Antonio Luiz Martins Maia Filho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (2002), mestrado em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba-UNIVAP (2008) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2013), desenvolvendo projetos na área de reparação tecidual. Tem experiência na área de biofísica , fisiologia e patologia, com ênfase em Reparação tecidual utilizando biomateriais e Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas:Reparação óssea ; Tecidual, inflamação, cicatrização e citotoxidade. Atualmente é : Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí -Nas Disciplinas de Biofísica e Fisiologia; Coordenador da Comissão de Ètica no uso de animais da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Membro da comissão de ética e pesquisa em seres humanos; Comitê Institucional de Bolsas de Pesquisa e Inovação Tecnológica ? CIPIT, Diretor do Núcleo de inovações Tecnológicas-NIT-UESPI. Professor do programa de Pós- Graduação a nível de mestrado em Química da Universidade Estadual do Piauí. Professore de Pós Graduação a nível de Mestrado em Engenharia de Materiais do Instituto Federal do Piauí -IFPI .

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Biomédica (CAPES 5)

2009 - 2013

Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Título: Avaliação,in vivo, da Reparação Óssea Guiada por Implantes Cerâmicos Recobertos por Hidroxiapatita
Prof. Dr.Luís Eduardo Silva Soares. Grande área: Engenharias

Mestrado em Bioengenharia

2007 - 2008

Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Título: ANÁLISE DA AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DO GEL DE ALOE VERA (BABOSA) ASSOCIADO AO ULTRA-SOM EM PROCESSO INFLAMATÓRIO CRÔNICO EM MODELO EXPERIMENTAL DE TENDINITE EM RATOS.,Ano de Obtenção: 2008
Regiane Albertini de Carvalho.Palavras-chave: Inflamação; EDEMA; Ultrasom; Ratts.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Graduação

1993 - 2002

Universidade Federal do Piauí
Título: Estagio em Clínica e Cirurgia Veterinária
Orientador: Prof. Dr. Francisco Solano Feitosa Junior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Fisiologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Biofísica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Engenharia de materiais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Antônio Luís Martins Maia Filho . SIMPÓSIO SOBRE USO MEDICINAL DOS CANABINOIDES. 2017. (Congresso).

FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS MAIA . I Simposio Multiprofissional em Saúde da Mulher. 2016. (Outro).

Antônio Luís Martins Maia Filho . VII Congresso Nordestino Médico Acadêmico. 2016. (Congresso).

Antônio Luís Martins Maia Filho . VI Congresso Nordestino Médico Acadêmico. 2015. (Congresso).

Antônio Luís Martins Maia Filho . VIII Encontro de Ética e Pesquisa. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11 Encontro Nacional de Tecnologia Química.Avaliação da Atividade Cicatrizante de Extratos Etanólicos das Folhas e Cascas de Ximenia americana no reparo tecidual de feridas em camundongos. 2019. (Encontro).

11 Encontro Nacional de Tecnologia Química.Identificação Fitoquimica por CG-MS dos Extratos Etanólicos e Hexanico da Moringa oleifera Lam.. 2019. (Encontro).

11 Encontro Nacional de Tecnologia Química.Bioprospecção Fitoquimica dos Extratos Etanólicos e Hexanico da Moringa oleifera Lam.. 2019. (Encontro).

VI Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman. Analisys by Raman espectroscopy of the bone regenerationin in a rat modelby implantation of a norbixin membrane scaffold. 2019. (Congresso).

VII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco e 1st France-Brazil Meeting on Natural Products.ESTUDO FITOQUÍMICO, ANCORAMENTO MOLECULAR, GENOTOXICIDADE E AÇÃO TERAPÊUTICA DO EXTRATO AQUOSO DAS CASCAS DO CAULE DA XIMENIA AMERICANA L. NO TRATAMENTO DA DPOC EM RATOS.. 2019. (Seminário).

VII Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco e 1st France-Brazil Meeting on Natural Products.AVALIACAO DOS EXTRATOS HIDROALCOOLICOS DO CAULE E FOLHAS DA Ximenia americana L. NA CICATRIZACAO DE FERIDAS EXCISIONAIS AGUDA EM PELE DE CAMUNDONGOS. 2019. (Simpósio).

V Simpósio Nordeste de Estomaterapia.Analise da Cicatrização de Feridas Tratadas com Laser e Extrato da Ximenia America l.. 2019. (Simpósio).

10 CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS. POLI(BUTILENO ADIPATO-CO-TEREFTALATO)/POLIPIRROL/NANO-HIDROXIAPATITA COMO SCAFFOLD PARA REGENERAÇÃO DE TECIDO ÓSSEO. 2018. (Congresso).

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTOMATERAPIA DO PIAUI, I JORNADA DE ESTOMATERAPIA DO PIAUI, IIIMOSTRA PIAUIENSE DSOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES DE PELE , III CONCURSO PIAUIENSE DE EXPERIENCIAS EXITOSAS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS. PESQUISAS NA ESTOMATERAPIA NO PIAUI. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAUDE PUBLICA DO DELTA DO PARNAIBA & VII CONGRESSO PIAUINSE DE SAUDE PUBLICA. AVALIAÇÃO IN VIVO DOS POSSIVEIS EFEITOS GENOTOXICOS DE COMPOSITOS A BASE DE NANOFIBRAS COM NANOHIDROXIAPATITA PARA UTILIZAÇÃO NO REPARO OSSEO. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAUDE PUBLICA DO DELTA DO PARNAIBA & VII CONGRESSO PIAUINSE DE SAUDE PUBLICA. ANALISE DA AÇÃO DO GEL Ananas comosus ASSOCIADO AO ULTRASSOM NO TRATAMENTO DE TENDINITE AGUDA EXPERIMENTAL EM RATOS WISTAR. 2018. (Congresso).

WARKSHOP: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NO MEIO RURAL.COMO GERAR INOVAÇÃO E VALOR PARA SOCIEDADE. 2018. (Outra).

XVIII SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XVII SEMINARIO DE INICIAÇAO CIENTÍFICA.PROCEDIMENTOS RELACIONADOS A PROJETOS DE PESQUISA QUE ENVOLVAM SERES HUMANOS, ANIMAIS E PLANTAS-CEP/CEUA E SISGEN. 2018. (Simpósio).

XVIII SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XVII SEMINARIO DE INICIAÇAO CIENTÍFICA.ESTUDO DA RESISTENCIA CICATRICIAL CUTÂNEA DE RATOS WISTAR TRATADOS COM EXTRATO BRUTO DO ABACAXI (ananas comosus). 2018. (Simpósio).

XVIII SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XVII SEMINARIO DE INICIAÇAO CIENTÍFICA.ESTUDO DA RESISTENCIA CICATRICIAL CUTÂNEA DE RATOS WISTAR TRATADOS COM EXTRATO BRUTO Da MORINGA OLEIFERA. 2018. (Simpósio).

XVIII SIMPOSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E XVII SEMINARIO DE INICIAÇAO CIENTÍFICA.AVALIAÇÃO IN VIVO DOS POSSIVEIS EFEITOS GENOTOXICOS DE COMPOSITOS A BASE DE NANOFIBRAS COM NANOHIDROXIAPATITA PARA UTILIZAÇÃO NO REPARO OSSEO. 2018. (Simpósio).

XX REUNIÃO ANUAL DA SNNPqO. ANALISE HISTOLÓGICA DA REPARAÇÃO ÓSSEA COM UTILIZAÇÃO DE EXTRATO DE URUCUM. 2018. (Congresso).

XXVII INTERNATIONAL MATERIALS RESESCH CONGRESS. POLY-(BUTYLENE ADIPATE-CO-TEREPHTHALATE)/POLYPYRROLE/NANO-HYDROXYAPATITE SCAFFOLDS FOR BONE TISSUE REGENERATION. 2018. (Congresso).

XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil,.?AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DO PÓLEN PELO TESTE DE MICRONÚCLEO?. 2018. (Simpósio).

XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil,.?A VALIAÇÃO DO EFEITO ANTIDEPRESSIVO DO ÓXIDO DE ROSA EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE DEPRESSÃO?. 2018. (Simpósio).

XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil,.?ESTUDO DA RESISTÊNCIA CICATRICIAL CUTÂNEA DE RATOS WISTAR TRATADOS COM O EXTRATO BRUTO DO ABACAXI (Ananas comosus)?. 2018. (Simpósio).

XXV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil,.INVESTIGAÇÃO DO POSSÍVEL EFEITO ANTIDEPRESSIVO DO - TERPINEOL EM ROEDORES. 2018. (Simpósio).

57 Congresso Brasileiro de Química. Síntese e avaliação da genotoxicidade de um biopolímero a partir da norbixina extraída do urucum. 2017. (Congresso).

Congresso Internacional de Estudantes e Profissionais da Saúde - DELTA SAÚDE. A Enfermagem na UTI Neonatal e avaliação dos Aspectos Biofísico: Uma Revisão de Literatura. 2017. (Congresso).

Congresso Internacional de Estudantes e Profissionais da Saúde - DELTA SAÚDE. Recursos da Fisioterapia onco-funcional nos cuidados paliativos. 2017. (Congresso).

Congresso Internacional de Estudantes e Profissionais da Saúde - DELTA SAÚDE. Aspectos biofísicos envolvidos da fisioterapia esportiva. 2017. (Congresso).

I encontro vegano do Delta do Parnaíba.Práticas substitutivas aos experimentos animais. 2017. (Encontro).

I workshop do Programa da Pós-graduação e Ciências dos Materiais da UFPI.Avaliação in vivo da genotoxicidade de compositos de poli (butileno adipato-co-tereftalato)/polipirrol com nanohidroxiapatita para regeneração óssea. 2017. (Outra).

XIII CONAFISIO - Congresso Acadêmico de Fisioterapia. O papel e os desafios da práxis do fisioterapeuta na atenção básica. 2017. (Congresso).

VII Congresso Nordestino Médico Acadêmico. Análise dos Efeitos Agudos do Extrato Aguoso de Morinda citrifoli (noni) sobre a Medula òssea de Ratos Wistar.. 2016. (Congresso).

VII Congresso Nordestino Médico Acadêmico. Avaliação Genotóxica do Extrato Aquoso de Morinda citrifolia (Noni) em ratos Wistar pelo teste de Micronúcléo (MN). 2016. (Congresso).

XVI Simposio de Produção Científica.A Enfermagem na UTI Neonatal e avaliação dos Aspectos Biofísico: Uma Revisão de Literatura. 2016. (Simpósio).

XX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (XX INIC),."AVALIAÇÃO DO EFEITO GENOTÓXICO DA MEMBRANA POLIHIDROXIBUTIRATO/NORBIXINA/ETILENOGLICOL". 2016. (Encontro).

II Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas II Seminário Ibero Americano de P & D de Medicamentos I Simpósio Internacional de Farmácia Clínica. Avaliador da Sessão oral. 2015. (Congresso).

III SIMPÓSIO LATINO ? AMERICANO DE BIOTECNOLOGIA DO NORDESTE - III SLAB ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE BIOTECNOLOGIA. Avaliação da genotoxicidade da membrana de poliestireno com norbixina e colágeno pelo teste do micronúcleo. 2015. (Congresso).

III SIMPÓSIO LATINO ? AMERICANO DE BIOTECNOLOGIA DO NORDESTE - III SLAB ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE BIOTECNOLOGIA. Avaliação genotóxica do pó Cromo III em eritrócitos policromáticos de Rattus norvegicus. 2015. (Congresso).

I SIMPÓSIO SOBRE REDES DE ATENÇÂO Á SAÚDE.Atenção Básica: ESF e a sua relação com a Biofísica na cidade de Teresina-PI. 2015. (Simpósio).

XIV Encontro da SBPMat. Obtaining and characterization of the hexanic extract of the seed of Annona muricata L.. 2015. (Congresso).

XIV Encontro da SBPMat. Characterization of polystyrene membranes with collagen and norbixin.. 2015. (Congresso).

II encontro de Pós graduação e VIII encontro de iniciação científica-EPGNIC.Avaliação Bioquímica e Histológica do Tendão de Ratos em Modelo experimental de Tendinite e Sob ação do Led e Ultrassom. 2014. (Encontro).

XXIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Efeito antiinflamatorio do òleo essencial da Caryocar brasiliense(pequi) Na sindrome do desconforto respiratório agudo em Rattus norvegicus. 2014. (Simpósio).

ENCONTRO DOS CEPS E CEUAS DO PIAUI.RODA DE CONVERSAS SOBRE AS EXPERIENCIAS NA ROTINA DAS ANALISES DOS PROJETOS. 2013. (Encontro).

I Encontro de Pesquisa e Pós Graduação e iniciação científica.Novas diretrizes de atenção á pessoa amputada. 2013. (Encontro).

VIII CAPACITAÇÃO DOCENTE.APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA: RELAÇÃO ENTRE O PERFIL E AS DIRETRIZES CURRICULARES. 2013. (Encontro).

VI seminário de Extensão.Construção do Livro prático como instrumento de avaliação nas disciplinas de Biofísica e Fisiologia. 2013. (Seminário).

XI Semana da pesquisa Científica. Comissão de avaliação dos trabalhos de nutrição. 2013. (Congresso).

COBRAN 2012. EFEITOS DA CREATININA SOBRE AS FUNÇÕES RENAL E HEPATICA EM RATTUS NORVEGICUS SUBMETIDOS AO EXERCICIO FISICO. 2012. (Congresso).

COFEC. CONGRESSO DE FERIDAS. 2012. (Congresso).

16 CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR EM DIABETIS. ESTUDO HISTOMORFOLÓGICO DE ÓRGÃOS-ALVOS DE RATOS WISTAR SADIOS E DIABÉTICOS SUPLEMENTADOS COM O SUCO DO NONI( Morinda citrifolia). 2011. (Congresso).

I CURSO DE PESQUISA EM SAÚDE.ÉTICA EM PESQUISA COM ANIMAIS. 2011. (Encontro).

VIII SEMANA CIENTÍFICA DA FACID. AVALIADOR DOS TRABALHOS ACADÊMICOS. 2011. (Congresso).

62 REUNIÃO ANUAL DA SBPC. USO TERAPÊUTICO DO GEL DA BABOSA (Aloe vera) ASSOCIADO AO ULTRASSOM PULSÁTIL NO PROCESSO DE REPARAÇÃO ÓSSEA.. 2010. (Congresso).

Gestão do Conhecimento: Politicas pública, cultura e sociedade. Os Aspectos da bioética na pesquisa. 2010. (Congresso).

XVII Encontro pedagógico da FACID. 2009. (Encontro).

Frum Bioética e Deficiência. 2008. (Outra).

III SAMANA CIENTÍFICA DA FACID.Pesquisa qualitativa e quantitativa em Direto, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia. 2008. (Outra).

III Semana Científica da FACID.Aspectos Biofísicos na Formação do Profissional Enfermeiro. 2008. (Seminário).

III Semana Científica da FACID.Por Que Fazer Pesquisa em Animais?. 2008. (Outra).

II JORNADA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DA FACE.SAÚDE E AUALIDADE DE VIDA NO SÉCULO XXI. 2008. (Encontro).

II SEMANA CIENTÍFICA DA FACID: II JORNADA DE DIREITO,III JORNADA DE MEDICINA, III JORNADA DE ODONTOLOGIA, III ENCONTRO DE PESQUISA E II SEMINÁRIO DE INICIAÇAO CINENTÍFICA. 2008. (Encontro).

