Mônica Angelim Gomes de Lima

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1986), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2005), Estágio Pós-doutoral com o Professor Patrick Loisel, sobre Prevenção da Incapacidade Prolongada (Work Disability Prevention), na University of Toronto (2013-2014). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde do trabalhador, prevenção da incapacidade prolongada para o trabalho e Programas de Retorno ao Trabalho. Líder de Grupo de Pesquisa CNPq: Atenção Integral à Saúde: Saúde, Trabalho e Funcionalidade. Certificado pela UFBA.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2002 - 2005

Universidade Federal da Bahia
Título: Clínica da Dor: sentidos e práticas no cotidiano dos espaços terapêuticos
Orientador: Leny Alves Bonfim Trad
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Dor crônica;interdisciplinaridade; saberes e práti.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Saúde Coletiva

1995 - 1997

Universidade Federal da Bahia
Título: Contaminação Ambiental por Gás Sulfídrico: avaliação das medidas de controle a partir de sintomas da população em dois pontos do tempo,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Fernando Martins Carvalho
Palavras-chave: Estudo epidemiológico sobre transtornos pelo odor.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização - Residência médica

1987 - 1988

Universidade Federal da Bahia
Residência médica em: Medicina Preventiva e SocialNúmero do registro: . Bolsista do(a): Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil. Palavras-chave: Área de Concentração em Saúde do Trabalhador.

Especialização em Clínica de Dor

2000 - 2002

Universidade Salvador
Título: Atitudes Frente à Dor em Trabalhadores com LER/DORT
Orientador: Cibele Androciolli de Mattos Pimenta

Especialização em Especialização Em Medicina Homeopática

1992 - 1995

Sociedade Baiana de Medicina Homeopática
Título: Processo terapêutico homeopático: caminho para produção de conhecimento em homeopatia
Orientador: Odile Angelim Gomes de Lima

Graduação em Medicina

1981 - 1986

Universidade Federal da Bahia
Título: A previdência Social no Brasil
Orientador: Ronaldo Jacobina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , University of Toronto, UTORONTO, Canadá. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador / Especialidade: Saúde do Trabalhador. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador / Especialidade: Tratamento e Reabilitação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2004

Estágio na Divisão da Psiquiatria Transcultural. (Carga horária: 480h). , McGill University, MCGILL, Canadá.

2000 - 2000

Estágio Divisão de Medicina Física do Iot Usp. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador/Especialidade: Saúde do Trabalhador.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador/Especialidade: Tratamento e Reabilitação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador/Especialidade: Reabilitação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ciência Sociais e Saúde/Especialidade: Antropologia Médica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ciência Sociais e Saúde/Especialidade: Racionalidades e Práticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Lima, Mônica Angelim Gomes de ; PEIXOTO, S. ; Matos, R. . Reunião do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da ABRASCO. 2019. (Outro).

Lima, Mônica A. G. de ; Souza LEP ; REGO, Marco Antônio Vascocelos ; ARAUJO, T. ; COELHO, T. C. B. . Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Abrasco. 2017. (Outro).

Lima, Mônica A. G. de . 7 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e humanas em Saúde. 2016. (Congresso).

Trindade A.A. ; BATISTA, C. B. ; Lima, Mônica Angelim Gomes de ; JESUS, W. L. A. . Seminário de Avaliação e Perspectivas -SAP do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FMB/UFBA. 2015. (Outro).

Trindade A.A. ; Lima, Mônica Angelim Gomes de . Encontro Docente e Servidores do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FMB/UFBA. 2014. (Outro).

Garcia JBS ; KRAYCHETE, Durval Campos ; Lima, Mônica A. G. de . Comissão Científica do 10º congresso Brasileiro de Dor, VI CongressoLatinoamericano de Dor - FEDELAT e da II Jornada ABC (Argentina-Brasil-Chile). 2012. (Congresso).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . III Seminário de Reabilitação de Trabalhadores com LER/DORT na RENAST. 2009. (Outro).

FORMIGLI, V. ; Schaer, H. ; LIMA, Monica Angelim Gomes de . Seminário de avaliação dos dois anos de implantação do novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina. 2008. (Outro).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . III Jornada Interdisciplinar de Dor/ I Simpósio de reabilitação funcional em dor. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17 Congresso Nacional da ANAMT. Da incapacidade laborativa prolongada ao retorno ao trabalho. 2019. (Congresso).

17 Congresso Nacional da ANAMT. Experiências bem sucedidas no SUS em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde. 2019. (Congresso).

1 Seminário de Saúde do Trabalhdor e da Trabalhadora na Atenção Básica da Bahia.Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Atenção Básica da Bahia. 2019. (Seminário).

8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2019. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Grupo TEmático EO-35A-GT 35 - Políticas Públicas, Serviços e Vulnerabilidade: ações e desafios. 2019. (Congresso).

Congresso Persquisa, Ensino e Extensão UFBA 2019. MESA TEMÁTICA: Incapacidade, retorno ao trabalho e políticas de inclusão: relatos de pesquisas empíricas com servidores da UFBA. 2019. (Congresso).

Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da ABRASCO. 2019. (Outra).

IV Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e IV Jornada Piauiense de Saúde do Trabalhador : o SUS no Piauí em constante vigilância a.Vigilância em Saúde do Trabalhador a partir da Atenção Primária à Saúde. 2019. (Encontro).

IV Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e IV Jornada Piauiense de Saúde do Trabalhador : o SUS no Piauí em constante vigilância a.Doenças e agravos não transmissíveis no mundo do trabalho contemporâneo. 2019. (Encontro).

Palestra Coordenação de Desenvolvimento Humano/ PRODEPSaúde do Trabalhador.Saúde do Trabalhador. 2019. (Outra).

Reunião de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação do Nordeste. 2019. (Outra).

Seminário de meio termo da área de saúde coletiva CAPES. 2019. (Seminário).

30 anos CESAT/DIVAST: história, avanços e desafios da Saúde do Trabalhadores na Bahia.Saúde do trabalhador e da trabalhadora na Bahia e no Brasil: caminhos percorridos, perspectivas e desafios. 2018. (Seminário).

Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da ABRASCO. 2018. (Outra).

7 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2017. (Congresso).

Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da ABRASCO. 2017. (Outra).

16 Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.Aspectos Conceituais, estratégias e potencialidades para o cuidado à saúde do trabalhador na Atenção Primária à Saúde. 2016. (Oficina).

Congresso da UFBA. 2016. (Congresso).

Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da ABRASCO. 2016. (Encontro).

Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da ABRASCO. 2016. (Outra).

11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Comunicações Orais Políticas e Gestão em Saúde do Trabalhador. 2015. (Congresso).

3o Encontro e 10o Seminário da RENAST/BA.Lançamento das Orientações Técnicas sobre o Manejo da Incapacidade Prolongada do CESAT. 2015. (Seminário).

Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação da ABRASCO. 2015. (Outra).

Seminário de Avaliação do Edital PPSUS N. 020/2013.Seminário de Avaliação do Edital PPSUS N. 020/2013. 2015. (Seminário).

1 Painel de Especialistas do estado da Bahia.Programa de Retorno ao Trabalho e Reabilitação de Trabalhadores. 2014. (Outra).

4a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Bahia.4a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Bahia. 2014. (Outra).

4a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.Delegada. 2014. (Outra).

4ª conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.Proteção Social: os desafios da Seguridade Social. Reabilitação e retorno ao trabalho. 2014. (Outra).

Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação da Abrasco. 2014. (Outra).

Oficina sobre Modelo Lógico do Programa de Retorn ao Trabalho - PRT/CESAT.Contribuição na construção do Modelo Lógico do PRT/CESAT. 2014. (Outra).

Seminário 40 anos RBSP. 2014. (Seminário).

Healthy Ageing in a Working Society.The experience of a governmental State agency in Bahia (BRAZIL) in building partnerships and promoting sustainable return to work. 2012. (Outra).

Congresso Ciências Sociais e Saúde ABRASCO. Abestose em Bom Jesus da Serra. 2011. (Congresso).

PREMUS 2010 & WDPI 2010.The CESAT-Bahia work rehabilitation program: building on international resaerch evidence and implementing in a Brazilian local setting. 2010. (Outra).

IX Congresso Brasileiro em Saúde Coletiva. Curso pré-congresso: Etnografia em saúde. 2009. (Congresso).

1 Seminário Estadual do Pró-Saúde.Situação da Implantação do Pró-Saúde 2005 na Faculdade de Medicina da Bahia. 2008. (Seminário).

8 Congresso Brasileiro de Dor. Ganho secubdário com dor: um problema comumnos ambulatórios - Qual a melhor orientação?. 2008. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ensino Médico: 200 anos de Ensino Médico no Brasil de volta para o futuro. O SUS é uma Escola: Integração, Educação e Trabalho na formação. 2008. (Congresso).

Encontro Estudual de Cipistas do Saneamento Ambiental.Atuação da CIPA como Organização por Local de Trabalho. 2008. (Encontro).

