Franciane Bertotti

Graduada em Engenharia Química pela UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Possui experiência e conhecimento de engenharia com Ênfase em Engenharia Química. Mestre em Engenharia Química pela UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015-2017) Área de Concentração: Desenvolvimento de Processos, Linha de Pesquisa: Monitoramento e Controle Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Química

2015 - 2017

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DO CORANTE REATIVO PRETO 5 PELO PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO UTILIZANDO COAGULANTE EXTRAÍDO DE SEMENTES DE MORINGA OLEIFERA,Ano de Obtenção: 2017
Márcia Regina Fagundes Klen.Coorientador: Daniela Estelita Goes Trigueros. Palavras-chave: Coagulação/floculação; Moringa oleifera; Corante Reativo Preto 5.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Química

2010 - 2014

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Confecção de Membranas Poliméricas utilizando o Método de Espalhamento Simples na Ultrafiltração do Suco de Uva
Orientador: Plínio Ribeiro Fajardo Campos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em APLICAÇÕES INDUSTRIAIS UTILIZANDO O SOFTWARE EXCEL/VBA. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2014 - 2014

Auto Cad. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.

2014 - 2014

Boas Práticas de Fabricação. (Carga horária: 12h). , SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.

2006 - 2012

Inglês. (Carga horária: 228h). , Centro Cultural Anglo-americano, CCAA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Seminário de Atualização em Indústria Farmacêutica. 2015. (Seminário).

XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica-XXIII EAIC.CONFECÇÃO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS UTILIZANDO O MÉTODO DE ESPALHAMENTO SIMPLES NA ULTRAFILTRAÇÃO DO SUCO DE UVA. 2014. (Encontro).

XX Semana Acadêmica de Engenharia Química.Confecção de Membranas Poliméricas utilizando o Método de Espalhamento Simples na Ultrafiltração do Suco de Uva. 2014. (Encontro).

XX Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2014. (Encontro).

III EPEC. 2013. (Encontro).

III EPEC.Estudo dos Parâmetros Físico Químicos do Tratamento Enzimático do Suco da Polpa de Uva com as Enzimas Novozym 33095 e Pectinex Ultra Color. 2013. (Encontro).

XIX Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2013. (Encontro).

XXII Encontro Anual de Iniciação Científica-XXII EAIC e III Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação.Estudo dos Parâmetros Físico Químicos do Tratamento Enzimático da Polpa de Uva. 2013. (Encontro).

Visita técnica Refinaria Presidente Getúlio Vargas-REPAR. 2012. (Outra).

XVIII Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2012. (Encontro).

XVII Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2011. (Outra).

XVI Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Elisa Mrozinski

BERTOTTI, F.; KLEN, M. R. F.; TRIGUEROS, D. E. G.. Estudo da Remoção do Corante Reativo Preto 5 pelo processo de coagulação/floculação utilizando coagulante Moringa oleífera. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniela Estelita Goes Trigueros

KLEN, M. R. F.;Trigueros, Daniela E. G.; CAMPOS, E. A.; GONCALVES, G. C.. Avaliação da remoção do corante reativo preto 5 utilizando processo de coagulação/floculação utilizando coagulante extraído de sementes de Moringa Oleífera. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Daniela Estelita Goes Trigueros

KLEN, M. R. F.;Trigueros, D.E.G.; Shimabuku, Q.L.. Avaliação da remoção de corante reativo preto 5 pelo processo de coagulação/floculação utilizando coagulantes extraídos de sementes de Moringa oleífera. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

GILBERTO DA CUNHA GONÇALVES

FAGUNDES-KLEN, M. R.; CAMPOS, E. A.;GONÇALVES, G. C.. Avaliação da remoção do corante reativo preto 5 pelo processo de coagulação/floculação utilizando coagulante extraído de semente de Moringa Oleífera. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Elvio Antonio de Campos

FAGUNDES-KLEN, M. R.; Trigueiro, D. E. G.;CAMPOS, E. A. de; Gonçalves, G. da C.. Avaliação da remoção do corante reativo preto 5 pelo processo de coagulação/floculação utilizando coagulante extraído de sementes de Moringa oleífera. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Márcia Regina da Silva Fagundes

Fagundes-Klen, Márcia Regina, Fagundes-klen, M.R.; TRIGUEROS, D. E. G.; SHIMABUKU, Q. L.. AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DO CORANTE REATIVO PRETO 5 PELO PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO UTILIZANDO COAGULANTE EXTRAÍDO DE SEMENTES DE MORINGA OLEÍFERA. 2016.

Márcia Regina da Silva Fagundes

CAMPOS, P. R. F.; FIORENTI, L. D.;Fagundes-Klen, Márcia Regina, Fagundes-klen, M.R.. CONFECÇÃO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS UTILIZANDO O MÉTODO DE ESPALHAMENTO SIMPLES NA ULTRAFILTRAÇÃO DO SUCO DE UVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Quelen Letícia Shimabuku

Fagundes-Klen, M.R.; TRIGUEIROS, D. E. G.;SHIMABUKU, Q. L.. Avaliação da Remoção do Corante Reativo preto 5 pelo processo de coagulação/floculação utilizando coagulante extraído de sementes de moringa oleifera. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniela Estelita Goes Trigueros

; Avaliação da remoção do corante reativo preto 5 pelo processo de coagulação/floculação utilizando coagulante extraído de sementes de moringa oleífera; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Daniela Estelita Goes Trigueros;