IV SEMANA CIENTÍFICA DA FACID.ANÁLISE DA AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DO GEL DE ALOE VERA (BABOSA) ASSOCIADA AO ULTRA-SOM EM PROCESSO INFLAMATÓRIO CRÔNICO EM MODELO EXPERIMENTAL DE TENDINITE EM RATOS. 2008. (Seminário).

V encontro de Profissionais do Colégio Certo.A Profissão de Médico Veterinário. 2008. (Encontro).

II Encontro Nacional De Comitês de Ética em Pesquisa-ENCEP. 2007. (Encontro).

I Simpósio Piauiense de Biomedicina.Aspéctos Biofísicos na Profissão do Biomédico. 2007. (Simpósio).

VII Encontro Latino Americano de Pós - graduação. Seio Maxillar E Sua Relação de Proximidades Com As Raizes dos Dentes Superiores: Uma Revisão de Literatura. 2007. (Congresso).

VII Encontro Latino Americano de Pós - Graduação.Avaliação Histológica da Reparação Óssea Induzida Por Matriz Dentinária Hetrerógena e Tratada Por Regenerção Óssea Guiada. 2007. (Encontro).

XIV Congresso Médico Acadêmico do Piauí. Interferência do òleo de Girasol e Aderogil No Porcesso de Cictrização. 2007. (Congresso).

XIV Congresso Médico do Piauí. Análise Histológica Da Regeneração óssea Engenheirada Induzida Por Enxerto òsseo Composto (Gen-Tech). 2007. (Congresso).

Oficina Pedagógica. 2006. (Oficina).

Oficina Pedagógicas. 2006. (Oficina).

I CONGRESSO PIAUIENSE DE FISIOTERAPIA. 2003. (Congresso).

II CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL. II CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Caterine Yesenia Carrasco Montesdeoca

ANDERSON OLIVEIRA LOBO; Bartolomeu Cruz Viana Neto;Antonio Luiz Martins Maia Filho. Oxygen-generating smart hydrogels Supporting Chondrocytes Cell Survival in Hypoxic Environments. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: André Ricardo Ferreira Da Silva Rocha

ELIANA CAMPELO LAGO; JOSENEIDE TEIXEIRA CAMARA;Antônio Luís Martins Maia Filho. PROSPECÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM Croton L. (EUPHORBIACEAE) SOBRE PATÓGENOS DA MUCOSA ORAL. 2018.

Aluno: Adrielle Martins Monteiro

Antonio Luis Maia-Filho; Renata Amadei Nicolau; Luís Eduardo Silva Soares; Ana Maria do Espírito Santo. Avaliação in vivo da reparação óssea estimulada com laser de baixa intensidade e guiada com membrana biológica a base de poliestireno com colágeno e norbixina. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Daniel Rocha Cardoso

Antonio Luis Maia-Filho; Vicente Galber Freitas Viana; Deuzuita dos Santos Freitas Viana. Desenvolvimento e caracterização da farinha de Jenipapo (Genipa americana L.) e suas possíveis aplicações na dieta humana. 2017.

Aluno: Jairelda Sousa Rodrigues

Antônio Luís Martins Maia Filho; Everson Thiago dos Santos Junior; Luciano da Silva Lopoes; Suely Moura Melo. Compósito Amido/melanina com extrato de Bixa orellana L. para aplicação biológica na cicatrização de Feridas. 2019. Tese (Doutorado em Renorbio) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Afra Maria do Carmo Bandeira do Nascimento

Antônio Luís Martins Maia Filho; Daniel Dias Rufino Arcanjo; LIVIO CESAR CUNHA NUNES; Geraldo Eduardo da Luz Junior; Jose Luiz Silva Sá. Desenvolvimento de Membrana A Base De Colágeno e Pólen Apícola para Aplicação Biotecnológica. 2019. Tese (Doutorado em Renorbio) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marcos Pereira da Silva

Maria Rita de Morais Chaves Santos; José Milton Elias de Matos;Antônio Luís Martins Maia Filho. Aplicação Biotecnológica de um Biomaterial à Base de Fosfato de Cálcio, dopado com Cério e Gálio para preenchimento òsseo. 2018.

Aluno: Marcos Pereira da Silva

EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO; LIVIO CESAR CUNHA NUNES; ANA CRISTINA VASCONCELOS FIALHO; JOSE LAMARTINE SOARES SOBRINHO; MARCILIA PINHEIRO DA COSTA;Antônio Luís Martins Maia Filho. BIOMATERIAL Á BASE DE FOSFATO DE CÁLCIO, DOPADO COM CÉRIO E GÁLIO PARA PREENCHIMENTO ÓSSEO. 2018. Tese (Doutorado em Renorbio) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: MARIANA BARBOSA DIAS

Mário Oliveira Lima; Emilia angela Loschiavo Arisawa; Reanata Amadei Nicolau;FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS MAIA. Estudo comparativo do Tratamento de Feridas Excisional Aguda em pele de ratos com aplicação de Membrana e terapia LED de baixa Intesidade ou em associação. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: LILIAN MELO DE MIRANDA FORTALEZA

Reanata Amadei Nicolau;SOARES, L. E. S.Antônio Luís Martins Maia Filho; Maria do Espirito Santo. Estudo Comparativo In vivo da Reparação òssea Guiada com Membrana Biológica de Poliestireno com Colágeno e norbixina Estimulada com laser de Baixa Intensidade e LED. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: MARIANA BARBOSA DIAS

Antonio Luis Maia-Filho; Renata Amadei Nicolau; Emilia angela Loschiavo Arisawa; Mário Oliveira Lima; LIMA, A. C. G.. Estudo comparativo do tratamento de ferida excisional aguda em pele de ratos com aplicação de membrana e terapia LED de baixa intensidade, isoladas ou em associação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: LILIAN MELO DE MIRANDA FORTALEZA

Antonio Luis Maia-Filho; Ana Maria do Espírito Santo; Renata Amadei Nicolau; Luís Eduardo Silva Soares. Estudo comparativo in vivo da reparação óssea guiada com membrana biológica de poliestireno com colágeno e norbixina estimulada com LBI, LED e LIPUS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Aluno: Carlos Roberto Mota dos Santos Reinaldo

Maia Filho, Antonio Luiz Martins; MARTINS, M.; LOPES, A. O.. AVALIAÇÃO FORMATIVA DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA FACULDADE EM TERESINA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência dp Ensino Superior) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Alyne Pereira Lopes

Antônio Luís Martins Maia Filho. Avaliação Fitoquímica, mutagênica e genotóxica do extrato etanólico das folhas de Poincianella bracteosa (Tul.) L.P. Queiroz. em células sanguíneas de camundongos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: João Gabriel Silva Morais

Antônio Luís Martins Maia Filho; Pedro Marcos de Almeida; Francielle Alline Martins. Prospecção fitoquímica e potencial citogenotóxico do extrato etanólico das folhas de Jatropha mollissima (Pohl) Baill. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Irlana Karen de Pinho Araújo

Antonio Luis Maia-Filho; Pedro Marcos de Almeida; Francielle Alline Martins. Efeito protetor das cascas de Poincianella bracteosa (Tul) L.P. Queiroz em células meristemáticas de Alllium cepa L.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Gabriel martins de Barros e Monaliza Sousa dos Anjos

Antônio Luís Martins Maia Filho. Reparação do Tendão Calcâneo em ratos após Tenotomia e Tratamento por Abelmoschus Esculentus Linn e Ultrassom Terapêutico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho -PI.

Aluno: Adriana Fernandes Queiroz e Quezia Mota Coelho

Antonio Luis Maia-Filho; Manoel Pinheiro Lúcio Neto; Bismark Azevedo Cruz. Análise dos erros de medicação no âmbito hospitalar: uma revisão integrativa de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Jainni Silva de Carvalho e Elyssa Kelly Garcia de Menezes

Antonio Luis Maia-Filho; Manoel Pinheiro Lúcio Neto; Bismark Azevedo Cruz. Análise do uso de cosméticos na gestação: uma revisão sistemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Anna Clara de Araújo Escórcio

Antônio Luís Martins Maia Filho. Estudo do perfil farmacológico e farmacocinético das substâncias utilizadas no tratamento de câncer de mama. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Alexandre silva de Matos

Antônio Luís Martins Maia Filho. Estudo comparativo da ação ansiolítica da Passiflora kavakava e valeriana em camundongos da espécie Mus musculus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Marina Orsana Aires e Mario carvalho de Freitas Junior

Antônio Luís Martins Maia Filho; Evaldo Hipólito de Oliveira. Prevalência de Hepatite C em doadores de sangue no hemocentro do Estado do Piauí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Mareilza Costa dos Santos e Maria Silva Pereira

Antônio Luís Martins Maia Filho; Evaldo Hipólito de Oliveira. Prevalência bacteriana e Perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos em urocultura de um laboratório de saúde pública do Piauí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Vanessa saraiva da silva e Mariany dos Santos Sá Cruz

Antônio Luís Martins Maia Filho; Odara Maria de S Sá. Consumo de fibras alimentares na prevenção e controle do diabetes: uma revisão de bibliografia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: LUNA GABRIELA LIMA DO NASCIMENTO E RUTHE SOARES PESSOA

Antônio Luís Martins Maia Filho; Daniela Fortes neves Ibiapina. A Influencia do Aprendizado no Estado Nutricional e comportamento Alimentar dos acadêmicos de Nutrição : revisão Integrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Joyce Sousa Gomes e Bruna Maria Ibiapina

Antônio Luís Martins Maia Filho; Alessandra Camilo de S. C. Branco. Segurança e Eficácia dos Fármacos Usados na Obesidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Mayara Slagueiro melo e Sarah Carvalho de Moura Santana

Antônio Luís Martins Maia Filho; Charllyton Luis Sena da Costa. Levantamento de patentes de prospecção científica e tecnológica nas bases de dados nacional e internacionais em estudo de cancêr. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Rejane Mara dos Santos Santana e Sauma Guimarães Leôncio

Antônio Luís Martins Maia Filho. Incidência da automedicação entre alunos do curso de farmácia em uma instituição de ensino superior de Teresina/PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Moisés Martins Costa

Antônio Luís Martins Maia Filho; SILVA, J. L.; BORBA, M. S. C.. Abordagem odontológica de pacientes com hipertensão arterial na estratégia de saúde da familia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Thayrine Crystina Martins Moura

Antônio Luís Martins Maia Filho; Carlos Renato Bezerra; Welligton ribeiro Figueiredo. Tempo de concessão do beneficio entre cirurgia convencional e cirurgia laparoscópica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Milane Karynelly Coelho Almeida

Antônio Luís Martins Maia Filho; Eliamara Barroso Sabino; Luciano da Silva Lopes. Efeito antiinflamatorio da Romã(punica granatum) Na sindrome do desconforto respiratório agudo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Karlla Sophia das Chagas Rocha

Antônio Luís Martins Maia Filho; Cristina Carvalho Brandão Alexandrino; Gustavo Moura Leão. Diabetes Mellitus: o conhecimento dos pacientes acerca do autocuidado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Thais Amelia Leda Moura

Antônio Luís Martins Maia Filho; AMARAL, F. P. M.; Luciano da Silva Lopes. Efeitos colaterais da exposição crônica ao cromo trivalente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Louise Amanda Nascimento Morais Nougueira

Antônio Luís Martins Maia Filho; Franciana Lopes Amorim Neta; Gustavo de Moura Leão. A importância da Familia no cuidado da criança autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Luna Belleza Ramacharaka Barros

Antônio Luís Martins Maia Filho; Alexandre Monteiro da Silva; AMARAL, F. P. M.. conhecimento dos estudantes de odontologia sobre atendimento em pacientes hipertensos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia Filho, Antonio Luiz Martins. AÇÃO HISTOQUIMICA DA FUNÇÃO HEPATICA SOB EFEITO PROLONGADO DE NONI EM RATOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia filho, Antonio Luís Martins. HABITOS ALIMENTARES DOS ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM TERESINA -PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Tawanne Costa de Sousa

Antônio Luís Martins Maia Filho; Isidra Manoela Sousa Portela Santos; AMARAL, F. P. M.. Efeito antiinflamatorio do òleo essencial da Caryocar brasiliense(pequi) Na sindrome do desconforto respiratório agudo em Rattus norvegicus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia Filho, Antonio Luiz Martins. A INFLUENCIA DA REDUÇÃO ALIMENTAR NA REDUÇÃO DE MEDIDAS EM PACIENTES SUBMETIDOS A ULTRACAVITAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia Filho, Antonio Luiz Martins. O EFEITO DA MANIPULAÇÃO NA COLUNA VERTEBRAL SOBRE A VARIABILIDADE CARDIACA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Aluno: MARIA IVONE ALMEIDA BORGES E PATRICIA SOUSA RIBEIRO

Maia Filho, Antonio Luiz Martins. AVALIAÇÃO NITRICIONAL DE ESCOLARES NO MUNICIPIO DE TERESINA-PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Aluno: Deylianny evangelista Coelho de Sá

MAIA FILHO, A. L. M.. Prevalência do Uso da automedicação em Acadêmicos do Curso de Odontologia de Uma instituição de Ensino Superior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Jaiana Rocha Vaz

MAIA FILHO, A. L. M.. Uso Terapêutico do gel da Babosa(Aloe vera) associado ao ultrasom pulsatil na preveenção da hérnia incisional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Nathalia Christina Baatista Costa melo

MAIA FILHO, A. L. M.. Uso terapeutico do gel da babosa(aloe vera) associado ao ultrasom pulsatil no processo de reparação óssea. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Tatiana Marreiros Guerra

MAIA FILHO, A. L. M.. Prevalência do uso da automedicação em acadêmicos do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Anderson Lima da Costa

MAIA FILHO, A. L. M.. Abordagem Fisioterapeutica nos casos em paciente da terceira idade: Revisão de literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Rita de Cassis Gomes Santos

MAIA FILHO, A. L. M.. A Atuação do Enfermeiro na prevenção de complicações da osteoporose em pacientes idosos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Sávia Maria Cordeiro Dourado Oliveira

MAIA FILHO, A. L. M.. Analise de Eficácia da Formação profissional em fisioterapia: Uma visão do egresso de faculdades de Teresina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Ildenes Lima Guimarães

MAIA FILHO, A. L. M.. Assistencia de Enfermagem no tratamento de Feridas : Um estudo Bibliográfico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Raísa Barbosa Bezerra

MAIA FILHO, A. L. M.. Um estudo sobre a importância da humanização do atendimento de enfermagem em saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: SAMARA SANTOS IBIAPINO BASTOS DE ALENCAR NORBERTO

MAIA FILHO, A. L. M.. Rastreando o pé em risco: um compromisso profissional com a qualidade de vida do diabético. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: CONCEIÇÃO SOUTO SAID

MAIA FILHO, A. L. M.. AVALIAÇÃO DA AÇÃO ANTINFLAMATÓRIA DO GEL ALOE VERA (BABÓSA) ASSOCIADO AO ULTRASSOM EM TENDINITE CRÔNICA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: KARINE DE MAGALHÃES NOGUIERA

MAIA FILHO, A. L. M.. USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO TRATAMENTO E CURA DE ENFERMIDADES NA COMUNIDADE DA ZONA SUL DE ALTOS-PI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Adrielle Martins Monteiro Alves

MAIA FILHO, A. L. M.. REABILITAÇÃO AQUÁTICA ATRAVÉS DO MÉTODO EXERCÍCIOS AQUATICOS TERAPÊUTICO: PROPOSTA DE TRATAMENTO PARA PACIENTES COM RECONSTRUÇÃO DE LIGAMENTO CRUZADO ANTEIRIOR COM TENDÃO PATELAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Júlia Márcya Lima Barbosa