II Seminário de Reabilitação de Trabalhadores com LER/DORT.Experiências em Reabilitação para Trabalhadores com LER/DORT. 2008. (Encontro).

II Seminário Nacional do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. 2008. (Seminário).

I Seminário de Reabilitação de Trabalhadores com LER/DORT.Panorama da Reabilitação de Trabalhadores com LER/DORT. 2008. (Seminário).

V Jornada da Dor: Dor, neurociência e psicologia.Dor crônica: perdas, ganhos e negociação. 2008. (Outra).

Atenção Básica do SUS:.O que é possível fazer em relação à saúde do trabalhador: limites e possibilidades. 2007. (Seminário).

Curso de Capacitação para a utilizaçõ da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e de seus Core-sets, 2 Ciclo - Região Nordeste. 2007. (Outra).

Curso de Treinamento no Uso da CIF- princípios gerais, estrutura e aplicação. 2007. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americano de Medicina Social. Saúde do Trabalhador: conceitos e experiências. 2007. (Congresso).

Oficina Estadual sobre Diretrizes Curriculares: sensibilização para implementação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde do estado da Bahia.Implementação das Diretrizes Curriculares em curso de graduação: relato de experiência FAMED/UFBA. 2007. (Oficina).

Seminário Internaciona: os desafios do ensino da Atenção Básica - graudação de medicina. 2007. (Congresso).

Seminário de Atualização LER/DORT.Epidemiologia e Clínica das LER/DORT. 2006. (Seminário).

I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhdor.I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Salvador - Membro da Comissão de Relatoria. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andreia Marinho Barbosa

SOUSA, C. S. M.; NEVES, R. F.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. A SAÚDE DO TRABALHADOR NO DISCURSO DOS PROFISSIONAIS DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rita de Cássia Peralta Carvalho

Trindade A.A.;LIMA, Monica Angelim Gomes de; DIAS, E. C.; NEVES, R. F.. Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde': compreender o passado para planejar o futuro. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Andrea Garboggine Melo Andrade

LIMA, Monica Angelim Gomes de; FREITAS, Maria Do Carmo; DIAS, E. C.; NEVES, R. F.. Atenção Primária à Saúde: tecendo a rede de cuidado ao usuário-trabalhador no território. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taís Gentil Nogueira Gondim

Fontes GAF; Trindade A.A.;Lima, Mônica A. G. de. A inclusão do servidor surdo com deficiência auditiva no serviço público federal. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taiane Araujo dos Prazeres

LIMA, Monica Angelim Gomes de; PENA, P. G. L.; DIAS, E. C.. Configurações do trabalho domiciliar no território da estratégia de saúde da família. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vanessa Salgado Silva

PENA, P. G. L.;LIMA, Monica Angelim Gomes de; DIAS, E. C.. Saúde do Trabalhador na atenção básica: condições de trabalho e demandas em saúde em oficinas automotivas do território. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luciana Pereira Barboza

LIMA, Monica Angelim Gomes de; FREITAS, Maria Do Carmo;TRAD, Leny. Vivências das prostitutas no Centro Histórico de Salvador: resistência e saberes compartilhados na prostituição. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luamorena Leoni Silva

PENA, P. G. L.;LIMA, Monica Angelim Gomes de; FREITAS, C. E. S.; Druck G. O trabalho na Estratégia de Saúde da Família. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tatiane Silva Aguiar

PENA, P.; Accioly MC;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Significados dos acidentes de trabalho causados por animais marinhos em pescadores e marisqueiras artesanais em duas comunidade baianas. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jamille Baultar Costa

NEVES, R. F.; FREITAS, Maria Do Carmo; Nunes, M.;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Sobreviventes: os significados do retorno ao trabalho após a experiência do câncer de mama. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vania Oliveira Ribeiro

Trindade A.A.; NASCIMENTO, A. M. D.; FAGUNDES, N. C.;Lima, Mônica A. G. de. A inclusão do servidor com deficiência na UFBA: implantação de políticas públicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Victor Rocha Santana

FRANCO, T. B.; MOREIRA, L. C. H.;Lima, Mônica A. G. de. Implantação do acolhimento na USF Israel Moreira: efeitos nos trabalhadores com a mudança do processo de trabalho. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Gabriela Souza de Oliveira Sampaio

PINTO, I. C. M.; PENA, P.;Lima, Mônica A. G. de. A (in)acessibilidade no trabalho:desafios e estratégias desenvolvidas pelos servidores com deficiência em um órgão público. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Magda Constance Nunes dos Santos Calliga

BAPTISTA, A. F.;Lima, Mônica Angelim Gomes de; PORTO, L.. Retorno ao trabalho por indivíduos com paraplegia traumática: fatores que interferem na reabilitação profissional. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paula Fernanda Almeida de Menezes

CASTELLANOS, MEP; IRIART, J. B.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Múltiplos olhares sobre a dor crônica:perspectivas de profissionais de um ambulatório de Dor. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro

Lima, Mônica Angelim Gomes de; ARAUJO, T.. Capacidade para o trabalho entre trabalhadores de enfermaagem. 2014. Dissertação (Mestrado em SAÚDE COLETIVA) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Thais Mara Dias Gomes

FREITAS, Maria Do Carmo; ARAUJO, M. P.;Lima, Mônica A. G. de. Mulher das Águas: significado do corpo-que-trabalha-na-maré. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Henrique Santos Saldanha

PENA, P.; FRANCO, Tânia Maria de Almeida; IRIART, J. B.;Lima, Mônica A. G. de. Sonhos interrompidos: trajetórias de incapacitação em homens metalúrgicos portadores de LER/DORT. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Polyana Barbosa da Silva

FREITAS, Maria Do Carmo; SOUZA, EC;Lima, Mônica A. G. de. Os significados sócio-culturais da obesidade em marisqueira. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Amanda Muniz Logeto Caitité

Lima, Mônica A. G. de; SOUZA, I. M. A.; GONZALEZ, E. C.. A multiplicidade da doença. Atuação da Dor Crônica na Acupuntura e no Bloqueio Local. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Josiane Mota Lopes

SILVA, E. S.;TRAD, Leny; CASTELLANOS, MEP;Lima, Mônica A. G. de. LER/DORT e Depressão: um estudo (auto)biográfico do adoecimento em trabalhadores. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Francesca Brito Magalhães

Lima, Mônica A. G. de; FERNANDES, Rita de Cássia; Buchala, C.. Validação de conteúdo do Core Set LER/DORT: atividade, participação social e fatores ambientais. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paulo Roberto Ferreira Rocha

ALCANTARA, M. A. R.; PENA, P.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. O trabalhador-doente e sua família nos seus papéis como atores sociais no processo de retorno ao trabalho. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosangela Cunha da Rocha

FRANCO, Tânia Maria de Almeida; FERNANDES, Rita de Cássia;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Trabalho e risco biológico em uma Unidade de Terapia Intensiva: ações práticas dos fisioterapeutas.. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Viviane de Oliveira Mutti

FRANCO, A. L. E. S.; BASTOS, A. C. S.;Lima, Mônica A. G. de. A dor no parto na narrativa de mulheres em diferentes condições sociais. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nara Eloy Machado da Silva

Lima, Mônica A. G. de; LORENZO, C.; PENA, P.; FREITAS, C. E. S.. Sentenças Trabalhistas: bases racionais das decisões judiciais nos casos de acidentes do trabalho. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Claudia Oliveira D'Arede

LIMA, Monica Angelim Gomes de; FREITAS, Maria Do Carmo; ROZEMBERG, Brani. O tempo das Águas e dos Ventos: significações do asbesto atribuídas a ex-trabalhadores e viúvas da Mina de São Félix em BOm Jesus da Serra, Bahia, Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adryana Cardim de Almeida

PENA, P.;LIMA, Monica Angelim Gomes de; SOUZA, I. M. A.. Significados da LER/DORT em Operadores de Telemarketing. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline Tonheiro Palmeira

CHAVES, A.M;TRAD, LenyLIMA, Monica Angelim Gomes de. Representação social de doença crônica: um estudo qualitativo com pessoas com diagnóstico de insuficiência renal ou dor crônica. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isa de Jesus Coutinho

LIMA, Monica Angelim Gomes de; GALVÃO B.. Desempenho nas Atividades de Vida Diária de Indivíduos Infectados pelo HTLV com HAM/TSP. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Jose Hermogenes Moura da Costa

LIMA, Monica Angelim Gomes de; Alves, P.; SOUZA, I. M. A.. A AIDS tá no babado: concepções de risco e percepção frente a epidemia do HIV/AIDS entre homossexuais da zona urbana de Senhor do Bonfim. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fábio Rodrigo Santana dos Santos

LIMA, Monica Angelim Gomes de; ÂNGELO, José; FREITAS, Maria Do Carmo. Segurança Alimentar e nutricional na comunidade quilombola de Ilha de Maré: um estudo etnográfico. 2006. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daisy Luci Ribeiro de Aragão

LIMA, Monica Angelim Gomes de; FRANCO, Tânia Maria de Almeida; GLINA, Débora Miriam Raab. Burnout em funcionários de atendimento ao público do INSS. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Multidisciplinar Em Desenvolvimento Human) - Centro de Pós Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu.

