Simone Cristina Girardi

Técnica de Laboratório / Biologia no Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas. Doutora em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá- UEM. Mestre em Conservação e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Comparada

2015 - 2019

Universidade Estadual de Maringá
Título: Estudos Citogenéticos e do DNA Mitocondrial em espécies de Pimelodidae (SILURIFORMES): um enfoque na Taxonomia e Sistemática
Dr. Vladimir Pavan Margarido. Coorientador: Dra. Carla Simone Pavanelli. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS

2013 - 2015

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Citogenética básica e molecular em espécies de Pimelodidae (Siluriformes) coletadas nas bacias do rio Paraná e do rio Uruguai: uma abordagem na taxonomia e sistemática.,Ano de Obtenção: 2015
Dr. Vladimir Pavan Margarido.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2008 - 2012

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Caracterização citogenética de duas espécies de Pimelodidae (Siluriformes) do rio Piquiri, bacia do Alto rio Paraná.
Orientador: Dr. Vladimir Pavan Margarido

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Estadual Presidente Costa e Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Softwares para Análises Filogenéticas Moleculares. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2018 - 2018

SEI! USAR IFPR/CAMPUS. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.

2015 - 2015

Lei das águas. (Carga horária: 20h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em O BICHO-DA-SEDA. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2010 - 2010

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COLEÇÕES E MAT. DIDÁTICO. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2010 - 2010

PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS EM BISCUIT. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

TAXIDERMIA II. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

CITOGENÉTICA DE PEIXES. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2008 - 2008

CITOGENÉTICA CLÍNICA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2008 - 2008

UTILIZAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES.. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2008 - 2008

MARCADORES CROMOSSÔMICOS MOLECULARES. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GIRARDI, S. C. ; NARDELLI, A. ; PRESTES, A. B. ; KONERAT, J. T ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; MARGARIDO, VLADIMIR P. ; GAVAZZONI, M. ; LUI, R. L. ; BUENO, V. ; BLANCO, D. R. . XVIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes - SCGP. 2018. (Outro).

GIRARDI, S. C. . I Encontro de Biologia Comparada UEM 10 anos. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Contextos e Conceitos - Mostra de Produção Científica e Extensão e II Semana Cultural e de Humanidades.Curadoria de trabalhos. 2018. (Encontro).

XVIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes - SCGP 2018,.Diversidade cariotípica em uma população de Pimelodus cf. blochii (Siluriformes: Pimelodidae) da Bacia Amazônica.. 2018. (Simpósio).

3º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - 3º EAICTI.Sessão 027. 2017. (Encontro).

3º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - 3º EAICTI.Sessão 028. 2017. (Encontro).

2º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação.Sessão 120. 2016. (Encontro).

2º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação.Sessão 020. 2016. (Encontro).

2º Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação.Sessão 043. 2016. (Encontro).

I Encontro de Biologia Comparada UEM 10 anos. 2016. (Encontro).

XVII Simpósio de Citogenética de Peixes.Chromosomal variability in Astyanax fasciatus morphological group (Characiformes: Characidae) from two brazilian river basins. 2016. (Simpósio).

XIV EPEA - Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2013. (Encontro).

XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes.Diversidade cariotípica em Iheringichthys labrosus (Lukten, 1874) de três sistemas hidrográficos: Alto rio Paraná, Médio rio Paraná e Alto rio Uruguai. 2013. (Simpósio).

2º Encontro Regional do Comitê Executivo da Saúde do Paraná. 2012. (Encontro).

II Simpósio de Ciências Aplicadas a Sericicultura. 2010. (Simpósio).

XX Semana da Biologia da Universidade do Oeste do Paraná..O conhecimento de mulheres a respeito do câncer de mama e colo do útero e suas formas de prevenção.. 2010. (Outra).

XIX Semana de Biologia. 2009. (Outra).

