Bruno de Andrade Rodrigues

Doutor em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com foco em PL2E, interesso-me por diversas áreas da Lingüística, especialmente pelas áreas de Sintaxe (em que fiz pesquisa assentada na Gramática de Valências) e de Morfologia (em que desenvolvi trabalhos baseados na Teoria Lexical). Especialista em PL2E (português como segunda língua para estrangeiros) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2019 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Regina Schöpke

Doutorado em Letras

2010 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Ser ou Estar: eis a questão! Uma proposta descritiva dos usos dos verbos
Rosa Marina de Brito Meyer. Coorientador: Ricardo Borges Alencar. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Funcionalismo; Ser e Estar; PL2E.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Letras

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Estudo Descritivo dos Usos do Clítico Lhe na Variedade Formal do Português,Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Eneida do Rego Monteiro Bomfim
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Funcionalismo; Sintaxe; Valências; Dativos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Outros.

Especialização em Formação de Professores para Estrangeiros

2008 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Uma proposta de sistematização dos usos dos verbos ser e estar com sintagmas preposicionais voltada para o PL2E
Orientador: Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque

Graduação em andamento em Filosofia

2014 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Letras - Português/Literaturas

2001 - 2004

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade
Título: Distinção Semântica entre Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
Orientador: Vânia de Paula

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

As Filosofias da Linguagem e as Linguagens da Filosofia.O domínio do Simbólico: sobre a relação entre o homem e a realidade. 2014. (Seminário).

VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2014. (Simpósio).

VIII PLE - Encontro de Português Língua Estrangeira.SER ou ESTAR: eis a questão! Uma proposta de descrição de usos em português língua materna voltada para o ensino de PL2E. 2012. (Encontro).

IV Semana de Letras da FAP.SER OU ESTAR: EIS A QUESTÃO! UMA PROPOSTA DE DESCRIÇÃO DE USOS EM PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA VOLTADA PARA O ENSINO DE PL2E. 2011. (Outra).

VII PLE-RJ Encontro de Português Língua Estrangeira.Os usos de ser e estar com sintagmas preposicionais: uma proposta descritiva voltada para o ensino de português PL2E (PUC-RJ). 2011. (Encontro).

III Semana de Letras da Faculdade Paraíso.?Para a formação do leitor crítico: uma análise do discurso do especialista na revista Cláudia?. 2009. (Outra).

? XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (UERJ) ? Círculo Lingüístico Fluminense de Estudos Filológicos (CIFEFIL). ?Estudo Descritivo dos Usos do clítico lhe na variedade formal do português? (Dissertação de Mestrado). 2008. (Congresso).

? X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (UERJ) ? Círculo Lingüístico Fluminense de Estudos Filológicos (CIFEFIL. ?O pejorativo na sufixação: proposta descritivo-pedagógica para o português L2?. 2006. (Congresso).

Cusro de Extensão A Língua Portuguesa em seus múltiplos aspectos. 2004. (Seminário).

Minicurso - "As implicações dos desvios sintático-semânticos na produção textual". 2004. (Congresso).

Minicurso - "Moderna Perspectiva das classes de palavras". 2004. (Congresso).

VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. 2004. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Internacional de Português - Língua Estrangeira (SIPLE). 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

RODIGUES, B. A.. Seleção de monitoria para Curso Livre de Língua Portuguesa. 2009. Faculdade Paraíso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Janete dos Santos Bessa Neves

BOMFIM, Eneida;NEVES, J. S. B.. Estudo descritivo dos usos do elítico lhe na variedade formal do português. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Margarida Maria de Paula Basilio

MEYER, R. M. B.; ALENCAR, R. B.;BASILIO, M. M. P.; ALBUQUERQUE, A. F. S.; AZEREDO, J. C. S.. Ser ou Estar: eis a questão! Um estudo descritivo de usos voltado para o português como segunda língua para estrangeiros. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

José Carlos Santos de Azeredo

BONFIM, E. R.;AZEREDO, J. C. S.; ALENCAR, Ricardo B.. Estudo descritivo dos usos do clítico LHE na variedade formal do português. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Norimar Pasini Mesquita Júdice

JÚDICE, N. P. M.. Ser ou estar: Eis a questão! Um estudo descritivo de usos voltado para o português como segunda língua para estrangeiros. 2014. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque

MEYER; ALENCAR; BASILIO, M. M. P.;ALBUQUERQUE, A. F. de S.; AZEREDO, J. C. S.; JUDICE, N. P. M.; NOBREGA, A. N. A.; LIMA, R. A.. Um estudo descritivo de usos de ser e estar voltado para o português como segunda língua para estrangeiros. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ROSA MARINA DE BRITO MEYER

