Paulo César Martins Rabelo

Possui Bacharelado Em Música Violoncelo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Master Of Music pela University Of Georgia (1993) e Doctor Of Musical Arts pela Ohio State University (1996). Lecionou na Universidade Federal de Goiás, de 1996 a 2009 onde atuou na extensão, na graduação e no mestrado em música. Desde 2009 é professor titular do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando também como camerista. Tem experiência em Práticas Interpretativas, e atualmente pesquisa o uso do biofeedback na melhoria da performance musical.

Informações coletadas do Lattes em 15/10/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doctor Of Musical Arts

1994 - 1996

Ohio State University
Título: A Obra para Violoncelo e Piano de Camargo Guarnieri
Orientador: William Conable
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: música violoncelo piano guarnieri.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Master Of Music

1992 - 1993

The University of Georgia
Título: Recitais Comentados,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: William Davis
Coorientador: David Starkweather. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: música violoncelo performance.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Bacharelado Em Música Violoncelo

1983 - 1989

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1998 - 1998

Método Suzuki: Violino, Viola e Violoncelo. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

1997 - 1997

TÉCNICA ALEXANDER. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica/Especialidade: Processos Psico-Fisiológicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Biofeedback - Módulo Teórico Prof Sílvio Aguiar. 2018. (Outra).

Curso de Neurofeedback Módulo Teórico - Profa July Silveira Gomes. 2018. (Outra).

V Congresso da Abrapem. O Uso do Neurofeedback na Otimização da Performance Musical. 2017. (Congresso).

World Confederation for Physical Therapy Congress. Biofeedback and Imagery in Musical Performance Anxiety: a Neuroscientific Study in Neurofunctional Physiotherapy. 2017. (Congresso).

IV Congresso da Abrapem. O Corpo na Performance. 2016. (Congresso).

Curso de Neurofeedback: Técnicas e Aplicações Prof Ivo Donner. 2014. (Outra).

II Congresso da Associação Basileira de Performance Musical. O Uso do Biofeedback (HRV) na Redução da Ansiedade de Performance Musical. 2014. (Congresso).

I Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical.I Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. 2004. (Encontro).

II Semana do Violoncelo da UnB.II Semana do Violoncelo da UnB. 2004. (Encontro).

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.IV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2004. (Seminário).

I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical.A Técnica Alexander e a Performance Musical. 2000. (Seminário).

International Cello Encounter.Concerto de Cello Ensemble. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marie Stephanie Jeanne Bernard

REIS, C. A.;RABELO, P. C. M.; CARDOSO, C. U.. Sonata nº2 para Violoncelo e Piano (1912) de Glauco Velasquez: estudo interpretativo e tratamento editorial da obra. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Larissa Camargo Santos

Santos, L. C.; BARRENECHEA, S.;RABELO, P. C. M.. Choro para Flauta Doce: um estudo de técnicas que promovem a performance musical. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Francisco Orru de Azevedo

ORRU, F.;RABELO, P. C. M.; CARDOSO, C. U.. Fantasia Concertante para Orquestra de Violoncelos de Heitor Villa-Lobos: Contextualização Histórica e Análise Idiomático-Interpretativa. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música).

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ARAUJO, L. F.; BARRENECHEA, S.;RABELO, P. C. M.. O Choro como Marterial Didático para o Ensino da Flauta Transversal. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas.

Aluno: Ana Paula Faria Ferreira

RABELO, P. C. M.. Edição de Performance e Recital da Sonata para Violoncelo e Piano de Helza Cameu. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Norma Parrot Guerra Vicente

PARROT, Norma;RABELO, P. C. M.. A Sonata para Violoncelo e Piano de Guerra Vicente: um Estudo Contextualizado com Edição Crítica. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música e Artes Cênicas.