XVIII Semana da Biologia. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline Nardelli

GIRARDI, S. C.; MARGARIDO, V. P; KONERAT, J. T. Estudos comparativos em Rineloricaria zaina Ghazzi, 2008 e Rineloricaria reisi Ghazzi, 2008 (Siluriformes, Loricariidae, Loricariinae) do rio Ijuí, bacia do rio Uruguai, através de análises citogenéticas básica e molecular.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vladimir Pavan Margarido

MARGARIDO, VLADIMIR P; Bueno, V.;Lui, R. L.. Citogenética básica e molecular em espécies de Pimelodidae (Siluriformes) coletadas nas bacias do rio Paraná e do rio Uruguai: uma abordagem na taxonomia e sistemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Vladimir Pavan Margarido

MARGARIDO, V.P.; Paiz, L. M.;Graça, W. J.; ARTONI, R.F.; Oliveira, A. V.. Estudos citogenéticos e do DNA mitocondrial em espécies de Pimelodidae (Siluriformes): um enfoque na taxonomia e sistemática. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá.

Vladimir Pavan Margarido

Konerat, J. T.; D'Arce-Rodrigues, L. P. G.;Margarido, V. P.. Caracterização citogenética de duas espécies de Pimelodidae (Siluriformes) do rio Piquiri, bacia do Alto rio Paraná.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Vanessa Bueno da Silva

MARGARIDO, V. P.; LUI, R. L.;BUENO, V.. Diversidade cariotípica em espécies de Iheringichthys Eigenmann & Norris, 1900 das bacias dos rios Paraná e Uruguai, e implicações na taxonomia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Luciana Paula Grégio D'Arce Rodrigues

MARGARIDO, V. P.;D'ARCE, L. P. G.; KONERAT, J. T.. Caracterização de duas espécies de Pimelodidae (Siluriformes) do rio Piquiri, bacia do Alto Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Jocicléia Thums Konerat

Margarido, V.P.; D'ARCE-RODRIGUES, L. P. G.;KONERAT, J.T.. Caracterização Citogenética de duas espécies de Pimelodidae (Siluriformes) do rio Piquiri, bacia do Alto rio Paraná.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Alessandra Valéria de Oliveira

MARGARIDO, V. P.; ARTONI, R. F.;OLIVEIRA, A.V.; GRACA, W. J.; PAIZ, L. M.. Estudos citogenéticos e do DNA mitocondrial em espécies de Pimelodidae (Siluriformes): um enfoque na taxonomia e sistemática do grupo. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá.

Roberto Laridondo Lui

Lui, R.L.; BUENO, V.;MARGARIDO, V.P.. Citogenética básica e molecular em espécies de Pimelodidae (Siluriformes) coletadas nas bacias do rio Paraná e do rio Uruguai: uma abordagem na taxonomia e sistemática. 2015. Dissertação (Mestrado em CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Roberto Laridondo Lui

Lui, R.L.; BUENO, V.;MARGARIDO, V.P.. Diversidade cariotípica em espécies de Iheringichthys Eigenmann & Norris, 1900 das bacias dos rios Paraná e Uruguai, e implicações na taxonomia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vladimir Pavan Margarido

Citogenética básica e molecular em espécies de Pimelodidae (Siluriformes) coletadas nas bacias do rio Paraná e do rio Uruguai: uma abordagem na taxonomia e sistemática; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vladimir Pavan Margarido;

Vladimir Pavan Margarido

Estudos citogenéticos e do DNA mitocondrial em espécies de Pimelodidae (Siluriformes): um enfoque na taxonomia e sistemática; 2019; Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vladimir Pavan Margarido;

Vladimir Pavan Margarido

Caracterização citogenética de duas espécies de Pimelodidae (Siluriformes) do rio Piquiri, bacia do Alto rio Paraná; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Vladimir Pavan Margarido;

Carla Simone Pavanelli

Caracterização citogenética básica e molecular de peixes da família Pimelodidae; 2015; Dissertação (Mestrado em CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carla Simone Pavanelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GIRARDI, SIMONE C. ; PAVANELLI, CARLA S. ; MARGARIDO, VLADIMIR P. . Contributions to the systematic of Pimelodidae (Osteichthyes, Siluriformes): basic and molecular cytogenetics on seven species of Pimelodus from three Brazilian hydrographic systems. Neotropical Ichthyology , v. 16, p. e170148, 2018.

