Lucas Sousa Capelaro

Engenheiro Agrônomo formado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo. Graduação com ênfase em fitotecnia, principalmente nas culturas de soja, milho e algodão. Mestre pelo programa de Fitotecnia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP na área de tecnologia de sementes. Atualmente é Doutorando pelo programa de Fitotecnia a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"-USP, também na área de tecnologia de sementes. É aluno da especialização em Solos e Nutrição de Plantas, onde também atua como orientador de monografia, promovido pelo SolloAgro, programa de especialização do departamento de Ciência de Solos da ESALQ, Como Engenheiro Agrônomo, possui experiência profissional em nutrição e fisiologia de plantas.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Fitotecnia

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Ocorrência de sementes esverdeadas em lotes de sementes de soja: avaliação por fluorescência de clorofila e reflexos na produção de grãos.,
Silvio Moure Cicero. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Soja; Sementes Esverdeadas; Fluorescência de Clorofila.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes.

Mestrado em Fitotecnia

2016 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Utilização de técnicas de análise de imagens para avaliação da morfologia interna de sementes de soja (Glycine max (L.) Merrill) e milho (Zea mays L.).,Ano de Obtenção: 2018
Silvio Moure Cicero.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sementes; Análise de Imagens; Soja; Milho.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Engenharia Agronômica

2009 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Aplicação de glifosato e fontes de manganês em soja transgênica
Orientador: Durval Dourado Neto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Miguel de Cervantes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Especialização em Solos e Nutrição de Plantas. (Carga horária: 400h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

68º DIACOM: Tetrazólio e Patologia de Sementes. (Carga horária: 35h). , Embrapa Soja, CNPSOJA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Tecnologia de Sementes.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Caminhos para a soja de alta produtividade: Construindo perfil de solo. 2017. (Simpósio).

Ciclo de Palestras em Manejo de Solos Tropicais. 2017. (Outra).

Mini Curso ?Introdução ao R e aplicações no melhoramento de plantas? ? XI Workshop de Férias em Genética e Melhoramento de Plantas. 2017. (Oficina).

Treinamento na Ferramenta "Mendeley". 2017. (Oficina).

I WorkShop de Bioestatística.Modelos e inferência para um experimento em blocos casualizados para o número de vagens em soja. 2016. (Outra).

Treinamento da ferramenta ?EndNote Basic". 2016. (Oficina).

II Worshop de Estresses Abióticos em Plantas Cultivadas. 2015. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Soja. 2015. (Congresso).

XIV Simpósio da Cultura do Milho. 2015. (Simpósio).

Simpósio de Iniciação Científica da USP.APLICAÇÃO DE GLIFOSATO E FONTES DE MANGANÊS EM SOJA TRANSGÊNICA. 2014. (Simpósio).

Dia de Campo EMBRAPA de Integração Lavoura Pecuária. 2013. (Encontro).

IV Simpósio sobre manejo da resistência a produtos fitossanitários. 2013. (Simpósio).

Simpósio de Iniciação Científica da USP.EFEITO DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2013. (Simpósio).

Ciclo de Palestras sobre Nutrição Mineral de Plantas - Aumento da demanda por alimentos e a ética. 2012. (Outra).

Simpósio de Iniciação Científica da USP.AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES NA EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE ALGODÃO. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

LAVORENTI, A.;CAPELARO, L. S.. Banca de Defesa de Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica - ESALQ/USP. 2017. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tiago Tezotto

DOURADO NETO, D.; Victoria Filho, Ricardo;TEZOTTO, T.. Aplicação de glifosato e fontes de manganês em soja transgênica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo.

Ricardo Victoria Filho

DOURADO NETO, DurvalFILHO, R.V.; Tezotto, T.. Trabalho de Conclusão de Curso: Aplicação de glifosato e fontes de manganês em soja trangênica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

SILVIO MOURE CICERO

S.M. CICERO; Tannus, A.;FORTI, Victor AugustoGOMES JUNIOR, Francisco Guilhien. Utilização de técnicas de análise de imagens para avaliação da morfologia interna de sementes de soja e milho.. 2018. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo.

Francisco Guilhien Gomes Junior

F G Gomes-Junior; TANNUS, A.; FORTI, V. A.;CICERO, S. M.. Utilização de técnicas de análise de imagens para avaliação da morfologia interna de sementes de soja e milho. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências (Fitotecnia)) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP.

Victor Augusto Forti

CICERO, S. M.; TANNUS, A.;FORTI, V. A.; GOMES JUNIOR, F. G.. Utilização de técnicas de análise de imagens para avaliação da morfologia interna de sementes de soja e milho. 2018. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Durval Dourado Neto

DOURADO NETO, DURVALVICTORIA FILHO, R.TEZOTTO, T.. Aplicação de glifosato e fontes de manganês em soja transgênica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Departamento de Produção Vegetal, Esalq, Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SILVIO MOURE CICERO

Ocorrência de sementes esverdeadas em lotes de sementes de soja: avaliação por fluorescência de clorofila e efeitos na produção de grãos; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

SILVIO MOURE CICERO

Utilização de técnicas de análise de imagens para avaliação da morfologia interna de sementes de soja e milho; 2018; Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvio Moure Cicero;

Durval Dourado Neto

Aplicação de glifosato e fontes de manganês em soja transgênica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Departamento de Produção Vegetal, Esalq, Universidade de São Paulo; Orientador: Durval Dourado Neto;

Durval Dourado Neto

Estágio Supervisionado em Produção Vegetal I; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Departamento de Produção Vegetal, Esalq, Universidade de São Paulo; Orientador: Durval Dourado Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTINS, N. S. ; BUTTURI-GOMES, D. ; CAPELARO, L. S. . Modelos e inferência para um experimento em blocos casualizados para o número de vagens em soja. In: I Workshop de Bioestatística, 2016, Maringá. Anais Eletrônicos, 2016.