Aluno: Antônio Afonso Gonçalves

GONCALVES, A. A.;RABELO, P. C. M.; CARDOSO, C. U.. Valsas de Francisco Mignone: Transcrição e Edição para o Violoncelo. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Kléber Cristovão Lopes

LOPES, K. C.;RABELO, P. C. M.. O Quinteto em forma de Choros de Heitor Villa-Lobos: um estudo sobre a influência musical. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Alexandre De Negreiros Motta

MOTA, A. N.;RABELO, P. C. M.. Perspectivas pedagógicas para a iniciação ao contrabaixo no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Hugo Vargas Pilger

PILGER, H. V.; BARRENECHEA, L.; FIALKOW, N.;RABELO, P. C. M.. Aspectos Técnicos e Idiomáticos do Violoncelo na Fantasia para Violoncelo e Orquestra de Villa-Lobos. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Luís Dias Pires

SIMOES, N. A.; BARRENECHEA, L.;RABELO, P. C. M.; RONAI, L. T.; DOMINGUES, B. H.; FREIRE, V. L. B.. Presciliano Silva e Francisco Valle: distintos românticos. 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

SIMOES, N.;RABELO, P. C. M.; RICCELLI, R.; GERLING, M. C. P. C.. Promoção à Classe de Professor Titular de Lúcia Barrenechea. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

MELO NETO, J. F.;RABELO, P. C. M.; GERLING, M. C. P. C.; GERLING, F. V.. Promoção à Classe de Professor Titular de Felipe de Aquino. 2016. Universidade Federal da Paraíba.

JELEN, M. R.; GUIMARAES, J.;RABELO, P. C. M.. Banca Examinadora de Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2016. Universidade Federal de São João Del-Rei.

CARDOSO, C. U.;RABELO, P. C. M.; AQUINO, F. J. A.. Banca de Concurso para Professor de Violoncelo (3º grau). 2013. Universidade do Estado do Amazonas.

RABELO, P. C. M.; ALBRIGHT, V. A.; TOCKESHI, E.. Banca Examinadora de Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo de Violoncelo na UNESP. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

RABELO, P. C. M.; FERRARI, A.; TOCKESHI, E.. Banca Examinadora de Concurso Público para Contratação de Professor Efetivo na Área de Música, subárea Violoncelo/Educação Musical. 2006. Universidade Federal de São João Del-Rei.

RABELO, P. C. M.. Processo Seletivo para o Mestrado em Música. 2003. Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Francisco Orru de Azevedo

A Fantasia Concertante para Orquestra de Violoncelos de Villa-Lobos: uma abordagem histórico-analítico-idiomática; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal de Goiás, Fundação Vitae; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Norma Parrot

A Sonata de Violoncelo e Piano de José Guerra Vicente: Um Estudo Contextualizado com Edição Crírica; 2005; 120 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Saulo Sandro Alves Dias

A formaçâo musical híbrida de Francisco Mignone: o popular Chico Bororó e o erudito Freitas Valle; 2002; 110 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Flávia de Sales Guilarducci

Intervenção na Ansiedade de Performance Musical Utilizando Biofeedback e Imagética: um Estudo Neurocientífico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Ana Júlia Chinelato Carrijo

Pesquisa de Repertório de Recital Final; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violoncelo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Maria Fernanda de Moraes Santos Silveira

Pesquisa de Repertório Recital Final; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violoncelo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Sandra Lucia de Moraes Santos

Pesquisa de Repertório de Recital Final; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violoncelo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Nadia Gloria Julien Salvarani

Pesquisa de Repertório de Recital Final; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Violoncelo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Antônio José Pereira Amorim

A obra para violino e violão de paganini; 2003; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Gidesmi dos Santos Alves

A Modinha para cello e piano de Francisco Mignone; 2003; 20 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Antônio Carlos Santos da Silva

A intenção descritiva e a influência da música caipira nos prelúdios para violino, A Porteira da Fazenda, e , Pai João, de Flausino Vale: uma análise destinada ao interpréte; ; 2002; 15 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Música) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Luísa Mendonça Daniel

O Uso do Biofeedback HRV na Redução da Ansiedade de Performance; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Violoncelo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Ana Júlia Chinelato Carrijo

Oficina de Performance; 2013; Orientação de outra natureza; (Música - Violoncelo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Paulo César Martins Rabelo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, LUIZ ; RABELO, PAULO ; MÁRMORA, CLÁUDIA . THE EFFECTIVENESS OF HRV BIOFEEDBACK IN REDUCING MUSICAL PERFORMANCE ANXIETY: AN INITIAL STUDY. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS , v. 19, p. 197-207, 2018.