MAIA FILHO, A. L. M.. ABORDAGEM DA HIDROTERABIA PEDIÁTRICA BASEADA NO MÉTODO HALLINWICK NA INTERAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA AUTISTA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Christiana Maria Reis Barroso

MAIA FILHO, A. L. M.. AVALIAÇÃO CLÍNICA ORTOPÉDICA CONVENCIONAL DO OMBRO X AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA DE CYRIAX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: ELAYNE RODRIGUES FORES

MAIA FILHO, A. L. M.. EFEITO DE UMA ABORDAGEM TERAPEUTICA EM PACIENTE PORTADOR DE TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Virgínia Sabóia e Silva

MAIA FILHO, A. L. M.; Silva Virginia Saboia. A Eficácia do Uso Terapêutico do Gel da Babosa (Aloe vera) Associado ao Ultra-Som Pulsátil no processo Inflamatório no Modelo Carragegina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Luciana Santos Andrade

Andrade, Luciana Santos;MAIA FILHO, A. L. M.. AVALIAÇÃO DOS VOLUMES E CAPACIDADES PULMONARES E DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM OBESIDADE MÓRBIDA À GASTROPLASTIA POR CAPELA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Débora de Carvalho Castor

MAIA FILHO, A. L. M.. A Importância da Fisioterapia Na Artroplastia de Ombro em pacientes com Fratura da Diáfise do ùmero. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Elizabeth Lima Melo

MAIA FILHO, A. L. M.. Uso de Terapias Alternativas No tratamento de Feridas : Uma Revisão Bibliográfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: Rachel Carvalho da Silva

MAIA FILHO, A. L. M.. Benefícios da Estimulação Elétrica Nervosa Transcuutânea (TENS) Durante A`Primeira Fase do Trabalho de Parto em Prímiparas na Maternidade Wall Ferraz em Teresina - PI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: NAIANA LSTOSA DA CUNHA

MAIA FILHO, A. L. M.. SEDAÇÃ CONCIENTE E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTROLE DA DOR , MEDO ANSIEDADE NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Aluno: CAIO MÁRIO RIBEIRO RAULINO

MAIA FILHO, A. L. M.. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE ANTIINFLAMATÓRIOS INIBIDORES SELETIVOS DE COX 2 EM ODONTOLOGIA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Antonio Luis Maia-Filho; Fabrício Pires Moura Do Amaral; Rosemarie brandim marques; Liline Maria Soares Martins. Concurso para professor de Imunologia e Alergologia. 2017. Universidade Estadual do Piauí.

FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS MAIA; Ariclécio Cunha de Oliveira; Maria Inês Wanderley; Maria Divina Ferreira Lima. Magistério Superior, na Área de Fisiologia. 2015. Universidade Federal do Piauí.

MAIA FILHO, A. L. M.. PROFESSRO SUBSTITUO. 2005. Universidade Estadual do Piauí.

MAIA FILHO, A. L. M.. VI Semana Científica da FACID. 2009. FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

MAIA FILHO, A. L. M.. II Jornada de Medicina da Facid. 2006. FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Guillermo Jose Balbin Villaverde

VILLAVERDE, A. BALBINALBERTINI, R.; MUNIN, E.;CORREA JCF. Análise da Ação Antiinflamatória do Gel de Aloe Vera (Babosa) Associado ao Ultra-Som em Processo Inflamatório Crônico em Modelo Experimental de Tendinite em Ratos. 2008. Dissertação (Mestrado em BIOENGENHARIA) - Universidade do Vale do Paraíba.

João Carlos Ferrari Corrêa

ALBERTINI, R.CORRÊA, J. C. F.. Análise da Ação Antiinflamatória do Gel Aloe Vera (Babosa) associado ao Ultra Som em Processo Inflamatório Crônico em Modelo Experimental de Tendinite em Ratos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Anderson de Oliveira Lobo

MARCIANO, F. R.SOARES, L.E.S.LOBO, A. O.; SANTO, A. M. E.; COSTA, C. L. S.. Avaliação, in vivo, da reparação óssea guiada por implantes cerâmicos recobertos com hidroxiapatita. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Fernanda Roberta Marciano

Marciano, F. R.;SOARES, L. E. S.LOBO, A. O.A.M. Espírito SantoCOSTA, C. L. S.. Avaliação, in vivo, da reparação óssea guiada por implantes cerâmicos recobertos com hidroxiapatita. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Eliandra de Sousa Trichês

SOUSA , E. ou de SOUSA, E. ou Trichês, E.S.RIGO, E. C. S.; Cardoso, K.R.. Avaliação de implantes recobertos com hidroxiapatita pelo método biomimético in vivo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Biomédica) - Universidade do Vale do Paraíba.

Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia Filho, Antonio Luiz Martins. AÇÃO HISTOQUIMICA DA FUNÇÃO HEPATICA SOB EFEITO PROLONGADO DE NONI EM RATOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia filho, Antonio Luís Martins. HABITOS ALIMENTARES DOS ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM TERESINA -PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho.

Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia Filho, Antonio Luiz Martins. A INFLUENCIA DA REDUÇÃO ALIMENTAR NA REDUÇÃO DE MEDIDAS EM PACIENTES SUBMETIDOS A ULTRACAVITAÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Antonio Luiz Martins Maia Filho

Maia Filho, Antonio Luiz Martins. O EFEITO DA MANIPULAÇÃO NA COLUNA VERTEBRAL SOBRE A VARIABILIDADE CARDIACA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Lanna Souza Da Silva

Estudo da ação terapêutica do extrato etanólico das folhas do bacuri Platonia insignis Mart; na inflamação aguda de pulmão induzida em ratos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Katianne Soares Lopes

Estudo da Ação Anti-inflamatória do óleo essencial das folhas da espécie Sckinus terebinthifolius Raddi (Aoeira - Vermelha) no tratamento da Tendinite induzida em ratus; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

JOSIONE RÊGO FERREIRA

INOVAÇÃO NA MONITORIZAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA DA RIZOTOMIA DORSAL SELETIVA LOMBAR PARA PARALISIA CEREBRAL ESPÁSTICA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Leonardo Raphael Santos Rodrigues

Eletromiografia de Superfície como instrumento de avaliação neurofuncional em pacientes com espasticidade submetidos a Rizotomia Dorsal Seletiva; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Francisco José Alencar

Rizotomia dorsal seletiva cervical para tratamento de crianças com paralisia cerebral apresentando espasticidade nos membros superiores; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Maria de Sousa Santos Santos Bezerra

Estudo Fitoquímico da Moringa oleifera e seu possível efeito Mutagênico; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Michele de Sampaio Sousa

EFEITOS GENOTÓXICOS DO FOTOPOLIMERIZADOR COM COMPRIMENTO DE ONDA 420 a 480 nm em Rattus norvergicus; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Anima) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Walkyria Pereira Ferreira

EFEITO DO GEL A BASE DE Moringa oleífera COMO FITOTERÁPICO NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Anima) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Karolinny dos Santos Silva

AÇÃO DO SELANTE DE FIBRINA NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM RATOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Laryssa Roque da Silva

EFEITOS DO SELANTE DE FIBRINA NO PROCESSO DE REPARO TECIDUAL DE LESÕES CUTÂNEAS DE RATOS DIABÉTICOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

IBRAHIM ANDRADE DA SILVA BATIS

Desenvolvimento de um gel enriquecido com Ananas comosus para tratamento de tendinite em modelo experimental; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Érica Dayse de Sousa Melo

EFICÁCIA DA FONOFORESE COM GEL DO TALO DO ABACAXI (Ananas comosus) E GEL DA BROMELINA NA INFLAMAÇÃO DE TENDÃO DE RATOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Carlos Roberto Mota dos Santos Reinaldo

Avaliação Formativa de aprendizagem No Curso de Fisioterapia de uma Faculdade em Teresina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência dp Ensino Superior) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Moisés Martins Costa

Abordagem odontológica de pacientes com hipertensão arterial na estratégia de saúde da familia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Thayrine Crystina Martins Moura

Tempo de concessão do beneficio entre cirurgia convencional e cirurgia laparoscópica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em MEDICINA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Milane Karynelly Coelho Almeida

Efeito antiinflamatorio da Romã(punica granatum) Na sindrome do desconforto respiratório agudo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em MEDICINA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Karlla Sophia das Chagas Rocha

Diabetes Mellitus: o conhecimento dos pacientes acerca do autocuidado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Thais Amelia Leda Moura

Efeitos colaterais da exposição crônica ao cromo trivalente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em MEDICINA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Louise Amanda Nascimento Morais Nougueira

A importância da Familia no cuidado da criança autista; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Bruna Ster de Oliveira Ferreira

EFEITO COMPARATIVO ENTRE O ULTRASSOM TERAPEUTICO E O LASER NA RECUPERAÇÃO DE LESÃO DO NERVO CIÁTICO EM Rattus norvegicus; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

USO DO JALECO POR PROFESSORES E ACADEMICOS DE ODONTOLOGIA DE UMA IES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

ASSISTÊNCIA DE VENTILAÇÃO MECÂNICA DA SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

HABITOS ALIMENTARES DOS ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM TERESINA -PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Tawanne Costa de Sousa

Efeito antiinflamatorio do òleo essencial da Caryocar brasiliense(pequi) Na sindrome do desconforto respiratório agudo em Rattus norvegicus; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Luna Belleza Ramacharaka Barros

conhecimento dos estudantes de odontologia sobre atendimento em pacientes hipertensos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

FERNANDA NOGUEIRA NARBOSA LOPES

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO PORTADORES DE MIELOMENINGOCELE NASCIDOS EM MATERNIDADE PUBLICA DE TERESINA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

USO TERAPÊUTICO DO GEL DA ALOE VERA ASSOCIADO AO ULTRASSOM NA REPARAÇÃO DE ESTRIAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

AÇÃO FONOFORETICA DA MORINDA CITRIFOLIA LINN NO MODELO DE INFLAMAÇÃO AGUDA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

EFEITOS DA CREATININA SOBRE AS FUNÇÕES RENAL E HEPATICA EM RATTUS NORVEGICUS SUBMETIDOS AO EXERCICIO FISICO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

ASSOCIAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E ELEVAÇÃO DE POTÁSSIO SERICO EM PACIENTES CM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIALISE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Ielda Pereira Rodrigues

USO DO EXTRATO DA EQUISETUM ARVENSE NO PROCESSO CICATRICIAL DE QUEIMADURAS EM RATTUS NORVEGICUS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

ANA CARLA PEREIRA DA SILVA

USO DO ULTRASSOM TERAPEUTICO NA FISIOTERAPIA ESTÉTICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Jaiana Rocha Vaz

USO TERAPÊUTICO DO GEL DA BABOSA (Aloe vera) ASSOCIADO AO ULTRA-SOM PULSÁTIL NA PREVENÇÃO DA HÉRNIA INCISIONAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Nathália Chrystiana Batista Costa Melo

USO TERAPÊUTICO DO GEL DA BABOSA (Aloe vera) ASSOCIADO AO ULTRA-SOM PULSÁTIL NO PROCESSO DE REPARAÇÃO ÓSSEA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Deylianny evangelista Coelho de Sá

PREVALÊNCIA DO USO DA AUTOMEDICAÇÃO EM ACADÊMICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Tatiana Marreiros Guerra

PREVALÊNCIA DE AUTOMEDICAÇÃO ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE IES ?TERESINA PI; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

ANDREIA RIBEIRO EUSTÓRGIO PAES LANDIM

PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS DE UMA POPULAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA TERAPÊUTICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Ildenes Lima Guimarães

Assistencia de enfermagem no tratamento de Feridas:um Estudo Bbliográfico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

AVALIAÇÃO DA AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

A EFICÁCIA DO USO TERAPÊUTICO DO GEL DA BABOSA (ALOE VERA) ASSOCIADO AO ULTRA-SOM PULSÁTIL NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA PATA DO Rattus norvegicus; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Laryssa Roque da Silva

ANÁLISE DOS EFEITOS GENOTÓXICOS E MUTAGÊNICOS DO FOTOPOLIMERIZADOR EM CÉLULAS DE MAMÍFEROS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Karolinny dos Santos Silva

Efeitos da bromelina nas etapas iniciais da foliculogênese e na fertilidade de ratas ? EBEIFFR; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Márcio Henrique Lopes Monteiro Filho

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE Moringa oleifera COMO FITOTERÁPICO NO REPARO ÓSSEO EM RATOS WISTAR MACHOS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Karolynne dos Santos Silva

ESTUDO DA RESISTÊNCIA CICATRICIAL CUTÂNEA DE RATOS WISTAR TRATADOS COM O EXTRATO BRUTO DO ABACAXI (Ananas comosus); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Laryssa Roque da Silva

AVALIAÇÃO IN VIVO DOS POSSÍVEIS EFEITOS GENOTÓXICOS DE COMPOSITOS A BASE DE NANOFIBRAS COM NANOHIDROXIAPATITA PARA UTILIZAÇÃO NO REPARO ÓSSEO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Isabela sousa Ramalho

AVALIAÇÃO IN VIVO DA REPARAÇÃO TECIDUAL GUIADA COM MEMBRANAS BIOLÓGICAS A BASE POLIANILINA COM NORBIXINA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Manoela Lais Pereira Nolêto

O USO TERAPÊUTICO DE GEL A BASE DE CARYOCAR BRASILIENSE (PEQUI) ASSOCIADO AO ULTRASSOM PULSÁTIL NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM WINSTAR (RATOS); ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Wcleubianne Matias do Nascimento

Estudo da resistência cicatricial cutânea de ratos tratados com óleo de pequi (Caryocar brasiliense); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Jadson Lener Oliveira dos Santos

Efeitos do ultrassom terapêutico em conjunto com óleo de Caryocar brasiliens em lesão no nervo ciático de Rattus norvergicus; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Jadson Lener Oliveira dos Santos

Análise dos efeitos do UST em conjunto com Aloe vera em lesão do nervo ciático de Rattus norvegicus; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Katia Cronemberger Cruz

Efeitos dos óleos essenciais na síndrome do desconforto respiratório agudo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

ADJARA DA SILVA VILARINHO

Interferência do óleo de girassol e de aderogil no processo de cicatrização; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Amanda Fonseca Costa Assunção

Monitoria em Fisiologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Adaléia Leal Soares

Monitoria de Fisiologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Farmacia) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Marlon Marcelo Maciel Sousa

Monitoria de Fisiologia; 2014; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Thalyta Batista de Sousa

Monitoria de Fisiologia; 2014; Orientação de outra natureza; (MEDICINA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Marta Aprigio Gomes

Monitoria de Fisiologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Jardeanni Teodoro Batista

Monitoria de Fisiologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Micaéla Alves de Araújo

Monitoria de Patologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Michelle Ágata Lima Oliveira

Monitoria de Patologia; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Izadora Cristina Soares de Oliveira

Monitoria de Fisiologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Jany Aline Alencar de Oliveira,

Monitoria de Patologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Luciane de Oliveira Moura,

Monitoria de Patologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Raissa Rocha Albuquerque

Monitoria de Fisiologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Lkuiz Martins Maia Filho

Monitoria; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcelino Martins

Construção do Livro Prático como Instrumento de Avaliação nas Disciplinas Biofísica e Fisiologia; ; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Marcelino Martins;

Antonio Guillermo Jose Balbin Villaverde

Análise da ação antiinflamatória do gel de Aloe Vera (Babosa) associado ao Ultra-Som em processo inflamatório crônico em modelo experimental de tendinite em ratos; 2008; Dissertação (Mestrado em BIOENGENHARIA) - Universidade do Vale do Paraíba,; Orientador: Antonio Guillermo Jose Balbin Villaverde;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

USO DO JALECO POR PROFESSORES E ACADEMICOS DE ODONTOLOGIA DE UMA IES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

ASSISTÊNCIA DE VENTILAÇÃO MECÂNICA DA SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

HABITOS ALIMENTARES DOS ACADÊMICOS DE NUTRIÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM TERESINA -PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

USO TERAPÊUTICO DO GEL DA ALOE VERA ASSOCIADO AO ULTRASSOM NA REPARAÇÃO DE ESTRIAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

AÇÃO FONOFORETICA DA MORINDA CITRIFOLIA LINN NO MODELO DE INFLAMAÇÃO AGUDA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integral Diferencial; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

EFEITOS DA CREATININA SOBRE AS FUNÇÕES RENAL E HEPATICA EM RATTUS NORVEGICUS SUBMETIDOS AO EXERCICIO FISICO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

ASSOCIAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E ELEVAÇÃO DE POTÁSSIO SERICO EM PACIENTES CM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIALISE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

AVALIAÇÃO DA AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Antonio Luiz Martins Maia Filho

A EFICÁCIA DO USO TERAPÊUTICO DO GEL DA BABOSA (ALOE VERA) ASSOCIADO AO ULTRA-SOM PULSÁTIL NO PROCESSO INFLAMATÓRIO DA PATA DO Rattus norvegicus; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL; Orientador: Antônio Luiz Martins Maia Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FLÁVIA M. DA PALMA, ANTÔNIA ; KARINA M. MARQUES, LAURA ; DA S. CARNEIRO, RENATA ; F. S. CARVALHO, GILMÂNIA ; C. L. FERREIRA, DANNIEL ; E. G. SANTANA, ANTÔNIO ; L. M. MAIA FILHO, ANTÔNIO ; B. MARQUES, ROSEMARIE ; DOS S. ALVES, WELLINGTON ; T. UCHÔA, VALDILÉIA . Evaluation of Hydroalcoholic Extracts of Stem and Leaves of Ximenia Americana L. in the Healing of Excisional Acute Wounds in Mice. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 12, p. 37-50, 2020.