Márcia Regina da Silva Fagundes

AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DO CORANTE REATIVO PRETO 5 PELO PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO UTILIZANDO COAGULANTE EXTRAÍDO DE SEMENTES DE MORINGA OLEÍFERA; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Orientador: Márcia Regina Fagundes Klen;

Plínio Ribeiro Fajardo Campos

CONFECÇÃO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS UTILIZANDO O MÉTODO DE ESPALHAMENTO SIMPLES NA ULTRAFILTRAÇÃO DO SUCO DE UVA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Plínio Ribeiro Fajardo Campos;

Plínio Ribeiro Fajardo Campos

CONFECÇÃO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS UTILIZANDO O MÉTODO DE ESPALHAMENTO SIMPLES NA ULTRAFILTRAÇÃO DO SUCO DE UVA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Plínio Ribeiro Fajardo Campos;

Plínio Ribeiro Fajardo Campos

Estudo dos Parâmetros Físico Químicos do Tratamento Enzimático da Polpa de Uva; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Plínio Ribeiro Fajardo Campos;

Plínio Ribeiro Fajardo Campos

ESTUDO DOS PARÂMETROS FISICO-QUÍMICOS DO TRATAMENTO ENZIMÁTICO DA POLPA DE UVA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Plínio Ribeiro Fajardo Campos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERTOTTI, F. ; BEZ, J. G. ; MANENTI, D. R. ; CAMPOS, P. R. F. . Estudo dos Parâmetros Físico Químicos do Tratamento da Polpa de Uva com as Enzimas Novozym 33095 e Pectinex Ultra Color. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Confecção de Membranas Poliméricas Utilizando o Método de Espalhamanto Simples na Ultrafiltração do Suco de Uva, Descrição: As uvas mais utilizadas no Brasil, são da espécie espécie Vitis labrusca. Independentemente da constituição da uva, a tecnologia de produção empregada pode proporcionar diferentes níveis de extração de substâncias presentes na película das uvas, dando origem a importantes variações na composição química e organoléptica do suco acabado. Neste sentido, os processos de separação por membrana (PSM) se adicionam aos processos clássicos de separação e consistem basicamente em separar, sob forças motrizes tais como, diferença de pressão, concentração e temperatura, os componentes de uma corrente de fluido, líquido ou gasoso, que passam sobre a superfície de uma membrana. A tecnologia de membranas tem sido aplicada em inúmeros processos de separação como: a microfiltração, osmose inversa, permeação de gases, pervaporação, além de outros. Neste trabalho buscou-se a realização da ultrafiltração do suco de uva utilizando uma membrana polimérica que será produzida a partir de dois polímeros que são poliétersulfona e polisulfona misturados ao solvente N,N´-dimetilformamida. Com isso, os estudos das propriedades físico-químicas a serem analisadas, poderão ser utilizados como base no desenvolvimento de um suco de uva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Franciane Bertotti - Integrante / Jéssica Guérios Béz - Integrante / Plínio Ribeiro Fajardo Campos - Coordenador / Leila Denise Fiorentin Ferrari - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2012 - 2013

    Estudo dos Parâmetros Físico-Químicos do Tratamento Enzimático da Polpa de Uva, Descrição: Os consumidores hoje procuram por novos produtos a base de sabores autênticos e de fácil acesso. Em função deste novo mercado, os fabricantes de bebidas têm procurado inovar, lançando produtos à base de sucos de frutas naturais. Na fabricação destes produtos o suco clarificado concentrado tem tido um papel primordial. Verifica-se que pré-tratamentos (reações químicas e enzimáticas, centrifugação, pré-filtração, etc.) no alimentado durante o processo de separação por membrana (micro/ultrafiltração), são essenciais para diminuir o fouling na membrana, já que os sucos de frutas despolpados são ricos em partículas insolúveis, pectina e materiais em suspensão. Sendo assim, neste trabalho, pretende-se estudar os parâmetros físico-químicos do tratamento enzimático da polpa de uva, visando especificar condições ótimas de pré-tratamento da mesma, antes da utilização de processos de separação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Franciane Bertotti - Integrante / Jéssica Guérios Béz - Integrante / Plínio Ribeiro Fajardo Campos - Coordenador / Diego Ricieri Manenti - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista (Fundação Araucária) para o desenvolvimento do projeto de iniciação científica intitulado Confecção de Membranas Poliméricas Utilizando o Método de Espalhamento Simples na Ultrafiltração do Suco de Uva.

2012 - 2013

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista (PIC-UNIOESTE) para o desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica intitulado Estudo dos Parâmetros Físico-Químicos do Tratamento Enzimático do Suco de Uva.

2013 - 2014

Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Prati-Donaduzzi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 44

Outras informações:
Analista de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação. Atuação: Análises de teor, produtos de degradação, uniformidade de conteúdo e perfil de dissolução em medicamentos por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Validação de métodos analíticos realizando testes de precisão, exatidão, linearidade, especificidade e robustez.Investigação de desvio da qualidade e produtos fora de especificação.

2014 - 2014

Cooperativa Central Oeste Catarinense - Aurora

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio Curricular obrigatório para conclusão de curso.Estagiária na área de produção industrial. Desenvolvimento de técnicas de otimização do processo produtivo de produtos do setor de cozidos (linguiça calabresa) e curados (salame).Carga horária total (747 horas).

2011 - 2011

Grupo de Pesquisa em Recursos Pesqueiros e Limnologia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiária no laboratório de Limnologia. Análise dos parâmetros físico-químicos da água e de efluentes. Carga horária total (96 horas).