  • RABELO, P. C. M. . Sonata n.1 para Violoncelo e Piano: Uma Análise dirigida ao Intérprete. Música Hodie , Goiânia, v. 1, p. 1-77, 2001.

  • RABELO, P. C. M. . A Música para Violoncelo e Piano de Guarnieri. 1. ed. Goiânia: Cegraf - Editora da UFG, 2002. v. 1. 83p .

  • RABELO, P. C. M. . O Uso do Biofeedback (HRV) na Redução da Ansiedade de Performance Musical. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, 2014, Vitória. ANAIS DO II CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PERFORMANCE MUSICAL - 2014. Vitória - ES: Editora da Ufes, 2014. v. 1. p. 243-250.

  • RABELO, P. C. M. . A Técnica Alexander e a Performance Musical. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte. Anais do I SNPPM, 2000.

  • RABELO, PAULO . O Uso do Neurofeedback na Otimização da Performanc Muscial. In: Performa 2017 - V Congresso da Abrapem, 2017, São João del Rei. Anais do V Congresso da Abrapem, 2017.

  • MÁRMORA, CLÁUDIA ; Guilarducci, F. D. S. ; RABELO, PAULO . Biofeedback and Imagery in Musical Performance Anxiety: a Neurocientific Study in Neurofunctional Physioterapy. In: World Confederation for Physical Therapy - Congress 2017, 2017, Cape Town. World Confederation for Physical Therapy - Congress 2017 Annais, 2017.

  • RABELO, P. C. M. . Biofeedback: Uma Nova Forma de Reduzir os Efeitos Nocivos da Ansiedade de Performance Musical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELO, P. C. M. . Estatégias para se lidar com a Ansiedade de Performance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELO, P. C. M. ; FRANK, A. . Oficina O Corpo na Performance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELO, P. C. M. . Novas Estratégias para lidar com a Ansiedade de Performance Musical: o Biofeedback a Meditação Mindfulness. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELO, P. C. M. ; DANIE L, L. M. A. ; VIGNOLI, V. O. . O Uso do Biofeedback (HRV) na Redução da Ansiedade de Performance Musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RABELO, P. C. M. ; CONABLE, W. . Performance e Corpo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RABELO, P. C. M. . O Uso do Biofeedback (HRV) na Redução da Ansiedade de Performance Musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RABELO, P. C. M. . A Técnica Alexander e a Performance Musical. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RABELO, P. C. M. . A Sonata nº 1 para violoncelo e piano de Camargo Guarnieri. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RABELO, P. C. M. . 23º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RABELO, P. C. M. . 22º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RABELO, P. C. M. . 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RABELO, P. C. M. ; PEREIRA, M. ; BRANCO, M. C. . Recital de Música Barroca - UFJF. 2016. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; SANTOS, M. F. M. . Orquestra de Câmara Pró-Música/UFJF Convida. 2014. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; PIRES, A. L. D. . Clássicos Pró-Música - Duo de Violoncelo e Piano. 2011. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; Bruno Faria . Recital no IAD-UFJF - Posse do Diretor da Unidade. 2010. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; COSTA, C. H. . Música na Escola de Música - O Carnaval dos Animais - O Cisne. 2008. Interpretação.

RODRIGUES, W. ; RABELO, P. C. M. . Música na Escola de Música - Recital de Professores - Bachiana nº 5 - Villa-Lobos. 2008. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Concerto da Orquestra Sinfônica de Goiânia - As 4 Estações de Vivaldi. 2008. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; BAUER, Günter . Música na Emac/UFG - Brahms Sonata op. 38. 2007. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; BAUER, Günter . Quinta tem Música - Sonata op. 99 de Brahms. 2007. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; BAUER, Günter . 32º Festival Nacional de Música Camargo Guarnieri - Abertura Oficial - Ponteio e Dança de Camargo Guarnieri. 2007. Interpretação.

