do milho. In: XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais, 2008.
-
KAISER, D. R. ; DETTMER, M. S. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; COLLARES, Gilberto Louguercio . Intervalo hídrico ótimo no perfil explorado pelas raízes de um Latossolo sob diferentes níveis de compactação. In: VII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria - RS. Ciência do solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos, 2008.
-
PREVEDELLO, J. ; REINERT, Dalvan José ; FONTANELA, E. ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. . Variação da estabilidade de agregados e matéria orgânica num Argissolo sob sistemas de manejo em povoamento de Eucalyptus grandis. In: VII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria -RS. Ciência do Solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos, 2008.
-
RODRIGUES, M. F. ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; ALBUQUERQUE, J. A. ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Maurício . Variação da temperatura do solo em diferentes sistemas de manejo e níveis decompactação durante o ciclo do milho. In: VII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2008, Santa Maria -RS. Ciência do Solo no RS e SC: onde estamos e para onde vamos, 2008.
-
KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José . Pedofunções para estimativa da retenção de água em solos do Rio Grande do Sul. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado -RS. Conquistas & Desafios da Ciência do Solo brasileira, 2007.
-
KUNZ, Marcelo ; REINERT, Dalvan José ; KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Maurício . Atributos físicos do solo em diferentes sistemas de manejo na cultura do milho. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado -RS. Conquistas & Desafios da Ciência do Solo brasileira, 2007.
-
KUNZ, Maurício ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Marcelo . Determinação das propriedades físicas e hídricas do solo em diferentes sistemas de manejo do milho. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado -RS. Conquistas & Desafios da Ciência do Solo brasileira, 2007.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; DALBIANCO, Leandro ; REICHERT, José Miguel . Lixiviação de nitrato em microbacia hidrográfica culivada com fumo. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju-SE, 2006.
-
KAISER, D. R. ; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; STRECK, Carlos Arnoldo . Influência da compactação adicional e da escarificação na resistência do solo e no desenvolvimento radicular e produtividade do trigo. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2005, Recife. Solos: sustentabilidade e qualidade ambiental, 2005.
-
DALBIANCO, Leandro ; REINERT, Dalvan José ; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; LIMA, Cláudia Liane Rodrigues ; KAISER, D. R. . Resistência á penetração e distribuição do sistema radicular das culturas de soja e feijoeiro. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2005, Recife. Solo:sustentabilidade e qualidade ambiental, 2005.
-
PELLEGRINI, André ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; STÜRMER, Sidinei Leandro Klockner ; KAISER, D. R. ; KUNZ, Marcelo ; KUNZ, Maurício . Variabilidade temporal da umidade do solo sob diferentes sistemas de manejo na cultura do feijoeiro. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo: integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
STRECK, Carlos Arnoldo ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; KAISER, D. R. . Produtividade de culturas com a compactação adicional e escarificação em solo previavente sob Plantio Direto. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo: integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
KAISER, D. R. ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SANTI, Giovana Rossato ; KUNZ, Marcelo . Impacto do tráfego de máquinas e da escarificação nas propriedades físicas do solo em plantio direto de feijoeiro. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria -RS. Manejo:integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
STÜRMER, Sidinei Leandro Klockner ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; PELLEGRINI, André ; KUNZ, Marcelo ; KUNZ, Maurício ; KAISER, D. R. . Parâmetros mecânicos do solo e desenvolvimento radicular da cultura do feijoeiro sob diferentes sistemas de manejo. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria - RS, 2004.
-
SANTI, Giovana Rossato ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; PELLEGRINI, André ; KUNZ, Marcelo ; KAISER, D. R. . Efeito do pisoteio bovino na compactação de solo argiloso na região do planalto gaúcho. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo: integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; REINERT, Dalvan José ; KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Marcelo ; PELLEGRINI, André ; ALBUQUERQUE, J. A. . Areia total de solos sob diferentes tempos de agitação horizontal;tempo de contato do dispersante químico e dispersão mecânica. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria- RS. Manejo:integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
KUNZ, Maurício ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. . Calibração de TDR para dois solos de importância agrícola no RS. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo:integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
BRAIDA, J. A. ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; SEQUINATTO, Leticia ; KAISER, D. R. . Relações entre a quantidade de palha existente sobre o solo e a dencidade máxima obtida no ensaio de proctor. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo: integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
SEQUINATTO, Leticia ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; VEIGA, Milton da ; KAISER, D. R. . Elasticidade do solo afetada por alterações no teor de carbono orgãnico. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo: integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; REINERT, Dalvan José ; KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Marcelo ; PELLEGRINI, André ; ALBUQUERQUE, J. A. . Teor de argila de solos sob diferentes tempos de agitação horizontal; tempo de contato do dispersante químico e dispersão mecânica. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo:integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
KUNZ, Marcelo ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. ; PELLEGRINI, André ; SANTI, Giovana Rossato . Produtividade e desenvolvimento do feijoeiro em diferentes estados de compactação do solo induzido pelo trâfego de máquinas e escarificação. In: XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria-RS. Manejo:integrando a ciência do solo na produção de alimentos, 2004.
-
LIMA, Cláudia Liane Rodrigues ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. ; KUNZ, Maurício . Calibração de TDR-100 para avaliação da umidade de três solos do RS. In: V Reunião sul brasileira de ciência do solo, 2004, Florianópolis, 2004.
