Maria Domingos Pereira Ventura

Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Integrante do projeto de pesquisa: "A formalização discursiva do universo do trabalho e da tecnologia em textos literários brasileiros". Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2005), graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1992) e graduação em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Especialização no Ensino de Filosofia (Faculdade Bagozzi) e em Filosofia da Educação (Universidade Federal do Paraná). Atualmente é professora QPM - Secretaria de Estado da Educação

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA E SOCIEDADE -PPGTE

2016 - 2018

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: As construções discursivas do trabalho livre e escravo na peça Mãe de José de Alencar,Ano de Obtenção: 2018
Angela Maria Rubel Fanini.Palavras-chave: Literatura Brasileira; Análise do Discurso; Trabalho Livre; Trabalho escravo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Especialização em FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

2010 - 2012

Universidade Federal do Paraná
Título: Reflexões sobre o Cidadão Crítico e Autônomo nas Diretrizes Curriculares para o Ensino de Filosofia no Estado do Paraná
Orientador: Geraldo Balduíno Horn

Especialização em ensino de filosofia

2007 - 2008

Faculdade Padre João Bagozzi
Título: Tempo, uma invenção humana
Orientador: Ivo José Triches

Especialização em Especialização em Teleinformática e redes de Compu

1997 - 1997

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Evolução de Sistemas Distribuídos na Telepar
Orientador: Luiz Nacamura Jr

Graduação em letras

2011 - 2015

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: A MATERNIDADE MULATA NA PEÇA ?MÃE? DE JOSÉ DE ALENCAR E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES
Orientador: Angela Maria Rubel Fanini

Graduação em Licenciatura em Filosofia

2001 - 2005

Universidade Federal do Paraná
Título: Santo Agostinho e o problema do tempo
Orientador: Joel Alves de Souza

Graduação em Bacharelado em Turismo

1990 - 1992

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Supera - Sist. Detecção ao uso abusivo de Drogas. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Jornadas Latino-Americanas - ESOCITE, 2016.. 2016. (Congresso).

II Seminário Estadual do PIBID Paraná.FILOSOFIA POLÍTICA, DA TEORIA À PRÁTICA: O GRÊMIO ESTUDANTIL, ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2014. (Seminário).

I Encontro Nacional do PIBID -Filosofia.O Desenvolvimento da argumentação pela leitura e discussão de textos filosóficos. 2013. (Encontro).

3 Congresso de Educação - Sagrada Família - Escola: Espaço de Diálogo, de compreensão, de comprometimento e de contrução da vida. 2011. (Congresso).

Diálogos filosóficos sobre educação. 2011. (Seminário).

III Semana Academica de Letras/UTFPR. 2011. (Outra).

Formação continuada de professores do Ensino Médio. 2010. (Encontro).

Simpósio Ensino Médio Integrado Discussão dos Avanços e dificuldades da Integração. 2010. (Simpósio).

XIV Encontro do NESEF sobre o Ensino de Filosofia em foco:. 2010. (Encontro).

Grupo de Estudo aos sábados - 2009. 2009. (Outra).

Grupo de Trabalho em Rede/2008 - Educação, Tecnologia e Ensino. 2008. (Outra).

Disseminação da Politica Curricular e de Gestão Escolar da SEED/PR. 2007. (Outra).

Encontro de Professores de Filosofia. 2007. (Encontro).

III Grupo de Estudo aos sábados - Filosofia. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gelson João Tesser

Geraldo B. Hörn;TESSER, G. J.; Délcio Junkes. Refelexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas diretrizes para o ensino de filosfia no Estado do Paraná.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Filosofia da Educação: Ética, Po) - Univerdidade Federal do Paraná.

iVO PEREIRA DE QUEIROZ

FANINI, A. M. R.;QUEIROZ, I. P.; FINAU, R. A.; TEIXEIRA, N. C. R. B.. As construções discursivas do trabalho livre e o escravo na peça Mãe de José de Alencar. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

iVO PEREIRA DE QUEIROZ

QUEIROZ, I. P.; FANINI, A. M. R.; FINAU, R. A.; TEIXEIRA, N. C. R. B.. As construções discursivas do trabalho livre e formal e o escravo na peça Mãe de José de Alencar. 2017.

Rossana Aparecida Finau

Fanini; QUEIROZ, I. P.; TEIXEIRA, N. C. R. B.;FINAU, R. A.. As construções discursivas do trabalho livre e o escravo na peça Mãe de José de Alencar. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade - PPGTE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Rossana Aparecida Finau

FINAU, ROSSANA; FANINI, A. M. R.; QUEIROZ, I. P.; TEIXEIRA, N. C. R. B.. As construções discursivas do trabalho livre e formal e o escravo na peça Mãe de José de Alencar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia e Sociedade - PPGTE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Geraldo Balduino Horn

HORN, Geraldo BalduinoJUNKES, D.; Tesser, G. J.. Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas diretrizes para o ensino de Filosofia no Estado do Paraná. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia da Educação - Ética e Política) - Universidade Federal do Paraná.

Márcio Matiassi Cantarin

CANTARIN, M. M.. A maternidade mulata na peça "Mãe", de José de Alencar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Alice Atsuko Matsuda

MATSUDA, ALICE ATSUKO; FANINI, Angela Maria Rubel; CANTARIN, Mácio Matiassi. A maternidade mulata na peça Mãe, de José de Alencar e suas possíveis implicações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Alice Atsuko Matsuda

MATSUDA, ALICE ATSUKO; FANINI, Angela Maria Rubel. A maternidade mulata na peça Mãe, de José de Alencar e suas possíveis implicações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ângela Maria Rubel Fanini

FANINI, A. M. R.; QUEIROZ, I. P.; TEIXEIRA, N. C. R. B.; FINAU, R. A.. As construções discursivas do trabalho livre e o escravo na peça Mãe de José de Alencar. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Geraldo Balduino Horn

Reflexões sobre o cidadão crítico e autônomo nas diretrizes para o ensino de Filosofia n o Estado do Paraná; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia da Educação - Ética e Política) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Balduino Horn;

Síndia Rosa Ballen da Silva

Estágio Curricular Obrigatório em Língua Portuguesa I; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Síndia Rosa Ballen da Silva;

Rogério Caetano de Almeida

Orientação de Estágio de Literatura para alunos da 2a série do Ensino Médio; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rogério Caetano de Almeida;

Rogério Caetano de Almeida

O futebol na cultura brasileira; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rogério Caetano de Almeida;

Ângela Maria Rubel Fanini

As construções discursivas do trabalho livre e o escravo na peça Mãe de José de Alencae; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Angela Maria Rubel Fanini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FANINI, ANGELA MARIA RUBEL ; VENTURA, Maria Domingos Pereira . A peça Mãe de Alencar e as vozes sociais sobre a questão afro-brasileira. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 14, p. 176-198, 2019.

  • FANINI, A. M. R. ; VENTURA, M. D. P. . VIDA E TRABALHO DE SERES HUMANOS ESCRAVIZADOS NAS OBRAS MÃE E O DEMÔNIO FAMILIAR DE JOSÉ DE ALENCAR.. Revista ABPN , v. 11, p. 206-229-229, 2019.

  • FANINI, A. M. R. ; VENTURA, M. D. P. . Mãe, de José de Alencar: uma possível leitura sobre o trabalho de seres humanos escravizados no século XIX. Revista de Letras , v. 20, p. 37-50, 2018.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - Atual

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor QPM, Carga horária: 40