DEOTTI, V. ; RABELO, P. C. M. . Recital de Defesa de Mestrado de Vivian Deotti - Trio op. 67 de D. Shostakovich. 2007. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; BAUER, Günter . Música de Câmara Brasileira para Violoncelo e Piano/Bachianas Bras. nº2. 2006. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; BAUER, Günter . Seminário Nacional de Pesquisa em Música/Seresta de Edino Krieger. 2006. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; BARRENECHEA, L. . Recital de Música de Camara - Rachmaninov Sonata. 2005. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Apresentação operística do compositor O Judeu (periodo colonial brasileiro) - Violoncelista do grupo de camara, no Teatro de Pirenópolis (GO).. 2005. Interpretação.

RABELO, P. C. M. ; BARRENECHEA, L. . Música na Escola de Música - Mendessohn Sonata em Re para cello e piano. 2004. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Recital de Mestrado. 2003. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Apresentação operística. 2003. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . I Encontro de Violoncelos do Centro-Oeste. 2003. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Música na Escola de Música. 2003. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Projeto Música na Cidade. 2002. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Música na Escola de Música. 2002. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Recital Palestra: Obras para Violoncelo e Piano de C. Guarnieri. 2001. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . IV Festival de Artes da Cidade de Goiás - Opereta Juriti. 2001. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Recital Bach - Homenagem aos 250 anos de morte do compositor. 2000. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Concertos em Série. 1999. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Música na Escola de Música. 1999. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Recital de Professores da Escola de Música a UFG. 1998. Interpretação.

RABELO, P. C. M. . Recital de Professores da Escola de Música da UFG. 1998. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    O Uso do Neurofeedback na Otimização da Performance Musical, Descrição: O biofeedback é uma técnica difundida mundialmente, embora pouco conhecida no Brasil, para o tratamento de distúrbios neurológicos, psicofisiológicos e psiquiátricos. Também é utilizado na melhoria da performance em esportistas, músicos, atores e dançarinos. Uma modalidade de biofeedback que tem se desenvolvido muito na última década e parece ter um futuro promissor é aquela que lida diretamente com a auto-regulação da atividade cerebral: o biofeedback do eletroencefalograma (EEG) ou neurofeedback. O EEG é normalmente gravado através de eletrodos não invasivos ligados ao couro cabeludo com pasta ou gel. Estes sensores permitem a medição de potenciais elétricos mínimos (isto é, os ritmos do cérebro ou "ondas cerebrais") provenientes das populações neuronais corticais localizadas logo abaixo do escalpe. Esta atividade das ondas cerebrais pode ser analisada, por meio de filtragem eletrônica, em termos da quantidade da atividade presente em diferentes faixas de frequência. A idéia de empregar o nível de atividade nas diversas faixas de frequência do EEG como critério de retro-alimentação no treinamento de biofeedback decorre em parte da estreita associação observada entre as frequências cerebrais e o estado de excitação do organismo. Por exemplo, as ondas cerebrais lentas na chamada faixa delta (0-4 Hz) são encontradas principalmente no EEG humano durante o sono profundo. Ondas um pouco mais rápidas teta (4-8 Hz), são frequentemente associadas à sonolência e fases iniciais do sono, enquanto a freqüência adjacente alfa (8-12 Hz) é característica de um estado de vigília relaxada. Freqüências mais rápidas nas faixas beta (12-30 Hz) e gama (acima de 30 Hz) são associadas ao intenso processamento cortical presente em operações mentais no cérebro alerta (Gruzelier & Egner, 2003). Um alto grau de controle sobre os processos mentais e emocionais é de particular importância para os músicos performers. Eles precisam atingir níveis elevados de concentração durante a execução, sem ficar excessivamente tensos ou estimulados. Ao mesmo tempo, eles devem atingir níveis adequados de relaxamento mental, flexibilidade e segurança, a fim de poderem expressar sua criatividade e individualidade e de comunicar isso para o público. O biofeedback EEG, ou "neurofeedback ", ensina o indivíduo a controlar a atividade elétrica rítmica do cérebro. Desde que frequências particulares estão intimamente associadas com, por exemplo, estados de alta concentração ou relaxamento profundo, os músicos podem usar esse feedback para orientar-se em estados cerebrais que são benéficos para a execução musical no auge de suas habilidades pessoais (Gruzelier & Egner, 2003).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Paulo César Martins Rabelo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    O Uso do Biofeedback HRV na Redução da Ansiedade de Performance, Descrição: A ansiedade de performance é um temor exagerado, muitas vezes incapacitante, de se apresentar em público. É um problema comum entre os performers (tanto profissionais quanto amadores), tais como músicos, dançarinos e atores. Os sintomas são produzidos pela ativação do ramo simpático do sistema nervoso autônomo, com os conhecidos efeitos do aumento de adrenalina na corrente sanguínea. O biofeedback é uma técnica não invasiva, usada para o tratamento de inúmeros distúrbios neurológicos, psicofisiológicos e psiquiátricos. Também é utilizado na melhoria da performance em esportistas, músicos, atores e dançarinos. Durante o treinamento sensores são colocados no corpo do indivíduo. Esses sensores medem certa função corporal específica tal como: pulsação cardíaca (HRV), tensão muscular (EMG), ondas cerebrais (EEG), suor na pele (GSR), temperatura corporal, entre outros, e traduzem essa informação em sinais visuais ou sonoros. Através de monitoramento dessas funções corporais o indivíduo aprende a controlar o stress gerado pela performance, sem prejudicar os processos cognitivos vitais para o sucesso da mesma, tais como: atenção, concentração e memória de curto prazo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Paulo César Martins Rabelo - Coordenador / Cláudia Helena Cerqueira Mámora - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2008