  • CAPELARO, L. S. ; DOURADO NETO, D. ; MARTINS, K. V. . APLICAÇÃO DE GLIFOSATO E FONTES DE MANGANÊS EM SOJA TRANSGÊNICA. In: Simpósio Internacional de Inciação Científica da USP, 2014, Piracicaba - SP. Anais Eletrônicos do 22° SIICUSP, 2014.

  • CAPELARO, L. S. ; DOURADO NETO, D. ; MARTINS, K. V. ; DIATTEI, R. C. . EFEITO DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR. In: Simpósio de Iniciação Científica da USP, 2013, Piracicaba - SP. Anais Eletrônicos do 21° SIICUSP, 2013.

  • CAPELARO, L. S. ; DOURADO NETO, D. ; MARTINS, K. V. ; DIATTEI, R. C. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES NA EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE ALGODÃO. In: Simpósio de Iniciação Científica da USP, 2012, Pirassununga - SP. Anais Eletrônicos do 20° SIICUSP, 2012.

  • BUTTURI-GOMES, D. ; MARTINS, N. S. ; CAPELARO, L. S. . Inferência bayesiana para dados de contagem de um experimento em blocos casualizados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, N. S. ; BUTTURI-GOMES, D. ; CAPELARO, L. S. . Modelos e inferência para um experimento em blocos causalizados para o número de vagens em soja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAPELARO, L. S. ; DOURADO NETO, D. ; MARTINS, K. V. ; DIATTEI, R. C. . APLICAÇÃO DE GLIFOSATO E FONTES DE MANGANÊS EM SOJA TRANSGÊNICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAPELARO, L. S. ; DOURADO NETO, D. ; MARTINS, K. V. ; DIATTEI, R. C. . EFEITO DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAPELARO, L. S. ; DOURADO NETO, D. ; DIATTEI, R. C. ; MARTINS, K. V. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TRATAMENTO DE SEMENTES NA EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE ALGODÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Aplicação de glifosato e fontes de manganês em soja transgênica, Descrição: Projeto de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Com base na hipótese de que as plantas de soja transgênicas tenham menor eficiência na absorção de manganês e consequentemente venham a demonstrar deficiência de manganês após a aplicação do herbicida glifosato, objetivou-se estudar o efeito da adubação foliar com fonte de manganês em soja transgênica após a aplicação de glifosato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucas Sousa Capelaro - Integrante / Durval Dourado Neto - Coordenador / Karla Vilaça Martins - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Seed Quality and the Efect in Soybean Diseases, Descrição: Projeto realizado na Universidade do Arkansas. Condução do projeto Seed Quality and the effect in soybean seedling diseases. O objetivo do projeto era de avaliar a relação entre o vigor de sementes de soja e doenças radiculares iniciais da cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Sousa Capelaro - Integrante / John Clark Rupe - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Stoller do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Engenheiro Agrônomo do Departamento Técnico da Stoller do Brasil Ltda, no qual atuou com as culturas de Arroz, Milho, Trigo e Soja. O profissional foi responsável pela elaboração de materiais técnicos, suporte ao time de campo e contato com pesquisadores e instituições de pesquisa e ensino para o desenvolvimento de novas tecnologias

  • 2014 - 2014

    Stoller do Brasil

    Vínculo: Estágio Profissionalizante, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica realizado na cidade de Maringá - PR. Acompanhamento do Supervisor de Vendas em negociações com cooperativas e revendas agrícolas, visitas à clientes e canais distribuidores, campanhas de marketing e dias de campo. Organização de eventos, geração de demanda junto a produtores com o portfólio Stoller em diferentes culturas (citros, soja, milho e trigo) e treinamentos internos.

  • 2013 - 2013

    University Of Arkansas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Orientado pelo Prof. Dr. John C. Rupe, professor do Departamento de Fitopatologia da Universidade do Arkansas. Linha de pesquisa: Qualidade de sementes e o efeito de doenças em plântulas de soja. O projeto pelo qual fui responsável teve como objetivo avaliar a relação entre o vigor de sementes de soja e doenças radiculares iniciais da cultura. Também foram realizadas atividades de implantação, condução e análise de experimentos relacionados a tratamentos de sementes na cultura da soja.

  • 2012 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estagiário do Laboratório de Micologia do Departamento de Fitopatologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP. Orientado pelo Prof. Dr. Nelson Massola Jr. Estudos com fungos patogênicos relacionados à cultura da soja.

  • 2011 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estagiário do Grupo de Fisiologia Aplicada a Sistemas de Produção, coordenado pelo Prof. Dr. Durval Dourado Neto. Atividades de implantação e análise de experimentos nas culturas de milho, algodão e soja. Avaliação da eficiência de produtos, produtividade da cultura, estudos com pragas, doenças e adubação.