Carolina Ferreira de Sá Moraes

Mestra em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGAV/UDESC. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) - FIAM (1999). Tem experiência na área de comunicação com ênfase em artes, atuando nos seguintes temas: in-visibilidades e apagamentos.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes Visuais

2018 - 2020

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: De quando parei de olhar no espelho para escrever com espelho,Ano de Obtenção: 2020
Maria Raquel da Silva Stolf.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: in-visibilidades; pedra; espelho; escrita.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização interrompida em 2017 em Poéticas Visuais

2017 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Comunicação Social

1995 - 1998

FIAM-FAAM Centro Universitário

Formação complementar

2017 - 2017

Seminário Temático Feminismos, Relações de Gênero e a Arte Contemporânea. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2017 - 2017

Seminário:Escrita e produção de conhecimento na experiência etnográfica. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2016 - 2016

Vivências de Arte e Psicanálise. (Carga horária: 12h). , O SÍTIO ARTE E COMUNICAÇÃO, OSITIO, Brasil.

2016 - 2016

Pós-estruturalismo e desconstrução: modos de subjetivar modos de conhecer. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Escrita Criativa. (Carga horária: 16h). , Associação Sagres - Centro Antroposófico de Educação em Florianópolis/SC, SAGRES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

MORAES, C. F. S. ; BERTA, M. ; AMARAL, J. ; URIARTE, S. ; STAHELIN, I. . 14 Ciclo de Investigações PPGAV UDESC - Arte, Educação e Política - como nos enxergamos em um momento de crise?. 2019. (Outro).

Participação em eventos

CEART Aberto.Ponto de Escuta. 2019. (Encontro).

Por uma convivência democrática radical - Judith Butler. 2017. (Outra).

XII Ciclo de Investigações em Artes Visuais - Agouro, Ágora, Agora.DAS (DES)POSIÇÕES DE UMA PEDRA. 2017. (Encontro).

Uso Impróprio:Seminários em Estudos Contemporâneos das Artes. 2016. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Regina Melim Cunha

STOLF, M. R. S.;VIEIRA, R. M. C. ou MELIM, Regina; GUIMARAES, L. B.; REDIN, M. M.. De quando parei para olhar no espelho para escrever com espelho. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Arte Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Regina Melim Cunha

STOLF, M. R. S.;VIEIRA, R. M. C. ou MELIM, Regina; REDIN, M. M.. De quando parei para olhar no espelho para escrever com espelho. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Arte Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Leandro Belinaso Guimarães

STOLF, Raquel.; REDIN, M. M.; CUNHA, Regina. Melim;BELINASO, Leandro. De quando parei de olhar no espelho para escrever com espelho. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; CUNHA, R. M.; REDIN, M. M.; GUIMARAES, L. B.. De quando parei de olhar no espelho para escrever com espelho. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi orientado por

Maria Raquel da Silva Stolf

De quando parei de olhar no espelho para escrever [; ; ; ]; 2020; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Raquel da Silva Stolf;

Produções bibliográficas

  • MORAES, CAROLINA . Olhar e não ser vista. OUVIROUVER (UBERLÂNDIA. IMPRESSO) , v. 16, p. 98-109, 2020.

  • MORAES, C. F. S. . DAS (DES)POSIÇÕES DE UMA PEDRA. REVISTA CICLOS , v. 4, p. 11-20, 2017.

  • MORAES, C. F. S. . DAS (DES) POSIÇÕES DE UMA PEDRA. In: AGOURO ÁGORA AGORA - XII CICLO DE INVESTIGAÇÕES EM ARTES VISUAIS - PPGAV CEART/UDESC, 2017, Florianópolis. AGOURO ÁGORA AGORA - XII CICLO DE INVESTIGAÇÕES EM ARTES VISUAIS - PPGAV CEART/UDESC. Florianópolis: UDESC/PPGAV, 2017. v. 4. p. 11-20.

  • MORAES, C. F. S. . DAS (DES)POSIÇÕES DE UMA PEDRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORAES, C. F. S. ; OLIVEIRA, S. J. . Tripalogia (apresentação de proposição artística) - Anecoica Zero publicação impressa e sonora. FLORIANOPOLIS: Nave, 2017 (Projeto artístico e editorial).

  • OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . Troco olhares. Florianópolis: Publicações sem papel, 2016 (Projetos artísticos editoriais).

Outras produções

MORAES, C. F. S. . conversa de ar (participa com o trabalho 'sobre a escuta' da conversa composta por falas-proposições de 21 artistas da equipe da publicação sonora Anecoica, em atividade vinculada à exposição Pão e pedra, palavra-miragem, de Raquel Stolf, O Sítio, Florianópolis). 2019. (outra).