Aluno: Patrícia Maia von Flach

Nunes, M.; ALVES FILHO, A. N.; Trad, Leny Alves Bomfim; SILVA, L. A. V.;Lima, Mônica A. G. de; GARCIA, L. S. L.. Experiências de Sofrimento Social e Movimentos de Resistência entre Trabalhadores e Gente de Rua. 2019. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Luiz Moreno Neto

Bonet O; MCM, R.;Lima, Mônica Angelim Gomes de; Bassi F. O cuidado nos Candomblés Jeje Savalu. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Robson da Fonseca Neves

Nunes, M.;Lima, Mônica Angelim Gomes deTRAD, Leny; LOPEZ, Y. A. A.; Alves, P; MAGALHÃES, L.. Experiência e significado no retorno ao trabalho para trabalhadores com transtorno mental. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline Tonheiro Palmeira

Silva D.M.G.V.; Barsaglini R.A; IRIART, J. B.; CASTELLANOS, MEP; Trad, Leny A. Bomfim;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Experiências de enfermidade em pessoas com dor crônica atendidas em um serviço especializado de saúde. 2015. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabel Carmen Fonseca Freitas

PINHO, S. R.; Menezes, M.S.; PINTO, L.; Rêgo, R.F;Lima, Mônica A. G. de. Estresse e Qualidade de Vida em Estudantes de Medicina do Internato. 2011. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roberval Passos de Oliveira

MYNAIO Gomez; PAIM SJ; Nunes, M.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Violência Relacionada ao Trabalho: signos, significados e práticas entre trabalhadores da Construção Civil. 2008. Tese (Doutorado em doutorado em saúde coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thais Mara Dias Gomes

IRIART, J. B.;LIMA, Monica Angelim Gomes de; NORONHA, C V; Trad, Leny A. Bomfim; TAVARES, J S C. Violências contra trabalhadoras da pesca artesanal: Corpos e lugares subalternizados pela coloniali(smo)dade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jamille Baultar Costa

CASTELLANOS, MEP;TRAD, LenyLIMA, Monica Angelim Gomes de; COSTA-BLACK, K. M.. Experiências e significados do diabetes tipo 2 para trabalhadores e trabalhadoras de uma instituição pública federal. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gabriela Souza de Oliveira Sampaio

IRIART, J. B.;LIMA, Monica Angelim Gomes de; CUNHA, L. A. Experiências de articulação de cuidado e trabalho vivenciadas pelos cuidadores de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Henrique Santos Saldanha

IRIART, J. B.;Lima, Mônica A. G. de; Esperidião MA; Nunes, M.; Jesus SCS. Diferenças de gênero na trajetória de incapacitação para o trabalho entre trabalhadores da indústria automotiva. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ednéia Carla Passos dos Santos

TRAD, Leny; LOPEZ, Y. A. A.;LIMA, Monica Angelim Gomes de; NUNES, J.L.G dos R. Leptospirose urbana em Salvador-Ba e atenção primária em saúde: um caso de negligência à saúde?. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nádia Maria de Jesus Barreto

LIMA, Monica Angelim Gomes de; Trindade A.A.;TRAD, Leny. Determinantes sociais da inclusão profissional da pessoa com deficiência no contexto da política de cotas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rita de Cássia Peralta Carvalho

LIMA, Monica Angelim Gomes de; Trindade A.A.; DIAS, E. C.. Saúde do Trabalhador na atenção primária à saúde: compreender o passado para planejar o futuro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luamorena Leoni Silva

PENA, P.;Lima, Mônica A. G. de; FREITAS, C. E. S.; Druck G. O trabalho na Estratégia de Saúde da Família: discursos sobre seus processos e produtos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taiane Araujo dos Prazeres

PENA, P.; DIAS, E. C.;Lima, Mônica A. G. de. Os processos produtivos realizados em domicílio no território da Estratégia de Saúde da Família. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vanessa Salgado Sailva

PENA, P.; DIAS, E. C.;Lima, Mônica A. G. de. Saúde do trabalhador do território da Estratégia de Saúde da Família: oficinas de reparação de veículos automotores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luciana Pereira Barbosa

LIMA, Monica Angelim Gomes de; FREITAS, Maria Do Carmo; Trad, Leny A. Bomfim. Vivências das prostitutas no Centro Histórico de Salvador. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Henrique Silva dos Santos

FREITAS, C. E. S.;Lima, Mônica A. G. de; Oliveira IF. Precarização social do trabalho do advogado: a percepção dos trabalhadores sobre os efeitos em sua saúde. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Taís Gentil Nogueira Gondim

BEGROW, D. V.; Trindade A.A.;Lima, Mônica A. G. de. A inclusão do surdo no serviço público federal a partir da Lei de Cotas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jamille Baultar Costa

Lima, Mônica A. G. de; NEVES, R. F.; FREITAS, Maria Do Carmo; Nunes, M.. A luta pelo direito a vida: os desafios enfrentados no retorno ao trabalho por servidoras públicas acometidas por câncer de mama. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luamorena Leone Silva

Lima, Mônica Angelim Gomes de. Saúde é direito ou mercadoria?. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade) - Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães.

Aluno: Eliaquim Santos Silva

SILVANY NETO, Anibal;Lima, Mônica A. G. de; REGO, Marco Antônio Vascocelos. Revisão sisitemática sobre o possível papel do diabetes melito como fator de risco para o infarto agudo do miocárdio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marta Teixeira Rocha

Rêgo, R.F; FERNANDES, Rita de Cássia;Lima, Mônica A. G. de. O território na atenção básica: revisão da literatura, 2005-2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Geovanice da Silva Melo

SILVANY NETO, Anibal; Rêgo, R.F;Lima, Mônica A. G. de. Satisfação dos Usuários da Aenção Básica e Estratégia da Saúde da Família: revisão narrativa sobre dimensões e indicadores 2005-2010. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luana West

Lima, Mônica A. G. de; FERNANDES, Rita de Cássia; REGO, Marco Antônio Vascocelos. Trabalhador com LER/DORT: percepção de doença e incapacidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Murilo de Jesus Martins

Rêgo, R.F; PINTO, L.;Lima, Mônica A. G. de. Os alunos de Medicina avaliam o seu curso de graduação: uma contribuição para a transformação curricular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de; SANTOS, A. B. S.; CARVALHO, R. C.. Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA. 2019. Universidade Federal da Bahia.

Lima, Mônica A. G. de; COELHO, T. C. B.; Guzmán, J. L. D.. Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Medicina Preventiva e Social MED242 - MEdicina Social com Ênfase no Internato em Medicina Social (com ênfase na atenção básica). 2011. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de; BATISTA, C. B.; Villas-Bôas, M E. Comissão de avaliação do pedido de promoção funcional 2 para Adjunto 1 Camila Vasconcelos de Oliveira. 2018. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de; BATISTA, C. B.; Villas-Bôas, M E. Comissão de avaliação do pedido de promoção funcional 1 para 2 Camila Vasconcelos. 2018. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de; BATISTA, C. B.; Villas-Bôas, M E. Comissão de avaliação do pedido de promoção funcional Adjunto 1 para 2 Camila Vasconcelos de Oliveira. 2018.

Hort, B.; Trad, Leny Alves Bomfim; Leite, C.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Reunião para análise de APCNs. 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

PENA, P.; NASCIMENTO, A. M. D.;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Banca de Qualificação de Gabriela Souza de Oliveira Sampaio. 2015. Universidade Federal da Bahia.

Lima, Mônica Angelim Gomes de; JESUS, W. L. A.; MORENO NETO, J. L.. Comissão de Seleção de docente por tempo determinado MED242. 2015. Universidade Federal da Bahia.

CASTRO, MMC; BAPTISTA, A. F.;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Banca de Qualificação de Mestrado Paula Carneiro Silva de Araújo. 2015. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Lima, Mônica Angelim Gomes de; FRANCO, T. B.; ASSIS, M. M. A.. Banca de Qualificação de Victor Rocha Santana Efeitos nos trabalhadores com a mudança do processo de trabalho com a implantação do acolhimento na USF Israel Moreira. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.

PENA, P.; AGRA FILHO, S.;Lima, Mônica Angelim Gomes de; KUSTERER, L.; Trindade A.A.; FREITAS, C. E. S.; MORAES LRS; FREITAS, Maria Do Carmo; CARVALHO FM; ARAUJO, T.; Tavares T.. Comissão de Seleção do PPgSAT 2016. 2015. Universidade Federal da Bahia.

CASTRO, MMC;Lima, Mônica Angelim Gomes de; BAPTISTA, A. F.. Banca de Qualificação de Mestrado Sandra Porciúncula Mendez. 2015. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Lima, Mônica Angelim Gomes de; ARAUJO, T.; LIMA, V. C.; VIOLA, D.; PORTO, L.; KUSTERER, L.; MORAES LRS; MASSON, M. L.; PENA, P.; FERNANDES, Rita de Cássia; Rêgo, R.F. Comissão de Seleção do PPgSAT ano letivo 2015. 2014. Universidade Federal da Bahia.