-
STÜRMER, Sidinei Leandro Klockner ; PELLEGRINI, André ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; KUNZ, Marcelo ; KUNZ, Maurício ; KAISER, D. R. . Relações das características físicas do solo com a distribuição radicular e produtividade do feijoeiro. In: V Reunião sul brasileira de ciência do solo, 2004, Florianópolis, 2004.
-
SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. ; LIMA, Cláudia Liane Rodrigues . Compressibilidade de três argissolos sob diferentes sistemas de manejo. In: V Reunião sul brasileira de ciência do solo, 2004, Florianópolis, 2004.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Maurício . Compressibilidade de três latossolos sob distintas condições de manejo. In: V Reunião sul brasileira de ciência do solo, 2004, Florianópolis, 2004.
-
KAISER, D. R. ; STRECK, Carlos Arnoldo ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SANTI, G. ; KUNZ, Marcelo . Compactação do solo e suas relações no desenvolvimento radicular e produtividade do feijoeiro.. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2003, Ribeirão preto. solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.
-
SANTI, G. ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Marcelo ; KAISER, D. R. . Crescimento e produtividade do feijoeiro submetido a compactaçãoresidual e imediata.. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2003, Ribeirão Preto-SP. Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.
-
STRECK, Carlos Arnoldo ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. . Efeitos da compactação induzida por tráfego na produtividade da cultura da soja.. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2003, Ribeirão Preto-SP. Solo: Alicerce dos Sistemas de Produçaõ, 2003.
-
RIQUELME, Ursino Federico Barreto ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; PELLEGRINI, André ; KAISER, D. R. . Variabilidade temporal da umidade e resistência a penetração do solo em feijoeiro sob sistemas de manejo. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2003, Ribeirão Preto-SP. Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.
-
KAISER, D. R. ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; KUNZ, Marcelo ; PELLEGRINI, André . Determinação da Capacidade de Campo em diferentes níveis de compactação em um latossolo argilosso. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2003, Ribeirão Preto-SP. Solo: Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.
-
SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; SILVA, Á. P. ; BRAIDA, J. A. ; KAISER, D. R. . Intervalo hídrico ótimo para três solos em sistema de plantio direto. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, Cuiabá-MT. Os (Des) caminhos do Uso da Água na Agricultura Brasileira, 2002.
-
SEQUINATTO, Leticia ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; STRECK, Carlos Arnoldo ; KAISER, D. R. . Sistemas de preparo do solo, resistência mecânica a penetração, disponibilidade hídrica e rendimento do feijoeiro. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, Cuiabá-MT. Os (Des) Caminhos da Água na Agricultura Brasileira, 2002.
-
KAISER, D. R. ; STRECK, Carlos Arnoldo ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; FERREIRA, Fernando Perobelli ; KUNZ, Marcelo . Temperatura do solo afetada por diferentes estados de compacrtação. In: XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2002, Cuiabá-MT. Os (Des) Caminhos da Água na Agricultura Brasileira.
-
KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; WOLHENBERG, Emerson Varlei ; PELLEGRINI, André . Erosão em entressulcos de dois solos arrozeiros em diferentes intensidades de chuva , horizontes e declividade do solo.. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, Londrina-PR. Ciência do solo: Fator de produtividade competitiva com sustentabilidade, 2001.
-
ANDRADA, M. M. C. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; GENRO JUNIOR, Silvio A ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; SECCO, D ; KAISER, D. R. . Influência do manejo do solo na estabilidade estrutural de um Argissolo.. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, Londrina-PR. Ciência do solo: Fator de produtividade competitiva com sustentabilidade, 2004.
-
LEMES, F. L. ; RAUBER, L. R. ; KAISER, D. R. ; MACHADO, A. L. S. ; SCHNEIDERS, E. M. . Avaliação da compactação do solo sob diferentes manejos de produção agropecuária. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém-PA. Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades, 2017.
-
RAUBER, L. R. ; LEMES, F. L. ; MACHADO, A. L. S. ; KAISER, D. R. . Atributos físicos do solo em sistema integrado de produção com gado de leite e milho para silagem. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém-PA. Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades, 2017.
-
RAUBER, L. R. ; LEMES, F. L. ; SCHNEIDERS, E. M. ; MACHADO, A. L. S. ; KAISER, D. R. . Atributos físicos do solo em sistema integrado de produção agropecuária e produtividade da soja. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém-PA. Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades, 2017.
-
RAUBER, L. R. ; LEMES, F. L. ; SCHNEIDERS, E. M. ; MACHADO, A. L. S. ; KAISER, D. R. . Atributos físicos do solo em sistema integrado de produção com gado de leite e produtividade do milho. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém-PA. Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades, 2017.
-
STÜRMER, Sidinei Leandro Klockner ; PELLEGRINI, André ; KUNZ, Marcelo ; KUNZ, Maurício ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; SEQUINATTO, Leticia . Parâmetros mecânicos do solo e desenvolvimento radicular da cultura do feijoeiro sob diferentes sistemas de manejo. In: XVIIIJORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2004, Santa Maria, 2004.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REICHERT, José Miguel . Compactação do solo e seus efeitos em propriedades físicas e no crescimento do feijoeiro. In: XIX Jornada acadêmica integrada, 2004, Santa Maria, 2004.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; STRECK, Carlos Arnoldo . Compactação do solo e relações com o desenvolvimento radicular e produtividade do feijoeiro e da soja. In: XVIIIJORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2003, Santa Maria, 2003.