MORAES, C. F. S. ; OLIVEIRA, S. J. . LivrosLivres (participa da exposição coletiva com a publicação anecoica editada pelo selo céu da boca coordenado por Raquel Stolf, curadoria de Juliana Crispe e Sandra Favero no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, Florianópolis/SC).. 2020. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista - adesivo (Proposição artística apresentada na exposição Plano de Fuga, na 5a Semana de Arte Urbana do SESI - Londrina. 2019. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista (Participação na exposição eu não sou vista, coordenada pela professora Sandra Ramalho, no Espaço Estético do Colégio de Aplicação / UFSC). 2019. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu nã sou vista (Participa da 19ª edição Projeto Armazém Tipografia - substantivo feminino, parte da 14a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. 2019. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista - adesivo (participa da flamboiã [frete] em curitiba na augusta publica - feira de publicações de artista). 2018. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . tripalogia - participa com trabalho sonoro, que integra a publicação anecoica (editada pelo selo céu da boca e pela editora nave), no Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler - FIK, (Mostra de vídeos/files/áudios de artistas Projeto ESPECTRO) na Sala de leitura | Sala de escuta, do Departamento de Artes Visuais, do CEART-UDESC, em Florianópolis, em 2018. 2018.. 2018. Instalação.

MORAES, C. F. S. ; OLIVEIRA, S. J. . aobrigadoa - cartaz e distribuição de planfetos (participa da 16 a edição Projeto Armazém - O mundo como Armazém nos 70 anos do MASC), 2018. 2018.. 2018. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . Tripalogia sonora - instalação, participa com o projeto anecoica na exposição desterro desaterro - arte contemporânea em Santa Catarina (exposição coletiva, com curadoria de Josué Mattos, no Museu da Arte de anta Catarina-MASC, Florianópolis). 2018.. 2018. Instalação.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . 19a Feira Tijuana de Arte Impressa (participa com a publicação anecoica (ISBN 978- 85-60716-20-3, apoio do Edital PRAPEG-CEART/UDESC-2016), editada pelo selo céu da boca e pela editora nave, da 19a Feira Tijuana de Arte Impressa, promovida pela Galeria Vermelho e pela Escola de Artes Visuais Parque Lage, na Escola de Artes Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 2018.. 2018. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . 20a Feira Tijuana de Arte Impressa, promovida pela Galeria Vermelho e pela Casa do Povo, em São Paulo, em 2018. Participa com a publicação anecoica, publicação anecoica (ISBN 978-85-60716-20-3, apoio do Edital PRAPEG-CEART/UDESC-2016), editada pelo selo céu da boca (por mim coordenado) e pela editora nave. 2018. Outra.

MORAES, C. F. S. ; OLIVEIRA, S. J. . Tripalogia (sonora e impressa) Trabalho realizado em Anecoica Zero: publicação sonora e impressa. 2017. Livro de Artista.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . vazamento programado (troco o troco) - Salão de Festas (participa da exposição coletiva, no 12° edição ARMAZÉM: anúncios, enunciados e outras palavras, Museu de Arte de Santa Catarina-MASC). 2017. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista (participa com postal na 12° edição ARMAZÉM: anúncios, enunciados e outras palavras, como parte da exposição Salão de Festas, Museu de Arte de Santa Catarina-MASC). 2017. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . Tripalogia/Aos corpos com espaço (Participa da 2 Fresta Mostra Audiovisual. 2017. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista - participa com postal da 15a edição ARMAZÉM: ANÚNCIOS, ENUNCIADOS E OUTRAS PALAVRAS, parte da exposição MAPAS AFETIVOS (exposição coletiva, curadoria geral de Pierre Crapez, Galeria da Universidade Federal Fluminense - Niterói, TERRITÓRIOS DA ARTE, UFF/FUNARTE). 2017. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista - adesivo (Proposição artística apresentada na exposição Políticas Incendiárias, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, org PPGAV/UFRJ). 2017. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . Tripalogia sonora (participa da exposição coletiva Espécies de escutas, Sala de leitura | Sala de escuta, DAV-CEART-UDESC). 2017. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista - adesivo (participa de exposição ArteFeminismos - coleção de publicações, org: Projeto Armazém e Tenda de Livros - Sala de leitura/ Sala de escuta). 2017. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista - adesivo (participa de exposição coletiva 'Coisas do Gênero...', org: Silvana Macedo). 2017. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . 10a Feira Tijuana de Arte Impressa (participa na publicação anecoica, editada pelo selo céu da boca (Raquel Stolf) e pela editora nave, da 15a Feira Tijuana de Arte Impressa, promovida pela Galeria Vermelho e pela Escola de Artes Visuais Parque Lage, na Escola de Artes Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro). 2017. 2017. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . 16a Feira Tijuana de Arte Impressa (participa na publicação anecoica, editada pelo selo céu da boca (Raquel Stolf) e pela editora nave, da 16a Feira Tijuana de Arte Impressa, promovida pela Galeria Vermelho e pela Casa do Povo, em Bom Retiro São Paulo). 2017.. 2017. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . 4a Feira da Baronesa (participa com a publicação anecoica, editada pelo selo céu da boca (Raquel Stolf) e pela editora nave, da 4a Feira da Baronesa (dentro da programação do Festival ZOONA II ? Américas Transitivas), na Capela Santa Maria, em Curitiba, 2017). 2017. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . Folhagem - Feira de impressos e publicações (participa com a publicação anecoica, editada pelo selo céu da boca (Raquel Stolf) e pela editora nave, da Folhagem - Feira de impressos e publicações, na Casa Baka, em Porto Alegre, 2017). 2017. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . Aos corpos com espaço (proposição publicada em Boletim 03 - pretexto: publicação de artista). 2016. Outra.