MEYER, R. M. B.; ALENCAR, Ricardo Borges; BASILIO, Margarida Maria de Paula; ALBUQUERQUE, A. F. S.; AZEREDO, José Carlos Santos; JUDICE, N. P. M.; NÓBREGA, A.N.A.; LIMA, R. A.. SER ou ESTAR: eis a questão! UM ESTUDO DESCRITIVO DE USOS VOLTADOS PARA O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Regina Helena Sarpa Schöpke

SCHÖPKE, Regina; Anachoreta, Maria Inês; BOCAYUVA, I. A.. Sofro, mas quero: Uma abordagem da filosofia de Nietzsche como exercício espiritual. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nilceia Freixo Martins

Unificação da Nova Ortografia da Língua Portuguesa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Prática de Ensino de Literatura e Língua Port; ) - Faculdade Paraíso; Orientador: Bruno de Andrade Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eneida do Rego Monteiro Bomfim

Estudo descritivo dos usos do clítico lhe na variedade formal do português; 2007; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Eneida do Rego Monteiro Bomfim;

Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque

Uma proposta de sistematização dos usos dos verbos ser e estar com sintagmas preposicionais voltada para o ensino de PL2E; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores de Português para Estrange) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Ferreira de Sousa de Albuquerque;

ROSA MARINA DE BRITO MEYER

SER ou ESTAR: eis a questão! UM ESTUDO DESCRITIVO DE USOS VOLTADOS PARA O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS; 2014; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosa Marina de Brito Meyer;

Regina Helena Sarpa Schöpke

A lucidez niilista ou uma razoável prudência de pensamento: Uma abordagem dialógica do niilismo a partir de Schopenhauer, Nietzsche e Cioran; Início: 2019; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Regina Helena Sarpa Schöpke

Quero, logo sofro; Sofro, logo quero; As duas vontades e seus tipos vitais: uma abordagem comparativa de Schopenhauer e Nietzsche; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Regina Helena Sarpa Schöpke

Sofro, mas quero: Uma abordagem da filosofia de Nietzsche como exercício espiritual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Regina Helena Sarpa Schöpke;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODIGUES, B. A. . MUITO PRAZER, SOU LINGUISTA. POR QUE TODO PROFESSOR DE PORTUGUÊS DEVE SER UM LINGUISTA?. Língua e Instrumentos Linguísticos , v. 38, p. 79-115, 2016.

  • RODIGUES, B. A. . MARCAS DE VALORAÇÃO EM CARTAS DE LEITORES: A INSTANCIAÇÃO DA CATEGORIA DE AFETO. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 8, p. 65-79, 2015.

  • CECILIO, L. A. ; RODIGUES, B. A. . A formação do professor de português: desafios para a prática. Web Revista Linguagem, Educação e Memória , v. 5, p. 1-10, 2013.

  • RODIGUES, B. A. ; CECILIO, L. A. . Ser ou Estar: Eis a Questão! Uma proposta de descrição de usos voltada para o ensino de PLE.. Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 15, p. 1-19, 2012.

  • RODIGUES, B. A. ; CECILIO, L. A. . A problemática da avaliação da produção e compreensão de textos escritos em Português para Estrangeiros. Portuguese Language Journal , v. 6, p. 1, 2012.

  • RODIGUES, B. A. . Um olhar teórico-pedagógico sobre a leitura. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online) , v. 2, p. 1-11, 2011.

  • RODIGUES, B. A. . Uma proposta descritiva dos usos dos verbos ser e estar em português língua materna voltada para o ensino de PL2E. Signum: Estudos da Linguagem , v. 14, p. 283, 2011.

  • RODIGUES, B. A. . ?Para a formação do leitor crítico: uma análise do discurso do especialista na revista Cláudia?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODIGUES, B. A. . ?Os atos de linguagem: como os enunciados significam?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODIGUES, B. A. . ?Estudo Descritivo dos Usos do clítico lhe na variedade formal do português? (Dissertação de Mestrado), em 2008.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODIGUES, B. A. . O Pejorativo na Sufixação: proposta descritivo-pedagógica para o Português L2. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODIGUES, B. A. . Verbos Sensitivos e sua aplicação em Português para estrangeiros. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODIGUES, B. A. . Português em Família: lições de gramática. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RODIGUES, B. A. . Minicurso - Língua Portuguesa em concursos públicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

1º Lugar do 6º Concurso de Poesias da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes, Biblioteca Comunitária Tobias Barreto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - 2011

Faculdade Paraíso

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 6

2008 - 2010

Escola Integrada Professor Paula Barros

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

2003 - 2004

Instituto Agras de Ensino

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 6

2019 - 2019

Colégio Pedro II

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Português e Literaturas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.