-
PELLEGRINI, André ; RIQUELME, Ursino Federico Barreto ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; KUNZ, Marcelo ; KAISER, D. R. . Propriedades físicas e hídricas do solo em sistemas de manejo do feijoeiro. In: XVIIIJORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2003, Santa Maria, 2003.
-
SANTI, Giovana Rossato ; REINERT, Dalvan José ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Marcelo ; KAISER, D. R. . Manejo do solo com compactação residual e imediata na cultura do feijoeiro. In: XVIIIJORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2003, Santa Maria, 2003.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; GENRO JUNIOR, Silvio A . Propriedades físicas e mecânicas afetadas pelo sistema de manejo do solo.. In: XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2002, Santa Maria-RS, 2002.
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SECCO, D ; FERREIRA, Fernando Perobelli . Influência da compactação do solo sobre parâmetros de resistência ao cisalhamento em latossolo vermelho distroférrico sob sistema plantio direto. In: XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2002, Santa Maria-RS. Acenda sua idéia, 2002.
-
ANDRADA, M. M. C. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KAISER, D. R. ; KUNZ, Marcelo ; SEQUINATTO, Leticia . Crescimento radicular de plantas de cobertura do solo sob sistema plantio direto em diferentes estados de compactação. In: XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2002, Santa Maria-RS. Acenda sua idéia, 2002.
-
PELLEGRINI, André ; REICHERT, José Miguel ; PELLEGRINI, J. B. R. ; KAISER, D. R. ; SEQUINATTO, Leticia . Erodibilidade em entressulcos afetada por intensidade da chuva, declividade do solo e resistência do solo.. In: XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, 2002, Santa Maria-RS. Acenda sua idéia, 2002.
-
KAISER, D. R. . Compactação do solo e a dinâmica da água em microbacias hidrográficas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
KAISER, D. R. . Degradação física do solo na agricultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KAISER, D. R. . Agroquímicos e a qualidade da água. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KAISER, D. R. . Aagroquímicos e a qualidade da água. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KAISER, D. R. . Painel: El agua desde la perspectiva antropo-socio-politica (Palestra: Contaminação da água em bacias hidrográficas em função da produção de fumo). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KAISER, D. R. . Redes integradas de análise e estudos de bacias hidrográficas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KAISER, D. R. . Manejo de bacias hidrográficas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KAISER, D. R. . Propriedades fisicas e dinâmica da água no solo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; ALBUQUERQUE, J. A. ; RODRIGUES, M. F. ; KUNZ, Maurício ; REICHERT, José Miguel . Condutividade de ar em Argissolo submetido a diferentes manejos e níveis de compactação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José . Pedofunções para estimativa de retenção de água em solos do Rio Grande do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; DALBIANCO, Leandro . Lixiviação de nitrato em microbacia hidrográfica cultivada com fumo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KAISER, D. R. ; SUZUKI, Luis Eduardo Akiyoshi Sanches ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; STRECK, Carlos Arnoldo . Influência da compactação adicional e da escarificação na resistência do solo e no desenvolvimento radicular e produtividade do trigo.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KAISER, D. R. ; COLLARES, Gilberto Louguercio ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; KUNZ, Marcelo ; SANTI, Giovana Rossato . Impacto do tráfego de máquinas e da escarificação nas propriedades físicas do solo em plantio direto de feijoeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; COLLARES, Gilberto Louguercio . Compactação do solo e seus efeitos propriedades físicas e no crescimento do feijoeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KAISER, D. R. ; STRECK, Carlos Arnoldo ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SANTI, Giovana Rossato ; KUNZ, Marcelo . Compactação do solo e suas relações no desenvolvimento radicular e produtividade do feijoeiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; STRECK, Carlos Arnoldo . Compactação do solo e relações com o desenvolvimento radicular e produtividade do feijoeiro e da soja. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; FERREIRA, Fernando Perobelli ; KUNZ, Marcelo . Temperatura do solo afetada por diferentes estados de compactação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SILVA, Vanderlei Rodrigues da ; GENRO JUNIOR, Silvio A . Propriedades físicas e mecânicas afetadas pelo sistema de manejo do solo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KAISER, D. R. ; REINERT, Dalvan José ; REICHERT, José Miguel ; SECCO, D ; FERREIRA, Fernando Perobelli . Influência da compactação do solo sobre parâmetros de resistência ao cisalhamento em Latossolo vermelho distroférrico sob sistema plantio direto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KAISER, D. R. ; WOLHENBERG, Emerson Varlei ; REICHERT, José Miguel ; REINERT, Dalvan José ; PELLEGRINI, André . Erosão em entressulcos de dois solos arrozeiros em diferentes intensidades de chuva , horizontes e declividade do solo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; KAISER, D. R. ; ET, Al . Caracterização física, química e biológica na microbacia de Arroio Lino, Nova Boêmia, Agudo-RS. 2003.
RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; KAISER, D. R. ; ET, Al . Caracterização física, química e biológica na Microbacia de Arroio Lino, Nova Boemia, Agudo - RS. 2001.
RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; KAISER, D. R. ; ET, Al . Caracterização física, química e biológica na microbacia de Cândido Brum,Arvorezinha - RS. 2001.
RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; KAISER, D. R. ; ET, Al . Caracterização física, química e biológica na Microbacia de Lajeado Rodrigues, Maximiliano de Almeida - RS. 2001.
RHEINHEIMER, Danilo dos Santos ; KAISER, D. R. ; ET, Al . Caracterização física, química e biológica na microbacia de Passo do Meio,Cristal - RS. 2001.
KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel . Fundamentos da Ciência do Solo - Aulas práticas.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática).