PENA, P.; BATISTA, C. B.;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Banca de Qualificação de Ericka souza Browne. 2014. Universidade Federal da Bahia.

JACOBINA, R. R.; Nunes, M.;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Bance de Qualificação de Sinthia Novaes Oliveira. 2014. Universidade Federal da Bahia.

BAPTISTA, A. F.; PORTO, L.;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Banca de Qualificação Mestrado Madga Constance Nunes dos Santos Calliga. 2014. Universidade Federal da Bahia.

ARAUJO, T.; ROLEMBERG, L.;Lima, Mônica Angelim Gomes de. Banca de Qualificação Mestrado Técia Maria Santos Carneiro e Cordeiro. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.

VIANNA, M. I. P.;Lima, Mônica A. G. de; LISBOA, M. V.; SANTANA, V. S.. Banca de qualificação de doutorado Alcylene Carla de Jesus dos Santos. 2013. Universidade Federal da Bahia.

CASTELLANOS, MEP; IRIART, J. B.;Lima, Mônica A. G. de. Banca de qualificação de mestrado Paula Fernanda Almeida de Menezes. 2013. Universidade Federal da Bahia.

Lima, Mônica A. G. de; FERNANDES, Rita de Cássia; FREIRE, R. C.. Comissão Examinadora do processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2012.

PORTO, L.;Lima, Mônica A. G. de; BATISTA, C. B.. Banca examinadora para processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2012. Universidade Federal da Bahia.

CARVALHO FM; REGO, Marco Antônio Vascocelos;Lima, Mônica A. G. de; SANTORUM, K.; AGRA FILHO, S.; ARAUJO, T.. Comissão de Seleção Mestrado Saúde, Ambiente e Trabalho-2012. 2011. Universidade Federal da Bahia.

PENA, P.; IRIART, J. B.;Lima, Mônica A. G. de. Banca Qualificação de Mestrado Jorge Henrique Saldanha. 2011. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, I. M. A.; GONZALEZ, E. C.;Lima, Mônica A. G. de. Banca Qulificação Mestrado Amanda Muniz Logeto Caitité. 2011.

LUBISCO NML; FREITAS, Maria Do Carmo;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Banca Qualificação Polyana Barbosa da Silva. 2010. Universidade Federal da Bahia.

RANGEL SML; MORAES LRS;Lima, Mônica A. G. de. Banca de Qualificação Mestrado Maiza Ferreira de Andrade. 2010. Universidade Federal da Bahia.

FREITAS, Maria Do Carmo; LARREA, C.;Lima, Mônica A. G. de. Banca Qualificação Thais DIas Gomes. 2010. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de; CARVALHO FM; ARAUJO, T.; FERNANDES, Rita de Cássia. Comissão de Seleção do Mestrado Saúde Ambiente e Trabalho. 2009. Universidade Federal da Bahia.

LORENZO, C.; FREITAS, C. E. S.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Banca de Qualificação Nara Eloy: O processo de racionalização (ato de julgr) das decisões de juízes nos casos de acidentes de trabalho. 2009. Universidade Federal da Bahia.

Alves, P; ALCANTARA, M. A. R.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Banca Qualificação do Mestrado Saúde, Ambiente e Trabalho: Paulo Ferreira da Rocha. 2009. Universidade Federal da Bahia.

RANGEL SML; FERNANDES, Rita de Cássia;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Banca de Qualificação: Rosâgela Cunha da Rocha. 2009. Universidade Federal da Bahia.

REGO, Marco Antônio Vascocelos; Nunes, M.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Banca Qualificação Mestrado Saúde, Trabalho, Ambiente: André Virgulino - "Comportamento de saúde de industrários quanto à prevenção do câncer de prostata". 2009. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, EC; CASTELLANOS, MEP;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Banca Qualificação Mestrado Saúde, Ambiente e Trabalho: Joseane Mota Lopes - LER/DORT e Depressão: uma reconstrução (auto)biográfica do adoecimento em trabalhadores". 2009. Universidade Federal da Bahia.

ARAUJO, T.; MAGALHÃES, L.; PORTO, L.;LIMA, Monica Angelim Gomes de. Banca Qualificação Mestrado Saúde, Ambiente e Trabalho, Francesca Brito, Avaliaçãp da funcionalidade em LER/DORT: contribuições da CIF. 2009. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de; ARAUJO, T.; Rêgo, R.F; PENA, P.. Comissão de Seleção do Mestrado Saúde, Ambiente e Trabalho. 2007. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de; FERNANDES, Rita de Cássia; LORENZO, C.. Comissão Examinadora de Concurso de Seleção de Professor Substituto. 2007. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de. Comitê de Ética do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos triênio 2006-2008. 2006. Universidade Federal da Bahia.

LIMA, Monica Angelim Gomes de. Conselho Gestor do Pró-Saúde na Faculdade de Medicina da Bahia. 2006. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ordep José Trindade Serra

SERRA, O. J. T.; SAYD, Jane Dutra; CAMARGO JÚNIOR, Kenneth Rochel; NUNES, Mônica de Oliveira; TRAD, Leny Alves Bonfim. Clínica da dor: sentidos e práticas no cotidiano dos espaços terapêuticos. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Ordep José Trindade Serra

SERRA, O. J. T.; TRAD, Leny Alves Bonfim; LUZ, Madel Therezinha. Os sentidos da dor pelos curadores. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Leny Alves Bomfim Trad

TRAD, L. A. B.; SERRA, Ordep José Andrade; LUZ, Madel Therezinha. Os sentidos da dor pelos curadores: etnografia da clínica da dor. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Monica de Oliveira Nunes

NUNES, M. O.; SAYD, Jane Dutra; CAMARGO JUNIOR, Kenneth Rochel de; SERRA, Ordep José Trindade; TRAD, Leny Alves Bomfim. Clínica da dor: sentidos e práticas no cotidiano dos espaços terapêuticos. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva.

TANIA MASCARENHAS TAVARES

TAVARES, T. M.. Contaminação Ambiental por Gás Sulfídrico: Avaliação das Medidas de Controle a partir de sintomas da população em Dois Pontos de Tempo. 1997. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sílvia Rodrigues Fernandes

Percepções dos usuários em situação de incapacidade ao trabalho sobre sua relação com a rede de saúde e socioassistencial; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Luiza Monteiro Barros

A experiência da incapacidade para o trabalho dos usuários-trabalhadores do território de uma unidade de saúde da família; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Catia Andrade Silva de Andrade

A experiência dos trabalhadores e das trabalhadoras envelhecidas de uma equipe de enfermagem: permanência no ambiente de trabalho hospitalar; Início: 2019; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Gabriela Souza de Oliveira Sampaio

Um corpo para dois: impactos na trajetória laboral de mães de criança com a Síndrome Congênita do Zika; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Jamille Baultar Costa

ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS DE REABILITAÇÃO: ANÁLISE DAS REDES DE APOIO SOCIAL NO COTIDIANO DO RETORNO AO TRABALHO DE SOBREVIVENTES DO CÂNCER NA UFBA; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Jorge Henrique Santos Saldannha

Diferenças de gênero na trajetória de incapacitação para o trabalho entre trabalhadores da indústria automotiva; Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Thais Mara Dias Gomes

SIGNIFICAÇÕES DA CULTURA E TRADIÇÃO ATRIBUÍDAS POR MARISQUEIRAS COMO PROTEÇÃO AO ADOECIMENTO NO TRABALHO; Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Rita de Cássia Peralta Carvalho

Saúde do trabalhador na atenção primária à saúde: compreender o passado para planejar o futuro; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Nádia Maria Amado J Barreto

Determinação social e determinantes da Inclusão profissional da pessoa com deficiência; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Andréa Garboggini Melo Andrade

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: tecendo a rede de cuidado ao usuário-trabalhador no território; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Taís Gentil Nogueira Gondim

A inclusão do servidor surdo com deficiência auditiva no serviço público federal; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Jamille Baultar Costa

A luta pelo direito a vida: os desafios enfrentados no retorno ao trabalho por servidoras públicas acometidas por câncer de mama; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Vania Oliveira Ribeiro

A inclusão do servidor com deficiência na Universidade Federal da Bahia: limites e possibilidades; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Luamorena Leoni da Silva

O trabalho na Estratégia Saúde da Família: discursos sobre seus processos e produtos; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Gabriela Souza de Oliveira Sampaio

A (in) acessibilidade no trabalho: desafios e estratégias desenvolvidas pelos servidores com deficiência em um órgão público; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Taiane Araujo dos Prazeres

Processos produtivos realizados em domicílio no território da Estratégia de Saúde da Família; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Vanessa Salgado Silva

SAÚDE DO TRABALHADOR DO TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: OFICINAS DE REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Luciana Barbosa

VIVÊNCIAS DAS PROSTITUTAS NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR: RESISTÊNCIA E SABERES COMPARTILHADOS NA PROSTITUIÇÃO; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Jorge Henrique Saldanha