  • NASCIMENTO, LÍZIA DANIELA E SILVA ; NICOLAU, RENATA AMADEI ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; NASCIMENTO, KÁRITA FRANCISCA E SILVA ; SANTOS, JOSÉ ZILTON LIMA VERDE ; SOUSA, RAYSSILANE CARDOSO DE ; CARVALHO, LUIZ FERNANDO MENESES ; VIANA, VICENTE GALBER FREITAS . Effect of low intensity photobiomodulation associated with norbixin-based poly (hydroxybutyrate) membrane on post-tenotomy tendon repair. In vivo study. ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 35, p. 1-10, 2020.

  • MARTINS, BRENO BEZERRA ; DA SILVA, JUDSON BARROSO ; DOS SANTOS, MILLENA CARINE OLIVEIRA CARVALHO ; CAMPOS, PRISCILA KARINE COELHO ; Maia Filho, Antonio Luiz Martins ; MONTE, SAMYLLA MIRANDA ; MARQUES, ROSEMARIE BRANDIM . Análise do potencial mutagênico do extrato etanólico de Zingiber officinale pelo teste do micronúcleo. REVINTER , v. 12, p. 40-47, 2019.

  • DA CUNHA, VICTOR PARO ; DOS SANTOS, RAFAEL VITOR SILVA GAIOSO ; RIBEIRO, EDSON EGLEDSON ANDRADE ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; MARQUES, ROSEMARIE BRANDIM . Perfil epidemiológico de acidentes com animais peçonhentos no Piauí. REVINTER , v. 12, p. 76-87, 2019.

  • ELIAS, CONCEIÇÃO DE MARIA VAZ ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; SILVA, LARYSSA ROQUE DA ; AMARAL, FABRÍCIO PIRES DE MOURA DO ; WEBSTER, THOMAS J. ; MARCIANO, FERNANDA ROBERTA ; LOBO, ANDERSON OLIVEIRA . In Vivo Evaluation of the Genotoxic Effects of Poly (Butylene adipate-co-terephthalate)/Polypyrrole with Nanohydroxyapatite Scaffolds for Bone Regeneration. Materials , v. 12, p. 1330, 2019.

  • Monaliza Sousa dos Anjos ; Gabriel Martins de Barros ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; Wellington dos Santos Alves ; Valdiléia Teixeira Uchoa ; Jairelda Sousa Rodrigues ; Mateus Henrique de Almeida da Costa ; Manoel de Jesus Moura Junior . REPARAÇÃO DO TENDÃO CALCÂNEO EM RATOS APÓS TENOTOMIA E TRATAMENTO POR ABELMOSCHUS ESCULENTUS LINN E ULTRASSOM TERAPÊUTICO. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM SAÚDE , v. 8, p. 41-55, 2019.

  • NASCIMENTO, LÍZIA DANIELA E SILVA ; NICOLAU, RENATA AMADEI ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; SANTOS, JOSÉ ZILTON LIMA VERDE ; FONSECA, KHETYMA MOREIRA ; FERREIRA, DANNIEL CABRAL LEÃO ; SOUSA, RAYSSILANE CARDOSO DE ; VIANA, VICENTE GALBER FREITAS ; CARVALHO, LUIZ FERNANDO MENESES ; FIGUEREDO-SILVA, JOSÉ . Effect of norbixin-based poly(hydroxybutyrate) membranes on the tendon repair process after tenotomy in rats. ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 34, p. 34-45, 2019.

  • SOUSA CARVALHO, GILMÂNIA FRANCISCA ; MARQUES, LAURA KARINA ; SOUSA, HERBERT GONZAGA ; SILVA, LARYSSA ROQUE ; LEÃO FERREIRA, DANNIEL CABRAL ; PIRES DE MOURA DO AMARAL, FABRÍCIO ; MARTINS MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ ; FIGUEREDO-SILVA, JOSÉ ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; OLIVEIRA, MARIA DAS DORES ALVES DE ; SOARES DA COSTA JÚNIOR, JOAQUIM ; CARDOSO COSTA JUNIOR, FABIO LUIS ; RAMOS, RICARDO MARTINS ; RAI, MAHENDRA ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA . Phytochemical study, molecular docking, genotoxicity and therapeutic efficacy of the aqueous extract of the stem bark of Ximenia americana L. in the treatment of experimental COPD in rats.. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 247, p. 112259, 2019.

  • André de Farias Leite ; Lílian Melo de Miranda Fortaleza ; Charllyton Luis Sena da Costa ; Vicente GalberFreitas Viana ; José Zilton Lima Verde Santos ; Rauyres alencar Oliveira ; Danniel Cabral Leão Ferreira ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS . Estudo in vivo da reparação óssea guiada pela membrana biológica de poliestireno com colágeno e norbixina. Revista de Biotecnologia & Ciência , v. 8, p. 15-21, 2019.

  • CAMPELO, MARIANA BARBOSA DIAS ; SANTOS, JOELITA DE ALENCAR FONSECA ; Maia Filho, Antonio Luiz Martins ; FERREIRA, DANIEL CABRAL LEÃO ; SANT?ANNA, LUCIANA BARROS ; OLIVEIRA, RAUIRYS ALENCAR DE ; MAIA, LEONARDO FONSECA ; ARISAWA, EMILIA ÂNGELA LOSCHIAVO . Effects of the application of the amniotic membrane in the healing process of skin wounds in rats. ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 33, p. 144-155, 2018.

  • ALVES, ADRIELLE MARTINS MONTEIRO ; DE MIRANDA FORTALEZA, LÍLIAN MELO ; FILHO, ANTONIO LUIZ MARTINS MAIA ; FERREIRA, DANNIEL CABRAL LEÃO ; DA COSTA, CHARLLYTON LUIS SENA ; VIANA, VICENTE GALBER FREITAS ; SANTOS, JOSÉ ZILTON LIMA VERDE ; DE OLIVEIRA, RAUIRYS ALENCAR ; DE MEIRA GUSMÃO, GUSTAVO OLIVEIRA ; SOARES, LUÍS EDUARDO SILVA . Evaluation of bone repair after application of a norbixin membrane scaffold with and without laser photobiomodulation ( 780nm). LASERS IN MEDICAL SCIENCE , v. 34, p. 1-12, 2018.

  • DA FONSECA, MANOEL L.A. ; DE CARVALHO, ANA FLÁVIA M. ; FERREIRA, DANNIEL C.L. ; MONTE, SAMYLLA M. ; MARQUES, ROSEMARIE BRANDIM ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ M. . Buriti oil associated with the use of therapeutic ultrasound on the regenerative process of peripheral nerve injury in rats. REVINTER , v. 11, p. 86-98, 2018.

  • MELO FILHO, FRANCISCO ROGÉRIO DE ARAÚJO ; SOARES, RICARDO FELIPE SILVA ; SOUSA DA SILVA, FELIPE GOMES ; DA SILVA, WILLIAM VINÍCIUS ; SILVA PINTO, GUILHERME GONÇALVES ; Maia Filho, Antonio Luiz Martins ; MARQUES, ROSEMARIE BRANDIM ; FRANCO COSTA, DÉBORA DE ALENCAR . Risco ocupacional com anestésico inalatório: uma discussão a partir da opinião da classe médica. REVINTER , v. 11, p. 13-28, 2018.

  • Louise Cristina Freitas Saraiva ; Wcleubianne Matias Nascimento Maia ; Francisco Rodrigues Leal ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; Chistiane Mendes Feitosa . Triagem fitoquímica das folhas de Moringa oleifera. Boletim Informativo Geum , v. 9, p. 12-19, 2018.

  • Ezequielina Raquel Leal ; Isnária Soares De Oliveira ; Jucelino Lopes da Silva, ; Augusto César Evelin Rodrigues ; Danniel Cabral Leão Ferreira ; Vicente Galber Freitas Viana ; Karinne de Sousa Araujo ; Mariana Chaves Santos ; Noélia Maria de Sousa Leal ; Antônio Luís Martins Maia Filho . Ação cicatrizante da nanopartícula de prata com norbixina em queimaduras. ConScientiae Saúde , v. 16, p. 241-248, 2017.

  • DE OLIVEIRA, RAUIRYS ALENCAR ; BOSON, LUARA LIS BARBOSA ; PORTELA, SEÍSA MARINA MARTINS ; FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS MAIA ; DE OLIVEIRA SANTIAGO, DENYBERG . Low-intensity LED therapy (658nm) on burn healing: a series of cases. LASERS IN MEDICAL SCIENCE , v. 33, p. 729-735, 2017.

  • SARAIVA, SIMONY DOS SANTOS ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS . Consumo de bebidas alcoólicas e prática do binge drinking entre acadêmicos de odontologia de uma IES . Revista Brasileira de Odontologia , v. 72, p. 104, 2016.

  • Samylla Miranda Monte ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; AMARAL, F. P. M. ; Danniel Cabral Leão Ferreira ; NASCIMENTO, W. M. ; Vicente Galber Freitas Viana ; Zulmira Lúcia Oliveira Monte ; Charllyton Luis Sena da Costa ; Vivaldo Moura Neto . Genotoxicity Evaluation of Polystyrene Membrane with Collagen and Norbixin by Micronucleus Test and Comet Assay. International Journal of Pharmaceutical Science Invention , v. 5, p. 7-11, 2016.

  • Wcleubianne Matias Nascimento ; Leide Maria Silva Souza ; Debora de Alencar Franco Costa ; Rauyres alencar Oliveira ; Danniel Cabral Leão Ferreira ; Rosemarie brandim marques ; Samylla Miranda Monte ; Gerda Coelho e Silva ; Fabrício Pires Moura Do Amaral ; Antônio Luís Martins Maia Filho . Genotoxicity of Goji Berry (Lyciumbarbarum) In Vivo Mammalian Cells. International Journal of Pharmaceutical Science Invention , v. 5, p. 23-26, 2016.

  • Leide Maria Soares deSousa ; Wcleubianne Matias Nascimento ; Debora de Alencar Franco Costa ; Danniel Cabral Leão Ferreira ; Samylla Miranda Monte ; Gerda Coelho e Silva ; Fabrício Pires Moura Do Amaral ; Rosemarie brandim marques ; Antônio Luís Martins Maia Filho . Evaluate the action of the aqueous extract of the medicinal plant Goji Berry (Lyciumbarbarum) on biochemical and hematological parameters in Wistar rats. IOSR Journal of Pharmacy and Biological Sciences , v. 11, p. 48-52, 2016.

  • LEAL, SEÂNIA SANTOS ; UCHÔA, VALDILEIA TEIXEIRA ; FIGUERÊDO-SILVA, JOSÉ ; SOARES, ROMERO BARROS ; MOTA, DIEGO MIRANDA ; ALENCAR, RONYSSON COIMBRA DE ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; SANT'ANA, ANTÔNIO EUZÉBIO GOULART ; BELTRAME JUNIOR, MILTON . EFICÃ?CIA DA FONOFORESE COM XIMENIA AMERICANA L. NA INFLAMAÃ?Ã?O DE TENDÃ?O DE RATOS. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 22, p. 355-360, 2016.

  • Antônio Luís Martins Maia Filho ; Louyse Amanda Nascimento Morais Nogueira ; Kamila Cristiane de Oliveira Silva ; Roberta Fortes Santiago . A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CUIDADO DA CRIANÇA AUTISTA. Rev. Saúde em Foco. Teresina , v. 3, p. 66-83, 2016.

  • Hillana Nadiele Santos Alves ; Mirkus Thiago Gomes Duarte Ribeiro ; Antônio Luís Martins Maia Filho . PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA SOBRE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Revista Saúde em Foco, Teresina , v. 3, p. 20-35, 2016.

  • Rayssilane Cardoso de Sousa ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; Danniel Cabral Leão Ferreira ; Fabrício Pires Moura Do Amaral ; Samylla Miranda Monte ; Kethyma Moreira Fonseca ; Luiz Fernando Meneses Carvalho ; Charllyton Luis Sena da Costa ; Deuzuita Santos Oliveira Viana ; Vicente Galber Freitas Viana . Assessment of Genotoxicity PHB/Norbixin/Ethyleneglycol Membrane by Micronucleus Test and Comet Assay. Journal of Biotechnology and Biochemistry (IOSR-JBB) , v. 2, p. 34-39, 2016.

  • BATISTA PEREIRA DA SILVA, LUIZ FERNANDO ; CERQUEIRA POTY, JOSEFA ANGÉLICA ; MARTINS, MARCELINO ; MACHADO DE FREITAS COELHO, NAYANA PINHEIRO ; MARTINS MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ ; SENA DA COSTA, CHARLLYTON LUIS . Ação anti-inflamatória do óleo de pequi associado ao ultrassom na tendinite em ratos: análise macroscópica e histológica. Revista Terapia Manual , v. 14, p. 347, 2016.

  • MONTE, S. M. ; MAIA FILHO, A. L. M. ; AMARAL, F. P. M. ; FERREIRA, D. C. L. ; NASCIMENTO, W. M. ; VIANA, V. G. F. ; MONTE, Z. L. O. ; COSTA, C. L. S. ; MOURA NETO, V. . Genotoxicity Evaluation of Polystyrene Membrane with Collagen and Norbixin by Micronucleus Test and Comet Assay. International Journal of Pharmaceutical Science Invention , v. 5, p. 07-11, 2016.