KAISER, D. R. . Solos e Produção Animal. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática).
KAISER, D. R. ; REICHERT, José Miguel . Solos Florestais - Aulas práticas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática).
KAISER, D. R. . Manejo de bacias hidrográficas. 2012 (IV Fórum Social Missões) .
KAISER, D. R. . Manejo do solo, qualidade da água e tratamento de esgoto doméstico em áreas de cultivo de fumo. 2005 (Dia de Campo) .
KAISER, D. R. . VIII Mostra do CCR na 37° Expofeira Agropecária de Santa Maria. 2004 (Feira Agropecuária) .
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Sistemas de manejo, diversificação de culturas e indicadores de qualidade do solo para produção agrícola sustentável, Descrição: A diversificação de culturas e a utilização de sistemas de manejo do solo voltados a melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo é uma necessidade crescente dos diversos sistemas de produção frente ao aumento da demanda mundial de alimentos, fibras e biocombustíveis. Para se atingir a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas e pecuários o manejo do solo deve ser baseado na aptidão agrícola das terras e focado no mínimo revolvimento e na manutenção permanente da cobertura do solo com resíduos vegetas e plantas vivas. A simplificação dos processos de produção pela utilização de pacotes tecnológicos vem degradando os solos da região missioneira do RS. Dessa forma, o principal objetivo desse projeto é o desenvolvimento e avaliação de sistemas de manejo do solo e a diversificação de culturas para a melhoria das condições químicas, físicas e biológicas visando a conservação do solo e da água e a produção de culturas agrícolas na região das Missões do Rio Grande do Sul. Para atender esse objetivo serão implantados experimentos com sistemas de manejo e rotação de culturas e utilização de plantas de cobertura para adubação verde para culturas anuais e hortaliças. Também será estudada a variabilidade espacial de propriedades do solo em áreas sob planto direto consolidado e sua relação com a produtividade das culturas agrícolas. Nas plantas de cobertura será avaliado a eficiência do manejo químico com o uso de herbicidas e o manejo mecânico com rolo faca e picador de culturas para a formação da cobertura do solo. Serão avaliadas e melhoradas metodologias e indicadores de qualidade do solo para avaliação das condições estruturais do solo a campo e laboratório. Os delineamentos experimentais e número de repetições a serem utilizados, o tipo de análise estatística, assim como as espécies de plantas de cobertura, de culturas anuais serão detalhados nos subprojetos a serem desenvolvido a partir desse projeto maior, podendo estas serem adaptadas conforme a realidade encontrada a cada ano. No solo serão avaliados os teores de nutrientes, carbono orgânico, a densidade e distribuição de poros do solo, agregação, resistência do solo a penetração, grau de compactação, umidade do solo, armazenamento e disponibilidade de água. Nas plantas de cobertura será avaliado a produção de massa seca total, teores de nitrogênio e carbono. Nas culturas agrícolas serão avaliados a produtividade final. A partir das informações geradas no conjunto destes estudos, pretende-se conhecer os processos de degradação e a recuperação física do solo e estabelecer estratégias de manejo para melhorar a qualidade do solo, garantindo a produtividade satisfatória das culturas agrícolas e contribuir com informações experimentais para a difusão de uma agricultura conservacionista na região das Missões do Rio Grande do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Coordenador / Estéfany Pawlowski - Integrante / Bronildo Jose Wenzel( - Integrante / Larissa Werle - Integrante / Isabela Friedrich Ribas - Integrante / Lidiane Martins da Costa - Integrante / Bruna Vicente - Integrante / Junior Kopp - Integrante / RAFAEL TSCHIEDEL - Integrante / GUSTAVO FRIEDRICH - Integrante / JOELSON NADIEL HAAS - Integrante / RAFAEL KIELING JUNG - Integrante / IVAN OTAVIO FRANK SEIDEL - Integrante.
-
2017 - Atual
Recuperação da qualidade estrutural do solo pelo uso de plantas de cobertura de inverno e seu efeito sobre a dinâmica da água e produtividade do milho, Descrição: O uso de diferentes espécies de plantas de cobertura pode contribuir para a melhoria da estrutura do solo interferindo na dinâmica da água e na aeração do solo. Durante o outono/inverno, grande parte das áreas destinadas a produção de grãos no Rio Grande do Sul permanecem em pousio, o que contribui para a ocorrência do processo erosivo além de aumentar a insidência de plantas daninhas, pragas e doenças . Diante disso, o objetivo do presente trabalho é avaliar o efeito de diferentes espécies de plantas de cobertura de inverno sobre a estrutura e a dinâmica da água do solo em área sob implantação do sistema plantio direto. Para atingir o objetivo proposto, será dada continuidade a um projeto iniciado no inverno de 2016, onde implantou-se um experimento com plantas de cobertura de inverno e no verão implantou-se as culturas da soja e milho. O delinemento experimental utilizado é em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, onde as parcelas principais são compostas por diferentes plantas de cobertura de inverno, e as parcelas secundárias com culturas de verão. As parcelas com as culturas de inverno possuem 7 x 21 m. As parcelas secundárias, possuem 7 x 7 m. Durante o verão, 1/3 das subparcelas são ocupadas com soja, 1/3 com milho, o que representa um sistema de monocultivos, e 1/3 restante será cultivado em rotação, onde todos os anos uma cultura diferente será implantada (soja, milho, feijão, girassol). A área onde implantou-se o experimento, foi submetida ao sistema de preparo convencional para incorporação de calcário no outonno de 2016. As culturas de inverno implantadas são: aveia, ervilhaca, nabo forrageiro, tremoço branco, trigo, policultivo (aveia+ nabo+ ervilhaca+ tremoço) e pousio. Nesta etapa, será avaliado o efeito dessas culturas de inverno sobre propriedades físicas do solo e na produtividade do milho. Na cultura de inverno, será avaliado a produção de massa seca no florescimento. Após isso, essas culturas serão acamadas com o uso de rolo faca para efetuar a semeadura do milho. No solo serão avaliados a distribuição do tamanho de agregados e o diâmetro médio geométrico dos agregados na camada de 0 a 20cm, a densidade, porosidade total macro e microporosidade nas camadas de 0 a 5, 5 a 10, 10 a 20 e 20 a 30 cm antes de implantar a cultura do milho e após a sua colheita. Durante o ciclo da cultura do milho será monitorada a umidade do solo na camada de 0 a 20 cm com a utilização de um equipamento de TDR. Na maturação fisiológica, será avaliado a produção e o peso de 1000 grãos do milho. Os dados obtidos serão submetidos a análise da variãncia e ao teste de tukey ao nivel de 5% de significância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Coordenador / Ismael Skalinski - Integrante / CLEIDIMAR GERSONE STEINKE - Integrante.