  • GIRARDI, S. C. ; LUI, R. L. ; FELDBERG, E. ; PAVANELLI, C. S ; MARGARIDO, V. P . Diversidade cariotípica em uma população de Pimelodus cf. blochii (Siluriformes: Pimelodidae) da Bacia Amazônica. In: XVIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes - SCGP 2018, 2018, Cascavel. XVIII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes - SCGP 2018, 2018.

  • NARDELLI, A. ; PRESTES, A. B. ; GIRARDI, S. C. ; BAUMGARTNER, L. ; PAIZ, L. M ; MORESCO, R. M ; KONERAT, J. T ; MARGARIDO, V. P . Caracterização de polimorfismo cromossômico em Rineloricaria zaina Ghazzi, 2008 (Siluriformes, Loricariidae, Loricariinae) do rio Ijuí, bacia do rio Uruguai.. In: Quinta Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenomica, 2017, Londrina. Quinta Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenomica, 2017. v. 1. p. 6.

  • GAVAZZONI, M. ; OLIVEIRA, C. A. M. ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; GIRARDI, S. C. ; MORESCO, R. M ; KONERAT, J. T ; LUI, R. L. ; PAVANELLI, C. S ; GRACA, W. J. ; MARGARIDO, V. P . Chromosomal variability in Astyanax fasciatus morphological group (Characiformes: Characidae) from two brazilian river basins. In: XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes., 2016, São Carlos. XVII Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2016.

  • MARCHIORO, B. B. ; DEPRA, G. C. ; GIRARDI, S. C. ; MARGARIDO, V. P ; PAVANELLI, C. S . Análise morfológica e citogenética de populações de Iheringichthys Eigenmann & Norris, 1900 (Siluriformes, Pimelodidae) da Bacia do Prata.. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Recife. XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.

  • GAVAZZONI, M. ; GEMI, G ; GIRARDI, S. C. ; PAIZ, L. M ; OLIVEIRA, C. A. M. ; GRACA, W. J. ; MARGARIDO, V. P . Análise citogenética básica e molecular em Astyanax cf. paris e A. laticeps (Characidae: incertae sedis) provenientes da bacia do Alto rio Uruguai, Brasil.. In: XXI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2015, Cuiabá. XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes - Caderno de Resumos, 2015.

  • GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; GIRARDI, S. C. ; SOUZA, F. ; PAVANELLI, C. S ; VICARI, M. R. ; MARGARIDO, V. P ; LUI, R. L. . Análise cromossômica e morfométrica de Apareiodon affinis (Steindachner 1879) (Characiformes, Parodontidae) com polimorfismo estrutural da bacia do rio Uruguai.. In: XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2015, Cuiabá. XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes - Caderno de Resumos, 2015.

  • PRESTES, A. B. ; GIRARDI, S. C. ; PAIZ, L. M ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; NARDELLI, A. ; PAVANELLI, C. S ; MARGARIDO, V. P . Citogenética básica e molecular em sete espécies de Pimelodus Lacepède 1803 (Pimelodidae) de três sistemas hidrográficos brasileiros.. In: XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2015, Cuiabá. XVI Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes - Caderno de Resumos, 2015.

  • GIRARDI, S. C. ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; KONERAT, J. T ; BUENO, V. ; LUI, R. L. ; PAVANELLI, C. S ; MARGARIDO, V. P . Diversidade cariotípica em Iheringichthys labrosus (Lukten, 1874) de três sistemas hidrográficos: Alto rio Paraná, Médio rio Paraná e Alto rio Uruguai.. In: XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013, Jequié. XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013.

  • GIRARDI, S. C. ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; BUENO, V. ; KONERAT, J. T ; LUI, R. L. ; GRACA, W. J. ; MARGARIDO, V. P . Caracterização citogenética em duas espécies de Gymnogeophagus (Labriformes: Cichlidae) coletados nas bacias do Médio rio Paraná e do Alto rio Uruguai.. In: XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013, Jequié. XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013.

