Luiza Maria Nascimento Gomes

É graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Participou de projetos de pesquisa na área de Educação no Campo e Educação de Jovens e Adultos. É bolsista de projeto de pesquisa nas áreas de mediação museal e abordagem da cultura negra em espaços museais. Tem como áreas de interesse mediação em espaços culturais, cultura afro-brasileira, questões étnico raciais, história, memória, identidade e educação não escolar.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Pedagogia

2012 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

Curso de Libras Basico. (Carga horária: 60h). , Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

15° Seminário de Pesquisa e Extensão."Professores levam seus alunos aos museus: entre concepções e práticas de educar pela memória, história e objetos museais.". 2013. (Seminário).

Encontros de Primavera - RIMC 2013. 2013. (Encontro).

Museu, história e cultura do negro na sociedade brasileira. 2013. (Outra).

Ensino de História e Juventude: a produção de sentidos no espaço es escolar. 2013. (Outra).

1ª Semana Paulo Freire FaE/UEMG. 2012. (Seminário).

14º Seminário de Pesquisa e Extensão."Educação do campo em construção: Apropriação do Material Didático-Pedagógico por Educadores de Jovens e Adultos.". 2012. (Seminário).

III Seminário do Projeto Observatório do Campo - Núcleo FaE / Uemg. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LANA MARA DE CASTRO SIMAN

O Projeto Território Negro como instrumento de ressiginificação: pontencialidades de novas imagens sobre o negro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lana Mara de Castro Siman;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    PROJETO: A CULTURA AFRO ? BRASILEIRA ABORDADA NO MUSEU: a mediação entre sujeitos e objetos, Descrição: Acompanhar visitas que tenham como foco a Trilha- Afro buscando, por meio das interações entre o educador do museu, os visitantes e os objetos museais identificar e analisar os saberes e representações dos quais ele se apropriou que circulam durante a visita a respeito do negro e da escravidão na história brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiza Maria Nascimento Gomes - Integrante / LANA MARA CASTRO SIMAN - Coordenador / NAYRA BORGES - Integrante.

  • 2013 - Atual

    PROFESSORES QUE LEVAM SEUS ALUNOS AOS MUSEUS: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAR PELA MEMÓRIA, HISTÓRIA E OBJETOS MUSEAIS., Descrição: A partir dos anos 80 do século XX a relação entre educação e cultura, história e memória ganhou expressão crescente nos âmbitos escolares e não escolares. Nesse sentido tornou-se impensável conceber a Educação fora do campo da cultura, da história e memória. O projeto visa identificar e analisar a compreensão que os docentes vêm construindo a respeito desta relação ao longo da sua construção acadêmica e docente. Estes docentes trabalham de forma interdisciplinar na recuperação da história e memória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiza Maria Nascimento Gomes - Integrante / LANA MARA CASTRO SIMAN - Coordenador / NAYRA BORGES - Integrante.

  • 2012 - 2013

    PROJETO EDUCAÇÃO DO CAMPO EM CONSTRUÇÃO: APROPRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO POR EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS, Descrição: A Educação de Jovens e Adultos do campo brasileiro, no qual se encontra a maior taxa de desigualdade em relação ao direito à educação, tornou-se a base de estudo e pesquisa em que se sustenta o Projeto Educação do Campo em construção: apropriação de material didático-pedagógico por educadores de jovens e adultos. Este projeto busca compreender a maneira em que se realiza a apropriação do material didático-pedagógico Educampo. Este último foi idealizado a partir das demandas dos educadores/as de EJA e posteriormente utilizados em salas de aula de assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Luiza Maria Nascimento Gomes - Coordenador / DOMINICK ABREU BARBOSA - Integrante / GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL - Integrante / NAGELA APARECIDA BRANDÃO - Integrante / VANIA APARECIDA COSTA - Integrante / WALQUIRIA MIRANDA ROSA - Integrante / EVELY AQUINO - Integrante / SORAIA DE MELLO GUIMARÃES - Integrante / RUBIA CRISTINA TAVARES HOMEM - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. , Rua Paraíba , 29, Funcionários, 30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 36371631

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2012 - 02/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, .,Linhas de pesquisa

2013 - Atual

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MG)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.