Construção da Incapacidade em Trabalhadores Metelúrgicos: LER/DORt e masculinidade; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Thais Mara Dias Gomes

Os significados do adoecimento no trabalho atribuídos por mulheres pescadoras/marisqueiras; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Francesca Magalhães Brito

Validação de conteúdo do Core Set LER/DORT: atividade, participação social e fatores ambientais; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Ana Clarissa Lopes Silva

Construção de Indicadores de funcionalidade para Trabalhadores com LER/DORT; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Josiane Mota Lopes

Dor, Depressão e LER/DORT: Uma reconstrução biográfica do desenvolvimento do adoecimento dos trabalhadores; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

PAULO ROBERTO ROCHA

O trabalhador-doente e sua família nos seus papeis sociais no processo de retorno ao trabalho; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Nara Eloy Machado da Silva

Sentença Trabalhista: bases racionais das decisões judiciais nos casos de acidente de trabalho; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Rosangela Cunha da Rocha

Trabalho e risco biológico em uma Unidade de Terapia Internsiva: ações práticas dos fisioterapeutas; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Cláudia de Olivera D'Arede

Etnografia da Asbestose em Bom Jesus da Serra; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Robson da Fonseca Neves

EXPERIÊNCIA E SIGNIFICADO NO RETORNO AO TRABALHO PARA TRABALHADORES COM TRANSTORNO MENTAL; 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Luamorena Leone Silva

Saúde é direito ou mercadoria?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade) - Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Sylvia Regina Freire de Carvalho Sá

Grupo qualidade de vida: falando do corpo, do trabalho, do adoecer; ; ; do viver; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Sonara Machado

LER/DORT; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Moisés Barreto

As bases empíricas para o uso da hipnose na Clínica de Dor; 2004; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica de Dor) - Universidade Salvador; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Lucia Helena Silva

Dor neuropática na paraparesia espástica tropical; 2003; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica de Dor) - Universidade Salvador; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Cleiseana Dantas Santos

A experiência da Equipe da Saúde da Família de Caititu no Controle da Cobertura Vacinal; 2003; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espeicalização Em Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

André Ricardo Rabelo Martins

Práticas educativas para implementação de grupo de hipertensos e diabéticos da área de abrangência; 2003; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espeicalização Em Saúde da Família) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Itatyane Oliveira Nascimento Santos

A situação de trabalho dos auxiliares de enfermagem de uma unidade de internamento psiquiátrica masculina: A ponta do Iceberg; 2002; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Patrícia Silva Oliveira

Projeto de estudo dp perfil de morbidade dos trabalhdores de um hospital psiquiátrico; ; 2002; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Auristela Castro Loula

As alterações das relações interpessoais do portador de LER; 2000; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Wellington Murici Barreto

Reorientação de Carreira para Trabalhadores com Problemas de Saúde Ocupacional; 2000; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Daniela Martins Fonseca

A vivência dos acadêmicos de medicina da Faculdade de Medicina da Bahia no grupo História da Alegria Atual: formação e humanização; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Gustavo Henrique Mendes Ferreira

Palhaçaria nas Escolas Médicas do Brasil: Um estudo descritivo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Geovanice da Silva Melo

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA E ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA: REVISÃO NARRATIVA SOBRE DIMENSÕES E INDICADORES 2005-2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Luana West

Trabalhador com LER/DORT: percepção de doença e incapacidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Marta Teixeira Rocha

O território na atenção básica: revisão da literatura 2005-2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Monica Angelim Gomes de Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leny Alves Bomfim Trad

Clínica da dor: sentidos e práticas no cotidiano dos espaços terapêuticos; 2005; 185 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Leny Alves Bomfim Trad;

Fernando Martins Carvalho

Contaminação Ambiental Por Gás Sulfídrico : Avaliação das Medidas de Controle A Partir de Sintomas da População Em Dois Pontos do Tempo; 1996; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Fernando Martins Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PENA, PAULO GILVANE LOPES ; NORTHCROSS, AMANDA LAURA ; Lima, Mônica Angelim Gomes de ; RÊGO, RITA DE CÁSSIA FRANCO . Derramamento de óleo bruto na costa brasileira em 2019: emergência em saúde pública em questão. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. 1-5, 2020.

  • Lima, Mônica A. G. de ; PERALTA, R. C. ; ANDRADE, A. G. M. ; NEVES, R. F. ; COSTA-BLACK, K. . 'MODELO LÓGICO DO PROGRAMA DE RETORNO AO TRABALHO DO CESAT-BAHIA: UM INSTRUMENTO ORIENTADOR PARA PREVENIR A INCAPACIDADE'. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 44, p. 1-10, 2019.

  • SALDANHA, J. H. S. ; Lima, Mônica A. G. de ; NEVES, R. F. ; IRIART, J. B. . Construção e desconstrução das identidades masculinas entre trabalhadores metalúrgicos acometidos de LERDORT. Cadernos de Saude Publica , v. 34, p. .e00208216, 2018.

  • NEVES, R. F. ; Nunes, M. ; Lima, Mônica A. G. de . A ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DO RETORNO AO TRABALHO NOS CASOS DE TRANSTORNO MENTAL. PSICOLOGIA & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 30, p. .e00208216, 2018.

  • NEVES, ROBSON DA FONSECA ; ARAÚJO, SIMONE PEREIRA AURELIANO ; MAGALHÃES, LÍLIAN VIEIRA ; Lima, Mônica Angelim Gomes de . A ginástica laboral no Brasil entre os anos de 2006 e 2016: uma scoping review. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO , v. 16, p. 82-96, 2018.

  • BRITO, F. ; LIMA, Monica Angelim Gomes de ; SILVA, A. C. L. ; PORTO, L. ; COSTA-BLACK, K. ; ANDRADE, A. G. M. ; Carvalho RCP ; NEVES, R. F. . INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA INCAPACIDADE E FUNCIONALIDADE DE TRABALHADORES COM DISTÚRBIOS MUSCULOESQUELÉTICOS RELACIONADOS AO TRABALHO: ANÁLISE DAS PROPOSTAS EXISTENTES. Revista de Saúde Coletiva da UEFS , v. 6, p. 53-61-61, 2016.

  • SALDANHA, J. H. S. ; PEREIRA, A. P. M. ; NEVES, R. F. ; LIMA, Monica Angelim Gomes de . Facilitadores e barreiras de retorno ao trabalho em trabalhadores acometidos por LER-DORT? foi aprovado para publicação na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional dossiê temático ?Atenção integral em saúde do trabalhador: desafios e perspectivas de uma política pública. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 38, p. 122-138, 2013.

  • LIMA, Monica Angelim Gomes de ; Trad, Leny Alves Bomfim . "Circuloterapia": uma metáfora para o enfrentamento da dor crônica em duas clínicas de dor. Physis (UERJ. Impresso) , v. 21, p. 217-236, 2011.

  • SILVA, NEM ; LIMA, Monica Angelim Gomes de ; LORENZO, C. . SENTENÇA TRABALHISTA: BASES RACIONAIS DAS DECISÕES JUDICIAIS NOS CASOS DE ACIDENTE DE TRABALHO. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 35, p. 65-82, 2011.

  • ROCHA, Paulo. F. ; LIMA, Monica Angelim Gomes de . TRABALHADOR-DOENTE E SUA FAMÍLIA: DINÂMICA, CONVIVÊNCIA E PROCESSO DE RETORNO AO TRABALHO. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 35, p. 143-158, 2011.

  • LIMA, Monica Angelim Gomes de ; ANDRADE, A. G. M. ; BULCAO, C. M. A. ; MOTA, E. M. C. ; BRITO, F. ; PERALTA, R. C. ; NEVES, Robson ; FREITAS MCF ; SÁ, Sylvia ; PORTO, L. . Programa de Reabilitação de Trabalhadores com LER/DORT CESAT/BAHIA: ativador de mudanças na saúde do trabalhador. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 35, p. 112-121, 2010.

  • FORMIGLI, V. ; BARBOSA, H. S. ; LIMA, Monica Angelim Gomes de ; ARAUJO, I. B. ; FAGUNDES, N. C. ; MACEDO, R. S. A. . Projeto Político pedagógico do Curso de Graduação em Medicina da FMB/UFBA. Gazeta Médica da Bahia , v. 80, p. 3-47, 2010.

  • TAKAHASHI M. ; LIMA, Monica Angelim Gomes de ; MAENO, M. . Reabilitação profissional como política de inclusão social. Acta Fisiátrica , v. 16, p. 53-58, 2009.

  • Lima, Mônica Angelim Gomes de ; TRAD, Leny . Dor crônica: objeto insubordinado. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 15, p. 117-133, 2008.

  • LIMA, Monica Angelim Gomes de ; NEVES, Robson ; TIRONE, M. ; NASCIMENTO, A. M. D. ; BRITO, F. . Avaliação da funcionalidade dos trabalhadores com LER/DORT: A construção do Core Set LER/DORT. Acta Fisiátrica , v. 15, p. 229-235, 2008.