  • BAUMGARTNER, L. ; PAIZ, L. M ; GIRARDI, S. C. ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; BUENO, V. ; KONERAT, J. T ; LUI, R. L. ; CASTRO, A. L. B. P. ; MARGARIDO, V. P . Caracterização citogenética de Loricariichthys rostratus, Reis e Pereira 2000, coletados à montante e jusante das Cataratas do Iguaçu (Parque Nacional do Iguaçu - PR).. In: XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013, Jequié. XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013.

  • BAUMGARTNER, L. ; PAIZ, L. M ; GIRARDI, S. C. ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; BUENO, V. ; KONERAT, J. T ; LUI, R. L. ; MARGARIDO, V. P . Citogenética básica e molecular de Trachydoras paraguayensis (Eigenmann & Ward, 1907) (Siluriformes, Doradidae).. In: XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013, Jequié. XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013.

  • BUENO, V. ; KONERAT, J. T ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; GIRARDI, S. C. ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; LUI, R. L. ; ZAWADZKI, C. H ; MARGARIDO, V. P . Mapeamento físico dos genes ribossomais 5S e 18S em cinco espécies de Hypostomus Lacépède, 1803 (Siluriformes, Loricariidae).. In: XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013, Jequié. XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013.

  • BUENO, V. ; KONERAT, J. T ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; GIRARDI, S. C. ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; LUI, R. L. ; ZAWADZKI, C. H ; MARGARIDO, V. P . Mapeamento físico dos genes ribossomais 5S e 18S em três espécies de Hypostomiinae Kner, 1853 (Siluriformes, Loricariidae).. In: XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013, Jequié. XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013.

  • LUI, R. L. ; PAIZ, L. M ; BAUMGARTNER, L. ; GIRARDI, S. C. ; GEMI, G ; GAVAZZONI, M. ; BUENO, V. ; KONERAT, J. T ; GRACA, W. J. ; MARGARIDO, V. P . Citogenética básica e molecular em quatro espécies de Astyanax (Characidae: Incertae Sedis) coletadas à jusante das Cataratas do rio Iguaçu (Médio rio Paraná), Brasil: considerações à taxonomia e sistemática do gênero.. In: XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013, Jequié. XV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, 2013.