OLIVEIRA, S. J. ; MORAES, C. F. S. . Tripalogia sonora (Participa do Programa Anecoica - 28/11/2016 - Radiofonias - Rádio UDESC). 2016. Outra.

MORAES, C. F. S. . eu não sou vista (intervenção realizada durante a exposição/residência Vestígio-Contágio). 2016. Intervenção Urbana.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Processos de Escrita / Escuta de Processos [articulações entre voz, palavra e silêncio em publicações sonoras], Descrição: Esta pesquisa propõe desenvolver publicações sonoras e outros desdobramentos, investigando-se processos de escrita e modos de escuta enquanto situações co-implicadas. Dando continuidade a projetos anteriores, como Investigações sob publicações sonoras [entre disco, palavra-partitura e notas-desenhos de escuta] (2011-2014) e Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras] (2007-2011), busca-se pesquisar usos heterogêneos do som, da voz e da palavra em proposições artísticas, bem como, ressonâncias, desvios e deslocamentos entre sons, textos e seus contextos de inscrição e circulação. Serão investigadas como articulações entre práticas e conceitos de voz, palavra e silêncio são catalisadas através de processos de escrita (relato, diário, verbete, lista, nota-desenho, palavra-partitura, entre outros), apresentados enquanto procedimentos em proposições artísticas, passando a constitui-las. Tais proposições envolverão relações entre textos e sons, podendo incluir, além de suas constituições enquanto publicações sonoras/impressas, a construção de desenhos, fotografias, vídeos/filmes, instalações, ações, micro-intervenções e também possíveis desdobramentos no espaço radiofônico. Nesse sentido, a pesquisa propõe também a construção de outras edições da publicação sonora/impressa intitulada Anecoica, desenvolvida desde 2014 e produzida coletivamente durante disciplinas por mim ministradas nos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais do CEART-UDESC, tendo em sua equipe graduandos em Artes Visuais, mestrandos e doutorandos do PPGAV-UDESC. Cabe ainda ressaltar que um pressuposto metodológico desta pesquisa é que o plano de partida para as investigações teóricas consiste nos trajetos dos processos das proposições e publicações desenvolvidas, incluindo algumas proposições já realizadas. A abordagem metodológica pressupõe o cruzamento e interdependência entre a investigação teórica e a prática artística, incluindo suas dicções, maquinarias e errâncias, num diálogo contínuo com outros autores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Ferreira de Sá Moraes - Integrante / Silfarlem Junior de Oliveira - Integrante / Maria Raquel da Silva Stolf - Coordenador / Djuly Gava - Integrante / Franciele Favero - Integrante / Mariana Berta - Integrante / Priscila Costa Oliveira - Integrante / Fabiola Francisca Scaranto - Integrante / Michal Kirschbaum - Integrante / Daniela Cavalin Avelar - Integrante / Debora Maria Santiago - Integrante / Kamilla Nunes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2000 - 2003

National Geographic Channel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de produção e programação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

O SÍTIO ARTE E COMUNICAÇÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente administrativo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

JODAF RIO PRODUÇÕES

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: JORNALISTA, Carga horária: 40