  • Lima, Mônica Angelim Gomes de ; Trad, Leny A. Bomfim . A dor crônica sob o olhar médico: modelo biomédico e prática clínica. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 23, p. 2672-2680, 2007.

  • Lima, Mônica A. G. de ; NEVES, Robson ; SÁ, Sylvia ; PIMENTA, Cibele . Atitude frente à dor em trabalhadores de atividades ocupacionais distintas: uma aproximação da psicologia cognitivo-comportamental. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 10, n.1, p. 163-173, 2005.

  • KRAYCHETE, Durval Campos ; SAKATA, Rioko Kimiko ; TANAJURA, David ; GUIMARÃES, Ana Cristina ; LIMA, Monica Angelim Gomes de . Perfil clínico de pacientes com dor crônica do ambulatório de dor do hospital universitário Professor Edgar Santos - UFBA. Revista Baiana de Saúde Pública , Bahia, v. 27, n.2, p. 185-195, 2003.

  • CONCEIÇÃO, Paulo Sérgio de Andrade ; LIMA, Monica Angelim Gomes de . Perfil dos Acidentes de Trabalho na Empresa de SAneamento do Estado da Bahia de 1987 a 1992. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , são Paulo, v. 23, n.87/88, p. 41-48, 1997.

  • LIMA, Monica Angelim Gomes de ; LIMA, Anselmo Angelim Gomes de . Gerenciamento do Risco Ocupacional e AMbiental no Uso de Desengraxantes. Revista Baiana de Tecnologia , Bahia, v. 12, n.2, p. 174-180, 1996.

  • REGO, Marco Antônio Vasconcelos ; SILVANY NETO, Anibal ; SOUZA, Claudio Silva ; LIMA, Monica Angelim Gomes de . Saúde e Trabalho numa indústria farmacêutica. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , São Paulo, v. 21, n.79, p. 39-47, 1993.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Retirada da Nafta como desengraxante do E&P/BA: uma experiência em higiene industrial. 1995.

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Comissões de Saúde, participação gerando conhecimento: a experiência das Comissões de Saúde da EMBASA/SINDAE. 1993.

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Considerações sobre a demanda e o funcionamento do Ambulatório de Doenças ocupacionais do PAM-ROMA 1989. 1989.

LIMA, Monica Angelim Gomes de ; ANDRADE, A. G. M. ; PERALTA, R. C. ; BRITO, F. . Capacitação das equipes técnicas do SIAST Assisitencial, EBAL e CREST Salvador. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Lima, Mônica Angelim Gomes de ; ANDRADE, A. G. M. ; PERALTA, R. C. ; COSTA-BLACK, K. . Oficina sobre Modelo Lógico do Programa de Retorno ao Trabalho- PRT/CESAT. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CASTELLANOS, MEP ; PALMEIRA, A. T. ; MENEZES, P. F. A. ; Lima, Mônica A. G. de . Análise do processo de adoecimento crônico e do autogerenciamento do cuidado em dor crônica: subsídios à construção do cuidado compartilhado.. 2014. (Relatório de pesquisa).

ANDRADE, A. G. M. ; PERALTA, R. C. ; Lima, Mônica Angelim Gomes de ; DIAS, E. . Caderno de Atenção Básica em Saúde do Trabalhador (LER/DORT). 2014. (Documento Público).

ANDRADE, A. G. M. ; MAENO, M. ; TAVARES, D. S. ; LIMA, C. Q. B. ; RODRIGUES, D. S. ; BRAVO, E. S. ; MEDEIROS, F. M. ; NUBILA, H. B. V. ; SARDA JUNIOR, J. J. ; COSTA-BLACK, K. ; NOGUEIRA, L. S. M. ; TAKAHASHI M. ; DIAS, M. D. A. ; DALDON, M. T. B. ; Lima, Mônica A. G. de ; KLIASS, P. ; PERALTA, R. C. ; RUIZ, R. C. ; NEVES, R. F. ; JARDIM, T. ; MENDES, T. T. . PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA UMA POLÍTICA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL. 2013. (Documento Público).

Lima, Mônica A. G. de ; ANDRADE, A. G. M. ; PERALTA, R. C. ; MOTA, J. L. ; NASCIMENTO, A. M. D. . RELATÓRIO TÉCNICO FINAL PP-SUS. 2012. (Relatório de pesquisa).

LIMA, Monica Angelim Gomes de ; NASCIMENTO, A. M. D. . Curso de capacitação da CIF e Core Set LER/DORT. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Monica Angelim Gomes de ; BRITO, F. ; NASCIMENTO, A. M. D. ; TIRONE, M. ; NEVES, Robson . Curso de Capacitação em CIF - Protocolo de Avaliação da Funcionalidade de Trabalhadores com LER/DORT. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Monica Angelim Gomes de ; NEVES, Robson ; TIRONE, M. ; NASCIMENTO, A. M. D. ; BRITO, F. . Reabilitação de Trabalhadores com LER/DORT: abordagem interdisciplinar a partir da funcionalidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador CEST. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Capacitação Continuada em Saúde do Trabalhador. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização de Psicologia Hospitalar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização Multiprofissional do Programa de Saúde da Família. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador CEST. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização de Saúde do Trabalhador. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização em Clínica de Dor. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Análise de quase-acidente. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização em Medicina do Trabalho. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . treinamento e Capacitação das Equipes do PACS/PSF em Saúde do Trabalhador. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de especialização em gerenciamento e tecnologias ambientais na indústria. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Capacitação de Membros de CIPA da EMBASA. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, Monica Angelim Gomes de . Curso de Capacitação de Sindicalistas da Comissão de Saúde da CUT. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO DERRAMAMENTO DO ÓLEO NA COSTA DA BAHIA: AÇÕES DE SAÚDE E PROTEÇÃO AMBIENTAL, Descrição: Descrição: PROCESSO N 23038.017978/2019-05 O PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR ? CAPES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Estatuto aprovado pelo Decreto n° 8.977, de 30 de janeiro de 2017, torna público o resultado preliminar do Edital n° 26/2019 - CAPES Entre Mares, publicado no DOU de 22.11.2019, seção 3, pág. 94. CODIGO DO PROJETO NUMERO NA CAPES 88887.469751/2019-00 VALOR APROVADO R$ 99.992,00 nome - AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO DERRAMAMENTO DO ÓLEO NA COSTA DA BAHIA: AÇÕES DE SAÚDE E PROTEÇÃO AMBIENTAL O projeto estuda os impactos na saúde da população relacionados ao derrame de óleo bruto no litoral do Estado da Bahia. Tratará das relações entre saúde, ambiente e trabalho com abordagens da epidemiologia, saúde ambiental, políticas públicas de saúde e dos aspectos subjetivos do fenômeno com o suporte das ciências sociais aplicadas à saúde. Investigará impactos do derramamento de óleo na saúde de comunidades afetadas na Bahia, a pesquisa participativa de base comunitária, com componentes qualitativo e epidemiológico, norteará o processo de produção de tecnologias de saúde para o acompanhamento e cuidado da população exposta. A pergunta central deste projeto é: Como o derramamento de óleo bruto impacta a saúde de comunidades afetadas? Esta pergunta norteará o processo de produção de tecnologias de saúde em conjunto com as comunidades para o acompanhamento e cuidado da população exposta. Objetivo Geral: Analisar os impactos do derramamento de óleo na saúde das comunidades afetadas no litoral do Estado da Bahia e construir ações em conjunto com essas comunidade. Coordena este projeto o Programa de Pós -graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da Faculdade de Medicina da Bahia. Participam ainda a Comissão Pastoral da Pesca (CPP) e várias associações de pescadores e marisqueiras parcerias deste projeto, Da UFBA participam também o Instituto de Biologia, Geociências, Engenharia química, Departamento de estatística (Instituto de Matemática), Escola de Nutrição. As outras instituições envolvidas - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia ( DIVAST e COVIAM ) Universidade Federal da Paraíba, UF do Recôncavo Baiano, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Católica de Salvador, IESC- UFRJ, University of North Carolina em Chapel Hill (EUA), Universidade de Barcelona (Espanha) Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (5); Mestrado profissionalizante (2); Doutorado (3); Integrantes: Rita de Cássia Franco Rêgo (Responsável); CRISTINA LARREA KILLINGER; MARCO ANTÔNIO VASCONCELOS RÊGO; MÔNICA ANGELIM LIMA; Paulo Gilvane Lopes Pena; Veronica Cadena Lima; ILA ROCHA FALCÃO; JULIANA DOS SANTOS MULLER; Eduardo Mendes da Silva ; WOODS, COURTNEY; Guilherme de Souza Ribeiro; Lourinalda Luiza Dantas da Silva Selva de Oliveira; LOUISE OLIVEIRA RAMOS MACHADO; kionna de Oliveira Bernardes; Amanda Laura Northcross; ARMANDO MEYER; Edisiene de Souza Correia; Ana Marcia Duarte Nunes Nascimento ; Andrea Garboggini Melo Andrade ; Ivana Tavares Muricy ; Letícia Coelho da Costa Nobre; LUIZA MONTEIRO BARROS; ICARO THIAGO ANDRADE MOREIRA; LOUISE OLIVEIRA RAMOS MACHADO; LILIAN BARBOSA RAMOS; THAIS MARA DIAS GOMES; MARTA CRISTIANE FERREIRA DOS SANTOS; ANA ANGELICA MARTINS DA TRINDADE; MARIA DO CARMO SOARES DE FREITAS; FRANCISCO KELMO OLIVEIRA DOS SANTOS; Rita de Cássia Peralta Carvalho ; Imeide Pinheiro Santos ; Robson Fonseca Neves Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Integrante / Robson Neves - Integrante / Marco Antônio Vascocelos Rego - Integrante / Maria do Carmo Freitas - Integrante / Ana Márcia Duarte Nascimento - Integrante / Andrea Garboggini Melo Andrade - Integrante / Letica Coelho Nobre - Integrante / Thais Mara Dias Gomes - Integrante / Verônica Cadena Lima - Integrante / Ana Angélica Trindade - Integrante / Rita de Cássia Peralta Carvalho - Integrante / Paulo Gilvane Lopes Pena - Integrante / Amanda Laura Northcross - Integrante / Rita de Cássia Franco Rêgo - Coordenador / Kionna Oliveira Bernardes Santos - Integrante / Luiza M Barros - Integrante / ILA ROCHA FALCÃO - Integrante / JULIANA DOS SANTOS MULLER - Integrante / Eduardo Mendes da Silva - Integrante / COURTNEY WOODS - Integrante / Guilherme de Souza Ribeiro - Integrante / Lourinalda Luiza Dantas da Silva Selva de Oliveira - Integrante / LOUISE OLIVEIRA RAMOS MACHADO - Integrante / Armando Meyer - Integrante / Edisiene de Souza Correia - Integrante / Ivana Tavares Muricy - Integrante / ICARO THIAGO ANDRADE MOREIRA - Integrante / LILIA BARBOSA RAMOS - Integrante / MARTA CRISTIANE FERREIRA DOS SANTOS - Integrante / FRANCISCO KELMO OLIVEIRA DOS SANTOS - Integrante / IMEIDE PINHEIRO SANTOS - Integrante.