  • DIAS, C. H. ; ROCHA, C. R. ; GIRARDI, S. C. . A concepção de lixo e a importância da reciclagem para alunos do Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GIRARDI, S. C. ; ROCHA, C. R. ; AMARAL, A. Q. ; OLIVEIRA, A. L. . O conhecimento de mulheres a respeito do câncer de mama e colo do útero e suas formas de prevenção.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GIRARDI, S. C. ; GAVAZZONI, M. . Citotaxonomia e Filogenética de Peixes: conceitos e aplicações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GIRARDI, S. C. ; GEMI, G . Citogenética Básica e Molecular de peixes Neotropicais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estudos comparativos em espécies congêneres das bacias do Prata e do Amazonas através de análises citogenéticas, do ciclo reprodutivo e do DNA mitocondrial, com abordagem à taxonomia, sistemática, biogeografia e conservação (PQ 2017 - Proc 307788/2016-4)., Descrição: A ictiofauna de peixes neotropicais é a mais diversa do mundo, sendo que o Brasil destaca-se pela riqueza e diversidade da sua fauna de peixes, devido a um conjunto de fatores históricos, ecológicos e evolutivos. Deste modo, conhecer a ictiofauna destas regiões torna-se essencial para o desenvolvimento de ações que possam contribuir para modelos de preservação e manejo nesses sistemas aquáticos neotropicais. As maiores drenagens da região Neotropical estão localizadas em território brasileiro, sendo a maior representada pela bacia Amazônica, seguida pela bacia do Prata. Uma comparação entre as espécies de peixes existentes nas ecorregiões da América do Sul, combinando-se as áreas biogeográficas, verificou grande semelhança ictiofaunística entre as bacias do Baixo rio Paraná, do Baixo rio Uruguai e do rio Paraguai; entre as bacias do Alto rio Paraná e dos rios Paraíba do Sul, Iguaçu, São Francisco e Parnaíba; e entre a Bacia do Alto rio Uruguai e as bacias do rio Amazonas e Tocantins-Araguaia. O uso de informações filogenéticas é fundamental para o entendimento dos aspectos biogeográficos e de variação espacial das espécies de rios e riachos, visto que a biogeografia histórica fornece as hipóteses necessárias para o entendimento da origem da diversidade do grupo. A grande maioria das espécies apresenta constituição cariotípica, sequências do DNA mitocondrial e estratégia reprodutiva características, resultantes de sua história evolutiva, em que a interação com o ambiente é um aspecto fundamental. Neste contexto, no presente trabalho busca-se, através da análise citogenética básica e molecular, da análise de marcadores do DNA mitocondrial e do ciclo reprodutivo das espécies, contribuir para um melhor conhecimento de nossa ictiofauna e sua biodiversidade, da compreensão da evolução cariotípica dos gêneros e das famílias de peixes, desempenhando um importante papel na diagnose de espécies crípticas bem como de sinonímias que possam ocorrer, auxiliando desta forma a taxonomia, sistemática, biogeografia e subsidiar propostas de preservação, manejo e conservação... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Cláudio Henrique Zawadzki - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Rafaela Maria Moresco - Integrante / Lucas Baumgartner - Integrante / Mariane Gavazzoni - Integrante / Vanessa Bueno - Integrante / Roberto Laridondo Lui - Integrante / Weferson Júnio da Graça - Integrante / Daniel Rodrigues Blanco - Integrante / Aline Nardelli - Integrante / Anahiê Bortocello Prestes - Integrante / Paulo César Venere - Integrante / Maelin da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Estudos genéticos comparativos em espécies congêneres das bacias do Uruguai e Amazonas (Edital Fundação Araucária - Pesquisa Básica e Aplicada - 16/2016), Descrição: A ictiofauna de peixes neotropicais é a mais diversa do mundo, sendo que o Brasil destaca-se pela riqueza e diversidade da sua fauna de peixes, devido a um conjunto de fatores históricos, ecológicos e evolutivos. As maiores drenagens da região Neotropical estão localizadas em território brasileiro, sendo a maior representada pela bacia Amazônica, seguida pela bacia do Prata. Uma comparação entre as espécies de peixes existentes nas ecorregiões da América do Sul, combinando-se as áreas biogeográficas, verificou grande semelhança ictiofaunística entre as bacias do Alto rio Uruguai e a bacia do rio Amazonas. O uso de informações filogenéticas é fundamental para o entendimento dos aspectos biogeográficos e de variação espacial das espécies de rios e riachos, visto que a biogeografia histórica fornece as hipóteses necessárias para o entendimento da origem da diversidade do grupo. A grande maioria das espécies apresenta constituição cariotípica, sequências do DNA mitocondrial e estratégia reprodutiva características, resultantes de sua história evolutiva, em que a interação com o ambiente é um aspecto fundamental. Neste contexto, no presente trabalho busca-se, através da análise citogenética básica e molecular e da análise de marcadores do DNA mitocondrial, contribuir para um melhor conhecimento de nossa ictiofauna e sua biodiversidade, da compreensão da evolução cariotípica dos gêneros e das famílias de peixes, desempenhando um importante papel na diagnose de espécies crípticas bem como de sinonímias que possam ocorrer, auxiliando desta forma a taxonomia, sistemática e biogeografia... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Cláudio Henrique Zawadzki - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Rafaela Maria Moresco - Integrante / Lucas Baumgartner - Integrante / Mariane Gavazzoni - Integrante / Vanessa Bueno - Integrante / Roberto Laridondo Lui - Integrante / Weferson Júnio da Graça - Integrante / Daniel Rodrigues Blanco - Integrante / Aline Nardelli - Integrante / Anahiê Bortocello Prestes - Integrante / Paulo César Venere - Integrante / Eliana Feldberg - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Caracterização da diversidade específica e genética das comunidades anamniotas e algais de duas diferentes paisagens dos Campos Gerais do Paraná: implicações para conservação e manejo (Edital Fundação Araucária - Pesquisa Básica e Aplicada - 24/2012), Descrição: A Mata Atlântica é o bioma mais rico em biodiversidade, apresentando alta heterogeneidade quanto à composição vegetacional que pode variar de densas matas até campos abertos com vegetação rasteira, presença de Araucárias e muitas formações de lagoas naturais e permanentes. No sul do Brasil é possível verificar ainda a existência do que chamamos Campos Gerais e, em particular o sudoeste do Paraná e noroeste de Santa Catarina constituem o último remanescente mais preservado desse bioma no Brasil, embora esteja perdendo espaço principalmente para a silvicultura, já mostrando intensa fragmentação ambiental. Esta região apresenta uma fauna e flora bem distinta do restante da mata Atlântica, porém pouco estudada, principalmente com relação aos anamniotas (peixes e anfíbios) e comunidades algais. Trabalhos de levantamento são os passos iniciais indispensáveis para o estudo biológico e para o manejo de uma área, por fornecerem informações básicas para uma série de outros trabalhos científicos. Neste trabalho será determinada a diversidade específica e genética das comunidades anamniotas e algais existentes em lagoas naturais de duas diferentes paisagens dos Campos Gerais do Paraná. Serão utilizados marcadores moleculares ISSR para a caracterização da variabilidade genética interpopulacional das espécies de anamniotas, para verificar se as populações são contínuas ou parcialmente separadas por barreiras geográficas, assim como se existem possíveis riscos de endogamia; a citogenética será utilizada como ferramenta para auxiliar a citotaxonomia em peixes, uma vez que tem se mostrado eficiente neste grupo, a amplificação do gene mcyA via PCR será utilizada para a identificação de algas tóxicas, e a análise da histologia das gônadas de anfíbios para verificar possíveis anormalidades que possam estar associadas com a presença de agrotóxicos no ambiente, confirmada pela análise da presença de agrotóxicos orgânicos na água... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Gisele Gemi - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Rafaela Maria Moresco - Integrante / Thiago Cintra Maniglia - Integrante / Lucas Baumgartner - Integrante / Mariane Gavazzoni - Integrante / Roberto Laridondo Lui - Integrante / Weferson Júnio da Graça - Integrante / Mírcea Laís Vessaro da Silva - Integrante / Stephan Pablo Belim Motter - Integrante / Daniel Rodrigues Blanco - Integrante / Sama Beatriz Kuhn - Integrante / Camila Begui do Nascimento - Integrante / Reginaldo Rodrigues Vicente - Integrante / Norma Catarina Bueno - Integrante / Fernando Rodrigo Treco - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Diversidade ictiofaunística no rio Piquiri, Bacia do Alto rio Paraná: caracterização citogenética e aspectos reprodutivos aplicados à taxonomia e sistemática (FPTI - Edital 058/2014 - Apoio a Grupos de Pesquisa), Descrição: O rio Piquiri possui características peculiares na sua geomorfologia percorrendo trechos em revelo bastante íngreme (rico em corredeiras, saltos, remansos e estreitos), apresenta também trechos com mata ciliar nativa que refletem diretamente na composição e abundância de sua ictiofauna. Dados citogenéticos, embora preliminares, preconizaram a necessidade urgente de implementar estudos citotaxonômicos e reprodutivos na ictiofauna do rio Piquiri, uma vez que esta demonstra um grau de diferenciação da ictiofauna da bacia do rio Paraná, na qual o rio Piquiri está inserido. Devido os estudos de levantamento ictiofaunístico no rio Piquiri serem escassos, tem-se como objetivo determinar a diversidade de espécies utilizando-se a citogenética e aspectos reprodutivos como ferramentas aplicadas à taxonomia e sistemática, a fim de gerar dados