    O Ensino do Violoncelo no Século XXI: um estudo dos novos conhecimentos na área de biomecânica e uso corporal que levam a uma performance mais eficiente, Descrição: Pesquisa de bibliografia recente na área do ensino do violoncelo, com vistas ao questionamento e alteração de padrões pedagógicos ultrapassados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Paulo César Martins Rabelo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 2006

    Música Brasileira para Violoncelo: um estudo dirigido ao intérprete, Descrição: Estudo analítico e estilístico do repertório brasileiro para violoncelo solo e violoncelo e piano, com o objetivo de ajudar o intérprete desse repertório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Paulo César Martins Rabelo - Coordenador / Norma Parrot - Integrante / BAUER, Günter - Integrante / Lucia Barrenechea - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Artes e Design. , Rua José Lourenço Kelmer, s/ nº, São Pedro, 36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023350, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Associação Brasileira de Performance Musical

Vínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Conselho Deiberativo, Carga horária: 1

2009 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes e Design, .,Linhas de pesquisa

1996 - 2009

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2000 - 07/2009

    Extensão universitária , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.,Atividade de extensão realizada, Coordenação das Oficinas de Música.

  • 03/1998 - 07/2009

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação e Crítica da Produção Musical Contemporânea, Estudo Individulal Orientado, Performance Musical na Contemporaneidade, Produção Musical

  • 04/1996 - 07/2009

    Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos da Linguagem Musical, Literatura e Repertório, Música de Câmara, Prática de Orquestra, Prática Iinstrumental, Projeto Final, Violoncelo

  • 03/1999 - 03/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Artes Cênicas, Escola de Música e Artes Cênicas.,Linhas de pesquisa

1989 - 1991

Fundacao Clovis Salgado

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista, Carga horária: 20

Outras informações:
Violoncelista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Atividades

  • 03/1989 - 09/1991

    Serviços técnicos especializados , Fundação Clóvis Salgado, .,Serviço realizado, Músico Instrumentista (violoncelista).

1986 - 1989

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico Instrumentista, Carga horária: 20

Outras informações:
Violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Atividades

  • 03/1986 - 03/1989

    Serviços técnicos especializados , Teatro Municipal do Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, Músico de Orquestra (violoncelista).