Marina Ribeiro da Cunha Fernandes

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências da Wenceslau Braz (2015) e Ciência Política pela Universidade de Brasília (2009). Possui pós-graduação em Gestão Estratégica nas Organizações Públicas. Possui mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e é membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Sobre a Infância (GIPI).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2013 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: Da família à creche: narrativas de mães sobre processos de transição de seus bebês,Ano de Obtenção: 2014
Fernanda Müller.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Família; Creche; Transição; Inserção; Socialização.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Gestão Estratégica em Organizações Públicas

2011 - 2012

Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO
Título: O IMPACTO DA CRECHE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: debates recentes e políticas públicas acerca da primeira infância
Orientador: Roberta Valéria Guedes de Lima

Graduação em andamento em Pedagogia

2013 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Pedagogia

2014 - 2015

Faculdade de Ciencias de Wenceslau Braz
Título: CONTRIBUIÇÕES FEMINISTAS PARA A OS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Orientador: André

Graduação em Ciências Políticas

2006 - 2009

Universidade de Brasília, UnB
Título: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DE AVALIAÇÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Orientador: Carlos Marcos Batista

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII World Congress of Sociology. What Makes Low and High Income Families Apportion Their Children?s Education and Care to Early Childhood Education?. 2014. (Congresso).

Seminário Internacional Sociologia da Pequena Infância. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wivian Weller

MÜLLER, Fernanda;WELLER, Wivian; ROSEMBERG, Fúlvia Maria B. M.. O que leva famílias de baixa e alta renda a compartilharem a educação e o cuidado de suas crianças com a creche?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

Fernanda Muller

MORGADE, M.; COLLARES, A. C. M.;MÜLLER, F.. Da família à creche: narrativas de mães sobre processos de transição de seus bebês. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Fernanda Muller

ROSEMBERG, F. M. B. M.; Weller, W.;MÜLLER, Fernanda. O que leva famílias de alta e baixa renda a compartilharem a educação e o cuidado de suas crianças com a creche?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

Ana Cristina Murta Collares

MULLER, F.;Collares, Ana Cristina Murta. Da família à creche : narrativas de mães sobre processos de transição de seus bebês. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Muller

Da família à creche : narrativas de mães sobre processos de transição de seus bebês; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Müller;

Fernanda Muller

Estágio Docência na disciplina Atividades Lúdicas em início de escolarização; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Müller;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, M. R. C. . Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Da família à creche: narrativas de mães sobre processos de transição de seus bebês, Descrição: Com base na ideia de que a creche é um direito da criança, e não somente de seus responsáveis, observa-se a tendência de mudança no padrão de educação de crianças de 0 a 3 anos. Antes, exclusividade da família, modelos atuais passam a contemplar contextos externos ao espaço doméstico, sem que a família seja considerada portadora de alguma patologia social (ROSEMBERG, 1995). Nesse quadro é importante conhecer como mães percebem e descrevem esse processo de transição, pois ainda poucos estudos têm dado atenção a esse processo. O objetivo desta dissertação de mestrado é descrever e interpretar narrativas de mães acerca dos processos de transição de seus bebês no contexto familiar à creche. Tratando família e creche como instituições sociais, este trabalho propõe uma discussão teórica sobre o conceito de transição para abranger esse processo que ocorre do espaço doméstico para a instituição educativa. A pesquisa de campo foi realizada com duas mães de classe média de Brasília/Distrito Federal, cujos bebês foram inseridos na creche durante o primeiro ano de vida. Foram realizadas duas entrevistas com cada mãe, que abordaram os temas família e creche. Como estratégia metodológica, esta pesquisa considerou a fotografia e as entrevistas para captar nas narrativas das mães como vivenciaram o processo de transição de seus bebês. Além disso, as fotografias motivaram a discussão das entrevistas e serviram de suporte para evocar memórias e comentários das entrevistadas através da estratégia de foto-elicitação. A análise dos dados identificou duas categorias explicativas do processo de transição, a saber: socialização e eventos preparatórios para a inserção do bebê na creche. Dessa forma, foi possível concluir que as mães buscam instituições educativas como parceiras na educação e cuidado de seus bebês motivadas pela socialização que promovem. Igualmente, o momento de inserção é de fundamental importância para as mães e requer preparação antecipada e contínua para vivenciarem o processo de transição de seus bebês.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Marina Ribeiro da Cunha Fernandes - Coordenador / Fernanda Muller - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Participação externa, Carga horária: 20

2010 - 2010

FSB Comunicações

Vínculo: Free Lancer, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 24

Outras informações:
Pesquisa sobre o perfil das Carreiras Jurídicas de Estado - participação na aplicação de questionários no II Congresso de Carreiras Jurídicas de Estado.

2008 - 2009

Câmara dos Deputados

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente de secretaria, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades desenvolvidas:  controle, acompanhamento e atualização dos projetos e requerimentos;  revisão de textos de redação oficial e proposições legislativas;  elaboração do relatório de atividades anual da Comissão;  planejamento e organização de reuniões e eventos;  elaboração de documentos internos tais como pautas, atas de reunião, memorandos e ofícios;  desenvolvimento de manual de procedimentos administrativos;  elaboração de apresentações para reuniões promovidas pela Comissão.

2007 - 2007

Strategos - Empresa Júnior de Consultoria Política

Vínculo: Empresário Júnior, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativo-Financeiro, Carga horária: 10

Outras informações:
Principais atividades desenvolvidas:  instrução do Manual de Redação da Presidência da República para os profissionais da empresa;  gerenciamento de toda a empresa, desde os recursos financeiros até as atividades administrativas e de comunicação com os integrantes, clientes e público externo;  participação em survey no Distrito Federal - Pesquisa de opinião eleitoral desenvolvida no Distrito Federal que levantou resultados prévios para a eleição de 2006;  pesquisa para o conhecimento do perfil do eleitor do município de Corumbá - Participação na elaboração e na análise dos resultados da pesquisa, além da realização de questionários;  acompanhamento legislativo;  agenda semanal do Executivo e Legislativo (Câmara e Senado).

2015 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.