-
2016 - Atual
Efeito de diferentes técnicas de recuperação sobre a diversidade de espécies e sobre a estrutura do solo em áreas degradadas pela atividade pecuária., Descrição: A pecuária possui grande importância econômica, social e cultural para o Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, verifica-se que grande parte da produção de gado de corte, na maioria das vezes, não considera a capacidade de suporte das mesmas, ocasionando sérios problemas de degradação nessas áreas. O desenvolvimento atual vem mostrando a necessidade de conciliar as áreas produtivas com áreas de conservação. Perante a situação em que os ecossistemas se encontram, a restauração de áreas degradadas vem sendo difundida nos últimos tempos e tem sido cada vez mais executada. Somente com a aplicação de técnicas de recuperação dessas áreas é possível remediar os efeitos das atividades antrópicas no meio ambiente. Nesse contexto, técnicas de recuperação que ocasionem um aumento no ritmo da sucessão têm sido utilizadas como uma forma de facilitar a colonização de novos habitats em áreas degradadas. O objetivo geral do presente trabalho é estudar o efeito das técnicas de recuperação sobre a restauração ecológica de áreas degradadas, considerando os parâmetros físicos e biológicos do solo e a diversidade de plantas. O estudo será conduzido em uma área utilizada para atividade de pecuária. No estudo serão utilizados 6 tratamentos e 4 repetições, totalizando 24 unidades experimentais de 25m, com 5 metros de comprimento por 5 metros de largura. Será destinada uma área de 2 metros entre as parcelas com fins de circulação e para evitar a contaminação entre tratamentos. A área total destinada à instalação do experimento é de 1.320 m. Os tratamentos utilizados serão condição original da área (C), transposição de solo (TS), galharia (G), chuva de sementes (CS), poleiros artificiais (PA) e plantio convencional (PC). As varáveis respostas analisadas nesse estudo compreendem o estabelecimento de plântulas e recuperação estrutural e biológica do solo. Para comparação de médias será utilizada a análise de variância (ANOVA), visando identificar a existência de ao menos uma diferença entre os tratamentos e para comparação entre as médias dos tratamentos será utilizado o teste de Tukey, ao nível de probabilidade de 5%. Através do trabalho espera-se demonstrar que o respeito ao processo natural de restauração da paisagem, é a maneira correta de construirmos um ambiente equilibrado. Com os resultados desse estudo espera-se entender o efeito das técnicas de recuperação sobre a diversidade de espécies e sobre a estrutura do solo e, a partir dessas informações, estabelecer estratégias visando o aprimoramento dessas técnicas. Portanto, essa pesquisa fornecerá subsídios para definição de novas hipóteses e metas para realização de estudos complementares, de forma a construir ao longo dos anos, sistemas mais eficientes de restauração ecológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Coordenador / Flávio de Lara Lemes - Integrante / Caren Daiana Perius Webler - Integrante / Dellis Ortiz Garcia - Integrante / Letícia Maiara Galleczka - Integrante.