que possam inclusive subsidiar futuras propostas de preservação, manejo e conservação na região de Nova Laranjeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Gisele Gemi - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Rafaela Maria Moresco - Integrante / Lucas Baumgartner - Integrante / Mariane Gavazzoni - Integrante / Vanessa Bueno - Integrante / Roberto Laridondo Lui - Integrante / Mírcea Laís Vessaro da Silva - Integrante / Aline Nardelli - Integrante / Anahiê Bortocello Prestes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Diversidade ictiofaunística em afluentes do Alto rio Uruguai: citogenética e aspectos reprodutivos aplicados à taxonomia e sistemática (Produtividade em Pesquisa - PQ - 2013 - Proc: 307170/2013-6), Descrição: Trabalhos de levantamento faunísticos são os passos iniciais indispensáveis para o estudo biológico e para o manejo de uma área, por fornecerem informações básicas para uma série de outros trabalhos científicos. Os estudos de levantamento ictiofaunístico em riachos afluentes do Alto rio Uruguai são escassos, e uma vez que riachos geralmente possuem características próprias, as espécies que o habitam apresentam características que favorecem a ocorrência de eventos vicariantes e distribuição geográfica restrita, limitando a variedade de espécies e conseqüentemente a diversidade de comunidades. A falta de conhecimentos sobre a distribuição geográfica e os ambientes ecológicos dos peixes de água doce da América do Sul constitui um sério obstáculo ao sucesso de estudos ao nível de comunidades bióticas e de averiguação de suas distribuições e de possíveis mecanismos evolutivos que possam ter ocorrido durante o processo de especiação. A grande maioria das espécies apresenta constituição cariotípica e estratégia reprodutiva únicas, resultantes de sua história evolutiva, em que a interação com o ambiente é um aspecto fundamental. Neste contexto, no presente trabalho será determinada a diversidade de espécies que ocorre em riachos afluentes às margens direita (Sudoeste de Santa Catarina) e esquerda (Noroeste do Rio Grande do Sul) do Alto rio Uruguai, utilizando-se a citogenética básica e molecular e a análise do tipo de ciclo reprodutivo como ferramentas na busca de caracteres que auxiliem a delimitação de espécies de taxonomia incerta. Deste modo, a análise cariotípica destas espécies, além de ser relevante para a compreensão da evolução cariotípica dos gêneros e das famílias de peixes, quando associada à análise do ciclo reprodutivo tem um importante papel na diagnose de espécies crípticas bem como de sinonímias que possam ocorrer, auxiliando desta forma a taxonomia e sistemática, e subsidiando programas futuros de conservação e manejo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Vanessa Bueno da Silva - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Cláudio Henrique Zawadzki - Integrante / Gisele Gemi - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Rafaela Maria Moresco - Integrante / Lucas Baumgartner - Integrante / Mariane Gavazzoni - Integrante / Roberto Laridondo Lui - Integrante / Weferson Júnio da Graça - Integrante / Mírcea Laís Vessaro da Silva - Integrante / Stephan Pablo Belim Motter - Integrante / Daniel Rodrigues Blanco - Integrante / Camila Begui do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Estudo da diversidade e endemismo de peixes do rio Piquiri/PR através da caracterização taxonômica e da citogenética básica e molecular (Produtividade em Pesquisa - PQ - 2010 - Proc: 302978/2010-0), Descrição: O presente trabalho tem por objetivo caracterizar, através do cariótipo, espécies de peixes coletadas no rio Piquiri, comparando-se com os dados existentes na literatura, abordando (1) a caracterização cariotípica e identificação de novas espécies, (2) a distinção de espécies crípticas, o que contribui para verificação de uma maior biodiversidade, (3) busca de marcadores populacionais, proposição de (4) relações filogenéticas entre espécies e de (5) mecanismos evolutivos envolvidos durante o processo de especiação, utilizando o nível básico de análise, e também o nível refinado de análise, através da hibridização in situ fluorescente com sondas de rDNA 18S e 5S (FISH rDNA). Depois de obtidos os dados (análise básica e molecular) e comparando-os com os dados da literatura, podem-se compreender melhor os mecanismos evolutivos que atuaram durante o processo de diferenciação de populações alopátricas da mesma espécie e também que levaram a especiação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Cássia Fernanda Yano - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Cláudio Henrique Zawadzki - Integrante / Gisele Gemi - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Vanessa Bueno - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Caracterização da diversidade específica e genética das comunidades anamniotas de lagoas naturais dos Campos Gerais nos Estados do