  • Rayssilane Cardoso de Sousa ; MAIA FILHO, A. L. M. ; FERREIRA, D. C. L. ; Fabrício Pires de Moura do Amaral ; Samylla Miranda Monte ; Kethyma Moreira Fonseca ; Luiz Fernando Meneses Carvalho ; CharllytonLuis Sena Costa ; Deuzuita Santos Oliveira Viana ; Vicente GalberFreitas Viana . Assessment of Genotoxicity PHB/Norbixin/Ethyleneglycol Membrane by Micronucleus Test and Comet Assay. IOSR Journal of Biotechnology and Biochemistry (IOSR-JBB) , v. 2, p. 34-39, 2016.

  • LEAL, S. R. M. de D. ; TEIXEIRA, J. C. L. ; MONTE, M. ; LOPES, M. P. ; MOURA, T. A. L. ; SILVA, N. C. V. E. ; SANTOS, I. A. M. ; MONTE, S. M. ; FERREIRA, D. C. L. ; MAIA FILHO, A. L. M. ; MONTEIRO, H. S. A. ; AMARAL, F. P. M. ; MORAES, M. O. ; MORAES, M. E. A. . Atmospheric Exposure to Cr III Powder Causes Genotoxicity in Rattus Norvegicus. International Journal of Pharmaceutical Science Invention , v. 5, p. 31-35, 2016.

  • Leide Maria Silva Souza ; NASCIMENTO, W. M. ; COSTA, D. A. F. ; FERREIRA, D. C. L. ; MONTE, S. M. ; Gêrda Coelho E Silva ; AMARAL, F. P. M. ; MARQUES, R. B. ; MAIA FILHO, A. L. M. . Evaluate the action of the aqueous extract of the medicinal plant Goji Berry (Lyciumbarbarum) on biochemical and hematological parameters in Wistar rats. IOSR Journal of Pharmacy and Biological Sciences (IOSR-JPBS) , v. 11, p. 48-52, 2016.

  • SOUSA, R. C. ; MAIA FILHO, A. L. M. ; FERREIRA, D. C. L. ; AMARAL, F. P. M. ; MONTE, S. M. ; FONSECA, K. M. ; CARVALHO, L. F. M. ; COSTA, C. L. S. ; VIANA, D. S. O. ; VIANA, V. G. F. . Assessment of Genotoxicity PHB/Norbixin/Ethyleneglycol Membrane by Micronucleus Test and Comet Assay. Journal of Biotechnology and Biochemistry , v. 2, p. 34-39, 2016.

  • LEAL, S. R. M. D. ; TEIXEIRA, J. C. L. ; MONTE, M. ; LOPES, M. P. ; MOURA, T. A. L. ; SILVA, N. C. V. E. ; SANTOS, I. A. M. ; MONTE, S. M. ; FERREIRA, D. C. L. ; MAIA FILHO, A. L. M. ; MONTEIRO, H. S. A. ; AMARAL, F. P. M. ; MORAES, M. O. ; MORAES, M. E. A. . Atmospheric Exposure to Cr III Powder Causes Genotoxicity in Rattus Norvegicus. Atmospheric Exposure to Cr III Powder Causes Genotoxicity in Rattus Norvegicus , v. 5, p. 31-35, 2016.

  • SOUSA, L. M. S. ; NASCIMENTO, W. M. ; COSTA, D. A. F. ; FERREIRA, D. C. L. ; MONTE, S. M. ; SILVA, G. C. E. ; AMARAL, F. P. M. ; MARQUES, R. B. ; MAIA FILHO, A. L. M. . Evaluate the action of the aqueous extract of the medicinal plant Goji Berry (Lyciumbarbarum) on biochemical and hematological parameters in Wistar rats. Evaluate the action of the aqueous extract of the medicinal plant Goji Berry (Lyciumbarbarum) on biochemical and hematological parameters in Wistar rats , v. 11, p. 48-52, 2016.

  • Samira Rêgo Martins de Deus Leal ; Justijânio Cacio Leal Teixeira ; Marília Monte ; Mariana Pimentel Lopes ; Thaís Amélia Leda Moura ; Nereida Carla Veras e Silva ; Indira de Aguiar Martins Santos ; Samylla Miranda Monte ; Danniel Cabral Leão Ferreira ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; Helena Serra Azul Monteiro ; Fabrício Pires Moura Do Amaral ; Manoel Odorico de Moraes Filho ; Maria Elisabete Amaral de Moraes . Atmospheric Exposure to Cr III Powder Causes Genotoxicity in Rattus Norvegicus.. International Journal of Pharmaceutical Science Invention , v. 5, p. 31-35, 2016.

  • Karlla Sophia das Chagas Rocha ; Antônio Luís Martins Maia Filho . Diabetes mellitus: o conhecimento dos pacientes acerca do autocuidado. Revista Interdisciplinar (online) , v. 8, p. 98-106, 2015.

  • MOURA JÚNIOR, MANOEL DE JESUS ; Maia filho, Antonio Luís Martins ; PESSOA, DIEGO RODRIGUES ; ALVES, MARCOS DANILO RODRIGUES ; JUSTINO, JEFFERSON DE SOUSA ; ANDRADE, MATHEUS DOS SANTOS ; REBÊLO, ANA MARIA GONÇALVES ; DE LIMA, CARLOS JOSÉ ; PINHEIRO, ANTONIO LUIZ BARBOSA ; SILVEIRA, LANDULFO . Assessing the biochemical changes of tendons of rats in an experimental model of tenotomy under therapeutic ultrasound and LEDs (625 and 945nm) by near-infrared Raman spectroscopy. Lasers in Medical Science , v. 29, p. 04, 2015.

  • SILVA-SEGUNDO, JOSÉ ; ARAÚJO, KARINNE ; SANTOS, JADSON ; COUTO, MARINA ; PINHEIRO, JAINARA ; FILHO, WALTER ; SANTOS, ÍSIDRA ; FILHO, ANTÔNIO . Morphological Changes in the Testis of Rattus norvegicus Exposed to Cigarette Smoke. British Journal of Applied Science & Technology , v. 10, p. 1-8, 2015.

  • João Lenon de Sousa ; Pablo Diêgo Leal Costa ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; Nelson Jorge Carvalho Batista ; Valdiléia Teixeira Uchoa ; Welligton ribeiro Figueiredo . Análise da ação do gel da Bryophyllum calycinum Salisb (folha santa) associado ao ultrassom na cicatrização de feridas cutâneas. ConScientiae Saúde (Impresso) , v. 14, p. 213-221, 2015.

  • NASCIMENTO, WCLEUBIANNE MATIAS ; Maia Filho, Antonio Luiz Martins ; COSTA, CHARLLYTON LUIS SENA DA ; MARTINS, MARCELINO ; Araújo, Karinne Sousa de . Estudo da resistência cicatricial cutânea de ratos tratados com óleo de pequi (Caryocar brasiliense). ConScientiae Saúde (Online) , v. 14, p. 449-455, 2015.

  • SOUSA, RAYSSILANE CARDOSO DE ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; NICOLAU, RENATA AMADEI ; Mendes, Lianna Martha Soares ; BARROS, TALVANY LUIS DE ; NEVES, SILVANA MARIA VÉRAS . Action of AlGaInP laser and high frequency generator in cutaneous wound healing. A comparative study. Acta Cirúrgica Brasileira (Online) , v. 30, p. 791-798, 2015.

  • COELHO, NAYANA PINHEIRO MACHADO DE FREITAS ; RANIERO, LEANDRO ; COSTA, CHARLYTTON LUÍS SENA DA ; MAIA, ANTÔNIO LUÍS MARTINS ; MARTINS, MARCELINO ; MARTIN, AIRTON ABRAHÃO ; ARISAWA, EMÍLIA ÂNGELA LOSCHIAVO . FT-Raman spectroscopic study of skin wound healing in diabetic rats treated with Cenostigma macrophyllum Tul. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso) , v. 1, p. 1-7, 2014.

  • Thalita Pereira ; Bruna Ster de Oliveira Ferreira ; Wellington dos Santos Alves ; Antônio Luís Martins Maia Filho . Ação do ultrassom terapêutico e laser de baixa intensidade na regeneração nervosa em Rattus norvegicus. ConScientiae Saúde (Online) , v. 13, p. 22-30, 2014.

  • NEVES, SILVANA MARIA VÉRAS ; NICOLAU, RENATA AMADEI ; FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS MAIA ; Mendes, Lianna Martha Soares ; VELOSO, ANA MARIA . Digital photogrammetry and histomorphometric assessment of the effect of non-coherent light (light-emitting diode) therapy (640--20nm) on the repair of third-degree burns in rats. Lasers in Medical Science (Internet) , v. 29, p. 203-212, 2014.

  • Tawanne Costa de Sousa ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; Karinne de Sousa Araujo ; Luciano da Silva Lopes ; Hilris Rocha e Silva ; Jairelda Sousa Rodrigues ; Charllyton Luis Sena da Costa . Anti-inflammatory Effect of Pequi Oil (Caryocar brasiliense) in Acute Respiratory Distress Syndrome. Journal of Medical Biomedical and Applied Sciences , v. 1, p. 1, 2014.

  • Maia Filho, Antonio Luiz Martins ; AMARAL, FABRÍCIO PIRES DE MOURA DO ; MARTIN, AIRTON ABRAHÃO ; SOARES, LUÍS EDUARDO SILVA . Evaluation of inorganic and organic bone components after application of an apatite-coated Al2O3 implants as scaffolds for bone repair. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , v. 57, p. 334-339, 2014.

  • MAIA FILHO, A. L. M. ; SILVA, J. L. ; AMARAL, F. P. M. ; MARTIN, A. A. ; LOBO, A. O. ; SOARES, L. E. S. . Morphological and chemical evaluation of bone with apatite-coated Al2O3 implants as scaffolds for bone repair. Cerâmica (São Paulo. Impresso) , v. 59, p. 533-538, 2013.

  • LIMA, F. M. ; Albertini, Regiane ; DANTAS, Y. ; Antonio Luis Maia-Filho ; SANTANA, C. L. ; FARIA NETO, H. C. C. ; FRANCA, C. ; VILLAVERDE, A. G. B. . Low-Level Laser Therapy Restores the Oxidative Stress Balance in Acute Lung Injury Induced by Gut Ischemia and Reperfusion. PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY , v. 89, p. 179-188, 2013.

  • Walter Borges Leal Filho ; Jainara Delane Silva Pinheiro ; Lorena Bezerra Barros ; Karinne de Sousa Araujo ; Isidra Manoela Sousa Portela Santos ; Antônio Luís Martins Maia Filho ; Charllyton Luis Sena da Costa . Efeitos da fumaça de cigarro na morfologia da glândula parótida de ratos. Revista Brasileira de Odontologia , v. 70, p. 209, 2013.

  • COSTA, C. L. S. ; LEAL FILHO, W. B. ; PINHEIRO, J. D. S. ; BARROS, L. B. ; ARAUJO, K. S. ; SANTOS, I. M. S. P. ; MAIA FILHO, A. L. M. . Efeitos da fumaça de cigarro na morfologia da glândula parótida de ratos. Revista Brasileira de Odontologia , v. 70, p. 209-212, 2013.

  • MAIA FILHO, A. L. M. ; BARROS TL ; COSTA, C. L. S. ; MAIA, E. P. V. D. ; ARAUJO, K. S. ; SANTOS, I. M. S. P. ; VILLAVERDE, A. G. B. ; CARVALHO, F. A. S. ; CARVALHO, R. A. . Efeito do gel da babosa (Aloe barbadensis Mill) associado ao ultrassom em processo inflamatorio agudo. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso) , v. 13, p. 146-150, 2011.

  • MARTINS, M. ; MAIA FILHO, A. L. M. ; COSTA, C. L. S. ; MACHADO, N. P. ; COSTA, M. S. ; ALBERTINE, R. . Ação anti-inflamatória da fração lipídica do ovis aries associado ao ultrassom terapêutico em modelo experimental de tendinite em ratos (Rattus norvegicus). Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 15, p. 297-302, 2011.

  • SERVIO, E. M. L. ; ARAUJO, K. S. ; NASCIMENTO, L. R. S. ; COSTA, C. L. S. ; Liana Martha Soares Mendes ; MAIA FILHO, A. L. M. ; SANTOS, I. M. S. P. . Cicatrização de feridas com a utilização do extrato de Chenopodium ambrosioides (mastruz) e cobertura secundária estéril de gaze em ratos. ConScientiae Saúde (Impresso) , v. 10, p. 441-448, 2011.

  • Soares, Lícia Cândido ; Mendes, Lianna Martha Soares ; Araújo, Karinne Sousa de ; Maia filho, Antonio Luís Martins ; Costa, Charllyton Luís Sena da ; Santos, Ísidra Manoela Sousa Portela . Histomorfologia de órgãos-alvo de ratos diabéticos suplementados com noni (Morinda citrifolia). ConScientiae Saúde , v. 10, p. 657-664, 2011.

  • Bruna S. I. Neres ; Larruama S. Figueredo ; Manoel Dias Souza-Filho ; COSTA, C. L. S. ; MAIA FILHO, A. L. M. . Prevalência da Automedicação em acadêmicos de fisioterapia de uma instiuição de Ensino Superior de Teresina. ConScientiae Saúde (Impresso) , v. 9, p. 33-37, 2010.

  • MAIA FILHO, A. L. M. ; Villaverde, Antonio Balbin ; Munin, Egberto ; Aimbire, Flávio ; Albertini, Regiane . Comparative Study of the Topical Application of Aloe Vera Gel, Therapeutic Ultrasound and Phonophoresis on the Tissue Repair in Collagenase-Induced Rat Tendinitis. Ultrasound in Medicine & Biology , v. 36, p. 1682-1690, 2010.

  • Kelciane de Castro Carvalho ; Reanata Amadei Nicolau ; Maia Filho, Antonio Luiz Martins ; Paulo Roxo Barja ; Hotávio Pereira de Sá ; Luanna AnielleEvangelista do Santo ; Gilvânia Melo da Rocha . Estudo da resistência cictricial cutânea de ratos ratados com fototerapia a laser. ConScientiae Saúde (Impresso) , v. 9, p. 179-186, 2010.

  • Santos Júnior, Reginaldo Queiroz dos ; Soares, Lícia Candido ; Maia filho, Antonio Luís Martins ; Sousa, Karinne Araujo de ; Santos, Ísidra Manoela Sousa Portela ; Costa Júnior, Joaquim Soares da ; Saffi, Jenifer . Estudo histológico da cicatrização de feridas cutâneas utilizando a banha de bacuri (Platonia insignis Mart.). ConScientiae Saúde , v. 9, p. 575-581, 2010.