-
2015 - 2017
Impactos de um sistema integrado de produção agrícola e pecuária leiteira sobre a qualidade física do solo e produtividade da cultura do milho, Descrição: A integração lavoura-pecuária leiteira se tornou uma das principais fontes de renda dos agricultores familiares no noroeste do Rio Grande do Sul. A utilização de uma elevada lotação animal, em condições de alta umidade do solo e o pisoteio intenso durante o inverno, podem ocasionar a degradação da estrutura do solo reduzindo o potencial produtivo das pastagens e das culturas cultivadas na sequência. O objetivo do presente trabalho é estudar o efeito de um sistema de integração lavoura e pecuária leiteira de dois anos sobre atributos físicos do solo sob diferentes condições de manejo e a produtividade do milho. Para atingir o objetivo proposto, será dada continuidade a um projeto iniciado no ano de 2015, onde se selecionou uma propriedade rural representativa do sistema de produção leiteira da região Missioneira do Rio Grande do Sul. Nessa propriedade, em uma área de 1 ha, montouse um experimento com os seguintes tratamentos: Área sob plantio direto sem pastejo no inverno (T1), Área sob plantio direto com pastejo no inverno (T2) e área sob cultivo mínimo com escarificação e pastejo no inverno (T3). O delineamento experimental adotado é de blocos ao acaso com quatro repetições. Durante o inverno, a área é cultivada com aveia para pastejo dos bovinos de leite. O tratamento com cultivo mínimo (T3), é escarificado após o pastejo, antes da implantação da cultura de verão. As parcelas possuem 30 m de comprimento e 15 m de largura. O pastejo é realizado por blocos, sendo que os animais permanecem 1 dia em pastejo nos tratamentos T2 e T3 em cada bloco. Após todos os blocos serem pastejados, a aveia recebe uma adubação nitrogenada de cobertura. Os animais somente retornam ao pastejo quando a aveia atinge aproximadamente 30 cm de altura. O número de pastejo dependerá das condições de crescimento das pastagens, ficando entre 3 a 5 pastejos. Após o último pastejo, a área será dessecada com herbicida e será implantada a cultura do milho. No solo serão avaliados a densidade, porosidade total, macro e microporosidade nas camadas de 0 a 5, 5 a 10, 10 a 20 e 20 a 30 cm. Para isso serão coletadas amostras de solo com estrutura preservada após o último pastejo, e após a colheita da cultura da soja. Também será avaliada a resistência mecânica do solo a penetração (RP) nos primeiros 40 cm, sendo as leituras realizadas a intervalos de 1 cm no solo. No final do ciclo da pastagem será coletada amostras de aveia em uma área de 1 m2 em cada parcela, para avaliar a massa seca remanescente. Na cultura do milho, será avaliada a produção de grãos na maturação fisiológica e o peso de 1000 grãos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Coordenador / Lucas Raimundo Rauber - Integrante / Flávio de Lara Lemes - Integrante.
-
2015 - 2017
Atributos físicos do solo em sistemas de integração lavoura-pecuária leiteira e produtividade da cultura da soja, Descrição: A integração lavoura-pecuária leiteira se tornou uma das principais fontes de renda dos agricultores familiares no noroeste do Rio Grande do Sul. A utilização de uma elevada lotação animal, em condições de alta umidade do solo e o pisoteio intenso durante o inverno, podem ocasionar a degradação da estrutura do solo reduzindo o potencial produtivo das pastagens e das culturas cultivadas na sequência. O objetivo do presente trabalho é estudar o efeito de um sistema de integração lavoura e pecuária leiteira de dois anos sobre atributos físicos do solo sob diferentes condições de manejo e a produtividade da soja. Para atingir o objetivo proposto, será dada continuidade a um projeto iniciado no ano de 2015, onde se selecionou uma propriedade rural representativa do sistema de produção leiteira da região Missioneira do Rio Grande do Sul. Nessa propriedade, em uma área de 1 ha, montou-se um experimento com os seguintes tratamentos: Área sob plantio direto sem pastejo no inverno (T1), Área sob plantio direto com pastejo no inverno (T2) e área sob cultivo mínimo com escarificação e pastejo no inverno (T3). O delineamento experimental adotado é de blocos ao acaso com quatro repetições. Durante o inverno, a área é cultivada com aveia para pastejo dos bovinos de leite. O tratamento com cultivo mínimo (T3), é escarificado após o pastejo, antes da implantação da cultura de verão. As parcelas possuem 30 m de comprimento e 15 m de largura. O pastejo é realizado por blocos, sendo que os animais permanecem 1 dia em pastejo nos tratamentos T2 e T3 em cada bloco. Após todos os blocos serem pastejados, a aveia recebe uma adubação nitrogenada de cobertura. Os animais somente retornam ao pastejo quando a aveia atinge aproximadamente 30 cm de altura. O número de pastejo dependerá das condições de crescimento das pastagens, ficando entre 3 a 5 pastejos. Após o último pastejo, a área será dessecada com herbicida e será implantada a cultura da soja. No solo serão avaliados a densidade, porosidade total, macro e microporosidade nas camadas de 0 a 5, 5 a 10, 10 a 20 e 20 a 30 cm. Para isso serão coletadas amostras de solo com estrutura preservada após o último pastejo, e após a colheita da cultura da soja. Também será avaliada a resistência mecânica do solo a penetração (RP) nos primeiros 40 cm, sendo as leituras realizadas a intervalos de 1 cm no solo. No final do ciclo da pastagem será coletada amostras de aveia em uma área de 1 m2 em cada parcela, para avaliar a massa seca remanescente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Coordenador / Lucas Raimundo Rauber - Integrante / Eduardo Mallmann Schneiders - Integrante / Flávio de Lara Lemes - Integrante.