  • 2015 - Atual

    PROJETO DE PESQUISA-INTERVENÇÃO INTERINSTITUCIONAL Saúde do Trabalhador na Estratégia de Saúde da Família em Salvador: compreender para agir, Descrição: Para Dias e Silva (2013, p.31), ?a contribuição das equipes da APS para a atenção integral à saúde dos usuários-trabalhadores (...) pressupõe o conhecimento sobre as atividades produtivas, o perfil epidemiológico e as situações de vulnerabilidade da população, e a sua incorporação no planejamento das ações?, ressaltando o sentido atribuído ao território pela PNSTT, enquanto espaço onde ?habitam e transitam? trabalhadores que realizam atividades produtivas e de trabalho no ou nas proximidades dos domicílios. As equipes da APS lidam cotidianamente com as complexas relações trabalho-saúde-doença e ambiente que se desenrolam nos territórios onde atuam, porém, a ?condição de trabalhador? é pouco valorizada nos usuários atendidos, caracterizando-se como um fenômeno invisível para os trabalhadores de saúde. Lacerda e Silva et al (2014) ressaltam que ações de cuidado dos trabalhadores na APS têm sido pontuais e pouco articuladas com as diretrizes e objetivos da PNSTT, sendo a sobrecarga de trabalho, o despreparo das equipes para as questões que envolvem as relações trabalho-saúde-doença e a falta de apoio institucional as principais dificuldades enfrentadas. A realidade da atenção primária exige uma abordagem ética que interprete e reflita criticamente a partir do contexto em que acontecem os problemas, configurando-os como desafios, buscando encontrar os caminhos de solução.Quando se trabalha com a interface entre território, ambiente e saúde, se deve pensar nos desafios de trabalhar em equipe com um modelo de atenção que contemple essa interface e, por outro lado, de construir ações intersetoriaispara responder às necessidades em saúde daquele território. (JUNGES e BARBIANI, 2013). Além do conhecimento técnico, os profissionais de saúde da APS têm que desenvolver habilidades e competências éticas para lidar com a complexidade característica da atuação próxima à realidade de vida e trabalho da comunidade, deparando-se com situações mais diversas e desafiadoras: doenças, desemprego, pobreza, uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas, trabalho escravo, trabalho infantil, convivência com pessoas que vivem na ilegalidade, entre outras. Desse modo, a bioética se apresenta como eixo transversal em saúde fornecendo ferramentas teóricas capazes de facilitar a atuação na realidade apresentada (VIDAL, SIQUEIRA-BATISTA, 2015). Frente ao desafio posto para o cuidado integral do usuário-trabalhador e aos obstáculos para a implantação da PNSTT, o projeto de pesquisa proposto pelogrupo de pesquisa Atenção Integral à Saúde: saúde, trabalho e funcionalidade (CNPq/UFBA) em parceria com o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador ? DIVAST/CESAT e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador ? CEREST Salvador tem como objetivo geral a intenção de produzir tecnologia de saúde voltada para a implantação da Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Estratégia de Saúde da Família em Salvador, por meio da aproximação dos níveis estadual e municipal e integração de práticas de saúde do trabalhador na Estratégia de Saúde da Família no município de Salvador-BA. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Coordenador / Francesca Brito - Integrante / Elizabeth Costa Dias - Integrante / Andrea Garboggini Melo Andrade - Integrante / Rita de C. Peralta - Integrante / Robson da Fonseca Neves - Integrante / Cláudia Bacelar Batista - Integrante / Lorene Louise Silva Pinto - Integrante / Ana Angélica Trindade - Integrante / Ana Carina Dunham Monteiro - Integrante / tiza Trípodi Marchi Mendes - Integrante / Roberta Luciana Rodrigues Brasileiro de Carvalho - Integrante / Taiane Araújo dos Prazeres - Integrante / Vanessa Salgado Silva - Integrante / Jorgana Fernanda de Souza Soares - Integrante / Islen Silva Moreira - Integrante / Priscila Duarte de Pádua - Integrante / Kionna Oliveira Bernardes Santos - Integrante / Luiza M Barros - Integrante / Flora Rangel Oliveira - Integrante / Silvia Fernandes - Integrante / Maicon Argolo Lima - Integrante / Danielle da Cruz Ferreira - Integrante / Alana CArolina Pereira da Silva Gomes - Integrante / Maria Daniela do Carmo da Silva - Integrante / Géssica Santos dos Reis - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5

  • 2014 - Atual

    Inclusão do trabalhador com deficiência, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Coordenador / Gabriela Souza de Oliveira Sampaio - Integrante / Tais Nogueira Gondin - Integrante / Vania Ribeiro - Integrante., Número de orientações: 4

  • 2010 - Atual

    Análise do processo de adoecimento crônico e do autogerenciamento do cuidado em dor crônica: subsídios à construção do cuidado compartilhado, Descrição: A pesquisa social sobre o autogerenciamento do cuidado em pacientes crônicos tem crescido em número e qualidade, embora não esteja presente na literatura brasileira. Essa lacuna dirige-se, especialmente, sobre a análise das práticas de cuidado em pacientes com dor crônica. Em contrapartida, há um intenso crescimento da demanda e do número de serviços de saúde relativos ao manejo e controle desse agravo à saúde. Por isso, pretende-se desenvolver um estudo com o objetivo de analisar o processo de adoecimento crônico e o desenvolvimento do autogerenciamento do cuidado, na perspectiva de pacientes e profissionais do Ambulatório de Dor da Universidade Federal da Bahia. Este estudo está inserido no campo sócio-antropológico das pesquisas sobre o adoecimento crônico será desenvolvido em duas etapas sucessivas. Em uma primeira etapa, investigaremos, por meio de entrevistas em profundidade, o processo de adoecimento crônico vivenciados por pacientes do Ambulatório de Dor, visando analisar sua experiência de adoecimento e identificar sua visão sobre a trajetória pessoal de cronicidade, segundo o modelo de Corbin e Strauss (1991). Ainda nessa etapa, identificaremos, por meio de entrevistas semi-estruturadas, os significados atribuídos por profissionais daquele serviço sobre a cronicidade e fatores causais relacionados à determinação da dor crônica; assim como, o modo como esses profissionais avaliam a incorporação do uso de Práticas Tradicionais, Alternativas, Complementares e Integrativas de Saúde enquanto estratégia de autogerenciamento da condição crônica. Em uma segunda etapa, por meio de entrevistas em profundidade, investigaremos os processos de (re)organização do cuidado e de (re)significação da dor crônica e da trajetória de adoecimento crônico, vivenciados pelos pacientes em decorrência das intervenções terapêuticas realizadas no Ambulatório de Dor; assim como, identificaremos as estratégias de autogerenciamento do cuidado adotadas pelos pacientes, ao longo de seu aco. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Coordenador / Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos - Integrante / Nelson Filice de Barros - Integrante / Aline Tonheiro Palmeira - Integrante / Jorge Bernstein Iriart - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - Atual