Paraná e Santa Catarina: implicações para conservação (Edital MCT/CNPq 14/2010 - Universal - Proc: 474596/2010-9), Descrição: A Mata Atlântica é o bioma mais rico em biodiversidade, apresentando alta heterogeneidade quanto à composição vegetacional que pode variar de densas matas até campos abertos com vegetação rasteira, presença de Araucárias e muitas formações de lagoas naturais e permanentes. No sul do Brasil é possível verificar ainda a existência do que chamamos Campos Gerais e, em particular no sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina constitui o último remanescente mais preservado desse bioma no Brasil, embora esteja perdendo espaço principalmente para a silvicultura, já mostrando intensa fragmentação ambiental. Esta região apresenta uma fauna bem distinta do restante da mata Atlântica, porém pouco estudada, principalmente com relação aos anamniotas (peixes e anfíbios). Trabalhos de levantamento faunísticos são os passos iniciais indispensáveis para o estudo biológico e para o manejo de uma área, por fornecerem informações básicas para uma série de outros trabalhos científicos. Neste trabalho será determinada a diversidade específica e genética das comunidades de anamniotas existentes em quatro lagoas naturais dos Campos Gerais do Paraná e quatro lagoas naturais em Santa Catarina, separadas entre si por distâncias que variam de 100 m até 40 km. Serão utilizados marcadores moleculares ISSR, uma vez que estes apresentam um grande potencial para estudos populacionais, o que permite uma análise genômica que possa identificar a variabilidade intra-específica ou interpopulacional, bem como as diferenças entre espécies, e também verificar se as populações são contínuas ou parcialmente separadas por barreiras geográficas, assim como se existem possíveis riscos de endogamia. A citogenética será utilizada como ferramenta para auxiliar a citotaxonomia em peixes, uma vez que tem se mostrado eficiente neste grupo. Os dados obtidos permitirão elaborar futuros planos de manejo e conservação para esta região que hoje tem se mostrado alterada devido à ação antrópica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Cássia Fernanda Yano - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Gisele Gemi - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Rafaela Maria Moresco - Integrante / Classius de Oliveira - Integrante / Camila Machado Ciesca - Integrante / Lucas Andretta - Integrante / Thiago Cintra Maniglia - Integrante / Marcelo Erdmann Bulla - Integrante / Leoncio Pedrosa Lima - Integrante / Afonso Camargo de Moura Neto - Integrante / Vanessa Bueno - Integrante / Fernando Rodrigo Treco - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Caracterização da diversidade genética de espécies de peixes da bacia do Alto rio Paraná: marcadores citogenéticos e genéticos moleculares, e implicações para conservação (Edital CNPq 10/2010 - Bolsas de Apoio Técnico - proc: 504196/2010-3), Descrição: Trabalhos de levantamento ictiofaunísticos são os passos iniciais indispensáveis para o estudo biológico e para o manejo de uma área, por fornecerem informações básicas para uma série de outros trabalhos científicos, entre eles a análise da diversidade genética, uma importante característica das populações, em curto termo para aptidão dos indivíduos, e a longo termo para a sobrevivência da população, permitindo adaptação a mudanças nas condições ambientais que ocorrem, a qual pode ser verificada pela citogenética ou por marcadores moleculares... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone Cristina Girardi - Integrante / Jocicléia Thums Konerat - Integrante / Cássia Fernanda Yano - Integrante / Leonardo Marcel Paiz - Integrante / Gisele Gemi - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Coordenador / Sérgio Makrakis - Integrante / Maristela Cavicchioli-Makrakis - Integrante / Cintia Caroline Ruppenthal Krebs - Integrante / Vanessa Bueno - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Membro de Colegiado PPG, Enquadramento Funcional: Representante discente

    Outras informações:
    Membro do colegiado do Programa de Pós Graduação Scricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, nível mestrado. Representante discente - portaria 045/2013

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Membro de Colegiado, Enquadramento Funcional: Representante discente

    Outras informações:
    Membro do Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Representante discente do Programa de Pós Graduação Scricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, nível mestrado. Portaria 042/2013

  • 2015 - 2016

    Infasa Indústria de Farinhas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratorio, Carga horária: 44

  • 2015 - 2016

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico

  • 2018 - Atual

    Instituto Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório/ Biologia, Carga horária: 40