-
2015 - Atual
Construção e teste de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada, Descrição: A caracterização fisica do solo para fins de avaliação da qualidade física do solo requer o uso de metodologias de coleta que garantam a preservação da estrutura do solo original das condições de campo. A metodologia padrão para a coleta de amostras de solo com estrutura preservada utiliza coletores e martelos para inserir o anel do solo por pancadas. Essa metodologia pode comprometer a estrutura do solo, não refletindo as condições de campo. Diante disso, o objetivo geral desse estudo é construir e avaliar a eficiência de um coletor de amostras de solo com estrutura preservada para fins de análises físicas do solo. O coletor proposto irá inserir os anéis no solo através da pressão exercida por um parafuso, que ao ser girado, irá empurar o anel de coleta no solo. Essa metodologia nova de coleta, será comparada com o método padrão de coleta de amostras de solo. Para isso, serão coletadas amostras de solo com estrutura preservada nas camadas de 0 a 10 e 10 a 20 cm de profundidade, em Latossolos sob diferentes condições de uso e manejoplantio direto e cultivo mínimo Em cada condição de uso e manejo do solo serão coletadas 10 amostras de solo, em cada camada, para cada metodologia de coleta. Nas coletas serão utilizados anéis de aço inóx, com 4,9 cm de diâmetro e 5 cm de altura com bordas cortantes. Com essas amostras será determinada a densidade do solo, a distribuição de poros e a curva de retenção de água no solo. O delinemento experimentar será inteiramente casualizado, sendo 10 o número de repetições para cada condição de uso e manejo. Os dados serão submetidos a análise da variância e comparados pelo teste de Tukey a 5 % de probabilidade. Além disso, para cada parâmetro analisado será realizada uma análise estatistica descritiva, para determinação do coeficiente de variação, desvião padrão, média, mediana, moda.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Coordenador / Jordana Duarte - Integrante / Maicon Rauber - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2004 - 2010
Determinação e modelagem da lixiviação de nitrogênio e do pesticida clomazone em áreas de cultivo de fumo, Descrição: O projeto será desenvolvimento em uma microbacia hidrográfica (MBH) localizada no município de Agudo (457 ha), no RS. O cultivo principal é o fumo, em preparo convencional, em solos rasos e de elevada declividade. Na MBH predominam os Neossolos. Os objetivos são: remediar o atual estado de degradação da microbacia rural através de ações voltadas para o manejo dos recursos naturais e melhorar a qualidade da água e do solo por meio de tecnologias conservacionistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Integrante / Carlos Arnoldo Streck - Integrante / Marcelo Kunz - Integrante / Danilo dos Santos Rheinheimer - Integrante / Dalvan José Reinert - Coordenador / José Miguel Reichert - Integrante.
-
2003 - 2010
Grau de compactação de solos do Rio Grande do Sul submetidos a sistemas de manejo, Descrição: Para o desenvolvimento deste estudo serão coletados alguns solos do Rio Grande do Sul sob os sistemas de plantio convencional e plantio direto. Os objetivos são: a) estudar a melhor pressão para se obter a densidade máxima; b) estudar o efeito da argila, areia, matéria orgânica, e estabilidade de agregados no grau de compactação do solo; c) estudar o efeito do plantio com revolvimento do solo e plantio direto no grau de compactação do solo; d) propor um teste de compressão para obter um grau de compactação referência (BD ref).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Integrante / Carlos Arnoldo Streck - Integrante / Marcelo Kunz - Integrante / Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki - Integrante / Dalvan José Reinert - Coordenador / José Miguel Reichert - Integrante.
-
2002 - 2010
Compactação de solos e sua relação com o crescimento de plantas e impacto ambiental, Descrição: O objetivo principal é desenvolver melhor entendimento bem como desenvolver relações quantitativas de fatores relacionados à compactação dos solos e estado de compactação, e também relações do estado de compactação com produtividade dos cultivos ( soja e milho) para vários tipos de solos sob vários tipos de manejo incluindo faixas de variação significativa de retenção de água, argila, matéria orgânica e mineralogia. Serão estudadas propriedades físicas e mecânicas dos solos como compressibilidade,e resistência dos solos, densidades, porosidades,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Integrante / Marcelo Kunz - Integrante / Gilberto Louguercio Collares - Integrante / Dalvan José Reinert - Coordenador / José Miguel Reichert - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2006
Gestão integrada de recursos naturais em microbacias rurais, Descrição: Os objetivos principais são aliviar a pobreza rural através de ações voltadas para o manejo dos recursos naturais e melhorar a qualidade da água de bacias hidrográficas rurais de cabeceiras, por meio de tecnologias conservacionistas. Os seguintes objetivos específicos são: 1. Relacionar a localização da fonte no relevo, as fontes de poluição, a presença de proteção física e a proteção por vegetação permanente com a contaminação microbiológica, organoléptica, físico-química e por agrotóxicos da água utilizada para o consumo humano. 2. Melhorar a qualidade da água proporcionada pela validação de tecnologias para controle da poluição pontual através de sistemas de tratamento de esgoto por zona de raízes, cama sobreposta de suínos e da poluição difusa através da mata ciliar combinados com filtros de vegetação (sistema buffer strip). 3. Quantificar as variações temporais do fluxo de solução do solo e de nitrogênio da zona radicular para a subsuperfície ou ascende por capilaridade, em sistemas agrícolas, com estimativa da migração de nitrato para o lençol freático ou ambiente aquático regional via drenagem lateral, e propor ações de mitigação do problema com nitratos na microbacia. 4. Avaliar os impactos dos agrossistemas nas condições limnológicas das MBH. 5. Avaliar ações de manejo e características climáticas sobre a produção de sedimentos e a quantidade e qualidade de água das bacias. 6. Identificar espacialmente a origem dos sedimentos e modelar matematicamente os processos hidrossedimentométricos. Com esses resultados, identificar locais prioritários para ações de conservação do solo. 7. Avaliar os principais sistemas de implantação e condução das lavouras de fumo quanto ao manejo de solos, relacionando-os com a degradação física e biológica do solo, a demanda de mão-de-obra e o uso de agrotóxicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Integrante / Danilo dos Santos Rheinheimer - Integrante / Celso Aita - Integrante / Dalvan José Reinert - Integrante / José Miguel Reichert - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2010
Faixa ótima de conteúdo de água no solo para o crescimento e desenvolvimento de plantas em agroecossistemas, Descrição: O objetivo geral deste projeto é estudar relações e fenômenos associados à dinâmica da água no solo em dois agroecossistemas distintos, incluindo variações de manejo de solo e planta e estimar faixa ou intervalo ótimo de conteúdo de água para o crescimento, desenvolvimento e produtividade das culturas. Para atingir esse objetivo serão utilizados dois experimentos - Latossolo (Cruz Alta) e Argissolo (Santa Maria), nos quais serão realizadas as seguintes atividades: a) testar e avaliar a infiltração, curvas de retenção, armazenamento e disponibilidade de água às plantas em dois solos; b) relacionar os limites de disponibilidade e quantidade de água no solo com o crescimento e produtividade da soja e feijão.; c) determinar o intervalo hídrico ótimo para as condições de solos arenoso e argiloso; d) analisar e verificar a quantidade de solo explorado pelo sistema radicular das plantas; e) quantificar impacto de manejo do solo e estado de compactação nos atributos mencionados nos itens anteriores; f) determinar as curvas de retenção de água em solos do Rio Grande do Sul, para dar suporte na estimativa de propriedades hídricas do solo e tomada de decisões nos projetos de irrigação; g) desenvolver relações básicas de pedotransferência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Integrante / Carlos Arnoldo Streck - Integrante / Marcelo Kunz - Integrante / Gilberto Louguercio Collares - Integrante / Leticia Sequinatto - Integrante / Giovana Rossato Santi - Integrante / Dalvan José Reinert - Coordenador / José Miguel Reichert - Integrante / Vanderlei Rodrigues da Silva - Integrante.