    Experiência de Incapacidade Prolongada: construção da incapacidade, itinerários e trajetórias de trabalhadores, Descrição: Sentidos produzidos pela incapacidade prolongada para o trabalho. Ênfase teórica da perspectiva fenomenológica, fenomenologia-hermenêutica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Coordenador / Ana Márcia Duarte Nascimento - Integrante / Francesca Brito - Integrante / Andrea Garboggini Melo Andrade - Integrante / Rita de C. Peralta - Integrante / jorge Henrique Santos Saldanha - Integrante / Robson da Fonseca Neves - Integrante / Jamille Baultar Costa - Integrante., Número de orientações: 4

  • 2008 - 2010

    Avaliação de funcionalidade de trabalhadores: produção de tecnologia de saúde para reabilitação de trabalhadores com LER/DORT, Descrição: Validação do Core Set LER/DORT a partir do Protocolo de Avaliação de Funcionalidade de Trabalhadores com LER/DORT. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Coordenador / Robson Neves - Integrante / Ana Márcia Duarte Nascimento - Integrante / Francesca Brito - Integrante / Lauro Porto - Integrante / Josiane Mota Lopes - Integrante / Ana Clarissa Lopes Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 4

  • 2008 - Atual

    Produção de Tecnologia de Saúde para Reabilitação de Trabalhadores: programa de retorno ao trabalho de trabalhadores do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador ? CESAT/ BAHIA, Descrição: As LER/DORT são afecções que acometem o indivíduo no seu contexto biopsicossocial, interferindo na sua capacidade produtiva, resultando em incapacidade temporária ou permanente para o trabalho, para as atividades da vida diária e para a participação social. O objetivo deste projeto é desenvolver tecnologia de saúde voltada à implantação do Programa de Reabilitação de Trabalhadores do CESAT/Ba, com o foco na formatação de Programa de Retorno ao Trabalho - PRT . Tecnologia de saúde é entendida aqui como um conjunto de recursos materiais e não materiais que reúne saberes e práticas disciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares para oferecer resolutividade às ações de saúde voltadas a um problema com diferentes níveis de complexidade, como é o caso dos trabalhadores com LER/DORT. No escopo deste projeto será conduzida a validação do Core-Set LER/DORT (LIMA et al, 2008), ferramenta elaborada a partir da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF (OMS, 2003), que compõe o Protocolo de Avaliação de Funcionalidade Incapacidade e Saúde proposto pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ Saúde, Trabalho, Funcionalidade, envolvendo em torno de 100 trabalhadores e será conduzido o projeto piloto do Programa de Retorno ao Trabalho do CESAT/Ba no período de 2009 a 2011. Está prevista a formação de recursos humanos da RENAST, empresas, controle social e INSS que se somarão à equipe condutora deste projeto. Será recorrida à triangulação metodológica nas diferentes etapas de execução. Estão comprometidos com este projeto o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CESAT/Ba), o Departamento de Medicina Preventiva e Social da FMB/UFBA, o Curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e o Ambulatório de Dor Crônica do HUPES/UFBA. Está prevista a participação inicial de até 30 trabalhadores de uma empresa, em fase de diagnóstico e negociação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Coordenador / Robson Neves - Integrante / Sylvia Sá - Integrante / Márcia Tirone - Integrante / Ana Márcia Duarte Nascimento - Integrante / Francesca Brito - Integrante / Lauro Porto - Integrante / Josiane Lopes Mota - Integrante / Ana Clarissa Lopes Silva - Integrante / Andrea Garboggini Melo Andrade - Integrante / Camila M. A. Bulcão - Integrante / Esperança Maria C.L. Mota - Integrante / Rita de C. Peralta - Integrante / Sonara Machado - Integrante / jorge Henrique Santos Saldanha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 2

  • 2002 - 2011

    Clínica da dor: sentidos e práticas no cotidiano dos espaços terapêuticos, Descrição: O estudo aqui apresentado resulta do esforço em dar visibilidade aos limites enfrentados pela Biomedicina e seus praticantes ao lidarem com a dor crônica e às possibilidades criadas no exercício da prática no cotidiano clínico. A partir de uma abordagem etnográfica, buscou-se estabelecer sucessivas aproximações com o pensamento e a prática da Biomedicina sobre a dor crônica. Elegeu-se a Clínica de Dor como lócus deste trabalho etnográfico, enquanto um espaço terapêutico que sintetiza a organização de um novo modo de atenção à saúde do sujeito com dor. Este espaço terapêutico é resultado de mudanças na compreensão da dinâmica e funcionamento do sistema nervoso e da ampliação do leque de recursos terapêuticos orientados às diferentes dimensões atingidas pela dor e por sua cronicidade. Este processo exigiu transitar, no campo da neurofisiologia voltado para o estudo da dor e no campo das ciências sociais, mais especificamente da antropologia médica e da fenomenologia. Este percurso implicou situar-me entre duas complexidades ao tempo em que buscava reunir elementos que permitissem a construção de um ponto-de-vista sobre a prática e seus praticantes. O reconhecimento da dor crônica e suas repercussões na prática médica, enquanto objeto de pesquisa, conformou-se a partir da constatação da dificuldade de médicos experientes, compartilhada por mim, em compreender a permanência da queixas de dor, apesar da utilização dos recursos terapêuticos conhecidos. Como médica sanitarista, do trabalho e homeopata, envolvida com a tarefa de pensar a integralidade da atenção a trabalhadores com dor crônica, fui levada a refletir e buscar alternativas para o cuidado destes trabalhadores. A aproximação com o tema da dor, através da neurociência e dos serviços de saúde voltados para este tipo de atenção, levaram-me a suspeitar que não se tratava apenas da falta de qualificação dos profissionais envolvidos, nem da ausência de uma determinada forma de organização de serviço de saúde. Não era. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monica Angelim Gomes de Lima - Coordenador / Leny Trad - Integrante., Número de produções C, T & A: 15

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva. , Avenida Reitor Miguel Calmon s/n, Canela, 40110100 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32458562, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1992 - 1998

Petrobras Petróleo do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Médica do Trabalho, Carga horária: 30

2004 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Departamento de Medicina Preventiva da UFBA

Atividades

  • 09/2014

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, vice-coordenador Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho.

  • 09/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da UFBA, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da UFBA, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2007

    Ensino, Saúde, Ambiente e Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Permanente do MSAT Disciplina Obrigatória MEDA44 - Metodologia da Pesquisa em Saúde, Ambiente e Trabalho

  • 10/2004

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Internato de Medicina Social, Saúde Ocupacional

  • 09/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da UFBA, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da UFBA, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina da UFBA, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2014 - 09/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Incapacidade para o trabalho:aspectos teórico-conceituais e práticos

  • 10/2011 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão Especial Articulação Ensino Serviço.

  • 05/2007 - 03/2012

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina da UFBA, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação administrativa da Clínica de Dor do HUPES.

  • 02/2005 - 12/2011

    Ensino, Residência Em Medicina do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica de Dor, Introdução a Medicina do Trabalho, Reabilitação Profissional - Programas de Retorno ao Trabalho

  • 02/2009 - 07/2011

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação de Medicina.

  • 04/2008 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho Transformação Curricular Portaria 06/2008.

  • 10/2007 - 06/2010

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Vice-chefe do Departamento.

  • 10/2009 - 05/2010

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 05/2009 - 10/2009

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do Colegiado de Graduação.

  • 03/2006 - 04/2009

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Coordenador da DIsciplina Internato em Medicina Social MED 242.

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Saúde, Ambiente e Trabalho, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MEDA 31 - Tópicos Avançados em Saúde, Ambiente e Trabalho: Estudo de etnografias de Saúde, Ambiente e Trabalho

  • 02/2006 - 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva.,Cargo ou função, Grupo de Trabalho da FAMEB de Transformação Curricular do curso de Graduação de Medicina.

  • 09/2007 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Comissão Examinadora do Concurso de Seleção de Professor Substituto.

  • 09/2007 - 09/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção dos Monitores do Pró-saúde.

  • 04/2007 - 04/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção do Mestrado Saúde, Ambinete, Trabalho para alunos ingressos em 2007.

  • 10/2004 - 04/2007

    Extensão universitária , Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Clínica de Dor.,Atividade de extensão realizada, Preceptora e coordenadora administrativa.

  • 09/2006 - 03/2007

    Direção e administração, Faculdade de Medicina da UFBA, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa da Residência de Medicina do Trabalho.

  • 02/2005 - 11/2006

    Ensino, Residência Em Medicina Preventiva e Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Supervisão de campo

  • 02/2005 - 11/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Assessoria à Prefeitura de Lauro de Freitas.

  • 06/2005 - 09/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Participação da Câmera Técnica de Saúde Ocupacional do município de Salvador.

1990 - 1999

Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Assessora sindical, Carga horária: 15

1999 - 2002

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Coordenadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordeandora de Atenção à Saúde

1989 - 1992

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Médica Sanitarista, Carga horária: 40

Outras informações:
Médica Sanitarista e do Trabalho do CESAT