  • Santos, F.M.J. ; ARAUJO, K. S. ; Maia Filho, Antonio Luiz Martins ; Santos, Ísidra Manoela Sousa Portela . Cicatrização de Feridas Abertas em ratos após utilização do óleo de girassol (Helliantus annus) associado ao ultrassom. Revista FACID , v. 6, p. 49-60, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Desenvolvimento de um gel enriquecido com Ananas comosus para tratamento de tendinite em modelo experimental, Descrição: A tendinite oferece para a medicina uma grande dificuldade, devido ser necessário um longo período para um tratamento eficaz, e um dos recursos utilizado atualmente é o ultrassom terapêutico isolado ou combinado com fármacos. Uma substancia de grande importância para o tratamento de tendinite é a bromelina, que apresenta ação anti-inflamatória, enzima essa que pode ser encontrada em grande quantidade nos resíduos do abacaxi, como no caso a casca. Em virtude da qualidade positiva destes resíduos como fonte de bromelina e os baixos custos de sua aquisição, torna-se vantajoso a sua utilização. Portanto, o presente estudo visa a ação anti-inflamatória do gel da casca do abacaxi associado a fonoforese, com o propósito de colabora com o acervo cientifico e buscar tratamento de baixo custo para a tendinite. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / IBRAHIM ANDRADE DA SILVA BATISTA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    EFEITOS DO SELANTE DE FIBRINA NO PROCESSO DE REPARO TECIDUAL DE LESÕES CUTÂNEAS DE RATOS DIABÉTICOS, Descrição: Considerando a importância e relevância da implantação do selante de fibrina em modelo ?in vivo?, este estudo tem como principal finalidade verificar se os efeitos do selante de fibrina podem melhorar ou não o processo de cicatrização tecidual, uma vez que não existem muitos estudos que envolveram a combinação dos métodos selante de fibrina ao tratamento de feridas em diabéticos, justificando assim a realização do presente estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Laryssa Roque da Silva - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Rizotomia dorsal seletiva cervical para tratamento de crianças com paralisia cerebral apresentando espasticidade nos membros superiores., Descrição: Trata-se de uma pesquisa clínica, prospectiva, analítica, intervencional, longitudional (estudo com seguimento, seqüencial, follow up), aleatorizada e controlada, ou seja, com utilização de um grupo controle, neste caso, o próprio paciente. O estudo será executado nos seguintes locais: Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) e o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), todos em Teresina, Estado do Piauí, Brasil. As avaliações clínicas serão feitas usando as seguintes escalas: Escala de Ashworth Modificada - escala subjetiva que avalia tônus muscular em graus de 0 a 4. Escala de GMFM (Gross Motor Function Measure) - é um instrumento de avaliação quantitativo, desenvolvido para avaliar alterações na função motora grossa de crianças com Paralisia Cerebral, sendo formado por 88 itens, divididos em cinco dimensões: deitar e rolar; sentar; engatinhar e ajoelhar; em pé; andar, correr e pular. Escala MACS - o Sistema de Classificação de Capacidade Manual (MACS) descreve como crianças com paralisia cerebral usam suas mãos para manipular objetos em atividades diárias. Eletromiografia de superfície - técnica na qual um sinal elétrico é captado por eletrodos na superfície da pele e corresponde ao somatório dos potenciais de ação gerados pelas unidades motoras que vão desencadear a contração muscular. Intervenção Cirúrgica A rizotomia dorsal seletiva cervical (RDSC) é um procedimento neurocirúrgico desenvolvido para reduzir a espasticidade em indivíduos com paralisia cerebral. A cirurgia requer o teste de raízes individuais dos nervos sensoriais para determinar as raízes que, quando estimuladas, produzem respostas eletrofisiológicas anormais. Os radículas que produzem respostas anormais são cortados e as de resposta normais são poupados (Fasano et al., 1978). Análise Crítica de Riscos e Benefícios Como não existem riscos inerentes ao procedimento de coleta dos dados, eventuais riscos podem estar relacionados ao vazamento de informações sobre os pacientes e sobre o andamento da pesquisa. Por isso, haverá um maior controle sobre o fluxo destas informações. Os pacientes serão diretamente beneficiados, tendo em vista que a mensuração dos resultados alcançados em cada tratamento, fornecerá informações fundamentais para o aperfeiçoamento dos protocolos terapêuticos aplicados, resultando em melhor assistência a cada um destes pacientes. Além disso, benefícios indiretos serão advindos da contribuição para o conhecimento científico dos profissionais, que aplicarão este conhecimento em novos projetos de intervenção terapêutica a outras populações alvos. Além disso, as Instituições associadas à pesquisa terão acesso a resultados detalhados sobre a pesquisa, para que adotem as medidas assistenciais que julgarem necessárias. Tamanho da amostra O estudo compreenderá um total de 10 participantes. Critério de inclusão Todos os pacientes infantis, com espasticidade nos membros superiores associada a paralisia cerebral, com idade entre 2 a 17 anos atendidos em Teresina ? Piauí. Critério de exclusão Pacientes com espasticidade associada a distonia nos membros superiores; Presença de patologias da coluna cervical; Comorbidades, como cardiopatias;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Francisco José Alencar - Integrante / JOSIONE RÊGO FERREIRA - Integrante / Leonardo Raphael Santos Rodrigues - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Eletromiografia de Superfície como instrumento de avaliação neurofuncional em pacientes com espasticidade submetidos a Rizotomia Dorsal Seletiva., Descrição: Serão avaliados 30 indivíduos rotineiramente tratados no Centro Integrado de Reabilitação - CEIR, de ambos os sexos, com idade entre 2 anos e 17 anos, com espasticidade secundária a doença neurológica crônica (paralisia cerebral e microcefalia), submetidos a cirurgia de rizotomia dorsal seletiva lombar, e que forneçam consentimento informado para inclusão neste estudo. Desenho do Estudo Estudo observacional, longitudinal, prospectivo, descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, com mensuração por métodos avaliativos validados no Brasil, e com coleta de dados nos momentos: pré?operatório e aos 2 meses pós?operatório. Critérios de Inclusão - Paciente em acompanhamento com equipe multidisciplinar no Centro Integrado de Reabilitação - CEIR. - Ter idade entre 2 anos e 17 anos, de ambos os sexos. - Com diagnóstico de espasticidade secundária a doença neurológica crônica (paralisia cerebral e microcefalia). - Com indicação de tratamento cirúrgico para espasticidade. Critérios de Exclusão - Pacientes que apresentem doenças orgânicas graves (cardiopatias, pneumopatias, deformidades esqueléticas, crises epilépticas refratárias, distonia associada a espasticidade, etc.) e/ou doenças neuromusculares (miastenias, polineuropatias hereditárias, miopatias genéticas, distrofias musculares, etc.). - Que não aceitaram participar deste estudo. Coleta de Dados A coleta de dados clínicos acontecerá nos momentos pré?operatório e aos 2 meses pós?operatório; será realizada por equipe multiprofissional, individualizada para cada paciente, e utilizará os métodos avaliativos: Escala Modificada de Ashworth e Eletromiografia de Superfície. Os dados coletados serão registrados numa ficha específica. Análise Crítica de Riscos e Benefícios O principal risco é a quebra de sigilo, podendo causar constrangimento para os pacientes envolvidos na pesquisa. Como medida para minimizar este risco, será garantido o sigilo das informações e identidade destes pacientes, por meio de fichas avaliativas enumeradas. Será garantido, também, o direito de não responder alguma das perguntas ou até mesmo retirar seu consentimento, interrompendo a sua participação em qualquer fase do andamento do projeto. O risco de constrangimento será amenizado, com o emprego de perguntas claras e de linguagem de simples compreensão. Os pacientes serão diretamente beneficiados, tendo em vista que a mensuração dos resultados alcançados em cada tratamento, fornecerá informações fundamentais para o aperfeiçoamento dos protocolos terapêuticos aplicados, resultando em melhor assistência a cada um destes pacientes. Além disso, benefícios indiretos serão advindos da contribuição para o conhecimento científico dos profissionais, que aplicarão este conhecimento em novos projetos de intervenção terapêutica a outras populações alvos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Francisco José Alencar - Integrante / JOSIONE RÊGO FERREIRA - Integrante / Leonardo Raphael Santos Rodrigues - Integrante.

  • 2019 - Atual

    AÇÃO DO SELANTE DE FIBRINA NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS EM RATOS, Descrição: Hoje um dos maiores propulsores de pesquisas envolvendo a estomaterapia é a busca da efetividade com redução de custos na área. Pesquisas focadas no desenvolvimento de estratégias para acelerar e melhorar o processo de cicatrização são cada vez mais necessárias e valorizadas. Nesse contexto, pesquisar os efeitos do Selante de fibrina na cicatrização cutânea, poderá gerar subsídios científicos que fundamentem seu uso clínico, o que permitirá no futuro, agregar mais uma importante tática ao arsenal da cicatrização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / KAROLINNY DOS SANTOS SILVA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    INOVAÇÃO NA MONITORIZAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA DA RIZOTOMIA DORSAL SELETIVA LOMBAR PARA PARALISIA CEREBRAL ESPÁSTICA, Descrição: Estudo observacional, longitudinal, prospectivo, descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, com mensuração por métodos avaliativos validados no Brasil, e com coleta de dados nos momentos: pré?operatório, intra?operatório e aos 2 e 6 meses pós?operatório. A coleta de dados clínicos acontecerá nos momentos pré?operatório e aos 2 e 6 meses pós?operatório; será realizada por equipe multiprofissional, individualizada para cada paciente, e utilizará diversos métodos avaliativos validados no Brasil. Os dados coletados serão registrados em fichas específicas para cada teste realizado, abrangendo diferentes aspectos funcionais no tratamento da espasticidade destes pacientes, como: classificação de gravidade (GMFCS e Ashworth Modificado), quantificação de funcionalidade (GMFM) e avaliação da qualidade de vida (PEDI). No momento intra?operatório serão coletados diversos parâmetros neurofisiológicos (latência, amplitude, morfologia, intensidade de estímulo, padrão de resposta, etc.) obtidos pela estimulação elétrica das raízes espinhais ventrais e raízes espinhais dorsais, através do equipamento de monitorização neurofisiológica Neuro?IOM 16 canais (ANVISA 80969860001).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Francisco José Alencar - Integrante / JOSIONE RÊGO FERREIRA - Integrante / Leonardo Raphael Santos Rodrigues - Integrante.

  • 2019 - Atual

    EFICÁCIA DA FONOFORESE COM GEL DO TALO DO ABACAXI (ANANAS COMOSUS) E GEL DA BROMELINA NA INFLAMAÇÃO DE TENDÃO DE RATOS, Descrição: Tendinopatias e rupturas de tendões são lesões comuns que respondem por mais de 30% de todas as consultas musculoesqueléticas. Apesar da prevalência dessas lesões, um número limitado de pesquisadores está conduzindo estudos básicos focados na compreensão dos processos que regem as tendinopatias e a cicatrização tendínea. Embora, nos últimos anos o tratamento das tendinites tenha progredido, após a degeneração do tendão levar à ruptura, a cicatrização, mesmo com reparo cirúrgico aparentemente seguro, não ocorre restauração efetiva da estrutura e função nativas do tendão. A terapêutica tem sido em grande parte ineficaz porque os mecanismos fundamentais subjacentes à patogênese da lesão do tendão e da cicatrização comprometida permanecem desconhecidos. A partir desses dados pode-se inferir a importância de se conduzir pesquisas nessa área. Ademais, o Brasil é um dos principais centros de diversidade de abacaxi, o qual tem uma constituição rica em bromelina, inclusive no talo, foco desta pesquisa. Estudos demonstram eficácia da bromelina na promoção da cicatrização pela estimulação da proliferação celular, além de melhorar circulação, ter atividade anti-inflamatória e antitumoral. Logo, com o objetivo de contribuir com o acervo bibliográfico e visando novas descobertas, diante dos efeitos benéficos tanto do uso terapêutico do ultrassom como da bromelina presente no abacaxi sobre a inflamação, o presente estudo visa analisar a eficácia do uso da fonoforese associado ao gel do abacaxi no tratamento de tendinite em comparação com a bromelina purificada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / ÉRICA DAYSE DE SOUSA MELO - Integrante.

  • 2018 - 2019

    AVALIAÇÃO HISTOLÓGICA DO REPARO ÓSSEO UTILIZANDO ÁCIDO HIALURÔNICO EM RATAS OSTEOPORÓTICAS, Descrição: FATORES NA MATRIZ EXTRACELULAR TAIS COMO O POLISSACÁRIDO HIALURONANO (ÁCIDO HIALURÔNICO) CONTRIBUEM PARA A RENOVAÇÃO ÓSSEA ATRAVÉS DA ATIVAÇÃO DOS OSTEOCLASTOS / OSTEOBLASTOS ( CAO, J. J.,2005). ASSIM, AS MATRIZES DE ÁCIDO HIALURÔNICO DESENVOLVIDAS, ISOLADAMENTE E EM COMBINAÇÃO COM FATORES DE DIFERENCIAÇÃO ÓSSEA, PROMOVEM A EXPRESSÃO DA PROTEÍNA DA MATRIZ ÓSSEA OSTEOBLÁSTICA HUMANA IN VITRO E O CRESCIMENTO ÓSSEO IN VIVO (MOFFATT, P.,2011).\\R\\NHÁ POUCA INFORMAÇÃO NA LITERATURA NO QUE DIZ RESPEITO AO USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO NA REPARAÇÃO ÓSSEA NA PRESENÇA DE OSTEOPOROSE, APESAR DOS CONHECIDOS EFEITOS NO MESMO EM CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS. POR CONSEGUINTE, É MISTER A ANÁLISE EM PESQUISAS QUE VERIFIQUEM OS EFEITOS DO USO DE ÁCIDO HIALURÔNICO ISOLADAMENTE NO PROCESSO DE REPARAÇÃO ÓSSEA EM RATAS OSTEOPORÓTICAS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Samylla Miranda Monte - Integrante / Rosemarie brandim marques - Integrante / Amanda Fonseca costa Assunção - Integrante.

  • 2018 - 2019

    ANÁLISE DOS EFEITOS GENOTÓXICOS E MUTAGÊNICOS DO FOTOPOLIMERIZADOR EM CÉLULAS DE MAMÍFEROS, Descrição: A fotopolimerização consiste na ativação da reação de polimerização de certo material quando exposto a uma fonte de luz e inicia-se através da absorção de luz a partir de um fotoiniciador, geralmente a canforoquinona, capaz de absorver a energia dentro do comprimento de onda específico da luz e inicia o processo de polimerização. Caso os materiais odontológicos não recebam energia suficiente de densidade de energia, o grau de conversão monomérico será baixo com isso resulta em um possível aumento da citotoxicidade, assim como na redução da dureza e do módulo de elasticidade. Será realizado um ensaio in vivo para avaliar possíveis efeitos na medula óssea de ratos wistar a partir da exposição destes a um fotopolimerizador. Na qual os animais serão expostos por períodos agudos, de 48h, e períodos crônicos, de 72h, para a realização do teste de micronúcleo, de aberrações cromossômicas e ensaio do cometa, em que haverá um grupo para representar os pacientes e outro para representar os profissionais, além dos grupos controles positivo e negativo. O pouco relatado na literatura sobre os efeitos causados pela longa exposição ao fotopolimerizador demonstra alterações na pele, trazendo a necessidade de uma pesquisa a nível de genotoxicidade, ou seja, a identificação e o estudo da ação de um agente físico, químico ou biológico que possam produzir qualquer tipo de dano no material genético, fornecendo uma indicação de alterações associadas ao Ácido Desoxirribonucleico(DNA), quebras no DNA ou anomalias mitóticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Laryssa Roque da Silva - Integrante / MICHELE DE SAMPAIO SOUSA - Integrante.

  • 2018 - 2019

    EFEITO DA UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DE MORINGA OLEIFERA COMO FITOTERÁPICO NO REPARO ÓSSEO EM RATOS WISTAR MACHOS, Descrição: Lesões ósseas são frequentes na nossa sociedade, por isso seu tratamento é muito oneroso para as finanças públicas. Assim, meios de cura ou paliativos que são de fácil manuseio e que obtenham princípios ativos de baixo custo, como os fitoterápicos, são alvos do campo de pesquisa de muitos estudiosos. A Moringa oleífera é uma planta nativa da Índia e que apresenta bastantes usos, tais como agronômicos, purificação de águas, industrial, alimento e médica. Essa planta apresenta diversos constituintes que participam do reparo ósseo. Dessa forma, este trabalho tem a finalidade de verificar a atividade da Moringa oleifera no reparo ósseo, visto que tal planta apresenta várias substâncias químicas envolvidas nesse processo. Inicialmente, será produzido o extrato hidroetanólico da folha dessa planta, com a finalidade do tratamento fitoterápico por meio da gavagem utilizando a dose de 500mg/Kg administrados continuamente até a conclusão do experimento (15 e 30 dias) em grupos constituídos por 24 ratos Wistar da espécie Rattus norvegicus, separados igualmente em 2 grupos. Além disso, será realizado um defeito ósseo na tíbia dos ratos, após esse procedimento, o primeiro grupo (controle) receberá no local da lesão um coágulo, já o segundo receberá coágulo mais administração oral do extrato de Moringa oleifera.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / MÁRCIO HENRIQUE LOPES MONTEIRO FILHO - Integrante.