-
2000 - 2010
Compactação de solos: compressibilidade, estado de compactação e relações com o crescimento de plantas, Descrição: Desenvolver melhor entendimento e relações quantitativas de fatores relacionados à compactação dos solos e estado de compactação, e também relações do estado de compactação com produtividade dos cultivos (soja e milho) para vários tipos de solos sob vários tipos de manejo incluindo faixas de variação significativa de retenção de água, argila, matéria orgânica e mineralogia. Serão estudadas propriedades mecânicas dos solos como compressibilidade e resistência dos solos via cisalhamento direto e resistência à penetração, e grau de compactação, modelagem empírica ou estatística e relações do estado de compactação com crescimento de plantas. Serão desenvolvidas relações de Pedotransferência, principalmente, entre os atributos: resistência à penetração, densidade do solo, porosidade de aeração e conteúdo de água no solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Integrante / Silvio A Genro Junior - Integrante / Carlos Arnoldo Streck - Integrante / Marcelo Kunz - Integrante / Gilberto Louguercio Collares - Integrante / Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki - Integrante / Dalvan José Reinert - Coordenador / José Miguel Reichert - Integrante / Vanderlei Rodrigues da Silva - Integrante / Deonir Secco - Integrante.
-
2000 - 2004
Efeitos da compactação nos atributos físicos e no desenvolvimento das culturas do milho e soja em Latossolo Vermelho escuro sob plantio direto., Descrição: O objetivo geral desse estudo é determinar o efeito de diferentes estados de compactação nos atributos físicos do solo, relacionando com o desenvolvimento e a produtividade das culturas do milho e soja. Como objetivos específicos têm-se: a) determinar o efeito da compactação nos atributos físicos-mecânicos do solo (resistência à penetração, compressibilidade, densidade e espaço poroso); b) verificar se os estados de compactação existentes fazem com que os atributos físicos do solo atinjam seus limites críticos; c) verificar os efeitos de diferentes estados de compactação do solo no desenvolvimento e produtividade das culturas da soja e do milho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Douglas Rodrigo Kaiser - Coordenador / DALVAN JOSÉ REINERT - Integrante / VANDERLEI RODRIGUES DA SILVA - Integrante / Deonir Secco - Integrante / Leticia Sequinatto - Integrante / João Alfredo Braida - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Fronteira Sul. , Rua Major Antônio Cardoso, 590, Centro, 97900-000 - Cerro Largo, RS - Brasil, Telefone: (55) 33592014, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2011
Universidade Federal de PelotasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas:
1-Fundamentos da Ciência do Solo (Agronomia)
2-Classificação de Solos (Agronomia)
3- Fertilidade do Solo (Agronomia)
4- Solos Florestais (Engenharia Florestal)
5- Fertilidade do Solo (Engenharia Florestal)
6- Solos e Produção Animal (Zootecnia)
7- Manejo e Fertilidade do Solo (Zootecnia)
2006 - 2010
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Doutorado em Ciência do Solo, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2006
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Mestrado em ciência do solo, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2005
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Aluno do curso de Agronomia, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica (PIBIC-CNPq), Carga horária: 20
Atividades
-
03/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Rurais/ Programa de Pós- Graduação em Ciência do Solo.,Linhas de pesquisa
2011 - Atual
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2016
Ensino, Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Solos aplicados as Ciências Ambientais, Manejo, Conservação e Monitoramento de Bacias Hidrográficas
-
08/2011
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física do Solo, Fundamentos de Ciência do Solo, Levantamento e Classificação de Solos, Manejo e conservação do solo e da água
-
08/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geociências
-
11/2011 - 07/2017
Direção e administração, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus de Cerro Largo.,Cargo ou função, Coordenação Adjunta de Áreas experimentais.
-
08/2011 - 07/2014
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Aplicada a Engenharia Ambiental
Você é Douglas Rodrigo Kaiser?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Douglas Rodrigo Kaiser e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?