  • 2018 - 2019

    EFEITOS DA BROMELINA NAS ETAPAS INICIAIS DA FOLICULOGÊNESE E NA FERTILIDADE DE RATAS - EBEIFFR, Descrição: A utilização de antioxidantes para o controle das fases iniciais de desenvolvimento ovocitário pode influenciar no desempenho reprodutivo de animais, com efeitos positivos na foliculogênese e taxas de concepção. Esse estudo tem como objetivos analisar os efeitos da bromelina nas etapas iniciais da foliculogênese e na fertilidade de ratas, a partir da comparação da morfometria e do número de células da granulosa de folículos pré-antrais inclusos em tecido ovariano, e da verificação da taxa de fertilidade de ratas por meio do número de filhotes/parto. Serão utilizadas 72 ratas, divididas em três grupos conforme a terapêutica utilizada; G1 solução salina 0,9%, G2 bromelina 30mg/kg e G3 bromelina sintética 30mg/kg. A intervenção terapêutica ocorrerá por um período de oito dias consecutivos, tendo início no dia do estro. Em seguida 12 ratas de cada grupo experimental serão eutanasiadas. As amostras dos ovários serão enviadas para análise histomorfométrica dos folículos pré-antrais e contagem das células da granulosa. As demais ratas serão encaminhadas para acasalamento, para posterior cálculo da taxa de fertilidade. Os resultados serão expressos como média, desvios padrão e coeficiente de variação, e serão submetidos à análise estatística para posterior comparação intergrupos. A verificação dos efeitos da bromelina nas etapas iniciais da foliculogênese e na fertilidade de ratas demonstrará que há alterações na morfometria e aumento do número de células da granulosa em folículos pré-antrais inclusos em tecido ovariano, bem como aumento do número de filhotes/parto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Karolynne dos Santos Silva - Integrante.

  • 2017 - 2019

    AVALIAÇÃO CLÍNICA, TOXICOLÓGICA E PATOLÓGICA DE CÃES COM LEISHMANIOSE VISCERAL TRATADOS COM TELURANA RF07, Descrição: O combate aos cães como medida de controle do calazar envolve dois sérios problemas: a baixa eficiência dos testes sorológicos para o diagnóstico da doença nesses animais (COSTA; VIEIRA, 2001) e os conflitos que se criam entre os proprietários e os agentes de saúde pública para a eliminação dos cães doentes. Além disso, o sacrifício dos cães representa uma medida ineficaz, pois não inibe a reintrodução de novos animais nas áreas endêmicas (MARZOCHI et al., 1985; DIETZE et al., 1997). Os problemas apontados quanto à epidemiologia e controle do calazar demonstram a importância da pesquisa e caracterização de novos antígenos (marcadores) com potencial para o diagnóstico e para a indução de respostas imunes protetoras nos cães. Os efeitos colaterais somados à alta toxicidade renal e hepática das drogas leishmanicidas utilizadas atualmente, tem motivado a busca de novas drogas menos tóxicas e mais eficazes no controle da doença humana e canina (GOTO; LINDOSO, 2010). Além disso, a Telurana RF07 poderá ser utilizada em ensaios clínicos em humanos infectados com leishmaniose visceral, uma possível alternativa de tratamento, tendo em vista, a toxicidade dos fármacos atualmente utilizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Integrante / Adriana Maria Viana Nunes - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    Uso de plantas medicinais e de materiais sintéticos na reparação tecidual, óssea e nervosa associado ao Laser ou não no processo de reparação., Descrição: Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia do uso de plantas medicinais ou de materiais sintéticos na reparação tecidual associado ou não laser de baixa intensidade. Espera-se, que a partir dos experimentos supracitados, contribuir com métodos e técnicas que estimulem a reparação tecidual para aplicação clínica em seres humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    APLICAÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE UM NANOCOMPÓSITO À BASE DE BIOPOLÍMERO NATURAL E FOSFATO DE CÁLCIO, DOPADO COM CÉRIO PARA PREENCHIMENTO ÓSSEO, Descrição: A OSTEOPOROSE É UMA DOENÇA ÓSSEA METABÓLICA CARACTERIZADA POR REDUÇÃO SEVERA DA QUANTIDADE DE OSSO MINERALIZADO, COM ALTERAÇÃO DA MICROARQUITETURA ÓSSEA, PROMOVENDO ASSIM AUMENTO DA FRAGILIDADE E ELEVADO RISCO DE FRATURAS. ASSIM, POR SER UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, É DE INTERESSE DA SOCIEDADE PROCURAR MEDIDAS ADEQUADAS PARA SANAR OU PALIAR TAL SITUAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO A PRODUÇÃO DE UM NANOCOMOPÓSITO À BASE DE BIOPOLÍMERO NATURAL E FOSFATO DE CÁLCIO, DOPADO COM CÉRIO PARA PREENCHIMENTO ÓSSEO E EM PARTICULAR NA REGENERAÇÃO ÓSSEA E INCLUSIVE PARA USO NO TRATAMENTO DE OSTEOPOROSE. SERÃO SINTETIZADAS A HIDROXIAPATITA (HAP) DOPADA COM 5% DE CE3+ E QUITOSANA/HAP- CE3+. NO ESTUDO SERÃO SELECIONADAS TRINTA RATAS QUE SERÃO DIVIDIDOS EM TRÊS GRUPOS, TODOS FORMADOS POR DEZ ANIMAIS. OS ANIMAIS SERÃO DIVIDIDOS, ALEATORIAMENTE, EM 3 GRUPOS: GRUPO HACE, COM 10 RATAS; PARA AVALIAR A HIDROXIAPATITA DOPADA COM CÉRIO. PARA ESTE TESTE SERÁ REALIZADO DEFEITO, COM BROCA ESFÉRICA DE 2MM, NO OSSO DA TÍBIA. APÓS SERÁ PREENCHIDO COM O MATERIAL JÁ MENCIONADO. GRUPO QHACE, COM 10 RATAS; PARA ANÁLISE DA HIDROXIAPATITA DOPADA COM CÉRIO/QUITOSANA, SEGUE O PROCEDIMENTO SIMILAR AO DO GRUPO HACE. O GRUPO CONTROLE TERÁ 10 RATAS E O DEFEITO SERÁ PREENCHIDO APENAS POR COÁGULO. PASSADOS 30 DIAS DO PÓS-OPERATÓRIO, SERÃO EUTANASIADOS 15 ANIMAIS, SENDO 5 DE CADA GRUPO. AOS 60 DIAS DO PÓS-OPERATÓRIO OS OUTROS 15 ANIMAIS SERÃO EUTANASIADOS, NAS MESMAS CONDIÇÕES JÁ CITADAS. A INDUÇÃO EXPERIMENTAL DA OSTEOPOROSE SERÁ REALIZADA APÓS UMA SEMANA DE ADAPTAÇÃO E TERÁ INÍCIO COM A ADMINISTRAÇÃO DE DEXAMETASONA, (DOSE ÚNICA SEMANAL DE 7,5 MG/KG DE PESO CORPORAL, VIA INTRAMUSCULAR, DURANTE CINCO SEMANAS), NOS ANIMAIS DE TODOS OS GRUPOS TRATADOS (N = 20), VISANDO INDUÇÃO DE OSTEOPOROSE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Samylla Miranda Monte - Integrante / Rosemarie brandim marques - Integrante / Karolynne dos Santos Silva - Integrante / Marcos Pereira da Silva - Integrante.

  • 2017 - 2018

    AVALIAÇÃO IN VIVO DOS POSSÍVEIS EFEITOS GENOTÓXICOS DE COMPOSITOS A BASE DE NANOFIBRAS COM NANOHIDROXIAPATITA PARA UTILIZAÇÃO NO REPARO ÓSSEO, Descrição: nanocompósitos a base de poli (butileno adipato-co-tereftalato)/polipirrol com nanohidroxiapatita pelo processo de eletrofiação, que pode ser consideradas um biomaterial atrativo para aplicação biomédica. Desse modo, objetivou-se produzir Biomaterial biocompativél, com potencial ósseo regenerativo e avaliar os possíveis efeitos genotóxicos de compósitos de nanofibras de PBAT(12%), PBAT(12%)/PPy(1%), PBAT(12%)/PPy(1%)/nHAp em ratos wistar. Será realizada a fabricação das nanofibras PBAT(12%),PBAT(12%)/PPy(1%), PBAT(12%)/PPy(1%)/nHAp, bem como sua caracterização no Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV-EDX) e posteriormente, serão realizados dois ensaios in vivo: Avaliar possíveis efeitos na medula óssea de ratos wistar com compósitos de nanofibras de PBAT12% /PPy1% e PBAT 12% /PPy 1% + nHAp e; Analisar o potencial ósseo regenerativo na tíbia de ratos wistar com compósitos de nanofibras de PBAT 12%, PBAT12%/PPy1% e PBAT12%/PPy 1% + nHAp.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Danniel Cabral Leão Ferreira - Integrante / Laryssa Roque da Silva - Integrante.

  • 2017 - 2018

    ESTUDO DA RESISTÊNCIA CICATRICIAL CUTÂNEA DE RATOS WISTAR TRATADOS COM O EXTRATO BRUTO DO ABACAXI (Ananas comosus), Descrição: o objetivo deste projeto é Analisar a resistência da cicatrização de feridas tratadas com extrato bruto do abacaxi (Ananas comosus).O vigente projeto de pesquisa está elaborado seguindo os princípios éticos da experimentação animal, estando de acordo com critérios propostos pela Lei n° 11.794/2008. Neste trabalho serão preparadas amostras de 100g de abacaxi, onde será adicionado tampão fosfato 1,0 M pH 7,5, em concentração de 100g de amostra/100mL de tampão. A mistura será homogeneizada em liquidificador doméstico, à velocidade máxima, durante 3 minutos. Posteriormente, o pH do meio será ajustado para 7,5 com NaOH 1 M e, em seguida, a mistura será filtrada a vácuo para retenção de sólidos dispersos e fibras. Obter-se-á 4 extratos brutos: EBCC ? Extrato bruto das cascas; EBCO ? Extrato bruto da coroa; EBTL ? Extrato bruto do talo; EBPP ? Extrato bruto da polpa, que serão avaliados no teste de resistência cicatricial em ratos. Serão utilizados 30 ratos Wistar divididos em 5 grupos. Em todos os grupos se realizará duas incisões longitudinalmente (3,5 cm) à pele mediana no dorso proximo a região ventral e região cervical, poupando músculos subjacentes. Em seguida as bordas da ferida serão suturadas, com quatro pontos simples, sendo utilizado fio de nylon monofilamentar. Os grupos experimentais serão: um grupo com exposição ao extrato bruto da casca do Ananas comosus, um grupo com exposição ao extrato bruto da coroa do Ananas comosus, um grupo com exposição ao extrato bruto da polpa do Ananas comosus, um grupo com exposição ao extrato bruto do talo do Ananas comosus, um controle positivo (pomada cicatrizante de uso comercial) e um controle negativo (água destilada). Os animais de cada grupo dos extratos receberão como tratamento a borrifação de cada solução (casca, coroa, talo e polpa) em suas lesões. Uma parte das amostras será submetida ao teste de resistência à tensão no Laboratório de Fisiologia, por meio da Máquina de Ensaio Dinamômetro, e a outra parte das amostras será feito a análise histológica, onde serão avaliados o número de fibroblastos, vasos sanguíneos e células inflamatórias será realizada nos cortes corados com Hematoxilina- Eosina, e a análise da área do colágeno, nos cortes corados com Picro cyrus. Os dados coletados serão analisados estatisticamente pelo teste paramétrico ANOVA e de Tukey.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Danniel Cabral Leão Ferreira - Integrante / Karolynne dos Santos Silva - Integrante.

  • 2017 - 2018

    AVALIAÇÃO IN VIVO DOS POSSÍVEIS EFEITOS GENOTÓXICOS DE COMPOSITOS A BASE DE NANOFIBRAS COM NANOHIDROXIAPATITA PARA UTILIZAÇÃO NO REPARO ÓSSEO, Descrição: A REPARAÇÃO DE DEFEITOS ÓSSEOS É HOJE UM GRANDE DESAFIO PARA MUITOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE. QUANDO A ESTRUTURA BIOLÓGICA DE UM ÓRGÃO OU TECIDO, NÃO PODE SER REPARADA, A ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O RESTABELECIMENTO DAS FUNÇÕES NORMAIS DO PACIENTE É REPÔ-LA COM UM IMPLANTE FEITO DE UM BIOMATERIAL. SERÁ UTILIZADO NANOCOMPÓSITOS A BASE DE POLI (BUTILENO ADIPATO-CO-TEREFTALATO)/POLIPIRROL COM NANOHIDROXIAPATITA PELO PROCESSO DE ELETROFIAÇÃO, QUE PODE SER CONSIDERADAS UM BIOMATERIAL ATRATIVO PARA APLICAÇÃO BIOMÉDICA. DESSE MODO, OBJETIVOU-SE PRODUZIR BIOMATERIAL BIOCOMPATIVÉL, COM POTENCIAL ÓSSEO REGENERATIVO E AVALIAR OS POSSÍVEIS EFEITOS GENOTÓXICOS DE COMPÓSITOS DE NANOFIBRAS DE PBAT(12%), PBAT(12%)/PPY(1%), PBAT(12%)/PPY(1%)/NHAP EM RATOS WISTAR. SERÁ REALIZADA A FABRICAÇÃO DAS NANOFIBRAS PBAT(12%),PBAT(12%)/PPY(1%), PBAT(12%)/PPY(1%)/NHAP, BEM COMO SUA CARACTERIZAÇÃO NO MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA (MEV-EDX) E POSTERIORMENTE, SERÃO REALIZADOS DOIS ENSAIOS IN VIVO: AVALIAR POSSÍVEIS EFEITOS NA MEDULA ÓSSEA DE RATOS WISTAR COM COMPÓSITOS DE NANOFIBRAS DE PBAT12% /PPY1% E PBAT 12% /PPY 1% + NHAP E; ANALISAR O POTENCIAL ÓSSEO REGENERATIVO NA TÍBIA DE RATOS WISTAR COM COMPÓSITOS DE NANOFIBRAS DE PBAT 12%, PBAT12%/PPY1% E PBAT12%/PPY 1% + NHAP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Samylla Miranda Monte - Integrante / Rosemarie brandim marques - Integrante / Laryssa Roque da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2018

    AVALIAÇÃO IN VIVO DA GENOTOXICIDADE E REPARAÇÃO ÓSSEA ESTIMULADA COM LASER DE BAIXA INTENSIDADE (660 nm) GUIADA COM MEMBRANA BIOLÓGICA A BASE DE POLIHIDROXIBUTIRATO E NORBIXINA, Descrição: Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia da reparação óssea guiada pela membrana de polihidroxibutirato e norbixina fotobioestimulada por laser de baixa intensidade. Serão utilizados 40 Rattus norvegicus, divididos em quatro grupos, um com a membrana (grupo A), outro sem a membrana (controle) (Grupo B), outro com a membrana e estimulado com LBI (Grupo C), e outro com LBI (Grupo D), sendo que cada grupo contará com 10 animais, onde 20 serão eutanasiados com 15 dias e 20 com 30 dias de tratamento. Nos períodos de 15 e 30 dias após a implantação do filme de poliestireno com colágeno e norbixina, os animais serão sacrificados por excesso de anestesia (tionembutal sódico), e uma amostra do tecido contendo o material polimérico será removido. Em seguida, metade dos animais seguirá para as análises do Raman e microscopia eletrônica de varredura. Espera-se, a partir dos experimentos supracitados, contribuir com métodos que estimulem a consolidação de fraturas e reparação óssea para aplicação clínica em seres humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Welligton ribeiro Figueiredo - Integrante / Rosemarie brandim marques - Integrante / Fabrício Pires Moura Do Amaral - Integrante., Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS NA MEDULA ÓSSEA DE ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO (RATOS WISTAR) TRATADOS COM NANOPARTÍCULAS DE PRATA, Descrição: As nanopartículas de diversos metais têm atraído a atenção do público científico para diversas áreas, como por exemplo catálise e nanoeletrônica. Dentro do contexto da área da saúde, foca-se principalmente no uso da nanopartícula de prata (NPAg), por conta de seu elevado potencial microbicida e, por conta desta propriedade, torna-se um importante coadjuvante no processo de cicatrização tecidual. A ação da prata se estende a um vasto número de microrganismos, como bactérias gram-positivas e gram-negativas, além de vírus e fungos.Este projeto tem como objetivo a detecção de potencial genotóxico de nanopartículas de prata no organismo de mamíferos (no caso, de Rattus novergicus) por meio do teste de Micronúcleo e cometa , possibilitando, desta forma, indicar se o uso dessa substância teria alguma implicação na saúde do indivíduo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / FABRICIO PIRES DE MOURA AMARAL - Integrante / Samylla Miranda Monte - Integrante / Jucelino Lopes da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2016

    AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS NA MEDULA ÓSSEA DE ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO (RATOS WISTAR) TRATADOS COM EXTRATO AQUOSO Gojji Berry (Lycium barbarum), Descrição: O Lycium barbarum (Goji Berry) é uma planta da família Solanacea encontrada na China e regiões do Himalaia, posicionada há milênios no topo da tabela das 8000 ervas e alimentos curativos chineses. Goji Berry tem uma longa história de uso em países asiáticos como ingrediente culinário, medicina tradicional, e alimentos funcionais, como seus benefícios percebidos no antienvelhecimento, bem como melhorias na visão, fígado e função renal. Nos últimos anos, o Goji tornou-se cada vez mais popular na Europa e na América do Norte como um "Superfruit" e suplemento dietético botânico. A crença de que produtos à base de plantas não trazem risco nenhum à saúde, faz parte da cultura popular. Entretanto a palavra "natural" de muitos produtos não é garantia de isenção de algum tipo de risco para a saúde. Este trabalho tem como objetivo avaliar os possíveis efeitos genotóxicos do extrato aquoso de Lycium barbarum (Goji Berry), através do teste de micronúcleos em medula óssea de ratos wistar. O vigente projeto de pesquisa está elaborado seguindo os princípios éticos da experimentação animal, estando de acordo com critérios proposto pela Lei n° 11.794/2008. Serão utilizados 30 Rattus norvegicus, divididos em três grupos, um com exposição ao Goji Berry, um controle positivo (ciclosfosfamida) e um controle negativo (água destilada). Teste de micronúcleo será feito por meio do método do esfregaço das células da medula óssea para os tempos de 48h para exposição aguda e 72h para exposição crônica. Espera-se que através de um modelo experimental de mutagenicidade e genotoxicidade em ratos wistar, avaliar a ação tóxica do extrato aquoso de Lycium barbarum (Goji Berry). E que a partir do teste de micronúcleo espera-se verificar se o extrato aquoso de Lycium barbarum (Goji Berry) provoca alterações ao nível de DNA nas células de medulas ósseas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / FABRICIO PIRES DE MOURA AMARAL - Integrante / Wcleubianne Matias do Nascimento - Integrante / Samylla Miranda Monte - Integrante / Danniel Cabral Leão Ferreira - Integrante / Debora de Alencar Franco Costa - Integrante.

  • 2015 - 2017

    AVALIAÇÃO IN VIVO DA REPARAÇÃO TECIDUAL GUIADA COM MEMBRANAS BIOLÓGICAS A BASE POLIANILINA COM NORBIXINA, Descrição: o projeto estuda a interação de membranas biológicas de polianilina com norbixina neste processo de reparação tecidual ,justifica-se oestudo pelo conhecimento de métodos que estimulem a reparação tecidual sem induzir, citotóxidade,genotóxidade e mutagênicidade, através da análise mutagênica, questionando-se se membranas biológicas de polianilina com norbixina otimiza o processo reparação tecidual sem induzir a genotoxidade. Sendo que se este tiver efeito negativo pode abrir horizontes para possibilidades de utilizar as membranas biológicas de polianilina com norbixina em seres humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / FABRICIO PIRES DE MOURA AMARAL - Integrante / Charllyton Luis Sena da Costa - Integrante / Isabella Sousa Ramalho - Integrante / Vicente Galber Freitas Viana - Integrante.

  • 2015 - 2016

    O USO TERAPÊUTICO DE GEL A BASE DE CARYOCAR BRASILIENSE (PEQUI) ASSOCIADO AO ULTRASSOM PULSÁTIL NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM WINSTAR (RATOS), Descrição: Projeto que estuda a interação do ultrassom com um gel a base de Caryocar brasiliense (pequi), justifica-se o estudo pelo conhecimento de métodos que estimulem a reparação tecidual, através da análise macroscópica e histológica, questionando-se se o gel associado ao US otimiza o processo de reparação tecidual de úlcera circular provocada na região dorsal de Winstar (ratos). Sendo que se este tiver efeito positivo pode abrir horizontes para possibilidades de utilizar o gel em humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Charllyton Luis Sena da Costa - Integrante / Vicente Galber Freitas Viana - Integrante / MANOELA LAIS PEREIRA NOLETO - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Uso de plantas medicinais e materiais sintéticos no tratamento de lesão nervosa em Rattus norvergicus, Descrição: A periferia nervosa é alvo frequente de lesões traumáticas, por meio de modos lesivos, como o esmagamento, a compressão, o estiramento, a avulsão e a secção parcial e total, que resultam na parada da transmissão de impulsos nervosos e diminuição ou perda da sensibilidade e motricidade no território inervado. Este projeto tem como objetivo avaliar o uso de plantas medicinais e materiais sintéticos no processo de reparação do nervo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Wellington dos Santos Alves - Integrante / Charllyton Luis Sena da Costa - Integrante.

  • 2014 - 2016

    AÇÃO TERAPEUTICA DO ÓLEO DE BURUTI ASSOCIADO AO USO DO ULTRASSOM TERAPEUTICO NO PROCESSO REGENERATIVO DE LESÃO NERVOSA PERIFÉRICA EM RATOS, Descrição: As lesões nervosas periféricas são atualmente uma causa importante de disfunções funcionais em indivíduos vítimas de traumas e de acidentes automobilísticos. Vários estudos estão sendo realizados atualmente para encontrar alternativas menos invasivas e que levem a uma regeneração neuronal mais eficiente. Vários óleos essências tem características farmacológicas anti-inflamatórias e regenerativas que podem ser usadas para tratar tais lesões. Um desses óleos é o óleo de buriti, o qual possui em sua composição carotenoides e ácidos graxos, que funcionam como antioxidantes e anti-inflamatórios, na qual podem ajudar no processo regenerativo neural. Este trabalho teve como objetivo Comparar a ação do composto de óleo de buriti associado ao ultrassom terapêutico na regeneração de lesão de nervo periférico em ratos da variedade Wistar com o uso do Índice Funcional do Ciático.. foram utilizados 15 ratos divididos aleatoriamente em três grupos: grupo I controle que não será submetido a nenhum tipo de lesão e tratamento, grupo II submetidos a lesão do nervo ciático e tratado com UST de 1 MHZ e gel a base d?água e grupo III submetidos a lesão do nervo ciático e tratado com UST de 1 MHZ e gel a base óleo de buriti em 21 dias consecutivos. Os animais foram submetidos ao esmagamento do nervo ciático direito com o dispositivo portátil de peso morto e avaliados pelo ?Índice Funcional do Ciático? (IFC).Sendo que UST de 1 MHZ e gel a base óleo de buriti foi mais eficaz sobre a regeneração neuromotora dos ratos de linhagem Wistar, após axonotmese em comparação à terapia ultrassônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / MANOEL LUCIANO ALVES DA FONSECA - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Estudo da resistência cicatricial cutânea de ratos tratados com óleo de pequi (Caryocar brasiliense), Descrição: Projeto de Iniciação científica-PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Wcleubianne Matias do Nascimento - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Ação do ultrassom terapêutico e laser de baixa intensidade na regeneração nervosa em Rattus norvegicus, Descrição: A ciatalgia provém de vários fatores externos tais como o esmagamento, compressão, estiramento, avulsão e secção parcial e total. A fisioterapia vem proporcionando melhoras na qualidade funcional do indivíduo, dentre os tratamentos estão laser e o ultrassom terapêutico que tem eficácia significativa na regeneração nervosa. Este trabalho teve como objetivo Comparar os efeitos terapêuticos do ultrassom e laser no tratamento de lesão do nervo ciático em Rattus norvegicus. foram utilizados 15 ratos divididos aleatoriamente em três grupos: grupo I controle que não será submetido a nenhum tipo de lesão e tratamento, grupo II submetidos a lesão do nervo ciático e tratado com UST de 1 MHZ e gel a base d?água e grupo III submetidos a lesão do nervo ciático e tratado com laser 904 nm em 21 dias consecutivos. Os animais foram submetidos ao esmagamento do nervo ciático direito com o dispositivo portátil de peso morto e avaliados pelo ?Índice Funcional do Ciático? (IFC).Sendo que A radiação do laser GaAs (904 nm) de baixa intensidade foi mais eficaz sobre a regeneração neuromotora dos ratos de linhagem Wistar, após axonotmese em comparação à terapia ultrassônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador / Thalita Pereira - Integrante / Bruna Ster de Oliveira Ferreira - Integrante / Wellington dos Santos Alves - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Efeito de Óleos essenciais na síndrome da agúnstia respiratoria em Rattus norvegicus, Descrição: Projeto de Iniciação Científica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador., Financiador(es): FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - Bolsa.

  • 2011 - 2011

    Uso de medidas preventivas e perfil demográfico de um grupo de risco para câncer de pele na Cidade de Teresina, Descrição: Projeto Pibic. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador., Financiador(es): FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Efeito do estrato da Morinda citrifolia(Noni) no perfil glicemico, Descrição: Projeto Pibic. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador., Financiador(es): FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - Bolsa.

  • 2007 - 2007

    Interferência do óleo de girassol no processo de cicatrização, Descrição: Projeto PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Luiz Martins Maia Filho - Coordenador., Financiador(es): FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa - 1 lugar na categoria pôster, Universidade Estadual do Piauí -UESPI.

2017

Menção Honrosa - 1 lugar na categoria pôster, Comissão avaliadora do XIII Congresso Acadêmico de Fisioterapia.

2009

Premiação na área dde Ciência da Saúde durante o III Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, Universidade do Vale do Paraiba-UNIVAP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Piauí, FACIME. , Rua Olavo Bilac 2335, Centro, 64001280 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32216658

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Biofísica e Fisiologia Professor Formador do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Atuando na disciplina de Biofísica Para Licenciatura em Ciências Biológicas 2017.2

1999 - 2008

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tecnico de Laboratorio de Fisiologia, Carga horária: 30

2004 - 2006

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Fisiologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor substituto de 03/2009 á 01/2011

Atividades

  • 01/2018

    Direção e administração, Núcleo de Inovação Tecnológica -NIT, .,Cargo ou função, Diretor.

  • 01/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Topicos especial em Quimica 2

  • 09/2017

    Ensino, , Programa Profissional de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética e Pesquisa em Seres Humanos e Animais , Seminário de Dissertação I

  • 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Ética em Pesquisa - CEP, .,Cargo ou função, Membro avaliador.

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Proreitoria de pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Proreitoria de pesquisa, .,Cargo ou função, Membro da comissão interna do PIBIC.

  • 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS, .,Cargo ou função, Coordedanor.

  • 09/2013

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica, Fisiologia

  • 09/2013

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica

  • 07/2017 - 07/2017

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofisica-Plano nacional de Formação de Professores(Pafor)

2003 - 2004

ASSOCIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI

Vínculo: Professor Clt, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2003 - 10/2004

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Patologia Geral, Patologia de òrgão e Sistema, Fisiologia

2007 - 2009

FACULDADE CERTO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17

Atividades

  • 07/2007

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

  • 07/2007

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica

  • 03/2007

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica

2009 - 2009

Faculdade de Ensino Superior de Floriano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 18

2005 - 2015

Faculdade Integral Diferencial

Vínculo: PROFESSOR CLT, Enquadramento Funcional: PROFESSROR, Carga horária: 40

2002 - 2005

Faculdade Integral Diferencial

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tecnico de Laboratorio anatomia, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2012 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMISSÃO DE ÉTICA DE USO DE ANIMAIS, .,Cargo ou função, COORDENADOR.

  • 01/2011 - 03/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de medicina, Coordenação de medicina.,Atividade realizada, MONITORIA DE FISIOLOGIA.

  • 08/2009 - 03/2015

    Ensino, Farmacia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofisica, Fisiologia

  • 01/2007 - 03/2015

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

  • 08/2005 - 03/2015

    Ensino, MEDICINA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOLOGIA

  • 08/2005 - 03/2015

    Ensino, FISIOTERAPIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOLOGIA

  • 08/2006 - 12/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biofísica para Enfermagem

  • 07/2007 - 08/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA, .,Cargo ou função, CONSELHEIRO.

  • 09/2009 - 09/2009

    Extensão universitária , Fármácia, .,Atividade de extensão realizada, Visita a Farmácia Popular de Amarante.

2010 - 2015

FACULDADE SANTO AGOSTINHO -PI

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: TP 30, Carga horária: 21

Outras informações:
Professor de Fisiologia e Patologia Geral para Nutrição e Farmácioa; Professor de Patologia geral e Infecção hospitalar para Fisioterapia

Atividades

  • 08/2010 - 03/2015

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia, Patologia Geral

  • 02/2010 - 03/2015

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia, Infecção Hospitalar

  • 02/2010 - 03/2015

    Ensino, Farmacia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia, Patologia Geral

2003 - 2011

Sociedade de Ensino Superior e Tecnológico do Piauí

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Responsavel Tecnico do Biotério, Carga horária: 10

2005 - 2007

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 8

Atividades

  • 04/2005

    Ensino, ODONTOLOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOLOGIA

  • 08/1997 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Agrárias.,Atividade realizada, MONITORIA DE FISIOLOGIA ANIMAL.

  • 03/1997 - 07/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Agrárias.,Atividade realizada, MONITOR DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMESTICOS II.

  • 08/1996 - 12/1996

    Estágios , Centro de Ciências Agrárias, .,Estágio realizado, LABORATORIO DE ANATOMIA DOA ANIMAIS DOMÉSTICOS.